Anda di halaman 1dari 60

Universidade do Estado do Par Centro de Cincias Sociais e Educao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia

Marcella Ferreira de Alcntara lcntara Selma Macedo Santos

Dificuldade de Aprendizagem da Leitura eitura e da escrita no 4 e 5 ano/9 do Ensino Fundamental undamental

Moju-Pa 2011

Marcella Ferreira de Alcntara Selma Macedo Santos

Dificuldade de Aprendizagem da Leitura e da Escrita no 4 e 5 ano/9 do Ensino Fundamental

Trabalho de concluso de curso Apresentado Como requisito parcial Para obteno do grau de licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade do Estado do Para. Orientadora Prof Msc Ana Claudia Pereira.

Moju-Pa 2011

Dados Internacionais de catalogao-na-publicao (CIP) Biblioteca da Universidade do Estado do Par, Moju PA Alcntara, Marcella Ferreira de Dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita no 4 e 5 ano/9 do ensino fundamental / Marcella Ferreira de Alcntara de; Selma Macedo Santos, 2011. 57 f.

Orientadora: Ana Claudia Pereira Trabalho de Concluso de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) Universidade do Estado do Par / Moju, 2011.

1. Leitura. 2. Escrita. I. Santos, Selma Macedo. II. Pereira, Ana Claudia, orient. III. Ttulo.

CDD 21. ed. 372.4

Marcella Ferreira de Alcntara Selma Macedo Santos

Dificuldade de Aprendizagem da Leitura e da Escrita no 4 e 5 ano/9 do Ensino Fundamental

Trabalho de Concluso de Curso Apresentado Como requisito parcial Para obteno do grau de licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade do Estado do Para. Orientadora Prof Msc Ana Claudia Pereira.

Data de aprovao: / / Banca examinadora

____________________________________________ Prof Msc. Ana Claudia Pereira Orientadora/UEPA

___________________________________________ Prof Msc. Antonia Zelina Negro UEPA

___________________________________________ Prof Msc. Darinez de Lima Conceio - UFPA

Moju-Pa 2011

A leitura de mundo precede a leitura da palavra (Paulo Freire)

DEDICATORIA

A Deus, que sempre me deu foras para seguir adiante e jamais desanimar. A minha me, Edileuza Leal Ferreira, ao meu pai

Marcelino Moraes de Alcntara, que me ajudaram nesta caminhada e ao meu filho Marcos Eduardo, com quem compartilho todos os momentos de minha vida.

Marcella Ferreira Alcntara

A Deus, que sempre me deu foras para seguir em frente e nunca desistir dos meus objetivos, ao meu pai, Sebastio da Costa Santos e minha me, Jamira Macedo, que sempre acreditaram nos meus estudos e me deram todo o apoio no decorrer da minha caminhada.

Selma Macedo Santos

AGRADECIMENTOS Agradeo primeiramente a Deus, que me deu fora, nimo e coragem para seguir em frente e vencer os obstculos que apareceram durante o caminhado rumo concluso deste curso. minha me, Edileuza Alcntara, que me deu incentivo e apoio em todos os momentos da minha vida, e ao meu pai, Marcelino Alcntara, que ficou ao meu lado e me ajudou com os seus conselhos, ambos so os grandes responsveis pela minha educao, e por esta conquista. minha av, juntamente com os meus irmos, rica e Jean, por terem me ajudados nesta caminhada. Ao meu filho Marcos Eduardo, que me serve de inspirao para seguir em frente e jamais desanimar. Ao meu namorado Johnny Iwabuchi, pelo incentivo, carinho e acima de tudo compreenso pelos momentos que precisei ficar ausente. minha orientadora Ana Claudia Pereira, que se dedicou com muito empenho na construo e concluso deste trabalho. minha amiga Selma, construtora, juntamente comigo, deste trabalho e aos meus amigos Jamylle, Las e Cleber que fomos companheiros durante o curso. A todos os docentes da Universidade do Estado do Par, que contriburam para a minha formao e a todos os funcionrios que fazem parte deste ncleo universitrio do Baixo Tocantins que estiveram presentes para tirar qualquer duvida que surja.

Marcella Alcntara

AGRADECIMENTOS Agradeo primeiramente a Deus por ter me possibilitado a oportunidade de ingressar, cursar e concluir a minha graduao em pedagogia. Sou imensamente agradecida aos meus familiares, em especial ao meu pai Sebastio da Costa Santos e minha me Jamira Macedo pelo incentivo, fora e apoio que me deram no decorrer dessa caminhada. Agradeo a dedicao, a pacincia, o incentivo e a compreenso, que a nossa orientadora Ana Claudia Pereira teve durante a elaborao e concluso desse trabalho. Sou agradecida ao meu namorado Ricardo Quaresma pelo incentivo, apoio, pacincia e compreenso durante a elaborao desse e de outros trabalhos acadmicos que realizei ao logo de quatro anos. Agradeo em especial os alunos e funcionrios da Escola Joo Martins Cardoso, que contriburam para a realizao da nossa pesquisa, que foi fundamental para a concluso disse TCC. Assim como agradeo turma de pedagogia 2008 pelos anos de convivncia e pelas lutas que realizamos em busca de nossos ideais, em especial agradeo a minha amiga de TCC Marcella Ferreira e meus colegas de trabalhos acadmicos Eliane, Nelma, e Reginaldo pelo incentivo e ajuda que me deram durante o decorrer do curso. Em fim agradeo a todos que fazem parte desse campus que de forma direta ou indireta me ajudaram na concluso desse curso de pedagogia.

Selma Macedo Santos

RESUMO ALCANTARA, Marcela Ferreira; SANTOS, Selma Macedo. Dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita no 4 e 5 ano/9 do Ensino Fundamental. Monografia (Trabalho de concluso de Curso). Universidade do Estado do Par, Moju. 2011.

Este trabalho investigou as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos do 4 e 5 ano/9 do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal de ensino Joo Martins Cardoso, localizada no municpio de Moju-Pa. Os sujeitos estudados foram os alunos e os professores dos referidos anos, com o objetivo de verificar como os docentes abordam o ensino da Lngua Portuguesa, em especial a leitura e a escrita dentro de sala de aula, sabendo que a mesma de suma importncia no desenvolvimento do aluno tanto escolar como social, identificar quais obstculos esto atrapalhando os alunos no desenvolvimento escolar devido no terem uma boa leitura e nem uma escrita adequada do ponto de vista das normas gramaticais. As questes que nortearam a pesquisa de campo foram s seguintes: Quais os principais aspectos que interferem no processo de aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos nas sries iniciais do Ensino Fundamental? Quais as dificuldades vivenciadas pelos alunos no processo de aprendizagem da leitura e da escrita? Que alternativas metodolgicas podem ser indicadas para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita nas sries iniciais do Ensino Fundamental? Utilizamos como tcnica para a coleta de dados a observao e a entrevista semi-estruturada. Os resultados revelaram que as professoras tm conscincia das dificuldades apresentadas pelos alunos no que diz respeito a leitura e a escrita, mas que apesar de estarem buscando uma formao inicial e continuada ainda precisam melhorar seus mtodos, para facilitar o aprendizado no processo de aquisio da leitura e da escrita pelos mesmos.

Palavras - chave: Aprendizagem, Dificuldade de aprendizagem, Leitura e escrita.

ABSTRACT ALCANTARA, Marcela Ferreira; SANTOS, Selma Macedo. Dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita no 4 e 5 ano/9 do ensino fundamental. Monografia. (Trabalho de concluso de Curso). Universidade do Estado do Par, Moju. 2011.

This study investigated learning difficulties in reading and writing of students in the 4th and 5th year / 9 elementary school in a school of municipal schools "John Martins Cardoso", located in the municipality of Moju-Pa. The study subjects were students and teachers of those years, with the goal of checking how teachers approach the teaching of Portuguese in particular reading and writing within the classroom, knowing that it is of paramount importance in the development of students both school and social, to identify obstacles which are hindering the development school students because they do not have a good read and even write a proper point of view of grammar rules. The questions that guided the field research were as follows: What are the main factors related to the learning process of reading and writing in students in early grades of elementary school? What are the difficulties experienced by students in the learning process of reading and writing? Methodological alternatives that may be suitable for coping with learning difficulties in reading and writing in the early grades of elementary school? Used as a technique for data collection observation and semi-structured interview. The results revealed that teachers are aware of the difficulties presented by the students regarding reading and writing, but that although they are seeking an initial and continuing training still need to improve their methods to facilitate the learning process of reading acquisition and writing by them.

Words Key: Learning, Learning disabilities, reading and writing.

LISTA DE QUADROS Quadro 01 Quadro 02 Identificao dos entrevistados Identificao dos entrevistados 13 13

SUMRIO INTRODUO CAPTULO I: LEITURA E ESCRITA: POR QUE TO DIFCIL APRENDER 1.1 - A PERCEPO DOS ALUNOS SOBRE SEUS PROCESSOS DE LEITURA E DE ESCRITA 1.2 - A PERCEPO DOS ALUNOS SOBRE AS DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA 1.3 - A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA EM SEU DIA A DIA 1.4 - A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE A CONTRIBUIO DA ESCOLA 1.5 - A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIDADE E NECESSIDADE DA LEITURA E DA ESCRITA EM SUA VIDA DIRIA 1.6 - A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE A CONTRIBUIO DA FAMLIA PARA MELHORAR A AQUISIO DA LEITURA E DA ESCRITA 1.7 - A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE QUEM TEM O HABITO DE LER E ESCREVER EM SUA CASA 1.8 - A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE O QUE MAIS GOSTAM DE LER 1.9 - A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE OS LIVROS QUE EXISTEM NA ESCOLA CAPTULO II: LEITURA E ESCRITA: POR QUE TO DIFCIL ENSINAR 2.1 - CONCEITUANDO APRENDIZAGEM 2.2 - CONCEITUANDO LEITURA E ESCRITA 2.3 - CONCEITO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM 2.4-A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE AQUISIO DA LEITURA E DA ESCRITA 2. 4.1 Causas de dificuldades na leitura e na escrita 2.5 - O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 2.5.1 O que dizem os professores CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS APNDICES 24 25 30 32 33 34 25 35 37 39 46 48 50 23 22 20 22 19 18 12 14 17

12

INTRODUO

A razo primeira que motivou este trabalho encontra-se relacionada s observaes vivenciadas por ns no decorrer das disciplinas de estgios supervisionados. Nestes estgios constatamos que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem, mais precisamente em leitura e escrita. Observamos ainda, de maneira geral, que uma das causas deste fato poderia estar ligada aos tipos de mtodos que so utilizados pelos professores nas suas aulas. O envolvimento durante os perodos dos estgios nos levou a analisar que no contexto atual, um dos grandes problemas enfrentados no mbito educacional do Municpio de MojuPA, diz respeito aquisio da leitura e da escrita, em especial, na escola municipal de Ensino Fundamental Joo Martins Cardoso, onde percebemos maiores dificuldades por parte dos educandos, que continuam avanando no processo de escolarizao, mesmo com as dificuldades apresentadas. Partindo desse pressuposto, escolhemos a referida escola como lcus da pesquisa que hora apresentamos. A escola pertence rede Municipal de Ensino. A grande maioria dos alunos so crianas pertencentes classe menos favorecida. Encontra-se construda numa rea urbana no bairro da aviao, composta por 04 salas de aula, 01 secretria, 01 sala de informtica, 01 copa, 01 refeitrio, 03 banheiros. A rea administrativa composta de 01 diretora, 01 vice-diretora, 01 secretaria, 02 auxiliares de secretaria, 02 coordenadores pedaggicos, 04 serventes, 04 vigias e 15 professores. A pesquisa intitulada Dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita no 4 e 5 ano/9 do Ensino Fundamental teve como objetivo verificar como os docentes abordam o ensino da Lngua Portuguesa, em especial a leitura e a escrita dentro de sala de aula, sabendo que a mesma de suma importncia no desenvolvimento do aluno tanto escolar como social, objetiva tambm identificar quais obstculos esto atrapalhando os alunos no

desenvolvimento da leitura e da escrita. As questes que nortearam a pesquisa de campo foram s seguintes: Quais os principais aspectos que interferem no processo de aprendizagem da leitura e da escrita nos alunos das sries iniciais do Ensino Fundamental? Quais as dificuldades vivenciadas pelos alunos no processo de aprendizagem da leitura e da escrita? Que alternativas metodolgicas podem ser indicadas para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita nas sries iniciais do Ensino Fundamental?

