Anda di halaman 1dari 24

MDULO IV Manuteno de Computadores

INTRODUO Como voc pode perceber, estamos chegando ao final dessa nossa etapa de estudos. Mas antes, trataremos de algumas questes consideradas bsicas e essenciais para o funcionamento correto do computador. Nesse caso, especificamente, nesta unidade, discutiremos sobre alguns procedimentos e posturas preventivas que voc poder tomar no dia-a-dia, evitando assim, problemas nos computadores com os quais trabalha.

Unidade I: ADOTANDO POSTURAS PREVENTIVAS Realizar a manuteno de um computador, em alguns casos pode ser um procedimento difcil, demorado e caro. No entanto, importante sabermos que muitos dos problemas que podem ocorrer em um computador podem ser evitados com medidas muito simples, como limpeza e organizao. Assim, manter limpos os perifricos do computador, como teclado, mouse, monitor e caixas de som, aumenta o tempo de vida til desses componentes, evitando o desgaste que ocorre com o acmulo de sujeira. A organizao dos componentes externos, tambm importante para manter a refrigerao das partes internas. Para isso, precisamos tomar cuidado para no obstruir as passagens de ar, principalmente as do gabinete. LIMPANDO O TECLADO Voc j deve ter percebido que comum acumular, na base do teclado, muita poeira, cabelo, pedaos de papel e outros tipos de sujeira. Portanto, precisamos ficar atentos, fazendo a limpeza do teclado quando isso ocorrer. LIMPANDO O MOUSE Para limpar o mouse, se ele for um mouse "de bolinha", primeiro voc deve remover a tampa inferior e retirar a bolinha. A bola deve ser limpa com um pano e detergente neutro. No interior do mouse, voc deve retirar a sujeira grudada nos roletes, usando uma chave de fenda pequena ou qualquer outro objeto fino o bastante para alcan-los. Nesse momento, preciso ficar atento para que a sujeira removida no fique no interior do mouse. No caso de mouse ptico, voc deve limpar a parte exterior tambm com pano e detergente neutro. mouse "de bolinha":

mouse ptico:

LIMPANDO A PARTE EXTERNA DO GABINETE Para limpar a parte externa do gabinete, utilize, tambm, um pano com detergente neutro. LIMPANDO A PARTE INTERNA DO GABINETE s vezes, necessrio fazer uma limpeza interna no gabinete. Sugerimos que voc aproveite os momentos de troca e instalao de novos componentes e placas para realizar essa tarefa. A limpeza interna importante porque a poeira pode danificar as ventoinhas do computador, causando superaquecimento, e tambm pode conduzir eletricidade, causando mau funcionamento de outros componentes. Mas cuidado! Antes de abrir o gabinete, voc precisa desconectar todos os cabos de energia. A poeira mais superficial deve ser removida utilizando pincel grosso ou escova de dentes. Se estiver muito sujo, remova todas as placas e cabos para poder fazer a limpeza.

8 7

10

AUTORIZAO DOS RESPONSVEIS Ateno! Antes de desmontar, tenha certeza que voc tem permisso dos responsveis pela mquina, e que sabe desmontar e remontar o computador.

CONECTANDO OS CABOS No se esquea de observar bem a posio dos cabos para conect-los nos mesmos lugares. Tenha sempre o manual da placa me em mos quando desmontar o computador. Tome cuidado com a eletricidade esttica! Antes de abrir o computador, para descarregar a eletricidade esttica do seu corpo, recomendamos que voc segure por alguns segundos em alguma superfcie metlica, como uma janela ou a perna de uma mesa. Nunca abra ou desmonte o computador com a fonte de alimentao conectada na tomada. Tambm neste caso, para remover a poeira, voc pode utilizar pincel grosso, escova de dentes ou at um pano. Se tiver disponvel um aspirador de p, tambm pode utiliz-lo.

OUTRO CUIDADO IMPORTANTE Ateno! Nunca sopre nos componentes para retirar a poeira. Gotculas de saliva ficaro nas peas, podendo danificar o computador.

1
LIMPEZA DOS CONTATOS DE BORDA

Os contatos de borda (conectores dourados) das placas e mdulos de memria, devem ser limpos com borracha branca (borracha escolar mesmo), passando como se estivesse apagando a sujeira. Isso deve ser feito longe do computador para que os resduos no caiam dentro do gabinete.

