Anda di halaman 1dari 15

15 Concurso Falco Bauer

ESTUDO DA UTILIZAO DE RESDUO DE CORTE DE MRMORES E GRANITOS PARA PRODUO DE LAJOTAS 1 Introduo Sendo o concreto um material largamente utilizado nos mais diferentes fins dentro das reas da arquitetura e engenharia, se torna de vital importncia o conhecimento sobre suas propriedades, a fim de se buscar novas tcnicas e tecnologias de produo, controle e uso de estruturas de concreto. Calmon et al.(2005), ao citarem publicao de Mehta (1999)1, consideram no ser estranho o fato da indstria de concreto ser a principal consumidora de recursos naturais como gua, rochas e areia, o que a tornaria um setor crtico do ponto de vista ambiental. Isto porque o concreto de cimento Portland se consolidou como o material preferencial para as demandas de infra-estrutura do sculo XX. Em uma outra abordagem, porm, o concreto tambm tornou-se, com o passar dos anos, um produto que incorporou beneficamente resduos e subprodutos da prpria industria da construo e mesmo de outros setores produtivos. Se por um lado o concreto um material que consome grande quantidade de recursos naturais, por outro lado tambm tem contribudo, atravs desta reciclagem de resduos nele incorporados, para o advento de uma viso voltada para a preservao ambiental. Quando fala-se em preservao ambiental e produo mais limpa, o primeiro pensamento em busca de uma viso mais sustentvel deve ser sempre a de EVITAR a existncia de resduos ou ento MINIMIZAR a gerao dos mesmos. Uma vez que depois destas duas primeiras premissas ainda existam resduos com os quais as indstrias tenham que possuir cuidados de disposio, e da qual no exista possibilidade de reaproveitamento interno, a RECICLAGEM EXTERNA passa a se configurar como uma importante alternativa. No caso da chamada Indstria da Construo, a consagrao do processo de reciclagem dentro da prpria indstria (como, por exemplo, na fabricao de ao), bem como a incorporao de resduos de outros setores (como o uso de cinzas e escrias provenientes de processos agrcolas ou siderrgicos) transformaram definitivamente a questo de gerenciamento e reaproveitamento de subprodutos.
1

MEHTA, P. K. Concrete technology for sustainable development. Concrete International, V. 21, n. 11, p. 47-

53, 1999.

15 Concurso Falco Bauer

Atualmente, esta questo representa um paradigma de desenvolvimento sustentado inevitvel sociedade (PAGNUSSAT, 2004). A indstria de rochas ornamentais, por sua vez, fortemente relacionada com a indstria de construo civil, tambm responsvel por diversos impactos ambientais desde a prospeco mineral at a fase de polimento das placas e ladrilhos. Esses impactos incluem poeira, rudo e vibraes, lama e fragmentos de rocha. A produo de rochas ornamentais, em grande parte das empresas brasileiras, feita a partir da serragem, em chapas, de grandes blocos de pedra, em equipamentos chamados teares. Na serragem, cerca de 25 a 30% de cada bloco de granito ou mrmore perdido, transformando-se em p, gerando um resduo na forma de lama, que depositado nos ptios das empresas. No Brasil, a quantidade estimada de gerao conjunta do resduo de corte de mrmore e granito de 240.000 toneladas/ano (Gonalves e Moura, 2002). Somente no estado do Esprito Santo cerca de 65.000 toneladas do resduo de serragem de mrmore e granito so gerados a cada ms (CALMON et al., 2005). Estudar possibilidades de reaproveitamento dessa lama residual poderia diminuir os impactos gerados por este setor industrial, bem como gerar benefcios ambientais e econmicos atravs da reciclagem da mesma. Dentro deste cenrio, este trabalho insere-se dentro de uma linha de pesquisa de reaproveitamento de resduos em concretos. Para tal, busca-se avaliar as possibilidades de utilizao dos resduos provenientes do corte de rochas ornamentais na fabricao de lajotas de concreto para piso. Esta alternativa para a destinao do RCMG ou lama de marmoraria, vem ao encontro da crescente preocupao com o meio ambiente. Com a grande quantidade de resduo gerada e tentando contribuir par um desenvolvimento sustentvel e um maior aproveitamento de resduos na construo civil, j foi estudado a utilizao deste resduo na produo de argamassas (Calmon et al., 1997), tijolos cermicos (Neves et al., 1999), peas cermicas (Lima Filho et al., 1999), concretos (Gonalves, 2000), Concretos auto adensveis (Pagnussat, 2005), pavimentao asfltica (Carvalho, 2006), como adio em propriedades mecnicas do solo (Gonalves, 2002). Para sua viabilizao tcnica, necessrio que o RCMG seja inicialmente caracterizado fsica, qumica e ambientalmente.
___________________________________________________________________________________ Cmara Brasileira da Indstria da Construo Civil Premiando a Qualidade

