Anda di halaman 1dari 130

Conceitos do TopSolid 2006

Conceitos do TopSolidDesign 2006

ii

Missler Software Brasil

Conceitos do TopSolidDesign 2006

Apostila de Conceitos do TopSolidDesign 2006


Training Center

Software TopSolid 2006 verso Portugus Autoria Beethoven Incio Gregrio Aline Sayuri Yashida Kayaki Ricardo Dick Projeto Didtico Beethoven Incio Gregrio Aline Sayuri Yashida Kayaki Projeto Grfico Beethoven Incio Gregrio Aline Sayuri Yashida Kayaki Editorao e Coordenao Beethoven Incio Gregrio Aline Sayuri Yashida Kayaki Reviso Tcnica Glauber Longo

Missler Software

iii

Crditos

Conceitos do TopSolidDesign 2006

TopSolid 2006 Missler Software Brasil. Todos os direitos reservados. Rua Dr. Diogo de Faria, 1087, Vila Mariana So Paulo. Nenhuma parte deste documento poder ser copiada, armazenada em um sistema capaz de produzir uma cpia, transmitida ou revelada, de qualquer maneira, ou por qualquer processo manual, eltricos, eletrnicos, eletromagnticos, qumicos, visuais ou por qualquer outro processo, sem a autorizao formal por escrito da Missler Software Brasil. Missler Software, TopSolidDesign, TopSolidProgress, TopSolidWood, TopSolidCAM, TopSolidMold, TopSolidCastor, TopSolidEletrode, TopSolidPunchCut, TopSolidWire, TopSolidControl, TopSolidPDM so marcas registradas da Missler Software. TopSolid uma marca registrada da Missler Software. TopSolid o nome do produto da Missler Software. O software discutido neste documento fornecido sob uma licena e pode ser usado ou copiado somente de acordo com os termos desta licena. Rev. 01.1-0407

iv

Missler Software Brasil

Crditos

Conceitos do TopSolidDesign 2006

Missler Software no Brasil

Rua Dr. Diogo de Faria, 1087 conj. 107 110 Vila Mariana So Paulo/SP Brasil Fone/fax: 5084-0048 Web: www.topsolid.com

Assistncia tcnica:

E-mail : sup.top@topsolid.com.br

Missler Software

Conceitos do TopSolidDesign 2006

vi

Missler Software Brasil

Criando contornos
Tcnicas
A maioria das operaes no TopSolid comeam com um contorno. Tornando fundamentais as ferramentas de Curvas. Por essa razo so muito importantes. Neste captulo voc ver os diferentes tpicos: Onde esto as funes de Curva? O que um contorno? Trabalhando com contornos Dimensionando contornos Quando eu devo usar as diferentes tcnicas de contorno? Na seo de exemplos voc criar diversos tipos de contornos as quais usam as informaes tcnicas descritas aqui.

Criando contornos

Missler Software Brasil

Criando contornos

Onde esto as funes de contorno?


Elas esto localizadas no menu Curvas e algumas delas esto acessveis na barra de ferramentas de servio (comandos). A primeira parte do menu dedicada criao das curvas (contorno, linha de esboo...), a segunda parte para operaes nas curvas (limitar, unir, arredondamento...).

O que um contorno?

um elemento em arame geralmente necessrio para criar peas. Eles so diferentes tipos de contorno, como bsico (crculo, linha...), ou pontos e / ou contorno de esboo. Outro modo para criar um contorno usar operaes (unir, limitar,...) para obter um contorno construtivo.

Contorno bsico

Algumas vezes para uma simples forma, um contorno bsico ser necessrio para definir uma geometria como crculo, linha, elipse e retngulo... Voc pode modific-los com seus prprios elementos de controle, como pontos e parmetros.

Contorno
Um contorno pode ser definido usando 3 mtodos:

Por pontos

Cria diretamente o contorno selecionando pontos definindo um polgono.

Por mistura de pontos e esboos (hbrido)


um contorno combinando ambos os mtodos anteriores, chamado de contorno hbrido. Usando pontos com curvas bsicas usualmente vantajoso para evitar a criao de outros elementos.

Por esboo

Primeiramente crie contornos bsicos (crculos, linhas de esboo). Ento defina um trajeto passando sobre os elementos bsicos

Contorno construtivo

defina um perfil combinando 2 peas de 2 contornos diferentes.

um contorno resultante da curva base com operaes. exatamente como criar uma pea: voc comea da base, e ento voc adiciona operaes como limitar, unir, arredondamento, chanfro... Operaes como fundir permitem que voc

Missler Software Brasil

Criando contornos

Trabalhando com contornos


Criando contorno
Usando a funo contorno voc pode criar contornos por pontos e / ou por esboo. Para criar um ponto passando pelo contorno, voc deve fornecer suas coordenadas ou selecion-las na grade Para usar um elemento existente para criar seu contorno, selecione sobre o elemento o lugar que voc quer que o contorno passe. A forma do contorno depende do tipo do(s) elemento(s) usado(s) e onde no elemento selecionado.O ponto selecionado no elemento importante para definir a restrio certa (tangente ou perpendicular)

Modificando contorno
Voc pode elementos:

as
as

propriedades
seguintes ligaes

do
entre

Ligaes

modificar

Interseco (ligao pelo padro)

Estendendo elementos vizinhos at suas interseces.

Linha

Criando uma linha entre elementos consecutivos, a linha construda em relao tangencial ou perpendicular para a seleo de pontos.

Arco

Cria um arco circular entre elementos adjacentes.

A direo de uma ligao arco escolhida como uma funo de seleo de pontos. Entretanto, voc pode mudar as direes a qualquer momento durante a criao do contorno. Para inverter uma ligao arco, selecione-a.

10

Missler Software Brasil

Criando contornos

Junes
1 2

Voc pode tambm modificar o tipo de juno que voc queira em cada vrtice: 1- nenhum: o vrtice a interseco de 2 elementos, 2- arredondamento: cria um arredondamento no vrtice, 3- chanfro: cria um chanfro no vrtice.

Uma vez que voc tenha criado seu contorno, voc pode inserir os elementos entre 2 pontos do contorno. Este elemento pode ser um ou mais pontos, ou uma entidade de esboo. Use Editar | Inserir para realiz-la. Quando inserir um ponto, use BM para fazer a criao de um ponto.

Inserindo sobre um contorno

Insero de um slot no contorno

Dimensionando contornos
Existem 2 mtodos complementares para dimensionar contornos. Uma vez que voc tiver definido um contorno, voc pode dimension-lo automaticamente ou manualmente.

Dimensionamento automtico

O dimensionamento automtico dimensiona todas as dimenses de controle. Entretanto, o modo dimensionamento automtico pode resultar em muitas dimenses. Voc pode excluir as dimenses que voc no precisar. Se seu contorno est corretamente restringido, voc pode modificar usando as dimenses restantes. O resultado depende do mtodo usado pelo contorno: pontos (1), esboo (2), hbrido (3) ou construtivo (4).