13

O presente trabalho desenvolveu-se por meio da pesquisa qualitativa, considerando que esta abordagem proporciona resultados significativos na rea educacional, no sentido de oportunizar ao pesquisador uma viso mais ampla no cotidiano escolar, alm de produzir conhecimentos e contribuir para a transformao da realidade estudada. Assim, Ludke & Andr (1986, p.11), postulam:

A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento [...]. A pesquisa qualitativa supe o contato do pesquisador com o ambiente e a situao que est sendo investigada, via de regra atravs do trabalho intensivo de campo.

No que diz respeito aos instrumentos utilizamos a observao e a entrevista. Quanto s entrevistas, foram gravadas e registrados, os depoimentos dos sujeitos da pesquisa, que foram 03 professoras e 19 alunos, como pode ser observado no Quadro 1:

Quadro 1: Contingente de entrevistados Professores 1 1 1 Total: 3 Alunos 6 7 6 Total: 19

Dentre os segmentos pesquisados, no mbito dos professores, foram trs (03), todas do sexo feminino, com formao em Magistrio, atualmente todas esto cursando Pedagogia. Quantos aos alunos, nove (09) so do sexo feminino e dez (10) do sexo masculino. Dos 19 alunos entrevistados, doze (12) esto cursando o 4 ano/09 e sete (07) o 5 ano. Como podemos observar no quadro acima, existe uma quantidade de alunos para cada uma das professoras entrevistadas. Na perspectiva de identificar os entrevistados ao longo do texto, construmos siglas que podem ser observadas no Quadro 2:
Quadro 2: Identificao dos entrevistados Professoras P1 P2 P3 Alunos1 A1 4 ano/9 A2 5 ano/9 A3 5 ano/9

1 Os alunos da professora P1 sero os A1 e assim sucessivamente.

14

No primeiro momento, o estudo se desenvolveu a partir de tcnica de observao e participao, uma vez que esta ocupa um lugar privilegiado na pesquisa educacional, permitindo descobrir, atravs do contato direto do observador com o objeto estudado, suas particularidades, pois no confronto da realidade possvel compreender o quadro. Isso, porque a experincia direta com aquilo que se quer observar , sem dvida, o melhor termmetro de verificao de um determinado assunto. Bem como, recorrer a conhecimentos e experincias pessoais como auxiliar no processo de compreenso e interpretao do que est sendo estudado. Na medida em que o observador acompanha no local as experincias dos alunos, pode tentar compreender a sua viso de mundo, ou seja, o significado que eles atribuem realidade que os envolve e s suas aes. A observao e participao so muito teis para se descobrir aspectos novos de um problema. Segundo Ludke & Andr (1986, p.30).

Os focos de observao nas abordagens qualitativa de pesquisa so determinadas basicamente pelos propsitos especficos do estudo, que por sua vez derivam de um quadro terico geral, traado pelo pesquisador. Com esses propsitos em mente, o observador inicia a coleta de dados buscando sempre manter uma perspectiva de totalidade, sem se desviar demasiado de seus focos de interesse. Para isso, particularmente til que ele oriente a sua observao em torno de alguns aspectos, de modo que ele nem termine com um amontoado de informaes irrelevantes nem deixe de obter certos dados que vo possibilitar uma anlise mais completa do problema.

No segundo momento utilizamos a entrevista, j que esta favorvel a construo de conhecimentos na pesquisa educacional, e nesse olhar importante desenvolver as consideraes que se apresentam na vida do sujeito, despontando assim, possibilidades de efetivao do conhecimento esperado pelo pesquisador. Na entrevista, a relao que se cria de interao, porque ela essencialmente lida com pessoas. A entrevista semi-estruturada mais livre e mais flexvel. um instrumento convenientemente utilizado para se obter informaes de professores, alunos e outros. Tendo como objetivo obter informaes que possam ser utilizados exclusivamente para os fins da pesquisa. Segundo LUDKE & ANDRE (1996, p. 37). A entrevista gravada tem a vantagem de registrar todas as expresses orais imediatamente, deixando o entrevistador livre para prestar ateno ao entrevistador. A anlise dos dados coletados foi baseada na tentativa de ultrapassar a simples descrio, buscando acrescentar novos significados discusso existente acerca do assunto, tentando estabelecer conexes e relaes que possibilitem novas explicaes e interpretaes.

15

Segundo Minayo (2002), nesta fase da pesquisa importante termos em mente que os dados no existem por si s. Eles so construdos a partir de um questionamento que fazemos sobre eles, com base em uma fundamentao terica, ou seja, neste momento o conhecimento sobre o objeto de estudo precisa estar afinado, para que possamos identificar os elementos relevantes que subsidiaro e sustentaro nossa anlise. Enfatizando que pretendemos contribuir para a aquisio de conhecimentos, habilidades e competncias no uso da leitura e da escrita. Para isso, fundamentamo-nos nas mais recentes contribuies dos campos da linguistica e na contribuio de autores aplicados ao ensino da leitura e da escrita. A apresentao deste estudo est organizada em dois captulos: O primeiro apresenta discusses na viso dos alunos sobre a leitura e escrita: por que to difcil aprender. O segundo enfatiza a viso dos professores sobre a leitura e a escrita: por que to difcil ensinar. Por fim, em nossas consideraes finais, apresentamos de modo geral, os resultados obtidos na realizao desse estudo que buscar aprofundamento em fase posterior.

16

CAPTULO I: LEITURA E ESCRITA: POR QUE TO DIFCIL APRENDER

Aprender a ler e a escrever e ensinar a ler e a escrever so desafios insistentemente presentes no cotidiano escolar. Esses desafios vm, muitas vezes, acompanhados dos incmodos ndices de insucesso na alfabetizao. Insucesso dos alunos e insucesso dos professores. Nas escolas organizadas em sries ou ano, as histrias de fracasso escolar comeam a ficar preocupantes na 4 srie ou 5 ano, pois este o momento de tomada de decises sobre as possibilidades dos alunos serem promovidos para srie ou ano seguintes. Muitos alunos so retidos diversas vezes por no estarem aptos a acompanhar uma 5 srie ou 6 ano, isto , por no estarem alfabetizados, o que hoje deve acontecer at o 3 ano do Ensino Fundamental de 9 anos. sabido que os alunos provenientes de famlias em que a leitura e a escrita se fazem presentes, encontram na escola um local propcio para a ampliao dos conhecimentos que adquiriram antes de entrar nela. No entanto, aqueles alunos oriundos de ambientes em que a leitura e a escrita no fazem parte de seu repertrio, chegam escola sem conhecer as possibilidades de uso e as suas funes. So esses alunos que apresentam as maiores dificuldades no momento da alfabetizao, principalmente quando a escola no lhes apresenta materiais e situaes reais de uso da leitura e da escrita e quando a ao docente no organizada de forma a fazer com que esses alunos reflitam sobre os princpios que constituem o nosso sistema de escrita. Partindo desse panorama, a questo que estamos colocando : Os alunos do 4 e 5 ano/9 sentem dificuldades para a aquisio da leitura e da escrita no processo de alfabetizao. O termo alfabetizao utilizado neste trabalho numa perspectiva de letramento, que pressupe alm da apropriao do sistema alfabtico, que requisito essencial autonomia da leitura e da escrita, a apropriao dos usos e das funes sociais da escrita. A condio de sujeito letrado pressupe que o aluno possa vivenciar no ambiente escolar, situaes em que textos so lidos e escritos porque atendem a uma determinada finalidade. O ponto de partida desta reflexo encontra apoio na teoria de Vygotsky sobre o processo de interao e intervenes pedaggicas. O professor exerce um papel de desafiador e de orientador em seu trabalho com os alunos. O interesse nessa investigao tem razes nas observaes vivenciadas por ns no decorrer das disciplinas de estgios supervisionados, onde constatamos que os alunos estavam com dificuldades nas aulas, mais precisamente em leitura e escrita.

17

Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada constituda das seguintes perguntas: Para voc, o que ler e escrever? Voc tem dificuldades com a leitura e a escrita? A leitura e a escrita so importantes na sua vida? Como a escola pode contribuir para a melhoria da sua leitura e escrita? Na sua vida diria voc precisa utiliza a leitura e a escrita? Como a sua famlia contribui para melhorar a sua prtica de leitura e escrita? Quem na sua casa tem o hbito de ler e escrever? Voc gosta de ler? Qual o livro ou revista que voc mais gosta de ler? Aqui na escola tem os livros que voc gosta de ler? Quais so? Este trabalho, como ressaltado anteriormente, foi desenvolvido com 19 alunos da escola pblica da rede municipal de Moju/PA. Os alunos participantes tm entre treze e dezessete anos de idade. Todos vm de famlias cuja experincia com leitura e escrita, segundo relatos dos alunos, bastante limitada. As respostas s entrevistas desvelam processos de ensino-aprendizagem que encontram sustentao na Psicologia Histrico-Cultural, em que os conceitos de mediao, zona de desenvolvimento proximal e tomada de conscincia, vm contribuir para o esclarecimento de aspectos levantados pelos alunos nas entrevistas.

nessa perspectiva que procuramos entender as falas das crianas sobre suas dificuldades na aquisio da leitura e escrita.

1.1 A PERCEPO DOS ALUNOS SOBRE SEUS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA Com relao aos alunos entrevistados para a identificao dos mesmos no corpo do texto utilizamos as seguintes siglas A1; A2; A3, sendo que para facilitar a analise dos questionrios os alunos da professora P1 sero os A1, alunos da professora P2 A2 e os alunos da professora P3 so os A3. Para voc o que ler e escrever? Ao falar sobre essa questo os alunos mostram que sabem da importncia da leitura e da escrita para sua vivncia cotidiana, como podemos perceber na resposta do aluno A1 que diz: ler bom, porque um meio de comunicao. A resposta parece indicar que ele aprendeu que a leitura e a escrita esto diretamente ligadas com a necessidade de se relacionar com os outros, de conversar, de falar. Outros alunos A1 relatam que: ler um ato de educar, uma arte, aprender coisas novas, saber o que est escrito, um meio de comunicao necessrio, aprender porque tem que aprender. Como podemos perceber, os alunos A1 entendem que ler e escrever, est ligado diretamente ao valor social, ou seja, buscar aprender as informaes escritas porque elas so necessrias no prprio cotidiano.

18

A concepo de leitura que consta nos Parmetros Curriculares do Ensino Fundamental diz que: A leitura um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreenso e interpretao do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem, etc. No se trata de extrair informao, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratgias de seleo, antecipao, inferncia e verificao, sem as quais no possvel proficincia. o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai ser lido, permitindo tomar decises diante de dificuldades de compreenso, avanar na busca de esclarecimentos, validar no texto suposies feitas (PCN.1998, p. 69).

Os alunos A2 se referem mesma pergunta dizendo que: uma forma legal de aprender mais sobre tudo, para ter uma boa interpretao, porque bom ler livros, uma arte do saber. Os alunos A2 tiveram uma concepo diferenciada um do outro, mas que no foge do sentido de que a leitura e a escrita seja uma possibilidade de ampliar os conhecimentos. Para os alunos A3 escrever e ler so importantes por que: para o seu futuro, felicidade, serve nas ruas, no supermercado e no meu dia-a-dia, bom, porque um meio de comunicao, comunicar-se com o outro e se aperfeioar com o desconhecido, bom saber ler para ter tudo que a gente gosta, meio de comunicao. A partir das respostas dos alunos podemos perceber que, atravs da comunicao e do aperfeioamento da leitura e da escrita, surgem oportunidades para expandir seus conhecimentos e apropriarem-se diante do meio social em busca de grandes conquistas, ou seja, os alunos A3 so conscientes que precisaro desse legado futuramente.

