Anda di halaman 1dari 12

Maro/2013

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista-Administrao
Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova D04, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. - contm a proposta e o espao para rascunho da Redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa.

Objetiva Redao

- Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova de Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente e tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - Em hiptese alguma o rascunho da Prova de Redao ser corrigido. - A durao da prova de 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes objetivas, preencher a Folha de Respostas, fazer a Prova de Redao e transcrever na Folha de Respostas correspondente. - Ao terminar a prova, entregue ao fiscal da sala todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova D04, Tipo 001


PROVA OBJETIVA Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 8 referem-se ao texto seguinte. Vista cansada Acho que foi Hemingway quem disse que olhava cada coisa sua volta como se a visse pela ltima vez. Essa ideia de olhar pela ltima vez tem algo de deprimente. Olhar de despedida, de quem no cr que a vida continua, no admira que Hemingway tenha acabado como acabou. Fugiu enquanto pde do desespero que o roa e daquele tiro brutal que acabou dando em si mesmo. Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver, disse o poeta. Um poeta s isto: um certo modo de ver. O diabo que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar. V no vendo. Experimente ver pela primeira vez o que voc v todo dia, sem ver. Parece fcil, mas no . O que nos cerca, o que nos familiar, j no desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina como um vazio. Voc sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se algum lhe perguntar o que que voc v no seu caminho, voc no sabe. De tanto ver, voc no v. Sei de um profissional que passou trinta e dois anos a fio pelo mesmo hall do prdio de seu escritrio. L estava sempre, pontualssimo, o mesmo porteiro. Dava-lhe bom-dia e s vezes lhe passava um recado ou uma correspondncia. Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer. Como era ele? Sua cara? Sua voz? No fazia a mnima ideia. Em trinta e dois anos, nunca o viu. Para ser notado, o porteiro teve que morrer. O hbito suja os olhos e lhes baixa a voltagem. Mas h sempre o que ver. Gente, coisas, bichos. E vemos? No, no vemos. Uma criana v o que o adulto no v. Tem olhos atentos e limpos para o espetculo do mundo. O poeta capaz de ver pela primeira vez o que, de to visto, ningum v. H pai que nunca viu o prprio filho. Marido que nunca viu a prpria mulher, isso existe s pampas. Nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos. por a que se instala no corao o monstro da indiferena.
(Otto Lara Resende, Bom dia para nascer)

2.

H uma relao de causa e efeito entre as seguintes afirmaes: (A) (B) (C) (D) (E) de tanto ver, a gente banaliza o olhar e Parece fcil, o mas no (2 pargrafo) passou trinta e dois anos a fio e pelo mesmo hall do o prdio (3 pargrafo) L estava sempre, pontualssimo e Para ser notado, o o porteiro teve que morrer (3 pargrafo) O hbito suja os olhos e lhes baixa a voltagem e o No, no vemos (4 pargrafo) Marido que nunca viu a prpria mulher e isso existe o s pampas (4 pargrafo)

_________________________________________________________

3.

Considerando-se o contexto, a expresso a gente banaliza o o olhar (2 pargrafo) aciona um sentido oposto ao que sugere o segmento (A) (B) (C) (D) (E) Essa ideia de olhar (...) tem algo de deprimente. Tem olhos atentos e limpos. o que, de to visto, ningum v. Nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos. se instala no corao o monstro da indiferena.

_________________________________________________________

4.

A frase do texto cujo sentido se mantm numa nova e correta redao : (A) Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver = Comigo morre um certo modo de ver, ainda que eu venha a morrer. De tanto ver, voc no v = Voc no v, apesar de tanto ver. Em trinta e dois anos, nunca o viu. = Nunca o viu, por fora de ter-se passado trinta e dois anos. O hbito suja os olhos e lhes baixa a voltagem = Mesmo que lhes suje, o hbito baixa a voltagem dos olhos. Uma criana v o que o adulto no v = No v o adulto coisas que v a criana.

(B) (C) (D)

(E)

_________________________________________________________

5.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. No primeiro pargrafo, o autor do texto estabelece


uma relao direta entre o pessimismo da frase atribuda a Hemingway e o brutal suicdio que este viria a cometer.

1.

Deve-se entender o ttulo do texto Vista cansada como uma aluso do autor ao fato de que (A) os pessimistas, como Hemingway, acreditam que nosso olhar para as coisas implica sempre uma viso de despedida da vida. os poetas, ao contrrio de Hemingway, pensam ver tudo como se estivessem sempre se revelando um mundo inteiramente original. ns tendemos a deixar de ver as coisas porque mecanizamos nosso olhar, no distinguindo o que lhes caracterstico. ns tendemos a reparar to somente nos detalhes das coisas, perdendo o sentido da viso do conjunto a que se integram. ns tendemos, com o tempo, a enfraquecer nossa viso das coisas pelo excesso de ateno que nos esforamos para lhes dedicar.

II. No segundo pargrafo, o certo modo de ver que o


poeta julga morrer com ele valoriza a perspectiva pessoal da qual nasce uma bem particular viso do mundo.

(B)

III. No ltimo pargrafo, o sentimento da indiferena,


que nos invade, diretamente relacionado viso opaca das coisas causada pelo hbito. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

(C)

(D)

(E)

I e II, somente. I e III, somente. II, somente. II e III, somente. I, II e III.


DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova D04, Tipo 001


6. Esto plenamente respeitadas as normas de concordncia verbal na frase: (A) Devem-se emprestar a todas as coisas, nas palavras de Hemingway, o olhar daquele que as v pela derradeira vez, como se delas se despedissem. O desespero das tantas dores que podem afligir certos homens levam alguns desses infelizes ao suicdio, o que parece explicar a triste e brutal deciso de Hemingway. Guardam muita ironia as palavras de que se valeu o autor para mostrar que somente a notcia da morte do porteiro fez alguns notarem que ele havia existido. Sempre haver o marido e o pai que no tem olhos para ver, de fato, quem so sua esposa e seu filho, quem de fato so esses a quem no rende momentos de ateno. A criana, tal como ocorre com os poetas, so capazes de olhar as coisas com to dedicada ateno que acabam por estabelecer uma viso efetivamente criativa de tudo. Ateno: As questes de nmeros 9 a 15 referem-se ao texto seguinte. O maior, o melhor H algum tempo um jornal de grande circulao promoveu uma enquete para saber qual o maior escritor brasileiro, se Machado de Assis ou se Guimares Rosa. Parece que antes de mais nada j no haveria qualquer dvida sobre os dois maiores, cabendo apenas hierarquiz-los. Essa mania de o maior, o melhor est cada vez mais incorporada ao competitivo mundo moderno. Trata-se de eleger logo um absoluto, um superlativo, numa espcie de torneio promovido a propsito de tudo: o melhor cantor, o melhor atacante, o maior empresrio, o maior bandido... Muito sabiamente, o poeta Manuel Bandeira resolveu logo a parada, declarando-se j de sada um poeta menor, e ainda pediu desculpas por isso. Convivendo com a tuberculose desde adolescente, nosso poeta conviveu tambm com a alta probabilidade de uma morte precoce e a morte, como se sabe, costuma relativizar tudo. Ela no respeita nem os maiores, nem os melhores. Qualquer hierarquia perde o sentido diante dela. E justamente por se saber menor, isto , mortal, humano, falvel, limitado, o poeta Manuel Bandeira acabou fazendo de suas pequenas experincias uma grande e comovente poesia. Ele poderia ser exemplo para todos os que corremos atrs do primeiro lugar, do prmio mximo, do recorde mundial. Essa tolice de achar que a felicidade est no topo do Everest e em nenhum outro lugar alimenta a mquina de ansiosos em que a nossa sociedade se converteu. Quem fica de olho no mximo perde toda a graa do mnimo, que onde, afinal, se aloja a felicidade possvel. Os pequenos momentos, os detalhes da afetividade, as palavras simples e necessrias, os gestos minsculos mas imprescindveis jamais ganharo um prmio Nobel. E no entanto est nessa aparente pequenez, no tenho dvida, o que pode dar sentido nossa vida.
(Agostinho Rubinato, indito)

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

7.

Est transposta para a voz passiva, sem prejuzo para o sentido, a seguinte construo: (A) (B) (C) (D) (E) Hemingway acabou dando um tiro em si mesmo = Um tiro se deu o prprio Hemingway. Acaba-se por banalizar o modo de olhar = O modo de olhar acaba por ser banalizado. Ele cometeu o desagravo de falecer = O cometimento de falecer desagravou-o. H pai que nunca viu o prprio filho = H o prprio filho que nunca ter sido visto pelo pai. No corao instala-se o monstro da indiferena = O monstro da indiferena tem sido instalado no corao.

_________________________________________________________

8.

Est plenamente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) Crianas e poetas, acredita o autor, so capazes de olhar o mundo de modo atento e criativo, como se o olhassem pela primeira vez, revelando nele, por isso, faces que, para a maioria de ns, permanecem ocultas. Crianas e poetas acredita o autor, so capazes de olhar, o mundo, de modo atento e criativo como se o olhassem pela primeira vez, revelando nele por isso faces que para a maioria de ns permanecem ocultas. Crianas e poetas acredita o autor, so capazes de olhar o mundo de modo atento, e criativo, como se o olhassem pela primeira vez revelando nele, por isso, faces que para a maioria de ns permanecem ocultas. Crianas e poetas, acredita o autor: so capazes de olhar o mundo de modo atento e criativo, como se o olhassem, pela primeira vez revelando nele, por isso, faces que para a maioria de ns, permanecem ocultas. Crianas e poetas, acredita o autor, so capazes de olhar o mundo, de modo atento e criativo, como se o olhassem pela primeira vez, revelando nele por isso faces que, para a maioria de ns permanecem ocultas.

(B)

(C)

9.

O texto mostra que h uma ntima conexo entre (A) (B) (C) (D) (E) a necessidade de se hierarquizar tudo e a simplicidade da poesia de Manuel Bandeira. a disputa entre Machado de Assis e Guimares Rosa e a falta de sentido do prmio Nobel. a obsesso pelos superlativos e a competitividade do mundo moderno. o destemor diante da morte e a procura do sucesso a qualquer preo. o prestgio do sucesso mximo e a felicidade advinda do mximo sacrifcio. 3

(D)

(E)

DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova D04, Tipo 001


10. Atente para as seguintes afirmaes: 13.

I. Ainda que ache despropositada a comparao entre Machado de Assis e Guimares Rosa, pelas diferenas de seus caminhos literrios, o autor expressa a plena convico de que se trata dos nossos dois maiores escritores.

Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Os que levariam a vida pensando apenas nos valores absolutos talvez faam melhor se pensassem no encanto dos pequenos bons momentos. H at quem queira saber quem fosse o maior bandido, entre os que recebessem destaque nos popularescos programas da TV. No admira que os leitores de Manuel Bandeira gostam tanto de sua poesia, sobretudo porque ela no tenha aspiraes a ser metafsica. Se os adeptos da fama a qualquer custo levarem em conta nossa condio de mortais, no precisariam preocupar-se com os degraus da notoriedade. Quanto mais aproveitssemos o que houvesse de grande nos momentos felizes, menos precisaramos nos preocupar com conquistas superlativas.

II. Deve-se entender do texto que a simplicidade da


poesia de Manuel Bandeira, se no fez dele um poeta notvel, tornou-o apto a enfrentar as grandes adversidades da vida, habilitando-o a ser feliz como poucos o foram em seu tempo.

(B)

III. O texto sugere que, diante da implacabilidade da


morte, deveramos aprender a relativizar as coisas, encontrando no aparentemente menor a possibilidade da grandeza e da felicidade, como o fez Manuel Bandeira. Em relao ao texto est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 11.

(C)

(D)

I e II, somente. II, somente. II e III, somente. III, somente. I, II e III.

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

14.

A excluso das vrgulas alterar o sentido da seguinte frase:

Atente para a seguinte frase: Manuel Bandeira, em meio a tantas lutas por pres-tgio, resolveu identificar-se como poeta menor e dispensar-se, assim, de escalar o Everest. Mantm-se o sentido bsico e a correo da frase acima nesta outra redao: (A) Assumindo-se como poeta menor, Manuel Bandeira, em meio s batalhas entre os ambiciosos, poupouse de buscar a glria mxima. Em vez de escalar as hierarquias, Manuel Bandeira lutou o quanto pde entre os menores, s assim alcanando seu mximo galardo. Ao se proclamar poeta menor, Manuel Bandeira se imps sobre seus competidores, chegando desta feita ao cume da realizao potica. Ao em vez de pretender o alto e o distante, o poeta menor Manuel Bandeira desistiu de competir por prestgio, entre os tantos que o perseguiam. Por lhe preferir o menor, Manuel Bandeira disps-se a recusar o maior, abandonando o pico da glria por cuja todos batalhavam.

I. Pensando nos homens ambiciosos, que querem


escalar o Everest a qualquer preo, o autor lembra o exemplo contrrio de Manuel Bandeira.

II. Manuel Bandeira tornou-se, para muitos leitores,


um exemplo de conquista da profundidade potica encontrada no que simples.

III.

(B)

Manuel Bandeira legou aos amigos, que nunca deixaram de o admirar, exemplares autografados de sua obra completa.

(C)

Atende ao enunciado SOMENTE o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 15.

I e II. I e III. II. II e III. III.

(D)

(E)

_________________________________________________________

12.

O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do PLURAL para preencher adequadamente a lacuna da frase: (A) Nem Everest, nem recorde mundial, nenhuma obsesso dessas ...... (dever) levar-nos a uma luta ingente e, quase sempre, inglria. s pequenas coisas do cotidiano, aos versos simples que se ...... (dedicar), em suas obras-primas, o poeta Manuel Bandeira. O mrito e a importncia de um prmio como o Nobel no ...... (caber) discutir, mas no h por que desmerecer quem nunca o ganhou. A um poeta como Manuel Bandeira jamais ...... (ter) atormentado aquelas vises da glria que tantos perseguem obstinadamente. As competies a que se ...... (lanar), em nossos dias, todo e qualquer postulante fama jamais sensibilizaram nosso grande lrico.

_________________________________________________________

O elemento sublinhado constitui uma falha de redao na frase: (A) O esprito de competio pelo qual se deixa empolgar acabar levando-o loucura. Trata-se de um artista de cujas qualidades ningum deixa de acreditar. Parecia-lhe prefervel perder a competio com dignidade a ganh-la com desonra. Manuel Bandeira, cuja poesia logo me encantou, foi um lrico originalssimo. Durante a competio, a vitria da qual ele estava confiante escapou-lhe inteiramente das mos.
DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional2

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova D04, Tipo 001


Raciocnio Lgico-Matemtico

16.

Em uma empresa,

2 3 1 dos funcionrios so homens e falam ingls. Sabendo que dos funcionrios so mulheres que no 3 5 12 falam ingls, pode-se concluir que os homens que falam ingls representam, em relao ao total de funcionrios, uma frao
equivalente a

(A)

3 10 7 20 2 5 9 20 1 2

(B)

(C)

(D)

(E)

17.

Artur pretende investir R$ 10.000,00 por um perodo de um ano. Por isso, est avaliando dois investimentos oferecidos pelo gerente de seu banco. Investimento I: regime de juros simples, com taxa de 1% ao ms. Investimento II: regime de juros compostos, com taxa de 6% ao semestre. Ao comparar os dois investimentos, Artur concluiu que (A) (B) (C) (D) (E)

I mais vantajoso, pois ter rendido R$ 36,00 a mais do que II aps um ano. I mais vantajoso, pois ter rendido R$ 18,00 a mais do que II aps um ano.
eles so indiferentes, pois ambos tero rendido R$ 1.200,00 aps um ano.

II mais vantajoso, pois ter rendido R$ 18,00 a mais do que I aps um ano. II mais vantajoso, pois ter rendido R$ 36,00 a mais do que I aps um ano.

18.

