Anda di halaman 1dari 11

S y n e r g i s m u s s c y e n t i f i c a U T F P R , P a t o B r a n c o , 0 6 ( 1 ) .

2 0 11

AGRICULTURA FAMILIAR: A HETEROGENEIDADE DA RACIONALIDADE CAMPONESA EM DILOGO COM AS PRTICAS NO SUDOESTE DO PARAN
Audrey Merlin Leonardi de Aguiar; Giovanna Pezarico; Gilson Leandro Queluz; Maria de Lourdes Bernartt
Mestre em Cincias Sociais Aplicadas - Professora da Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Pato Branco. Mestre em Tecnologia - Professora da Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Pato Branco; Doutor em Comunicao e Semitica Professor da Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Curitiba; Doutora em Educao Professora da Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Pato Branco.

Resumo - Este artigo tem como objetivo analisar questes inerentes ao processo de reproduo social e das condies da vida camponesa a partir de sua racionalidade. a partir deste contexto que propomos neste artigo, uma tentativa de sistematizao conceitual acerca de alguns elementos que indicam a existncia de singularidades e particularidades que se manifestam a partir da prtica social e material, aspectos de uma racionalidade especfica, prpria do campesinato. Consideramos que no processo histrico, da construo permanente de relaes sociais, econmicas e culturais que as singularidades e particularidades desta racionalidade so verificadas, na formao social que tem como espao principal, a terra. Deste modo, o artigo est organizado a partir de dois momentos: num primeiro momento contextualizamos alguns aspectos conceituais acerca da racionalidade camponesa e num segundo momento apresentamos algumas discusses provenientes da anlise das prticas quotidianas verificadas em estudos sobre a produo no contexto da agricultura familiar na regio Sudoeste do Paran. Palavras-Chave: Racionalidade Particularidades e Singularidades. Camponesa; Agricultura Familiar;

Abstract- This article aims to examine issues related to the process of social reproduction and the conditions of peasant life from his rationality. It is from this context that we propose in this article, an attempt to systematize conceptual about some elements that indicate the existence of singularities and particularities that are manifested from the practical social and material aspects of a specific rationality of the peasantry itself. We believe it is in the historical process, the ongoing construction of social, economic and cultural rights set out in everyday life, in social practice, that the peculiarities and particularities of this rationality are verified, in the social formation which has as its main space, the earth. Thus the paper is organized as two stages: at first contextualize some concepts about the peasant rationality and secondly we present some discussions from the analysis of daily practices observed in studies on production in the context of family farming in the region Southwest of Parana. KeyWords: Peasant rationality; Family Farming, Particularity and Singularity.

1. INTRODUO
A mim no foi a escola que me ensinou a falar, foi minha me, no seio de minha famlia.(Pedro PuigCalv AIMFR )

Aprender a ser. Aprender a fazer. Aprender a aprender. Aprender a ter. Aprender a conviver. Aprender a servir. (Norberta Sacquec ASONUDEF Guatemala)

Frases como estas, pronunciadas no IX Congresso Mundial da Associao Internacional dos


U n i v e r s i d a d e Te c n o l g i c a F e d e r a l d o P a r a n

S y n e r g i s m u s s c y e n t i f i c a U T F P R , P a t o B r a n c o , 0 6 ( 1 ) . 2 0 11

Movimentos Familiares de Formao Rural AIMFR, que aconteceu no ms de setembro do ano de 2010, na cidade de Lima, no Peru, permitiram despertar o interesse pelo aprofundamento acerca da racionalidade implcita nestes dizeres. Na frase de Calv, ex-aluno e monitor de uma escola familiar rural na Blgica e atual Secretrio da AIMFR estava explicitada a importncia da noo de famlia. Nos dizeres da guatemalteca Nolberta, ao iniciar seu pronunciamento agradecendo a Deus pela existncia da famlia e da importncia desta para o processo de formao dos filhos e da comunidade, novamente a racionalidade implcita intrigava. Nolberta Sacquec integra a ASONUFED Associao Nacional de Pais de Famlias dos Ncleos Educativos para o Desenvolvimento. O cenrio aqui exposto manifesta alguns elementos importantes no contexto da racionalidade do campesinato e da agricultura familiar, temtica da qual pretendemos tratar neste artigo. Propomos uma tentativa de sistematizao conceitual acerca de alguns elementos que indicam a existncia de singularidades e particularidades que se manifestam a partir da prtica social, material, aspectos de uma racionalidade especfica, prpria do campesinato e da explorao da fora de trabalho familiar. Como se pode perceber, estamos tratando de categorias no apenas complexas, mas que so atravessadas por relaes sociais, interesses, valores e poderes, enfim, em campos de disputas. Assim, tratar de questes to polissmicas implica na recusa da neutralidade cientfica e poltica para que as contradies, os embates, as manifestaes de reproduo e resistncia sejam percebidas, consideradas e discutidas. Deste modo, partimos da premissa de que o campesinato no contexto da agricultura familiar possui uma racionalidade especfica, prpria e complexa, marcada pela heterogeneidade. Consideramos que no processo histrico, da construo permanente de relaes sociais, econmicas e culturais, no quotidiano, na prtica social, que as singularidades e particularidades desta racionalidade so verificadas, na formao social que tem como espao principal, a terra: o grande laboratrio, o arsenal que proporciona tanto os meios e objetos do trabalho, como a localizao, a base da comunidade (MARX, 1986, p. 67). Com o objetivo de aprofundar estas argumentaes e justificar a premissa que se localiza no cerne da anlise proposta, este artigo ser organizado a partir de dois momentos. O primeiro momento busca reunir elementos acerca da racionalidade camponesa. O segundo momento evidencia alguns destes elementos atravs da anlise de prticas pesquisadas no contexto da agricultura familiar na regio Sudoeste do Estado do Paran. 2. A QUESTO AGRRIA: SINGULARIDADES E PARTICULARIDADES DA RACIONALIDADE CAMPONESA

Pensar sobre a questo agrria e sobre uma racionalidade camponesa prpria e heterognea, dinmica a partir do movimento social, implica tambm pensar para alm do capital. Em virtude das mltiplas estratgias de reproduo do capital, como sistema hegemnico, de predomnio na sociedade atual, muitas vezes somos induzidos a desconsiderar outros modos de produo, ou ainda, consider-los como modos em transio, rumo ao seu desaparecimento. Assim, para refletir sobre o campesinato e sua racionalidade partimos da idia de que o modo de produo capitalista no constitui uma nica forma de produo existente, mas que influencia e se reorganiza tambm a partir de outros modos.
Os economistas adquiriram o hbito de se refletir sobre os fenmenos de sua competncia nos termos da economia capitalista. Todos os elementos de base dessa teoria - renda fundiria, capital, preo e outras categorias econmicas so definidos em funo de um sistema baseado no trabalho assalariado e que tende ao produto lquido mximo (produto bruto menos despesas com materiais e salrios). Todos os outros modos no-capitalistas de vida econmica so julgados sem importncia ou destinados a desaparecer em pouco tempo (TCHAVANOV apud MENDRAS, 1978, p. 43).