LIMPEZA DOS SLOTS DA PLACA ME Para limpar os slots (de memria, de expanso e soquete do processador), voc pode usar uma escova de dentes embebida em lcool isoproplico, que pode ser encontrado em farmcias. Ateno! No use lcool comum, ele pode oxidar os componentes do micro. Se a placa me estiver muito suja, voc pode retir-la do gabinete e lav-la com lcool isoproplico.

LIMPEZA DAS VENTOINHAS Limpe as ventoinhas com pincel ou escova de dentes. Se estiverem muito sujas, pode ser necessrio desmont-las. S faa isso se voc tiver certeza que saber mont-las novamente.

Unidade II Upgrade de componentes QUANDO FAZER UPGRADE DO COMPUTADOR? Voc est percebendo que seu computador no mais potente o suficiente para executar os programas que voc necessita? Talvez seja o momento de considerar um upgrade da sua mquina. Mas primeiro, seria importante refletir um pouco mais sobre essa questo.

RECAPITULANDO Ateno! Nunca demais lembrar que antes de desmontar o computador, preciso ter a permisso dos responsveis pela mquina, e que voc saiba desmontar e remontar o computador. No se esquea de observar bem a posio dos cabos para conect-los nos mesmos lugares. Tenha sempre o manual da placa me em mos quando desmontar o computador. Tome cuidado com a eletricidade esttica! Antes de abrir o computador, para descarregar a eletricidade esttica do seu corpo, recomendamos que voc segure por alguns segundos em alguma superfcie metlica, como uma janela ou a perna de uma mesa. Nunca abra ou desmonte o computador com a fonte de alimentao conectada na tomada.

OBTENDO INFORMAES SOBRE O HARDWARE Existem alguns softwares que fazem um inventrio de todo o hardware presente na sua mquina. Esses softwares so teis para obter detalhes sobre os componentes do seu computador sem ter que abri-los ou consultar manuais, ou ainda para saber o modelo exato dos componentes para buscar mais informaes no site do fabricante. Um desses softwares o hardinfo, disponvel para Linux. Esse software exibe uma lista de todos os componentes do seu computador e as informaes especficas sobre cada um. Quando instalado o pacote de monitoramento atravs dos sensores da placa (lm-sensors), o programa exibe tambm a temperatura e a voltagem dos componentes.

UPGRADE DE MEMRIA RAM "640KB de memria suficiente para qualquer um."


Bill Gates

Voc j percebeu que cada vez mais os programas novos exigem uma maior quantidade de memria RAM? Isso mesmo! Quando seu computador est muito lento, pode ser um sinal de que necessrio um upgrade de memria. Esta, costumeiramente, a maior causa de lentido nas mquinas, mas no a nica. Saber quando fazer um upgrade de memria uma questo de experincia. A maneira mais simples de se descobrir se o que est deixando sua mquina lenta falta de memria, colocar mais memria. Ento, se voc tem algum pente de memria disponvel, faa esse teste, esse o caminho mais simples.

Outro caminho seria verificar os requisitos de hardware exigidos pelos programas que voc utiliza. Se voc observar que existe algum programa que voc utiliza e que exige mais memria RAM do que a que seu computador possui, pode ser o momento de fazer um upgrade de memria. O problema com essa abordagem que nem todos os desenvolvedores de software apresentam esses dados e, s vezes, alguns programas consomem muito mais memria do que deveriam. Mesmo assim, possvel utilizar esse mtodo para decidir quando fazer um upgrade de memria, pois se o seu computador tem menos memria do que o recomendado para algum programa que voc usa, e por isso ele est muito lento, provavelmente o problema a falta de memria. Outro caminho seria verificar os requisitos de hardware exigidos pelos programas que voc utiliza. Se voc observar que existe algum programa que voc utiliza e que exige mais memria RAM do que a que seu computador possui, pode ser o momento de fazer um upgrade de memria. O problema com essa abordagem que nem todos os desenvolvedores de software apresentam esses dados e, s vezes, alguns programas consomem muito mais memria do que deveriam. Mesmo assim, possvel utilizar esse mtodo para decidir quando fazer um upgrade de memria, pois se o seu computador tem menos memria do que o recomendado para algum programa que voc usa, e por isso ele est muito lento, provavelmente o problema a falta de memria.