15 Concurso Falco Bauer

1.1 Objetivos Este trabalho tem como objetivo principal avaliar tecnicamente a utilizao do resduo de corte de mrmore e granito, aqui chamado RCMG, como substituio de parte do agregado mido na argamassa para produo de lajotas para piso. Como objetivo complementar pretende-se comparar o desempenho de lajotas produzidas com e sem resduos de corte de mrmores e granitos. 2 Resduo de Corte de Mrmores e Granitos (RCMG) 2.1 Indstria de rochas ornamentais Os dados apresentados pela Abirochas(005/2006) demonstram que a produo mundial noticiada de rochas para ornamentao e revestimento totalizou 81,25 milhes t em 2004, sendo 43,75 milhes (53,9%) relativos a rochas carbonticas, 33,0 milhes (40,6%) a rochas silicticas e 4,5 milhes (5,5%) a ardsias. A sia respondeu por 44,1% dessa produo, permanecendo frente da Europa com 38,4%, das Amricas com 11,1%, da frica com 6,1% e da Oceania com 0,3%. A distribuio da produo mundial de rochas melhor visualizada na figura 1.

Figura 1: distribuio da produo mundial de rochas. O Brasil enquadrado no grupo dos grandes produtores e exportadores mundiais de rochas ornamentais e de revestimento, atuando como um efetivo global player. No ranking do mercado mundial de rochas processadas especiais, o Brasil saltou da 12 posio em 1999 para a 4 posio em 2006. Alm disso, o Brasil o segundo maior exportador de granitos brutos e tambm o 2 maior exportador de produtos de ardsia, neste caso superando China e ndia, que so seus mais diretos competidores no mercado internacional. As tabelas 1 e 2 apresentam um panorama do mercado de rochas.
3

15 Concurso Falco Bauer

O BRASIL NO MERCADO INTERNACIONAL DE ROCHAS 2006 4 maior produtor (8,1% da produo mundial); 5 maior exportador em volume fsico (6,3% do total mundial); 2 maior exportador de granitos brutos (11,8% do total mundial); 4 maior exportador de rochas processadas especiais (5,1% do total mundial); 2 maior exportador de ardsias (16,5% do total mundial); Tabela 1: O Brasil no mercado internacional de rochas (Abirochas, 2008). A DIMENSO DO SETOR BRASILEIRO DE ROCHAS 2007 Produo de 8 milhes de toneladas; 1.200 variedades comercializadas nos mercados interno e externo; 1.800 pedreiras ativas; 11.300 empresas operando na cadeia produtiva; 140.000 empregos diretos e 420.00 empregos indiretos; US$ 1,093bilho e 2,5 milhes tons exportadas; Capacidade de produo de 70milhes m /ano de rochas processadas especiais e 50 milhes m /ano de rochas processadas simples; Crescimento de 4,62% em valor e 3,39% em volume de exportaes em relao a 2006; Exportaes de 16,8 milhes m equivalentes de chapas de granito e mrmore (2 cm de espessura); Mais de 600 empresas exportadoras em 23 estados da federao (vendas para mais de 120 pases). Transaes comerciais de US$ 4,1 bilhes nos mercados interno e externo Tabela 2: A dimenso do setor brasileiro de rochas (Abirochas, 2008). Os dois principais setores de atividade, ligados ao de rochas ornamentais, so o da construo civil e o de mquinas, equipamentos e insumos para lavra e beneficiamento de rochas. Segundo a Abirochas (informe 005/2006), o macro setor da construo civil consome cerca de 1,5 bilho de m /ano, em materiais diversos de revestimento para edificaes. Uma parte significativa desses revestimentos, de mais ou menos 50 milhes m /ano, representada por materiais rochosos naturais.
___________________________________________________________________________________ Cmara Brasileira da Indstria da Construo Civil Premiando a Qualidade
2 2 2 2 2