Esta circunstncia torna-se ainda mais evidente, se a esfera de anlise estiver em maior grau de afastamento do espao urbano e da indstria. Isto porque este binmio, cidade-indstria parece constituir-se como uma representao no imaginrio social que caracteriza a manifestao do estgio mais desenvolvido no contexto do capital, enquanto estratgia de consolidao e reproduo. Assim, o processo de constituio deste binmio implicou em transformaes profundas, principalmente representadas pela dicotomia entre cidade e campo. No imaginrio, a noo de progresso e desenvolvimento, atrelada cidade e industrializao perpassam por um processo de mltiplas dimenses de modo a naturalizar esta trajetria evolutiva e linear (do menos desenvolvido ao mais desenvolvido estgio do capital). No entanto, no se trata apenas do estabelecimento fronteirio entre cidade e campo, mas tambm na diviso e hierarquizao do trabalho mental e material, como enuncia Marx:
A existncia da cidade implica, ao mesmo tempo, a necessidade de administrao, de polcia, de impostos, etc..., em resumo: do municpio e, pois, da poltica em geral. A, primeiramente, tornou-se expressa a diviso da populao em duas grandes classes: diretamente baseada na diviso do trabalho e nos instrumentos de produo. A cidade j , na realidade, a concentrao de populao, de prazeres, de necessidades, enquanto o campo representa, justamente, o oposto, seu isolamento e separao. O antagonismo da cidade e do campo s pode existir como conseqncia da propriedade privada. (...) A separao da cidade e

U n i v e r s i d a d e Te c n o l g i c a F e d e r a l d o P a r a n

S y n e r g i s m u s s c y e n t i f i c a U T F P R , P a t o B r a n c o , 0 6 ( 1 ) . 2 0 11 do campo poder ser entendida tambm, como a separao do capital e da propriedade territorial, como o comeo da existncia e desenvolvimento do capital como algo independente da propriedade da terra o comeo da propriedade que tem por base, somente o trabalho e a troca (MARX, 1986, p. 118-119).

Neste cenrio complexo, de desenvolvimento do capital no espao urbano e industrial, a questo agrria, ou mesmo a prpria atividade da agricultura consistiam em circunstncias nebulosas quanto s suas possibilidades futuras. Para Kautsky (1968), a agricultura teria como caracterstica inerente sua lgica, um desenvolvimento tardio, um espao secundrio do capital em relao indstria, todavia, com uma srie de incertezas sobre a dinmica da agricultura no processo de organizao capitalista. No entanto, h que se ressaltar, que apesar das complexidades em torno da apropriao da agricultura pelo capital em virtude das distines em termos de produo (relao tempo-espao e variveis no controlveis) no se pode dizer da impossibilidade de conciliao entre agricultura e indstria, ou ainda, de mitigar a permanente interferncia e tensionamento entre estas duas esferas. Tome-se, por exemplo, o processo histrico do desmonte das pequenas indstrias camponesas de base agropecuria frente ao processo tcnico imposto pela industrializao. As novas necessidades, cada vez mais naturalizadas e difundidas tambm por sistemas diversos de comunicao, os meios de transporte, os correios, tornaram-se mecanismos indispensveis de disseminao, para alm das cidades e subrbios, chegando at o campo. No entanto, a partir deste cenrio, que envolveu dicotomias to estratgicas do ponto-de-vista da conformao capitalista e que implicaram em rupturas/divises entre campo e cidade; agricultura e indstria; trabalho material e mental; ainda assim, o campesinato, mesmo que na esfera do remanescente de seu modo de organizao social, continua a produzir e reproduzir-se, resistindo a cooptao capitalista, na medida de suas foras. Historicamente, adjetivado como aquele exterior sociedade moderna, margem, o atrasado, arcaico, primitivo e dcil, o campesinato em seu movimento e prtica tm se constitudo a partir de tensionamentos que parecem indicar alguns limites lgica produtivista no contexto do espao scioeconmico agrrio. Ainda que induzidos pela lgica urbana-industrial, sob a racionalidade do progresso que alavancou a sociedade industrial e moderna, no se pode dizer de um processo de transformao sem contradies. Essa resistncia adeso a tal projeto societrio, ou ainda a apropriao diversa da pretendida pelo capital, dialogam inequivocamente com a racionalidade especfica que os move os camponeses. Mas quem so os camponeses? Quais os elementos fundantes desta razo e como

se engendram a materialidade, prtica social? Longe de respondermos tal questo em sua ntegra, procuramos reunir e compreender alguns elementos constantes de diversas dimenses que apontam para alguns pontos de convergncia para a constituio de uma racionalidade heterognea, mas prpria. Kautsky, a partir dos estudos de Marx, localiza o campons nas camadas sociais intermedirias, ao lado de burocratas, pequenos burgueses, soldados, professores e estudantes. No entanto, lhe atribui caractersticas peculiares:
(...) a classe dos camponeses que constitua, ainda h pouco tempo, a parte mais considervel de nossos Estados, sempre preocupou, ao mais alto ponto, os partidos democrticos e revolucionrios de nosso sculo. Para esses partidos, originrios das cidades, o campons era um ser misterioso, estranho, s vezes mesmo muito inquietante. Tenho outrora combatido de maneira mais enrgica a Igreja, os prncipes, a nobreza, ele se agarrava agora com a maior obstinao a essas instituies. Viu-se mesmo que punha tanto ardor em aderir ao partido dos exploradores quanto as outras classes em lutar por emancipao (KAUTSKY, 1968, p. 22).

Esta citao talvez represente uma das principais capacidades promovidas pela racionalidade camponesa: a de adaptar-se. Aquele que teria como futuro previsvel o seu fatdico desaparecimento, e estaria condenado condio de operrio em gesto rumo cidade representao da falha metablica em contraposio ao equilbrio proporcionado pela terra, ainda resiste. Obviamente, que aqui precisamos considerar este processo ocorrendo no bojo das contradies prprias do embate, de lutas dos movimentos sociais e que, implicou na subsuno de um contingente expressivo que fora expropriado do espao da terra e das condies de manuteno da vida, bem como daqueles que seduzidos pelo discurso e lgica do progresso foram cooptados pelas promessas do capital. Alm disso, esta adaptabilidade, diz respeito ao modo pelo qual a economia camponesa consegue apropriar-se da chamada economia envolvente, mas com alguns matizes de autonomia. Por economia envolvente, devemos considerar uma economia mais ampla, que conta com a participao da economia camponesa, apesar de domin-la, da qual esta ltima se protege e que procura tambm utilizar em seu proveito. No contexto campons, a economia envolvente pode contentar-se em tributar uma parte de cada produo, inclusive no sistema de autoconsumo. Nesse caso, tudo se passa como se a famlia contasse com uma ou mais bocas para serem nutridas, sem os braos correspondentes, bocas estas que no vivem no grupo domstico: dse ao exterior aquilo de que se alimentar. o que acontece no caso dos tributos em relao ao Estado, ou ao pagamento efetuado a terceiro em virtude da execuo de um trabalho temporrio, na safra ou a um meeiro (WANDERLEY, 1999).