1.2 A PERCEPO DOS ALUNOS SOBRE AS DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA

Voc tem dificuldades com a leitura e a escrita? Os alunos A1 respondem: sim, no tenho uma boa escrita, no consigo ler algumas letras e esqueo silabas, sim, eu mudo as letras, mais com a leitura, porque eu no me esforo, sim, porque pulo palavras e tenho muita vergonha de ler na sala, sim porque eu pulo algumas letras. sim, algumas letras eu no consigo diferenciar, tenho dificuldades de observar nomes, sim me confundo com as letras. Percebemos que os prprios alunos se do conta da dificuldade que encontram para expressar suas idias no papel e oralmente. Percebemos tambm, que o ambiente produzido na sala de aula, em diversos momentos,

19

torna-se inibidor da aprendizagem, pois o medo de errar, a crtica recebida dos colegas e outras maneiras de manifestao existentes, como as piadas dos colegas de sala, contribuem para a ausncia da liberdade de expresso. Em muitos casos, alguns alunos sentem dificuldade com a forma gramatical de algumas palavras, sendo assim, no ato da escrita pulam letras e no conseguem diferenciar as mesmas. Sobre a mesma pergunta, os alunos A2 do suas respostas dizendo: sim muito difcil entender, tenho, em transcrever e na leitura, sim, mais na leitura, sim, porque eu me esqueo de colocar algumas letras, sim no sei diferenciar algumas letras, sim, porque eu no sei escrever direito. Podemos perceber que para eles difcil fazer o uso adequado das normas cultas da leitura e da escrita, pois no conseguem ler e no conseguem transcrever o que trabalhado cotidianamente em sala de aula pela professora. Para os alunos A3 as respostas foram positivas quanto s dificuldades: sim tenho dificuldades com letras pequenas, sim, com a escrita, s vezes no consigo juntar as palavras, tenho de ler, saber algumas palavras, sim quando tem muitas letras, s vezes no consigo falar a letra R e o H, sim tenho dificuldades com a interpretao. Os alunos A3 demonstram que sentem muitas dificuldades tanto na escrita quanto na leitura, isso conseqentemente prejudica na construo e na interpretao do texto.

1.3 A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA EM SEU DIA A DIA

A leitura e a escrita so importantes na sua vida? Para esta pergunta, as respostas dos A1 foram s seguintes: porque eu preciso no meu dia-a-dia, utilizo quando vou s ruas, sim, me d informao quando vou comprar ou quando tenho dvida, sim, s vezes algum diz ler isso pra mim e eu tenho que saber, para me empregar, para diferenciar um nibus, sim porque o aprendizado melhor para nossa sade, sim aprender mais sobre tudo. Percebemos na fala dos alunos que a leitura e a escrita garantem aos mesmos o fazer cotidiano, pois, facilita quando vo comprar algo ou quando querem saber novidades, pois para isso, precisam saber o que esta escrito. Os alunos A2 dizem que: sem saber a leitura e a escrita no consigo nenhum emprego, so, aprender a se expressar com o outro, por meio da leitura e da escrita podemos ampliar nossos conhecimentos e desenvolver uma vida profissional, porque eu aprendo com a leitura e com a escrita, sim saber diferenciar os objetos os textos e escrever adequadamente, sim, porque eu aprendo em qualquer lugar, sim, aprendemos mais.

20

Podemos perceber nas respostas dos alunos acima uma maturidade no que concerne importncia da leitura e da escrita para o seu dia-a-dia, mostrando que esse aprendizado necessrio em qualquer lugar, no somente na escola, ou seja, o conhecimento construdo pelo individuo, num processo contnuo e dinmico do saber, ao longo de sua histria de vida na interao com o meio onde vive e com as pessoas com as quais convive: na famlia, no bairro, na comunidade, na escola, na igreja, no clube, entre outros. Os alunos A3 responderam essa mesma pergunta ressaltando que: , porque todo dia eu preciso, sim para aprender e no futuro ter um bom emprego e me ajudar a me comunicar melhor, sim, porque eu uso no dia-a-dia, sem a leitura no somos nada, sim, para passar de ano, aprender coisas que eu no sei, como um meio de informao, sim porque utilizamos para entender as provas, sim, aprender mais sobre o mundo e os objetos. Como podemos perceber nas falas dos alunos, a leitura amplia os horizontes do conhecimento sem voc precisar se locomover, atravs da comunicao direta com outras pessoas ou at mesmo pela necessidade que encontramos em expressar as diferentes informaes que so colhidas no nosso dia-a-dia. Os mesmos esto preocupados em aprender para entender as provas e assim passar de ano, mas no esquecem que a leitura vai alm das provas e ajuda a ampliar os seus conhecimentos. Como afirma Emilia Ferreiro (2001), as crianas provenientes de um ambiente alfabetizador que tm acesso ao sistema de escrita como, por exemplo: pais que leem histrias para seus filhos, que tm contatos com livros diariamente, que fazem listas de compras e vo ao supermercado, entre outros recursos, tm mais facilidades no processo de aquisio da leitura e da escrita. J as crianas advindas de famlias que no tem o hbito de ler e escrever encontraro maiores dificuldades para a aquisio das mesmas.

1.4 A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE A CONTRIBUIO DA ESCOLA

Como a escola pode contribuir para a melhoria da leitura e da escrita? Segundo aos alunos A1 o papel da escola no processo da leitura e da escrita : ensinar para ns aprendermos, usando outro tipo de atividade, com deveres para escrever, para escrever ditados, comprando mais livros, fazer palavras em ditado, atravs de textos e interpretao, utilizando livros e exercitando a leitura, a escola tem que aumentar a quantidade de seus livros, fazer uso de textos que trabalhe a leitura e a interpretao, mais empenho, a professora deve ensinar coisas avanadas.

21

Para os alunos, a escola deve ensinar usando outros tipos de atividade, ou seja, acredita que o mtodo da professora no est funcionando ou precisa ser aprimorado. E ainda devem ser acrescentadas outras atividades como dever de casa, para melhor compreenso e entendimento do aluno, ou seja, a escola deve se empenhar em estimular seus alunos com projetos que envolvam a leitura e a escrita, buscando mostrar de forma dinmica e prtica os vrios usos sociais da mesma. Nas respostas do A2 podemos inferir que a escola pode contribuir: com aulas de reforo e com histrias, dando mais livros, mais atividades de leitura e escrita para os alunos, proporciona livros, atividades, e leitura em sala de aula, dando mais livros e revistas, na leitura sabedoria, sem a leitura no somos nada. Podemos perceber a necessidade dos alunos de praticarem o ato de ler, eles tambm acreditam que as aulas de reforo, no contra turno, vo ajudar bastante no seu desempenho escolar. O acesso s fontes de informaes tambm so requeridas pelos alunos, desde que estejam em sintonia com sua realidade e propiciem ao mesmo a interpretao daquilo que leu. Do ponto de vista dos alunos A3 a escola ajuda: s vezes, quando d livros para eu ler, quando no conseguimos ler a professora ajuda, atividades, dever de casa, ditado, conseguir livros com letras maiores, fazer mais letras do alfabeto para ficarem expostas na parede da sala de aula, ainda esta faltando livros para ensinar, contribui com aulas de reforo e livros. Os alunos demonstram a importncia de ter um professor mediador, aquele que te deixa livre para tirar as dvidas sem inibir o seu raciocnio. Dar mais atividades para realizar em casa com a ajuda dos pais, pois, assim eles estaro interagindo na sua vida escolar. A escola pode sugerir aos professores que trabalhem com a confeco de cartazes contendo o alfabeto que ir contribuir para a aprendizagem da mesma. E ainda pode ajudar os alunos com aulas de reforo utilizando os vrios gneros textuais. A escola para que a criana construa o conhecimento necessrio. Estudos realizados por (FERREIRO; TEBERASKY, 1985, p. 08) afirmam:

A escola um lugar, onde a criana com outras da mesma idade, interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhadas. Todavia no se costuma aproveitar essas situaes de intercmbios que se do espontaneamente por julgar que atrapalham a disciplina e dificultam o ensino. Se reconhecermos que os conhecimentos infantis so determinados pelas possibilidades de assimilao do sujeito e pelas do meio, podemos admitir que no contexto de socializao que as crianas iro confrontar diferentes pontos de vista e construir seus conhecimentos. Cabe escola

22

possibilitar criana vivenciar situaes que iro favorecer conflitos cognitivos e saltos conceituais em direo apropriao da escrita / leitura.

1.5 A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIDADE E NECESSIDADE DA LEITURA E DA ESCRITA EM SUA VIDA DIRIA

Na sua vida diria, voc precisa utilizar a leitura e a escrita? Os Alunos A1 responderam da seguinte forma: Sim sempre, para ler as coisas, preciso para me apropriar, sim, pois no sou acostumado ler freqentemente, utilizo, sim na lista de compras, sim porque fao compras para a minha me e preciso saber ler. Os alunos A1 responderam que utilizam, pois, a leitura e a escrita servem como informao em seu dia-a-dia. Um dos alunos relata a participao de sua me na construo de conhecimento, porque ao dar uma lista de compras ao seu filho, ele ter que ter conhecimento daquilo que ele ir comprar, ou seja, preciso ele saber ler o que estar escrito no papel e no produto. Sendo assim, uma maneira de estimular seu filho a ler e a escrever e tambm de demonstrar a importncia dessas prticas em seu dia-a-dia. Segundo os alunos A2 a leitura e a escrita so importantes por que: sem ela eu no ganho nada, no supermercado, Eu preciso me apropriar, preciso pegar um livro e ler uma lista de compras, preciso muito porque tenho que aprender, sim, na rua leio os anncios, nome dos supermercados. Os alunos A2 demonstram a necessidade de saber ler para o meio social, em vista, que, sem ela, eles no conseguiriam fazer uma compra e nem identificar o que precisam comprar, pois, no esto acostumados a ler frequentemente. Sobre a pergunta os alunos A3 responderam: preciso mais, sim, com os meus amigos e com minha famlia, sim, no supermercado, ler um pouco, histria e piadas, sim nas ruas, precisa mais de qualificao. visvel percebermos que os alunos necessitam conviver mais com a leitura e a escrita. Suas falas evidenciam que a sala de aula no tem sido um lugar que tem se discutido a aprendizagem tendo como ponto de partida o cotidiano dos alunos.

1.6 A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE A CONTRIBUIO DA FAMLIA PARA MELHORAR A AQUISIO DA LEITURA E DA ESCRITA

Como a sua famlia contribui para melhorar a sua prtica de leitura e escrita?

23

Os alunos A1 responderam da seguinte forma: a minha me dando livro para eu ler e ajuda com as atividades da escola, ajudam fazendo dever para eu fazer, s falando, incentivando, escrevendo atividades para eu fazer em casa, comprando livros ajudam a ler o livro, passa trabalhos em casa, incentiva a ler livros. Alm da escola ter a

obrigao de comprar livros os familiares devem ter o papel de tambm ajudar seus filhos no contra turno (turno diferente do que estuda), incentivando a ler livros, pois para que o mesmo se torne um bom leitor preciso que desempenhe o habito pela leitura, de todos os tipos. Segundo os alunos A2 o eles recebem incentivo do: meu cunhado e meu irmo, contribuindo pedindo para eu ler e fazer um dever, sim compra livros para ajudar, mandando ler e escrever em casa, me ensinam alm da escola, sim, se eu falo uma palavra errada eles me ajudam a falar corretamente, minha me ajuda com o dever de casa, manda ler. Quando o aluno tem o incentivo da famlia nos estudos mais fcil aprender, ou seja, o aluno melhora a sua leitura e sua escrita. Para os alunos seus familiares ajudam: comprando livros e ajudando com o dever de casa, me ajudando ler os livros, ela me ajuda a me interessar em aprender mais, sim na rua, ajuda com historias e com o dever de casa, ajuda a fazer dever de casa, compra livros de historias. A famlia precisa acompanhar o aprendizado do aluno juntamente com a escola, seja comprando livros ou falando da importncia de saber ler e escrever em nossa sociedade. bom para o aluno ouvir leituras de historias feitas por adultos, assim podem observar a forma de ler em voz alta.