15 Concurso Falco Bauer

O parque brasileiro de beneficiamento tem capacidade estimada de serragem e polimento para 70 milhes m /ano, de rochas extradas como blocos (mrmores, granitos, etc.), bem como de outros 50 milhes m /ano para rochas de processamento simples (ardsias, quartzitos foliados, etc.). A produo brasileira de rochas ornamentais e de revestimento foi estimada em 8 milhes t no ano de 2007. O perfil dessa produo, por tipo de rocha, e a sua distribuio pelas regies e estados brasileiros, so mostrados nas figuras 2 e 3, na figura 4, apresentam-se as empresas do setor de rochas no Brasil.
2 2

Figura 2: perfil da produo por tipo de rocha (Abirochas, 2008).

Figura 3: distribuio regional da produo bruta de rochas no Brasil(Abirochas, 2008).

15 Concurso Falco Bauer

Figura 4: empresas no setor de rochas operantes no Brasil (Abirochas, 2008). A busca pela diminuio dos impactos ambientais inerentes do setor de rochas ornamentais, principalmente no que se refere quantidade produzida e, conseqentemente, no volume de resduo gerado, atenua a necessidade de aproveitamento deste resduo. Como perspectiva futura, o aumento da demanda de produo de rochas ornamentais em especial na construo civil pelas caractersticas de esttica e durabilidade - leva, igualmente, a um aumento de resduos gerados e uma maior preocupao com o impacto ambiental resultante. 2.2 Processo de beneficiamento de rochas e gerao de RCG O processo de produo de chapas de pedras ornamentais envolve basicamente trs processos distintos, descritos na figura 4.

Figura 1: processo de produo de rochas ornamentais.


___________________________________________________________________________________ Cmara Brasileira da Indstria da Construo Civil Premiando a Qualidade

15 Concurso Falco Bauer

A primeira etapa consiste na caracterizao da jazida, onde so definida as condies da rocha a ser explorada, tais como: impurezas, trincas, alteraes etc. Na etapa de lavra gerado principalmente resduo de lavra. Este resduo composto por pedaos de rochas no aproveitados, seja por no atenderem s dimenses padronizadas (aproximadamente 3,0x2,0x1,7m) ou por apresentarem trincas. Posteriormente, os blocos so transportados s serrarias, onde acontece o desdobramento, que consiste na padronizao dimensional (gerando um subproduto chamado costaneira) e desdobramento em chapas. A serragem dos blocos ocorre em teares, e este o momento onde gerado o maior volume de resduo, sob a forma de lama. Calmon et al. (1997) afirmam que:
O sistema de desdobramento de blocos de rochas ornamentais para a produo de chapas, atravs de equipamentos denominados teares, gera uma quantidade significativa de rejeito na forma de lama. Tal material proveniente da polpa abrasiva utilizada no tear para lubrificar e esfriar as lminas de ao usadas para o corte e evitar a oxidao das mesmas, a fim de impedir o aparecimento de manchas nas chapas acabadas, servir de veculo abrasivo (granalha de ao) e limpar os canais entre as chapas. Essa polpa geralmente constituda de gua, granalha, cal e rocha moda.

No h estimativas precisas da quantidade de RCMG gerado, devido variabilidade das etapas e dos processos, porm diversos autores (GONALVES, 2000; CALMON et al., 1997; MOREIRA et al., 2003) colocam que na produo de chapas de 2cm de espessura o resduo gerado corresponde a 20-25% do bloco. Gonalves (2000) ainda estima a produo de p de mrmores e granitos em 240.000 toneladas/ano no Brasil. A etapa seguinte consiste no acabamento das placas nas marmorarias, atravs de polimento das chapas, corte e polimento de topo. Para Pontes e Stellin Jr. (2001), o processo de acabamento das chapas inicia-se na maioria das vezes com o polimento das peas que saem dos teares. Esta etapa tem por finalidade conferir superfcie da pea brilho e lustre de tal forma que realcem a colorao dos diferentes minerais constituintes da rocha. Isto conseguido atravs da eliminao da rugosidade da superfcie da pea e pelo fechamento dos poros dos diferentes minerais ou cristais que constituem o material. Nesta etapa so utilizados elementos abrasivos de granulometria decrescente que, atravs de movimentos de frico sobre a chapa, vo desbastando-o at alcanar o grau de polimento almejado. Ainda
7