U n i v e r s i d a d e Te c n o l g i c a F e d e r a l d o P a r a n

S y n e r g i s m u s s c y e n t i f i c a U T F P R , P a t o B r a n c o , 0 6 ( 1 ) . 2 0 11

A perspectiva da grande adaptabilidade camponesa tambm dialoga com um elemento fundamental de sua racionalidade: a reproduo social a partir da terra e do vnculo familiar. Assim, a economia camponesa baseia-se no ato do campons trabalhar a terra para se nutrir, no entanto, no se restringe apenas proporcionalidade entre braos que representam a fora humana e bocas para se dar de comer (MENDRAS, 1978). Trata-se de relao muito mais abrangente que tem como um de seus motes a presena da famlia no contexto da explorao agrcola. Tem-se assim, uma caracterstica essencial da racionalidade camponesa, qual seja a explorao familiar:
... corresponde a uma unidade de produo agrcola onde propriedade e trabalho esto intimamente ligados famlia. A interdependncia desses trs fatores no funcionamento da explorao engendra necessariamente noes mais abstratas e mais complexas, tais como a transmisso do patrimnio e a reproduo da explorao (LAMARCHE, 1993, p. 15).

Note-se, contudo, que uma ressalva merece ser enfatizada neste momento, a fim de distinguir-se explorao camponesa e a explorao familiar. De acordo com Lamarche (1993) a explorao camponesa familiar, mas nem toda explorao familiar camponesa. Neste aspecto, dois autores referenciais podem corroborar no sentido de explicitar os princpios que determinariam exploraes no modelo campons, que passaremos a discutir a seguir. Para Lamarche (1993), os critrios seguintes so essenciais para tal caracterizao: a) A existncia de inter-relao entre a organizao da produo e as necessidades de consumo; b) O trabalho familiar e no pode ser avaliado em termos de lucro, pois o custo objetivo do trabalho familiar no quantificvel; c) Os objetivos da produo so os de produzir valores de uso e no valores de troca. Por sua vez, Mendras (1978) elenca cinco caractersticas da explorao camponesa: a) a autonomia relativa em relao sociedade como um todo; b) a importncia estrutural do grupo domstico; c) um sistema econmico de autarquia relativa; d) uma sociedade de inter-relacionamentos; e) a funo decisiva das personalidades de prestgio que estabelecem uma ligao entre a sociedade local e a sociedade em geral. No que concerne famlia, esta dialoga com a propriedade da terra, na qual o acesso a permite a sua reproduo social, a manuteno da famlia, de seu patrimnio cultural e da satisfao de padres baseados na qualidade de vida. A explorao familiar camponesa constitui-se como um processo imbricado por uma memria, uma situao, uma ambio e um desafio, que tambm diz respeito noo de propriedade, compreendida pelo apego a terra e s geraes futuras. importante neste mbito perceber a noo de

propriedade para alm de sua condio de direito, mas como processo constituinte de identidade, subjetividades, da noo de pertencimento. Utilizamos das reflexes de Marx (1986) para estabelecermos esta aproximao, na medida em que a famlia comporta-se no como trabalhadores, mas proprietrios e membros de uma comunidade em que trabalham. Esta comunidade tambm elemento constituinte das suas inter-relaes. A relao que se estabelece com sua propriedade privada ao mesmo tempo uma relao com a terra e com sua existncia enquanto membro da comunidade, onde a sua manuteno como membro da comunidade significa a manuteno da prpria comunidade e vice-versa. Destas ligaduras sociais, pode-se perceber de modo bastante engendrado uma srie de cdigos sociais que implicam na elaborao de uma trama social baseada em interaes com vnculos solidrios, de confiana, de tradio. Este cenrio implica no desenvolvimento de hbitos de consumo e formas diferenciadas de trabalho se comparadas ao modo de produo capitalista. Isto est diretamente vinculado a iniciativas de colaborao e cooperao interpessoal, interfamiliar e comunitrias. As experincias dos mutires so prticas elucidativas desta caracterstica, assim como a troca de alimentos e ferramentas entre famlias, ou ainda o uso comum de recursos naturais. Ainda, importante ressaltar como amlgama destas ligaduras sociais, a importncia dos vnculos gerados pela integrao institucional que pode originar-se a partir de uma srie de espaos pblicos, mas que nem sempre esto em ligao direta com o Estado. Exemplo disso a dinmica em torno de movimentos organizados no campo, das mais diversas origens, seja por associaes, igreja, dentre outras. Estas articulaes so salutares em termos estruturais, porque se tornam espaos para a definio de valores vivenciados pelas famlias. O aspecto que se demonstra tambm fundamental para compreenso da racionalidade camponesa, diz respeito ao processo do trabalho. Trata-se de um princpio geral de funcionamento da explorao da fora de trabalho familiar, que se distingue da empresa capitalista, por no basear-se na explorao da mais valia. Assim, a fonte do trabalho que aciona o capital envolvido no seu processo de produo o prprio proprietrio dos meios de produo. (...) O produtor familiar fundamentalmente um proprietrio que trabalha. Na verdade, quem trabalha o agricultor e sua famlia, e familiar a propriedade do estabelecimento (WANDERLEY, 1999, p. 30). Esta perspectiva deve ser considerada, na medida em que reflete uma relao tambm distinta empresa capitalista em virtude do processo de diviso do trabalho. No se pode dizer que h na explorao familiar camponesa uma forte diviso do trabalho, mas uma complexa relao baseada nas propores entre o nmero de braos que

U n i v e r s i d a d e Te c n o l g i c a F e d e r a l d o P a r a n

S y n e r g i s m u s s c y e n t i f i c a U T F P R , P a t o B r a n c o , 0 6 ( 1 ) . 2 0 11

trabalham e o no nmero de bocas a alimentar. Integra tambm esta relao o montante daquilo que produzido, o que pode ser considerado como excedente a servir aos mercados da economia envolvente e o quanto esta vinculao implica em termos de autonomia para a explorao familiar. Assim, o princpio regente desta lgica, somente pode ser percebido a partir da ideia de grupo e no meramente de indivduo.
(...) as crianas e os velhos so bocas a serem alimentadas, mas seus braos tm pouca utilidade no trabalho; os jovens e os adultos, ao contrrio, produzem mais do que comem, e uma compensao se estabelece entre uns e outros, cada um sabendo que, no correr de sua vida, passar por todas as situaes (MENDRAS, 1978, p. 44).