Dimensionamento manual

Quando voc dimensionar manualmente um contorno, usando Ferramentas | Dimenso cuidado para no ter sobre-dimenso de modo que voc possa modificar seu contorno usando as dimenses.

Variamtrico

O termo variamtrico significa que voc pode modificar as dimenses do contorno por pontos. Uma vez que voc definiu seu contorno por dimenses por pontos, voc pode modificar essas dimenses. Para dar um resultado mais exato, o programa interpreta a forma da sua curva e adiciona as restries implcitas que so dependentes das dimenses j criadas e o contorno em si.
Missler Software Brasil 11

Criando contornos

Quando voc modificar uma das dimenses de 6 no contorno direita, somente esta dimenso modificada. Se, entretanto, voc criar mesma modificao no contorno esquerda, ambas as dimenses so modificadas. No segundo caso, o programa adiciona uma restrio de alinhamento implcito entre as 2 dimenses opostas. Cada vez que este contorno modificado, a restrio respeitada.

Cdigo de cores
1-Verde: dimenses de controle com restrio ativa 2-Amarelo: dimenso controlada exibindo o

valor da informao (o elemento controlado no pode ser modificado) 3-Vermelho: dimenso invlida exibindo um valor impossvel (por exemplo, 0 para um raio) 4-Roxo: problema relacionado cor do elemento

Tipo de extremidade
5-Crculo: lateral controlando um ponto 6-Seta: lateral controlando uma linha ou uma face (2 setas criam uma restrio perpendicular implcita)

Dimenses especiais
7- =valor=: restrio de simetria axial. 8- valor: usada para exibir um dimetro, metade do dimetro ou metade da vista

Tipo de dimenso

O TopSolid suporta diferentes tipos de dimensionamento, de modo que voc possa distinguir rapidamente entre elas. Cada tipo de dimenso tem uma cor associada a ela. Uma dimenso pode ser uma dimenso de controle, apenas um controle ou uma dimenso invlida.

Dimenso de controle
As dimenses de controle so exibidas em verde. Elas permitem que voc modifique o elemento que ela dimensiona, assim a origem de seu nome dimenso de controle Para modificar um elemento usando suas dimenses de controle, use Parmetro | Modificar sobre a dimenso, ou Editar | Modificar sobre a dimenso com a opo parmetros.

Dimenses controladas

Um detalhe da dimenso exibido em amarelo. Essas dimenses so somente para referncia, voc no pode us-la para modificar seus elementos de referncia. Voc pode obter rapidamente uma dimenso detalhada dimensionando uma linha por 2 pontos. Dimenses controladas tm somente valores de referncia. Consequentemente, voc no pode modific-las usando Parmetro | Modificar. Entretanto, voc pode exibir essas dimenses para todo o valor que voc desejar.

12

Missler Software Brasil

Criando contornos

Dimenso invlida
As dimenses de controle que so invlidas so exibidas em vermelho. Quando isso ocorre, a dimenso exibida em um valor que incompatvel com suas outras dimenses. Uma dimenso invlida exibe 2 valores, a dimenso invlida entre parnteses e o valor medido. Em geral, quando isto ocorre, as dimenses aplicadas a seu elemento que impe tambm vrias restries. Voc pode modificar seu valor usando Parmetro | Modificar.

Modificando a dimenso
Use Editar | Modificar para mudar sua propriedade. O resultado depende da parte da dimenso que selecionada Se voc selecionar a dimenso, voc pode: Modificar o valor clicando sobre o parmetro Reposicionar diretamente a dimenso se voc selecionar a linha da dimenso Mudar um elemento de referncia se voc selecionar uma linha de chamada Modificar as propriedades clicando sobre a aparncia Mover o texto da dimenso clicando em exportar Deslocar o texto clicando em deslocar Ativar, desativar dimenses restringidas simetricamente clicando em restrio.

Quando eu devo usar diferentes tcnicas de contorno?


O mtodo ponto particularmente adaptado para desenhar formas baseadas em polgonos como formas revolucionadas, peas em chapas de metal... Entretanto o mtodo esboo parece ser uma aproximao mais extensa para projetar vrios contornos e visualizar como outros esboos usuais. Criar um contorno hbrido pode ser de muita ajuda quando inserindo ou modificando contornos complexos. Finalmente o mtodo construtivo adaptado quando voc pensa em termos de projetos 3D design, usando a base da curva geomtrica e operaes.

Missler Software Brasil

13

Criando contornos

Exemplo: Contornos para uma biela


Nesta seo voc ver vrios exemplos ilustrando diferentes tcnicas que voc viu anteriormente. Primeiramente na haste de conexo, voc ver a maneira mais simples com um contorno bsico. Ento voc criar um contorno hbrido, para desenhar o corpo de conexo. Em seguida voc ir trabalhar no anel elstico, criando um contorno esboado. Finalmente voc ir definir o eixo do pisto, usando o mtodo construtivo.

Criando contornos bsicos da haste


1-Crie 2 crculos bsicos, um na origem e o outro alinhado no eixo +Y (selecione um ponto na grade) 2-Dimensione os centros dos crculos e Modifique os valores como mostrados direita

Definindo o contorno do pisto


3-Crie o eixo do crculo 4-Crie um contorno hbrido selecionando uma parte do pequeno crculo e selecionando 2 pontos na grade como mostrado. 5-Dimensione os pontos do contorno do eixo do crculo, aplicando uma restrio de simetria no eixo Y com Editar | Modificar

Desenhando o contorno do corpo da haste


6-Crie um contorno por pontos selecionando os 2 pontos anteriores na grade. 7-Dimensione os pontos abaixo do contorno do eixo inferior usando as mesmas tcnicas que antes.

14

Missler Software Brasil

Criando contornos

Criando o contorno do anel


1-Crie 2 crculos centralizados na origem.(30 e40mm) 2-Desenhe uma linha de esboo a 120 passando pela origem. 3-Crie um offset na linha de esboo.(3mm) 4-Crie um crculo por 2 pontos como mostrado. 5-Crie uma duplicao usando eixo simtrico em Y para duplicar o crculo pequeno e a linha.

6-Crie um contorno pelo esboo selecionando o trajeto sobre os contornos bsicos. Certifique-se de que seu contorno est fechado. 7-Use Editar | Modificar sobre o contorno para modificar as junes com arredondamentos de R2mm em cada lado.

Criando eixos
1-Desenhe 2 contornos retangulares. 2-Dimensione as distncias entre os retngulos com restrio paralela. 3-Crie o contorno construtivo use fundir selecionando ambas as partes para manter os contornos bsicos. Os contornos bsicos no devem ser tangentes

Missler Software Brasil

15

Criando contornos

16

Missler Software Brasil

Projetando peas
Tcnicas
O alvo deste workshop aprender como projetar uma pea usando as principais funes. Este workshop envolve os seguintes tpicos: Onde esto as funes de peas? O que uma pea? Trabalhando com peas Procedimento padro Se voc j souber criar peas faa o exemplo. Voc pode consultar as tcnicas apresentadas aqui se necessrio.

