Anda di halaman 1dari 80

O viver sadio

OutubroDezembro/2010

Adultos

Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

3 5 10 16 22 27 33 38 44 49 55 60 65 71 76
2

Prefcio

Vida e sade

O corpo humano

A mente e o corpo

As Lies da Escola Sabatina, programa de estudo dirio, so baseadas unicamente na Bblia e no Esprito de Profecia, sem comentrios adicionais. As citaes so resumidas ao possvel para prover pensamentos concisos e diretos. Colchetes [ ] so colocados em alguns casos para assegurar clareza, fluncia e contextualizao apropriada. Recomendamos dedicao especial nos estudos adicionais inseridos no incio de cada lio.
Lies da Escola Sabatina. Editadas pela Conferncia Geral dos Adventistas do Stimo Dia Movimento de Reforma. PO Box 7239, Roanoke, VA, 24019-5048, USA. Reformation Herald Publishing Association, 5240 Hollins Road, Roanoke, Virginia 24019-5048, USA. Internet: http://www.sdarm.org E-mail: gc@sdarm.org. Editadas em portugus pela Unio Missionria dos Adventistas do Stimo Dia Movimento de Reforma no Brasil. Editora Missionria A Verdade Presente. Rua Flor de Cactus, 140, Jardim Quinta da Boa Vista, Itaquaquecetuba, SP. CEP 08597-640. Tel. (11)2198-1800. E-mail: emvp@emvp.com.br Nota: As citaes do Esprito de Profecia foram extradas diretamente dos livros originais, em ingls. Para facilitar a localizao dos textos em edies traduzidas, grafamos entre parntesis o nome da edio brasileira correspondente. Traduo: Danielle Fonseca Dias Reviso: Isaas S. Lima e Judith Luup Luz Programao visual e capa: Mariano Santiago Fotolito: Rinaldo Mickus

Remdios divinos

Regime alimentar, sade e temperana A dieta original

Atividade fsica

gua

Respirando ar puro

Luz solar

Repouso O vesturio cristo

Gratido e felicidade

Ocaso do Sol
Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Prefcio
H algum doente ao nosso redor? Se assim, a lio deste trimestre certamente necessria! O mundo inteiro parece estar ficando mais e mais doente. Seria maravilhoso se pudssemos ser totalmente livres de enfermidades. Quo oportuno para todos os que confiam no Grande Mdico aplicar-Lhe o blsamo curador ao nosso corao e ao nosso corpo, a fim de que possamos ser testemunhas vitoriosas para glorificar o Seu nome nestes ltimos dias. O mundo necessita atualmente daquilo que tem sido necessrio j h mil e novecentos anos a revelao de Cristo. preciso uma grande obra de reforma, e unicamente mediante a graa de Cristo que a obra de restaurao fsica, mental e espiritual se pode efetuar. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 143. O regime alimentar importante? A sade do corpo deve ser considerada como essencial para o crescimento na graa e para a aquisio de bom temperamento. Se o estmago no for bem cuidado, a formao de carter moral ntegro ser prejudicada. [...] O comer e o beber imprprios resultam num pensar e agir imprprios tambm. (Conselhos sobre o regime alimentar, p. 405). Ns seramos beneficiados ao conhecer mais sobre exerccios, ar, luz solar, temperana e repouso? Os que percebem as evidncias do amor de Deus, que compreendem alguma coisa da sabedoria e da beneficncia de Suas leis, e dos resultados da obedincia, viro a considerar seus deveres e obrigaes sob um ponto de vista inteiramente diverso. Em vez de olhar a observncia das leis da sade como um sacrifcio ou uma abnegao, considera-la-o, como em realidade , uma inestimvel bno. (A cincia do bom viver, p. 147). E quanto gua? H muitas maneiras pelas quais a gua pode ser aplicada para aliviar o sofrimento e combater a doena. Todos devem se tornar entendidos no emprego dela nos simples tratamentos domsticos. (Ibidem, p. 237). E com relao ao vesturio? No se pode calcular a quantidade de sofrimento fsico originado pelo vesturio anormal e prejudicial sade. Muitos se tm tornado eternos doentes por causa de sua condescendncia com os preceitos da moda. Deslocamentos e deformidades, cncer e outras doenas terrveis esto entre os males resultantes do vesturio da moda. (Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 634 e 635). No deveria o povo de Deus, que Seu tesouro peculiar, procurar mesmo no vesturio glorificar a Deus [...], e por seu estilo simples reprovar o orgulho, a vaidade e a extravagncia dos que professam a verdade mas so mundanos e amantes de prazeres? Deus requer isso do Seu povo. Our High Calling, p. 271 (Nossa alta vocao, p. 269). Esses so apenas alguns pontos que elevaro a qualidade de nossa experincia crist. Todos so para o nosso bem. Estudemos, ento, com a mente aberta, e desfrutemos das lies! Departamento de Escola Sabatina da Conferncia Geral
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

Sbado, 2 de outubro de 2010

Oferta de primeiro Sbado


para a Monglia

A Monglia um grande pas sem acesso ao mar, localizado no centro-leste da sia, entre a China e a Rssia. A pequena populao de aproximadamente 2.900.000 pessoas vive numa rea de 1.565.000 km2. Mais ou menos 40% das pessoas vivem em Ulan Bator, capital e maior cidade da Monglia. Grande parte da populao nmade, vivendo em tendas circulares de feltro nas estepes abertas (lugares gramados, planos, sem rvores). A criao de animais a base de sua economia. O clima na Monglia marcado por extremos de calor e frio. Os veres so curtos, e no muitos vegetais podem ser cultivados. Desde que o governo democrtico foi estabelecido (1992), a nova Constituio introduziu uma economia de livre mercado. A agricultura e a indstria so agora encorajadas pelo governo. Muitos fazendeiros esto usando modernos equipamentos agrcolas, tais como tratores e ceifeiras. E muitas companhias estrangeiras esto investindo no pas e construindo indstrias em novas reas. Mas o regime de chuvas esparsas dificulta o cultivo de safras em grande parte do pas, do qual um quarto abrangido pelo Deserto de Gobi. Muitas pessoas seguem um tipo de budismo tibetano, chamado lamasmo. A mensagem da Reforma foi levada da Coreia do Sul Monglia h dez ou onze anos. O irmo Branko Jaksic, ento secretrio regional, visitou o pas diversas vezes. Temos recebido repetidamente da Monglia um apelo urgente. Eles convidam uma famlia missionria a ir e promover a obra entre os mongis. Rogamos a nossos irmos, irms e amigos ao redor do mundo que levem a srio as necessidades da obra nessa parte do globo. Por favor, faam uma generosa doao para a construo de um centro um lugar de reunies central do qual a luz da verdade presente deva brilhar. Lembrem-se de que tambm na Monglia Deus tem escolhido servos, fiis [que] brilharo quando as trevas cobrirem a Terra (Profetas e reis, p. 188). Mas devemos estender a eles a mo auxiliadora agora, o que eles agradecem antecipadamente. John Ciric, secretrio regional para a Regio do Pacfico, em nome dos irmos e irms da Monglia

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Lio 1

Sbado, 2 de outubro de 2010

Vida e sade
Amado, desejo que te v bem em todas as coisas, e que tenhas sade, assim como bem vai tua alma. 3 Joo 2.
Todo poder comunicador de vida tem nEle sua origem. Quando algum se restabelece de uma enfermidade, Deus quem o restaura. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 113. Estudo adicional: Temperana, p. 151-156 (Nosso amplo programa de temperana).

Domingo
1. PROPRIEDADE DIVINA

Quais so as duas principais razes de pertencermos a Deus? Gnesis 1:27; 1 Corntios 6:20 (primeira parte); 1 Pedro 1:18 e 19.

Vs pertenceis ao Senhor, pois Ele vos criou. Sois dEle pela redeno, pois deu a vida por vs. Sons and Daughters of God (Filhos e filhas de Deus), p. 171.

Qual o desejo de Deus para ns, o qual revela Sua compaixo? Isaas 63:9; 3 Joo 2.

Nosso Pai celestial v a deplorvel condio dos homens que esto muitos deles por ignorncia menosprezando os princpios de sade. com amor e compaixo para com a humanidade que Ele faz com que a luz sobre a reforma de sade brilhe. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 21.

Qual deve ser nosso desejo com relao a Deus? 1 Corntios 6:20 (segunda parte); 10:31.

Conservai cada parte do organismo, a fim de o empregardes para o servio de Deus. Conservai-o para Ele. Vossa sade depende do devido uso de vosso organismo fsico. No empregueis mal nenhuma parte das faculdades que vos foram dadas por Deus, fsicas, mentais ou morais. Todos os vossos hbitos devem ser postos sob a orientao de uma mente por sua vez regida por Deus. Sons and Daughters of God (Filhos e filhas de Deus), p. 171.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

Oferta de 1 Sbado para a Monglia

26 de setembro Ano bblico: Habacuque

Segunda-feira
2. SADE E SALVAO

27 de setembro Ano bblico: Sofonias

Por que podemos comparar a sade com um tesouro, ou uma prola preciosa? Mateus 13:44-46.

A sade um tesouro. De todas as posses temporais, a mais preciosa. Riqueza, saber e honra so adquiridos por um alto preo s custas do vigor da sade. Nenhum deles pode assegurar felicidade, caso falte a sade. um terrvel pecado fazer mau uso da sade que Deus nos d; tal abuso nos debilita para a vida e faz de ns perdedores, mesmo se ganharmos por meio dele qualquer montante de educao. Christian Temperance and Bible Hygiene, p. 150.

O que frequentemente acontece aos que esto sobrecarregados com os cuidados deste mundo e negligenciam a sade? Lucas 21:34; 9:25.

Alguns sacrificam obrigaes fsicas e morais, tentando encontrar felicidade, e perdem tanto a alma quanto o corpo. Outros buscaro a felicidade na condescendncia com um apetite no natural, e consideraro a satisfao do paladar mais desejvel do que a sade e a vida. Muitos se deixam encadear pelas paixes sensuais, e sacrificam o vigor fsico, o intelecto e as energias morais satisfao da concupiscncia. Cavaro para si mesmos, prematuramente, a sepultura e, no juzo, sero acusados de suicdio. Sons and Daughters of God (Filhos e filhas de Deus), p. 61.

Que bno Deus nos deu para restaurar nossa sade?

A natureza o mdico divino. O ar puro, a alegre luz solar, as belas flores e rvores, os belos pomares e vinhas e o exerccio ao ar livre em meio a esse ambiente so transmissores de sade o elixir da vida. A vida ao ar livre o nico remdio de que muitos doentes necessitam. Sua influncia poderosa na cura das doenas causadas pela vida social moderna, vida que debilita e destri as energias fsicas, mentais e espirituais. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 170.

Qual o maior presente que Deus deu aos seres humanos, a fim de que possamos obter vida eterna? Joo 3:16; 17:3.

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Tera-feira
3. REFORMA DE SADE

28 de setembro Ano bblico: Ageu

Qual mensagem foi dada a ns com o propsito de proteger nossa sade? Romanos 12:1 e 2.

Nosso Pai celestial enviou a luz da reforma de sade a fim de proteger contra os males resultantes do apetite pervertido, para que os que amam a pureza e a santidade possam saber como usar com discrio as coisas boas que Ele lhes proveu e para que, ao exercerem a temperana na vida diria, possam ser santificados pela verdade. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 23.

Quais so os resultados de praticar a reforma de sade? Jeremias 33:6. Como E. G. White foi beneficiada por essa mensagem?
Oferta de 1 Sbado para a Monglia

Os princpios do regime alimentar significam muito para ns individualmente e como povo. Quando pela primeira vez me veio a mensagem da reforma alimentar, eu era fraca e muito dbil, sujeita a desmaios frequentes. Roguei a Deus que me auxiliasse, e Ele me apresentou a grande questo da reforma de sade. Revelou-me que os que esto guardando Seus mandamentos devem ser postos em relao sagrada com Ele e, por meio da temperana observada no comer e no beber, conservar o esprito e o corpo nas condies mais favorveis para o Seu servio. Essa luz me foi grande bno. Tomei posio como observadora da reforma do regime alimentar, sabendo que o Senhor me fortaleceria. Tenho hoje melhor sade do que na juventude, apesar da minha idade. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 132 e 133. [Isso foi escrito quando a irm White tinha aproximadamente 75 anos de idade.]

Quais so os trs principais propsitos da reforma de sade? Tito 2:11-14.

Acautelai-vos quanto a vossa posio contrria obra da reforma de sade [], pois o meio pelo qual o Senhor alivia os sofrimentos no mundo e purifica o Seu povo. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 38. A luz que Deus proporcionou sobre a reforma de sade para nossa salvao e a salvao do mundo. Ibidem, p. 461. Por anos tem o Senhor estado a chamar a ateno do Seu povo para a reforma de sade. Este um dos grandes ramos da obra de preparao para a vinda do Filho do homem. Ibidem, p. 70.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

Quarta-feira
4. AS LEIS DA SADE

29 de setembro Ano bblico: Zacarias 1-4

O que Deus estabeleceu para que a maquinaria humana funcionasse bem? Deuteronmio 6:16 e 17.

O Criador do homem organizou a estrutura viva de nosso corpo. Cada funo maravilhosa e sabiamente arranjada. E Deus Se comprometeu a manter esse maravilhoso sistema em saudvel funcionamento desde que o instrumento humano obedea a Suas leis e coopere com Ele. Cada lei governadora do corpo humano deve ser considerada to divina na origem, no carter e na importncia quanto a Palavra de Deus. Cada ao descuidada e desatenta, qualquer abuso imposto ao maravilhoso mecanismo do Senhor, pelo desrespeito a Suas peculiares leis no corpo humano, uma violao da lei de Deus. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 17.

Com que objetivo as leis da sade foram includas na legislao dada a Israel? Deuteronmio 6:24.

O que comemos e bebemos tem importante influncia sobre nossa vida e nosso carter, e os cristos devem conservar os hbitos de comer e beber em conformidade com as leis da natureza. Devemos sentir nossa obrigao para com Deus nessa questo. A obedincia s leis da sade deve tornar-se assunto de acurado estudo, pois a ignorncia voluntria nessa questo pecado. Child Guidance (Orientao da criana), p. 392.

Quem o Autor da vida, e como Se sente Ele com relao doena? Lamentaes 3:33; Joo 1:4; 5:26; 10:10 (ltima parte).

Nosso Pai celestial no aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens. No o autor da doena e da morte; Ele a Fonte da vida. Deseja que os homens vivam; e deseja que sejam obedientes s leis da vida e da sade, para que vivam. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 563.

De todas as leis que governam a sade, qual delas se sobressai como sendo especialmente importante? 1 Corntios 9:25; 6:12.

A fim de preservar a sade, necessrio ter temperana em todas as coisas temperana no trabalho, temperana no comer e no beber. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 23.

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quinta-feira
5. A DIETA DE DANIEL

30 de setembro Ano bblico: Zacarias 5-8

Que sucesso Daniel alcanou como jovem cativo na Babilnia, e como isso envolveu seu regime alimentar? Daniel 1:8-20.

Para alcanar a mais elevada norma de realizaes morais e intelectuais, necessrio ter sabedoria e fora de Deus, e observar estrita temperana em todos os hbitos da vida. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 32.

Quem so aqueles que, infelizmente, tornam-se inimigos da cruz de Cristo, mesmo aps terem sido curados da enfermidade? Filipenses 3:18 e 19; 1 Pedro 2:11.

Como podemos vencer nosso apetite complacente? Daniel 1:8; Filipenses 4:13; 1 Corntios 9:26 e 27.

Sua confiana [de Daniel] estava na fora que Deus prometeu a todos os que forem ter com Ele em humilde dependncia, confiando inteiramente no Seu poder. Ibidem, p. 154.

Sexta-feira

1 de outubro Ano bblico: Zacarias 9-11

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


a. Como o fato de sermos criaturas de Deus relaciona-se com nossa sade? b. O que deve ser considerado por todos os que sentem que no tm tempo para cuidar da sade? c. Por que a reforma de sade importante? d. O que a estrita observncia s leis da sade revela claramente? e. Em questes de sade, como estamos em perigo de abusar da misericrdia de Deus?

Sbado
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

2 de outubro Ano bblico: Zacarias 12-14

Oferta de 1 Sbado para a Monglia

Os que preferem ser presunosos, dizendo: O Senhor me tem curado, e eu no preciso restringir o meu regime; posso comer e beber o que me aprouver, logo estaro precisando, no corpo e na alma, do poder restaurador de Deus. S porque o Senhor vos tem curado graciosamente, no deveis pensar que podeis ser tolerantes com as prticas egostas do mundo. Fazei como Cristo ordenava aps haver realizado uma cura: Vai-te e no peques mais. (Joo 8:11). O apetite no deve ser um deus para vs. Ibidem, p. 25.

Lio 2

Sbado, 9 de outubro de 2010

O corpo humano
Eu Te louvarei, porque de um modo to admirvel e maravilhoso fui formado; maravilhosas so as Tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Salmos 139:14.
Podemos ver e admirar a obra de Deus no mundo natural, mas a habitao humana a mais maravilhosa. Counsels to Parents, Teachers, and Students (Conselhos aos pais, professores e estudantes), p. 125. Estudo adicional: Educao, p. 195-201 (Estudo de fisiologia).

Domingo
1. ESTUDO DO CORPO HUMANO

3 de outubro Ano bblico: Malaquias

A qual assunto Deus deseja que concedamos o primeiro lugar? Mateus 6:33; Salmos 86:11; Provrbios 9:10.

Por que devemos nos interessar pelo estudo de fisiologia? Salmos 139:14.

Devem os pais procurar despertar nos filhos interesse pelo estudo de fisiologia. Desde o primeiro alvorecer da razo deve a mente humana ter entendimento a respeito da constituio fsica. [] dentre os estudos escolhidos para as crianas, ocupe a fisiologia lugar relevante. Todas as crianas devem estud-la. E ento devem os pais providenciar para que a ela se acrescente a higiene prtica. Counsels to Parents, Teachers, and Students (Conselhos aos pais, professores e estudantes), p. 125.

O que devemos compreender acerca da ntima ligao entre nosso corpo fsico e nossa sade espiritual? Salmos 119:73.

As leis que governam o nosso organismo fsico, Deus as escreveu sobre cada nervo, msculo e fibra do corpo. Cada violao descuidada ou negligente dessas leis constitui um pecado contra o nosso Criador. Education (Educao), p. 196 e 197.

10

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Segunda-feira

4 de outubro Ano bblico: Vista geral do Antigo Testamento

2. FORMADO DE MODO MARAVILHOSO

O que podemos aprender das funes das diferentes partes do corpo? 1 Corntios 12:18 e 14.

Vendo eles [os estudantes], pelo estudo da fisiologia, que na verdade so formados de um modo terrvel e to maravilhoso (Salmos 139:14), so possudos de inspirada reverncia. Em vez de arruinar a obra de Deus, tero o desejo de fazer tudo que lhes possvel a fim de cumprir o plano glorioso do Criador. E assim viro a considerar a obedincia s leis de sade no como uma questo de sacrifcio ou negao a si mesmos, mas, como realmente , um privilgio e uma bno inestimveis. Education (Educao), p. 201.

Pode uma parte do corpo sofrer sem afetar outras partes? 1 Corntios 12:26.

A operao harmoniosa de todas as partes crebro, ossos e msculos necessria para o completo e salutar desenvolvimento de todo o organismo. Fundamentals of Christian Education (Fundamentos da educao crist), p. 426.

Como devemos cuidar de nosso corpo? 1 Corntios 3:16.

Terrvel e maravilhosamente tem o Criador operado na estrutura humana, e nos ordena que a estudemos para lhe compreender as necessidades e fazermos nossa parte no preserv-la de dano e contaminao. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 271.

