Anda di halaman 1dari 4

A POESIA NA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS: DO TEXTO AO CONTEXTO Maria Irene Bezerra Lenharo - E.M.E.J.A.

Clarice Lispector Roseli Aparecida Soares Felisberto - E.M.E.J.A. Clarice Lispector POESIA E PROSA JOS PAULO PAES Pode-se escrever em prosa ou em verso. Quando se escreve em prosa, a gente enche a linha do caderno at o fim, antes de passar para a outra linha. E assim por diante at o fim da pgina. Em poesia no: a gente muda de linha antes do fim, deixando um espao em branco antes de ir para a linha seguinte. Essas linhas incompletas se chamam de versos. Acho que o espao em branco para o leitor poder ficar pensando. Pensando bem no que o poeta acabou de dizer. Algumas vezes, lendo um verso, a gente tem de voltar aos versos de trs para entender melhor o que ele quer dizer. Principalmente quando h uma rima, isto , uma palavra com o mesmo som de outra lida h pouco. Ento a gente vai procur-la para ver se isso mesmo. A prosa como trem, vai sempre em frente. A poesia como o pndulo dos relgios de parede de antigamente, que ficava balanando de um lado para outro. Embora balanasse sempre no mesmo lugar, o pndulo no marcava sempre a mesma hora. Avanava de minuto a minuto, registrando a passagem das horas: 1, 2, 3, at 12. Tambm a poesia vai marcando, na passagem da vida, cada minuto importante dela. De tanto ir e vir de um verso a outro, de uma rima a outra, a gente acaba decorando um poema e guardando-o na memria. E quando v acontecer alguma coisa parecida com um poema que j leu, a gente logo se recorda dele. Geralmente, a prosa entra por um ouvido e sai pelo outro. A poesia, no: entra pelo ouvido e fica no corao. A POESIA NA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS A poesia s abrir os olhos e ver tem tudo a ver com tudo. A poesia Tem Tudo a Ver Com Alfabetizao - a descoberta das letras - a relao som e letra - a leitura e escrita das palavras - a elaborao dos seus significados - a descoberta das primeiras rimas - a percepo da melodia e o ritmo a cada verso lido - a leitura na escola e fora dela - o direito de aprender - e o exerccio pleno da cidadania A poesia Tem Tudo a Ver

Com Letramento - a apropriao da leitura e da escrita - a compreenso das mltiplas linguagens - a descoberta da magia dos livros - o despertar do sonho, da imaginao, do encantamento, do sentido das palavras, dos sentimentos e da sensibilidade. - o direito leitura compromissada com o prazer e de exercer os direitos como leitor - a leitura crtica do mundo - e o fortalecimento da prpria identidade A poesia Tem Tudo a Ver Com Leitura de mundo - as vivncias e experincias pessoais - o conhecimento que cada um traz - a valorizao dos saberes dos alunos pela escola - a descoberta de si mesmo nos poemas - a relao entre a poesia, a vida e o mundo - a ampliao da leitura de mundo - e o ser humano em toda a sua dimenso

Projeto: Do texto ao contexto COISAS DE OUTROS TEMPOS CIDA MEIRA TALVEZ SEU AMIGO PARTA PEA QUE LHE ESCREVA UMA CARTA QUERO QUE ME DIGA AONDE POSSO ANDAR DE BONDE UMA MSICA GOSTOSA ROLA AO SOM DE UMA VITROLA H TEMPOS QUE NO SE V MAIS UM LINDO LAMPIO A GS VIVE FALANDO O SEU NOEL DO TEMPO EM QUE SE USAVA CHAPU VIVE FALANDO AQUELA MULHER VIVA DE QUANDO SE USAVAM LUVAS POUCA GENTE AINDA FALA COMO ERA ELEGANTE USAR BENGALA ERA DIVERTIDO DE FATO IR PRAA E TIRAR RETRATO DIVERTIDAS LUZ DA LUA ERAM AS BRINCADEIRAS DE RUA POESIA: DO TEXTO AO CONTEXTO Projeto desenvolvido tendo como base o livro "Coisas de outros tempos" da autora Cida Meira, em duas salas de Fase 1 da Escola Municipal de Educao de Jovens e Adultos Clarice Lispector, nos meses de abril, maio e junho de 2004.