Projetando peas

Missler Software Brasil

Projetando peas

Onde esto as funes das peas?


Est no menu Forma algumas delas esto na barra de Servios. O menu organizado em 3 sees: criao de formas, operaes nas formas e gerenciamento.

Formas base da biela feitas por extruso

O que uma pea?

um elemento em slido ou superfcie. Uma pea pode ser uma forma base simplificada (extruso, bloco, cilindro, cone...),ou uma forma base finalizada com operaes como elevao, cavidade, arredondamento, unir, limitar...

Criando forma base

Algumas vezes para uma forma simples uma pea base ser o suficiente para definir uma geometria como extruso, revoluo, cilindro, tubo... Algumas peas bsicas precisam de contornos para existirem, como formas extrudadas ou tubulares. Outros no, como cilindros, blocos, cones ou esferas.
Biela com operaes arredondamento) (unir, furao,

Adicionando operaes em uma pea

Hlice com operaes imprimir, cavidade)

(costura,

A maioria das peas no so bsicas, geralmente so complexas. O segundo passo completar as peas bsicas a fim de obter o modelo pela adio de operaes. Aqui esto muitas operaes possveis que voc pode aplicar nas peas. Algumas so clssicas como Booleanas (subtrair, unir, interseco, limitar) ou operaes nas arestas (arredondamento, chanfro). Outras so mais sofisticadas e ir reduzir seu tempo quando voc projetar peas mecnicas: furao, elevao, cavidade, rosca, canal, slot... Para aplicaes em superfcies h tambm outras operaes especficas como costura, espessura, imprimir... Para usurios avanados, h possibilidades de gerenciar a rvore de construo com as funes de gerenciamento como depurar, congelar... Finalmente voc pode copiar ou propagar operaes para criar relaes entre operaes (veja o workshop Duplicando elementos).

Carburador operaes

final

detalhado

com

Missler Software Brasil

Projetando peas

rvore de construo
A rvore de construo permite visualizar as operaes cronolgicas de uma pea ou uma montagem. Isto permite mudar qualquer parmetro e ento modificar a topologia das peas.

Abrindo a rvore:
Voc deve certamente observar uma pequena barra vertical entre a rea grfica e a visualizao da barra de cones. Quando voc mover o cursor sobre, o cursor alterado para duas setas horizontais, neste tempo, voc deve clicar com o boto esquerdo do seu mouse e uma janela braa aparecer. Esta a rvore de construo:

Voc pode usar a funo Ferramentas | Abrir/Fechar rvore ou seu atalho. Aps abrir a rvore de construo, voc pode selecionar um elemento para exibir sua rvore ou escolher uma montagem na lista:

Ento, para editar um outro elemento, voc deve clicar com o boto direito quando o cursor estiver na janela da rvore de construo. Escolha a funo Editar no menu exibido e selecione o elemento que voc desejar exibir a rvore de construo.

Missler Software Brasil

Projetando peas

Voc tambm pode digitar o nmero do elemento (@xxx) na barra de dilogo para edit-lo. Seguindo a seta exibida em seguida Editar conjunto para escolher um conjunto existente.

Algumas funes abrem a rvore automaticamente, este o caso para as funes: - Montagem | Definir pea - Montagem | Definir Montagem - Ferramentas | Procurar texto (TopSolid/Design) - Detalhamento | Procurar texto (TopSolid/Draft) - Cinemtica | Conjunto de controle de coliso Quando a rvore de construo aberta, a rvore do elemento editado substitudo pela rvore do elemento construdo depois. O elemento de edio uma funo transparente ele no para a execuo da funo corrente. Fechando a rvore: Semelhante abertura, quando o cursor muda para duas setas horizontais, voc deve clicar com o boto esquerdo do mouse para fechar a rvore de construo. Voc tambm pode usar a funo Ferramentas | Abrir/Fechar rvore ou seu atalho.

Missler Software Brasil

Projetando peas

Usando a rvore
Editar um elemento (pea): Por exemplo, vamos pegar a pea abaixo com sua rvore de construo correspondente:

A rvore de construo trabalha como seu Windows Explorer, operaes detalhadas no so exibidas quando a rvore aberta, clique sobre o smbolo (exibio de cada operao anterior) ou duplo clique sobre a operao para exibi-la. (exibio de cada operao anterior) ou duplo Do mesmo modo, clique sobre o smbolo clique sobre uma operao para fechar a rvore e ocultar os detalhes da operao.

Quando os detalhes das operaes so exibidos, voc pode modificar os valores dos parmetros com um duplo clique sobre o parmetro ou escolhendo a funo Modificar exibida no menu contextual quando voc clicar com o boto direito sobre o parmetro com o mouse.

Missler Software Brasil

Projetando peas

Quando voc clicar com o boto direito do mouse sobre o nome da pea (PISTO), um menu contextual aparece permitindo que voc realize as seguintes operaes ...

Funo Analisar Excluir

Descrio Exibe as informaes das peas (Tipo, atributos, volume). Exclui a pea aps validar a mensagem exibida na barra de dilogo. Voc pode usar a funo para cancelar a excluso da operao. Voc tambm pode diretamente eliminar um elemento selecionado usando a tecla "Del" de seu teclado. Exibe todos os elementos de controle da pea (contorno, dimenses). Exibe ou oculta a pea.

Controles Visvel = SIM

Peas visveis so exibidas em negrito. Peas ocultas so exibidas em caracteres finos.

Caractersticas

Exibe uma caixa de dilogo permitindo que voc ajuste: A designao da pea

A pea de referncia O processo O fornecedor da pea O nome e a chave do ndice da lista de material

Zoom Desativar nvel = 1

Esta informao ser usada na lista de material e na anlise das funes. Faz o zoom global da pea. Desativa ou ativa o nvel sobre a qual o elemento localizado. Esta opo no exibida quando todos os elementos do documento so localizados sobre o mesmo nvel ou quando o elemento localizado sobre o nvel atual.

Missler Software Brasil

Projetando peas

Ativar somente nvel = 1

Ativa e cria um nvel da pea atual e desativa todos os outros nveis. Quando o ativo. mudado para on: somente o nvel do elemento

Editar propriedades

Criar simplificao cursor Editar Editar conjunto

do

Limpar Procurar

Rota Vdeo = CHEIO SIMPLIFICADO

ou

Direo = NORMAL ou REVERSO ou REVERSO PEA

Quando o mudado para off: todos os nveis ativos so reexibidos. Exibe a caixa de dilogo das propriedades da pea permitindo que voc modifique a caracterstica principal da pea e as propriedades do usurio. Esta funo a mesma que Atributos | Propriedades. A ativao do modo simplificado permite o destaque da montagem. Exibe a rvore de criao de outro elemento. Siga a aresta exibida para escolher e exibir um ajuste existente. O menu proposto contm todos os conjuntos existentes do seu documento. Limpa a rvore de criao atual. Para procurar um elemento em uma grande rvore de construo digitando o seu nome ou clicando na rea grfica. Um cursor cinza localizado sobre o elemento encontrado. Exibe a rvore de criao do elemento selecionado. Exibe mais ou menos informaes na rvore de criao. Ex: Sobre um componente padro o modo simplificado oculta a informao de posicionamento. Muda o sentido da exibio de informaes da rvore de criao. No modo REVERSO, os elementos as quais a referncia do elemento editado exibida abaixo do elemento editado. Isto permite saber as dependncias de um elemento. Neste modo o fundo da janela da rvore alterado para cinza escuro. O modo REVERSO PEA similar ao modo REVERSO, ele exibe somente a pea e os sistemas de coordenada as quais so referncia do elemento editado. Neste modo o fundo da janela da rvore alterado para cinza claro.