1.7 A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE QUEM TEM O HBITO DE LER E ESCREVER EM SUA CASA

Quem na sua casa tem o hbito de ler e escrever? Segundo os alunos A1, a leitura e a escrita, em suas famlias, esto presentes em: meus irmos e meu padrasto, meu pai l a bblia, meus irmos, tia e primos, minha me e meus irmos, meu irmo, meu irmo, minha me e meu irmo. Percebemos que os alunos A1 no so os nicos leitores na sua casa e assim mais fcil ter material escrito como livros, revistas, jornais e outros, para que o aluno siga uma vida acompanhada de leituras. satisfatrio saber que as famlias dos alunos alm de incentivar os mesmos nos estudos ainda fazem leituras em casa para ajudar na aquisio da leitura e da escrita de forma clara e prazerosa

24

Nas respostas dos alunos A2 pudemos contatar que apenas um aluno no tem pessoas que costumam ler em casa, mas esse no deve ser um motivo para ele no gostar da leitura. J os outros dois alunos, tm pessoas que fazem leitura em casa. Vejam as respostas s eu, meus irmos, minha me e meu padrasto, meu irmo, meus irmos, a me e minha Irm. Como podemos perceber a maioria tm o acompanhamento de algum da famlia que entende a importncia que a leitura e a escrita tem na vida deles. Os alunos A3 tambm tm pessoas em suas famlias que praticam o ato de ler e escrever veja: meus irmos e minha me, meus irmos, minha irm, a minha tia ajuda com livros e o meu pai com ditados, meus irmos e minha me, minha irm de criao e meu irmo. Na resposta dos alunos, h sim pessoas que alm deles utilizam a leitura e a escrita em sua casa. Alguns alunos tm irmos que tambm esto estudando e podem ajudar com as atividades da escola ou com leituras diversas.

1.8 - A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE O QUE MAIS GOSTAM DE LER

Voc gosta de ler? Qual o livro ou revista que voc mais gosta de ler? As respostas dos alunos A1 foram s seguintes: se soubesse gostaria, no, sim, livros didticos e lendas de Moju, Gosto, livro didtico de portugus e de histria, sim cincias e matemtica, gosto do livro de Dinomir, sim revista da Barbie. gosto, portugus e turma da Mnica O primeiro diz que no gosta devido ele no saber ler. J os outros gostam, mas o que deu para observar foi o que eles costumam ler so os livros exigidos pela escola, ou seja, os livros didticos que so trabalhados em sala de aula. E tambm lendas de Moju e revista em quadrinho. As respostas dos alunos A2 e A3 no foram diferentes dos alunos A1, ou seja, os alunos que sabem ler esto lendo, ou livros didticos, ou revistas em quadrinho. Isso significa que seus contatos com a leitura se fazem apenas na escola, e, que em casa, seus pais no reforam a leitura com a compra de outras literaturas, com isso, podemos dizer que os pais no estimulam seus filhos a lerem e acabam deixando todo servio para a escola.

1.9 - A CONCEPO DOS ALUNOS SOBRE OS LIVROS QUE EXISTEM NA ESCOLA

25

Aqui na escola existem os livros que voc gosta de ler? Quais so? Os alunos A1 responderam da seguinte forma: no, no, no, sim, assunto escolar. Os trs primeiros relataram que no tem nenhum livro que goste. O outro relatou que sim, mas assunto escolar. Segundo os alunos A2 os livros que costumam ler so: O patinho feio, sim histrias infantil, sim, historinhas como chapeuzinho vermelho, sim, sim, no. Os alunos responderam que gostam de ler e os livros indicados por eles so livros infantis. Apenas um aluno disse que no tem nenhum livro que goste. Os alunos A3 tambm relataram que suas leituras so histrias em quadrinhos e alguns livros didticos, no se diferenciando das respostas dos outros alunos. Baseando-se nas questes acima, podemos inferir que um dos obstculos para a aquisio da leitura e da escrita por parte do aluno est na teimosia da escola em preservar uma concepo de leitura e escrita voltada unicamente ao ler e escrever correto, segundo as normas da lngua portuguesa. A partir dessa viso de que o bom leitor apenas aquele que l segundo as normas, os professores comeam a cobrar, desde os 1 anos de escolarizao, essa competncia dos alunos; que por sua vez, se sentem incapazes de ler, por todas as dificuldades que j foram apresentadas aqui. Na hora de ler na sala de aula o que se v o nervosismo e o medo de errar. Devido a esse bloqueio, o resultado que vem se revelando a deprimente realidade que cada vez mais tem dominado as escolas de ensino pblico: crianas que chegam a 4 srie/5 ano do Ensino Fundamental sem dominar, de forma minimamente satisfatria, nem a leitura, nem a escrita. Vale ressaltar que segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (Lngua Portuguesa), podemos perceber nitidamente que:

O domnio da lngua, oral e escrita, fundamental para a participao social e efetiva, pois por meio dela que o homem se comunica, tem acesso informao, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constri vises de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensin-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingsticos, necessrios para o exerccio da cidadania, direito inalienvel de todos. (PCN - Lngua Portuguesa, p. 15, 2001).

No somos contra o mtodo que obriga os alunos a lerem de maneira certa sem erros de pronncia. Mas se no nos preocuparmos em perguntar-lhes o sentido daquilo que leram,

26

eles certamente tero dificuldades em compreender, tendo em vista que leram apenas para decifrar. Ensinar a decifrar vem trabalhar uma realidade distinta da realidade da criana, em que aprendemos a falar medida que fomos apenas aprendendo novas palavras, decorando pouco a pouco para memoriz-las que acabamos dominando nossa lngua e escrita. Para que a criana saia desse aprendizado artificial necessrio que a mesma seja chamada a cooperar, a dialogar, a participar das decises e, com isso, a linguagem se manifestar em ntima relao com a construo de sua personalidade e com a identificao de seu papel na comunidade a que pertence. Para isso, necessrio que os professores em suas atividades, utilizem coisas do universo da criana, atravs de desenhos infantis e com a discusso conjunta das crianas sobre seus desenhos e que proporcionar o dilogo, a interao, a cooperao e mesmo a discordncia entre as crianas. Vale ressaltar que necessria a interferncia de um adulto, pois a criana desde pequena, tenta se comunicar atravs de gestos e com o tempo, ela ver no adulto um modelo de identidade, ou seja, observar na fala do mesmo as palavras que ele pronuncia e ai comeam a fazer uso dessas mesmas palavras. Alm de representarem o papel de auxiliadores e de colaboradores no processo de deciso e descoberta da criana. Eles so importantes tambm pela motivao que fornecem em todo desenrolar do processo de construo de sua expressividade, sendo a leitura e a escrita uma dessas formas de expresso. Assim, ensinar a ler e a escrever funo que a escola deve desempenhar, mas, no entanto, essa prtica, em muitas escolas, se resume ao ato de decorar, codificar e decodificar sinais grficos, em que prevalece a pedagogia do sacrifcio, do aprender por aprender, sem que se questione o porqu, o como e o para qu. O processo de leitura, desenvolvido dessa forma, deturpa o verdadeiro sentido e o papel da leitura para a vida social do individuo, pois mecaniza sua prtica, priorizando a memorizao e a soletrao, em detrimento de uma prtica coerente de leitura, na qual a compreenso, a interpretao e a reflexo possuem grande relevncia. De acordo com depoimentos de alguns professores, extrados em conversas informais, essa dificuldade resulta de determinados fatores, como: o aluno possuir pouco interesse pela leitura; a falta de incentivo da famlia devido, muitas vezes, a falta de escolaridade da mesma. Portanto, devemos estar atentos ao seu meio cultural, familiar, escolar e principalmente na metodologia. A prtica de leitura nas salas de aula, do sistema pblico de ensino est distante de suas reais finalidades, a qual objetiva formar bons leitores, capazes de compreender a leitura

27

textual e de mundo, presentes na sociedade globalizada. Para isso, devemos refletir permanentemente a nossa prtica, buscando meios para aperfeio-la. Assim, oportunizar s crianas leituras de acordo com o gosto das mesmas, levando em conta a faixa etria, leituras que viabilizem o contar, o recontar, o encenar, o recriar, o desenhar e, que possibilite ao aluno interagir com a histria, alternando os papeis de leitor ouvinte. Os educadores precisam atuar como agentes facilitadores, estabelecendo condies favorveis para a formao de leitores capazes de ler o mundo nos seus mais variados contextos, participando criticamente no processo de transformao social. Dessa forma, o mesmo deve acompanhar e observar as crianas de maneira que o professor veia valorizar o seu processo natural de desenvolvimento. necessrio abrir espao para que as crianas desenvolvam espontaneamente, mas sempre tentar dar continuidade na classe ao esprito das atividades que as crianas desenvolveram por conta prpria na hora do intervalo, que quando esto brincando sozinhas. Relacionar as criatividades das crianas s atividades da sala de aula para que haja a interao entre professores e alunos no processo de educao e alfabetizao. Acredita-se que a leitura seja o mais importante elemento do imaginrio. Ler significa refletir, pensar, estar a favor ou contra, comentar, trocar opinies, posicionar-se, enfim, exercer desde cedo cidadania. Dessa forma, percebe-se o papel da leitura na formao escolar. b Assim, o desenvolvimento do processo de leitura deve levar em considerao a realidade em que os sujeitos esto envolvidos, explorando suas curiosidades e seu conhecimento de mundo, atravs de experincias, acontecimentos do cotidiano, contos e histrias. A escrita a transcrio do entendimento delas sobre o que leram, mas se elas no compreenderem o significado do texto, no sabero escrever sobre o mesmo. A criana tem que comear a ver o sentido daquilo que leu e compreender o seu significado, no apenas decifrar. entendido como rumo de aprendizagem, apreciar o aluno como sujeito da aprendizagem. O que o educador tem a edificar colocar o aluno em condies favorveis para que partindo de suas necessidades e incentivando a empenhar-se, possa recorrer por si mesmo a conhecimentos e prticas. Com isso, envolver o aluno diretamente nas atividades, pois a partir da que ele desenvolve a leitura e a escrita com o objeto social do

28

conhecimento. necessrio oportunizar a criana, avanos em seu processo na busca da aquisio da leitura e da escrita. Enfatizamos que a alfabetizao parta da realidade lingustica dos alunos, respeitando os modos prprios de falar de cada comunidade. E explorar o conhecimento que cada criana j possui ao entrar na escola. Valorizar o dilogo entre professor e alunos, como forma de faz-los expressar sua leitura de mundo, ou seja, suas prprias ideias sobre a realidade e a cultura. A contribuio de Emlia Ferreiro, no livro reflexes sobre alfabetizao, em linguagem simples, apresenta as ideias das crianas sobre o sistema da escrita, explica a escrita entendida como sistema de representao e no como um cdigo de representao de letras e discute as concepes sobre a lngua que informam a pratica do professor. A autora nunca props um mtodo de alfabetizao, no entanto apresentou alguns pressupostos para a prtica educacional, que podem ser assim resumidos:

Crianas que no tm adultos alfabetizados sua volta precisam de que a escola lhes mostre que a escrita serve para outros fins que no apenas passar de ano. Deve ser introduzido as funes sociais da escrita, lendo e escrevendo textos significativos, e no apenas limitados leitura das cartilhas e aos exerccios de cpia (FERREIRO, 1993, P.43).