WANDERLEY, 1999, p. 32).

Para Chayanov, nesta equao a ser resolvida em funo do nmero de braos e bocas, a melhor soluo refere-se existncia de um permanente balano entre o trabalho e o consumo, ou seja, o balanceamento entre o esforo exigido para a realizao do trabalho (a penosidade do trabalho) e o grau de satisfao das necessidades da famlia, principalmente no que diz respeito sua segurana alimentar (WANDERLEY, 1999). H muito sentido na preocupao sobre a segurana alimentar, pois quanto mais variada produo, mais variada e requintada a dieta da famlia, por conseguinte. Outro elemento necessrio a ser discutido, refere-se indivisibilidade do produto do trabalho da explorao familiar sob a perspectiva camponesa. Em virtude deste, ser considerado indivisvel, a prosperidade da explorao familiar no sugere a intensificao da produo e do lucro, pois na lgica camponesa, o aumento da produtividade permite propriedade o reequilbrio entre os fatores econmicos da propriedade e a capacidade de trabalho. Este aspecto dialoga tambm com as necessidades de preservao das condies da terra pelo seu descanso, a fim de evitar o seu esgotamento em perodos futuros. Nestas circunstncias, uma condio que deve ser analisada no processo de organizao camponesa, diz respeito permanente reestruturao da composio grupo domstico a partir das questes da prpria vida familiar e de sua relao com a demografia. Para Chayanov, em seus estudos antropolgicos realizados na Rssia, esta diferenciao demogrfica tratava-se de condio mais significativa do que a diferenciao social:
No h dvida de que certa diferenciao deste tipo se produz realmente no campo, porm, uma anlise mais profunda da composio da unidade econmica camponesa demonstra que a heterogeneidade no pode ser explicada apenas pela diferenciao social. Ela depende, no s do desenvolvimento dinmico, mas tambm, e de forma considervel, do efeito dos fatores demogrficos que resultam da natureza da unidade econmica camponesa (CHAYANOV apud

a partir de vetores como o demogrfico, que podemos verificar o aspecto da diversidade da organizao camponesa, em funo da heterogeneidade e dinmica na qual est inserida a famlia. Mais do que isso, por meios destes fatores tambm possvel considerar o equacionamento entre produo, a capacidade da fora de trabalho disponvel e as necessidades de consumo. Porm, no se pode considerar a perspectiva do consumo somente na tica da subsistncia. necessrio desmistificar esta noo, na medida em que o consumo refere-se a tudo aquilo que necessrio para a manuteno da propriedade e permanncia desta. Do mesmo modo que o excedente da produo comercializada, por exemplo, no significa um processo de capitalizao, mas representa mais um entesouramento, posto que no est amarrado ao esprito capitalista do lucro obtido pela explorao do trabalho alienado. Trata-se, sobretudo, da constituio de um fundo comum cujo valor lquido sobrante indivisvel e, indiferenciado. No entanto, no que tange indivisibilidade do produto do trabalho, deve-se analisar a sua variao em relao mltiplas estruturas familiares diversificadas e em coexistncia. H variaes entre os grupos domsticos, na medida em que podem ocorrer alteraes relativas aos mercados, a disponibilidade dos meios de produo, o tamanho e composio da famlia, a qualidade de terra e outras condies da produo econmica (CHAYANOV, 1981; MENDRAS, 1978).
A explorao familiar no , portanto um elemento de diversidade, mas contm nela mesma toda a diversidade. Em um mesmo lugar e em um mesmo modelo de funcionamento, as exploraes dividemse em diferentes classes sociais segundo suas condies objetivas de produo (superfcie, grau de mecanizao, nvel tcnico, capacidade financeira, etc.) (LAMARCHE, 1993, p. 18).

Ainda, em se tratando de anlise sobre o processo de estruturao do trabalho no contexto da racionalidade camponesa, no podemos deixar margem a questo de gnero. Para alguns autores, ainda que fraca, a diviso do trabalho no contexto rural se d principalmente baseada nesta questo. Adotamos por gnero, a definio estabelecida por Hirata, qual seja, uma construo social, cultural e histrica do masculino e do feminino (2003, p. 148). A partir desta definio torna-se possvel pensar as relaes de gnero, no de maneira simplesmente dicotmica, o que implicaria em certo reducionismo em torno da complexidade das mediaes envolvidas, mas na possibilidade de compreender as relaes de gnero a partir da multiplicidade de elementos que nos constituem socialmente e culturalmente como masculinos e femininos e no masculinos ou femininos. Logo, gnero, tomado como um elemento constitudo e constituinte das

U n i v e r s i d a d e Te c n o l g i c a F e d e r a l d o P a r a n

S y n e r g i s m u s s c y e n t i f i c a U T F P R , P a t o B r a n c o , 0 6 ( 1 ) . 2 0 11

relaes sociais e que est baseado nas diferenas percebidas entre os sexos, implicando numa relao simblica que est interrelacionada por elementos simblicos, conceitos normativos, identidade subjetiva e representaes (SILVA apud SCOTT, 2005). O trabalho enquanto explorao agrcola do stio ou do roado est materializado na propriedade, no entanto na casa, que a unidade de consumo concentra seus eixos de atividades. Assim, esta distino em termos de espao tambm estabelece domnios do pblico e do privado, do masculino e do feminino (GARCIA e HEREDIA, 2009). Para os autores, ainda, o processo de realizao do trabalho mostra-se revelador no sentido estabelecer as hierarquias sociais no interior do grupo domstico, complementares, com primazia do domnio agrcola associado geralmente ao pai de famlia e me de famlia para a manuteno da casa e do servio domstico. Para Hirata (2004) nos mistrios deste trabalho domstico e dos sentimentos que estariam na base desta diviso totalmente desigual de tarefas do interior do lar que est a edificao das diferenas que se situam no nvel profissional. em nome da incompetncia tcnica construda desde a infncia na socializao familiar, diferenciando papis masculinos e femininos, no exerccio cotidiano que se d a tcnica para o menino, como por exemplo, consertar o carro, consertar pequenas mquinas, quando o pai vai chamar o menino para fazer estas coisas e o aprendizado da relao de servio para as meninas: cuidar da boneca, cuidar do irmo menor, ajudar a servir a mesa. As funes de cargos atribudos s mulheres so sempre caracterizadas por esta relao de servio. Nesta perspectiva, o trabalho domstico tem sido caracterizado por esta relao social de disponibilidade para marido e filhos. Esta relao social se passa na invisibilidade, pois no se pode mostrar o que se est fazendo. Esta invisibilidade torna-se social, isto , o trabalho domstico no reconhecido como trabalho porque invisvel. Estudos apontam que em maior percentual, os homens ainda so percebidos como os provedores do lar, cabendo a mulher, papel secundrio, na complementao da rendam ou das rendas consideradas alternativas. Esta perspectiva parece evidenciar-se tanto meio urbano quanto no meio rural. Um dos exemplos, principalmente no que contempla a agricultura familiar a produo de leite, por exemplo. Observa-se, que a atividade produtiva enquanto subsistncia apenas parte, que cabe mulher desempenhar, como tambm auxiliar na lavoura, cuidar dos filhos, da casa e cultivar pequenas hortas, quintais, pomares caseiros, como tambm pequenas criaes. Quando a atividade considerada secundria passa a representar um ganho maior na renda familiar, o pai de famlia ento passa a voltar-se para o comando no desenvolvimento do trabalho subtraindo-se a