No menu contextual, as funes exibidas aps o separador (Editar, Editar conjunto, Limpar,...) so comuns para todos os elementos. Por padro, nmeros de elementos (identificados inicialmente pelo caractere @) no so exibidos, voc pode exibi-los usando Ferramentas/Opes/Outro.

Missler Software Brasil

Projetando peas

Desativao automtica das operaes quando falham


Propsito: O propsito obter todas as operaes invlidas quando uma operao falha (se esta operao no for realmente importante). Operaes suportadas: Raio e chanfro as quais so classificadas como operaes de acabamento. Essas operaes criam faces as quais no so usadas frequentemente para enganchar outros elementos. Implementao: Para documentos existentes: em Arquivo | Propriedades - Geral, selecione Desativao automtica quando falham opo em Atualizao especial das operaes de acabamento. Para obter este procedimento para novos documentos, esta opo tambm disponvel em Formas ttulo da funo Ferramentas | Opes. Mensagem: Quando uma operao automaticamente desativada: Uma mensagem exibida na barra alfa (Ex : "arredondamento desativado automaticamente test.top,@146").
Seu

nome exibido com caracteres finos na rvore de criao e ele recebe uma bandeira especial (vermelho e amarelo).

A operao

adicionada no conjunto de operaes desativadas.

Correo: Para remover todos os erros, voc pode: Excluir todas as operaes desativadas automaticamente (voc pode selecionar todas de uma vez rvore de criao de peas ou no conjunto de operaes desativadas).
Mudar os

parmetros ou o gancho: as operaes desativadas so reativadas assim que possvel (a reativao automtica pode ser desativada usando uma palavra-chave).

Memorizao da mensagem de erro: Quando uma operao se torna invlida, uma mensagem de erro exibida na barra alfa. Esta mensagem pode ser exibida depois usando a funo Exibir mensagem de erro no menu contextual da operao.

Missler Software Brasil

Projetando peas

Reparar a operao
Na parte de processos de design, as operaes podem ser modificadas, movidas ou excludas pelo usurio em condies para obter uma pea adequada. Todas essas modificaes podem envolver a invalidade de outras operaes, na maioria dos casos esta uma operao a qual tem a perda de um elemento de referncia. A rvore de construo permite reparar essa invalidade pela recolocao de um novo elemento de referncia. Modo a seguir: 1.Editar a pea na rvore de construo. 2.Abra a primeira informao da operao invlida (primeira operao com uma bandeira vermelha corrigindo a rvore a partir do fundo para o topo). 3.Verificar a validade de cada elemento de referncia e identifique a referncia perdida. 4.Mover o cursor de insero abaixo da operao invlida. 5.Duplo clique sobre o elemento de referncia invlido. 6.Posicionar o novo elemento de referncia. 7.Mover o cursor de insero para o topo da rvore.

10

Missler Software Brasil

Projetando peas

O cursor de insero
Representao: O cursor de insero representado por uma seta vermelha seguida por dois valores: O primeiro valor indica o nmero de operaes calculadas.
O segundo

valor indica o nmero total de operaes.

O cursor de insero exibe a pea em diferentes passos em seu design, voc deve selecionar o cursor e arrast-lo para uma operao desejada. Voc tambm pode escolher a funo "Modificar" no menu contextual que aparece quando clica com o boto direito do mouse sobre o cursor. Opo TOPO ACIMA ABAIXO FUNDO Operao insero Descrio Para ir diretamente ao topo da rvore. Para ir para a operao acima do cursor. Para ir para a operao abaixo do cursor. Para ir ao fundo da rvore. Para posicionar o cursor clicando sobre uma operao cursor estar localizado acima da operao selecionada).

de

(o

Todas as operaes situadas acima do cursor sero ocultadas (exibidas em caracteres finos) e a pea ser exibida em um passo anterior pea final. Ento voc estar apto a criar uma operao que ser inserida na posio do cursor. Quando um documento tiver um (ou vrios) elemento(s) sobre a qual o cursor de insero estiver arrastado para baixo, um caractere ! ser exibido em seu banner.

Missler Software Brasil

11

Projetando peas

Exemplo de aplicao: rvore de construo Vamos pegar uma pea simples (bloco com casca) com sua rvore de construo. Ns queremos adicionar um raio nas arestas externas da pea e automaticamente aplic-las nas arestas internas. Primeiro, ns ocultamos a operao da casca arrastando o cursor de insero para baixo da operao... E ns criamos os raios sobre as arestas dos blocos... Resultado

Ento, quando ns movemos o cursor para cima, a operao da casca usada no bloco com raios...

12

Missler Software Brasil

Projetando peas

A simplificao de cursor
Representao: A simplificao de cursor representada por uma seta vermelha em um tipo de linha tracejada seguido por dois valores: O primeiro valor indica o nmero de operaes simplificadas.
O segundo

valor indica o total de operaes.

A simplificao de cursor permite escolher a parte do nvel de simplificao na montagem. Isto muito interessante para tornar mais leve as grandes montagens. Para exibir este cursor, voc deve escolher "Criar simplificao de cursor" no menu contextual que aparece quando voc efetuar um clique direito com o mouse sobre o nome da pea. Este cursor exibido abaixo do cursor de insero. Voc pode mover este cursor graas ao cursor de insero, voc deve clicar sobre o cursor e arrast-lo at a desejada operao. Voc tambm pode escolher a funo "Modificar" no menu contextual que aparece quando voc clica com o boto direito do mouse sobre o cursor. Opo TOPO ACIMA ABAIXO FUNDO Operao insero Descrio Para ir diretamente ao topo da rvore. Para ir para a operao acima do cursor. Para ir para a operao abaixo do cursor. Para ir ao fundo da rvore. Para posicionar o cursor clicando sobre uma operao (o cursor ser posicionado acima da operao selecionada).

de

Uma vez que a simplificao do cursor arrastada para baixo, o TopSolid conduz duas representaes da pea; o tipo de representao (Detalhada ou simplificada) exibida entre parnteses aps nomear a pea. possvel mudar a partir de uma representao para uma outra usando o menu contextual que aparece quando voc clica com o boto direito do mouse sobre o nome da pea.