Outro aspecto que destacamos como importante, a se considerar em relao s memrias, a velocidade. No adianta muito, para melhorar o desempenho do computador, instalar memrias de velocidade baixa e de grande capacidade. Seria melhor utilizar memrias de menor capacidade, mas de velocidade mais alta.

UPGRADE DE DISCO Um upgrade de disco a substituio ou adio de um novo disco na mquina para se obter mais espao em disco. Antes de realizar um upgrade de disco, verifique se existem arquivos e programas que possam ser eliminados, a fim de liberar espao, pois muito mais fcil e barato apagar arquivos e programas do que adquirir e instalar um novo disco. Caso apenas a remoo de arquivos e programas no seja suficiente e voc realmente necessite de um upgrade de disco, verifique o tipo de canal que a sua placa me suporta. Placas me mais antigas tinham suporte apenas para discos IDE, enquanto as placas mais novas tm suporte para SATA. Os discos IDE so diferentes dos discos SATA, portanto, essa informao ser muito importante no momento da aquisio do disco. Verifique se existe alguma entrada disponvel para instalar o novo disco. No caso dos discos IDE, um nico cabo flat IDE pode ligar 2 dispositivos. Alguns cabos, porm, possuem apenas uma entrada e, se esse for o caso da sua mquina, e no existam mais canais disponveis, possvel trocar de cabo para conseguir mais um canal. Se no existir nenhuma entrada disponvel, a nica opo trocar o seu disco atual por um disco de maior capacidade. Para fazer a substituio do disco, voc deve remover o disco antigo do computador, colocar o novo disco e instalar nele os programas que voc vai utilizar. Depois disso, voc pode copiar os arquivos do disco antigo para o disco novo. Dica: para facilitar o processo de reinstalao do sistema operacional, mantenha os seus arquivos pessoais em uma partio diferente.

UPGRADE DE PROCESSADOR Importante destacar que modelos de processador do mesmo fabricante podem ter caractersticas diferentes. comum, processadores terem a mesma velocidade de clock, mas quantidades de memria cache diferentes. Fique atento a isso, pois a memria cache faz muita diferena no desempenho do processador. Ateno! Como voc j deve ter percebido, ao comparar os processadores, a velocidade de clock no o nico aspecto que voc deve considerar para saber qual o melhor. Se voc tem dvidas quanto a isso, hora de revisar o contedo do mdulo Hardware.

UPGRADE DE VDEO O upgrade de placa de vdeo necessrio, normalmente, quando voc precisa usar programas que utilizam recursos de acelerao 3D, como jogos, programas de CAD, programas de modelagem 3D etc. Nestes casos, os programas, em geral, disponibilizam os requisitos mnimos de execuo, ressaltando, tambm, os recursos mnimos de acelerao 3D, necessrios para a execuo do programa. Uma vez identificada a necessidade de adquirir uma placa de vdeo para a sua mquina, necessrio decidir qual placa comprar. Primeiramente, necessrio saber qual placa compatvel com a sua placa me. Para isso, consulte o manual da sua placa me ou o site do fabricante. Um dado importante qual o tipo de barramento de expanso, dedicado a vdeo, que existe em sua placa me. Existem placas de vdeo PCI, AGP e PCI-Express. Os slots de barramento PCI podem ser utilizados com vrios tipos de placas, incluindo placas de vdeo. Hoje em dia, pouco comum utilizar slots PCI para vdeo, mas ainda podemos encontrar placas me que no nos do outra opo. Os slots AGP dedicados para vdeo ainda so encontrados, mas esto caindo em desuso. O mais comum encontrar placas me com slots de vdeo dedicados do tipo PCI-Express.

Uma vez descoberto qual o slot de vdeo que a sua placa me possui, hora de escolher a placa de vdeo. A quantidade de memria de uma placa de vdeo no o mais importante. mais importante saber qual o clock do seu processador grfico, o clock da memria que ela utiliza, a taxa de transferncia da memria, a largura do barramento e quantos pixels por clock ela pode processar. Esses dados podem ser encontrados no site do fabricante ou em sites especializados, como o Clube do hardware, que mantm uma tabela atualizada com todos os modelos dos dois principais fabricantes do mercado. Com esses dados em mos, possvel fazer uma comparao mais precisa entre os produtos e, assim, adquirir aquele componente que trar maior custo/benefcio.