A soma S dada por:


S= 2 + 8 +2 2 +2 8 +3 2 +3 8 +4 2 +4 8 +5 2 +5 8 Dessa forma, S igual a (A) (B) (C) (D) (E) 90 405 900 4050 9000

DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova D04, Tipo 001


19. Os nmeros 1, 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18 e 36 devero ser distribudos entre os nove quadrados menores de um quadriculado 3 3, de modo que: cada um dos nove nmeros seja escrito uma nica vez; cada quadrado menor contenha exatamente um nmero; os produtos dos trs nmeros de uma mesma linha, de uma mesma coluna e de uma mesma diagonal do quadriculado sejam todos iguais a um mesmo valor P. Considere a distribuio iniciada na figura abaixo.

12 6 4
Se as regras descritas forem todas obedecidas, o quadrado escuro dever ser preenchido pelo nmero (A) (B) (C) (D) (E) 20. 1. 2. 3. 9. 18.

As seis faces de um dado so quadrados cujos lados medem L. A distncia do centro de um desses quadrados at qualquer um de seus vrtices (cantos do quadrado) igual a D. Uma formiga, que se encontra no centro de uma das faces do dado, pretende se deslocar, andando sobre a superfcie do dado, at o centro da face oposta. A menor distncia que a formiga poder percorrer nesse trajeto igual a (A) (B) (C) (D) (E) 2L. 2L + D. 2L + 2D. L + 2D. L. Legislao Institucional

21.

O direito fundamental assistncia jurdica integral e gratuita prestada pelo Estado, previsto no artigo 5 , LXXIV, da Constituio Federal brasileira, tem como destinatrios (A) (B) (C) (D) (E) todos os cidados brasileiros, pois se trata de direito universal. as pessoas que comprovarem insuficincia de recursos. as pessoas fsicas e jurdicas, independentemente dos recursos que disponham. as pessoas necessitadas, desde que possuam atestado de pobreza. as pessoas necessitadas, desde que beneficirias de programas governamentais de transferncia de renda.

22.

A Constituio Federal brasileira, em seu artigo 134, e a Constituio do Estado do Rio Grande do Sul, em seu artigo 120, asseveram que a Defensoria Pblica instituio essencial funo jurisdicional do Estado. Nesse sentido, pode-se afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) em todos os processos judiciais deve haver a interveno da Defensoria Pblica. a Defensoria Pblica rgo do Poder Judicirio. a assistncia jurdica integral e gratuita prestada pela Defensoria Pblica assegura, em igualdade de condies, o acesso justia pelos necessitados. compete Defensoria Pblica o exerccio da funo jurisdicional do Estado. a organizao da Defensoria Pblica do Estado est vinculada organizao do Poder Judicirio, devendo prever um nmero equivalente de Defensores e Juzes em cada comarca.
DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova D04, Tipo 001


23. A Defensoria Pblica do Estado possui, em razo de o expressa previso constitucional (art. 134, 2 , da Constituio Federal brasileira), autonomia administrativa e funcional, que lhe assegura (A) a eficcia plena e a executoriedade imediata de suas decises, ressalvada a competncia constitucional do Poder Judicirio e do Tribunal de Contas. o exerccio de suas funes institucionais livre de presses, uma vez que no est sujeita a controles externos. independncia em relao ao Poder Executivo, no mais o integrando. a competncia legislativa de seu Conselho Superior. a possibilidade de criao de cargos por ato administrativo do Defensor Pblico-Geral, aps a anlise pelo Conselho Superior. 27. A substituio legal do Defensor Pblico-Geral do Estado, em suas faltas, licenas, frias e impedimentos, compete ao (A) (B) (C) (D) (E) Corregedor-Geral. membro mais antigo do Conselho Superior. Defensor-Geral Adjunto. Subdefensor Pblico-Geral. Defensor Pblico de classe especial mais antigo em exerccio.

(B)

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

28.

Ao estabelecer normas gerais para a organizao da Defensoria Pblica nos Estados, a referida Lei Complementar Federal prev (A) (B) (C) (D) (E) a possibilidade de criao de Defensorias Pblicas Municipais. a nomeao do Corregedor-Geral da Defensoria Pblica pelo Governador do Estado. a subordinao hierrquica entre a Defensoria Pblica Estadual e a Defensoria Pblica da Unio. a eleio direta do Defensor Pblico-Geral, sem a interveno do Chefe do Poder Executivo Estadual. que a organizao da Defensoria Pblica do Estado deve primar pela descentralizao.

_________________________________________________________

24.

A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul tem como funo a promoo da qualidade dos servios prestados pela instituio, competindo-lhe (A) instaurar processo disciplinar contra membros e servidores da instituio, em razo de representaes encaminhadas pela Corregedoria-Geral. ingressar com aes judiciais visando melhoria da qualidade do atendimento dos usurios. promover atividades de intercmbio com a sociedade civil. votar em processos com matrias referentes ao atendimento dos usurios que tramitem no Conselho Superior da Defensoria Pblica. rever eventual deciso de Defensor Pblico que tenha ensejado recusa de atuao. 29.

(B) (C) (D)

_________________________________________________________

O plano de atuao da Defensoria Pblica do Estado (A) (B) deve ser aprovado pelo Conselho Superior da Defensoria Pblica, aps ampla divulgao. deve ser apresentado por cada Defensor Pblico Corregedoria-Geral, como requisito para confirmao no estgio probatrio. consiste em documento obrigatrio a ser apresentado previamente pelos candidatos ao cargo de Defensor Pblico-Geral, contendo as propostas de campanha. elaborado pela Ouvidoria-Geral da Defensoria Pblica. deve ser aprovado por lei complementar estadual.