Missler Software Brasil

13

Projetando peas

Exemplo de aplicao: rvore de construo Na representao detalhada, todas as operaes so exibidas. Resultado

Para tornar a montagem mais leve, a pea seguinte ter a representao simplificada somente com os buracos usados para posicionar outras peas.

Escolha ELEMENTOS EM REPRESENTAO SIMPLIFICADA para obter a lista de todas as peas em representaes simplificadas de seu documento. Escolha ELEMENTOS COM REPRESENTAO DUPLA (detalhada e simplificada) para obter a lista de peas com representao dupla de seu documento. A funo de anlise sempre trabalha com a representao detalhada, deste modo se voc analisar o volume de uma pea simplificada, o TopSolid ir dar o volume da pea detalhada. Drafting: Quando voc criar a vista principal com o cone , voc pode escolher a representao utilizando a lista de Representao. A funo Vista | Modificar representao permite modificar a representao de uma vista existente. Excluir a representao simplificada: Voc pode excluir a representao simplificada de sua pea arrastando para cima o cursor de simplificao ao topo de rvore ou escolhendo "Remover cursor de simplificao" no menu contextual que aparece quando voc clica com o boto direito do mouse sobre o nome da pea. Uma mensagem ser exibida e uma confirmao ser pedida pela razo de, no documento de montagem, o posicionamento do elemento sobre a pea na representao simplificada vir invlida.

14

Missler Software Brasil

Projetando peas

Limitaes: Voc no pode adicionar operaes sobre uma pea numa representao simplificada, mas voc pode modificar uma existente. Somente operaes posicionadas no topo da rvore podem ser simplificadas, deste modo voc tem um design de sua pea pelas operaes de criao para simplificar no final da concepo. Use a funo Forma | Outras operaes | Definir representao para conduzir mo as duas representaes.

Missler Software Brasil

15

Projetando peas

Pasta de operaes
Quando uma pea criada por vrias operaes, voc pode agrupar essas operaes a fim de reduzir a exibio do comprimento e/ou aplicar mudanas em vrias operaes. Criar uma pasta: Selecione uma ou mais operaes as quais no esto em uma pasta existente, clique com o boto direito do mouse para exibir o menu contextual e escolher a funo Criar pasta, digite o nome da pasta e confirme com o boto OK. Ento, as operaes so movidas para esta pasta. As operaes devem ser consecutivas na rvore de criao para serem movidas para dentro da pasta. Se voc selecionar vrios elementos as quais no so consecutivas, o TopSolid ir criar somente uma pasta a qual ir conter operaes consecutivas posicionadas no topo da rvore de criao Adicionar uma operao em uma pasta: Voc deve apenas arrastar uma operao localizada acima ou abaixo da pasta e solt-la dentro da pasta desejada. Extrair uma operao de uma pasta: Voc deve arrastar uma operao da pasta e solt-la sobre o nome da pasta. Voc tambm pode clicar com o boto direito do mouse sobre uma operao da pasta para exibir o menu contextual e escolher a funo Extrair da pasta. Quando voc extrair uma operao a qual no a primeira ou a ltima operao da pasta, todas as operaes posicionadas abaixo da operao selecionada sero extradas. Voc pode extrair todas as operaes de uma pasta (esvaziar as pastas permitido). Excluir: Selecione a pasta, clique com o boto direito do mouse para exibir o menu contextual e escolha a funo Excluir, trs opes estaro disponveis:
EXCLUIR EXCLUIR EXCLUIR

PASTA: Exclui a pasta e as operaes so colocadas de volta dentro da rvore de construo. OPERAES: Exclui as operaes, a pasta esvaziada. AMBAS: Exclui a pasta e suas operaes.

Pontos especficos: A funo Desativar = No | Sim a qual aparece quando voc clica com o boto direito do mouse sobre o nome da pasta permite ativar ou desativar todas as operaes da pasta. O grfico repetido da pasta a soma dos grficos repetidos de todas as operaes. Voc pode mover o cursor de insero dentro de uma operao da pasta, neste caso se voc criar uma operao, ela ser automaticamente adicionada na pasta. No possvel criar uma pasta de componentes.

16

Missler Software Brasil

Projetando peas

A rvore de montagem
Editando uma montagem: Quando voc inclui um elemento diferente em sua montagem uma MONTAGEM PRINCIPAL automaticamente criada, essa a rvore de criao. Para exibi-la, voc deve abrir a rvore de criao e escolher MONTAGEM na lista:

Voc pode usar a rvore da montagem graas rvore de criao de um elemento, quando voc clicar sobre uma pea (componente) com o boto esquerdo do seu mouse a cor das arestas das peas mudaro.

Missler Software Brasil

17

Projetando peas

Operaes na montagem: Quando voc clicar com o boto direito do seu mouse sobre o nome da montagem, um menu contextual aparece permitindo modificar essa montagem... Este menu quase o mesmo que aparece quando voc edita uma pea e voc clica com o boto direito do mouse sobre o nome da pea (veja Editar um elemento). As novas funes disponveis so: Inserir, Conjunto vazio e Ordenar. A funo "Inserir" permite adicionar um elemento no conjunto, por exemplo, ele permite adicionar peas designadas em um documento de montagem na montagem principal. Ento essas peas podem ser usadas na criao de outras montagens, na projeo da montagem ou na criao de uma vista explodida... A funo "Conjunto vazio" permite extrair rapidamente todas as peas do conjunto. A funo "Ordenar" permite ordenar os conjuntos de elementos usando diferentes critrios: Padro: Ordenando a seguinte ordem de elementos de insero no conjunto, o primeiro elemento inserido localizado no topo da lista, possvel mover os elementos na rvore.

Alfabtica: Ordem alfabtica para os elementos de designao. Tipo: Ordenando os seguintes tipos de elemento. Os componentes padres so localizados no topo da rvore, ento a incluso de componentes contendo apenas uma pea, ento a incluso de componentes contendo vrias peas (sub montagem), ento as peas e por fim os elementos repetidos. Por isso os elementos so ordenados seguindo a ordem alfabtica de suas designaes. Cronolgica: Ordenando a seguinte ordem de elementos de criao (baseado na identificao dos elementos), o primeiro elemento criado localizado ao topo da rvore. Cronolgico invertido: Ordenando a seguinte ordem contrria dos elementos de criao (baseado na identificao dos elementos), o primeiro elemento criado localizado no fundo da rvore.

18

Missler Software Brasil

Projetando peas

Operaes nos elementos de montagem (componentes): Quando voc clicar com o boto direito do mouse sobre o nome da pea da montagem, um menu contextual aparece permitindo que voc modifique esta pea... Este menu quase o mesmo que aparece quando voc edita uma pea e voc clica com o boto direito do mouse sobre o nome da pea (veja Editar um elemento). As novas funes disponveis so: "Extrair", "Lista de materiais = UNIDADE SIMPLES" e "Editar modelo". Funo Extrair Lista de material = UNIDADE SIMPLES ou SUBMONTAGEM Editar modelo Descrio
Permite remover uma pea da montagem. Permite definir a lista de material.

Permite abrir o documento modelo da pea (componente).