Por que importante preservar com sade mesmo as menores partes de nosso organismo? 1 Corntios 12:25.

As faculdades mentais e fsicas devem ser cuidadosamente preservadas. Nossos dons no devem ser enfraquecidos pela satisfao dos prprios apetites. Toda faculdade deve ser cuidadosamente preservada, para que esteja sempre pronta para o uso imediato. Nenhuma parte do organismo vivo deve ser enfraquecida pelo mau uso. Cada parte, conquanto pequena, tem uma influncia sobre o todo. O abuso de um nico nervo ou msculo diminui a utilidade do corpo inteiro. Aqueles por quem Cristo deu Sua vida devem moldar seus hbitos e prticas em conformidade com a vontade dEle. The Upward Look, p. 379 (Olhando para o alto, p. 374).
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

11

Tera-feira
3. A CORRENTE DA VIDA

5 de outubro Ano bblico: Mateus 1-4

De que depende a vida de cada clula? Levtico 17:14; Deuteronmio 12:23.

Para termos boa sade, necessrio que tenhamos bom sangue, pois este a corrente da vida. Ele repara os desgastes e nutre o corpo. Quando provido dos devidos elementos de alimentao e purificado e vitalizado pelo contato com o ar puro, leva a cada parte do organismo vida e vigor. Quanto mais perfeita a circulao, tanto melhor se realizar esse trabalho. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 271.

O que necessrio a fim de que o sangue, com oxignio e nutrientes, seja levado a todas as partes do corpo? Gnesis 2:8 e 15.

Lies simples sobre o uso de vrios rgos do corpo devem ser dadas s crianas para que as decorem. A ideia de que o exerccio fsico que fortalece todo rgo e d nova vida e nutrio a toda parte do organismo deve ser impressa na mente de modo firme. Essa a lei ordenada por Deus para governar o corpo. Toda parte deve ser exercitada. [...] O crebro deve planejar e projetar, e os msculos devem realizar a vontade do crebro. Manuscript Releases, vol. 5, p. 222 e 223. Sade perfeita requer perfeita circulao []. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 293.

Como a fermentao no estmago afeta o corpo inteiro?

Criam-se perturbaes mediante combinaes imprprias de alimentos; h fermentao; o sangue fica contaminado e o crebro confuso. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 110.

O que devemos pedir a Deus a fim de fazermos o que melhor para nosso bem-estar? Salmos 51:10.

Uma vida nobre e pura, uma vida vitoriosa sobre o apetite e a concupiscncia, possvel a todo aquele que quiser unir sua vontade humana, fraca e vacilante, onipotente e inabalvel vontade de Deus. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 176.

12

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quarta-feira
4. O PERIGO DO SANGUE INTOXICADO

6 de outubro Ano bblico: Mateus 5-7

Qual a forma mais comum de intoxicar o sangue? Isaas 22:13.

Pratos muito complicados so colocados perante as crianas alimentos condimentados, molhos muito temperados, bolos e massas. Esse alimento altamente condimentado irrita o estmago e causa o desejo por estimulantes mais fortes. [] permite-se-lhes comer entre as refeies, e quando chegam aos doze ou catorze anos de idade, so muitas vezes consumados disppticos. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 235 e 236. Pessoas que tm cedido ao apetite para comer livremente carne, molhos ricamente condimentados e vrias espcies de substanciosos bolos e conservas no se satisfazem imediatamente com um regime simples, saudvel e nutritivo. Seu paladar est to pervertido que no tm apetite para um regime saudvel de frutas, po simples e verduras. Nem devem esperar que logo ao princpio sintam prazer em alimento to diverso daquele com que condescenderam alimentar-se. Ibidem, p. 158.

A ingesto de alimentos condimentados e estimulantes leva a quais srias consequncias?

Alimento gorduroso e estimulante torna o sangue febril, estimula o sistema nervoso e muitas vezes embota as percepes morais, de modo que a razo e a conscincia so dominadas pelos impulsos sensuais. [] Foi por amor que o Pai celestial enviou a luz da reforma de sade para nos guardar contra os males que resultam da irrefreada condescendncia com o apetite. Ibidem, p. 243. A mesa de pais cristos no deve estar repleta de alimentos que contenham condimentos e especiarias. Counsels to Parents, Teachers, and Students (Conselhos aos pais, professores e estudantes), p. 126.

Na maioria dos casos, como o uso de medicamentos pode ser substitudo, e por qual motivo? Joo 4:7 (ltima parte); Ezequiel 47:12.

O Senhor ensinou-nos que no apropriado uso da gua h grande eficcia de cura. Esses tratamentos devem ser empregados inteligentemente. Fomos instrudos de que em nosso tratamento aos doentes, devemos abandonar o uso de drogas. H ervas comuns que podem ser usadas para restaurao dos enfermos, cujo efeito sobre o organismo muito diferente do efeito das drogas que intoxicam o sangue e pem em perigo a vida. Selected Messages (Mensagens escolhidas) , vol. 2, p. 288.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

13

Quinta-feira

7 de outubro Ano bblico: Mateus 8-10

5. O CRIADOR E MANTENEDOR DO CORPO

Quem sustm o corpo humano? Salmos 36:9; 66:8 e 9.

O Criador vela pelo organismo humano, conservando-o em movimento. No fosse pelo Seu constante cuidado, o pulso deixaria de bater, cessaria sua atividade o corao, no mais o crebro desempenharia a sua parte. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 586.

Por que, ento, existem as doenas? Oseias 4:6 (primeira parte); Isaas 24:4 e 5.

A maior causa do sofrimento humano a ignorncia na questo de como tratar nosso corpo. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 241.

O que devemos aprender para que desfrutemos sade e prolonguemos a vida? 1 Corntios 10:31; 3:9.

Se os hbitos de comer e beber forem mantidos inteligentemente sob o controle do instrumento humano, comendo e bebendo para a glria de Deus, sua vida ser prolongada. Comei para viver; no vivais para comer. This Day With God, p. 123 (Este dia com Deus, p. 121). Todas as diversas capacidades que os homens possuem, alma, corpo e esprito, lhes foram dadas por Deus para serem educadas e adestradas, a fim de que eles alcancem o mais alto grau de excelncia possvel. O instrumento humano deve cooperar com o propsito divino, e fazendo assim o homem declarado um cooperador de Deus. Toda faculdade, todo atributo com que Deus nos dotou deve ser usado para a glria do Seu nome. Ibidem, p. 90 (88).

Sexta-feira

8 de outubro Ano bblico: Mateus 11-13

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


a. Por que as crianas precisam ter uma profunda compreenso de fisiologia, em vez de lhes serem meramente ensinadas regras sobre sade? b. Como somos abenoados pelo estudo acerca da sade fsica? c. Por que o sangue to importante? d. Quais so os perigos de ingerir alimentos condimentados? e. Qual deve ser nosso alvo em relao ao nosso corpo?

Sbado
14

9 de outubro Ano bblico: Mateus 14-16


Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

O ESTUDO DA FISIOLOGIA

Os pais devem procurar interessar os filhos no estudo da fisiologia. H entre os jovens bem poucos que tm conhecimentos positivos acerca dos mistrios da vida. O estudo do admirvel organismo humano, a relao e dependncia de suas partes complicadas, assunto em que muitos pais pouco se interessam. Embora Deus lhes diga: Amado, desejo que te v bem em todas as coisas e que tenhas sade, assim como bem vai tua alma (3 Joo 2), no compreendem eles a influncia do corpo sobre a mente ou da mente sobre o corpo. Ninharias desnecessrias lhes ocupam a ateno, e ento alegam falta de tempo como desculpa para no adquirir os conhecimentos necessrios para os habilitar devidamente a instruir os filhos. Se todos adquirissem conhecimentos sobre este assunto, e se compenetrassem da importncia de p-los em prtica, veramos um melhor estado de coisas. Pais, ensinai vossos filhos a raciocinarem da causa para o efeito. Mostrai-lhes que, se violarem as leis da sade, tero que pagar com sofrimento essa culpa. Mostrai-lhes que a negligncia no tocante sade fsica tende negligncia moral. Vossos filhos requerem cuidado paciente e fiel. No vos basta alimentar e vesti-los; deveis buscar tambm lhes desenvolver as faculdades mentais e encher-lhes o corao de princpios retos. Mas quantas vezes se perdem de vista a beleza de carter e a amabilidade de temperamento, no ansioso desejo da aparncia exterior! Oh, pais, no vos deixeis governar pela opinio do mundo! No trabalheis para alcanar a norma dele. Decidi por vs mesmos qual seja o grande objetivo da vida e, ento, empenhai todo esforo para atingir esse objetivo. No podereis impunemente descuidar do devido preparo de vossos filhos. Seus defeitos de carter publicaro vossa infidelidade. Os males que deixais passar sem corrigir, as maneiras speras, rudes, o desrespeito e a desobedincia, os hbitos de indolncia e desateno, trar-vos-o desonra para o nome e amargura vida. O destino de vossos filhos est em grande parte em vossas mos. Se deixardes de cumprir vosso dever, podereis coloc-los nas fileiras do inimigo e torn-los agentes seus na derrota de outros. Por outro lado, se fielmente os instruirdes, se em vossa prpria vida lhes apresentardes um exemplo piedoso, podereis lev-los a Cristo, e eles, por sua vez, influenciaro outros, e assim muitos podero ser salvos por meio de vs. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 428 e 429.

Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

15

Lio 3

Sbado, 16 de outubro de 2010

A mente e o corpo
Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus. 1 Corntios 6:20.
A relao existente entre a mente e o corpo muito ntima. Quando um afetado, o outro se ressente. O estado da mente afeta a sade do organismo. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 28. Estudo adicional: O Desejado de Todas as Naes, p. 114-123 (A tentao).

Domingo
1. UMA RELAO NTIMA

10 de outubro Ano bblico: Mateus 17-20

Quais so os componentes do ser humano? 1 Tessalonicenses 5:23.

O povo de Deus deve colocar-se onde cresa na graa, sendo santificado, corpo, alma e esprito, pela verdade. Quando romperem com toda prejudicial tolerncia em matria de sade, tero mais clara percepo do que significa verdadeira piedade. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 34.

Qual a relao entre o que fazemos fisicamente e a nossa condio espiritual? 1 Corntios 3:17.

Todas as leis da natureza que so leis de Deus foram destinadas para o nosso bem. A obedincia a elas promover nossa felicidade nesta vida, e nos ajudar a preparar-nos para a vida futura. Ibidem, p. 23. pecado violar as leis de nosso ser to verdadeiramente como o quebrantar os Dez Mandamentos. Num e noutro caso h transgresso s leis de Deus. Ibidem, p. 17.

C
16

Como as Escrituras descrevem o teor santo de nossa responsabilidade em cuidar de nosso corpo? Romanos 12:1.

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Segunda-feira
2. NS SOMOS O QUE COMEMOS

11 de outubro Ano bblico: Mateus 21-23

O que a Bblia diz sobre o comer e o beber, bem como sobre a relao entre o que comemos e o que somos? Provrbios 23:1-3, 6 e 7.

Nossos hbitos de comer e beber mostram se estamos ou no entre aqueles a quem o Senhor, por Sua poderosa espada da verdade, separou do mundo para Si. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 6, p. 372. Os hbitos desta poca so srios obstculos ao aperfeioamento de carter cristo. Fisicamente, somos compostos do que comemos, e nossa mente sobremaneira influenciada pelo nosso corpo. The Signs of the Times, 6 de janeiro de 1876.

Na Nova Terra, qual ser a relao entre a natureza de um animal e o alimento que ele ingerir? Isaas 11:6 e 7; 65:25.

Que hbitos errneos afetam o carter e a mente desde a infncia?

Acar no bom para o estmago. Causa fermentao, e isso obscurece o crebro e ocasiona mau humor. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 327. Nossos filhos devem ser ensinados a renunciarem s coisas desnecessrias como doces, chicletes, sorvetes e outras gulodices [...]. Ibidem, p. 329. Cometem as mes um grande erro em permitir-lhes [aos filhos] que comam entre as refeies. Essa prtica prejudica o estmago, e pe a base para sofrimentos futuros. A impertinncia deles pode ter sido causada pelo alimento insalubre, ainda no digerido; mas a me julga que no pode gastar tempo para raciocinar sobre a questo e corrigir a prpria orientao prejudicial. [...] D aos pequenos sofredores um pedao de bolo ou alguma outra guloseima para aquiet-los, mas isso tosomente aumenta o mal. Ibidem, p. 242. [Seus filhos] Alimentam-se dos prprios artigos que lhes despertam as paixes sensuais, e ento ides reunio e pedis a Deus que abenoe e salve vossos filhos. Que altura alcanaro vossas oraes? Tendes uma obra a realizar primeiro. Depois de haverdes feito por vossos filhos tudo que Deus deixou ao vosso cuidado, podereis ento, com confiana, suplicar o auxlio especial que Deus vos prometeu dar. Ibidem, p. 245.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

17

Tera-feira
3. NERVOS ALTERADOS

12 de outubro Ano bblico: Mateus 24-26

Explique por que aquilo que comemos pode ocasionar mau comportamento. Eclesiastes 10:17; Isaas 22:12-14.

O comer tem muito que ver com a religio. A experincia espiritual torna-se grandemente atingida pela maneira como o estmago tratado. O comer e o beber em conformidade com as leis da sade promovem as aes virtuosas. Se, porm, o estmago molestado por hbitos que no possuem nenhum princpio em sua natureza, Satans tira proveito do erro cometido e usa o estmago como um inimigo da justia, originando um distrbio que atinge o ser todo. As coisas sagradas no so apreciadas. Diminui o zelo espiritual. A paz mental desaparece. H dissenso, luta e discrdia. Pronunciam-se palavras impacientes e se praticam atos indelicados; seguem-se prticas desonestas e se manifesta ira e tudo porque os nervos do crebro esto perturbados pelo abuso acumulado sobre o estmago. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 577 e 578.

Qual graa do Esprito anda de mos dadas com a pacincia? 2 Pedro 1:5 e 6.

A temperana no comer deve ser praticada antes que possas chegar a ser um homem paciente. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 65.

Quais hbitos ajudam-nos a ter pensamentos claros e discernimento? Levtico 10:9 e 10; Daniel 12:3.

Aqueles que por hbitos de intemperana prejudicam a mente e o corpo colocam-se numa posio na qual so incapazes de discernir as coisas espirituais. A mente confundida, e eles cedem prontamente tentao, porque no tm claro discernimento da diferena entre o certo e o errado. Pecaminosa indulgncia polui o corpo e incapacita os homens para a adorao espiritual. Aquele que nutre os princpios da verdadeira temperana tem um importante auxlio na obra de tornarse santificado pela verdade e preparado para a imortalidade. Mas se ele desconsidera as leis do corpo, como pode aperfeioar a santidade no temor do Senhor? The Signs of the Times, 27 de janeiro de 1909.

18

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quarta-feira
4. SENSO MORAL AFETADO

13 de outubro Ano bblico: Mateus 27 e 28

O que revela a responsabilidade da humanidade quanto aos animais, tambm criados por Deus? Provrbios 12:10 (primeira parte). Por outro lado, qual a maior causa de sofrimento dos animais?

por causa do pecado do homem que toda a criao geme e est juntamente com dores de parto (Romanos 8:22). O sofrimento e a morte foram assim impostos no somente ao gnero humano, mas aos animais. [] Aquele que maltrata os animais porque os tem em seu poder to covarde quanto tirano. A disposio para causar dor, quer seja ao nosso semelhante quer aos seres irracionais, satnica. Muitos no compreendem que sua crueldade haja de ser conhecida, porque os pobres animais, mudos, no a podem revelar. Mas, se os olhos desses homens pudessem abrir-se [], veriam um anjo de Deus, em p, como testemunha, para atestar contra eles no tribunal celeste. Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 443.

Por que o consumo de carne aumenta o risco de ficar doente?

A carne nunca foi o melhor alimento; seu uso agora , todavia, duplamente objetvel, visto as doenas nos animais estarem crescendo com tanta rapidez. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 313. O processo de preparar animais para o consumo produz neles enfermidades, e mesmo que sejam alimentados da maneira mais saudvel, irritam-se e adoecem no percurso antes de chegarem ao mercado. Os fluidos e a carne desses animais enfermos so recebidos diretamente no sangue, passando circulao do corpo humano, tornando-se fluidos e carne deste. Desse modo, lquidos orgnicos so introduzidos no organismo humano. E se a pessoa j tem um sangue impuro, isso grandemente agravado pelo ingerir a carne desses animais. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 2, p. 64.

Qual a principal causa de doenas? Deuteronmio 28:15 e 21.

Satans o originador da doena. [] H uma ligao divinamente apontada entre o pecado e a enfermidade. [...] Pecado e enfermidade tm entre si uma relao de causa e efeito. Healthful Living, p. 60. A enfermidade motivada pela violao das leis da sade [...]. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 3, p. 164.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

19

Quinta-feira
5. MENTE S EM CORPO SO

14 de outubro Ano bblico: Marcos 1-3

Quais alimentos podem ser um risco nossa sade, e por qu? Romanos 8:22.

[...] breve vir o tempo em que no haver segurana no uso de ovos, leite, creme ou manteiga, por motivo de as doenas nos animais estarem aumentando na mesma proporo do aumento da impiedade entre os homens. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 349.

Se preservamos nosso corpo com sade, qual parte de nosso ser pode desenvolver-se melhor? Provrbios 4:23.

O crebro o rgo e o instrumento da mente, e controla o corpo todo. Para as outras partes do organismo serem sadias, o crebro tem de ser sadio. E para o crebro ser sadio, o sangue tem de ser puro. Se, mediante corretos hbitos de comer e beber, o sangue for conservado puro, o crebro ser nutrido devidamente. Mind, Character, and Personality (Mente, carter e personalidade), vol. 1, p. 60.

Que lio podemos aprender da primeira tentao de Cristo no deserto? Mateus 4:3 e 4.

[...] Cristo venceu pela negao do apetite. E nossa nica esperana de reaver o den est no firme domnio prprio. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 167.

Por que o discernimento espiritual to importante para ns hoje? 2 Timteo 3:13.

Sexta-feira

15 de outubro Ano bblico: Marcos 4-6

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


a. O que a lei moral de Deus tem a ver com nosso corpo? b. O que os alimentos aucarados causam, especialmente s crianas? c. O que , muito frequentemente, a causa oculta de brigas mesquinhas e de contendas? d. Que fatores devem ser considerados em relao aos animais? e. Por que a vitria de Cristo sobre o apetite, no deserto, to vital para ns?