INSTALANDO UMA PLACA Existem muitos outros tipos de placas que podem ser adicionadas ao seu computador. Entre elas, inclumos placas de som, placas de rede, placas de captura de vdeo e uma infinidade de outras. Para a maioria dessas placas, os procedimentos de instalao so basicamente os mesmos. Mas preste bastante ateno! Verifique se a placa que voc vai adquirir pode ser utilizada no seu sistema operacional. Voc pode encontrar essa informao tanto no site do fabricante como em fruns de discusso. Antigamente, muitos componentes no podiam ser utilizados nas distribuies Linux, porque os fabricantes quase nunca disponibilizavam drivers para este sistema operacional. Hoje em dia, isto cada vez mais raro, mas se voc usa Linux, vale a pena se informar antes para evitar aborrecimentos. Com a nova placa em mos, voc deve instal-la no slot previamente reservado para ela e, ao ligar o computador, se for preciso, instalar os drivers necessrios para o funcionamento do componente.

ATUALIZAO DE DRIVERS Muitas vezes, pequenos problemas que ocorrem na mquina so causados por erros nos drivers - programas que controlam o funcionamento de um dispositivo. Estes problemas podem ser resolvidos com a atualizao dos drivers do dispositivo que, geralmente, est disponvel no site do fabricante. Quando voc compra um dispositivo, junto com ele voc recebe um CD com os arquivos para instalao dos drivers. Porm, nem sempre esses drivers esto em suas verses mais recentes, com as correes de problemas e as melhorias de desempenho. recomendado que voc obtenha a verso mais recente dos drivers, no site do fabricante.

Unidade III RESOLUO DE PROBLEMAS DE HARDWARE PROCESSOS DE RESOLUO DE PROBLEMAS DE HARDWARE Muitos dos problemas que ocorrem nos computadores so muito simples de se resolver e requerem apenas o conhecimento do funcionamento bsico da mquina. O processo de resoluo de problemas de hardware comea com o diagnstico, que a fase em que identificamos qual o problema, para, ento, reunirmos as ferramentas necessrias para resolv-lo e seguirmos o passo a passo. A seguir, veremos o processo de resoluo de alguns problemas recorrentes.

INVESTIGANDO PROBLEMAS - PASSO A PASSO Faa uma inspeo externa antes de tentar ligar o computador. Verifique se todos os cabos esto ligados corretamente; se o cabo est ligado rede eltrica; se os cabos da fonte esto bem presos (sugerimos que remova e conecte novamente); verifique se as voltagens da fonte e do estabilizador esto corretamente configuradas; verifique se o boto liga/desliga do estabilizador e da fonte est na posio "ligado"; verifique se o boto reset ou o power, do gabinete, no esto presos (se um deles estiver preso, voc deve liber-lo com o auxlio de uma ferramenta, como por exemplo, uma chave de fenda).

1 PASSO - INSPEO EXTERNA Faa uma inspeo externa antes de tentar ligar o computador. Remova todos os cabos de perifricos do seu computador (teclado, mouse, caixas de som, conectores USB etc.), deixando apenas o cabo de fora e o cabo do monitor. Verifique se o seu monitor est ligado (piscando a luz LED). Se o LED no estiver piscando, verifique o cabo de energia do monitor e, posteriormente, ligue e desligue o monitor novamente. Caso ele no d sinal, tente substitu-lo. Verifique se as configuraes de brilho e contraste do seu monitor esto corretas. Caso seja possvel, reinicie essas configuraes. Depois de verificar tudo, tente ligar o computador. Se ele estiver funcionando, conecte, um a um, os cabos que voc removeu e tente ligar novamente para tentar identificar qual dispositivo estava causando o mau funcionamento. Caso a conexo de algum dos dispositivos cause o problema, pode ser que esse dispositivo esteja com defeito e ser necessrio ser substitudo.