competncia feminina no desenvolvimento da atividade (PEZARICO e PEZARICO, 2006). Alm da questo gnero, para a racionalidade camponesa tambm importante considerar as relaes estabelecidas entre geraes, hierarquias e princpios de autoridade de onde so enunciadas as decises sobre a famlia. No conjunto da mobilidade familiar ou individual, o principal condicionante diz respeito ao montante de terra que permita a reproduo social e das condies de vida da famlia. Para Garcia e Heredia (2009), em estudos realizados durante a ltima dcada no Brasil, por exemplo, os roadinhos so aumentados gradativamente na medida em que etapas de juventude vo se sucedendo, principalmente prximas ao casamento. Neste sentido, um elemento articulador presente neste panorama o casamento. pelo casamento que se estabelece a autonomia do casal em relao ao grupo domstico e a explorao agrcola. Trata-se de uma dimenso cultural e histrica da racionalidade camponesa, no sentido de preparao ou formao para a permanncia no campo e de manuteno no somente da propriedade, mas da comunidade. O fato interessante, que tal prerrogativa na perspectiva de gnero, est mais prxima do contexto masculino. Os esforos realizados pelos filhos geralmente so considerados como ajuda e no como trabalho. O desenvolvimento da masculinidade est associado constituio de um novo casal (GARCIA e HEREDIA, 2009). interessante perceber nesta anlise como o casamento representativo de um modo de viver atrelado uma relao entre afetividade, mas tambm utilidade, principalmente na gerao de filhos que continuaro a reproduzir as relaes sociais, em cada tempo da vida, s suas atribuies proporo entre bocas a nutrir e braos a trabalhar A multiplicidade de elementos reunidos at este momento evidencia uma parcela apenas, da heterogeneidade que a racionalidade camponesa apresenta, mas que no contexto da prtica social dialogam como meios no somente de reproduo social, mas inequivocamente de resistncia. 3. A AGRICULTURA FAMILIAR E A RACIONALIDADE CAMPONESA: NO CONTEXTO DO SUDOESTE DO PARAN Discutir sobre a heterogeneidade da racionalidade camponesa implica tambm no estabelecimento de relaes com a prtica social. Assim, dentre as bases tericas que encorpam esta discusso esto os questionamentos acerca das representaes sociais e sua influncia sobre as percepes e significados que os sujeitos exprimem a respeito de suas experincias com as novas formas de organizao para a produo e comercializao da produo dos mais variados produtos agrcolas. Servem as anlises aqui apresentadas os dados apurados em estudos anteriores que se

U n i v e r s i d a d e Te c n o l g i c a F e d e r a l d o P a r a n

S y n e r g i s m u s s c y e n t i f i c a U T F P R , P a t o B r a n c o , 0 6 ( 1 ) . 2 0 11

fundamentaram em experincias variadas com organizaes coletivas e individuais em alguns municpios da regio Sudoeste do Paran. O primeiro estudo a fornecer subsdios neste campo foi apresentado por Kiyota (1999) que apurou singularidades da comercializao e das parcerias que viabilizavam o escoamento da produo familiar no municpio de Capanema-PR. Posteriormente, analisou-se as contribuies de Aguiar (2007) que buscou compreender quais as percepes e significados atribudos ao associativismo a partir das representaes sociais dos agricultores familiares feirantes do municpio de Pato Branco-PR. Alm destes, contriburam os estudos de Scheneider (2007) em cujas pesquisas realizadas a partir projeto IPODE- Sementes e Brotos da Transio, Inovao, Poder e Desenvolvimento em reas Rurais no Brasil, reuniu equipes de pesquisadores nos estados do Rio Grande do Sul, Paran e Rio Grande do Norte, especialmente, os casos iniciais que contemplam quatro agroindstrias de produtos lcteos no Sudoeste do Paran que fundamentaram as anlises e representaram o recorte de experincias paranaenses no projeto. O primeiro ensaio elaborado para atender as propostas de Scheneider (2007) com o projeto IPODE trata sobre as estratgias adotadas por famlias produtoras de leite envolvidas em unidades agroindustriais coletivas e individuais no Sudoeste do Paran in. Kiyota (2008) e teve como objetivo qualificar o processo de diversificao dos agricultores familiares via o entendimento dos seus modos de organizao social, mobilizao de recursos e diferentes formas de inovao dentro de seus sistemas de produo e, especialmente, na sua estratgia agroindustrial. A equipe de pesquisadores envolvida no projeto definiu quatro casos a serem pesquisados, dentre eles o Laticnio Alto Alegre, composto por 20 famlias; o Laticnio Lambedor, com 11 famlias; como organizaes agroindustriais coletivas e as Agroindstrias das famlias de Hilrio Lago e Salvador Zanette como exemplos de agroindstrias individuais. Os casos foram analisados a partir dos resultados apurados nas entrevistas semi-estruturadas, que relataram as trajetrias das famlias e das agroindstrias, condies econmicas e organizacionais, considerando a importncia da organizao das famlias e seus sistemas de produo. Nos trs casos os dados analisados confirmaram a reproduo da racionalidade tpica do modo de vida e dos arranjos sociais da agricultura familiar. So histrias de vida, reproduzidas a partir de propriedades com menos de um alqueire e de outras que no excedem aos 4 mdulos rurais, que precisam diversificar e superar privaes e limitaes impostas pelo sistema vigente. Apresentam em sua maioria, um ncleo familiar com idade avanada e sem perspectivas de renovao, pois os filhos jovens, buscam se qualificar para