O xito do mtodo depende muito do professor, sua competncia, seu envolvimento com o trabalho, a atitude encorajadora e a confiana em relao aos alunos pesam muito para o sucesso da aquisio da leitura e da escrita. Considera-se assim como mais teis para a formao de bons leitores, o mtodo da leitura de mundo, na qual a compreenso, a interpretao e a reflexo possuem grande relevncia, do que o sinttico que trabalha com a soletrao, silabao e com o fonema. Resulta tambm da ao de ensinar e aprender as prticas sociais de leitura e escrita. Porque permitem iniciar a alfabetizao com materiais interessantes, significativos e mais motivadores. Nesse sentido, o letramento supe familiaridade com os usos da leitura e da escrita na vida social e no apenas com a capacidade de ler e de escrever. A criana, desde pequena, tenta se comunicar atravs de gestos, com um tempo ela v no adulto um modelo de identidade, ou seja, observa no mesmo as palavras que ele pronuncia e ento ela comea a fazer uso dessas mesmas palavras. Ela no sabe o significado dessas palavras, mas copia o adulto pela sua necessidade de expresso. Com isso, o adulto deve acompanhar a necessidade de expresso das crianas e oferecer-lhes os recursos de que necessitam tentando sempre motivar sua aprendizagem e

29

corresponder a seus anseios, na medida em que as crianas perguntam como se escreve isto, como se escreve aquilo. Mas na realidade, ou o professor ou o ambiente produzido na sala de aula, em diversos momentos, torna-se inibidor da aprendizagem. Gerando vergonha de expressar o seu entendimento sobre qualquer assunto, por medo de que este no esteja correto, mas o que vale a contribuio e a liberdade de expresso do que ele entendeu.

30

CAPTULOII: LEITURA E ESCRITA: POR QUE TO DIFCIL ENSINAR

Todos os profissionais da educao sentem a necessidade de refletir sobre suas aes pedaggicas no que dez respeito a conhecer e reconhecer a importncia do sujeito da aprendizagem, a entender o que pode facilitar ou impedir que o aluno aprenda. interessante pautar que o professor tem que fazer da escola um ambiente dinmico, onde as crianas faro uso de materiais com os quais iro trabalhar e evoluir. Mas o mesmo tem que fazer uso do dia a dia da criana e buscar trazer para a sala de aula, pois, de que adianta a criana apresentar habilidades mnimas de leitura e escrita. Pode ter boa caligrafia, ser capaz de copiar longos textos, mas apresentar dificuldades para l-lo com fluncia e para apreender seu significado. O professor tem que sair um pouco dessa prtica escolar tradicional que envolve lies, trabalhos escolares, provas e exames. Para isso, bom fazer uso do universo da criana, ou seja, usar temas que elas conhecem e o qual sabero desenvolver pode ser um nome de um desenho animado, em que as crianas so chamadas a debaterem sobre o tema e darem tambm suas sugestes, mais importante que isso, o envolvimento de todas as crianas, que aprendem, nesse processo, a pensar, a sentir e a trabalhar em conjunto. Esse processo de ensino contribui para fazer com que a vida na escola seja quase uma continuidade da vida na famlia e na comunidade a que a criana pertence. Evita-se, com isso, o artificialismo que geralmente domina a escola tradicional e a escola deixa de ser um lugar para a construo de uma linguagem artificial. Com isso, ela passa a ser um lugar potencial expressivo e ali, com auxlio e apoio dos professores, proporcionar uma diversidade de situaes propcias para a leitura e para o registro de experincias atravs da escrita, que com a decristalizao da escrita, ou seja, a vivncia da mesma como prtica social genuna, e no como componente escolar a ser ensinado pelo professor. Carvalho (2010) trabalha com atividades que estimulam o interesse pela leitura e ensinam os fatos bsicos da escrita, levando o aluno a pensar sobre o que l e a compreender o texto. Como afirma no seguinte trecho:

claro que o objetivo da leitura a compreenso. Pode-se ler linha por linha, palavra por palavra, mesmo conhecendo o significado de cada uma delas, e chegar ao fim da tarefa sem a mnima idia do sentido global do texto. Tal tipo de leitura, que evidentemente no traz benefcio nenhum, ocorre muitas vezes quando o aluno tenta e no consegue usar os livros para aprender o que est sendo cobrado pelos professores. (2010, p. 8).

31

importante deixar que os alunos manifestem suas idias e criem suas hipteses, ainda que ajudados pelo professor. Ao mesmo tempo, verificar o que os alunos compreenderam da leitura. O professor tem que ficar atento para essas descobertas, permitir que os alunos se demonstrem capazes, dar muitos materiais de leitura, criar atividades motivadoras, tirar dvidas e confiar. Se a motivao para a leitura e a escrita for intensa, os alunos descobriro maneiras de escrever o que desejam, mesmo cometendo erros de ortografia, pois, o importante o entendimento do que o mesmo est lendo. Os mtodos a serem utilizados nas atividades de sala de aula precisam estar atentos funo do significado, do interesse que possa despertar, da ligao com o contexto e a realidade dos alunos e no em funo das relaes entre letra. necessrio que haja uma sistematizao entre as experincias vivenciadas pelos alunos e pelo professor. O professor deve conhecer seus alunos, pois dessa forma ele ter mais referncias para planejar suas atividades de maneira significativa, assim ser possvel estabelecer uma relao de aprendizagem entre o educador e o educando. Pois, segundo Elias (2000, p. 198), o educador precisa:

Conhecer o seu aluno e valorizar as habilidades que ele possui, criando oportunidades para que ele possa desenvolv-las e potencializ-las. Influenciando muito no que o aluno ir aprender, o aluno no passivo, mero receptor, mas est em constante atividade, tudo quer conhecer cabendo escola no anular esta vivacidade e esse interesse com imposies e, sim, ativ-los constantemente.

necessrio que o educador, principalmente o que j se encontra h anos exercendo o papel de professor-alfabetizador e que confia plenamente na mera aquisio de decodificao, aceite romper paradigmas e acreditar que as transformaes que ocorrem na sociedade contempornea atingem todos os setores, assim como tambm a escola e os saberes do educador, pois mtodos que aprenderam h anos, podem e devem ser aprimorados, atualizados ou at mesmo modificados. O conhecimento no pode manter-se estagnado, pois ele nunca se completa ou se finda. O educador que se dispe a exercer o papel de "professorletrador" considera que:

[...] O ato de educador no uma doao do conhecimento do


professor para os educandos, nem transmisso de idias, mesmo que estas sejam consideradas muito boas. Ao contrrio uma contribuio no processo de humanizao. Processo este de fundamental papel no exerccio

32

de educador que acredita na construo de saberes e de conhecimentos para o desenvolvimento humano, e que para isso se torna um instrumento de cooperao para o crescimento. (PEIXOTO, 2004, p.135).

O educador deve mostrar ao seu educando as variadas formas do uso da leitura e da escrita, mostrando a necessidade primordial que vem a ser a comunicao tanto para o professor como para os seus colegas e para se comunicar e interagir com o mundo, respeitando sempre o reconhecimento do aluno. Partindo desse pressuposto, analisamos neste trabalho, como os docentes abordam o ensino da Lngua Portuguesa em especial a leitura e a escrita dentro de sala de aula, sabendo que a mesma de suma importncia no desenvolvimento tanto escolar como social do aluno, identificando os obstculos que atrapalham os alunos no desenvolvimento escolar devido no terem uma boa leitura e nem uma escrita adequada do ponto de vista das normas gramaticas.

2.1 CONCEITUANDO APRENDIZAGEM No nosso dia-a-dia, a aprendizagem frequentemente est aliada a mtodos formais de aquisio de novos conhecimentos e habilidades, como por exemplo, aprender na sala de aula. Mas, o conceito de aprendizagem tem vrios significados no compartilhados. Conforme Smith (2001) a aprendizagem um processo de aquisio e assimilao, mais ou menos consciente, de novos padres e novas formas de perceber, ser, pensar e agir. Para Vygotsky (1998) o desenvolvimento cognitivo produzido pelo processo de interiorizao da interao social com materiais fornecidos pela cultura. As potencialidades do indivduo devem ser levadas em conta durante o processo de ensino-aprendizagem e o sujeito no apenas ativo, mas interativo, pois forma conhecimentos e constitui-se a partir de relaes intra e interpessoais. Para Piaget (1994) a construo do conhecimento se d atravs da interao da experincia sensorial e da razo. A interao com o meio (pessoas e objetos) necessria para o desenvolvimento do indivduo. Enfatiza o processo de cognio medida que o ser se situa no mundo e atribui significados realidade em que se encontra, tambm se preocupa com o processo de compreenso, transformao, armazenamento e uso da informao envolvida na cognio. Portanto, a familiarizao com as principais teorias de aprendizagem, salientando principalmente a influncia das mesmas no processo ensino-aprendizagem, pode auxiliar na compreenso das causas das dificuldades reveladas pelos alunos, identificando os fatores que para elas contribuem.

33

Alm disso, um melhor entendimento das teorias de aprendizagem pode contribuir com uma formao mais adequada para todos aqueles que participam do sistema educacional.

2.2 - CONCEITUANDO LEITURA E ESCRITA

Definir leitura e escrita no consiste em tarefa fcil, pois ao contrrio do que possam parecer, estas so reas complexas e abrangentes. So vrios os sentidos que podem ser atribudos s idias de leitura e escrita, podendo estes, serem restritos ou amplos. Em termos escolares, tanto a leitura quanto a escrita esto diretamente vinculadas alfabetizao, adquirindo deste modo, carter de aprendizagem formal. No sentido restrito, so encontradas definies simplistas tanto para a leitura como para a escrita. Conforme Ximenes (2000, p. 386), escrita a representao de palavras ou ideias por meio de letras ou sinais convencionais. Portanto, a escrita constitui-se num sistema de intercomunicao humana por meio de signos visveis, visuais, ou seja, a representao de palavras ou ideias por letras ou sinais. J a leitura, o ato de percorrer os olhos (viso) sobre algo que est escrito, decifrando e interpretando as palavras e o sentido do texto, constituindo aquisio da decodificao e interpretao dos smbolos alfabticos e dos textos. (XIMENES, 2000). No entanto, pesquisadores de renome tais como, Emlia Ferreiro e Luiz Carlos Cagliari, entre outros, j provaram atravs de pesquisas e estudos, a complexidade que envolve ambos os processos. A leitura, tanto quanto a escrita, consiste em atividade bastante intrnseca. Nessa perspectiva, no h como falar de leitura sem falar de escrita ou vice-versa, pois segundo Cagliari (2002, p. 152) a leitura uma atividade ligada essencialmente a escrita, assim o ato de decodificar um texto requer o entendimento tambm de codific-lo atravs de vrias linguagens. Nesse sentido, Ferreiro (1992, p. 79) diz:

[...] eu digo escrita entendendo que no falo somente de produo de marcas grficas por parte das crianas; tambm falo de interpretao dessas marcas grficas. [...] algo que tambm supe conhecimento acerca deste objeto to complexo a lngua escrita, que se apresenta em uma multiplicidade de usos sociais.

de grande importncia ressaltar que a leitura e a escrita so atividades fundamentais para o desenvolvimento e formao de qualquer indivduo, pois dentro e fora da escola e por toda vida, o domnio ou no de ambas facilitar ou no o crescimento intelectual.

34

J a leitura, conforme Martins (1982) pode ser conceituada como sendo um processo de compreenso de expresses formais e simblicas que se d a conhecer atravs de vrias linguagens. Portanto, a leitura e a escrita no se limitam, apenas, decifrao, a codificao e a decodificao de sinais grficos. muito mais do que isso, exige do indivduo uma participao efetiva levando-o a construo do conhecimento.