2 PASSO - INSPEO INTERNA BSICA De posse da autorizao dos responsveis pela mquina, inicie a inspeo interna bsica, removendo todos os componentes que no so necessrios para ligar o computador, deixando apenas a fonte, a placa me, o processador, o cooler do processador, um (e apenas um) mdulo de memria e uma placa de vdeo (se houver). Voc deve remover todos os outros componentes, incluindo discos rgidos, disquetes, dispositivos USB, unidades ticas, ventoinhas do gabinete, ventoinhas extra, placas de vdeo extra, mdulos de memria extra (deixe apenas um). Se seu computador possui vdeo onboard, desconecte a placa de vdeo offboard e conecte o cabo do monitor na placa de vdeo onboard. 3 PASSO - CHECAGEM DOS COMPONENTES BSICOS Aps remover todos os componentes, ligue o cabo de fora na tomada e tente ligar o computador novamente. Se o computador ligar, voc precisa colocar novamente os componentes removidos, um a um, a fim de identificar qual componente est com problema. Ateno! Voc s pode conectar um componente interno no computador quando ele estiver desligado.

4 PASSO - CHECAGEM DE OUTROS COMPONENTES O procedimento para instalar novamente os componentes : desligar o cabo de fora da tomada, instalar o componente, religar o cabo de fora na tomada e religar o computador. Se o computador ligar, repita o procedimento com o prximo componente. Caso o seu computador no ligue, a pea que voc instalou por ltimo est com defeito e precisa ser removida, ou ela pode estar com mau contato. Ateno! No reinstale todas as peas ao mesmo tempo, pois instalando uma a uma voc pode identificar qual pea est com defeito.

5 PASSO - DEFEITO COM OS COMPONENTES BSICOS Se aps tentar ligar o computador, somente com os componentes essenciais, e ele no funcionar, verifique, na ordem, os seguintes itens:

6 PASSO - LOCALIZANDO O JUMPER DO BIOS Para reiniciar as configuraes do BIOS, voc deve localizar o jumper que responsvel por reiniciar estas configuraes. Para localiz-lo, consulte o manual da placa me ou o site do fabricante. Algumas vezes, tambm possvel localizar esse jumper pelo que est escrito na placa me. Pode estar identificado com a palavra CLEAR, CMOS, CCMOS ou CLRTC, ao lado do jumper. Mas nem sempre voc encontrar essa identificao, portanto a maneira mais segura procurando no manual da placa me.

7 PASSO - REINICIE AS CONFIGURAES DO BIOS Depois de encontrado o jumper, o procedimento para reiniciar as configuraes : desligar o cabo de fora, mudar a posio do jumper para clear, aguardar alguns segundos e voltar o jumper para a posio inicial. Caso o computador funcione, recoloque todos os componentes do computador, conforme o recomendado no passo 4.

8 PASSO - REMOVENDO MAU CONTATO Se o seu computador ainda no estiver ligando, remova os componentes que ainda esto na placa me, para fazer uma limpeza nas conexes desses componentes. Para fazer essa limpeza, voc precisa de uma borracha escolar branca, uma escova antiesttica e lcool isoproplico. A escova antiesttica pode ser substituda por uma escova de dentes seca. No utilize escovas de dentes usadas. Ateno! No use lcool comum, ele pode oxidar os componentes do micro.

Limpe os contatos da memria e da placa de vdeo com a borracha, como se voc estivesse "apagando" os contatos. Depois, limpe os contatos com uma escova de dentes umedecida com lcool isoproplico. Limpe os contatos do processador, o soquete do processador, o banco de memria e o slot da placa de vdeo com a escova de dentes umedecida com lcool isoproplico. Caso o computador funcione, recoloque todos os componentes do computador, conforme o recomendado no passo 2.

9 PASSO - IDENTIFICANDO COMPONENTE DEFEITUOSO Se voc chegou at a esse passo e o seu computador no tiver ligado ainda, significa que algum dos componentes essenciais do seu computador (fonte de alimentao, placa me, processador, memria e placa de vdeo) est com defeito.

Unidade IV Erros tpicos de montagem INSTALAO DA PLACA ME Outro problema que pode ocasionar o no funcionamento de um computador a montagem errada de seus componentes eletrnicos. Para identificar esse problema preciso abrir o computador para verificar como foi montado. Um erro comum de montagem que pode levar ao superaquecimento da mquina colocar a placa me no chassi com a espuma antiesttica. Essa espuma serve para proteger a placa de danos fsicos e eltricos quando ela no est conectada ao chassi e deve ser removida ao ser instalada. Devemos, tambm, fixar muito bem a placa me no chassi, pois se ficar solta pode causar diferentes erros, como travamentos e reiniciamento do computador.