Sbado
20

16 de outubro Ano bblico: Marcos 7-9


Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

A MENTE E O CORPO
A educao fsica, bem como religiosa, praticada nas escolas dos hebreus pode com proveito ser estudada. O valor de tal educao no apreciado. H ntima relao entre a mente e o corpo, e, a fim de atingir-se elevada norma de alcance moral e intelectual, devem ser atendidas as leis que governam o nosso ser fsico. Para se conseguir carter forte e bem equilibrado, tanto as faculdades mentais quanto as fsicas devem ser exercitadas e desenvolvidas. Que estudo pode ser mais importante para o jovem do que aquele que trata deste maravilhoso organismo que Deus nos confiou, e das leis pelas quais ele pode ser preservado em sade? E hoje, como foi nos dias de Israel, cada jovem deve ser instrudo nos deveres da vida prtica. Cada um deve adquirir conhecimento de algum ramo de trabalho manual, pelo qual, sendo necessrio, possa obter subsistncia. Isso essencial, no somente como salvaguarda contra as dificuldades da vida, mas pela relao que tem com o desenvolvimento fsico, mental e moral. Mesmo que fosse certo que algum jamais necessitasse recorrer ao trabalho manual para a sua manuteno, deveria ainda ser ensinado a trabalhar. Sem o exerccio fsico, ningum pode ter boa compleio e vigorosa sade; e a disciplina do trabalho bem regulado no menos essencial para se conseguir mente forte e ativa e nobre carter. Todo estudante deve dedicar parte de cada dia ao trabalho ativo. Assim se formariam hbitos de trabalho, e alentar-se-ia um esprito de confiana em si, ao mesmo tempo em que o jovem estaria protegido de muitos males e prticas degradantes que tantas vezes so o resultado da ociosidade. E tudo isso est de acordo com o objetivo primordial da educao; pois que incentivando a atividade, a diligncia e a pureza, estamos nos pondo em harmonia com o Criador. Que os jovens sejam levados a compreender o objetivo de sua criao: honrar a Deus e abenoar seus semelhantes; que vejam o terno amor que o Pai celestial manifestou para com eles, e o elevado destino para o qual a disciplina desta vida os deve preparar a dignidade e a honra a que so chamados, mesmo a se tornarem filhos de Deus; e milhares voltar-se-iam com desdm e repugnncia dos alvos baixos e egostas e dos prazeres frvolos que at ento os preocuparam. Aprenderiam a odiar o pecado e a exclu-lo, no meramente pela esperana de recompensa ou receio de castigo, mas por uma intuio da vileza inerente a ele porque seria uma degradao de suas aptides dadas por Deus, uma mcula em sua varonilidade semelhana de Deus. Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 601 e 602.

Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

21

Lio 4

Sbado, 23 de outubro de 2010

Remdios divinos
Bendize, minha alma, ao Senhor, e no te esqueas de nenhum dos Seus benefcios. Ele quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades Salmos 103:2 e 3.
H muitos modos de praticar a arte de curar, mas s existe um aprovado pelo Cu. Os remdios de Deus so os simples agentes da natureza, que no sobrecarregaro nem enfraquecero o organismo mediante suas fortes propriedades. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 5, p. 443. Estudo adicional: Healthful Living, p. 224-235.

Domingo
1. DOENA E DOR

17 de outubro Ano bblico: Marcos 10-12

Por que h tanta doena e dor ao nosso redor? Isaas 24:4-6.

uma grande coisa manter a sade colocando-nos em correta relao para com as leis da vida, e muitos no tm feito isso. Grande parte das doenas e dos sofrimentos existentes entre ns resultado da transgresso da lei fsica, e so trazidos sobre os indivduos em virtude de seus prprios maus hbitos. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 49.

O que podemos fazer para evitar as doenas? xodo 15:26.

Em relao quilo que podemos fazer por ns mesmos, h um ponto que requer cuidadosa, meditada considerao. Preciso familiarizarme comigo mesmo. Preciso ser sempre um estudioso de como cuidar deste edifcio, o corpo que Deus me deu, de modo que o preserve nas melhores condies de sade. Preciso alimentar-me com aquilo que for para o meu melhor bem fisicamente, e devo tomar especial cuidado em vestir-me de tal modo que promova uma saudvel circulao do sangue. No devo privar-me de exerccio e ar. Devo desfrutar toda a luz solar que me for possvel. Devo ter sabedoria para ser um fiel guarda de meu corpo. Child Guidance (Orientao da criana), p. 366 e 367.

22

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Segunda-feira
2. PODER CURADOR

18 de outubro Ano bblico: Marcos 13 e 14

Quem que cura nossas enfermidades, tanto fsicas quanto espirituais? Salmos 103:3.

[O Senhor Jesus Cristo] [...] a nica Fonte de cura. The Upward Look, p. 141 (Olhando para o alto, p. 135).

O que devemos ter sempre em mente a respeito dAquele que o Mdico dos mdicos? Lucas 8:43-48.

Cristo a verdadeira Cabea da profisso mdica. O Mdico-chefe acha-Se ao lado de todo clnico temente a Deus que trabalha para aliviar os sofrimentos humanos. Ao mesmo tempo em que emprega remdios naturais para a doena fsica, o mdico deve encaminhar seus doentes quele que pode aliviar tanto os males da alma quanto os do corpo. Aquilo que os mdicos s podem ajudar a fazer realizado por Cristo. Eles se esforam por auxiliar a operao da natureza na cura; quem cura o prprio Cristo. O mdico busca conservar a vida; Jesus a comunica. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 111.

Que poder revelado por meio dos agentes da natureza? Joo 9:5-7; Isaas 38:21.

Quando qualquer parte do corpo sofre um dano, principia imediatamente um processo de cura; os agentes da natureza pem-se em operao para restaurar a sade. Mas o poder que opera por intermdio deles o poder de Deus. Todo poder comunicador de vida tem nEle sua origem. Quando algum se restabelece de uma enfermidade, Deus quem o restaura. Ibidem, p. 112 e 113.

Sob que condio Deus quer restaurar nossa sade e quo abrangente essa restaurao? Joo 5:14; 1 Tessalonicenses 5:23.

trabalho perdido ensinar o povo a volver-se para Deus como Aquele que lhes cura as enfermidades a menos que sejam tambm ensinados a renunciar aos hbitos nocivos. Para que Lhe recebam a bno em resposta orao, devem cessar de fazer o mal e aprender a fazer o bem. Seu ambiente deve ser higinico, corretos os seus hbitos de vida. Devem viver em harmonia com a lei de Deus, tanto a natural quanto a espiritual. Gospel Workers (Obreiros evanglicos), p. 215 e 216.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

23

Tera-feira
3. AGENTES DA NATUREZA

19 de outubro Ano bblico: Marcos 15 e 16

O que devemos reconhecer como sendo os agentes medicinais da natureza aprovados por Deus para a cura das doenas? Ezequiel 47:12.

H muitos modos de praticar a arte de curar, mas s existe um aprovado pelo Cu. Os remdios de Deus so os simples agentes da natureza, que no sobrecarregaro nem enfraquecero o organismo mediante suas fortes propriedades. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 5, p. 443. Temos a sano da Palavra de Deus quanto ao uso de agentes medicinais. Ezequias, rei de Israel, estava doente, e um profeta de Deus levou-lhe a mensagem de que haveria de morrer. Ele clamou ao Senhor e Este ouviu a Seu servo, e mandou-lhe dizer que lhe seriam acrescentados quinze anos de vida. Ora, uma palavra de Deus haveria curado instantaneamente a Ezequias; mas foram dadas indicaes especiais: Tomem uma pasta de figos e a ponham como emplasto sobre a chaga; e sarar. (Isaas 38:21). Certa ocasio, Cristo ungiu os olhos de um cego com barro, e mandou-lhe: Vai, lava-te no tanque de Silo. [...] Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. (Joo 9:7). A cura poderia ser operada unicamente pelo poder do grande Mdico; todavia, Cristo fez uso de simples agentes da natureza. Conquanto Ele no apoiasse as medicaes de drogas, sancionou o emprego de remdios simples e naturais. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 232 e 233. Ar puro, luz solar, abstinncia, repouso, exerccio, regime conveniente, uso de gua e confiana no poder divino eis os verdadeiros remdios. Toda pessoa deve possuir conhecimentos dos meios teraputicos naturais, e da maneira de aplic-los. Ibidem, p. 127.

O que mais Deus proveu para curar as enfermidades? Salmos 104:14.

O Senhor proveu, em plantas comuns, antdotos para as doenas, e elas podem ser usadas pela f, sem que isso implique em negao da f, pois usando as bnos providas por Deus para nosso benefcio, cooperamos com Ele. Para curar doenas acarretadas por imprudncia ou acidente, Ele pode usar gua, sol e as ervas que fez crescer. No manifestamos falta de f quando pedimos a Deus que abenoe Seus remdios. Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 2, p. 289.

24

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quarta-feira
4. EVITANDO MEDICAMENTOS

20 de outubro Ano bblico: Lucas 1 e 2

Mencione um mdico que havia entre os primeiros discpulos. Colossenses 4:14. Que conselho dado aos mdicos?

Em sua prtica, devem os mdicos procurar diminuir mais e mais o uso de drogas, em vez de aument-lo. Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 2, p. 282.

Que conselho funciona melhor do que o uso de drogas em muitos casos? Provrbios 3:7 e 8; 4:20-22.

Deveis evitar o uso de drogas, e observar cuidadosamente as leis de sade. Se estimais vossa vida, deveis comer alimentos simples, preparados da maneira mais simples, e fazer mais exerccios fsicos. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 82 e 83.

Que obra deve ser feita entre nosso povo a fim de que dependamos mais e mais dos remdios divinos? Provrbios 3:6; Deuteronmio 6:1 e 2.

Educai em direo oposta s drogas. Usai-as cada vez menos [...]; ento a natureza corresponder aos mdicos de Deus ar puro, gua pura, exerccio apropriado, uma conscincia limpa. [] muitos se poderiam recuperar sem uma gota de remdio se obedecessem s leis da sade. As drogas raramente necessitam ser empregadas. Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 2, p. 281.

Em casos extremos, o que o paciente deve fazer? Tiago 5:14-16.

privilgio nosso usar todos os meios designados por Deus, em correspondncia com a nossa f, e ento confiar em Deus, quando tivermos pleiteado a promessa. Se houver necessidade de uma interveno cirrgica e o mdico estiver disposto a encarregar-se do caso, no negao da f submeter-se operao. Depois de haver o paciente entregado sua vontade vontade de Deus, confie ele, aproximando-se do Grande Mdico, o Poderoso Restaurador, e entregando-se em perfeita confiana. O Senhor honrar sua f justamente do modo que Ele v ser para glria de Seu nome. Ibidem, p. 284 e 285.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

25

Quinta-feira
5. MTODOS OBJETVEIS

21 de outubro Ano bblico: Lucas 3-5

A B

Quem falsamente atribui a si o poder de curar doenas? 2 Corntios 11:3; Apocalipse 12:9. Por meio de quem Satans engana, e quais so alguns de seus mtodos? Atos 8:9-11; Deuteronmio 18:9-14; Mateus 7:21-23; 24:24.

Os apstolos de quase todas as formas de espiritismo sustentam possuir poder para curar. Eles atribuem esse poder eletricidade, ao magnetismo, aos assim chamados remdios de simpatia ou a foras latentes contidas na mente do homem. E no so poucos, mesmo neste sculo cristo, os que vo a esses curandeiros, em vez de confiar no poder do Deus vivo e na habilidade de mdicos bem qualificados. Mind, Character, and Personality (Mente, carter e personalidade), vol. 2, p. 701. No precisamos ser enganados. [] A Palavra de Deus declara que Satans operar milagres. Far com que as pessoas fiquem doentes, e depois, de repente remover delas seu poder satnico. Sero consideradas ento como curadas. Essas obras de cura aparente levaro os adventistas do stimo dia prova. Muitos que tiveram grande luz deixaro de andar na luz, porque no se tornaram um com Cristo. Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 2, p. 53.

Qual a grande diferena entre os mtodos de Deus e os de Satans?

Os remdios de Cristo limpam o organismo. Satans, porm, tentou o homem a introduzir no organismo aquilo que o enfraquece, obstruindo e destruindo as delicadas e formosas disposies de Deus. Ibidem, p. 289.

Sexta-feira

22 de outubro Ano bblico: Lucas 6-8

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


a. Que promessas devemos fazer a ns mesmos a fim de manter a sade? b. O que os melhores mdicos constatam acerca da restaurao da sade? c. Cite alguns dos remdios escolhidos pelo Cu. d. O que devemos considerar em casos de enfermidade extrema? e. Qual teste pode vir mesmo aos eleitos, com relao cura?

Sbado
26

23 de outubro Ano bblico: Lucas 9-11


Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Lio 5

Sbado, 30 de outubro de 2010

Regime alimentar, sade e temperana


Olhai por vs mesmos; no acontea que os vossos coraes se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um lao. Lucas 21:34.
Poucos h que se compenetram, como deviam, do quanto seus hbitos no regime alimentar tm que ver com sua sade, seu carter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno. [] O corpo deve ser o servo da mente, e no a mente a serva do corpo. Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 562.

Estudo adicional: Healthful Living, p. 68-70.

Domingo
1. OS MELHORES ALIMENTOS

24 de outubro Ano bblico: Lucas 12-14

Quais so os melhores alimentos para a humanidade? Gnesis 1:29.

A fim de saber quais so os melhores alimentos, cumpre-nos estudar o plano original de Deus para o regime do ser humano. Aquele que criou o homem e lhe compreende as necessidades designou a Ado o que devia comer: Eis que vos tenho dado toda erva que d semente, [...] e toda rvore em que h fruto de rvore que d semente; ser-vos-o para mantimento. (Gnesis 1:29). Ao deixar o den para ganhar a subsistncia lavrando a terra sob a maldio do pecado, o homem recebeu tambm permisso para comer a erva do campo (Gnesis 3:18). Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime diettico escolhido por nosso Criador. Esses alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possvel, so os mais saudveis e nutritivos. Proporcionam fora, resistncia e vigor intelectual que no so promovidos por uma alimentao mais complexa e estimulante. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 81.

Que tipo de alimentos podem ser comidos liberalmente? Cantares 7:13.

Ao recomendarmos simplicidade na dieta, compreenda-se que no recomendamos um regime escasso. Que haja abundante suprimento de frutas, legumes e verduras em boas condies. The Signs of the Times, 30 de setembro de 1897.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

27

Oferta de 1 Sbado literatura para os pases pobres

Segunda-feira
2. QUALIDADE E QUANTIDADE

25 de outubro Ano bblico: Lucas 15-17

Quais tipos de alimentos devem ser escolhidos para uma dieta saudvel? Provrbios 23:1.

A primeira educao que as crianas devem receber da me, na infncia, deve ser acerca de sua sade fsica. S lhes deve ser permitido alimento simples, da qualidade que lhes preserve a melhor condio de sade [...]. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 228 e 229. Nosso corpo constitudo do que comemos; e, para fazer tecido de boa qualidade, devemos ter a qualidade prpria de alimento [...]. Child Guidance (Orientao da criana), p. 373.

Quais hbitos alimentares contribuem para a sade, e quais conselhos devem ser includos na obra educacional? Eclesiastes 3:2; 10:17.

Sem tempo para repousar, os rgos digestivos se enfraquecem, de onde vm a sensao de esvaimento e o desejo de comer frequentemente. O remdio de que esses precisam comer menos frequentemente e em menor abundncia, satisfazendo-se com alimento simples e natural, comendo duas vezes ou, no mximo, trs vezes ao dia. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 175. Ingerida a refeio regular, deve-se permitir ao estmago um descanso de cinco horas. Nenhuma partcula de alimento deve ser introduzida no estmago at a refeio seguinte. Child Guidance (Orientao da criana), p. 389. O jantar, quando muito cedo, interfere na digesto da refeio anterior. Sendo mais tarde, no digerido antes da hora de deitar. Assim o estmago deixa de conseguir o devido repouso. O sono perturbado, cansam-se o crebro e os nervos, prejudicado o apetite para a refeio matutina, o organismo todo no se restaura nem estar preparado para os deveres do dia. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 176.

Que princpio deve ser lembrado ao escolhermos o que comer? Tiago 4:17.

Aqueles que, aps haverem recebido a luz, se recusam a comer e beber guiados pelo princpio em lugar de serem controlados pelo apetite no sero perseverantes com relao a serem governados por princpio em outras coisas. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 39.

28

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Tera-feira
3. ALIMENTOS PERIGOSOS

26 de outubro Ano bblico: Lucas 18-20

Qual advertncia dada quanto escolha de frutas, verduras e legumes? Eclesiastes 3:1.

Frutas passadas ou verduras e legumes murchos no devem ser usados. Hortalias e frutas no devem ser ingeridos na mesma refeio. The Signs of the Times, 30 de setembro de 1897.

O que a Bblia diz sobre aqueles que no conseguem controlar o apetite? Provrbios 23:21; Filipenses 3:19.
Oferta de 1 Sbado literatura para os pases pobres

Com frequncia, as diferentes espcies de alimentos introduzidas no estmago no combinam, e o resultado a fermentao. [] No introduzas no estmago uma variedade demasiado grande de alimentos numa s refeio. This Day With God, p. 340 (Este dia com Deus, p. 338).

Que riscos esto relacionados ao consumo de carne?

Cnceres, tumores e toda enfermidade inflamatria so causados em grande parte pelo alimento crneo. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 388.

Quais duas coisas so proibidas na alimentao? Levtico 3:17. O que devemos compreender a respeito de farinha de trigo refinada, acar, tortas doces, pudins, e assim por diante?

No julgamos que batata frita seja saudvel [...]. Comei [...] s comida isenta de gordura. Ibidem, p. 354. Alimentos crneos, manteiga, queijo, massas substanciosas, alimentos temperados e condimentos so usados livremente [...]. Esses artigos fazem sua obra em perturbar o estmago, estimulando os nervos e enfraquecendo o intelecto. Ibidem, p. 236. O po de farinha branca no pode comunicar ao organismo a nutrio encontrada no po integral. causa frequente de constipao e outras condies no sadias. Ibidem, p. 320. Em geral, usa-se demasiado acar no alimento. Bolos, pudins, tortas, geleias, gelatinas, so causa ativa de m digesto. Especialmente nocivos so os cremes e pudins em que leite, ovos e acar so os principais elementos. Ibidem, p. 113. Acar no bom para o estmago. Causa fermentao, e isso obscurece o crebro e ocasiona mau humor. Ibidem, p. 327.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

29

Quarta-feira

27 de outubro Ano bblico: Lucas 21 e 22

4. TEMPERANA GERAL, OU AUTOCONTROLE

Que caracterstica com relao sade um dos frutos do Esprito? Glatas 5:22 e 23. Como ele definido? 1 Corntios 9:25.

A verdadeira temperana nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e usar judiciosamente aquilo que saudvel. Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 562. A abstinncia de todo alimento e bebida prejudiciais o fruto da verdadeira religio. Aquele que perfeitamente convertido abandonar todo hbito e apetite prejudiciais. Pela abstinncia total, vencer ele o desejo pelas condescendncias que destroem a sade. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 457.

Quais danos so causados pelo viver intemperante? Provrbios 25:28.

O pecado de comer com intemperana comer com muita frequncia, em demasia, e alimentos extravagantes e nada saudveis destri a ao sadia dos rgos digestivos, afeta o crebro e perverte o juzo, impedindo o pensamento e a ao racionais, calmos e sadios. Child Guidance (Orientao da criana), p. 398. Intemperana no comer e beber, intemperana no trabalho, intemperana em quase tudo existe por todo lado. Aqueles que fazem grandes esforos para realizar muito trabalho em um dado tempo, e continuam a trabalhar quando seu juzo lhes diz que devem descansar, nunca so beneficiados. Esto vivendo com capital emprestado. Esto gastando a energia vital da qual necessitaro em um tempo futuro. Quando a energia que usaram to indiferentemente requerida, eles falham pela falta dela. [...] Aqueles que violam as leis da sade tero, alguma hora, de pagar a penalidade. Deus nos muniu de fora estrutural, e se indiferentemente exaurirmos essa fora pela sobrecarga, nossa utilidade ser diminuda, e nossa vida terminar prematuramente. The Signs of the Times, 30 de setembro de 1897. O estmago, quando nos deitamos para dormir, deve ter terminado todo o seu trabalho, para fruir o descanso, assim como as outras partes do corpo. O trabalho da digesto no deve prosseguir em tempo algum das horas do sono. Depois de sobrecarregado, e aps ter efetuado sua tarefa, o estmago fica exausto, o que motiva a sensao de esvaimento. Ento muitos se enganam, julgando que seja a falta de alimento que produza essa sensao, e sem darem ao estmago tempo para descansar, tomam mais alimento, o qual no momento remove a debilidade. E quanto mais se condescender com o apetite, tanto mais clamar ele por satisfao. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 175.