Exibio de informaes complementares: Voc pode adicionar informaes na rvore de construo de um elemento usando as opes disponveis Ferramentas | Opo - Outro:

Missler Software Brasil

19

Projetando peas

Smbolos usados na rvore de construo


A tabela abaixo explica o significado de cada smbolo ou sinal que aparece na rvore de construo: Smbolo/Sinal Caracteres em negrito Caracteres finos Descrio Elemento ou operao visvel. Elemento ou operao invisvel: Usando as funes Visvel = SIM ou NO do menu contextual

Exemplo

Aps arrastar para baixo o cursor de insero (para uma operao).

Caracteres em itlico

=0

Elemento automaticamente controlado pelo TopSolid (geralmente criado em um outro documento). Ex : Quando voc importar as junes de uma montagem com cinemtica na montagem final, as junes importadas sero exibidas em itlico. Sem resultados intermedirios so armazenados no modelador Parasolid para esta operao. A funo no ter efeito nesta operao. Um resultado intermedirio ter de ser armazenado em um modelador Parasolid para esta operao. A funo permitir excluir seus resultados intermedirios de modo a reduzir o tamanho do arquivo. A operao geomtrica mantida (veja tambm para obter mais detalhes). A operao ter de ser desativada. O cursor de insero permite exibir a parte em diferentes passos de sua concepo e inserir novas operaes. Simplificao de cursor permitindo que voc escolha o nvel do detalhe da forma simplificada. Elemento ou operao invlida.

=*

<>

()

20

Missler Software Brasil

Projetando peas

Operao desativada automaticamente Smbolos usados em montagens Feito em elemento local (slido ou superfcie) Sub montagem includa usando a funo Montagem | Incluir sub montagem / pea. Elemento includo usando a opo PARCIALMENTE INCLUDO da funo Montagem | Incluir sub montagem / pea ( ou "Montagem | Incluir elemento" nova funo a partir do TopSolid 2003 ) Usar componente padro.

Manter operaes geomtricas


Menu: Forma | Gerenciamento | Manter operaes geomtricas. Descrio: Permite otimizar a pea atualizada forando manter um resultado intermedirio. Princpios gerais: 1. Selecione a face da operao que voc queira manter a geometria. 2. Escolha a melhor operao na lista se a face selecionada for parte de vrias operaes.

Pontos especficos:
Quando uma operao geomtrica for mantida, ela ser indicada na rvore de construo com os smbolos "<..> " ao lado da operao

O resultado intermedirio ser automaticamente mantido. A preservao de uma operao interessante quando a operao extensa para calcular. Mas, o tamanho do arquivo pode aumentar um pouco.

Missler Software Brasil

21

Projetando peas

Depurar operaes geomtricas


Menu: Forma | Gerenciar | Depurar operaes geomtricas Descrio: Permite que voc exclua os resultados intermedirios, mesmo aqueles que voc manteve usando a funo "Manter operaes geomtricas". Princpios gerais: Selecione a forma a depurar. Pontos especficos: Esta funo permite que voc diminua o tamanho do seu arquivo salvo (voc deve salvar o arquivo, aps usar a funo). Entretanto, o primeiro recalculo ser longo porque todos os resultados intermedirios sero recalculados. Na rvore de construo, voc pode visualizar para cada operao se sua geometria mantida ou no: = * : a operao geomtrica mantida (automaticamente pelo TopSolid) = 0 : a operao geomtrica no mantida. = <..> : a operao geomtrica mantida (manualmente pelo usurio com a uno Manter operao geomtrica).

Nveis
Legenda de nveis _ nvel vazio O nvel usado X nvel congelado Azul nvel corrente Preto nvel inativo (blank) Vermelhonvel ativo (visvel) Azul nvel selecionado quando agrupado

Com o uso dos nveis voc pode desenhar na tela como se voc estivesse trabalhando com vrias camadas de papel transparente. A qualquer momento um nvel estar corrente sobre os 1000 nveis disponveis. Todos os elementos que voc criar no nvel corrente sero associados a este nvel. Voc pode tornar nveis ativos, tornando visveis os elementos associados a este nvel, ou inativo, tornando os elementos associados a este nvel invisveis. Isto similar a adicionar ou remover um nvel. Voc pode modificar os nveis clicando no nvel corrente exibido na barra de status. A caixa de editor de nveis exibida: 1-Esta rea exibe a lista de nveis em uso bem como os grupos. Quando voc clicar em um dos nveis exibidos, voc aplicar a ao corrente neste. 2- Aes so nveis ativar/desativar, nveis. Congelar/descongelar, Nome para designar nomes aos nveis, grupo de nveis (um grupo de nveis sempre nomeado), desagrupar um grupo de nveis.
Missler Software Brasil

3 2 4 22

Projetando peas

3- Editar um campo permite a voc inserir os nveis nos quais voc deseja aplicar as aes selecionadas. As aes so validadas pressionando OK ou TAB. Voc pode inserir os nveis um de cada vez, vrios de uma vez, separandos-os por uma vrgula, inserindo os limites de uma lista separada pelo sinal -. 4- O campo de nvel corrente permite inserir o nvel corrente, usando tanto seus nmeros quanto seu nome. Se voc inserir um nome que no existir, o primeiro nvel sem nome adquiri este nome e se torna corrente. Quando clicar no boto >>, voc acessa uma verso do editor. Esta pea contm duas colunas. 5- O painel permite a voc visualizar os nveis em forma de tabela. 6- Tipos permite a voc modificar o estado do nvel como uma funo do seu tipo. Finalmente voc pode modificar um nvel de elementos existentes usando Atributo | Nvel.

Missler Software Brasil

23

Projetando peas

Procedimento Padro
Criar um contorno usando a tcnica adaptada para a topologia da pea. Criar a base das formas. Configurao das operaes da pea

Exemplo: Criando um suporte

Neste exemplo, voc ir desenhar um suporte para o micro-motor. Voc iniciar esboando um contorno e ir dimension-lo com restries. Ento voc ir criar a base da pea e ir usar operaes clssicas (furao, chanfro, arredondamento). Finalmente voc ir propagar operaes e modificar seu tipo de material.

24

Missler Software Brasil

Projetando peas

Criando o contorno da pea

Criar um Novo documento TopSolid baseado no modelo 1 Sistema de coordenada. Esboce a geometria dando pontos consecutivos representando a seo do suporte.

Use Mover pais para modificar pontos para ajustar um ngulo perpendicular. As restries perpendiculares so implcitas quando as linhas so paralelas ao eixo, portanto voc no precisa neste caso criar dimenses com um ngulo de 90 .

Restringindo um contorno

Dimensione esta geometria para restringi-la. Certifique-se de que as dimenses esto todas em verde. Selecione as linhas para criar a restrio paralela (setas nas extremidades em vez de crculos).

Aplique uma restrio de simetria controlando a dimenso. Para fazer isto, use Modificar e selecione a dimenso na sua linha de base, clique sobre o boto RESTRIO e selecione o eixo Y. Crie uma Dimenso da linha inferior interna ao eixo X.