2.3 - CONCEITO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Apesar de serem encontradas terminologias diferenciadas, dependendo do autor consultado, sendo comum depararmo-nos com termos tais como: distrbios de aprendizagem; problemas de aprendizagem; deficincia na aprendizagem e dificuldade de aprendizagem adotar-se-, no presente trabalho, o termo dificuldade de aprendizagem, abrangendo as demais. Segundo Smith (2001), dificuldades de aprendizagem (D.A) so problemas neurolgicos que afetam a capacidade do crebro para entender, recordar ou comunicar informaes. Considera-se que, tem-se estudado muito sobre o tema, mas as informaes obtidas penetram no mbito educacional de forma lenta. Assim, as dificuldades de aprendizagem referem-se no a um nico distrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer rea do desempenho escolar. Raramente, elas podem ser atribudas a uma nica causa, e muitos aspectos diferentes podem prejudicar o funcionamento cerebral, at o ambiente domstico contribui para isso. (SMITH, 2001). Por isso, na maioria dos casos de dificuldades de aprendizagem, observam-se tambm comportamentos diferenciados tais como: hiperatividade; fraco alcance de ateno; dificuldade para seguir instrues; imaturidade social; dificuldade com a conversao; inflexibilidade; fraco planejamento e habilidades organizacionais; distrao; falta de destreza e falta de controle dos impulsos. J estes comportamentos citados so causados pelas mesmas condies neurolgicas que originam as dificuldades de aprendizagem. Ento, as dificuldades de aprendizagem referem-se s situaes difceis enfrentadas tanto pela criana normal quanto pela criana com desvio do quadro normal. (COELHO, 1991). Em resumo, as dificuldades de aprendizagem consistem em problemas acadmicos que alguns alunos enfrentam (como por exemplo, alunos repetentes), a expectativa de aprendizagem em longo prazo resultando no no acompanhamento regular do processo escolar.

35

2. 4 - A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE AQUISIO DA LEITURA E DA ESCRITA

De acordo com Coelho (1991), as dificuldades de aprendizagem no processo de aquisio da leitura podem ser divididas em quatro categorias: Dificuldade na leitura oral: Devido percepo visual e ou auditiva alterada, a criana recebe informaes cerebrais distorcidas e frequentemente troca, confunde, acrescenta ou omite letras e palavras. Dificuldade na leitura silenciosa: Devido distoro visual, a criana apresenta lentido e disperso na leitura, perdendo-se no texto e repetindo palavras ou mesmo frases e linhas inteiras. Dificuldade na compreenso da leitura: Devido deficincia de vocabulrio e a pouca habilidade reflexiva, a criana apresenta srios obstculos em entender o que est escrito. Dislexia: dificuldade com a identificao dos smbolos grficos desde o incio da alfabetizao, acarretando fracassos futuros na leitura e escrita. J quanto dificuldade de aprendizagem no processo de aquisio da escrita, encontramos a disgrafia; a disortografia e os erros de formulao e sintaxe. Disgrafia: Falta de habilidade motora para transpor atravs da escrita o que captou no plano visual ou mental, a criana apresenta lentido no traado e letras ilegveis. Disortografia: Incapacidade para transcrever corretamente a linguagem oral; caracteriza-se pelas trocas ortogrficas e confuses com as letras. Erros de formulao e sintaxe: Apesar de ler fluentemente, apresentar oralidade perfeita, copiar e compreender textos, a criana apresenta grande dificuldade para elaborar sua prpria escrita. Geralmente omite palavras, ordena confusamente as palavras, usa incorretamente verbos e pronomes e utiliza a pontuao de forma inadequada.

2. 4.1 Causas de dificuldades na leitura e na escrita

As causas das dificuldades de aprendizagem so fundadas em fatores biolgicos, sendo que estes podem ser divididos em quatro categorias, conforme Smith (2001): Leso cerebral: Qualquer dano causado ao crebro durante a gestao, parto ou psparto, atravs de acidentes, hemorragias, tumores, meningite, exposio a substncias qumicas entre outros.

36

Alteraes no desenvolvimento cerebral: Perturbao ocorrida em qualquer ponto do processo contnuo de ativao neural, ocasionando o no desenvolvimento normal de alguma parte do crebro. Podemos citar como exemplo a dislexia, que consiste em srias dificuldades de leitura e, conseqentemente, de escrita, apesar da criana apresentar nvel normal de inteligncia. Geralmente a dislexia apresenta-se associada a outros distrbios como dificuldade de memorizao. Desequilbrios neuroqumicos: Dissonncia entre os neurotransmissores (mensageiros qumicos), causando a m comunicao entre as clulas cerebrais, acarretando prejuzo capacidade de funcionamento do crebro. Hereditariedade: Herana gentica, ou seja, transmisso de caracteres biolgicos aos descendentes. No entanto, seja qual for o fator biolgico contribuinte para a dificuldade de aprendizagem, o ambiente mostra-se como fator decisivo, podendo facilitar ou complicar o quadro do portador da mesma. Embora supostamente as dificuldades de aprendizagem tenham uma base biolgica, com frequncia o ambiente da criana que determina a gravidade do impacto da dificuldade. (SMITH, 2001, p. 20). O ambiente escolar, familiar e social exerce influncia direta no s no comportamento das crianas como tambm em suas atitudes e posturas diante dos problemas. As condies em casa e na escola, na verdade, podem fazer a diferena entre uma leve deficincia e um problema verdadeiramente incapacitante. Segundo Morais (2002) para que se aprenda a ler e a escrever, so necessrias habilidades ou pr-requisitos, que devem ser trabalhados no perodo pr-escolar, o que muitas vezes no acontece adequadamente. Por isso, o ideal que quando se percebe que as dificuldades de aprendizagem que a criana apresenta so oriundas ou ampliadas por um mtodo de ensino que no est adaptado criana, prope-se uma mudana metodolgica para facilitar o processo de aprendizagem. Ao abordar os fatores emocionais, Morais (2002) deixa claro a dificuldade de se estabelecer com preciso, quando o transtorno emocional precede as dificuldades de aprendizagem, ou quando a prpria causa das mesmas. Para se chegar a esta concluso, necessrio um estudo detalhado da personalidade da criana e de seu comportamento, assim como da dinmica familiar e social, na qual ela se encontra inserido. Devido complexidade causal das dificuldades de aprendizagem muitas vezes sendo resultado da combinao de vrios fatores, fica ntida a dificuldade de diagnstico certeiro. Por isso, deve ficar claro que, a aprendizagem da leitura e da escrita um processo complexo

37

que envolve vrios sistemas e habilidades (lingusticas, perceptuais, motoras, cognitivas) e, no se pode esperar, portanto, que um determinado fator seja o nico responsvel pela dificuldade para aprender. Dificuldade de aprendizagem um assunto vivenciado diariamente por educadores em sala de aula e que desperta a ateno para a existncia de crianas que frequentam a escola e apresentam problemas de aprendizagem. Por muitos anos, tais crianas tm sido ignoradas, mal diagnosticadas e maltratadas. A dificuldade de aprendizagem vem frustrando a maior parte dos educadores, pois na maioria das vezes no encontram soluo para esse problema. Corra (2001) ressalta que "pesquisas sobre as representaes que os professores tm do fracasso escolar denunciam que eles esto convencidos de que o problema do aluno e da sua famlia", desviando toda a provvel deficincia do professor e da entidade de ensino para os problemas de fatores externos escola. Assim, as dificuldades de aprendizagem devem ser levadas em conta, no como fracassos, mas como desafios e serem enfrentados, dando oportunidade aos alunos de serem independentes e de reconstrurem-se enquanto seres humanos.

2.5 - O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O papel do professor no processo de aprendizagem indiscutivelmente decisivo, suas atitudes, concepes e intervenes, sero fatores determinantes no sucesso ou fracasso escolar de seus alunos. J o educando quando chega escola traz consigo um grande nmero de experincias que no devem ser ignoradas pelo professor, pois mesmo antes de ingressar na escola a criana j possui inmeras vivncias que podem servir como ponto de partida para uma aprendizagem significativa. Tanto professor quanto a escola devem aliar-se a essa trade: experincias vividas, conhecimentos prvios e materiais diversos resultando na aprendizagem significativa. A escola, enquanto espao de promoo do saber, tem a funo de proporcionar momentos de dvidas e de descobertas. J o educador, enquanto mediador da aprendizagem tem, como uma de suas funes, investigar a dvida, provocar o educando para a indagao do que anseia aprender e mostrar-lhe que h vrias fontes de saber.Tambm neste contexto importante dizer que:

38

O professor ajude os alunos a estabelecer relaes entre o que j aprenderam e o que esto aprendendo, criando em sala de aula um ambiente favorvel troca de idias. Isso significa que os professores devem constantemente propor questes que possibilitem aos alunos refletir sobre o que sabem e o que esto aprendendo. Outras vezes, o professor quem explicita as relaes de que ele pode estabelecer entre um conhecimento e outro. As perguntas e as relaes verbalizadas ajudam os alunos a perceber que a construo do conhecimento ocorre por meio de sucessivas reorganizaes, as quais so feitas a partir de novas relaes. (DURANTE, 2004, p.34).

O professor deve sempre despertar o interesse do aluno pela leitura e pela escrita. Assim, outra metodologia eficaz no processo ensino aprendizagem so os jogos e brincadeiras que no podem ser considerados apenas como uma forma de divertimento, mas sim, como meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento da aprendizagem, pois para manter o equilbrio com seu mundo, a criana precisa brincar, jogar, criar e inventar. Nesse sentido, o jogo organizado constitui o melhor mtodo para incutir princpios, normas e estabelecer padres de desenvolvimento e aprendizagem. (MIRANDA, 1990). As atividades ldicas podem desenvolver diversas habilidades e atitudes interessantes no processo educacional.

O jogo um fim em si mesmo para a criana; para ns deve ser um meio. Da este nove de jogos educativos, que tende a ocupar cada vez mais espao em nossa lingua e pedagogia. No se trata, portanto, de deixar a criana livre de sua atividade, abandonada a si mesma: a criana deve jogar, mas todas as vezes que voc lhe d uma ocupao que tem a aparncia de um jogo, voc satisfaz essa necessidade, e ao mesmo tempo, cumpre seu papel educativo. (BROUGRE, 1998, p. 122).

Atravs de atividades ldicas as crianas tendem a interessar-se mais pelo processo educativo, sem necessariamente perceber. Esses tipos de atividades, pelas suas prprias caractersticas de desenvolvimento, podero atender tanto s crianas que apresentem ou no dificuldades na aprendizagem. No momento em que considera-se cada aluno como o principal agente do seu processo de aprendizado absolutamente necessrio examinar como este aluno aprende, quais so suas principais capacidades, onde esto suas limitaes, quais so seus interesses e qual o seu ritmo. Assim, segundo Elias (2000, p. 198), o educador precisa:

Conhecer o seu aluno e valorizar as habilidades que ele possui criando oportunidades para que ele possa desenvolv-las e potencializ-las. Influenciando muito no que o aluno ir aprender, o aluno no passivo, mero receptor, mas est em constante atividade, tudo quer conhecer cabendo escola no anular esta vivacidade e esse interesse com imposies e, sim, ativ-los constantemente.

39

Trabalhar com alunos valorizando suas habilidades e seus interesses , sobretudo, trabalhar com respeito, tornando-se assim num ambiente propcio para a ploriferao da aprendizagem. Por conseguinte, despertar o interesse no aluno requer mais do que artifcios e argumentos. Requer uma atitude presente no verdadeiro educador, o amor, para a interao do processo ensino-aprendizagem.

2.5.1 O que dizem os professores

Para a realizao desta anlise foi necessrio fazermos entrevistas semi-estruturadas com professoras do 4 e 5 ano da Escola Joo Martins Cardoso. Foram entrevistadas trs professoras, com a idade entre 30 e 38 anos, com uma boa experincia em sala de aula, com formao em Magistrio e cursando graduao em Pedagogia. Segundo elas, o curso de formao inicial e continuada fundamental para que haja melhorias nos mtodos utilizados com os alunos. Para Cagliari (1998, p.340):

Se houvesse uma formao adequada para o professor, a realidade do pas, em relao alfabetizao, seria outra, pois nenhum mtodo educacional garante bons resultados sempre e em qualquer lugar, isso s se obtm com a competncia do professor.

Concordamos com o autor acima, tendo em vista que, nas nossas observaes percebemos que as professoras, mesmo participando de cursos de capacitao, no conseguem atender com eficcia s necessidades de formao dos discentes. Como no percebemos tais aes, investigamos por meio de perguntas, a avaliao que as professoras faziam, de seus alunos, sobre esse processo. Baseado nas perguntas e respostas dos professores conduzir nossa anlise ao longo do trabalho. Com relao s professoras entrevistadas para a identificao das mesmas no corpo do texto utilizamos as seguintes siglas: P1 a professora do 4 ano/9; P2 a professora 5 ano/9 e a P3 outra professora do 5 ano/9. Quantos sabem ler e escrever? P1 nem todos os alunos sabem ler e tm dificuldades na escrita, P2 em uma turma de 20 alunos todos sabem ler e escrever, embora 05 tenham dificuldades na leitura, P3 todos lem e escrevem com dificuldades diferenciadas.