30

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quinta-feira
5. A ARTE CULINRIA

28 de outubro Ano bblico: Lucas 23 e 24

Qual cincia deve ser aprendida desde cedo, e por qu?

Quais tipos de pes so mais nutritivos e saudveis?

Farinha de trigo sozinha no o melhor para um regime contnuo. Uma mistura de trigo, aveia e centeio seria mais nutritiva do que o trigo destitudo de suas propriedades nutritivas. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 321.

O que Jesus disse sobre os dois tipos de po de que a humanidade necessita? Mateus 4:4; Joo 6:33-35; 5:39.

A Palavra de Deus o po da vida []. The Upward Look, p. 125 (Olhando para o alto, p. 119).

Sexta-feira

29 de outubro Ano bblico: Joo 1-3

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


a. Que bnos derivam de nos alimentarmos com alimentos de origem vegetal? b. Por que to importante que aprendamos a controlar nosso apetite? c. Cite alguns alimentos cujos perigos muitos podem no perceber. d. Cite duas escolhas infelizes, intemperantes, que so feitas frequentemente aps o pr do sol. e. Compare o modo como o mundo v a arte de cozinhar com o modo como Deus a v.

Sbado
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

30 de outubro Ano bblico: Joo 4-6

31

Oferta de 1 Sbado literatura para os pases pobres

Cozinhar pode ser olhado como menos desejvel que outros ramos de servio, mas na realidade uma cincia mais valiosa que todas as outras. Assim considera Deus o preparo da comida saudvel. Tem alta estima por aqueles que fazem obra fiel em preparar alimento saudvel e apetecvel. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 251. altamente essencial que a arte culinria seja considerada uma das mais importantes matrias na educao. Ibidem, p. 260. As mes devem levar as filhas com elas para a cozinha, quando ainda bem jovens, ensinando-lhes a arte de cozinhar. Ibidem, p. 262. dever religioso dos que cozinham aprender como preparar alimento saudvel de maneiras diversas, de forma que ele possa ser ao mesmo tempo gostoso e saudvel. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 116 e 117.

Sbado, 6 de novembro de 2010

Oferta de primeiro Sbado


Literatura para os pases pobres

Uma vez ao ano, a oferta de primeiro sbado recolhida para ajudar a custear literaturas aos pases pobres. Embora a internet e outras mdias sejam maneiras modernas de disseminar o evangelho, h muitas pessoas vivendo em pases carentes, onde no tm convenincias modernas. A pgina impressa um dos modos mais eficientes de atingi-las com o evangelho. Este est adentrando pases atestas, muulmanos, ex-comunistas, e pode ser compartilhado num sistema de trabalho pessoal. A serva do Senhor escreveu: Sejam espalhadas como folhas de outono as publicaes que contm verdade bblica. Exaltai-O, ao Salvador dos homens, exaltai-O mais e mais perante o povo. ( Nos lugares celestiais, p. 323). Nossas publicaes devem ir a toda parte. Sejam elas editadas em muitas lnguas. A terceira mensagem anglica deve ser proclamada por esse meio e pelo fiel professor. Os que creem na verdade para este tempo devem despertar! seu dever recolher agora todos os recursos possveis para ajudar os que compreendem a verdade a proclam-la. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 9, p. 62. [...] proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, Senhor, o Teu povo, o resto de Israel. (Jeremias 31:7). Proclamar, publicar, significa promulgar, oferecer algo (que pode ser impresso) ao pblico. O povo de Deus deve publicar as boas-novas de salvao. Enquanto temos amplo suprimento de Bblias, livros e folhetos para evangelizao nos Estados Unidos e em outros pases, muitas pessoas ao redor do mundo no tm a mesma situao vantajosa. nosso dever e privilgio auxiliar na distribuio de literatura a vrias partes do planeta. Embora a Bblia tenha sido traduzida para muitos idiomas e dialetos, livros essenciais como Caminho a Cristo no esto disponveis a milhes de pessoas. Considerem a Albnia, um pas com mais de 3,5 milhes de pessoas e que esteve sob regime comunista por vrias dcadas. Ela agora um pas muulmano com oportunidades limitadas para a publicao do evangelho. Traduzimos recentemente Caminho a Cristo para o albans, e precisamos urgentemente de fundos para public-lo. Suas generosas ofertas ajudaro a imprimir e distribuir Caminho a Cristo, lies da escola sabatina e outras literaturas para o idioma albans. Departamento de Publicaes da Conferncia Geral

32

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Lio 6

Sbado, 6 de novembro de 2010

A dieta original
[Deus] Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a Terra, bem como todas as rvores em que h fruto que d semente; ser-vos-o para mantimento. Gnesis 1:29.
Todas as leis da natureza que so as leis de Deus destinam-se ao nosso bem. A obedincia a elas promover nossa felicidade nesta vida e nos ajudar no preparo para a vida por vir. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 386. Estudo adicional: A cincia do bom viver, p. 295-310 (O regime alimentar e a sade).
Oferta de 1 Sbado literatura para os pases pobres

Domingo
1. O PLANO ORIGINAL DE DEUS

31 de outubro Ano bblico: Joo 7-9

Qual foi o plano original de Deus ao criar a humanidade? Gnesis 1:26-28.

Qual era a dieta original, dada com o objetivo de preservar a sade humana? Gnesis 1:29. O que isso deveria nos fazer considerar? Jeremias 6:16.

Devemos, o quanto possvel, voltar ao plano original de Deus. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 488.

Aps a queda, o que mais Deus adicionou dieta prescrita para a humanidade? Gnesis 3:18.

Os cereais, com frutas, nozes e verduras, contm todas as propriedades nutritivas necessrias a formar bom sangue. Esses elementos no so to bem ou to plenamente supridos pelo regime crneo. Houvesse o uso da carne sido essencial sade e fora, o alimento animal haveria sido includo no regime do homem desde o princpio. Child Guidance (Orientao da criana), p. 384.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

33

Segunda-feira
2. O APETITE TESTADO

1 novembro Ano bblico: Joo 10 e 11

A qual teste Ado e Eva foram submetidos? Gnesis 2:16 e 17.

Quando Ado e Eva foram postos no jardim do den, tudo contribua para seu deleite. The Signs of the Times, 24 de fevereiro de 1898. Ado e Eva foram postos prova, a fim de que pudesse ser demonstrado se eles obedeceriam ordem de seu Criador ou se Lhe desobedeceriam aos requerimentos. O Criador do homem era seu Pai, e tinha completo direito ao servio que aquele poderia render. Corpo, alma e esprito, o homem era propriedade exclusiva de Deus. [...] Ele tornoulhes claro que, pela obedincia Sua santa lei, eles manteriam a felicidade, e finalmente seriam abenoados com a imortalidade. A vida eterna seria deles se ordenassem a conduta de acordo com os princpios da lei de Deus. [...] Foi feita toda proviso pela qual bnos poderiam ser asseguradas espcie humana, mas apenas uma moderada restrio foi colocada sobre o incontaminado par para testar-lhe a lealdade a Deus. Ibidem, 8 de outubro de 1894.

Aps serem submetidos prova, como nossos pais caram e qual legado seguiu-se? Gnesis 3:1-6; 1 Joo 3:4.

Eva tinha tudo para ser feliz. Estava cercada de toda variedade de frutos. Contudo, o fruto da rvore proibida pareceu-lhe mais desejvel do que os frutos de todas as outras rvores do jardim de que ela podia comer livremente. Foi intemperante em seus desejos. Comeu, e por sua influncia seu marido comeu tambm, e uma maldio recaiu sobre ambos. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 145.

O que aconteceu como resultado da m deciso tomada por Ado e Eva? Romanos 5:12.

E por causa do pecado deles a Terra foi tambm amaldioada. E desde a queda, a intemperana tem existido sob quase todas as formas. O apetite tem dominado a razo. Ibidem.

34

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Tera-feira
3. MUDANA PROVISRIA

2 de novembro Ano bblico: Joo 12 e 13

Qual foi o resultado em longo prazo da deciso de Ado e Eva em desobedecer na questo do apetite? Gnesis 6:11-13 e 17.

Como a histria se repete? Mateus 24:37-39.

Quais foram as mudanas no regime alimentar do homem aps o dilvio? Compare Gnesis 1:29 e 3:18 com Gnesis 9:3 e 4.

Por que uma dieta com carne foi permitida aps 1.500 anos sem ela? Salmos 90:9 e 10.

Deus proveu frutos em seu estado natural para nossos primeiros pais. Ele deu a Ado a responsabilidade de cultivar e cuidar do jardim, dizendo: Ser-vos-o para mantimento (Gnesis 1:29). Um animal no deveria destruir outro para obter alimento. Aps a queda, foi permitida a ingesto de carne, com o fim de abreviar o perodo de existncia da longeva espcie humana. Isso foi permitido por causa da dureza do corao dos homens. Testimony Studies on Diet and Foods, p. 68.

Que restries alimentares dadas a No e seus descendentes foram tambm dadas aos israelitas? Gnesis 7:2, 3, 8 e 9; Levtico 11:46 e 47.

Antes desse tempo [do dilvio], Deus no havia dado ao homem permisso para comer alimentos animais; era Seu desgnio que a espcie humana se mantivesse inteiramente com as produes da terra. Mas agora que toda a erva verde tinha sido destruda, permitiu-lhes comer a carne dos animais limpos que haviam sido preservados na arca. Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 107.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

35

Oferta de 1 Sbado literatura para os pases pobres

Os mesmos pecados que trouxeram juzos sobre o mundo nos dias de No existem em nossos dias. Homens e mulheres levam os seus hbitos no comer e beber a tais extremos que isso termina em glutonaria e bebedice. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 146.

Quarta-feira
4. TENTANDO RESTABELECER O PLANO ORIGINAL

3 de novembro Ano bblico: Joo 14 e 15

Que dieta o Senhor deu aos filhos de Israel aps sarem eles do Egito? xodo 16:14, 15, 31 e 35.

Quando Deus tirou os filhos de Israel do Egito, era Seu desgnio estabelec-los na terra de Cana, povo puro, contente e so. Vejamos os meios pelos quais Ele efetuaria isso. Submeteu-os a um curso de disciplina, que, caso houvesse sido seguido de boa vontade, haveria resultado em bem, tanto para eles prprios quanto para sua posteridade. Ele tirou deles em grande medida o alimento crneo. [] Deus poderia haver provido carne to facilmente quanto o man, mas foi feita ao povo uma restrio para seu bem. Era desgnio dEle prover-lhes alimento mais apropriado a suas necessidades do que o regime estimulante a que muitos deles se haviam acostumado no Egito. O apetite pervertido devia ser levado a uma condio mais sadia, para que eles pudessem fruir o alimento originalmente providenciado para o homem os frutos da terra, que Deus dera a Ado e Eva no den. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 377 e 378.

Qual foi a atitude de muitos israelitas com respeito comida, e como Deus reagiu? Nmeros 11:4-6, 18-20; Salmos 78:18-32; 106:14 e 15.

[Os filhos de Israel] Murmuraram por causa das restries do Senhor, e cobiaram as panelas de carne do Egito. Deus concedeu-lhes a carne, mas esta se demonstrou uma maldio para eles. Ibidem, p. 378.

O que devemos aprender desse acontecimento no deserto? Hebreus 3:12-19; Salmos 78:18; 1 Corntios 10:5, 6, 9-11.

As viagens dos filhos de Israel so fielmente descritas. [...] Esse retrato fiel posto diante de ns como uma advertncia, a fim de que no lhes sigamos o exemplo de desobedincia e caiamos como eles. Gospel Workers (1892), p. 159 e 160.

36

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quinta-feira
5. RETORNANDO AO PLANO ORIGINAL

4 de novembro Ano bblico: Joo 16-18

A B

Como a dieta de Elias progrediu? 1 Reis 17:4-6, 12-16; 19:6. Descreva a dieta e a obra de Joo Batista, bem como a nossa. Mateus 3:1-4.

Qual o plano de Deus para Seu povo antes que Cristo retorne? 1 Tessalonicenses 5:23. Explique a advertncia dada em Isaas 22:12-14.

[] Deus est procurando levar-nos de volta, passo a passo, a Seu desgnio original que o homem subsista com os produtos naturais da terra. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 450.

Qual ser nossa alimentao no Cu e na Nova Terra? Apocalipse 21:1 e 4; 22:2; Salmos 78:24.

Vi o fruto da rvore da vida, o man, amndoas, figos, roms, uvas e muitas outras espcies de frutas. Early Writings (Primeiros escritos), p. 19.

Sexta-feira

5 de novembro Ano bblico: Joo 19-21

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


a. Por que Deus proveu apenas alimentos de origem vegetal para nossos primeiros pais? b. Por que eles foram testados no apetite? c. Como respondemos aos que mostram casos de alimentao crnea nas Escrituras? d. Qual advertncia devemos aprender com o que aconteceu aos israelitas no deserto? e. Como nossa experincia com relao ao regime alimentar nestes ltimos dias deve ser distinta?

Sbado
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

6 de novembro Ano bblico: Atos 1-3

37

Oferta de 1 Sbado literatura para os pases pobres

Joo separou-se dos amigos e das ostentaes da vida. [] Seu regime alimentar, puramente vegetariano, composto de alfarrobas e mel silvestre, era uma censura condescendncia com o apetite e a glutonaria que prevaleciam por toda parte. [] Os que devem preparar o caminho para a segunda vinda de Cristo so representados pelo fiel Elias, assim como Joo veio no esprito de Elias para preparar o caminho para o primeiro advento de Cristo. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 3, p. 62.

Lio 7

Sbado, 13 de novembro de 2010

Atividade fsica
Pois comers do trabalho das tuas mos; feliz sers, e te ir bem. Salmos 128:2.
A inatividade prolfera causa de doenas. O exerccio aviva e equilibra a circulao do sangue. My Life Today (Minha consagrao hoje), p. 130. Estudo adicional: Conselhos sobre sade, p. 173-202 (A vida ao ar livre e a atividade fsica).

Domingo
1. O TRABALHO TRAZ FELICIDADE

7 de novembro Ano bblico: Atos 4-6

Qual atividade Deus designou a Ado para seu bem-estar? Gnesis 2:8.

Se a felicidade consistisse em nada fazer, o ser humano, em seu estado de santa inocncia, teria sido deixado sem ocupao. Mas Aquele que formou o ser humano sabia o que seria para a felicidade perfeita deste, e logo que o criou lhe designou seu trabalho. A fim de ser feliz, ele devia trabalhar. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 3, p. 77.

Por que uma vida de trabalho destinada a ser uma bno? Salmos 128:2.

Outra bno preciosa o exerccio apropriado. Cada rgo e msculo tem um trabalho a fazer no organismo. [] Sem semelhante exerccio, a mente no pode estar em condies de trabalho. Ela torna-se inativa, e no pode apresentar a ao rpida e incisiva que d amplitude s suas faculdades. My Life Today (Minha consagrao hoje), p. 130.

O que a Palavra escrita diz sobre o trabalho, em contraste com a indolncia? 2 Tessalonicenses 3:10 e 12.

Devem os pais prover ocupao para os filhos. Coisa nenhuma ser mais certa fonte de mal do que a indolncia. O trabalho fsico que produz uma sadia fadiga aos msculos dar apetite para alimento simples e saudvel [...]. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 243.

38

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Segunda-feira
2. TRABALHO EXCESSIVO

8 de novembro Ano bblico: Atos 7-9

Embora tenhamos sido criados para sermos ativos, do que devemos nos lembrar? Marcos 6:31 (primeira parte).

Ponde no trabalho do dia esperana, nimo e amabilidade. No vos excedais no trabalho. muito melhor deixar por fazer algumas das tarefas planejadas para o dia do que se exceder e tornar-se sobrecarregado, perdendo o nimo necessrio para o cumprimento das tarefas do dia seguinte. No violeis hoje as leis da natureza, para no perderdes as foras para o dia seguinte. Mind, Character, and Personality (Mente, carter e personalidade), vol. 2, p. 376. s vezes o excesso de trabalho que causa a perda do domnio prprio. [...] Deus deseja que reconheamos que no glorificamos o Seu nome quando assumimos tantos encargos que ficamos sobrecarregados e, tornando-nos cansados do corao e da cabea, nos enfadamos, nos irritamos e ralhamos. Devemos assumir to-somente as responsabilidades que o Senhor nos d, confiando nEle, e conservar assim o corao puro, terno e compassivo. Messages to Young People (Mensagens aos jovens) , p. 135. No sbio estar sempre sob a tenso do trabalho ou agitao, mesmo no ministrar s necessidades espirituais dos homens, pois assim a piedade pessoal negligenciada, e a resistncia mental, fsica e espiritual sobrecarregada. Exige-se abnegao dos servos de Cristo, e so necessrios sacrifcios, mas Deus quer que todos estudem as leis da sade, e usem a razo quando em Seu trabalho, a fim de que a vida que Ele deu seja conservada. Conquanto Jesus pudesse operar milagres e houvesse dotado Seus discpulos com o mesmo poder, mandou que Seus cansados discpulos fossem ao campo e descansassem. Gospel Workers (Obreiros evanglicos), p. 243. So necessrios a todos perodos de repouso, e em especial s mulheres. Evangelism (Evangelismo), p. 494.

Apesar de no devermos negligenciar nossa sade fsica e mental, qual deve ser nosso primeiro objetivo na vida? Mateus 6:31-33.

O tempo dedicado ao estabelecimento e preservao de boa sade fsica e mental bem empregado. No podemos consentir em impedir o crescimento ou invalidar uma simples funo da mente ou do corpo pelo excesso de trabalho ou pelo abuso de qualquer parte do maquinismo vivo. Quando o fazemos, devemos sofrer as consequncias. Child Guidance (Orientao da criana), p. 395.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

39

Tera-feira

9 de novembro Ano bblico: Atos 10-12

3. HBITOS SEDENTRIOS E EXERCCIO FSICO

O que indispensvel queles que passam a maior parte do tempo sentados?

O exerccio ao ar livre, para aqueles cujo trabalho dentro de casa e sedentrio, lhes beneficiar a sade. Todos os que podem devem sentir o dever de seguir esse procedimento. Nada se perder, mas ganharse- muito. Tornaro s suas ocupaes com nova vida e novo nimo para empreender de novo sua tarefa com mais zelo, e estaro mais bem preparados para resistir enfermidade. Messages to Young People (Mensagens aos jovens), p. 393.

Qual a melhor dieta para os trabalhadores sedentrios?

Eis uma sugesto para todos quantos tm trabalho sedentrio ou especialmente mental; experimentem-no os que tiverem suficiente fora moral e domnio prprio: comei em cada refeio apenas duas ou trs espcies de alimento simples, no ingerindo mais do que o necessrio para satisfazer a fome. Fazei exerccio ativo todos os dias, e vede se no experimentais benefcio. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 310.

De que precisamos para vencer hbitos que possam ter-se tornado muito sedentrios? 2 Corntios 8:12.

Chamai em vosso auxlio o poder da vontade, que resistir ao frio e dar energia ao sistema nervoso. Dentro de pouco tempo, de tal maneira reconhecereis o benefcio do exerccio e do ar puro que no querereis viver sem essas bnos. Child Guidance (Orientao da criana), p. 339 e 340.

Qual posio, sentando-se ou em p, altamente recomendada como estando em harmonia com o plano original de Deus? Eclesiastes 7:29.

Entre as primeiras coisas que se devem ter em vista figura a posio correta, tanto estando sentados quanto de p. Deus fez o homem ereto, e deseja que ele possua no somente o benefcio fsico, mas tambm o mental e o moral, a graa, a dignidade, a compostura, o nimo e a confiana em si que uma atitude ereta em to grande maneira tende a promover. Ibidem, p. 364.