As salas so formadas por alunos na faixa etria entre 18 e 80 anos que freqentam as aulas no perodo da tarde, das 13h s 16h30 e noite, das 18:30 s 22:00. JUSTIFICATIVA O desenvolvimento da leitura s pode acontecer atravs do constante ato de ler. A poesia em sala de aula convida o aluno a ir alm da simples leitura, promove a reflexo, a descoberta de sentido nas palavras e a percepo da leitura como fonte de prazer. OBJETIVOS Desenvolver o gosto pela leitura; Ler para os alunos e com os alunos; Motivar a descoberta da magia dos livros; Ampliar a viso do mundo da leitura; Desenvolver a habilidade de leitura de poemas; Compreender a diferena entre prosa e poesia; Descobrir sentidos nas palavras e as possibilidades de interpretao; Ler em voz alta; Observar a estrutura dos poemas; Descobrir as rimas, perceber ritmo e melodia; Estabelecer relaes entre texto e contexto; Compreender e utilizar outras linguagens como forma de expresso; Elevar a auto-estima. REAS ENVOLVIDAS Portugus, Histria, Geografia e Artes RECURSOS UTILIZADOS Livros de poesias Jornais Revistas Letras de msicas AES Leitura do poema "Coisas de outros tempos" de Cida Meira; Leitura e escrita do poema; Leitura e escrita das palavras que a autora cita com "coisas de outros tempos"; Observao da estrutura: versos, rimas e estrofes; Lista de "coisas de outros tempos" lembradas pelos alunos; Produo de texto sobre "coisas de outros tempos" lembradas com saudades; Criao de um livro "coisas de outros tempos" com recortes, colagem e desenhos; Conhecer a autora do livro; Produo de texto de avaliao do trabalho; Escrita de um texto em prosa (carta) contando sobre o trabalho com poesia. RESULTADO DAS AES Durante a realizao do projeto os alunos comentavam que possuam os objetos que a autora citava no poema e tambm outras "coisas" como: dinheiro antigo, discos de vinil, cigarro de palha, lamparina e pilo. Outros alunos relataram que sentiam saudades dos brinquedos que eles mesmos faziam para brincar e resolveram relembrar esse tempo. A aluna Deolinda fez uma boneca de pano, a Sabrina fez uma bola de meia e o aluno Juraci um carro de boi. Para encerrar o projeto, surgiu a idia de realizarmos uma exposio no s dos trabalhos escritos mas tambm dos objetos e mostrar para toda escola, e produzirmos tambm um outro livro que os alunos decidiram dar o ttulo de "Nossas Lembranas". AVALIAO - O desenvolvimento da leitura teve um avano significativo. - A confiana na capacidade de aprender a ler foi reforada quando descobriram que a poesia era um livro e, sendo assim, tinham conseguido ler um livro inteiro. - Os alunos ficaram surpresos e felizes ao descobrirem que a autora do livro, Cida Meira, professora de Portugus de nossa escola.

- Conversar com a autora do livro, conhecer um pouco de sua trajetria como escritora, foi um momento emocionante e inesquecvel para todos. - Os alunos, durante a realizao do projeto, partilharam com o grupo vivncias e experincias pessoais que enriqueceram o trabalho. - As habilidades e competncias foram valorizadas. A boneca de Dona Deolinda fez tanto sucesso que agora ela est fazendo as bonecas para vender. - A participao e o envolvimento dos alunos foi o ponto alto da realizao do projeto. - A auto-estima foi elevada pela certeza de estarem inseridos no fazer pedaggico. - A relao professor-aluno foi reforada pelos laos de afeto desenvolvidos. Tem Tudo a Ver Elias Jos A poesia tem tudo a ver com tua dor e alegrias, com as cores, as formas, os cheiros, os sabores e a msica do mundo. A poesia tem tudo a ver com o sorriso da criana, o dilogo dos namorados, as lgrimas diante da morte, os olhos pedindo po. A poesia tem tudo a ver com a plumagem, o vo e o canto, a veloz acrobacia dos peixes, as cores todas do arco-ris, o ritmo dos rios e cachoeiras, o brilho da lua, do sol e das estrelas, a exploso em verde, em flores e frutos. A poesia s abrir os olhos e ver tem tudo a ver com tudo. In: JOS, Elias. Segredinho de amor. Il. May Shuravel. 2.ed. So Paulo: Moderna, 1991. p.6. (Girassol)

Referncia Bibliogrfica JOS, Elias. Segredinho de amor Il. So Paulo : Moderna, 1991. MEIRA, Cida. Coisas de outros tempos. So Paulo : Editora cone, 2003. PAES, Jos Paulo. Vejam como eu sei escrever. So Paulo : tica, 2003. Bibliografia GEBARA, Ana Elvira Luciano. A poesia na sala de aula: leitura e anlise de poesia para crianas. So Paulo: Cortez, 2002. (Coleo aprender e ensinar com textos, v. 10) RIBEIRO, Vera Masago. Letramento no Brasil. So Paulo: Global, 2003. SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Autntica, 1998.

Anda mungkin juga menyukai