UTILIZAO DE BRAADEIRAS Outro erro comum que tambm pode causar superaquecimento deixar soltos, no gabinete, os cabos que no esto sendo utilizados. Amarrar os cabos com uma braadeira plstica evita que estes bloqueiem o fluxo de ar no gabinete ou que encostem em alguma ventoinha, impedindo-a de girar. Tome um cuidado especial com os cabos flat IDE, pois caso haja pontas soltas, estas podem funcionar como uma antena, captando e injetando rudos na transmisso de dados. recomendado instalar o dispositivo IDE na ponta do cabo e no no meio, para no deixar a ponta solta.

INSTALAO DE UNIDADES TICAS Ao instalar uma unidade tica (unidade de CD, DVD, Blu-ray etc.), evite instal-la como slave no mesmo cabo IDE do disco rgido, e sim no IDE secundrio. Instalar a unidade tica e o disco rgido no mesmo conector IDE, faz com que os dois dispositivos tenham que competir pelo canal IDE, prejudicando o desempenho de transmisso de dados.

APLICAO DE PASTA TRMICA O cooler um dispositivo utilizado para auxiliar a dissipao de calor liberada pelo processador da mquina. A instalao incorreta de um cooler, ou a utilizao de um cooler que seja mal dimensionado, pode acarretar superaquecimento. Entretanto, apenas a utilizao de um cooler eficiente e corretamente instalado, no assegura a perfeita transferncia de calor entre processador e cooler, pois o prprio contato entre eles no perfeito. Pensando nisso, a aplicao de uma pasta trmica entre estes componentes resolve esse problema de contato, haja visto que o coeficiente de condutibilidade da pasta trmica bem maior que a do ar. A pasta trmica pode ser encontrada nas lojas especializadas e a sua utilizao indispensvel. Portanto, a falta de pasta trmica pode ocasionar o superaquecimento da mquina. Verifique se a pasta trmica foi corretamente aplicada sobre o processador. Caso contrrio, acompanhe, na ilustrao, o procedimento correto de sua aplicao.

A ESCOLHA DO GABINETE ADEQUADO Observe se o gabinete utilizado adequado. Gabinetes muito pequenos ou sem sadas de ventilao podem causar superaquecimento, especialmente se estiver utilizando processadores mais potentes. recomendvel que utilize gabinetes com duto lateral para resfriar o processador.

A REFRIGERAO DO GABINETE A posio e a maneira que as ventoinhas so instaladas no gabinete tambm so muito importantes para evitar superaquecimento. As ventoinhas frontais devem ser instaladas para "puxar" o ar para dentro, enquanto as ventoinhas traseiras (instaladas na parte superior do gabinete) devem ser instaladas para "empurrar" o ar para fora. Isso garante que o ar mais frio entre pela frente do gabinete, e que o ar mais quente (que menos denso e, por isso, sobe) seja expulso do seu interior, proporcionando um melhor resfriamento dos componentes. A BATERIA DO RELGIO A placa me tem uma bateria para manter atualizado o relgio do computador, enquanto estiver desligado. Quando essa bateria acaba, o relgio do sistema fica desajustado. Esse problema facilmente identificado quando voc liga o computador, pois o horrio do sistema operacional fica desajustado, com uma diferena muito grande do dia corrente (dia, ms, ano e hora diferentes). O horrio incorreto pode gerar muitos problemas, porque alguns programas baseiamse no relgio do sistema para realizar suas operaes. Com o horrio desregulado, o programa funciona incorretamente. Para ter certeza se o problema a bateria, ajuste o horrio do sistema e desligue o computador. Se ao religar, o horrio estiver desajustado novamente, o problema, provavelmente, a bateria do relgio. Para resolver o problema, basta substituir a bateria.