Missler Software Brasil

25

Projetando peas

Aps analisar, melhor dimensionar a espessura inferior. Excluir a dimenso 60mm e crie outra na base. Dimensione ambas as linhas horizontais (15mm).

Ento Modifique os valores da dimenso como mostrado. Use qualquer um desses 3 cones.

Criando a base da forma


Extrude o esboo como um slido com alinhamento centralizado, como mostrado aqui.

Furando o suporte

Fure a face de topo usando Formas | Furao. Use as arestas de referncia como mostrado ao lado e selecione um furo roscado M3, profundidade de 6mm, com um furo 2.5 e profundidade de 8.5mm.

26

Missler Software Brasil

Projetando peas

Propagar a operao de furo com Forma | Propagao. Defina multiplicao da propagao: 1linear ao longo de - Z com distncia total de = 21mm, e 2- uma propagao espelho no plano YZ.

Propagando a operao de furo

Quebre as arestas com chanfro e arredondamento usando chanfro 0.5mm x 0.5mm, e arredondamento r=2mm.

Modificando as dimenses de controle

Para modificar o suporte, reduza a dimenso de base para 4mm e U para 6mm.

Definindo o material da pea

Definir tambm seu material como alumnio usando Atributos | Material. Este atributo visvel no modo renderizao realstica.

Analise a espessura de U usando a funo corte dinmico: ajuste o plano de corte selecionando a face, ento tecle F8 e mova a seo de corte com BE.

Missler Software Brasil

27

Projetando peas

Exemplo: Desenhando um pisto

Neste exemplo, voc ir aprender como projetar um pisto usando operaes principais no menu Forma. Siga o guia!

Esboce esta geometria e crie dimenses. Use Curvas | Espessura para criar um contorno interno fechado com linhas nas extremidades.

Espessurando um contorno

Criando a forma da base

Crie uma Forma revolucionada com um ngulo de 180 em torno de Y+.

Mude seu nvel atual para o nvel 1 clicando com o BM sobre o numero ento na barra de status na parte inferior da tela e desabilite o nvel =0. Voc pode mudar o nvel de um elemento existente com Atributo | Nvel.

Modificando o nvel atual

28

Missler Software Brasil

Projetando peas

Desenhando o contorno de elevao


Defina a geometria bsica (crculo, eixo e o contorno offset).

Esboce o contorno selecionando todos os elementos. A restrio perpendicular intuitivamente aplicada no eixo offset.

Unindo os parmetros
Aqui esto 2 dimenses controladas com 6mm. Ative o nvel 0 e unir esses 2 parmetros usando Parmetros | Fundir. Nomeie os parmetros para analisar se eles esto unidos ou no com Parmetros | Nome.

Transformando o contorno
Transladar a curva em -Z com 4 mm com Curvas | Transformar. Crie uma forma extrudada do contorno atravs do slido.

Unindo as 2 peas
Use Forma | Unir no modo OPERAO LOCAL para excluir a face externa.

Adicionando operaes especficas


Fure com 4mm centralizado na elevao circular. Adicionar ngulos nas faces internas de 1 . Forma | Desenho.

Missler Software Brasil

29

Projetando peas

Quebre as arestas internas com Forma | Arredondamento R=0.4mm.

Duplique a metade superior do pisto usando Forma | Outras operaes | Pattern com propagao ESPELHAMENTO SIMPLES em XY+.

30

Missler Software Brasil

Projetando peas

Esboando o contorno de corte


Crie um crculo e crie uma forma extrudada sobre o eixo +Z com os valores exibidos a seguir. Dimensione seu ponto de referncia no eixo X do Sistema de coordenada

Subtrair o cilindro da forma do pisto.

Modificando o pisto com a rvore de construo

Abra a janela da rvore de construo e edite a rvore do pisto. D duplo clique com BE no parmetro do desenho 1 . Mude-o para 1.5 .

Missler Software Brasil

31

Projetando peas

Exemplo: Modelando uma tampa para o bloco do motor

Nas prximas pginas, voc ir criar a tampa do bloco do motor como mostrado acima. Esta pea ilustra, muitas das tcnicas usadas para a criao desta pea clssica. Voc seguir o procedimento padro para modelar uma pea esboada anteriormente. Para este workshop crie um novo documento usando um modelo em milmetros.

32

Missler Software Brasil

Projetando peas

Criando a base da forma


1Crie um crculo controlado por seu centro e seu dimetro. 30mm 2- 2 linhas de esboo a 45 e 135 3- Posicione 1 crculo (5mm) na interseco, e repita este elemento com uma propagao circular. 4Criar um contorno por elementos de esboo para definir um trajeto. Usar a opo linha para adicionar linhas tangentes se necessrio.

5- Criar uma extruso da forma da base ao longo da direo +Z com uma altura de 2mm. 6- Aplicar um draft de 1 com a face inferior como a face de origem e com o plano de referncia -XY. 7- Adicionar arredondamentos sobre cada aresta de R0.2mm

Adicionando uma elevao


1 Criar um crculo de 25 centralizado na origem. 2 Gerar uma elevao de 16mm de altura com um raio de concordncia de R0.5mm

Cavidade
1 Criar uma curva offset a 2.5mm do do crculo precedente. 2 Usar Forma | Cavidade na face de topo com 16mm de profundidade, raio inferior R0.5mm, raio de topo R1mm e ngulo de sada 1

Missler Software Brasil

33

Projetando peas

Adicionando uma elevao circular interna


1 Criar um crculo (5mm) centralizado na origem. 2 Adicionar uma elevao dentro da cavidade com Forma | Elevao: 5mm de altura, raio de topo R0.2mm, raio de concordncia R0.2mm, ngulo de sada 1 .

Reforando a pea com nervuras transversais


1 Criar curvas offset (2mm) em ambos os lados da linha de esboo 2 Criar um crculo 13mm centralizado e posicione um outro crculo 4mm na interseco 3 Criar um contorno nos elementos de esboo.

4 Adicionar uma elevao com altura de 3mm, raio de topo R0.2mm, raio vertical R0.2mm, raio de concordncia R0.2mm.

34

Missler Software Brasil

Projetando peas

Propagando a elevao
1 Propagar a elevao com Forma | Propagao definindo circular em 360 em +Z com um nmero total de 4.

Furao
1 Furar 1 orelha com um furo passante 3mm. 2 Propagar a operao de furo opo circular em +Z com um nmero total de 4, ou use Forma-GerenciarCopiar Operaes para obter outros 3 furos independentes tendo seus prprios parmetros.

Chanfrando a tampa
Usar Forma | Chanfro 0.5mm x 0.5mm na aresta circular externa.

Missler Software Brasil

35

Projetando peas

36

Missler Software Brasil

MONTAGEM DE COMPONENTES
Tcnicas
Montagem uma das ferramentas mais importantes quando voc projeta um mecanismo complexo. Este workshop trata dos seguintes tpicos: O que uma montagem? Tcnicas de montagem Onde encontrar as funes de montagem? Procedimentos de posicionamento Ento alguns exemplos iro demonstrar as diferentes tcnicas usando atravs de um crter, um layout ou uma sub-montagem de um parafuso de carburador.