disputar vagas no mercado local. H os que ainda moram com a famlia mas trabalham na cidade e, outros que se distanciaram de forma definitiva, se estabelecendo nas cidades para trabalhar e estudar. Desta forma, a fora de trabalho e a gerao de renda nas propriedades decaiu significativamente, enquanto o volume de trabalho permanece constante. Aos homens ainda cabe o trabalho na roa e s mulheres o cuidado com a casa, com os filhos menores ou com os idosos, e os chamados pequenos afazeres como: o trato dos pequenos animais, horta, manejo e ordenha e, nos casos estudados, a produo do queijo. Quanto forma de reproduo social, cabe aos homens a comercializao dos produtos, as decises referentes aos investimentos e a participao em assemblias e demais organizaes coletivas. s mulheres continua atribuio de colaboradoras incansveis nas tarefas da propriedade, da casa, nas festas da capela da comunidade, reunio do clube de mes, responsveis pela educao dos filhos e, em sua maioria, como apoiadora, coadjuvante, sem direito voz ou voto. Trabalho rduo que, na maioria das vezes, representa apenas atos de persistncia e sobrevivncia, aes de reproduo cultural, historicamente desgastadas, mas que, resistem as presses sociais e econmicas, muitas vezes, por medo ou por falta incentivo e da segurana de apoiadores tecnicamente preparados. Outro fator que merece destaque, nos casos estudados, e que parece representar uma alternativa possvel de transformao e de rearranjo social e econmico, a valorizao e o reconhecimento das organizaes coletivas. Tanto aqueles que esto totalmente engajados e satisfeitos com os resultados das aes coletivas, como os que se envolveram em tentativas frustradas e os que ainda buscam incentivos e apoios tcnicos e financeiros, reconhecem as organizaes coletivas como a nica forma de mobilidade social e econmica para os pequenos produtores. O que distingue os casos de sucesso daqueles que procuram se adaptar a presena de apoiadores que inspirem confiana, que saibam fazer, conheam o caminho e coordenem as aes pois estes agricultores e suas famlias no se furtam ao trabalho, a esperana e a f que parecem estar mesmo no sangue dessa raa de desbravadores. Da mesma forma, que revelam suas angstias e percalos, tambm so fontes inesgotveis de determinao e esperana em um futuro melhor. Reafirmam sua esperana na sade para o trabalho, sua preferncia pela vida no campo e almejam volta dos filhos, acreditando que, com o acesso a investimentos em novas tecnologias, infraestrutura e capacitao tcnica s condies de trabalho e renda serviro de estmulo volta dos mesmos.

U n i v e r s i d a d e Te c n o l g i c a F e d e r a l d o P a r a n

S y n e r g i s m u s s c y e n t i f i c a U T F P R , P a t o B r a n c o , 0 6 ( 1 ) . 2 0 11

3.1 O Intercmbio do Rural e do Urbano pela Agricultura Familiar O homem do campo brasileiro, especialmente o agricultor familiar, aquele que soma as foras individuais dos membros de sua famlia para produzir e comercializar bens que oportunizem melhores condies de vida e trabalha coletivamente , sem dvida, um importante objeto de estudo para pesquisadores das Cincias Sociais Aplicadas, face o importante impacto que estes geram no desenvolvimento das regies onde vivem. Somam-se a estes fatores, ideais de um espao de vida em que impere a cooperao e a solidariedade amparadas por aes criativas que elevem a autoestima, potencializem a agricultura familiar como meio da sustentabilidade ambiental, social e econmica que viabilizem a permanncia destas famlias onde elas melhor se identificam. A literatura sobre os sujeitos desta histria de excluso apresenta inmeros relatos de sofrimento, esperana e luta contnua de seguidas geraes que buscam a oportunidade da chamada subsistncia, de alimentar-se a si e aos seus com a dignidade e o suor do seu trabalho. As discusses sobre o papel da agricultura familiar para a economia local e nacional trouxeram novos enfoques especialmente s polticas pblicas que valorizavam o sistema produtivista na agricultura, responsabilizando-as pelo grave problema de excluso dos grupos sociais que acabaram marginalizados pelo processo. O conceito de agricultura familiar adotado neste estudo est respaldado nas anlises de Wanderley (1999) cuja concepo atende situao em que a famlia , ao mesmo tempo, proprietria dos meios de produo e assume o trabalho do estabelecimento produtivo. O que sistematicamente traz conseqncias fundamentais para o sistema econmico e social do ambiente onde est inserida: Esta categoria necessariamente genrica, pois a combinao entre propriedade e trabalho assume no tempo e no espao, uma grande diversidade de formas sociais (WANDERLEY, 1999, p. 23). Corra (2002) contribui quando apresenta a unidade familiar como espao de produo e de consumo, que abriga um conjunto de prticas e de relaes sociais especficas (CORRA, 2002, p. 131). Para esta autora, a lgica de funcionamento das unidades produtivas distinta, mas possui alguns elementos comuns: trabalho, terra e famlia que esto interligados. Desta forma, a particularidade da agricultura familiar est na relativa autonomia dada pelo carter familiar de sua produo, uma vez que o grupo domstico controla os meios de produo e o processo de trabalho, sendo ele ao mesmo tempo a unidade de produo e de consumo do estabelecimento. Para Corra (2002), o agricultor familiar contemporneo possui caractersticas diferentes do campons, especialmente nos efeitos causados pela abertura do mundo rural ao modo de vida

moderno. Atualmente, o agricultor familiar est integrado ao mercado de diversas formas e, portanto, sofre os efeitos diretos e indiretos da reproduo do capital:
Muito embora a produo permanea familiar, as transformaes tecnolgicas associadas s mudanas de comportamento nas sociedades modernas, refletem-se na composio interna das famlias que, atualmente, so mais reduzidas e, no que diz respeito ao trabalho no estabelecimento, no h necessidade de envolver todos os membros na produo. Alm disso, o consumo tambm sofre redefinio, ou seja, o agricultor participa da sociedade moderna e, por isso, aspira conquista de todos os bens materiais e culturais disponveis. (CORRA, 2002, p.113).

Assim, qualquer esforo na anlise das percepes dos sujeitos na agricultura familiar, deve-se observar no apenas s condies objetivas, mas especialmente aquelas subjetivas de existncia, como as condies scioculturais, valores e expectativas inerentes s suas identidades culturais individuais e coletivas. Veiga (2001) destaca a questo rural, como a necessria insero dos espaos e das populaes rurais na dinmica econmica e social moderna, assegurando a preservao dos recursos naturais como patrimnio de toda a sociedade. Para ele, so estes os termos do debate social que tem como foco a problemtica do desenvolvimento territorial/local segundo trs questes especficas: a pobreza e a excluso social, as polticas de desenvolvimento territorial e o lugar da agricultura e dos agricultores neste novo contexto. (VEIGA, 2001, p. 113). Especialmente sobre o lugar dos agricultores neste novo contexto, h um crescente nmero de estudos nas Cincias Sociais que versam sobre a reconstruo do rural como um modo de ocupao diferenciado, com qualidade de vida e de formao de novas identidades mostrando um esforo continuado para a criao de redes de colaborao que construam um rural mais forte. Um novo olhar sobre o meio rural com alternativas para o emprego e para a melhoria no modo de vida sob a forma de um pacto social proposto por Wanderley (2000), que define o espao como um lugar integrado ao conjunto da sociedade e s relaes internacionais. Um todo que se move em um espao fsico diferenciado e especfico e no mais sob a tica de espao socialmente vazio. Sob esta perspectiva, afirma a autora, que h a homogeneizao espacial e social, com crescente perda das fronteiras entre os dois espaos. No sendo mais possvel estabelecer limites entre o espao urbano, apresentado como fonte de progresso e dos valores dominantes, e o rural ao qual j se confere o status de lugar de vida e de trabalho, meio dinmico onde se v e se vive o mundo, at a pouco visto como polo atrasado. A autora explica ainda que, nesta relao de aproximao e integrao entre os dois polos, no h a destruio de suas particularidades