PROBLEMAS COM MEMRIA difcil suspeitar de problemas com a memria porque eles podem se manifestar de maneiras muito diversas: funcionamento instvel do computador, mquina reiniciando constantemente, mquina que no liga. Todos esses casos podem ser indcios de que a memria no est funcionando bem, mas tambm podem indicar outros problemas. Muitas vezes, os problemas de memria podem at ser confundidos com problemas no sistema operacional. PROBLEMAS COM PLACA DE VDEO Os problemas com a placa de vdeo so difceis de detectar, pois eles podem ser facilmente confundidos com problemas de software. Algumas vezes, o computador pode reiniciar por problemas com a placa de vdeo ou simplesmente travar. Pode acontecer tambm problemas especficos de vdeo, como o monitor piscando, alteraes nas propriedades das imagens (cores, formas etc.), mquina lenta ou at mesmo a mquina no ligar mais. Reconecte a placa de vdeo. Se o problema persistir, teste a sua placa de vdeo em outro computador que esteja funcionando corretamente. Se apresentar problemas, a placa de vdeo est com defeito e deve ser substituda. Caso no apresente problemas, pode haver um problema de software que no foi detectado ou pode haver problemas em algum outro componente de hardware. Verifique, cuidadosamente, as configuraes da placa me e do setup do BIOS. Caso estejam corretas e o problema persistir, reinstale o sistema operacional, de preferncia em outro disco, ou execute um sistema live (em cd ou pen drive) e veja se o problema persiste. Se o problema desaparecer, com certeza um problema de software. Caso persista, o problema est realmente em algum componente de hardware, mas no na placa de vdeo e, sendo assim, voc deve realizar os testes indicados para problemas com cada um dos outros componentes, como vistos nas unidades anteriores deste mdulo, a fim de identificar qual componente est com problema. PROBLEMAS COM DISCO Algumas vezes, ocorrem alguns problemas com o disco do computador, que se manifestam, geralmente, em erros ao gravar ou ler arquivos do disco. Quando esses erros ocorrerem, verifique se no algum problema de permisso de leitura/escrita. Existem algumas ferramentas de diagnstico que podem identificar estes problemas no disco e at mesmo resolvlos, caso no sejam problemas fsicos. No Linux, existe o programa fsck, que tem uma verso especfica para cada sistema de

arquivo. O fsck.ext3, por exemplo, faz a checagem de parties com sistema de arquivo do tipo ext3. Outra ferramenta importante a badblocks, que identifica os blocos danificados do disco e marca para que eles no sejam mais utilizados. Ateno! Antes de utilizar a ferramenta badblocks, realize um backup dos seus arquivos mais importantes, leia atentamente o manual e, de preferncia, utilize com um live cd ou disquete de badblocks. Essa ferramenta pode apagar arquivos do seu computador. Quando o disco comear a apresentar badblocks e mau funcionamento, pode ser um sinal de que ele est prestes a parar de funcionar de vez. Muitas vezes o disco para de repente, sem nem mesmo apresentar esses sinais. Nestes casos, o recomendado que voc faa a substituio do disco, ou pelo menos faa um backup dos arquivos mais importantes. SUPERAQUECIMENTO O superaquecimento pode causar vrios tipos de erros, desde a lentido e o mau funcionamento, at desligamentos repentinos da mquina e a queima de componentes. considerado normal o computador operar com temperatura do processador e da placa me em torno de 40C. Se a temperatura do seu computador estiver atingindo a casa dos 70C ou acima disso, com certeza seu computador est com problema de superaquecimento.

Verifique se o local que o gabinete est instalado ventilado.

COMPUTADOR TRAVANDO A primeira providncia a ser tomada, quando o computador estiver travando, saber se um problema de hardware ou de software. Para descobrir, monte o disco rgido do seu computador em outra mquina que no esteja travando. Se tudo funcionar muito bem, o problema com o hardware. Se o computador comear a travar, o problema provavelmente de software, mas h tambm a possibilidade de ser um problema fsico do disco rgido. Caso seja identificado um problema de software, voc deve realizar uma varredura com um antivrus atualizado, de preferncia algum antivrus executando de um live cd ou de um disco de badblocks especfico do antivrus. Porque pode haver um vrus instalado nos arquivos que se iniciam com o sistema operacional, dificultando a deteco e a remoo do vrus com o sistema operacional em execuo. Verifique as configuraes de hardware do seu sistema operacional e, no caso do windows, faa uma varredura por erros no registro. Caso seja um problema de software e voc no consiga resolver com esses procedimentos, deve ser feita a reinstalao do sistema operacional. Para isso, faa um backup dos seus dados, depois de ter feito uma varredura em busca de vrus, e execute os passos de instalao do sistema operacional.

Organizao e realizao: LabTime (Laboratrio de Tecnologia da Informao e Mdias Educacionais) UFG (Universidade Federal de Gois) MEC (Ministrio da Educao)

Anda mungkin juga menyukai