15 Concurso Falco Bauer

segundo Pontes e Stellin Jr. (2001), o abrasivo comumente utilizado o carbeto de silcio, em diferentes granulometrias e formas, formando rebolos de formas distintas, conforme sua aplicao. Os rebolos que utilizam gros de diamante como elemento abrasivo apresentam, em relao ao primeiro, maior velocidade de polimento e seu uso est consagrado na Europa. O resduo de polimento o resduo gerado nesta fase de processamento das chapas e constitudo por uma grande quantidade de gua, p de rocha e restos dos abrasivos utilizados. Devido quantidade de gua contida no resduo, uma prtica comum utilizar tanques de decantao para se efetuar um reaproveitamento da gua no processo. Aps a retirada de uma grande quantidade da gua, o RCG geralmente levado s lagoas de resduos, onde so misturados aos outros resduos do processamento das rochas. A rocha ornamental quando especificada, fracionada na marmoraria, nas dimenses referidas no projeto. A partir do corte da chapa e do polimento do topo da mesma, gerado o resduo de corte de mrmore e granito RCMG. 2.3 Caracterizao do RCG As amostras de RCG aqui caracterizadas foram as descritas pela bibliografia e correspondem ao resduo gerado na etapa de fracionamento de chapas de mrmore e granito. Segundo Gonalves (2000), o conhecimento das caractersticas qumicas de fundamental importncia para o conhecimento do resduo e avaliao do desempenho da aplicao em que este foi utilizado.. A tabela 03 apresenta a caracterizao qumica de amostras de RCG estudadas por diferentes autores. Teor (%) SiO2 Fe2O3 Al2O3 CaO MgO K2O TiO2 SO3 Na2O Perda ao Fogo Calmon et al. (1997) 59,95 6,05 10,28 6,51 3,25 4,48 0,92 --3,39 4,74 Gonalves (2000) 59,62 9,49 12,77 4,83 1,96 5,30 --0,03 2,72 1,92 Moreira et al. (2003) 65,95 7,89 12,84 3,01 1,47 4,19 0,93 --2,39 1,33

___________________________________________________________________________________ Cmara Brasileira da Indstria da Construo Civil Premiando a Qualidade

15 Concurso Falco Bauer

SiO2 + Fe2O3 + Al2O3

76,28

81,88

86,68

Tabela 1: caracterizao qumica do RCG Verifica-se a similaridade na composio qumica dos diversos resduos

apresentados, os quais apresentam um alto teor de SiO2 + Fe2O3 + Al2O3, o que conferiria um potencial pozolnico para o material em estudo no caso deste ser reativo. Entretanto, a caracterizao mineralgica apresentada por alguns autores (MOREIRA et al., 2003; GONALVES, 2000) demonstra que o RCG apresenta-se como um material cristalino, no reativo, conforme apresentado em difratograma de raio-x.
C o u n ts a m o s tr a 3

1 6 0 0

9 0 0

4 0 0

1 0 0

0 1 0 2 0 3 0 4 0 P o s i t i o n [ 2 T h e t a ] 5 0 6 0 7 0

Figura 4: difratograma de raio-x de amostra de RCG Ref. Code Compound Name Chemical Formula Si O2 Ca C O3 K Al Si3 O8 Na ( Al Si3 O8 )

00-005-0490 Quartz, low 01-072-1937 Calcite 00-019-0932 Microcline, intermediate 01-089-6429 Albite (heat-treated)

Tabela 4: minerais presentes na difrao de raios X Quanto caracterizao fsica, Gonalves (2000) e Calmon et al. (1997) apresentam, respectivamente, uma massa especfica do resduo de 2,78g/cm e 2,67g/cm. Na caracterizao granulomtrica, Calmon et al. constatam que o RCG constitudo por partculas irregulares e dimetro varivel dos gros, na faixa de 0,8m a 25m. J Gonalves (2000), buscando uma granulometria tima para
9