U n i v e r s i d a d e Te c n o l g i c a F e d e r a l d o P a r a n

S y n e r g i s m u s s c y e n t i f i c a U T F P R , P a t o B r a n c o , 0 6 ( 1 ) . 2 0 11

e afirma no haver mais a possibilidade do fim do rural. Um enfoque que permite a paridade social, nas quais as representaes sociais dos espaos reiteram diferenas significativas que repercutem sobre as identidades, direitos e posies sociais. Fatos h muito almejados pela populao rural que se identifica com as reivindicaes da vida cotidiana de qualquer outro cidado. Sob este aspecto, o rural insere-se num campo ampliado de trocas sociais de revalorizao dos espaos locais, onde sua capacidade de organizao e presso estabelecida pelo impacto dos seus movimentos sociais. Quando se relaciona o espao rural como um lugar de vida, observa-se nele os conceitos fundamentais de convivncia, relacionamentos pessoais, prticas religiosas e culturais, lazer e trabalho. Para Souza (1997) o espao social como uma dimenso material e objetiva, um produto de transformao da natureza pelo trabalho social, o autor afirma que o espao palco das relaes sociais, que no um espao abstrato, mas concreto, geogrfico e criado nos marcos de uma determinada sociedade:
[...] Como qualquer realidade social, o espao no uma entidade apenas objetiva; sua objetividade lida (inter) subjetivamente, sua materialidade dotada de significaes especficas para cada indivduo (subjetividade), mas que so tambm, em certa medida, compartilhadas por vrios indivduos (intersubjetividade). (SOUZA, 1997, p.23).

Enquanto para Ferreira (1999) o espao rural possui particularidades que o identificam e denominam como tal, mas que, ao mesmo tempo, expresso de todos os processos de integrao, fluidez e crise que marcam o mundo contemporneo. As argumentaes formuladas at o momento baseiam-se nas afirmaes de que, nas sociedades modernas, reduziram-se as diferenas nas condies de vida dos habitantes do meio rural e das cidades. Esta paridade social tornou mais atrativa vida no campo para muitos citadinos que no renunciaram s vantagens e facilidades do progresso urbano que beneficiaram tambm a qualidade de vida associada vida rural. Para Veiga (2001) a paridade real entre o urbano e o rural est longe de ser alcanada de forma homognea, pois partes significativas do espao rural correspondem freqentemente, s zonas mais fragilizadas dos territrios e suas condies de inferioridade se intensificam no acesso desta populao aos bens e servios materiais, sociais e culturais. Especialmente aos bens e servios bsicos, oferecidos pelas instituies pblicas e que tm efeito direto sobre a vida das pessoas, gerando dificuldades para assegurar o funcionamento das instituies locais. O autor refere-se ao estudo de Kayser, na Frana,

no qual o rural ainda marcado pelo estigma da inferioridade secular onde, mesmo o meio rural prspero, faz parte dos fracos. So segundo Veiga, questes que se repetem em territrio brasileiro onde a fraca densidade de populao e de servios, a baixa produtividade e a atividade ambiental de base so ameaadas pelos seus prprios sucessos. A fragilidade freqentemente percebida, como a conseqncia da distribuio desigual no espao da riqueza de uma sociedade. oportuno observar que o mesmo autor destaca a existncia de casos em que a organizao dos habitantes do meio rural em torno de importantes movimentos sociais, contrrios a algumas polticas, bem sucedidos em suas reivindicaes de implantao ou manuteno de equipamentos coletivos no espao local. A reorientao nas polticas voltadas para o meio rural promovidas por pases mais avanados deu origem a uma nova abordagem, do desenvolvimento territorial pressupondo o reconhecimento poltico da necessidade de integrao aos processos de desenvolvimento dos espaos e das populaes, marginalizados ou excludos, valorizando os recursos naturais, sociais e culturais de cada territrio. So iniciativas que apontam experincias positivas em vrias regies do pas tendo como principais caractersticas a influncia da cultura local e os valores de confiana mtua, nas quais, as foras individuais somadas transformam os sujeitos em cidados conscientes e capazes de produzir com maior lucratividade e eficincia, mostrando que possvel a transformao da realidade. Na regio Sudoeste, despontam vrias iniciativas de sucesso, a partir das organizaes coletivas, especialmente no associativismo. O estudo de Kiyota (1999) j apresentava resultados significativos da experincia associativa atravs da produo orgnica, da comercializao e das parcerias que viabilizam escoamento da produo familiar no municpio de Capanema-PR. Para Kiyota (1999) as parcerias promovidas a partir da organizao coletiva dos agricultores familiares na regio oportunizaram a comercializao de produtos como a soja orgnica, feijo, trigo, milho e acar mascavo, em grande escala, no mercado interno e com expectativas de exportao. Alm destes, preparava-se para a implantao de projeto de expanso, com a produo de maracuj e carnes orgnicas. sob este contexto, que surgem as discusses sobre as novas prticas coletivas emergentes, imersas na polmica operacional, na qual o que se procura retomar a garantia permanncia no meio rural pelas famlias que dele tiram seu sustento e que possuem estreitos vnculos com sua propriedade, como forma de identidade territorial. O crescimento do nmero de organizaes coletivas e de diversificao das atividades na prtica agrcola, em vrias regies do pas, proporcionou

U n i v e r s i d a d e Te c n o l g i c a F e d e r a l d o P a r a n

S y n e r g i s m u s s c y e n t i f i c a U T F P R , P a t o B r a n c o , 0 6 ( 1 ) . 2 0 11

um acrscimo renda do agricultor familiar oportunizando, por exemplo, o investimento na melhoria dos padres das residncias e no conforto oferecido famlia ou outros mais especficos como seleo de matria prima para o artesanato, ou ainda prestao de servios de lazer ligado natureza, ou mesmo ao turismo rural. Schneider (2003) refere-se tambm necessidade de se fazer uma anlise no apenas condicionada ao papel da forma familiar de produo no processo de acumulao do capital, mas como tentativa de entender as transformaes ocorridas no modo de vida das famlias, sua existncia no interior de uma sociedade mais ampla. Corra (2002) corrobora com esta afirmao ao comentar que a proximidade com o meio urbano, as facilidades de acesso e a universalizao das necessidades de consumo contriburam para agravar a questo da renda das famlias agricultoras levando-os a buscar o assalariamento temporrio:
O trabalho externo complementa o rendimento da unidade de produo e serve tambm, para suprir as necessidades do grupo familiar. Alm disso, a maior parte 60% das unidades possui fontes de renda externas, originrias de atividades no agrcolas, como comrcio, construo civil, trabalho domstico, aposentadoria, profisses liberais. Tais estratgias so fundamentais para assegurar a reproduo familiar (CORRA, 2002, p. 131).