40

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quarta-feira
4. EXERCCIO FSICO

10 de novembro Ano bblico: Atos 13-15

Quais so os benefcios de uma vida fisicamente ativa? Salmos 104:23; Eclesiastes 5:12.

No somente os rgos do corpo sero fortalecidos pelo exerccio, mas a mente tambm adquirir vigor e conhecimento pela ao daqueles rgos. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 3, p. 77. Exerccio vigoroso, embora no violento, ao ar livre, com esprito alegre, estimular a circulao, dando pele um rubor salutar, e enviando o sangue, vitalizado pelo ar puro, s extremidades. Ibidem, vol. 2, p. 530. A digesto ser promovida pelo exerccio fsico. Ibidem, p. 569.

Qual o tipo mais benfico de exerccio? Gnesis 2:15.

No se obtm os maiores benefcios de exerccios que se fazem como mero esporte ou exerccios propriamente ditos. H algum benefcio derivado da permanncia ao ar livre e tambm do exerccio dos msculos. Mas seja a mesma quantidade de energia empregada no cumprimento de tarefas teis e o benefcio ser maior, sendo alcanado um sentimento de satisfao, pois tais exerccios levam consigo o senso da prestatividade e a aprovao da conscincia pelo dever cumprido. The Adventist Home (O lar adventista), p. 506. O exerccio ao ar livre devia ser prescrito como necessidade vital. E para tal exerccio nada h melhor do que o cultivo do solo. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 265.

Em vez da luta por conquista nos competitivos esportes praticados pelo mundo, qual deve ser nosso alvo e por qu? Sofonias 2:3.

Alguns dos mais populares divertimentos, tais como o futebol americano e o boxe, se tm tornado escolas de brutalidade. Esto desenvolvendo as mesmas caractersticas que desenvolviam os jogos na antiga Roma. O amor ao domnio, o orgulho pela mera fora bruta, o descaso da vida esto exercendo sobre a juventude um poder desmoralizador que nos aterra. Outros jogos atlticos, embora no to embrutecedores, so pouco menos reprovveis, por causa do excesso com que so praticados. Estimulam o amor ao prazer, alimentando assim o desinteresse pelo trabalho til, a disposio de evitar os deveres prticos e as responsabilidades. Education (Educao), p. 210.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

41

Quinta-feira
5. EXERCCIO ESPIRITUAL

11 de novembro Ano bblico: Atos 16-18

O que ainda mais importante do que o exerccio fsico? 1 Timteo 4:8 e 7.

A menos que a mente seja educada para demorar-se em temas religiosos, ser fraca, dbil, nesse sentido. Mas enquanto demorando-se em empreendimentos mundanos, ser forte nesta direo em que tem sido cultivada e tem-se fortalecido pelo exerccio. A razo por que to difcil para homens e mulheres viver vida religiosa que no exercitam a mente para a piedade. Ela treinada para correr em direo oposta. A menos que a mente seja constantemente exercitada em obter conhecimento espiritual e em buscar compreender o mistrio da piedade, incapaz de apreciar coisas eternas. [...] Quando o corao dividido, demorando-se principalmente em coisas do mundo e muito pouco em coisas de Deus, no pode haver a especial aumento de fora espiritual. Gods Amazing Grace, p. 297 (Maravilhosa graa, p. 295).

O que deve ser includo em nosso exerccio espiritual? Atos 24:16. Qual deve ser nosso primeiro e mais elevado objetivo? Jeremias 9:24.

Todos os seres celestiais esto em constante atividade; e o Senhor Jesus, no trabalho de Sua vida, deu a todos um exemplo. Ele andou fazendo o bem (Atos 10:38). Deus estabeleceu a lei da ao obediente. [] A ao d poder. My Life Today (Minha consagrao hoje), p. 130.

Quais so os benefcios terrenos da diligncia espiritual? Romanos 12:10-12; Hebreus 6:11 e 12; Filipenses 2:14-16.

Sexta-feira

12 de novembro Ano bblico: Atos 19-21

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


a. Por que Deus providenciou trabalho para a espcie humana? b. Cite alguns dos riscos do trabalho excessivo. c. Nomeie alguns dos perigos de um estilo de vida excessivamente sedentrio. d. De que maneira o exerccio fsico nos beneficia? e. Como podemos pr em ao o conceito de exerccio espiritual?

Sbado
42

13 de novembro Ano bblico: Atos 22 e 23


Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

RECREAO
H diferena entre recreao e divertimento. A recreao, na verdadeira acepo do termo recriao tende a fortalecer e construir. Afastando-nos de nossos cuidados e ocupaes usuais, proporciona descanso ao esprito e ao corpo, e assim nos habilita a voltar com novo vigor ao srio trabalho da vida. O divertimento, por outro lado, procurado com o fim de proporcionar prazer, e muitas vezes levado ao excesso; absorve as energias que so necessrias para o trabalho til, e desta maneira se revela um estorvo ao verdadeiro xito da vida. O corpo todo se destina ao; e a menos que as capacidades fsicas sejam conservadas sadias mediante exerccio ativo, as capacidades mentais no podero ser usadas muito tempo na sua maior produtividade. A inatividade fsica que parece quase inevitvel na sala de aula, juntamente com outras condies insalubres, fazem da referida sala um lugar penoso s crianas, especialmente s de constituio fraca. Com frequncia, a ventilao insuficiente. Bancos mal planejados incentivam posies foradas, limitando assim a ao dos pulmes e do corao. Ali, tm as criancinhas de passar de trs a cinco horas por dia, respirando ar carregado de impurezas e talvez infectado por micro-organismos causadores de doenas. No admira que tantas vezes o fundamento de uma longa vida de enfermidades seja lanado na sala de aula. O crebro, o mais delicado de todos os rgos, e aquele de que se deriva a energia nervosa do organismo todo, o que sofre o maior dano. Forado a uma atividade prematura ou excessiva, e isso sob condies insalubres, debilita-se, e muitas vezes os maus resultados so permanentes. As crianas no devem estar encerradas muito tempo em casa, nem se deve exigir que se deem a um estudo aplicado antes que se haja estabelecido um bom fundamento para o desenvolvimento fsico. Para os primeiros oito ou dez anos da vida de uma criana, o campo ou jardim a melhor sala de aula, a me o melhor professor, a natureza, o melhor manual. Mesmo quando a criana tem idade suficiente para frequentar a escola, a sua sade deve ser considerada de maior importncia do que o conhecimento dos livros. Deve ser rodeada das condies mais favorveis, tanto para o crescimento fsico quanto para o mental. [...] Muitos estudantes sentam-se dia aps dia, em uma sala de aula, curvados sobre os seus livros, com o trax to contrado que no podem tomar uma respirao ampla e profunda, movendo-se o sangue vagarosamente, estando frios os ps e quente a cabea. No sendo o corpo suficientemente nutrido, os msculos se enfraquecem, todo o organismo enerva-se e adoece. Com frequncia, tais estudantes se tornam invlidos por toda a vida. Poderiam ter sado da escola com a fora fsica, bem como a mental, aumentada, se houvessem efetuado seus estudos sob condies convenientes, com exerccios regulares luz solar e ao ar livre. Education (Educao), p. 207 e 208.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

43

Lio 8

Sbado, 20 de novembro de 2010

gua
[] e lhe darei gua. Nmeros 21:16.
Tm morrido, aos milhares, por falta de gua e ar puros, pessoas que poderiam haver vivido. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 419. Estudo adicional: A cincia do bom viver, p. 237, 325-327, 330-335 (O emprego de remdios; Estimulantes e narcticos).

Domingo
1. A NECESSIDADE DE GUA

14 de novembro Ano bblico: Atos 24-26

O que est registrado nas Escrituras concernente a uma das mais bsicas necessidades humanas? Joo 4:7; Provrbios 25:21.

Nos dias dos patriarcas que viviam em reas semi-desrticas, qual era um dos seus mais srios problemas? Gnesis 26:18-20.

Como voc descreveria a importncia da gua?

Na sade e na doena, a gua pura uma das mais excelentes bnos do Cu. Seu uso apropriado promove sade. Foi a bebida provida por Deus para saciar a sede de homens e animais. Tomada abundantemente, ela ajuda a suprir as necessidades do organismo, e auxilia a natureza em resistir doena. A aplicao externa da gua um dos mais fceis e satisfatrios meios de regular a circulao do sangue. Um banho frio ou fresco excelente tnico. O banho quente abre os poros, auxiliando assim na eliminao das impurezas. Tanto os banhos quentes quanto os mornos acalmam os nervos e equilibram a circulao. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 237. A gua o nico lquido capaz de purificar os tecidos. Se os que sofrem ajudassem os esforos da natureza usando gua pura e fresca, muito sofrimento seria evitado. My Life Today (Minha consagrao hoje), p. 139.

44

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Segunda-feira
2. GUA, UMA GRANDE BNO

15 de novembro Ano bblico: Atos 27 e 28

Cite algumas maneiras pelas quais Deus revela Sua grande misericrdia para com a espcie humana. Salmos 104:10, 11 e 13; Mateus 5:45.

Em quais circunstncias necessrio usar gua em abundncia?

Muitos, porm, nunca experimentaram os benficos efeitos da gua, e tm medo de usar uma das maiores bnos do Cu. A gua tem sido recusada a pessoas que ardiam em febre, de medo que lhes fizesse mal. Se, em seu estado febril, lhes tivesse sido dada a beber gua abundante, fazendo-se tambm aplicaes externamente, ter-se-iam poupado longos dias e noites de sofrimento, e muitas vidas preciosas se teriam salvado. Mas milhares tm morrido consumidos por febres violentas, que arderam at acabar-se o combustvel que as alimentava e se desgastarem os rgos vitais, sucumbindo na maior agonia, sem lhes permitirem tomar gua para aliviar a sede ardente. Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 2, p. 453.

Por que as pessoas frequentemente evitam usar gua para tratamentos? Como podemos, no entanto, ser beneficiados por tal uso? Provrbios 26:16; 13:4.

Aplicados de modo hbil e sbio, os tratamentos com gua podem ser o meio de salvar muitas vidas. Aliem-se tratamentos cuidadosos ao estudo diligente. Faam-se oraes de f ao lado da cama do enfermo. Anime-se o doente a reivindicar as promessas de Deus para si mesmo. A gua refrescante, borbulhando na terra ressequida e estril, fazendo com que o deserto floresa e fluindo para dar vida aos que perecem, um emblema da graa divina que apenas Cristo pode conferir, e como gua viva, purificando, refrigerando a alma. No Oriente, a gua era chamada o dom de Deus. My Life Today (Minha consagrao hoje), p. 139.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

45

Tera-feira
3. BEBIDAS NOCIVAS

16 de novembro Ano bblico: Romanos 1-4

Que bebidas nocivas devem ser evitadas? Provrbios 20:1; 23:20, 21, 29-32. O que devemos compreender sobre o assim chamado ch verde e outras bebidas energticas estimulantes de hoje mesmo quando elas incluem algumas propriedades nutricionais, como divulgado?

Nunca tomeis ch, caf, cerveja, vinho ou qualquer bebida alcolica. [] O ch venenoso para o organismo. Os cristos devem deix-lo em paz. A influncia do caf , at certo ponto, a mesma do ch, mas o efeito sobre o organismo ainda pior. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 420 e 421. O ch atua como estimulante, e, at certo grau, produz intoxicao. A ao do caf e de muitas outras bebidas populares idntica. O primeiro efeito estimulante. So agitados os nervos do estmago, que comunicam irritao ao crebro, o qual, por sua vez, desperta para transmitir aumento de atividade ao corao e uma fugaz energia a todo o organismo. Esquece-se a fadiga; parece aumentar a fora. Estimula-se o intelecto, torna-se mais viva a imaginao. Em virtude desses resultados, muitos julgam que seu ch ou caf lhes faz grande benefcio. Mas um engano. Ch e caf no nutrem o organismo. Seu efeito produz-se antes de haver tempo para ser digerido ou assimilado, e o que parece fora no passa de excitao nervosa. Uma vez dissipada a influncia do estimulante, abate-se a fora no natural, sendo o resultado um grau correspondente de abatimento e fraqueza. O uso continuado desses irritantes nervosos seguido de dores de cabea, insnia, palpitao, indigesto, tremores e muitos outros males, pois eles gastam a fora vital. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 326.

Que tipo de vinho foi servido nas bodas de Can, e tambm recomendado a Timteo? Isaas 65:8; Joo 2:7-10; 1 Timteo 5:23.

O vinho provido por Cristo para a festa, e o que Ele deu aos discpulos como smbolo de Seu prprio sangue, era o puro suco de uva. A esse se refere o profeta Isaas quando fala do novo vinho num cacho, e diz: No o desperdices, pois h bno nele (Isaas 65:8). [...] O vinho no fermentado que proveu para os convidados das bodas era uma bebida salutar e revigorante. The Desire of Ages (O Desejado de Todas as Naes), p. 149.

46

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quarta-feira
4. USO SBIO DA GUA

17 de novembro Ano bblico: Romanos 5-7

Ao beber-se gua fresca, qual erro deve ser evitado?

Muitos cometem o erro de beber gua fria nas refeies. Tomada com as refeies, a gua diminui a secreo das glndulas salivares; e quanto mais fria a gua, tanto maior o dano causado ao estmago. gua ou limonada gelada ingerida s refeies paralisa a digesto at que o organismo haja comunicado ao estmago calor suficiente para recomear seu trabalho. [] Comei devagar, e deixai que a saliva se misture com a comida. Quanto mais lquido for posto no estmago com as refeies, tanto mais difcil para a digesto do alimento [...]. Se, porm, alguma coisa necessria para extinguir a sede, gua pura, tomada pouco tempo antes ou depois da refeio, tudo quanto a natureza requer. [] gua, eis o melhor lquido possvel para limpar os tecidos. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 420.

O que necessrio na preparao para encontrarmos com Deus? Isaas 1:16 e 17; Gnesis 35:2.

Quo importante o asseio, e como ele nos beneficia tanto espiritual quanto fisicamente? xodo 19:10; 40:12; Hebreus 10:22.

Deus exige pureza de corao e higiene pessoal agora, assim como o fazia ao dar instrues especiais aos filhos de Israel. Se Deus foi to minucioso ao prescrever limpeza para aqueles que jornadeavam pelo deserto, que se achavam ao ar livre quase todo o tempo, no requer Ele menos de ns, que vivemos em casas forradas, onde as impurezas so mais notveis e tm influncia mais insalubre. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 82. A pele precisa ser cuidadosa e perfeitamente limpa, a fim de que os poros possam desempenhar o seu trabalho de libertar o corpo das impurezas [...]. Quer a pessoa esteja enferma ou bem de sade, a respirao torna-se mais livre e fcil se o banho for praticado. Por meio dele, os msculos tornam-se mais flexveis, a mente e o corpo so igualmente revigorados, o intelecto torna-se mais lcido, e mais vigorosa cada faculdade. O banho um calmante dos nervos. Promove a transpirao, estimula a circulao, neutraliza as obstrues do organismo e age beneficamente sobre os rins e rgos urinrios. O banho auxilia os intestinos, o estmago e o fgado, comunicando energia e nova vida a cada um. Tambm estimula a digesto, e, em lugar de enfraquecer-se, o organismo fortalecido. Em lugar de aumentar a possibilidade de resfriado, um banho, convenientemente tomado, protege contra ele, pois a circulao aumentada [...]. Ibidem, p. 104.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

47

Quinta-feira
5. COMPLETA PURIFICAO

18 de novembro Ano bblico: Romanos 8-10

Que verdades espirituais so ilustradas pela sede e a gua? Salmos 42:1; Joo 4:10 e 14; 7:37 e 38.

O brado de Cristo alma sedenta ecoa ainda, e apela para ns com poder ainda maior do que aos que o ouviram no templo, naquele ltimo dia da festa [dos tabernculos]. The Desire of Ages (O Desejado de Todas as Naes), p. 454.

B C

Que obra de Cristo simbolizada pela gua? Joo 13:5, 8-10.

Quo profundamente necessitamos de purificao, e como ela obtida? Salmos 51:2, 7-10; Tiago 4:8.

A purificao deve comear no corao e na mente, e fluir para fora em aes. The Review and Herald, 20 de agosto de 1903. Deus est purificando um povo, de modo a terem mos limpas e puro corao para se apresentarem diante dEle no juzo. Mind, Character, and Personality (Mente, carter e personalidade), vol. 1, p. 239.

Como podemos obter completa purificao? 1 Joo 1:9.

Ningum se detenha aqum de uma inteira e incondicional entrega a Deus. Comeai a obra no corao. That I May Know Him (Para conhec-lO), p. 129.

Sexta-feira

19 de novembro Ano bblico: Romanos 11-13

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


a. Por que a gua to preciosa? b. Como podemos promover maior apreciao pela gua como agente medicinal? c. Que problemas resultam de escolhas lamentveis na hora de saciar a sede? d. Explique alguns dos benefcios sade que derivam do banho. e. Por que a gua usada para ilustrar a obra do Santo Esprito pela humanidade?

Sbado
48

20 de novembro Ano bblico: Romanos 14-16


Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Lio 9

Sbado, 27 de novembro de 2010

Respirando ar puro
O Esprito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me d vida. J 33:4.
A sade de todo o organismo depende da ao sadia dos rgos respiratrios. Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 2, p. 473. Estudo adicional: Obreiros evanglicos, p. 254-258 (A orao particular).

Domingo

21 de novembro Ano bblico: I Corntios 1-4

1. O FLEGO DE VIDA E A RESPIRAO DA ALMA

O que o flego de vida que Ado recebeu de Deus? Gnesis 2:7.

Em Deus vivemos, nos movemos e existimos. Cada batida do corao, cada respirao a inspirao dAquele que soprou nas narinas de Ado o flego de vida a inspirao do Deus sempre presente, o grande EU SOU. Medical Ministry (Medicina e salvao), p. 9.

O que a respirao da alma? Lucas 11:1.

A orao a respirao da alma. o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graa a pode substituir, e a sade da alma ser conservada. Gospel Workers (Obreiros evanglicos), p. 254 e 255.

C D

Qual era o costume do profeta Daniel concernente orao? Daniel 6:10. O que significa orar sem cessar? 1 Tessalonicenses 5:17.

A orao incessante a unio ininterrupta da alma com Deus, de maneira que a vida de Deus flui para nossa vida; e de nossa vida refluem para Deus pureza e santidade. Steps to Christ (Caminho a Cristo), p. 97 e 98. Enquanto empenhados em nosso trabalho dirio, devemos erguer a alma ao Cu em orao. Gospel Workers (Obreiros evanglicos), p. 254.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

49

Oferta de 1 Sbado para a Northwest Publishing Association

Segunda-feira
2. RESPIRANDO CORRETAMENTE

22 de novembro Ano bblico: I Corntios 5-7

O que podemos fazer para fortalecer os pulmes? Isaas 42:5.

Caminhem com a mente disposta. E medida que caminham, observem as belezas da natureza. Daughters of God, p. 172. Quando a temperatura permitir, todos os que puderem devem andar ao ar livre cada dia, tanto no vero quanto no inverno. Mas a roupa deve ser apropriada para o exerccio, e os ps devem estar bem protegidos. Uma caminhada, ainda que seja no inverno, ser mais benfica sade do que todos os remdios que os mdicos possam prescrever. Para os que podem faz-lo, o andar a p prefervel a andar de conduo. Os msculos e veias tornam-se mais capacitados a desempenhar seu trabalho. Haver aumento de vitalidade, to necessria sade. Os pulmes realizaro a atividade indispensvel, pois impossvel sair ao ar revigorante de uma manh de inverno sem encher os pulmes. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 52. Ensinai-os [os doentes] a respirar fundo e a exercitar os msculos abdominais quando respiram e falam. Eis um hbito que lhes ser de valor incalculvel. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 264 e 265.