(E)

_________________________________________________________

25.

Quanto ao Conselho Superior da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul, correto afirmar que (A) possui seis membros eleitos pelo voto direto, plurinominal, obrigatrio e secreto dos membros da carreira de Defensor Pblico. seus membros eleitos possuem mandato de dois anos, vedada a reeleio. o Ouvidor-Geral membro eleito e participa exclusivamente com direito voz. so elegveis os membros ativos e inativos da carreira de Defensor Pblico. sua composio formada, majoritariamente, por membros natos. As questes de nmeros 26 a 29 referem-se Lei o Complementar Federal n 80/94. (C)

(B) (C) (D) (E)

(D) (E) 30.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Ateno: 26.

O plano de carreira previsto pela Lei Complementar Estao dual n 13.821/11 possui distintas classes e padres de vencimentos, que podem ser alcanados pelos servidores do Quadro de Pessoal dos Servios Auxiliares da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul atravs da (A) promoo, para a elevao de um padro de vencimento para outro superior, e da progresso, para o alcance de classe mais elevada. promoo, entre as diversas classes e padres de vencimento existentes. progresso, entre os cinco padres de vencimento em cada uma das classes, e da promoo, entre as trs classes existentes. progresso, entre as diversas classes e padres de vencimentos existentes. progresso, entre os trs padres de vencimento em cada uma das classes, e da promoo, entre as cinco classes existentes. 7

direito da pessoa assistida pela Defensoria Pblica do Estado (A) (B) a escolha do Defensor Pblico que ir realizar o seu atendimento e acompanhar eventual demanda. a atuao de Defensores Pblicos distintos, quando verificada a existncia de interesse colidente com outro assistido. no se submeter avaliao de sua situao econmico-financeira, sem que isso importe em prejuzo ao seu atendimento. a escolha do local e horrio de seu atendimento. a designao de outro Defensor Pblico, quando discordar da ao judicial proposta.

(B) (C)

(C)

(D) (E)

(D) (E)

DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova D04, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Administrao Financeira e Oramentria 31. Em relao ao princpio oramentrio do equilbrio, correto afirmar que (A) estabelece que a Lei Oramentria Anual LOA no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa. Ressalvam-se dessa proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e a contratao de operaes de crdito, ainda que por Antecipao da Receita Oramentria ARO, nos termos da lei. estabelece que o total da despesa autorizada em cada exerccio financeiro no deve ultrapassar o total das receitas oramentrias previstas para o mesmo perodo. estabelece que o resultado da execuo oramentria em cada exerccio financeiro no deve apresentar dficit oramentrio. preconiza o registro das receitas e despesas na Lei Oramentria Anual LOA pelo valor total e bruto, permitindo somente as dedues constitucionais. dispe que as despesas autorizadas no exerccio financeiro somente sero empenhadas quando houver recursos financeiros para seu pagamento. 34. Determinado ente pblico, considerando o excesso de arrecadao da receita patrimonial obtido no exerccio financeiro de 2012, no seu projeto de Lei Oramentria Anual para o exerccio de 2013 prope a criao de 20 cargos de analistas de notcias para a secretaria de publicidade, e a concesso aos demais servidores pblicos reajuste salarial de 10% a partir de primeiro de janeiro de 2013. Este projeto NO atende ao princpio oramentrio da (A) (B) (C) (D) (E) 35. moralidade. anualidade. exclusividade. no vinculao da receita. impessoalidade.

(B)

_________________________________________________________

Considerando a Lei Oramentria Anual, um instrumento de planejamento correto afirmar que (A) no consignar dotao para investimento com durao superior a um exerccio financeiro que no esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua incluso. consignar crdito com finalidade imprecisa destinado somente realizao de despesas imprevisveis e/ou urgentes. conter Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. compreender as metas e prioridades da Administrao pblica, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente. estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administrao pblica para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.

(C)

(D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

32.

Os princpios oramentrios visam estabelecer regras bsicas, a fim de conferir racionalidade, eficincia e transparncia aos processos de elaborao, execuo e controle do oramento pblico. Nestas condies, o princpio oramentrio, o qual estabelece que a Lei Oramentria Anual LOA de cada ente federado dever conter todas as receitas e as despesas de todos os Poderes, rgos, entidades, fundos e fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico denominado de (A) (B) (C) (D) (E) exclusividade. legalidade. anualidade. universalidade. totalidade.

(D)

(E)

_________________________________________________________

36.

_________________________________________________________

O municpio de guas Mornas do Centro Oeste, no exerccio de 2012, arrecadou receitas pela prestao de servios, as quais no foram previstas na lei oramentria do referido exerccio. De acordo com a Lei Federal no 4.320/64 tais receitas sero classificadas como (A) (B) (C) (D) (E) extraoramentria. intraoramentria. oramentria. variao patrimonial independente da execuo oramentria. receitas a classificar.

33.