15 Concurso Falco Bauer

viabilizar a utilizao do RCG como adio em concretos, realizou a moagem de amostras do resduo em diferentes tempos, chegando a dimetros na faixa de 3,92m a 6,74m. Quanto caracterizao ambiental, ensaios de lixiviao e solubilizao demonstrados por Gonalves (2000) apontam a solubilizao de fluoreto em uma concentrao superior ao limite definido pela NBR 10.004 (1987), o que classifica este resduo pela nova classificao da NBR 10.004 (2004) como classe II-a (no inerte). 2.4 Lajotas de concreto As lajotas de concreto so amplamente utilizadas em pisos externos, praas, caladas e jardins.

Figura 5: Lajotas de concreto. 3 Programa Experimental 3.1 Materiais utilizados Os materiais utilizados foram cimento, areia, resduo de corte de mrmore e granito (RCMG) e gua, cujas caractersticas passam a ser apresentadas. 3.1.1 Cimento Dentre os diversos tipos de cimento disponveis nacionalmente, optou-se pelo uso do cimento pozolnico tipo CP-IV (NBR 5736, 1991), por ser o de uso mais comum no estado do Rio Grande do Sul. A tabela 4 apresenta os dados do cimento utilizado. Tabela 2: caractersticas do cimento CPIV utilizado Compostos Teor (%) SiO2 39,32 Fe2O3 4,62 CaO 34,76 Al2O3 10,39 MgO 5,05 SO3 1,85
___________________________________________________________________________________ Cmara Brasileira da Indstria da Construo Civil Premiando a Qualidade

15 Concurso Falco Bauer

Perda ao fogo Resduo insolvel Finura (resduo na peneira #0,075 mm) Tempo de incio de pega (min)

1,90 40,88 0,18 423

3.1.2 Agregado mido Foi utilizada uma areia de quartzosa de rio, proveniente da regio de Porto Alegre/RS. Os ensaios de caracterizao, que incluem composio granulomtrica, mdulo de finura e dimenso mxima caracterstica, foram realizados em conformidade com a NM 248 (Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2001). A caracterizao est exposta na tabela 5. Tabela 3: distribuio granulomtrica e caracterizao fsica da areia mdia utilizada Abertura % retida % acumulada 4,8 mm 0,8 0,8 2,4 mm 1,6 2,4 1,2 mm 2,8 5,2 18,3 23,5 600 m 56,4 79,9 300 m 18,2 98,1 150 m 1,9 100 < 150 m Dimenso Mxima Caracterstica (DMC): 2,4 mm Massa especfica = 2,62 g/cm3 Mdulo de finura = 3,1 3.1.3 Agregado grado Neste trabalho, a brita utilizada de origem basltica, tendo sua granulometria exposta na tabela 6. Tabela 4: distribuio granulomtrica da brita utilizada Abertura % retida % acumulada 25 mm 0 0 19 mm 2 2 12,5 mm 38 40 9,5 mm 31 71 6,3 mm 20 91 4,8 mm 5 96 <4,8 mm 4 100 Dimenso Mxima Caracterstica (DMC):19 mm Massa especfica = 2,82 g/cm3 Mdulo de finura = 6,69 3.1.4 RCMG

11

15 Concurso Falco Bauer

O resduo de corte de mrmores e granitos (RCMG) utilizado neste trabalho o proveniente da fase de corte e polimento das chapas das rochas ornamentais em uma marmoraria localizada na regio metropolitana de Porto Alegre. Conforme coloca Gonalves (2000), o RCG classificado como um resduo noinerte (classe II-a, conforme a nova classificao da NBR 10004 - Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2004). A caracterizao fsica do RCG utilizado neste estudo, atravs de ensaio de caracterizao granulomtrica a laser, est descrita na figura 6.