O que pode acontecer quando nossa respirao no suficiente, tanto fsica quanto espiritualmente? Salmos 146:4.

Estmago, fgado, pulmes e crebro esto sofrendo pela necessidade de mais profundas e plenas inspiraes de ar, as quais fortalecero o sangue, propiciando-lhe uma cor mais viva e brilhante, mantendo-o puro e dando sade e vigor a cada parte do organismo. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 2, p. 67 e 68.

Como Deus deseja que cooperemos com Ele ao permitir que nossa pele tambm respire? xodo 19:14.

Se as roupas vestidas no so frequentemente limpas, [] os poros da pele absorvem novamente a matria excretada. Caso no se permita que as impurezas do corpo escapem, elas retornam ao sangue e so impostas aos rgos internos. Muitos esto ignorantemente prejudicando a sade e pondo a vida em risco pelo uso de cosmticos. [...] Quando estes so aquecidos, [...] o veneno absorvido pelos poros da pele e lanado no sangue. Muitas vidas tm sido sacrificadas exclusivamente dessa maneira. Healthful Living, p. 189.

50

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Tera-feira
3. AR PURO x AR POLUDO

23 de novembro Ano bblico: I Corntios 8-10

Em que tipo de ambiente podemos melhor recuperar nossa sade? Lucas 2:8.

Que tipo de ambiente est entre os piores para nossa sade? Naum 2:4.

O rumor, a confuso e a agitao das cidades [] so muito fatigantes e exaustivos para o doente. O ar, carregado de fumaa e p, de gases venenosos e de germes de doenas, constitui um perigo para a vida. Ibidem, p. 262.

Qual uma das principais causas de morte atualmente?

Mulheres e crianas sofrem ao ter de respirar a atmosfera contaminada pelo cachimbo, o cigarro ou o malcheiroso hlito do fumante. Os que vivem nessa atmosfera estaro sempre doentes. Os pulmes da criancinha sofrem e ficam enfermos pelo inalar a atmosfera de um aposento envenenado pelo hlito poludo do fumante. [] Os pais assim privados dos filhos pranteiam a perda dos entes queridos, e pensam na misteriosa providncia de Deus, que to cruelmente os afligiu, quando a Providncia no designava a morte desses pequeninos. Eles morreram mrtires da srdida concupiscncia do fumo. Cada exalao dos pulmes do escravo do fumo envenena o ar que o circunda. Temperance (Temperana) , p. 58 e 59.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

51

Oferta de 1 Sbado para a Northwest Publishing Association

Para muitos dos que residem nas cidades, sem ter um cantinho de relva verde em que pisar, que olham ano aps ano para ptios imundos, becos estreitos, paredes e pavimentos de tijolo e cus nublados de poeira e fumaa pudessem eles ser levados a alguma regio agrcola, circundada de verdes campinas, matas, colinas e riachos, com os lmpidos cus e o ar fresco e puro dos campos, isso lhes pareceria quase um paraso. [] Mediante a natureza, ouviriam Sua voz [de Deus] comunicando-lhes paz e amor ao corao; e esprito, alma e corpo corresponderiam ao restaurador e vivificante poder. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 191 e 192.

Quarta-feira
4. AR NOTURNO

24 de novembro Ano bblico: I Corntios 11-13

Como podemos desfrutar ar puro e dormir bem mesmo em clima frio? Provrbios 3:24.

Muitos foram ensinados desde a infncia a crer que o ar noturno positivamente prejudicial sade, e, por conseguinte, deve ser excludo de seus quartos. Para prejuzo prprio fecham eles as janelas e portas de seus dormitrios, a fim de proteger-se do ar noturno, o qual, dizem, muito perigoso para a sade. Nisso esto enganados. No frescor do anoitecer talvez seja necessrio proteger-se do frio com mais agasalhos, mas devem proporcionar ar aos seus pulmes. [...] Deus providenciou para Suas criaturas ar para ser respirado durante o dia e o mesmo ar, um pouco mais frio, durante a noite. No lhe possvel, durante a noite, respirar seno o ar noturno. [...] Muitos esto sofrendo enfermidades por recusarem receber em seus quartos o puro ar noturno. O ar puro do cu, gratuito, uma das mais ricas bnos das quais podemos desfrutar. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 2, p. 527 e 528.

Que cuidado devemos ter ao usar qualquer tipo de aquecedor?

O ar que vem de uma estufa prejudicial, e no fosse o que penetra pelas frestas das janelas, aquele seria txico e destruiria a vida. O calor de uma estufa destri a vitalidade do ar e enfraquece os pulmes. [] A doena debilita as pessoas, e elas precisam de todo o ar revigorador que podem suportar, para fortalecer os rgos vitais a fim de que resistam doena. Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 2, p. 305.

O que deve ser feito durante o dia a fim de preparar o quarto para uma boa noite de descanso?

[...] as roupas de cama devem ser removidas pea por pea, e expostas ao ar. As janelas devem ser abertas, presas as cortinas, e deve-se permitir ao ar circular livremente por vrias horas, seno o dia todo, pelos dormitrios. Dessa forma a cama e as roupas sero completamente arejadas, e as impurezas sero removidas do quarto. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 58.

52

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quinta-feira
5. UM AMBIENTE PURO

25 de novembro Ano bblico: I Corntios 14-16

Quais so os principais benefcios do ar puro e fresco?

Chamai em vosso auxlio o poder da vontade, que resistir ao frio e dar energia ao sistema nervoso. Dentro de pouco tempo, de tal maneira reconhecereis o benefcio do exerccio e do ar puro que no querereis viver sem essas bnos. Child Guidance (Orientao da criana), p. 339 e 340. A influncia de ar puro e fresco levar o sangue a circular de maneira saudvel atravs de todo o organismo. Ele refresca o corpo e tende a torn-lo forte e saudvel []. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 104.

Por quanto tempo voc pode viver sem respirar? O que aconteceria se no tivssemos comunho com Deus diariamente? Atos 17:24 e 25; Joo 15:5.

A respirao de ar puro essencial para a cura de enfermidades. E no menos essencial que a atmosfera que respiramos na vida espiritual seja pura. Isso essencial para um salutar crescimento na graa. Respirai a pura atmosfera que produz pensamentos puros e palavras nobres. Preferi a sociedade crist. O cristo no ter sade espiritual a menos que seja cauteloso no tocante a suas amizades. The Upward Look, p. 174 (Olhando para o alto, p. 168).

Qual caminho deve ser escolhido para assegurar sade fsica e espiritual? Salmos 119:37.

Para a sade e vitalidade da alma, o Mdico divino receitou comunho com Ele. Ibidem.

Sexta-feira

26 de novembro Ano bblico: 2 Corntios 1-4

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


a. Por que a orao comparada respirao? b. Por que bom exercitar-se ao ar livre? c. Quais problemas de sade esto diretamente relacionados vida urbana? d. Que passos podem ser tomados para promover um sono mais revigorante? e. Quanto tempo podemos viver sem ar? Qual lio espiritual isso nos ensina?

Sbado
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

27 de novembro Ano bblico: 2 Corntios 5-7

53

Oferta de 1 Sbado para a Northwest Publishing Association

Sbado, 4 de dezembro de 2010

Oferta de primeiro Sbado


para a Northwest Publishing Association

Sair levando a palavra impressa um elemento essencial ao plano de ao final para este mundo. A Northwest Publishing Association (Associao Noroeste de Publicaes), localizada na parte norte da Califrnia, rural, tem provido a palavra impressa desde 1954. Esto agora sendo feitos esforos para modernizar processos e providenciar mais material em mais idiomas para mais lugares e mais pessoas em todo o mundo. Agora, sua ajuda necessria. Sua contribuio ser usada para atualizar recursos de publicao que, no fim das contas, retornaro a voc por meio de materiais missionrios. Os sinais dos tempos ao nosso redor mostram o cumprimento da profecia. O breve retorno do Senhor precisa ser proclamado por toda parte. Aonde no podemos ir, a palavra escrita dissemina o evangelho. E quando deixamos essas simples pginas com almas num mundo a perecer, a mensagem de salvao permanece mesmo depois de termos partido. Essa uma obra que deve ser feita. O fim est prximo. Muito tempo j foi perdido, no qual esses livros deveriam ter estado em circulao. Vendam-nos longe e perto. Espalhem-nos como folhas de outono. Essa obra deve continuar sem as objees de ningum. Almas esto perecendo sem Cristo. Que elas sejam advertidas de Seu breve aparecimento nas nuvens do Cu. The Review and Herald, 13 de agosto de 1908. Por favor, aproveite a oportunidade deste sbado para dar uma oferta especial a essa obra de publicaes. Uma maior variedade de materiais deve continuar a sair do prelo. Em todos os lugares, precisamos alcanar este mundo de almas a perecer. Agradecemos-lhe antecipadamente e tambm pedimos que inclua esse vital ministrio de publicaes em suas oraes. Para mais informaes, por favor visite o site da Associao: http://www.nwpublishing.org. Unio Oeste Norte-Americana

54

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Lio 10

Sbado, 4 de dezembro de 2010

Luz solar
Doce a luz, e agradvel aos olhos ver o sol. Eclesiastes 11:7.
O sol um mdico dado por Deus. Manuscript Releases, vol. 20, p. 25. Estudo adicional: Nossa alta vocao, p. 243 e 294.
Oferta de 1 Sbado para a Northwest Publishing Association

Domingo
1. O QUARTO DIA DA CRIAO

28 de novembro Ano bblico: 2 Corntios 8-10

O que foi feito no primeiro dia da criao? Gnesis 1:3. E no quarto dia? Gnesis 1:16.

Como sabemos que a luz solar boa para a sade? Eclesiastes 11:7.

Que se convenam de que exerccio, luz solar e ar so bnos que o Cu proveu para curar o enfermo e manter a sade dos que no esto doentes. Deus no privou vocs dessas gratuitas bnos do Cu []. Usados adequadamente, esses simples mas poderosos agentes ajudaro a natureza a superar as reais dificuldades, se tais existirem, e propiciaro estado saudvel mente e vigor ao corpo. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 2, p. 535.

A quem o Senhor d Suas bnos? Mateus 5:45.

[O divino Mestre] [...] envia toda bno do mundo natural, as chuvas que caem sobre a terra, o orvalho, a gloriosa luz do Sol, dados igualmente aos gratos e aos ingratos. Os dons da providncia divina falam a toda alma, confirmando o testemunho de Cristo da suprema bondade de Seu Pai. The General Conference Bulletin, 1 de outubro de 1899.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

55

Segunda-feira
2. RAIOS CURATIVOS

29 de novembro Ano bblico: 2 Corntios 11-13

Com que comparao a Bblia enfatiza o valor da luz solar? Salmos 84:11.

Como podemos usar a luz do Sol como um agente curativo?

[A luz solar] [...] um dos mais eficazes agentes curativos da natureza. Desfrutar os raios da luz solar de Deus e embelezar nossa casa com sua presena um remdio muito simples, mas no faz parte da moda. [...] Nossa prpria insensatez nos tem desprovido de coisas preciosas, das bnos que Deus proveu, as quais, se usadas adequadamente, so de inestimvel valor para a recuperao da sade. Se querem que sua casa seja agradvel e convidativa, tornem-na resplendente com ar e luz solar. Removam suas espessas cortinas, abram as janelas, suspendam as persianas e fruam a rica luz do Sol [...]. Se tiverem a presena de Deus e possurem corao cheio de zelo e amor, uma casa humilde, na qual haja ar e brilhe a luz do Sol, sendo animada por altrusta hospitalidade, ser para sua famlia e para o cansado viajante um Cu na Terra. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 2, p. 527.

Que bno recebemos do Sol da Justia? Malaquias 4:2.

Benditos e benficos so os raios de luz do Sol da Justia que agora est emitindo Seus raios iluminadores e operadores de cura sobre todos que abrirem as janelas da alma na direo do Cu. The Upward Look, p. 257 (Olhando para o alto, p. 251). Cristo a Fonte da vida. O que muitos necessitam possuir dEle mais clara compreenso; precisam ser paciente e bondosa, e ainda fervorosamente, ensinados quanto maneira como podem abrir inteiramente o ser s curativas foras celestes. Quando a luz solar do amor de Deus ilumina as mais escuras cmaras da alma, cessam o desassossego, a fadiga e o descontentamento, e satisfatrias alegrias viro dar vigor mente, e sade e energia ao corpo. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 247. Pelo emprego e o livre uso do ar e da luz do Sol, muitos invlidos enfraquecidos haveriam de recuperar a sade e as foras. Ibidem, p. 246.

56

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Tera-feira
3. LUZ CELESTE

30 de novembro Ano bblico: Glatas 1-3

Qual benefcio as plantas e os seres humanos recebem da luz do Sol?

O que nossa fonte de luz espiritual? Salmos 119:105.

Quais bnos Deus quer dar-nos quando abrirmos nossos olhos luz da verdade? Atos 26:18.

Como somos abenoados quando a estrela da alva brilha em nosso corao (2 Pedro 1:19)? Joo 8:12; 16:33. Qual nosso dever? Mateus 5:16; Filipenses 2:15 e 16.

O povo de Deus tem muitas lies a aprender. Tero perfeita paz se mantiverem a mente firme nAquele que demasiado sbio para errar, e bom demais para lhes causar dano. Devem eles apanhar o reflexo do sorriso divino e faz-lo incidir sobre outros. Devem ponderar quanta luz divina podem levar para a vida dos que os cercam. Devem conservar-se perto de Cristo, to perto que se assentem junto dEle, como filhinhos Seus, em doce e sagrada unio. No devem jamais se esquecer de que, recebendo o afeto e o amor de Deus, esto sob a mais solene obrigao de comunicar isso aos outros. Desse modo podero exercer uma influncia regozijante, que ser uma bno a todos os que estiverem ao seu alcance, iluminando-lhes o caminho. Mind, Character, and Personality (Mente, carter e personalidade), vol. 2, p. 378 e 379.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

57

Oferta de 1 Sbado para a Northwest Publishing Association

O plido e doentio rebento que surgiu fora lutando para sobreviver ao frio da primavera precoce veste-se de um forte verde so e natural depois de usufruir por uns poucos dias os raios salutares e vivificantes do Sol. Saiam para a luz e o calor do glorioso Sol, [...] e partilhem com a vegetao a faculdade dele de manter a vida e curar. My Life Today (Minha consagrao hoje), p. 138.

Quarta-feira
4. SOB O CALOR ARDENTE

1 de dezembro Ano bblico: Glatas 4-6

Qual lio deve ser aprendida a respeito do efeito do Sol sobre a grama e as flores? Tiago 1:10 e 11.

O quente sol de vero, que fortalece e desenvolve o resistente gro, seca e destri aquilo que, embora vioso e verde, no tem raiz profunda, porque as tenras fibras no conseguem perfurar o duro e rochoso solo. The Spirit of Prophecy, vol. 2, p. 239.

Em que sentido um verdadeiro cristo comparado palmeira no deserto? Salmos 92:12.

Vede o cansado viajante arrastando-se pela clida areia do deserto, sem nenhum abrigo a proteg-lo dos raios do sol tropical. Acaba-se-lhe o suprimento de gua e ele nada mais tem com que mitigar a sede ardente. Incha-se-lhe a lngua; ele cambaleia qual um bbado. [] Sbito discerne, distncia, erguendo-se da seca expanso arenosa, uma palmeira, verde e viosa. A esperana renova-lhe o esprito; prossegue, sabendo que aquilo que proporciona vigor e frescor palmeira h de refrigerar-lhe o sangue febril e restaurar-lhe a vida. Como a palmeira no deserto guia e consolao ao viajante desfalecido, assim deve ser o cristo para o mundo. Deve ele guiar s guas vivas os cansados, tomados de inquietao e prestes a perecer no deserto do pecado. Deve indicar aos semelhantes Aquele que faz a todos o convite: Se algum tem sede, que venha a Mim e beba. (Joo 7:37). Pode o cu ser de bronze, a areia ardente castigar as razes das palmeiras, amontoando-se-lhe em volta do tronco. Entretanto a palmeira continua viva, viosa e vigorosa. Removei a areia, e descobrireis o segredo de sua vitalidade; as razes aprofundam-se at ocultos veios de gua no interior da terra. Assim que se d com o cristo. Sua vida est escondida com Cristo em Deus. Jesus para ele uma fonte de gua, que salta para a vida eterna. Sua f, como as finas razes da palmeira, penetra at alm das coisas visveis, tirando vida da Fonte da vida. E em meio a toda a corrupo do mundo ele verdadeiro e leal a Deus. Circunda-o a doce influncia da justia de Cristo. In Heavenly Places (Nos lugares celestiais), p. 240.

58

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quinta-feira
5. O DOM DIVINO

2 de dezembro Ano bblico: Efsios 1-3

Qual certeza dada por Deus faz valer a pena viver neste mundo? Salmos 27:1; Romanos 8:31.

Espero que vocs se mantenham sob os raios diretos do Sol da Justia, para que os brilhantes raios vindos da face de Jesus Cristo possam brilhar com fulgor sobre seu corao, e que vocs possam refletir esses resplandecentes raios a outros. The Ellen G. White 1888 Materials, p. 710.

Que tipo de sol devemos ter sempre em nosso lar? Efsios 4:32.

O lar deve ser um lugar onde o contentamento, a cortesia e o amor faam habitao; onde moram essas graas, a residem a paz e a felicidade. Podem invadi-lo as aflies, mas isso a sorte da humanidade. Que a pacincia, a gratido e o amor mantenham no corao a luz solar, embora o dia seja sempre nublado. Em tais lares os anjos de Deus habitam. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 393.

Que lio espiritual extrada do cultivo de uma apropriada apreciao pela luz? Joo 12:35 e 36.

A luz, preciosa luz, brilha sobre o povo de Deus; mas no os salvar, a menos que consintam em ser por ela salvos, vivendo plenamente sua altura, e transmitindo-a a outros que esto em trevas. Deus convoca Seu povo ao. necessria uma obra individual de confisso, abandono de pecados, e de retorno ao Senhor. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 2, p. 123.

Sexta-feira
a. b. c. d. e.

3 de dezembro Ano bblico: Efsios 4-6

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


Que grandes bnos derivam da luz solar? Por que Cristo apresentado como o Sol da Justia? Assim como a Lua reflete o Sol, o que devemos refletir ao mundo? Por que o cristo comparado palmeira do deserto? Como podemos tornar nossa vida radiante com a luz solar espiritual?
4 de dezembro Ano bblico: Filipenses

Sbado
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

59

Oferta de 1 Sbado para a Northwest Publishing Association

Lio 11

Sbado, 11 de dezembro de 2010

Repouso
Doce o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a saciedade do rico no o deixa dormir. Eclesiastes 5:12.
O sono, o doce restaurador da natureza, revigora o corpo cansado, preparando-o para os deveres do dia seguinte. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 1, p. 395. Estudo adicional: O Desejado de Todas as Naes, p. 359-363.

Domingo

5 de dezembro Ano bblico: Colossenses

1. DEUS D DESCANSO A SEUS AMADOS

O sono ocupa aproximadamente um tero de cada perodo de 24 horas. O que devemos compreender acerca de como e por que nos beneficiamos disso, especialmente na juventude? Salmos 4:8.

Visto que o trabalho da construo do corpo ocorre durante as horas do descanso, essencial, especialmente na juventude, que o sono seja regular e abundante. My Life Today (Minha consagrao hoje), p. 143. A natureza lhes restaurar o vigor e a fora durante as horas de sono, se as leis dela no forem violadas. Healthful Living, p. 69.