Em relao Lei Oramentria Anual, a qual compreende o oramento fiscal, investimento das empresas e seguridade social, correto afirmar que o oramento (A) da seguridade social, abrange todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. de investimento das empresas abrange todas as despesas correntes e de capital das empresas estatais em que a Unio participe do seu capital social com ou sem direito a voto. fiscal abrange somente as receitas tributrias e as despesas a elas vinculadas. da seguridade social abrange apenas as receitas de contribuies dos servidores ativos e inativos e as despesas com pagamentos de aposentadorias e penses. fiscal estabelece normas de gesto oramentria, financeira e patrimonial da administrao pblica direta e indireta, bem como as condies para a instituio e funcionamento de fundos.

(B)

_________________________________________________________

37.

(C) (D)

Os valores arrecadados, os quais aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimnio Lquido e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e aes oramentrios, com vistas a satisfazer finalidades pblicas, classificam-se em (A) (B) (C) (D) (E) receitas oramentrias de capital. receitas intraoramentrias de capital. ingressos extraoramentrios. receitas de operaes de crdito para financiar a execuo de programas de governo. receitas oramentrias correntes.
DPRSD-An.Administrao-D04

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova D04, Tipo 001


Ateno: Considerando as informaes a seguir, responda as questes de nmeros 38 a 40. Ateno: Considerando a Lei Federal n 4.320/64, responda as questes de nmeros 42 e 43.

Determinado ente da federao elaborou seu projeto de lei oramentria anual para o exerccio de 2013, com as seguintes receitas previstas, dentre outras:
Receitas Previstas Alienao de Bens Imveis Cobrana de impostos inscritos na dvida ativa Rendimentos de aplicaes financeiras Receita da Concesso de Servio de Transporte Rodovirio Metropolitano Operaes de Crdito de Longo Prazo Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores IPVA Transferncia de valores da Unio destinados Construo do Hospital Infantil Estadual Imposto sobre Operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao ICMS Valor 800 400 200 300 400 700 500

Determinada entidade pblica, no exerccio de 2012, empenhou despesas referente ao contrato de manuteno de elevadores no total de R$ 150. Ao final do referido exerccio, a entidade cancelou empenho no valor de R$ 50, liquidou despesas no valor de R$ 90 e pagou R$ 60. 42. O valor das despesas liquidadas ou processadas inscritas em restos a pagar (A) (B) (C) (D) (E) 43. 100 10 40 90 30

_________________________________________________________ 600

O montante das despesas no liquidadas ou no processadas inscritas em restos a pagar (A) 40 10 60 20 90

38.

As receitas de capital previstas totalizam (A) (B) (C) (D) (E) 1.700 1.500 1.100 700 1.000 44.

(B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

As despesas expressamente definidas em lei que, pela sua urgncia e eventualidade, no possam aguardar o processo normal de execuo oramentria so realizadas por meio de (A) (B) (C) (D) (E) dispensa de licitao. inexigibilidade de licitao. suprimento de fundos (regime de adiantamento). regime de urgncia. dispensa de empenho.

39.

O montante das receitas patrimoniais e tributrias previstas soma, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) 900 e 600

600 e 1.000 200 e 1.700 500 e 1.300 200 e 1.000

_________________________________________________________

45.

De acordo com a Lei Federal no 4.320/64, classificam-se como despesas de exerccios anteriores, dentre elas, (A) (B) (C) (D) (E) despesas processadas em poca prpria mas no pagas dentro do exerccio por insuficincia de caixa. despesas empenhadas no exerccio e liquidadas no exerccio subsequente. despesas no realizadas no exerccio por insuficincia de crdito oramentrio. compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente. restos a pagar cancelado pela no concretizao da despesa. Direito Administrativo

_________________________________________________________

40.

A somatria das receitas correntes previstas (A) (B) (C) (D) 3.000 1.900 2.700 2.200

(E) 2.000 _________________________________________________________ _________________________________________________________ 41. De acordo com a Lei Federal no 4.320/64, o agrupamento de servios subordinados ao mesmo rgo ou repartio a que sero consignadas dotaes prprias, constitui (A) (B) (C) (D) (E) um rgo oramentrio. uma unidade oramentria. um programa de trabalho do governo. uma unidade administrativa. uma categoria de despesas oramentrias. 46.

Determinada empresa prestadora de servios foi declarada inidnea para contratar com a Administrao pblica, em decorrncia da prtica de ato ilcito com o objetivo de frustrar procedimento licitatrio. A situao narrada corresponde ao exerccio, pela Administrao, do poder (A) (B) (C) (D) (E) discricionrio. de polcia. regulamentar. hierrquico. disciplinar. 9

DPRSD-An.Administrao-D04

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova D04, Tipo 001


47. A explorao por particular de servio pblico no exclusivo do Estado como, por exemplo, sade e educao, (A) (B) (C) (D) (E) sujeita-se ao regime de concesso, com explorao por conta e risco do particular. sujeita-se ao regime de permisso, possuindo carter precrio. no est sujeita a controle do poder pblico, caracterizando-se como atividade econmica. somente admitida em carter excepcional, para suprir a oferta pblica deficiente. depende de autorizao do poder pblico. 51. Considere:

I. alienao de imvel remanescente de desaproII. III.


priao. escolha de trabalho tcnico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores. venda de produtos legalmente apreendidos ou penhorados.

A modalidade licitatria aplicvel para as situaes acima so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) concorrncia; concurso e leilo. leilo; concorrncia e prego. leilo; concurso e leilo. convite; concurso e leilo. convite; convite e leilo.

_________________________________________________________

48.