40

Ao observamos as falas das professoras, analisamos a avaliao que cada um faz a respeito da leitura e da escrita. A professora P1 relata que seus alunos apresentam dificuldades tanto na escrita quanto na leitura. A professora P2, nos surpreende ao dizer que todos os alunos sabem escrever, apesar de alguns ainda ter dificuldades de ler. A professora P3, avalia que seus alunos conseguem ler e escrever, mas que apresentam dificuldades diversas. Percebemos nas respostas das professoras que em nenhum momento elas consideraram a leitura e a escrita como as primeiras significaes que a criana necessita para conhecer o mundo. Segundo Freire (l989) A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreenso do texto a ser alcanado por sua leitura crtica implica percepo das relaes entre o texto e o contexto. Freire tambm destaca a importncia da primeira experincia existencial, a leitura do mundo, do pequeno mundo, na compreenso do ato de ler o mundo particular que move a criana. De fato, a primeira leitura que a criana aprende a fazer a das relaes familiares, onde ler uma gratificao, uma promessa e uma ameaa. leitura atribudo um valor positivo absoluto, como detentora de benefcio bvio e indiscutvel ao indivduo e sociedade. Uma forma de lazer e de prazer, de aquisio de conhecimento e de enriquecimento cultural, de ampliao das condies de convvio social e de interao. Entendemos que a aprendizagem da leitura e da escrita se inicia desde o nascimento com a imitao de sons articulados, at a fase adulta, em que h um verdadeiro aperfeioamento tcnico. A linguagem oral e escrita revela-se imprescindvel ao processo de comunicao. Trata-se de uma questo que deve ser especialmente trabalhada nos anos iniciais, durante seu processo de construo de conhecimento. As competncias da leitura e da escrita so consideradas como objetos fundamentais de qualquer sistema educativo. A escolaridade elementar, a leitura e a escrita constituem aprendizagem de base e funcionam como uma mola propulsora para todas as aprendizagens escolares e elevam a auto-estima do aluno. Pensa-se que o ambiente em que se processa a construo da leitura e da escrita deve favorecer a criana a expressar seu pensar de acordo com o entendimento que ela tem das informaes que lhe so apresentadas. Nesse caso, relevante a escola promover um ambiente que favorea a construo da leitura e da escrita numa perspectiva favorvel a respeito das diferenas de aprendizado que a criana apresenta. E, o professor, pea fundamental nesse processo e por isso vamos continuar analisando suas respostas.

41

Que metodologias voc utiliza para garantir aos alunos clareza e segurana no seu aprendizado? Prof. P1 trabalho com mtodos prticos, Prof. P2 utilizo dinmicas e recurso pedaggico que oportunize aos alunos melhor clareza foi abordado, Prof. R3 Aulas expositivas dialogadas, trabalhar os contedos em paralelo com o que j conhecido pelo aluno etc..

A partir das respostas podemos observar que as professoras sabem que alguns alunos esto com dificuldades na aprendizagem, seja na leitura, na escrita ou nas duas percebe-se tambm que as mesmas, esto tentando ajud-los por meio de vrias atividades didticas. Na resposta das professoras foi possvel perceber que, as mesmas buscam mtodos e recursos didticos que permitem aos alunos utilizarem seu conhecimento prvio para obterem mais segurana em seu aprendizado. Segundo as professoras, elas preferem os mtodos prticos, dinmicas, aulas dialogadas e expositivas porque os alunos participam ativamente das atividades realizadas e assim aprendem com mais clareza os contedos que so repassados pelas professoras.

A prtica pedaggica reflexiva no mbito escolar, a busca constante de dados da realidade em que o professor est inserido- isto , os dados da prtica, do saber da experincia sem perder os vnculos com a realidade social global, para, pela ao reflexo - ao, compreend-la e modific-la, tendo em vista os fins educacionais estabelecidos coletivamente no projeto poltico pedaggico da escola. (RIBAS et al, 1995, p. 9).

Voc permite que seus os alunos sigam seus prprios mtodos, o raciocnio lgico para chegarem a um melhor resultado? P1 s vezes eu deixo, P2 sim, pois no podemos limit-los a aprender de uma nica forma P3 sim, mais s vezes interfiro quando percebe que no h coerncia no seu raciocnio.

Podemos perceber que apenas uma das professoras, fala que o aluno no pode aprender de uma nica forma. A outra diz que deixa, s vezes, o que pressupe que no h uma organizao nessa relao com o aluno. A ltima professora deixa bem claro que no da

42

liberdade para que o aluno desenvolva seu raciocnio, dizendo que o interrompe sempre que presume que o mesmo est errado. Ao fazer a seguinte pergunta quais atividades voc vem utilizando para proporcionar o ato da leitura e da escrita? Obtivemos as seguintes respostas:

Prof. P1 leio todos os dias para os alunos textos diversos e os mesmos participam de um projeto de leitura ler por prazer um dia na semana, Prof. P2 diversas atividades como jogos e dinmicas didticas, Prof. P3 leituras diversificadas e produo textual. As atividades ldicas podem desenvolver diversas habilidades e atitudes

interessantes no processo educacional.

Percebemos que elas utilizam diversos aparatos didticos para abordar o ensino da leitura e da escrita dentro da sala de aula, pois de suma importncia na formao do aluno. As trs professoras propem textos de vrios gneros para ajudar os alunos a um melhor desenvolvimento, tanto da leitura como tambm da sua prpria escrita, pois sabemos que bom que o aluno exercite a sua escrita seja pela produo de texto ou pelo prprio ditado. Em outra pergunta falamos sobre a pesquisa em grupo, que elas tambm utilizam com os alunos. importante sabermos que as mesmas passam tarefas de pesquisa em grupo para facilitar a cooperao entre eles, ou seja, vo realizar a tarefa com ajuda de outros colegas, assim pode ser mais fcil ao aluno assimilar o contedo. Quando questionamos as professoras com relao produo de texto a partir de histrias j conhecidas ou temas atuais, Tivemos as seguintes respostas:

Prof. P1 sim, Prof. P2 sim, com historias de vida, historias cotidianas, musicas e outras, Prof. P3 busco envolver os temas atuais e deix-los livres para suas produes.

importante sabermos que as mesmas trabalham dessa forma, pois assim aproveitam o conhecimento de mundo que o aluno trs de sua convivncia na sociedade, para tanto o

43

conhecimento deve ser construdo pelo sujeito aprendiz em interao com o meio social em que vive dessa forma estar desenvolvendo a sua inteligncia. Outra pergunta que fizemos s professoras foi: quando voc descobre que um aluno na turma esta com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, que providncias voc toma para ajud-lo? Prof. P1 procuro ajuda na coordenao pedaggica, Prof. P2 procuro direcionar atividades especficas para esse aluno, Prof. P3 envolvo-os em atividades diferenciadas, sem que os mesmos se sintam discriminados.

importante saber que as professoras tomam providncias para ajudar seus alunos a superar essas dificuldades, seja por meio da coordenadora pedaggica ou, pelo prprio mtodo diferenciado da professora, sem que o aluno se sinta discriminado ou desprivilegiado pelo fato de saber menos que seus colegas. De que forma voc trabalha com esse aluno que est com dificuldades?

Prof. P1 de forma dinmica, Prof. P2 leitura dinmica, por meio de jogos como bingo de palavras seja simples ou complexas, par lendas, caa palavras, cruzadinhas, musicas etc., Prof. P3 aplico algumas atividades extras como leitura e produo de palavras simples (02 ou 03 slabas) e depois vou aumentado o grau de dificuldades e incentivo ao gosto da leitura.

Sabemos que cada um aprende conforme o seu grau de aprendizado, ou seja, precisamos respeitar o nvel de aprendizado em que a criana se encontra, pois ningum aprende igual o outro ou todos ao mesmo tempo, e todos tm o seu momento certo de aprender. A escola Joo Martins Cardoso, onde realizamos a pesquisa, apesar de ser pequena, dispe de diversos recursos e materias didticos para serem utilizados pelos professores para melhor aprimorar, auxili-los no ensino aprendizado dos alunos. Cabe ao professor o papel de interventor, desafiador, mediador e provocador de situaes que levem os alunos a aprenderem a aprender. O trabalho didtico deve portanto, propiciar a construo do conhecimento pelo aluno.

44

Os dados mostram que, embora as compreenses sejam muito heterogneas, e as professoras apresentem em suas falas certas definies e classificao a respeito da dificuldade de aprendizagem, esse problema se revela para elas como algo meio indefinido, difcil de apreender e explicar e que, por vezes, tem definio que se sobrepe s outras. Essas indefinies nas falas das professoras nos deixam preocupadas tendo em vista que as prticas discursivas sobre a leitura e a escrita assumem importncia fundamental por conta do papel que desempenham na formao do indivduo enquanto ser social. No nosso entendimento cabe escola assumir as rdeas de um processo que lhe pertinente, que sua meta maior. Os estudos atuais sobre o assunto tm demonstrado sua importncia, seja na prtica escolar, opondo-se concepo tradicional e mecanicista de alfabetizao, seja como prtica social, comparando-se os usos e funes da escrita e da leitura em sociedades tradicionais e modernas. Essas reflexes buscam, justamente, melhor definir as competncias lingusticas do indivduo inserido em sociedades complexas, nas quais a escrita e a leitura constituem condio primeira para a integrao das pessoas como membros efetivos desse modelo de comunidade. As constantes transformaes dessas sociedades exigiram uma redefinio das prticas sociais, que hoje incluem o uso constante da leitura e da escrita. Nas sociedades atuais, por exemplo, entende-se por alfabetizado, o indivduo que apenas aprendeu a ler e a escrever, mas no se apropriou da leitura e da escrita, incorporando as prticas sociais que as demandam. O letrado, por sua vez, seria aquele que se envolve nas prticas sociais de leitura e de escrita funcionalmente. Nessa perspectiva, crucial que ns, professores, entendamos que lngua no apenas um sistema abstrato que reflete nossos pensamentos de forma neutra e imune s condies socioculturais. Ela algo muito mais complexo, um jogo de poder, uma arena de conflitos, e por isso que precisamos compreender bem suas diversas faces. A linguagem que usamos para ler o mundo determina, em grande medida, a forma como pensamos e agimos nesse mundo e sobre ele. Tais significados so, portanto, sempre construdos e produzidos, de forma contextual, no interior de prticas discursivas determinadas. Quanto ao trabalho com a oralidade em sala de aula, deve-se salientar que no h uma fala certa e uma fala errada, mas que h falas mais monitoradas e menos monitoradas, que devemos usar de acordo com a situao na qual nos encontramos. importante salientar, igualmente, que no h lngua ou variedade melhor ou pior que outra, pois todas exercem a funo de comunicar. Portanto, todas as variedades devem ser valorizadas na escola. E mais: a

45

norma-padro no melhor do que as outras, mas a que goza de maior prestgio social, da ser obrigao da escola ensin-la para que os alunos possam us-la em contextos formais. Quanto ao trabalho com a leitura, crucial entender que ela tem uma funo primordial na formao de nossos educandos. Assim, precisa ser vista como um processo no qual o leitor realiza um trabalho de construo do significado do texto, a partir do conhecimento de mundo, dos conhecimentos lingusticos, da intencionalidade do autor, entre outros. O texto, nessa perspectiva, no pode ser mais considerado como algo pronto e acabado, mas como um conjunto de pressupostos, intenes, implcitos que somados aos fatores contextuais e intertextuais que evoca, criam um universo de leitura a ser desvendado pelo leitor. A produo textual, por sua vez, precisa ser incentivada e, para tal, necessrio que se trabalhe com a noo de gneros textuais// discursivos, pois cada texto ter uma funo social a desempenhar, entendendo-se que a lngua deve ser trabalhada sempre em situaes de uso real. Para tanto, necessrio utilizar diferentes gneros presentes em nosso dia-a-dia, cumprindo diversas funes, tais como: divertir, anunciar, comunicar, persuadir, solicitar, instruir, informar, narrar, relatar, divulgar, documentar, anunciar, entre outras. Assim, reportagens, histrias em quadrinhos, propagandas, receitas, cartazes, bilhetes, cartas, poemas, artigos e tantos outros materiais escritos ocupam espao privilegiado nas sociedades letradas. Esses textos possuem variaes de tipos e funes de acordo com situaes especficas de interlocuo, da ser tarefa prioritria considerar suas especificidades, tendo como ponto de referncia suas condies de produo, uso social e funcionamento.