pensar outras formas de desenvolvimento e de projetos societrios para alm da rentabilidade, tais como os saberes tradicionais, os vnculos comunitrios e a conscincia sobre o metabolismo ambiental sustentvel. Experincias estas tambm localizadas no contexto do Sudoeste do Paran, que despontam como perspectivas nos horizontes para pensar o desenvolvimento regional. REFERNCIAS
AGUIAR, A. M. L. O Desafio do Associativismo na Agricultura Familiar: o caso dos produtores rurais feirantes do municpio de Pato Branco. Ponta Grossa: UEPG. 2007. 161 p. (Dissertao de Mestrado em Cincias Sociais Aplicadas). CHAYANOV, A. Sobre a teoria dos sistemas econmicos no capitalistas. In: SILVA, J. G; STOLCKE, V. A questo agrria. So Paulo: Brasiliense, 1981. CORRA, W.K. & GERARDI L. H. de O. A Produo Familiar e os Desafios do Mercado. Revista de Cincias Humanas, Ed. UFSC, Florianpolis, n 31, abril 2002. GARCIA JR, A.; HEREDIA, B. Campesinato, famlia e diversidade de exploraes agrcolas no Brasil. In: MENEZES, M. A. de; GODOI, E. P. de (org.). Diversidade do campesinato: expresses e categorias. Vol. II. So Paulo: UNESP e NEAD, 2009. HIRATA, H. Tecnologia, formao profissional e relaes de gnero no trabalho. Revista Educao & Tecnologia. V. 6 n. 1. Maio. p. 144- 146. Curitiba: CEFET-PR. KAUTSKY, K. A questo agrria. Rio de Janeiro: Editora Laemmert, 1968. KIYOTA, N. Agricultura familiar e suas estratgias de comercializao: um estudo de caso no municpio de Capanema Regio Sudoeste do Paran. Lavras: UFLA. 1999. 149p. (Dissertao de Mestrado em Administrao Rural). ___________Condicionantes, estratgias, organizao e agroindustrializao nos sistemas de produo familiares com a cadeia leite no Territrio Sudoeste do Paran. Projeto Edital MDA/SAF/MCT/SECIS/FNDCT/Ao Transversal I/CNPq N 24/2008. 28p., 2008. LAMARCHE, H. Agricultura familiar. Volume I. Campinas: Unicamp, 1993. MARX, K. Formaes econmicas pr-capitalistas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. MENDRAS, H. Sociedades camponesas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. PEZARICO, C.R. e PEZARICO, G. Formao Profissional: vises de gnero a partir do PRONAF-Mulher. Secretaria de Estado da Gesto Pblica: Estado do Mato Grosso do Sul, 2006). SCHNEIDER, S. A Pluriatividade na Agricultura Familiar. Porto Alegre: UFRGS, 2003. __________, S. Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Endgeno: Elementos Tericos e um Estudo de Caso. In Desenvolvimento Rural: tendncias e debates contemporneos. Iju: Uniju, 2006. SCHENEIDER, S. Sementes e brotos da transio: inovao, poder e desenvolvimento em reas rurais do Brasil (Acrnimo: IPODE). Projeto de pesquisa. Edital MCT/CNPq 15/2007 Universal. 22p. 2007. SILVA, Nanci. S. (2005) Reestruturao produtiva e gnero: um estudo de caso em duas empresas de linha branca. Tese de Doutorado. DPCT-IG/Unicamp. Campinas. VEIGA J.E., A face territorial do desenvolvimento. Anais do 28 Encontro Nacional de Economia - ANPEC, Belm, dez.1999. _____, J. E A Face Rural do Desenvolvimento: natureza, territrio e agricultura Porto Alegre: Ed.UFRGS, 2000. VEIGA S.M., Associaes: Como Construir Sociedades Civis Sem Fins Lucrativos. Rio de Janeiro: DP&A: Fase, 2001 WANDERLEY, L. Os Sujeitos Sociais em Questo in Revista Servio Social e Sociedade, n. 40, Cortez, So Paulo, 1992.

Cabe destacar que toda esta complexa relao conta com determinadas situaes histricas, com as influncias culturais, com sua dinmica e com a reproduo estabelecida pela imerso deste ncleo no regime capitalista vigente. 4. CONSIDERAES FINAIS Diante das anlises realizadas a caracterstica que emerge da racionalidade camponesa sua heterogeneidade. Esta, por sua vez, parece estar intrinsecamente ligada capacidade histrica de adaptao dos camponeses no sentido de no somente resistir, mas reproduzir seu modo de viver fundamentado na reproduo de suas relaes sociais e da manuteno da propriedade para a explorao familiar e por conseqncia, de sua comunidade. A racionalidade analisada aqui, obviamente que de modo breve e fragmentado, dada a complexidade do tema, nos atenta para a necessidade de amplitude de abordagens tericas e metodolgicas que dialoguem com outras lgicas que no somente a lgica produtivista e reprodutora do capital, constituindo-se em tarefa fundamental para a superao do modelo hegemnico vigente e compreenso das contradies existentes em seu bojo. Ainda, cabe salientar que o processo de reproduo das relaes sociais de base na explorao familiar camponesa repleto de elementos que permitem

U n i v e r s i d a d e Te c n o l g i c a F e d e r a l d o P a r a n

S y n e r g i s m u s s c y e n t i f i c a U T F P R , P a t o B r a n c o , 0 6 ( 1 ) . 2 0 11 WANDERLEY, M. N. B. Em busca da modernidade social: uma homenagem a Alexander V. Chayanov. In: FERREIRA, A. D. D.; BRANDENBURG, A. Para pensar outra agricultura. Curitiba: UFPR, 1999. WANDERLEY, M.N.B. Razes Histricas do Campesinato Brasileiro. In TEDESCO, J.C. Agricultura Familiar: realidades e perspectivas. Passo Fundo. EDIUPF, 1999. ___________,M.N.B., A emergncia de uma nova ruralidade nas sociedades modernas avanadas o rural como espao singular e ator coletivo. Revista Estudos Sociedade e Agricultura, n.15,out/2000, ed. UFRRJ, 2000. ___________, M.N.B. A ruralidade no Brasil Moderno- Por um Pacto social pelo Desenvolvimento Rural. In:GIARRACCA, N. (Org). Uma nova ruralidade na Amrica Latina? Buenos Aires: Lasco, 2001.

U n i v e r s i d a d e Te c n o l g i c a F e d e r a l d o P a r a n

Anda mungkin juga menyukai