Servidor pblico integrante do Poder Executivo estadual editou ato administrativo concedendo a entidade privada sem fins lucrativos permisso de uso de bem pblico, em carter precrio. Subsequentemente, veio a saber que seu superior hierrquico era desafeto do dirigente da entidade permissionria e, temendo represlias, revogou o ato concessrio, apresentando como fundamento da revogao o motivo falso de que a Administrao necessitava do imvel para outra finalidade pblica. Considerando a situao ftica apresentada, o ato de revogao (A) (B) padece de vcio quanto ao motivo, em face da falsidade do pressuposto de fato para a edio do ato. padece de vcio quanto competncia, eis que somente o superior hierrquico poderia revogar o ato vinculado. legal, eis que, em se tratando de ato vinculado, passvel a revogao a critrio da Administrao. legal, eis que atos discricionrios no esto sujeitos a controle quanto ao motivo ou finalidade. ilegal, eis que os atos discricionrios no so passveis de revogao.

_________________________________________________________

52.

O Estado do Rio Grande do Sul pretende contratar uma empresa especializada para desenvolver projeto urbanstico em municpio integrante de regio metropolitana visando recuperao de reas degradadas. Para tanto, de acordo com as disposies da Lei no 8.666/93, (A) poder contratar entidade pblica ou privada, com dispensa de licitao, desde que comprove as razes de interesse pblico para a contratao e preo abaixo do praticado pelo mercado. poder contratar empresa privada, com dispensa de licitao, desde que a mesma comprove notria especializao no objeto da contratao e o preo seja compatvel com o praticado no mercado. poder contratar entidade integrante da Administrao pblica estadual ou municipal, dotada de notria especializao, formalizando o ajuste mediante convnio. poder contratar, com dispensa de licitao, entidade integrante da Administrao pblica estadual, criada para esse fim especfico, em data anterior vigncia da Lei no 8.666/93, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado. poder contratar entidade integrante da Administrao pblica municipal, dotada de notria especializao, com inexigibilidade de licitao, ainda que no configurada a inviabilidade de competio, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado.

(B)

(C) (D) (E) 49.

(C)

(D)

_________________________________________________________

O Estado decidiu instituir entidade com personalidade jurdica prpria, integrante da Administrao indireta, para executar programa de investimentos sob a forma de parcerias pblico-privadas, dotada de corpo tcnico qualificado e agilidade para desenvolver projetos, alm de patrimnio para prestar garantias aos parceiros privados. Referida entidade poder ser constituda sob a forma de (A) (B) autarquia, sujeita ao regime jurdico de direito privado. empresa pblica, que se submete ao regime de direito pblico, salvo quanto ao patrimnio, que no est sujeito a penhora. sociedade de economia mista, cuja criao deve ser precedida de autorizao legislativa. fundao, com patrimnio afetado finalidade pretendida e no sujeita licitao para contratao. sociedade de propsito especfico, no sujeita aos princpios da Administrao pblica.

(E)

_________________________________________________________

53.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

A Administrao necessita contratar a construo de diversas unidades ambulatoriais, para atendimento da demanda da populao por servios de pronto atendimento que, nos ltimos anos, tem se mostrado crescente. A situao afigura-se bastante crtica, razo pela qual deseja que as obras sejam concludas com a maior brevidade possvel e tambm busca evitar que se repita o ocorrido em outras oportunidades, quando empresas contratadas para execuo de obras semelhantes deixaram de cumprir o cronograma estabelecido. De acordo com as disposies da Lei no 8.666/93, para a consecuo de seus objetivos, a Administrao poder (A) dispensar o prvio procedimento licitatrio, desde que comprove a relevncia do interesse pblico envolvido. adotar a modalidade licitatria prego, cujo procedimento dotado de maior celeridade. exigir que os licitantes possuam sede na localidade da execuo dos servios e ndices de faturamento que assegurem o cumprimento do objeto do contrato. exigir dos licitantes a metodologia de execuo da obra, que ser pontuada como proposta tcnica. exigir dos licitantes a relao dos compromissos assumidos que importem diminuio da capacidade operativa.
DPRSD-An.Administrao-D04

50.

A respeito do conceito de rgo pblico correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) constitui uma unidade de atuao dotada de personalidade jurdica. corresponde a uma unidade que congrega atribuies exercidas pelos agentes pblicos. sempre dotado de autonomia e independncia funcional. possui, no que diz respeito sua composio, natureza singular, necessariamente. prescinde, para o exerccio da competncia de que dotado, da atuao do agente pblico.

(B) (C)

(D) (E)

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova D04, Tipo 001


54. A Administrao contratou, com base na Lei no 8.666/93, a construo de obras para a ampliao do metr. No curso da execuo do contrato, ficou constatada diferena no perfil geolgico da rea escavada em relao quele constante no projeto bsico disponibilizado pela Administrao aos licitantes, demandando, assim, a alterao do projeto para melhor adequao tcnica aos objetivos do contrato. Diante da situao verificada, o contratado (A) poder rescindir o contrato, fazendo jus indenizao por perdas e danos, invocando o princpio da vinculao ao instrumento convocatrio. possui direito ao reequilbrio econmico-financeiro do contrato, caso verificado aumento de seus encargos, a ser implementado por aditamento ao contrato. dever proceder s adequaes demandadas pela Administrao, apenas se as mesmas no ensejarem aumento de seus encargos. estar obrigado a acatar a alterao do projeto, desde que no importe aumento de mais de 25% (vinte e cinco por cento) do valor atualizado do contrato. poder rescindir o contrato ou requerer o seu aditamento, limitado a 25% do valor original atualizado, quando a alterao importar aumento de seus encargos. 58. De acordo com a Constituio Federal brasileira, o controle externo da Administrao pblica pelo Poder Legislativo, exercido com o auxlio do Tribunal de Contas, NO abrange (A) (B) (C) (D) (E) a fiscalizao patrimonial das entidades da Administrao indireta. as concesses de aposentadorias e penses, para fins de registro. as contas de empresas supranacionais de cujo capital a Unio participe de forma indireta. a aplicao de subvenes e renncia de receitas. as nomeaes para cargos de provimento em comisso.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

59.