Figura 6: granulometria a laser da RCG utilizada Nota-se que o dimetro mdio dos gros (21 m) bastante superior ao encontrado por Gonalves (2001), que cita dimetros mdios da ordem de 6 m, mas bem prximo dos valores descritos por Neves et al. (2000) (10-20 m). 3.1.5 gua A gua utilizada para a produo dos concretos foi a utilizada para abastecimento local no municpio de Porto Alegre. 4 Estudo da utilizao de RCMG para confeco de lajotas para pisos As lajotas foram confeccionadas em laboratrio, utilizando-se as formas de uma fbrica de lajotas de concreto, situada na regio metropolitana de Porto Alegre. As frmas possuam dimenses 49cm x 49cm com 3 cm de espessura, dos quais 1 cm corresponde a pasta de cimento (goma) e 2 cm base (concreto simples). As lajotas so executadas em duas etapas: pasta de cimento e base. Na pasta de cimento, formada por cimento, areia fina e gua, foram utilizados dois teores de substituio em massa da areia fina pelo RCMG. Esta pasta possui a espessura se 1 cm, sendo utilizada para melhor preencher os sulcos da frma onde moldada.
___________________________________________________________________________________ Cmara Brasileira da Indstria da Construo Civil Premiando a Qualidade

15 Concurso Falco Bauer

Mantendo a pasta de cimento original da fbrica, realizou-se a substituio em 10% da areia mdia por RCMG na base. A amostra chamada referncia, consiste em uma lajota executada habitualmente na fbrica, e a amostra chamada cimento, possui em sua pasta apenas cimento e gua. As amostras referncia e cimento, ambas executadas na fbrica, foram rompidas juntamente com as amostras A10, B50 e C100, executadas em laboratrio aos 28 dias. A tabela 7 apresenta o trao e a relao a/c para cada amostra. Amostras Referncia Cimento A10 B50 C100 Pasta de cimento Base % substituio Trao a/c % substituio Trao 0 0,83 0 0 0,83 0 1 : 2,25 0 1 : 1,69 0,83 10 :3,45 50 0,83 0 100 0,89 0 Tabela 5: Substituies de RCMG nas amostras. a/c 0,57 0,57 0,94 0,57 0,57

Ensaios realizados Os ensaios realizados para a avaliao das lajotas produzidas foram o ensaio de resistncia compresso simples e o ensaio de flexo compresso. Ambos foram adaptados para uma lajota nas dimenses 49 x 20 x 3 cm, no caso de flexo compresso e 4 x 4 x 3 cm para compresso simples. 5 Resultados 5.1 Consideraes sobre a dosagem com RCG Durante o processo de dosagem, puderam-se observar alguns aspectos interessantes acerca das dificuldades de ajuste dos traos, para a amostra B 50 no houve alterao visvel. Nas amostras A10 e C 100 foi necessrio alterar a relao a/c para se obter a mesma trabalhabilidade. 5.2 Resultados dos ensaios Os resultados obtidos esto expostos na tabela 8 e explicitados nas figuras 7 e 8, onde explicita-se os resultados das amostras com a substituio de areia por RCMG e das amostras executadas na fbrica e rompidas aos 28 dias. Tabela 8: resultados dos ensaios de flexo e compresso.

13

15 Concurso Falco Bauer

Lajotas de concreto com RCG Flexo (KN) Compresso (KN) Substituio 7 dias 28 dias 7 dias 28 dias Referncia (Normal) 0,3 24,0 0,5 18,0 A10 0,5 15,8 B50 0,9 1,0 16,3 29,8 C100 0,7 0,9 25,8 30,0 Cimento 0,8 36,5

Figuras 7: resultados flexo.

Figuras 8: resultados compresso simples. Concluses As caractersticas do RCMG, conjugado aos resultados obtidos no programa experimental, indicam o potencial de utilizao do material como finos na produo
___________________________________________________________________________________ Cmara Brasileira da Indstria da Construo Civil Premiando a Qualidade

15 Concurso Falco Bauer

de lajotas de concreto; utilizao esta, referendada pelas experincias anteriores de outros autores. Com relao aos teores de substituio utilizados, observa-se que a substituio na base no conferiu caractersticas interessantes a lajota, j as substituies na pasta acrescentaram resistncia ao conjunto (pasta+base). Considerando os resultados obtidos e comparando-os com os resultados das lajotas feitas na fbrica (referncia e cimento) pode-se afirmar que a substituio com RCMG, feita na pasta (amostras B50 e C100) atingiram seu objetivo.

15

Anda mungkin juga menyukai