46

CONSIDERAES FINAIS

Podemos considerar ao trmino destas reflexes que na prtica cotidiana do processo educacional, a leitura e a escrita vem sendo usada com as seguintes expectativas: possibilitar a incorporao de valores hegemnicos, valorizar o uso formal da lngua, transmitir contedos gramaticais de forma a manter a decodificao enquanto instrumento da acomodao social. Nossa pesquisa mostra que, infelizmente, as turmas investigadas no conseguiram romper o dogmatismo e trabalhar com os textos literrios em sua real dimenso de manifestaes artstica e cultural. Em consequncia disso, os alunos so submetidos a sesses interminveis de exerccios de copiar o que lhes so ditados, muitas vezes, sem uma conexo lgica ou adaptada sua prpria realidade. Consideramos assim, que a pesquisa realizada na Escola Municipal Joo Martins Cardoso, trouxe-nos resultados significativos acerca das dificuldades encontradas pelos alunos no processo de aquisio da leitura e da escrita, percebendo as formas como as professoras vm abordando essas dificuldades em sala de aula. No nosso entendimento, a alfabetizao um processo de construo de conhecimento que se concretiza na leitura e na escrita. Ou seja, quando o aluno faz uso da leitura e da escrita de forma correta, sabe interpretar o que leu e escrever de acordo com as normas da ortografia, podemos dizer que o educando j est apto para conviver em uma sociedade fundamentalmente letrada como a nossa. Por isso, o professor tem que ficar atento e saber trabalhar a realidade desse aluno de forma a buscar interagir com o cotidiano dele nas atividades. Acreditamos que para acontecer o avano na prtica da leitura e da escrita preciso que os professores sejam mais comprometidos com a desmistificao das relaes sociais, tenham clareza terica e estimulem a presena, a discusso, a pesquisa, o debate e o enfrentamento de tudo o que constri o ser. Alm do mais, que esse profissional seja cada vez mais reflexivo em sua prtica pedaggica, seja sensvel apreenso de possibilidades alternativas, tenha conscincia que ser humano e pode cometer erros e esteja sempre se questionando no seu fazer em sala de aula, indo alm das atividades imediatistas, tendo em mente o tipo de homem que quer formar. O professor o agente intercessor do conhecimento, que tem o papel de ajudar o aluno no processo de aprendizagem e o mesmo no pode apenas receber esse conhecimento, ou seja, receber passivamente sem participar da sua construo. O educador enquanto mediador do processo de ensino-aprendizagem protagonista na resoluo de estudo das dificuldades e

47

aquisio da leitura e da escrita devendo ter orientaes especficas para que se desenvolva um trabalho consciente e que se promova o sucesso de todos envolvidos no processo. Como j enfatizamos anteriormente, os educandos esto presos s normas gramaticais para escrever correto, tm medo de ler em pblico por vergonha de gaguejar ou trocar letras. Umas das causas das dificuldades da aquisio da leitura e da escrita a forma como as mesmas so impostas na sala de aula, ou seja, por meio da decodificao que leva o aluno a apenas transcrever, sem possibilitar ao aluno a interpretao. Percebemos durante a pesquisa, que existe criana com deficincia visual, que pede para que as letras sejam maiores para que ela possa l. Essa criana e outras com dificuldades de aprendizagem precisam de mais apio, mais ateno e observao. A famlia essencial no sentido de identificar o que est ocasionando a dificuldade, principalmente os pais, pois os mesmos podem e deve ajudar o professor a auxiliar o aluno, juntamente com um profissional, pois iro procurar estratgias que possam direcionar o aluno para uma aprendizagem eficaz e de qualidade. Outra anlise que podemos fazer que: os alunos que convivem com pessoas que fazem uso da leitura e da escrita, no tm tanta dificuldade de assimilao das mesmas. Sendo que o contrrio tambm verdadeiro, quando a famlia no tem esse princpio como prtica cotidiana, por falta de condies e de escolaridade, os alunos sentem grande dificuldade na aquisio desse processo. Entendemos que na escola que o aluno deve tomar conhecimento dos diversos gneros e textos que possibilite uma viso da leitura como uma atividade necessria, pois permite o mesmo a compreender a lngua que utiliza a partir de qualquer situao de vida. O papel do professor incentivar o aluno a no s decodificar as palavras e o texto que l, mas a agir em funo de seu convvio em sociedade, sabendo opinar e interferir no meio em que vive. Portanto, acreditamos que este trabalho vem contribuir para os profissionais da rea da educao, no que se refere s prticas de leitura e escrita utilizadas em sala de aula para a formao de sujeitos que saibam utilizar a fala e a escrita como forma de interao, e esta interao deve ser construda a partir de seu envolvimento com o meio no qual est inserido e com os contedos a serem abordados na escola. Assim o presente trabalho no tem a pretenso de esgotar todas as discusses sobre a dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita, pretende sim construir reflexes com o professor que lhe dem a oportunidade de levar seus alunos a desenvolver habilidades de oralidade, leitura e escrita.

48

REFERNCIAS

BRASIL, Ministrio da Educao MEC. Parmetros curriculares nacionais: lngua portuguesa. Braslia, 2001.

BROUGRE, G. Jogo e Educao. Porto Alegre: Arte Mdicas. 1998.

CARVALHO, Marlene. Guia Prtico do Alfabetizador. So Paulo: tica, 2010.

CASTANHEIRA, Maria Lcia. Alfabetizao e Letramento na Sala de Aula. 2. ed. Belo Horizonte: autntica, 2009. (Coleo Alfabetizao e Letramento na Sala de Aula).

CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o B B Bi B Bu. So Paulo: Scipione, 1999. COELHO, M. T; JOS, E. A. Problemas de aprendizagem. 3. ed. So Paulo: tica, 1991.

CORRA, Rosa M. Dificuldades no aprender: um outro modo de olhar. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

DURANTE, Marta; ORENSZTEIN. Miriam. O desafio de ensinar a aprender para continuar aprendendo. Ptio revista pedaggica. Porto Alegre: Arrmed, n 31, p. 33-35, agosto/outubro, 2004.

ELIAS, MDC. De Emilio Emilia: A Trajetria da alfabetizao. So Paulo: Scipione, 2000.

FERREIRO, E. TEBEROSKY, A. Psicognese da lngua escrita. Porto Alegre:Artes Mdicas, 1985.

FERREIRO, Emlia. Reflexes sobre a alfabetizao. 22. ed. So Paulo: Cortez, 1993. (Coleo Questes da Nossa poca; v. 14).

______. Alfabetizao em Processo. 7. ed. So Paulo: Cortez 1991(Coleo educao contempornea).

______. Com todas as letras 9 .ed . So Paulo : Cortez :1992.

49

KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingstica. 4. ed. So Paulo: tica, 1993.

KLEIMAM, ngela B. METENCIO, Maria de Lourdes M. (org.). Letramento e formao do professor: praticas discursivas, representaes e construo do saber. Campinas, SP: Mercado de letras, 2005. (coleo idias sobre linguagem).

LUDKE, Menga; ANDR, Marli E. D. A. Pesquisa em educao: Abordagem qualitativa. So Paulo: EPU, 1986.

MAIMOMI, Eullia H.; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Famlia e escola: uma parceria necessria para o processo de letramento. Revista Brasil e estudos pedaggicos; Braslia, v. 87, n. 217, set/dez. 2006. p 291, 300.

MARTINS, Maria Silva Cintra: oralidade, escrita e papis sociais na infncia/ Maria Silvia Cintra Martins. - campinas, SP: mercado de letras, 2008. (srie gnero e formao)

MINAYO, M. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 20. ed. Petrpolis: Vozes, 2002.

MIRANDA, E. de R. P. Nossos Filhos e seus problemas. Belo Horizonte: Interlivros, 1990.

MORAIS, A. M. P. Distrbios da aprendizagem. uma abordagem psicopedaggica. 9. ed. So Paulo: Edicon, 2002.

PEIXOTO, Cynthia Santuchi et al. Letramento voc pratica? Disponvel em: <http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno09-06.html> Acesso em: 28 set. 2011.

PIAGET, J. A formao do smbolo na criana. Rio de Janeiro: Zahar: 1994.

SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de a a z: um guia completo para pais e educadores. Traduo de Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VIGOTSKY, L. S. Formao Social da Mente. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

XIMENES, S. Minidicionrio Edio uro da Lngua Portuguesa. 2. ed. revi. e ampl. So Paulo: Ediouro, 2000.

50

APNDICES

51

Apndice A - Questionrio aplicado aos professores.

1-Sexo:

2-faixa etria:

3-nvel de escolaridade:

4-Qual sua rea de formao e quanto tempo voc trabalha na educao?

___________________________________________________________________ 5-Qual o diagnostico da sua turma sobre a leitura e escrita?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 6-Quantos sabem ler e escrever? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

7-Quantos sabem ler? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

8-Quantos sabem escrever? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

52

9-Quais atividades voc vem utilizando para proporcionar o ato da escrita e da leitura? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

10-Voc prope textos para desenvolver a leitura e a escrita dos alunos? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

11-Voc desenvolve atividades de pesquisa em grupos com os seus alunos, para promover a interao entre eles? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

12-Voc permite que os alunos sigam seus prprios mtodos, o raciocnio lgico para chegarem a um melhor resultado? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

13-Professor voc trabalha com a produo de texto a partir de historias j conhecidas ou temas atuais, onde o aluno pode criar a sua prpria historia? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

14-Que metodologias voc utiliza para garantir aos alunos clareza e segurana no seu aprendizado?

53

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

15-Quando voc descobre que um aluno na turma esta com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, que providencias voc toma para ajud-lo? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

16-De que forma voc trabalha com esse aluno que esta com dificuldades? Explique. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 17-Como voc faz a avaliao dos seus alunos?Justifique. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

18-A escola fornece materiais didticos, (como livros, revistas, dentre outros) para voc trabalhar com seus alunos? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

54

Apndice B - Questionrio aplicado aos alunos

1-Serie/ano: _____________________2-idade:_______________________________ 1-Para voc o que ler e escrever? Comente. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

2-Voc tem dificuldades com a leitura e escrita? Por que. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

3-A leitura e a escrita so importantes na sua vida? Como. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

4-Como a escola pode contribuir para a melhoria da sua leitura e escrita? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

5-Na sua vida diria voc precisa, utiliza a leitura e da escrita?

55

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

6-Como a sua famlia contribui para melhorar a sua pratica de leitura e escrita? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

7-Quem na sua casa tem o habito de ler e escrever? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

8-Voc gosta de ler? Qual o livro ou revista que voc mais gosta de ler? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

9-Aqui na escola tem os livros que voc gosta de ler? Quais so. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

56

Apndice C - Fotos da Escola Pesquisada

Fonte: arquivo pessoal

Fonte: arquivo pessoal

Fonte: arquivo pessoal

Fonte: arquivo pessoal

57

Fonte: arquivo pessoal

Fonte: arquivo pessoal

Fonte: arquivo pessoal

Fonte: arquivo pessoal

58

Fonte: arquivo pessoal

Fonte: arquivo pessoal

Fonte: arquivo pessoal

Fonte: arquivo pessoal

59

Centro de Cincias Sociais e Educao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Av. das Palmeiras, S/N - Centro 68450-000 - Moju PA www.uepa.br

Anda mungkin juga menyukai