(E)

Determinado cidado foi vtima de danos causados por agente de empresa privada concessionria de servio pblico. A responsabilidade da empresa e do agente que causou o dano agindo nessa qualidade, (A) (B) (C) (D) (E) depende, para ambos, da comprovao de dolo ou culpa do agente. independe, para ambos, da comprovao de dolo ou culpa, sendo de natureza objetiva. depende, para o agente, da comprovao de dolo ou culpa, dada sua natureza subjetiva. , para o agente, solidria em relao responsabilidade objetiva do poder concedente. , para o agente, subsidiria em relao responsabilidade subjetiva do poder concedente.

_________________________________________________________

55.

Considere os seguintes exemplos de bens pblicos:

I. prdio no qual se encontra instalado um hospital. II. rios e mares. III. galpo adquirido pelo poder pblico em processo
de execuo judicial, cujo uso foi autorizado, onerosamente, a particular. Indique, respectivamente, a categoria na qual se incluem: (A) (B) (C) (D) (E) de uso comum do povo; dominical e de uso especial. de uso especial; de uso comum do povo e dominical. de uso especial; reservado e de uso especial. dominical; reservado e de uso restrito. de uso comum do provo; de uso restrito; e dominical.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

60.

56.

NO se insere entre os requisitos para ingresso no servio pblico previstos na Lei Complementar no 10.098/94, que dispe sobre o estatuto e regime jurdico nico dos servidores pblicos civis do Estado do Rio Grande do Sul, (A) (B) (C) (D) (E) possuir nacionalidade brasileira. estar quite com as obrigaes militares e eleitorais. no ter sido reprovado em estgio probatrio para cargo pblico. estar em gozo dos direitos polticos. ter idade mnima de 18 (dezoito) anos.

O Estado do Rio Grande do Sul concedeu empresa privada a explorao de rodovia estadual. Antes do trmino do prazo do contrato de concesso, muito embora a concessionria estivesse prestando o servio aos usurios de maneira adequada e adimplente com todas as suas obrigaes contratuais, o Estado decidiu retomar o servio concedido, tendo em vista o impacto socioeconmico da cobrana de pedgio na regio. De acordo com a legislao que rege a matria, (A) o servio somente poder ser retomado, mediante encampao pelo poder pblico, se os investimentos da concessionria j estiverem amortizados. a retomada do servio pelo poder concedente poder ser efetuada mediante interveno, precedida de lei autorizativa, convolando-se em encampao aps o pagamento da indenizao devida concessionria. possvel a retomada do servio, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e prvio pagamento concessionria dos investimentos em bens reversveis ainda no amortizados ou depreciados. no possvel a retomada do servio, salvo por resciso amigvel perante a concessionria, que poder pleitear a indenizao pelo perodo restante da concesso. o servio poder ser retomado mediante encampao, no fazendo a concessionria jus a qualquer indenizao, salvo as relativas aos investimentos imprescindveis para a manuteno da rodovia. 11

_________________________________________________________

57.

De acordo com o disposto na Lei estadual no 13.821/2011, no que diz respeito ao desenvolvimento na carreira e remunerao, correto afirmar que (A) o avano corresponde ao acrscimo remuneratrio de 3% (trs por cento) sobre o vencimento bsico concedido automaticamente por trinio de efetivo servio pblico. a promoo a elevao do padro para o seguinte, dentro da mesma classe, e est condicionada aprovao na avaliao de desempenho funcional. a progresso a movimentao do servidor de uma classe para a seguinte, com interstcio mnimo de 18 (dezoito) meses. a progresso e a promoo sero alternadas, de acordo com critrios de merecimento e antiguidade, observado o interstcio mnimo de 24 (vinte e quatro) meses. ao completar 25 (vinte e cinco) anos de servio pblico, o servidor far jus a um adicional de 15% (quinze por cento) sobre o vencimento bsico.

(B)

(C)

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

DPRSD-An.Administrao-D04

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova D04, Tipo 001

PROVA DE REDAO

Neste momento, ns, mulheres e homens, enfrentamos muitas novidades, num mundo fascinante, vertiginoso, belo e s vezes cruel. Com tecnologias efmeras e atordoantes, estamos condenados brevidade, transitoriedade, depois de sculos em que os usos e costumes duravam muitos anos, e qualquer pequena mudana causava um alvoroo. A convivncia de homens e mulheres tambm mudou. Em muitas empresas as mulheres trabalham ombro a ombro com colegas homens e, eventualmente, assumem cargos de comando. Como agimos, como nos portamos, como nos reinventamos, ns, homens e mulheres?
(Adaptado de Lya Luft. Veja, 19 de dezembro de 2012)

Considerando o que est escrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: A conciliao dos sentimentos humanos na vida moderna

12

DPRSD-An.Administrao-D04

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai