Anda di halaman 1dari 17

Ventilao

13

Objetivos:
1. Definir os princpios de ventilao e identificar as suas vantagens e efeitos; 2. Conhecer os riscos imediatos e precaues a serem tomadas na execuo da ventilao; 3. Executar ventilao uma ventilao adequada; 4. Descrever o risco de uma exploso ambiental (backdraft) e o que fazer nesta situao; 5. Aproveitar componentes estruturais que facilitem a ventilao; 6. Executar ventilao usando exaustores e jatos dgua; 7. Conhecer ventilao horizontal e vertical.

1 Ten. QOBM Rodrigo Massayuki Nakamura

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

13. VENTILAO 13.1. Consideraes gerais


Com a revoluo industrial e evoluo tecnolgica as edificaes de modo geral tiveram um incremento substancial em sua carga de incndio, devido substituio de alguns materiais, como por exemplo, a troca de alguns metais por plsticos. A construo civil tambm passou por inovaes que podem dificultar a propagao de incndios. Devido a estas caractersticas, os incndios em edificaes so cada vez mais complexos. Essas edificaes podem ocasionar o acmulo de gases quentes, inflamveis, txicos e fumaa, denominados produtos da combusto, que dificultam o trabalho de salvamento e combate a incndios. Nestas situaes fundamental a tcnica de ventilao. A ventilao consiste em proporcionar ao ambiente sinistrado a troca de seus produtos por ar fresco, aproveitando a diferena de densidade dos gases, aberturas da edificao, sentido do vento ou at mesmo forando a entrada do ar. A ventilao diminui os riscos as vtimas e aos bombeiros, limitando os danos causados pelo fogo e seus produtos, facilitando as operaes de combate a incndios e salvamento, quando efetuado de maneira adequada. Caso contrrio poder agravar o sinistro, pois alimentar a quantidade de comburente, o que pode resultar em mais destruio. Para a segurana dos bombeiros encarregados da operao de ventilao necessrio que estes estejam devidamente equipados, inclusive com equipamento de proteo respiratria. Este captulo abordar os benefcios de uma ventilao adequada e consideraes quanto ao local e momento adequado para esta operao. Sero apresentadas tambm as diversas tcnicas de ventilao.

13.2. Ventilao Natural e Benefcios de uma Ventilao Adequada


A ventilao natural consiste na retirada de obstrues, que dificultam o fluxo normal dos produtos da combusto, que pelo princpio da conveco e da corrente de ar tendem sair do ambiente sinistrado, aproveitando portas, janelas, exaustores, abertura de clarabias, entre outros. A ventilao uma operao de apoio, quando executada de forma correta, oferece benefcios ao trabalho de combate a incndios. Dentre estes benefcios podem-se destacar os seguintes pontos. 13.2.1. Operaes de Busca e Salvamento A ventilao simplifica e torna mais eficaz as operaes de busca e salvamento, uma vez que removem do ambiente sinistrado a fumaa, gases (inflamveis, txicos, aquecidos), que podem oferecer risco aos ocupantes da edificao. Desta maneira proporcionam melhores condies de sobrevivncia s vtimas com a entrada de ar fresco. Com a melhoria da visibilidade, oferece aos bombeiros melhores condies de segurana e torna a localizao das vtimas mais rpida. 13-2

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

Fig. 13-1 Benefcios da ventilao.

13.2.2. Operaes de Extino A operao de ventilao deve estar em sintonia com a operao de extino do incndio. Se a abertura for efetuada na parte mais alta do edifcio proporciona o efeito chamin, em que os gases aquecidos (com menor densidade) ascendem na direo da abertura.

Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

Fig. 13-2 Efeito chamin.

A abertura sempre que possvel deve estar sobre o foco do incndio, pois facilita a remoo dos produtos da combusto. Com esta operao os bombeiros tm uma melhor visualizao, facilitando a localizao e extino do foco do incndio. 13-3

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Entretanto se a abertura no for realizada sobre o foco do incndio, a fumaa, os gases e a caloria, deslocar-se-o na horizontal, podendo ocasionar a propagao do incndio.

Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

Fig. 13-3 Propagao pelo movimento dos produtos da combusto.

13.2.3. Limitao dos Danos A rpida localizao e extino de um incndio contribuem para que os estragos, causados pela gua, pelo calor e pela fumaa, sejam reduzidos. Removendo os produtos da combusto do ambiente sinistrado, reduz-se a quantidade de gua necessria extino do incndio, uma vez que diminui substancialmente a temperatura do ambiente. Com esta medida o incndio tende a ficar restrito a um determinado espao, facilitando a proteo ao restante dos bens.

Fig. 13-4 Ventilao hidrulica.

Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

13-4

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Uma das tcnicas que contribuem para a diminuio dos danos a utilizao da ventilao horizontal com a aplicao de jato neblinado, visto que esta gua capaz de absorver grande quantidade de calor, transformando-se em vapor, e expandindo rapidamente, facilitando a rpida disperso dos produtos da combusto. 13.2.4. Controle da Propagao Devido s correntes de conveco, os produtos da combusto tendem a ocupar os pontos mais altos das edificaes, deslocando-se verticalmente. Chegando ao ponto mais alto da edificao e no encontrando nenhuma abertura, os produtos da combusto tendem a descolar horizontalmente e aps tomar o pavimento (ltimo), comeam a ocupar tambm o pavimento imediatamente abaixo, denominado efeito cogumelo. O processo do efeito cogumelo pode ocasionar novos focos de incndio, devido alta temperatura e a disponibilidade de diversos materiais combustveis. Entretanto se for praticada a ventilao corretamente se reduz a possibilidade do efeito cogumelo, diminuindo a probabilidade do surgimento de novos focos de incndios, visto que no haver o acumulo de fumaa e gases txicos e aquecidos. A operao de ventilao nessas condies deve ser bem coordenada com o servio de extino de incndios, visto que a ventilao aumentar a quantidade de comburente no ambiente. Assim as linhas de combate a incndio devem estar preparadas para a interveno. Caso isso no ocorra essa grande quantidade de comburente poder potencializar o incndio.

Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

Fig. 13-5 Efeito cogumelo.

Fig. 13-6 Equipe de extino de incndios preparada.


Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

13.2.5. Reduo do Risco de Combusto Generalizada (flash over) A combusto generalizada ocorre quando a energia liberada pela combusto faz com que a totalidade dos combustveis atinja sua temperatura de combusto, assim todo o ambiente ser tomado pelas chamas. Contudo com uma ventilao correta, impedir o acmulo dessa energia (calor), evitando tambm que os materiais atinjam seu ponto de ignio.

13-5

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

13.2.6. Reduo do Risco de Backdraft Uma das situaes de maior risco aos bombeiros, no combate a incndios, a ocorrncia de um backdraft.. Este fenmeno pode ocorrer em um ambiente em que todos os combustveis j atingiram seu ponto de ignio devido alta temperatura, entretanto deixam de queimar livremente por falta de comburente, e uma entrada inadequada ocasionar uma exploso difusa, colocando em risco as guarnies. A ventilao vertical, nesta situao, necessria para diminuir as condies para a ocorrncia de um backdraft, visto que libera para o exterior os gases inflamveis, txicos e em alta temperatura, que podem deflagrar a exploso. Existem alguns sinais, nos incndios, que indicam condies favorveis ocorrncia de um backdraft que so: Fumaa saindo sob presso de um ambiente fechado (lufadas); Fumaa densa e preta, tornando-se cinza-amarelada; Calor excessivo, percebido pelo toque das costas da mo na porta ou janela; Chamas pequenas ou somente brasas; Vidros (de janelas) impregnados pelos resduos de fumaa; Pouco rudo de queima; Movimento de ar para o interior do ambiente (aspirao). Em alguns casos, ouve-se o ar assoviando ao passar pelas frestas das portas e janelas. O bombeiro ao se deparar com essas condies deve efetuar a ventilao vertical, sempre utilizando EPI completo e EPR, auxiliado por uma linha de proteo, em razo do alto risco do incndio. Os demais bombeiros devem evitar ficar na frente de porta e janelas.

13.3. Fatores que Afetam a Ventilao.


Antes de se iniciar a operao de ventilao alguns aspectos so importantes como o momento adequado para se ventilar, o melhor local, o tipo de ventilao mais adequado e as condies estruturais da edificao. Estes aspectos determinaro uma ventilao adequada. 13.3.1. Segurana Humana Devido s caractersticas construtivas e tambm de ocupao, os incndios urbanos apresentam os seguintes perigos: Falta de visibilidade; Grande quantidade de gases txicos e inflamveis; Baixa concentrao de oxignio; Risco de backdraft; Risco de combusto generalizada (flash over). Durante uma operao de combate a incndios a vida humana sempre vem em primeiro lugar, tanto dos bombeiros quanto das vtimas do local sinistrado.

13-6

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

O maior risco aos ocupantes de uma edificao se constata quando eles esto dormindo e inicia-se um incndio, pois ao acordarem certamente se perdero por causa da fumaa ou ento podem ficar sem sentidos por causa dos gases txicos e asfixiantes, produtos da combusto. Assim as manobras de ventilao so importantssimas, pois auxiliaro visto que dispersar os produtos da combusto, trazendo ar fresco ao ambiente, melhorando o nvel de oxignio e visibilidade. O primeiro melhora as condies de sobrevida das vtimas e o segundo resultado ajuda as equipes de busca e salvamento. 13.3.2. Condies de Visibilidade A deciso sobre a operao de ventilao compete a primeira equipe que chegar ao local sinistrado, pois observar como se apresenta a fumaa, tendo uma noo de como, quanto e o que est queimando, levando em considerao as caractersticas da fumaa. A fumaa na fase inicial de um incndio uma fumaa pouco densa, entretanto com o desenvolvimento das chamas ela se torna mais densa, com um volume muito maior, por causa do acmulo das partculas de carbono. A cor da fumaa pode indicar que tipo de material est queimando, assim os bombeiros podero se prevenir adequadamente. MATERIAL Madeira, papel ou tecido leo vegetal Derivados de petrleo Gases Solventes polares COR DA FUMAA De cinza a marrom Marrom Preta Azulada Incolor

Embora a fumaa possa indicar que produto est queimando, ela no um indicador 100% confivel, devendo o bombeiro agir sempre com muito cuidado no local sinistrado. 13.3.3. Conhecimento do Edifcio Outro aspecto importante na deciso de ventilar a caracterstica da edificao. Pois de acordo com suas caractersticas o comandante do incidente escolher a tipo mais adequado. Para isso deve ser levando em considerao o nmero de portas e janelas, bem como suas dimenses; nmero de piso, caixas de escala e elevadores; e escadas enclausuradas ou protegidas. 13.3.4. Edifcios Altos Para os ocupantes de edifcios alto uma grande preocupao so o calor e a fumaa, proveniente do incndio, e tambm o grande nmero de pessoas. Os produtos da combusto podero propagar-se rapidamente devido s caixas de escada ou elevadores, que contribuem para o movimento ascendente desses produtos. De acordo com a altura e tipo de ocupao esses edifcios podem possuir escadas enclausuradas prova de fumaa, que facilita o trabalho de 13-7

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

evacuao do Corpo de Bombeiros, devido aos dutos de ventilao, que evitam o acmulo de gases de fumaas oriundos do fogo.

Fig. 13-7 Efeito cogumelo em pavimento intermedirio.


Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

Entretanto, nos edifcios que no possuam este tipo de escada, os gases e a fumaa que sobem pela caixa da escada, entram em contato com o ar da escada podendo entrar em equilbrio trmico. Se isto ocorrer cessa o movimento ascendente da fumaa, assim verifica-se o efeito cogumelo em pisos intermedirios ao invs do ltimo pavimento. Assim ser necessrio um eficiente trabalho das equipes no teatro de operaes, para coordenar os trabalhos de busca e salvamento, evacuao, ventilao e combate a incndios. Para a operao de ventilao nessas circunstncias certamente ser necessrio uma ventilao horizontal, conjugada com os equipamentos mecnicos ou jatos neblinados. 13.3.5. Localizao e Extenso do Incndio Ao chegar ao local sinistrado importante localizar o foco inicial, entretanto nem sempre possvel sua identificao devido sua propagao, para que a operao de ventilao diminua o risco de propagao do incndio. Se o foco inicial no for identificado possvel que a ventilao possa causar novos focos. Desta maneira deve haver uma preocupao com a propagao vertical de incndio que pode ocorrer por: Ao direta da chamas e correntes de conveco; Pela conduo do calor, atravs de pilares e vigas metlicas; Pela queda de partculas incandescentes e materiais em combusto para outros pavimentos; Colapsos de pavimentos.

13-8

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Fig. 13-8 Propagao vertical de incndio


Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

13.3.6. Escolha do Local Onde Ventilar Sempre que possvel a ventilao deve ser efetuada, sobre o incndio. Entretanto devido a outros fatores nem sempre poder ser executado desta maneira, pois se deve levar em considerao: A localizao do foco de incndio; A existncia de exaustores ou clarabias; O tipo de edificao; O sentido do vento; Caractersticas estruturais no momento da operao; As condies das equipes de combate as chamas. Todos esses aspectos so importantes na operao de ventilao. Contudo as equipes de extino do incndio devem trabalhar coordenadamente com a equipe de ventilao, para que aquela esteja em condies no momento em que mais oxignio entra no ambiente sinistrado, garantindo assim a segurana dos bombeiros e de possveis vtimas.

13.4. Ventilao Vertical


A ventilao vertical aquela em que os produtos da combusto de um incndio, deslocam-se verticalmente atravs da edificao, por aberturas prexistentes (poos de elevadores, caixas de escadas, dutos de ventilao, etc) ou por aberturas realizadas pelos bombeiros (retirada de telhas, por exemplo). Antes de se efetuar a ventilao vertical necessrio avaliar os seguintes quesitos: Tipo de edificao; Localizao e extenso do incndio; Segurana da equipe; Rotas de fugas; Local mais adequado para ventilao. Observada as condies acima, com a equipe devidamente protegida, 13-9

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

poder iniciar a operao de ventilao. Sempre que possvel aproveitar dispositivos como clarabia, dutos de ventilao, alapes ou portas de acesso a cobertura, que evitam maiores estragos a edificao sinistrada. Quando a edificao no possuir esses dispositivos o bombeiro pode efetuar uma abertura na cobertura da edificao. Esta abertura dever possuir uma rea de pelo menos 1 m2. Por uma questo de eficincia o bombeiro deve optar pelo menor nmero de aberturas, entretanto poder aumentar sua a rea se necessrio. Este procedimento pode ser executado em coberturas de telhas cermicas, de fibrocimento ou at mesmo metal. Entretanto no Brasil muito comum a existncia de laje, que dificulta esta abertura. Quando o bombeiro se deparar com uma laje, recomendado que a abertura seja feita na parede mais prxima, o mais alto possvel, visto que o dano a edificao ser menor e de mais fcil reparao. 13.4.1. Cuidados com a Ventilao Vertical Efetuado a abertura na parte superior da edificao, os produtos da combusto, atravs da conveco, criaro uma corrente ascendente em direo a abertura, eliminando esses produtos para o ambiente externo. Para auxiliar essa corrente ascendente podem ser utilizados jatos dgua (neblinado) paralelamente a cobertura. Assim esse jato arrastar os gases e fumaas do interior da edificao e tambm far o resfriamento dessas substncias. Contudo o bombeiro deve ter muito cuidado ao realizar essa manobra, pois se o jato dgua for direcionado para o interior da edificao, atrapalhar o movimento ascendente dos produtos da combusto.

Fig. 13-9 Jato neblinado paralelo a cobertura.


Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

Os bombeiros devem estar atentos a fatores que podem dificultar a ventilao vertical dentre eles: Uso inadequado da ventilao mecnica; Aberturas excessivas, principalmente de vidros das clarabias; Jatos dgua direcionados no sentido contrrio da ventilao; Ocorrncia de exploses; 13-10

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Incndio que j ocupa toda a regio superior da edificao; Para que a ventilao vertical seja efetuada com segurana so necessrios alguns cuidados dentre eles esto: Verificar a direo do vento para evitar a exposio de outros edifcios; Estar de costa para o vento ou manter-se lateralizado, momento da abertura na cobertura; Ter uma rota alternativa de fuga; A abertura deve ser efetuada de modo a no prejudicar a estrutura; Retirar-se da cobertura to logo seja possvel; Utilizar equipamentos de segurana que previnam a queda do bombeiro; Ateno aos cabos energizados; Utilizao de EPI e EPR obrigatrios; Subir na cobertura apenas aps certificar-se que a estrutura capaz de suportar o bombeiro; Utilizar uma escada para distribuir o peso sobre a cobertura, e evitando o colapso da estrutura; A operao de ventilao deve ser efetuada por pelo menos dois bombeiros. A ventilao vertical a mais recomendada, entretanto se por algum motivo ela no for suficientemente eficaz pode ser complementado com a ventilao horizontal.

Fonte: 1 Ten. QOBM Rafael Lorenzetto

Fig. 13-10 Bombeiros preparados para iniciar a ventilao.

13.5. Ventilao horizontal


A ventilao horizontal consiste no deslocamento, em um mesmo pavimento, dos produtos da combusto, aproveitando corredores, portas, janelas ou mesmo aberturas nas paredes. Este tipo de ventilao bastante utilizado em edificaes que possuem 13-11

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

lajes, em razo do grande estrago e dificuldade para se efetuar uma abertura. Muitas das consideraes feitas na ventilao vertical so aproveitadas na horizontal. 13.5.1. Direo do Vento Para uma boa ventilao horizontal necessrio observar a direo do vento, visando aproveitar o deslocamento natural da massa de ar. Assim devem ser efetuadas pelo menos duas aberturas barlavento, por onde o ar fresco entra, e sotavento, por onde os produtos da combusto saem. Para se evitar um aumento das chamas por causa do aumento do volume de comburente necessrio que a abertura de sada seja feita anteriormente a abertura de entrada da massa de ar. A fora do vento que determinar uma melhor ventilao, no entanto em algumas condies pode ser invivel a aplicao deste tipo de ventilao, pois pode expor outras edificaes ao risco de incndio.

Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

Fig. 13-11 Ventilao horizontal

13.5.2. Cuidados com a Ventilao Horizontal Antes de se iniciar a operao de ventilao horizontal necessrio observar qual a trajetria a ser percorrida pelos produtos da combusto, pois em seu deslocamento pode provocar a destruio dos materiais em seu caminho. Como na ventilao vertical, a ventilao horizontal s deve ter incio aps as equipes de extino estiverem preparadas. Para o xito deste tipo de ventilao necessrio que se forme uma corrente de ar, entre o ponto de entra do ar fresco e da sada dos produtos da combusto. Este mais um motivo para que os bombeiros trabalhem abaixados, pois se um deles estiver bloqueando a entrada do ar fresco, no se formar esta corrente de ar.

13-12

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Fig. 13-12 Ventilao horizontal corrente de ar

Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

Fig. 13-13 Bombeiro bloqueando a corrente de ar

Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

13.6. Ventilao Mecnica


Basicamente a ventilao vertical e a horizontal dependem do movimento ascendente dos gases ou pelas correntes de ar. J a ventilao mecnica consiste na utilizao de equipamentos como exaustores ou ventiladores e at mesmo de jatos dgua para retirar os produtos da combusto do ambiente sinistrado. A ventilao mecnica consegue remover uma grande quantidade de gases quentes e fumaa. A ventilao mecnica permite um complemento da ventilao natural, tornando a ventilao mais eficaz. Diminuindo o tempo com que os produtos da combusto so retirados do ambiente, limitando os danos causados pela fumaa e pelos gases aquecidos. Contudo se a ventilao mecnica no for corretamente aplicada poder intensificar a propagao do incndio, devido a grande quantidade de comburente. Outro inconveniente que ela requer equipamentos, como ventiladores e exaustores que depende de energia eltrica, ou ento de uma quantidade muito grande de gua, no caso da ventilao hidrulica. 13.6.1. Ventilao Mecnica por Presso Negativa A ventilao mecnica por presso negativa (VPN) consiste retirar os produtos da combusto, atravs de exaustores, assim diminui a presso no ambiente. Para que esta operao tenha a eficcia desejada fundamental verificar o sentido do vento, para que este auxilie na exausto dos gases e fumaa. Por causa da diferena de presso parte dos produtos da combusto tendem a retornar, e a colocao de lona pode impedir esse retorno. Para que a VPN tenha o mximo de eficincia devem ser tomados os seguintes cuidados: O fluxo de ar deve ser o mais reto possvel; Evitar abertura de janela ou portas, a menos que essas aberturas contribuam para a ventilao; Remover os obstculos corrente de ar; Evitar obstculos que evitem a entrada (barlavento) da massa de ar, que contribui para a corrente de ar. Para a segurana dos bombeiros necessrio observar os seguintes 13-13

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

quesitos: Para a exausto de atmosferas inflamveis, utilizar exaustores antiexploso; Nunca movimentar o exaustor ligado; Liga o equipamento apenas quando os bombeiros se afastarem das ps; Cuidado com matrias que podem se enroscar nas ps, tais como cortinas, sacolas plsticas, roupas, etc; Ficar longe da rea de descarga, evitar contato com os produtos da combusto.

Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

Fig. 13-14 Ventilao por presso negativa aproveitando a direo do vento.

Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

Fig. 13-15 Refluxo ocasionado pela ventilao por presso negativa.

13.6.2. Ventilao Mecnica por Presso Positiva. A ventilao mecnica por presso positiva uma tcnica que consiste em aumentar a presso do ambiente sinistrado, atravs de ventiladores. Assim com uma presso interna maior, os produtos da combusto sairo para o meio externo.

13-14

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

Fig. 13-16 Ventilao por presso positiva

O ventilador deve ser colocado a uma distncia em que a projeo do cone de vento cubra o ponto de entrada, normalmente a porta de entrada da edificao. Para o melhor aproveitamento somente o ponto de entrada e a abertura de sada devem estar abertas, gerando uma presso maior dentro da edificao, a abertura de sada deve ter dimenses semelhantes a do ponto de entrada. E eficcia pode ser aumentada com a utilizao de mais um ventilador no ponto de entrada, aumentando a presso. Este funcionamento semelhante ao das escadas pressurizadas, que substituem s escadas a prova de fumaa. Nos edifcios altos este tipo de ventilao pode ter algumas dificuldades devido ao grande nmero de aberturas, dos apartamentos, ou mesmo das caixas de escada e de elevadores, que dificultam a pressurizao do ambiente. Entretanto controlando-se o nmero de aberturas e em auxlio ventilao vertical, trs bons resultados. Resumidamente para um melhor aproveitamento necessrio que: O bombeiro utilize o sentido do vento a seu favor; Assegurar que o cone de ar produzido pelo ventilador cubra todo o ponto de entrada; Reduzir a rea a ser pressurizada; Manter proporo entre a abertura de sada e o ponto de entrada.

13-15

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Fig. 13-17 Reduo da rea a ser ventilada.


Fonte: Manual de Formao Inicial do Bombeiro

13.6.3. Ventilao mecnica hidrulica A ventilao mecnica hidrulica ou ventilao hidrulica utiliza-se de um jato neblinado que, direcionado para fora do ambiente, arrasta consigo grande quantidade de gases e fumaa. Normalmente utilizado pelas equipes de combate a incndios, logo aps sua extino. Para um melhor aproveitamento necessrio que o bombeiro esteja posicionado a cerca de 60 cm da abertura, e com um jato dgua neblinado, cobrindo de 85% a 90% da rea da abertura. Embora muito eficiente este tipo de ventilao possui alguns inconvenientes como: Necessita de uma grande quantidade de gua; Aumenta os danos causados pela gua no interior da edificao; Requer que os bombeiros permaneam num ambiente contaminado e aquecido; Por vezes a ventilao interrompida para a substituio das ampolas dos aparelhos de respirao autnomos.
SUMRIO A operao de ventilao apresenta muitas vantagens nas aes de combate a incndios. Vale destacar deste captulo as vantagens de uma boa ventilao e tambm as vrias tcnicas de ventilao: Vantagens: Tcnicas: - Visibilidade - Ventilao natural - Limitao dos danos - Ventilao vertical - Segurana dos bombeiros - Ventilao horizontal - Controle da propagao - Ventilao forada

13-16

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Exerccios de Fixao
1. Em relao aos fatores da escolha de onde ventilar, qual dos fatores abaixo no deve ser considerado: a. ( ) Existncia de clarabias. b. ( ) Localizao do foco de incndio. c. ( ) Tipo de edificao. d. ( ) Condies das equipes de combate as chamas. e. ( ) Nenhuma das alternativas. 2. Em relao a ventilao hidrulica, qual das alternativas no inconveniente deste tipo de ventilao: a. ( ) Necessita de uma grande quantidade de gua. b. ( ) Grande expanso (volume) da gua. c. ( ) Aumento de danos. d. ( ) Bombeiros no ambiente contaminado. e. ( ) Interrupo da ventilao. 3. Correlacione o tipo de material com a cor de sua fumaa: a. Gases ( ) Preta b. leo vegetal ( ) Azulada c. Solventes ( ) Incolor d. Madeira, papel ou tecido ( ) de cinza a marrom e. Derivados de petrleo ( ) Marrom 4. Ao se deparar com as condies favorveis para a ocorrncia de um backdraft, qual o primeiro tipo de ventilao que os bombeiros devem realizar: a. ( ) Ventilao horizontal. b. ( ) Ventilao hidrulica. c. ( ) Ventilao por presso negativa. d. ( ) Ventilao vertical. e. ( ) Nenhuma das alternativas. 5. Qual dos tipos de ventilao baseado, quase que, exclusivamente pelo princpio da conveco a. ( ) Ventilao horizontal. b. ( ) Ventilao hidrulica. c. ( ) Ventilao por presso negativa. d. ( ) Ventilao presso positiva. e. ( ) Nenhuma das alternativas.

13-17

Anda mungkin juga menyukai