Que exemplos temos, na vida de Cristo e dos discpulos, com respeito necessidade de repouso? Marcos 6:31; Lucas 8:23.

Os discpulos de Jesus precisavam ser instrudos quanto maneira de trabalhar e descansar. Hoje h necessidade de que os obreiros escolhidos de Deus atendam ordem de Cristo de se separarem e descansarem um pouco. My Life Today (Minha consagrao hoje), p. 133. O Salvador desafogou-Se enfim do aperto da multido e, vencido pela fadiga e a fome, deitou-Se na popa do barco, adormecendo em seguida. The Desire of Ages (O Desejado de Todas as Naes), p. 334.

60

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Segunda-feira

6 de dezembro Ano bblico: I Tessalonicenses

2. FILHOS DA LUZ E FILHOS DO DIA

Qual o melhor conselho sobre ir dormir cedo em um mundo que fica acordado a noite inteira? Salmos 104:23; 127:2; 1 Tessalonicenses 5:5 e 7.

[Os mdicos] [...] devem ensinar que estudar aps as 21 horas no traz ganho algum, mas muito perdido. Manuscript Releases, vol. 8, p. 330. Tornem um hbito no ficarem acordados aps as 21 horas. Toda luz deve ser apagada. Essa troca do dia pela noite um hbito ruim, destruidor da sade, e o muito ler dos que realizam trabalho mental, acordados durante as horas que deveriam ser de sono, muito prejudicial sade. Isso requerer mais sangue ao crebro, e ento h agitao e insnia, e o precioso sono, que deveria descansar o corpo, no vem quando desejado. [...] Especialmente os trabalhadores mentais devem comear a acalmar-se e de maneira nenhuma se agitarem medida que se aproximam da hora de dormir. Ibidem, vol. 9, p. 46. O sono muito mais compensador antes do que aps a meia-noite. Duas horas bem dormidas antes das 24 horas valem mais do que quatro horas aps esse horrio. Ibidem, vol. 7, p. 224. Em nossas escolas as luzes devem ser apagadas s 21:30 horas. Counsels to Parents, Teachers, and Students (Conselhos aos pais, professores e estudantes) , p. 297.

O que J diz sobre os que tentam mudar o plano de Deus? J 17:12.

Alguns jovens so muito contrrios ordem e disciplina. No respeitam as regras da casa, no se levantando hora regular. Ficam na cama algumas horas depois do romper do dia, quando todos deviam estar em atividade. Ficam acordados at altas horas da noite, dependendo de luz artificial para substituir a luz que a natureza proveu nas horas propcias. [...] Nosso Deus um Deus de ordem e quer que Seus filhos desejem prse em ordem sob Sua disciplina. No seria melhor, portanto, romper com esse hbito de transformar a noite em dia, e as frescas horas matinais em noite? Se os jovens formassem o hbito de regularidade e ordem, melhorariam a sade, o esprito, a memria e a disposio. Child Guidance (Orientao da criana), p. 111 e 112 [nfase do original].

Excees no abolem a regra. Cite exemplos. Lucas 6:12; Mateus 14:25.

Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

61

Tera-feira
3. ESGOTAMENTO

7 de dezembro Ano bblico: 2 Tessalonicenses

Que preocupao devemos ter pela sade de nossos ministros, obreiros e oficiais da igreja? 2 Corntios 1:6; 2 Timteo 2:10.

grande erro manter um pastor constantemente ocupado em negcios, viajando de um lugar para outro e ficando at tarde da noite a assistir a reunies de conselho e comisses. Isso o fatiga e deixa-o sem nimo. Gospel Workers (Obreiros evanglicos), p. 271.

O que comumente perturba o sono, e como isso pode ser evitado? Eclesiastes 10:17.

Caso seja tomada uma terceira refeio, deve ela ser leve, e vrias horas antes de ir para a cama. Com muitos, porm, o pobre e cansado estmago protesta em vo de seu cansao. atulhado com mais alimento, que pe em movimento os rgos digestivos, para de novo executar a mesma rotina de trabalho ao longo das horas do repouso. O sono dessas pessoas em geral perturbado com sonhos desagradveis, e de manh despertam indispostas. H uma sensao de fraqueza e falta de apetite. O organismo inteiro sente falta de energia. Dentro de pouco tempo os rgos digestivos esto gastos, pois no tiveram tempo para descansar. Essas pessoas tornam-se infelizes disppticos, e ficam a pensar o que os teria feito assim. A causa trouxe o seguro resultado. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 174. Se essa prtica [de comer tarde, pouco antes de ir dormir] for tolerada por uma grande extenso de tempo, a sade tornar-se- seriamente debilitada. O sangue torna-se impuro, a pele fica amarelada, e erupes cutneas aparecero frequentemente. Vocs ouviro com frequncia reclamaes de dores recorrentes e irritabilidade na regio do estmago; e enquanto realizando trabalho, o estmago torna-se to exausto que eles so obrigados a desistir de trabalhar, e a descansar. Parecem estar desapercebidos quanto a essa situao, pois, parte isso, esto aparentemente sadios. [...] Depois que o estmago, o qual foi sobrecarregado, cumpre sua tarefa, fica esgotado, o que causa fraqueza. Nisso muitos so enganados, pensam que a necessidade de alimento que produz tal sensao, e sem dar tempo de descanso ao estmago, comem mais, removendo por um tempo a fraqueza. Healthful Living, p. 165.

C
62

Mencione dois exemplos que mostram como os servos de Deus agiram para aliviar a fadiga de outros. Gnesis 18:2-4; xodo 17:11 e 12.

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quarta-feira
4. REPOUSAR NO S DORMIR

8 de dezembro Ano bblico: I Timteo

Sob qual condio podemos desfrutar o repouso dado por Cristo? Mateus 11:28-30; Joo 14:27.

Qual o jugo de Cristo, que d-nos descanso? Isaas 48:17 e 18; Jeremias 6:16.

O jugo que liga ao servio a lei de Deus. A grande lei de amor revelada no den, proclamada no Sinai, e, no novo concerto, escrita no corao, o que liga o obreiro humano vontade de Deus. Se fssemos entregues a nossas prprias inclinaes, para ir justo aonde nos levasse nossa vontade, iramos cair nas fileiras de Satans, e tornar-nos possuidores de seus atributos. Portanto, Deus nos restringe Sua vontade, que elevada, nobre e enobrecedora. Deseja que empreendamos paciente e sabiamente os deveres do servio. Esse jugo do servio, levouo o prprio Cristo na humanidade. Disse Ele: Deleito-Me em fazer a Tua vontade, Deus Meu; sim, a Tua lei est dentro do Meu corao. (Salmos 40:8). Eu desci do Cu, no para fazer a Minha vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou. (Joo 6:38). Amor para com Deus, zelo pela Sua glria e amor pela humanidade cada trouxeram Jesus Terra para sofrer e morrer. Foi esse o poder que Lhe regeu a vida. Esse o princpio que nos manda adotar. The Desire of Ages (O Desejado de Todas as Naes), p. 329 e 330.

Por que os judeus, como um povo, falharam em entrar no repouso de Deus? Como podemos evitar repetir a falta do antigo Israel? Hebreus 3:18 e 19; 4:1-3, 10 e 11.

Aceitai o Esprito Santo para vossa iluminao espiritual, e sob Sua guia prossegui em conhecer o Senhor. Ide para onde o Senhor vos dirigir, fazendo o que Ele ordenar. Esperai no Senhor, e Ele vos renovar as foras. Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 2, p. 230. Embora o tempo seja breve, e haja grande obra para fazer, o Senhor no Se agrada de que prolonguemos tanto nossos perodos de atividade que no haja tempo para os perodos de descanso, para o estudo da Bblia e para a comunho com Deus. My Life Today (Minha consagrao hoje), p. 133.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

63

Quinta-feira
5. O CICLO DE SETE DIAS

9 de dezembro Ano bblico: 2 Timteo

A B

Que bno semanal para o descanso fsico, espiritual e mental? xodo 20:9-11. Como o repouso do sbado est relacionado com nossa redeno? xodo 31:13; Marcos 2:27 e 28.

A todos quantos receberem o sbado como sinal do poder criador e redentor de Cristo, ele ser um deleite. Vendo nele Cristo, nEle se deleitam. O sbado lhes aponta as obras da criao, como testemunho de Seu grande poder em redimir. Ao passo que evoca a perdida paz ednica, fala da paz restaurada por meio do Salvador. The Desire of Ages (O Desejado de Todas as Naes), p. 289.

O que significa descansar no sbado? Isaas 58:13; Mateus 12:12; Atos 16:13.

Desagrada a Deus que os observadores do sbado durmam muito tempo nesse dia. Eles desonram a seu Criador em assim fazer e, por seu exemplo, dizem que os seis dias so demasiado preciosos para que os empreguem para descansar. Precisam ganhar dinheiro, mesmo que seja se privando do necessrio sono, que recuperam dormindo durante as horas santas. [....] Essas pessoas fazem uso incorreto do dia santificado. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 2, p. 704.

Que exemplo temos dos primeiros discpulos e de Ananias concernente fiel guarda do sbado, sem a qual eles no teriam tido bom testemunho dos judeus? Lucas 23:56; Atos 22:12; 2:47 (primeira parte).
10 de dezembro Ano bblico: Tito

Sexta-feira

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL

a. Em que sentido o conceito de repouso est relacionado temperana? b. Por que melhor ir dormir cedo? c. O que ocorre quando vamos para a cama ainda com alimento em nosso estmago? d. A qual tipo de repouso Cristo refere-Se em Mateus 11:28? e. Como muitos falham em compreender o verdadeiro significado do descanso sabtico?

Sbado
64

11 de dezembro Ano bblico: Filemom


Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Lio 12

Sbado, 18 de dezembro de 2010

O vesturio cristo
[] tendo, porm, alimento e vesturio, estaremos com isso contentes. 1 Timteo 6:8.
No se pode calcular a quantidade de sofrimento fsico originado pelo vesturio anormal e prejudicial sade. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 599. Estudo adicional: Mensagens escolhidas, vol. 2, p. 465-479.

Domingo
1. UMA MUDANA DE VESTES

12 de dezembro Ano bblico: Hebreus 1-3

O que Ado e Eva descobriram quando desobedeceram a Deus, e com o que eles substituram sua veste celestial? Gnesis 3:7-11.

Tanto Ado quanto Eva comeram do fruto e obtiveram um conhecimento que, caso tivessem obedecido a Deus, nunca teriam tido, uma experincia em desobedincia e deslealdade a Deus, o conhecimento de que estavam nus. Perderam a veste de inocncia, uma cobertura divina, que os circundava; e eles preencheram o lugar dessa vestimenta celestial cosendo juntas folhas de figueira como aventais. The Review and Herald, 15 de novembro de 1898.

O que representado pela cobertura de folhas de figueira? Isaas 64:6.

As folhas de figueira representam os argumentos usados para ocultar a desobedincia. Ibidem.

O que signifca ser vestido com o manto da justia de Cristo? Isaas 61:10.

Ao nos sujeitarmos a Cristo, nosso corao se une ao Seu, nossa vontade imerge em Sua vontade, nosso esprito torna-se um com Seu esprito, nossos pensamentos so levados cativos a Ele; vivemos Sua vida. Christs Object Lessons (Parbolas de Jesus), p. 312.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

65

Segunda-feira
2. NUDEZ

13 de dezembro Ano bblico: Hebreus 4-6

A B

O que mostra como Deus v a nudez? Gnesis 9:20-25; xodo 20:26.

Com que propsito Satans usa a nudez, e qual o principal instrumento dele para plantar a semente da imoralidade? 2 Samuel 11:2-4; Mateus 5:27 e 28.

Este mandamento [o stimo] probe no somente atos de impureza, mas pensamentos e desejos sensuais, ou qualquer prtica com a tendncia de os excitar. Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 308. Uma vez removidas as barreiras da modstia feminina, as mais baixas licenciosidades no parecem excessivamente pecaminosas. Ai! que terrveis resultados da influncia da mulher para o mal se podem hoje testemunhar no mundo! The Adventist Home (O lar adventista), p. 58 e 59.

Que pecados so cometidos por causa da exibio ou da contemplao de nudez parcial ou total? Glatas 5:19-21; 2 Pedro 2:14.

o desgnio de Satans que elas [as faculdades mentais] se amesquinhem e se tornem sensuais; no , porm, a vontade de Deus que algum submeta a mente ao domnio do maligno. Nos empreendimentos intelectuais, como nos espirituais, Ele quer que Seus filhos faam progressos. Counsels to Parents, Teachers, and Students (Conselhos aos pais, professores e estudantes), p. 237.

Que transformao ocorre no vesturio de uma pessoa que amava ao mundo e agora ama a Deus? Lucas 8:27 e 35; 1 Corntios 4:9 (segunda metade).

A que o vesturio cristo comparado? Mateus 6:28 e 29.

Todo o Cu est notando a influncia diria que os professos seguidores de Cristo exercem sobre o mundo. [...] seu vesturio est falando ou em favor de Cristo e da sagrada verdade ou em favor do mundo. De qual deles? Lembrem-se de que havemos todos de responder a Deus pela influncia que exercemos. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 4, p. 641.

66

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Tera-feira
3. MODSTIA NO VESTIR-SE

14 de dezembro Ano bblico: Hebreus 7-9

Quais so algumas caractersticas do bom vesturio?

Mas nossas roupas, conquanto modestas e simples, devem ser de boa qualidade, de cores apropriadas, e adequadas ao uso. Devem ser escolhidas mais com vistas durabilidade do que aparncia. Devem proporcionar agasalho e a devida proteo. [] Ele [o vesturio] deve possuir a graa, a beleza, a convenincia da simplicidade natural. Cristo nos advertiu contra o orgulho da vida, mas no contra sua graa e beleza naturais. Counsels to Parents, Teachers, and Students (Conselhos aos pais, professores e estudantes), p. 302 e 303.

Que tipo de roupa deve ser evitado? 1 Timteo 2:9; Isaas 3:16-24.

[Cita-se 1 Timteo 2:9] Isso probe ostentao nos vestidos, cores berrantes, profusa ornamentao. Tudo que vise a chamar a ateno para a pessoa ou a provocar admirao est excludo do traje modesto recomendado pela Palavra de Deus. Ibidem, p. 302.

Qual distino deve ser observada entre o vesturio masculino e o feminino? Deutermio 22:5.

H uma crescente tendncia de as mulheres serem em seu vesturio e aparncia to semelhantes ao outro sexo quanto possvel e de confeccionarem seu vesturio muito semelhante ao do homem, mas Deus declara que isso uma abominao. [] Deus determinou que houvesse clara distino entre o vesturio do homem e o da mulher []. Child Guidance (Orientao da criana), p. 427.

O que levou as crinolinas, aros que armavam as saias, a serem imodestas nos dias da irm White? Como muitos hoje so culpados de imodstia ainda maior? Provrbios 7:10; Isaas 3:16 e 17; Jeremias 8:12.

Mulheres com vestidos longos, especialmente se distendidos com crinolinas, quando sobem e descem escadas, quando passam pela porta estreita da carruagem e do coletivo, ou quando erguem as saias, para sacudir a lama das ruas, algumas vezes expem as formas de maneira tal que levaria a modstia a enrubescer. The Health Reformer, 1 de agosto de 1868.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

67

Quarta-feira
4. VESTURIO INSALUBRE

15 de dezembro Ano bblico: Hebreus 10 e 11

Quais partes do corpo devem ser protegidas, e por qu? Lucas 15:22.

Nossas pernas e ps so apropriadamente protegidos do frio e da umidade para garantir a eles a circulao do sangue. [] Exerccio matinal [] a mais segura salvaguarda contra resfriados, tosses, congestes do crebro e dos pulmes, inflamaes do fgado, dos rins e pulmes, e centenas de outras doenas. The Health Reformer, 1 de setembro de 1868.

Descreva as insalubres condies causadas pelas modas em nossa sociedade, e explique como corrigir esse problema.

A sade do organismo inteiro depende da saudvel ao dos rgos respiratrios. [...] Os vestidos devem ser sustentados pelos ombros. Ibidem, 1 de fevereiro de 1872. A vestimenta de muitas mulheres apertada demais para a ao apropriada dos rgos vitais. Todo artigo de vesturio deve ser folgado o suficiente, de modo que, ao erguer os braos, a roupa erga-se correspondentemente. Christian Temperance and Bible Hygiene, p. 88. Cada pea de vesturio deve caber com facilidade, no obstruindo nem a circulao do sangue, nem a livre, plena e natural respirao. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 293.

Que cuidado especial deve ser tomado no traje daqueles que vivem em reas mais frias?

[...] grande causa da mortalidade infantil e juvenil o costume de deixar-lhes os braos e ombros desnudos. Essa moda no pode ser censurada com demasiada severidade. [] O ar, banhando os braos e pernas e circulando pelas axilas, resfria essas partes sensveis do corpo, to prximas dos rgos vitais, e dificulta a sadia circulao do sangue, induzindo a doena, especialmente dos pulmes e crebro. Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 2, p. 467. Especial ateno deve ser dada s extremidades, para que estejam to bem agasalhadas quanto o peito e a regio vizinha do corao. My Life Today (Minha consagrao hoje), p. 145. Por que no vestir sua filha to confortvel e apropriadamente quanto o faz com seu filho? No frio e nas tempestades do inverno, as pernas e os ps dele so vestidos com calas forradas, ceroulas, meias de l e botas espessas. assim que deve ser; mas sua filha vestida de acordo com a moda, no com a sade ou o conforto. The Health Reformer, 1 de setembro de 1868.

68

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quinta-feira
5. TRAJE SAUDVEL

16 de dezembro Ano bblico: Hebreus 12 e 13

Que cuidado devemos ter ao escolher nossas roupas? Mateus 10:32 e 33; Colossenses 3:23-25.

Nossas palavras, aes, vestidos, so pregadores vivos e dirios, juntando com Cristo ou espalhando. Isso no coisa insignificante, para ser passada por alto com uma chacota. A questo do vesturio exige sria reflexo e muito orar. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 600. Simplicidade e singeleza devem assinalar as habitaes e o vesturio de todos os que creem nas solenes verdades para este tempo. Messages to Young People (Mensagens aos jovens), p. 315.

Que lio podemos aprender das instrues dadas ao povo de Israel sobre o cordo azul? Nmeros 15:38-41.

Se Deus deu direes assim definidas ao Seu povo da antiguidade, acerca de seu vesturio, no tomar Ele conhecimento do vesturio de Seu povo na atualidade? No deveria haver no vesturio deste uma diferenciao do vesturio do mundo? Our High Calling (Nossa alta vocao), p. 271.

Que reconfortante segurana vem de substituir nossa predileo de beleza mundana pelo mais elevado ideal de Cristo acerca da genuna beleza? 1 Pedro 3:3 e 4.

Ele [Cristo] nos manda que usemos o mais belo vestido na alma. Nenhum adorno exterior se pode comparar em valor ou encanto quele esprito manso e quieto, que precioso diante de Deus (1 Pedro 3:4). The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 289.

Sexta-feira

17 de dezembro Ano bblico: Tiago

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


a. Como somos frequentemente culpados de fabricar vestes de folhas de figueira em nossa vida? b. Assim como a sade de uma rvore demonstrada por suas folhas, o que nossa veste revela? c. Descreva alguns problemas espirituais causados pelo uso de roupas justas. d. Cite alguns estilos de roupas imprprios. e. Como podemos melhorar nosso testemunho cristo?

Sbado
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

18 de dezembro Ano bblico: I Pedro

69

SIMPLICIDADE NO VESTURIO
No Sermo da Montanha, Cristo exorta Seus seguidores a no permitirem que sua mente se absorva com as coisas terrenas. Diz Ele claramente: No podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso, vos digo: No andeis cuidadosos quanto vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. No a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que a vestimenta? E, quanto ao vesturio, por que andais solcitos? Olhai para os lrios do campo, como eles crescem; no trabalham nem fiam; e Eu vos digo que nem mesmo Salomo, em toda a sua glria, se vestiu como qualquer deles. (Mateus 6:24, 25, 28 e 29). [...] Declara que a glria de Salomo no era para se comparar com uma flor em sua beleza natural. Aqui se encontra uma lio para todos quantos desejam conhecer e cumprir a vontade de Deus. Jesus observou o cuidado e a ateno dados s vestimentas, e advertiu, ou melhor, ordenou-nos a no lhes dar demasiada ateno. importante que consideremos cuidadosamente Suas palavras. Salomo absorveu-se tanto com a ostentao exterior que se esqueceu de elevar o esprito pela constante ligao com o Deus da sabedoria. A perfeio e a beleza de carter foram passadas por alto em sua tentativa de alcanar a beleza exterior. [...] Quando vemos nossas irms se desviando da simplicidade no vesturio e cultivando o amor pelas modas do mundo, sentimo-nos perturbados. Adiantando-se passo a passo nessa direo, vo-se separando de Deus, e negligenciando o adorno interior. Elas no devem sentir-se na liberdade de gastar o tempo que lhes dado por Deus com a desnecessria ornamentao de seu vesturio. Quo melhor seria ele empregado em examinar as Escrituras, obtendo assim um conhecimento cabal das profecias e das lies prticas de Cristo! [...] Vocs sentem, minhas irms, a conscincia limpa, no desnecessrio esforo que dedicam ao vesturio? Podem, enquanto tornam perplexa a mente a respeito de franzidos, laos e fitas, estar elevando a alma a Deus em orao para que Ele lhes abenoe os esforos? O tempo gasto dessa maneira poderia ser dedicado a fazer o bem aos outros e a cultivar a prpria mente. Muitas de nossas irms so pessoas de boa habilidade, e caso seus talentos fossem usados para a glria de Deus, seriam elas bem-sucedidas na conquista de almas para Cristo. No sero elas responsveis pelas almas que poderiam ter salvado se a extravagncia do vesturio e os cuidados deste mundo no tivessem prejudicado e reduzido as faculdades que Deus lhes deu, de modo que no sentissem responsabilidade pelo trabalho? Satans inventou as modas a fim de manter a mente das mulheres to obcecada com o tema do vesturio a ponto de no poderem pensar em mais nada. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 4, p. 628 e 629.

70

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Lio 13

Sbado, 25 de dezembro de 2010

Gratido e felicidade
Alegrai-vos, pois, filhos de Sio, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus Joel 2:23.
Quando a mente est livre e satisfeita por um sentimento de dever cumprido e o prazer de proporcionar felicidade a outros, a animadora e enobrecedora influncia traz vida nova a todo o ser. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver) , p. 257. Estudo adicional: A cincia do bom viver, p. 241-259.

Domingo
1. UM CORAO ALEGRE

19 de dezembro Ano bblico: 2 Pedro

Como nossos pensamentos nos afetam fisicamente? Provrbios 17:22.

O estado da mente atua muito mais na sade do que muitos julgam. Muitas das doenas sofridas pelos homens so resultado de depresso mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiana, todos tendem a consumir as foras vitais, e a convidar a decadncia e morte. A doena muitas vezes produzida, e com frequncia grandemente agravada, pela imaginao. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 241. Quando murmuramos, deixamos sobre as mentes a impresso de que Deus no Se agrada de que sejamos felizes, e nisso damos falso testemunho contra nosso Pai celeste. The Review and Herald, 14 de janeiro de 1890.

Que atitude necessria para desfrutarmos de sade? Salmos 5:11; 1 Tessalonicenses 5:18.

O nimo, a esperana, a f, a simpatia e o amor promovem a sade e prolongam a vida. Um esprito contente, animado, sade para o corpo e fora para a alma. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 241. A fora de vontade e a importncia do domnio prprio, tanto na preservao quanto na reaquisio da sade [...], o maravilhoso poder vivificante que se encontra em um bom nimo, altrusmo, gratido, tambm devem ser apresentados. Education (Educao), p. 197.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

71

Segunda-feira
2. SADE MENTAL

20 de dezembro Ano bblico: I Joo

Se negligenciarmos a sade fsica, qual parte de nosso ser ser afetada? 1 Corntios 3:17; 6:19 e 20.

Existe entre a mente e o corpo misteriosa e admirvel relao. Um reage sobre o outro. Conservar o fsico em condio saudvel a fim de desenvolver-lhe a resistncia, para que cada parte do maquinismo vivo funcione harmonicamente, eis o que deve constituir o primeiro estudo em nossa vida. Negligenciar o corpo negligenciar a mente. No pode ser para a glria de Deus terem Seus filhos corpo enfermo ou mente atrofiada. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 122.

Que mtodo Satans est usando para destruir nossa mente? Salmos 101:3.

Com o que devemos preencher nossa mente? Filipenses 4:8. Que regras devem guiar nossas aes? Isaas 33:15 e 16.

Como podemos receber conforto em meio a provas e dificuldades? Filipenses 4:4-7; Lamentaes 3:26; Isaas 57:15.

Mas no desanimeis. Apegai-vos a Jesus. [] Dificuldades sobreviro. Encontrareis obstculos. Olhai constantemente para Jesus. Quando surge uma situao de emergncia, perguntai: Senhor, que hei de fazer? The Adventist Home (O lar adventista), p. 207 e 208. F, pacincia, longanimidade, uma mente como a do Cu, confiana em seu sbio Pai celeste, so os frutos perfeitos que amadurecero em meio a sombras, desapontamentos e privaes. The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, p. 934. A Palavra de Deus deve ser estudada e obedecida; ento o corao encontrar paz, descanso e alegria, e as aspiraes estaro voltadas para o Cu. Mas quando a verdade posta parte na vida, no ptio exterior, o corao no aquecido com o ardente fogo da bondade divina. Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 5, p. 547.

72

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Tera-feira
3. ATIVAMENTE FELIZES

21 de dezembro Ano bblico: 2, 3 Joo e Judas

Quais atividades trazem felicidade mesmo a algum que esteja muito doente? Atos 20:35; Glatas 6:9 e 10.

As boas aes so bnos duplas, beneficiando tanto o que pratica quanto o que objeto da bondade. A conscincia de proceder bem um dos melhores medicamentos para corpos e mentes enfermos. Quando a mente est livre e satisfeita por um sentimento de dever cumprido e o prazer de proporcionar felicidade a outros, a animadora e enobrecedora influncia traz vida nova a todo o ser. Que o invlido, em lugar de exigir constantemente simpatia, procure comunic-la a outros. Que o fardo de vossa prpria fraqueza, dor e aflio seja lanado sobre o compassivo Salvador. Abri o corao ao Seu amor, e deixai que este flua para os outros. Lembrai-vos de que todos tm provaes duras de suportar, tentaes difceis de resistir, e est em vossas mos fazer qualquer coisa para aliviar esses fardos. Exprimi gratido pelas bnos que tendes; mostrai apreciao pelas atenes de que sois objeto. Mantende o corao cheio das preciosas promessas de Deus, a fim de que possais tirar desse tesouro palavras que sejam um conforto e um vigor para outros. Isso vos circundar de uma atmosfera que ser benfica e enobrecedora. Seja vossa aspirao beneficiar os que vos rodeiam, e encontrareis sempre ocasio de ser teis, tanto aos membros de vossa prpria famlia quanto a outros. Se os que esto padecendo com m sade esquecessem o prprio eu em seu interesse pelos demais; se cumprissem o mandamento do Senhor de ajudar aos mais necessitados que eles, haveriam de compreender a veracidade da proftica promessa: Ento, romper a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotar. (Isaas 58:8). The Ministry of Healing (A cincia do bom viver) , p. 257 e 258.

Que atividades so um excelente remdio para a mente e o corpo? Isaas 58:6-8; Mateus 25:32-40.

Todo raio de luz espargido sobre outros refletir-se- em nosso prprio corao. Toda palavra bondosa e compassiva que se dirija a um aflito, toda ao praticada para aliviar um oprimido e toda ddiva que se destina a suprir as necessidades de nossos semelhantes, dadas ou feitas tendo em vista a glria de Deus, resultaro em bnos para o doador. Aqueles que assim trabalham esto obedecendo a uma lei do Cu, e ho de receber a aprovao de Deus. [...] O prazer de fazer bem a outros comunica aos sentimentos um ardor que eletriza os nervos, vivifica a circulao do sangue e produz sade fsica e mental. Mind, Character, and Personality (Mente, carter e personalidade), vol. 2, p. 642.
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

73

Quarta-feira
4. LIBERTOS DA TRISTEZA

22 de dezembro Ano bblico: Apocalipse 1-3

O que a amargura, a dureza de corao e a culpa produzem no corpo? Provrbios 12:25.

A enfermidade da mente reina por toda parte, e noventa por cento das doenas que atacam o ser humano tm a seu fundamento. Talvez algum distrbio na vida domstica esteja, como um cncer, roendo at a prpria alma, e enfraquecendo as foras vitais. O remorso pelo pecado por vezes enfraquece a constituio e desequilibra a mente. Counsels on Health (Conselhos sobre sade), p. 324.

Quais so algumas das causas de um esprito abatido? Salmos 55:4 e 5; Mateus 6:34.

[Deus] No deseja que andemos em angstia de esprito. No devemos olhar para os cardos e espinhos de nossa existncia. Devemos penetrar no jardim da Palavra do Senhor e apanhar os lrios, as rosas e os perfumosos cravos de Suas promessas. Os que olharem s dificuldades de sua experincia inspiraro dvida e desnimo, pois no contemplam a Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. That I May Know Him (Para conhec-lO), p. 278.

Que remdio recomendado para um esprito abatido, e a que advertncia devemos dar ateno em caso de ansiedade? Salmos 100:1-5; 101:1; 1 Tessalonicenses 5:16 e 17.

Os que esto agitados, ansiosos ou apressados fariam bem em no comer at que tivessem encontrado tranquilidade ou repouso, pois as foras vitais, j duramente sobrecarregadas, no podem suprir os necessrios fluidos digestivos. Counsels on Diet and Foods (Conselhos sobre o regime alimentar), p. 107.

Qual a melhor prescrio mdica para os desanimados? Salmos 27:14; 31:24.

O amor difundido por Cristo por todo o ser um poder vitalizante. Esse amor toca todo rgo vital o crebro, o corao, os nervos , transmitindo cura. Por ele so despertadas para a atividade as mais altas energias do ser. Liberta a alma da culpa e da dor, da ansiedade e do cuidado que consomem as foras vitais. Vm com ele serenidade e compostura. Implanta na alma uma alegria que coisa nehuma terrestre pode destruir a alegria no Esprito Santo , alegria que comunica sade e vida. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 115.

74

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Quinta-feira
5. BNO SUPREMA

23 de dezembro Ano bblico: Apocalipse 4-6

Como Deus habita em nosso corao para dar-nos vitria sobre as adversidades e os desapontamentos? Joo 16:13; Efsios 5:1820; Hebreus 10:22-25.

Estamos num mundo de sofrimento. Dificuldades, provaes e dores nos aguardam em todo o percurso para o lar celeste. Muitos existem, porm, que tornam duplamente pesados os fardos da vida por estarem continuamente antecipando aflies. Se tm de enfrentar adversidade ou decepo, pensam que tudo se encaminha para a runa, que sua sorte a mais dura de todas, que vo por certo cair em necessidade. Trazem assim sobre si o infortnio, e lanam sombras sobre todos os que os rodeiam. A prpria vida se lhes torna um fardo. Mas no precisa ser assim. Custar um decidido esforo o mudar a corrente de seus pensamentos. Mas a mudana se pode operar. Sua felicidade, tanto nesta vida quanto na futura, depende de que fixem a mente em coisas animadoras. Desviem-se eles do sombrio quadro, que imaginrio, voltando-se para os benefcios que Deus lhes tem espargido na estrada, e para alm destes, aos invisveis e eternos. The Ministry of Healing (A cincia do bom viver), p. 247 e 248.

Neste mundo de sofrimento e doenas, qual deve ser nossa constante orao e que graciosa resposta vem do trono de Deus? Salmos 67:1 e 2; Jeremias 30:17.

Os que aguardam a vinda do esposo devem dizer ao povo: Eis aqui est o vosso Deus. (Isaas 40:9). Os ltimos raios da luz misericordiosa, a ltima mensagem de graa a ser dada ao mundo, uma revelao do carter do amor divino. Os filhos de Deus devem manifestar-Lhe a glria. Devem revelar em sua vida e carter o que a graa de Deus tem feito por eles. Christs Object Lessons (Parbolas de Jesus), p. 415 e 416.

Sexta-feira

24 de dezembro Ano bblico: Apocalipse 7-9

RECAPITULAO E REFLEXO INDIVIDUAL


a. Por que a tristeza de nossa parte representa mal nosso misericordioso e amorvel Deus? b. Como nossos pensamentos afetam nosso corpo fsico? c. Cite um remdio importante que pode potencialmente aliviar qualquer doena. d. O que devemos compreender acerca do poder do amor de Cristo por ns? e. Descreva a cena que sempre deve ser mantida em nossa mente.

Sbado
Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

25 de dezembro Ano bblico: Apocalipse 10 e 11

75

A tabela indica os horrios de recebimento do Santo Sbado em todas as capitais brasileiras e em Lisboa. Vinte minutos antes, a famlia deve estar reunida para meditao e orao. Nos estados em que o horrio de vero adotado, durante a sua vigncia deve-se acrescentar uma hora aos horrios indicados.

OCASO DO SOL
OUTUBRO
CAPITAIS Aracaju-SE Belm-PA Belo Horizonte-MG Boa Vista-RR Braslia-DF Campo Grande-MS Cuiab-MT Curitiba-PR Florianpolis-SC Fortaleza-CE Goinia-GO Joo Pessoa-PB Macap-AP Macei-AL Manaus-AM Natal-RN Palmas-TO Porto Alegre-RS Porto Velho-RO Recife-PE Rio Branco-AC Rio de Janeiro-RJ Salvador-BA So Lus-MA So Paulo-SP Teresina-PI Vitria-ES Lisboa-PT Dia 1 17:25 18:08 17:55 17:56 18:09 17:38 17:42 18:18 18:15 17:29 18:15 17:15 18:16 17:19 17:54 17:16 18:10 18:27 18:11 17:15 17:27 17:53 17:31 17:51 18:06 17:46 17:40 19:20 Dia 8 17:25 18:06 17:56 17:53 18:10 17:40 17:43 18:21 18:19 17:27 18:16 17:14 18:13 17:19 17:53 17:15 18:09 18:31 18:11 17:15 17:27 17:55 17:31 17:50 18:09 17:45 17:42 19:10 Dia 15 17:25 18:05 17:59 17:51 18:12 17:42 17:44 18:24 18:23 17:26 18:18 17:14 18:11 17:19 17:52 17:14 18:10 18:36 18:11 17:14 17:27 17:58 17:32 17:49 18:12 17:44 17:44 18:59 Dia 22 17:26 18:04 18:01 17:49 18:13 17:44 17:46 18:28 18:27 17:26 18:19 17:14 18:09 17:19 17:51 17:14 18:10 18:41 18:11 17:15 17:28 18:01 17:33 17:48 18:15 17:44 17:47 18:49 Dia 29 17:27 18:03 18:04 17:48 18:15 17:47 17:48 18:32 18:32 17:26 18:22 17:14 18:08 17:20 17:51 17:14 18:11 18:46 18:12 17:15 17:29 18:05 17:35 17:48 18:19 17:44 17:50 18:41

76

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

NOVEMBRO
CAPITAIS Aracaju-SE Belm-PA Belo Horizonte-MG Boa Vista-RR Braslia-DF Campo Grande-MS Cuiab-MT Curitiba-PR Florianpolis-SC Fortaleza-CE Goinia-GO Joo Pessoa-PB Macap-AP Macei-AL Manaus-AM Natal-RN Palmas-TO Porto Alegre-RS Porto Velho-RO Recife-PE Rio Branco-AC Rio de Janeiro-RJ Salvador-BA So Lus-MA So Paulo-SP Teresina-PI Vitria-ES Lisboa-PT Dia 5 17:29 18:03 18:07 17:47 18:18 17:51 17:51 18:36 18:37 17:26 18:25 17:15 18:08 17:22 17:51 17:15 18:13 18:51 18:14 17:17 17:31 18:09 17:37 17:48 18:23 17:45 17:54 18:33 Dia 12 17:31 18:04 18:11 17:48 18:21 17:55 17:54 18:41 18:42 17:27 18:28 17:17 18:09 17:24 17:53 17:17 18:15 18:57 18:15 17:18 17:33 18:13 17:40 17:49 18:28 17:46 17:57 18:27 Dia 19 17:34 18:06 18:15 17:48 18:25 18:00 17:57 18:46 18:47 17:29 18:31 17:19 18:10 17:27 17:54 17:19 18:18 19:03 18:18 17:21 17:35 18:18 17:43 17:51 18:32 17:48 18:02 18:21 Dia 26 17:37 18:08 18:20 17:50 18:29 18:04 18:01 18:52 18:53 17:32 18:35 17:22 18:12 17:30 17:57 17:22 18:21 19:09 18:21 17:24 17:39 18:22 17:46 17:53 18:37 17:51 18:06 18:17

Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

77

DEZEMBRO
CAPITAIS Aracaju-SE Belm-PA Belo Horizonte-MG Boa Vista-RR Braslia-DF Campo Grande-MS Cuiab-MT Curitiba-PR Florianpolis-SC Fortaleza-CE Goinia-GO Joo Pessoa-PB Macap-AP Macei-AL Manaus-AM Natal-RN Palmas-TO Porto Alegre-RS Porto Velho-RO Recife-PE Rio Branco-AC Rio de Janeiro-RJ Salvador-BA So Lus-MA So Paulo-SP Teresina-PI Vitria-ES Lisboa-PT Dia 3 17:41 18:11 18:24 17:52 18:33 18:08 18:05 18:57 18:58 17:35 18:40 17:25 18:14 17:33 18:00 17:25 18:25 19:15 18:24 17:27 17:42 18:27 17:50 17:56 18:42 17:54 18:11 18:15 Dia 10 17:44 18:14 18:29 17:55 18:37 18:13 18:09 19:01 19:03 17:38 18:44 17:29 18:17 17:37 18:03 17:28 18:28 19:20 18:28 17:31 17:46 18:32 17:54 17:59 18:47 17:57 18:15 18:15 Dia 17 17:48 18:17 18:33 17:58 18:41 18:17 18:13 19:06 19:08 17:41 18:48 17:33 18:21 17:41 18:06 17:32 18:32 19:24 18:32 17:34 17:49 18:36 17:58 18:02 18:51 18:01 18:19 18:17 Dia 24 17:52 18:21 18:36 18:02 18:44 18:20 18:16 19:09 19:11 17:45 18:51 17:36 18:24 17:44 18:10 17:35 18:36 19:28 18:35 17:38 17:53 18:40 18:01 18:06 18:55 18:04 18:23 18:20 Dia31 17:55 18:24 18:39 18:05 18:47 18:23 18:19 19:12 19:14 17:48 18:54 17:39 18:28 17:47 18:13 17:38 18:39 19:30 18:38 17:41 17:56 18:42 18:04 18:09 18:57 18:07 18:26 18:24

78

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Lies da Escola Sabatina, OutubroDezembro de 2010

79

ANOTAES

80

Lies da Escola Sabatina, 4 Trimestre de 2010

Anda mungkin juga menyukai