Montagem de componentes

38

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

Oque uma montagen ?


Montagem um mecanismo que permite a voc obter um conjunto incluindo peas ou sub montagens. Esta incluso de componentes respeita um posicionamento. Voc tambm pode usar componentes para definir uma famlia de peas e organiz-las dentro de um padro (veja o workshop criando componente padro). Quando uma pea includa em uma montagem, esta se torna um componente. Uma montagem pode ser uma submontagem de outras montagens.

Um componente usado para definir como uma pea includa em uma montagem. Existe um documento padro que define uma pea ou vrias peas fazendo uma sub-montagem. Consequentemente os componentes so referenciados pelo arquivo de montagem que possui a mesma extenso da peas (.top).

Tcnicas de montagem
5 mtodos so possveis para definir uma montagem.
In Place Armazenando

In place (top down) o mtodo mais simples para definir uma montagem. 1- Iniciando seu trabalho na montagem, Projete todos os componentes in place no mesmo documento, e este representar a montagem. 2- Opcionalmente explode a montagem armazenando componentes em arquivos nicos (1 componente por arquivo). Este mtodo adaptado para um pequeno nmero de peas (menor que 50) quando voc trabalha sozinho. Dividir elementos de parmetros e geometrias em seu projeto muito mais fcil (um parmetro pode dirigir vrios componentes). Usar os nveis recomendado para organizar a visibilidade de cada componente, os elementos da montagem podem ser criados em nveis separados.

Missler Software Brasil

39

Montagem de componentes

Montagem (Bottom up)

Incluindo

o mtodo tradicional. 1- Projete as peas em documentos diferentes. 2- Inclua as peas em uma montagem, e junte as peas como definido em seu projeto. Projeto Bottom up a tcnica preferida quando voc trabalha em engenharia concorrente em um projeto grande, ou quando estiver usando peas previamente construdas. adaptada para montagens com mais de 50 componentes, porque so projetados independentemente. Seu relacionamento e regenerao so mais simples do quem em uma montagem in place design.

Montagem

Incluindo

Hbrido, mistura entre in place design e montagem

In Place

Montagens criadas in place podem ser usadas como sub-montagens em um projeto bottom up. 1- Projete suas peas in place em um documento, por exemplo, uma pea com parafuso. 2- Inclua estes elementos como um submontagem em outra montagem. recomendado para definir pequenas submontagens com este mtodo.

Este mtodo oferece um forte relacionamento entre peas e montagens em um processo de engenharia concorrente. 1- Construa um layout feito por elementos simples mostrando onde pertence cada componente na montagem. 2- Crie peas ou sub-arquivos de documentos onde voc armazena o que voc precisa para projetar a partir de um layout: Geometria funcional, parmetros, Sistemas de coordenada... 3- Incluir em uma montagem todos os documentos. As peas e sub-montagens. Consequentemente o layout controla as peas e a montagem

Layout

40

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

By assembling

Semi-acabamento
Este mtodo particularmente adaptado por projetistas que desejam trabalhar em modo de montagens semi-acabadas. 1- Projete sua montagem in place, usando representaes simblicas(sem detalhes). 2- Fazer o armazenamento da pea para detalhar em um documento diferente. 3- Definies completas da pea detalhando esta com operaes

Montagem
Onde encontrar as funes de montagem?
As funes esto disponveis nos documentos do TopSolid no menu Montagem. Voc pode incluir qualquer elemento com Incluir elementos. Montagem ou sub-montagem podem ser definidos com o comando Definir montagem. Finalmente, voc pode incluir peas padres com Incluir Padro. Voc pode criar uma exploso da montagem em outro documento com Criar exploso da montagem. Voc pode ainda modificar o posicionando de um componente na montagem.

Missler Software Brasil

41

Montagem de componentes

Procedimentos de posicionamento
Posicionamento restringido

A restrio de posicionamento permite montar uma pea ou um conjunto de peas (submontagens) em referncia a uma outra pea. Esses 2 elementos so usualmente separados em 2 documentos diferentes, mas eles podem ser de um mesmo arquivo. A restrio de posicionamento disponvel no menu: Montagem |Criar Sistemas de restries. Exemplo: projetar com diferentes subconjuntos (motor, peas comuns a outros componentes mecnicos...). Graas restrio de posicionamento, as posies para todas essas submontagens sero recalculadas corretamente aps projetar as modificaes.

Restries principais
Mate Acoplar 1 face de um elemento a inserir (geometria de origem), sobre 1 face de um elemento receptor (geometria de destino). possvel dar uma distncia entre essas 2 faces com a rvore de construo. Nota: a direo do material oposta.

Alinhamento Alinhe 1 face de um elemento a inserir (geometria de origem) com 1 face de um elemento receptor (geometria de destino). possvel dar uma distncia entre as 2 faces com a rvore de construo. Nota: o resultado do offset igual para ambos.

42

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

Orientao

Restrio de direo de uma aresta ou eixo com um ngulo controlado. Este ngulo pode ser modificado. Eixo sobre eixo Cria um eixo restringido pela seleo de um eixo em uma aresta circular.

Posicionamento no Sistema de coordenada Permite montar uma pea ou um conjunto de peas (subconjunto) a partir de um Sistema de coordenada de origem de um documento modelo para um Sistema de coordenada de destino de um documento receptor. O posicionamento no Sistema de coordenada oferece as mesmas caractersticas como a restrio de posicionamento, mas tambm d a possibilidade de trocar ou copiar todos componentes. Voc deve definir primeiro o Sistema de coordenada antes de usar esta funo.

Conectando a biela posicionada com o Sistema de coordenada

Posicionamento por Ponto-chave / Sistema de coordenada chave Permite que voc crie uma unio exata de um ponto-chave ou Sistema de coordenada chave em um documento modelo com o Sistema de coordenada de um documento de recepo.

Posicionamento geomtrico de controles Isto permite que voc crie uma unio exata de um ponto de controle ou Sistema de coordenada em um documento modelo com os mesmos elementos nativos de um documento recebido. Veja o workshop criando um componente padro para mais informaes.
Perfil com controle de pontos

Missler Software Brasil

43

Montagem de componentes

Procedimento montagem)

Padro

(para

1- Incluir padro, conjunto ou elementos usando Montagem | Incluir. Nota: o documento Atual deve ser o documento de recepo (montagem). 2- Escolha na janela do documento do componente. 3- Selecione o mtodo de posicionamento RESTRIO DE POSICIONAMENTO.
montagem (receptor) componente (sub-conjunto)

4- Definir a primeira restrio MATE.

Geometria de destinogeometria de origem

5- Definir a segunda restrio ALINHAMENTO.

Geometria de destino geometria de origem

6- Definir a terceira restrio ALINHAMENTO.

Geometria de destino geometria de origem

44

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

8- Uma vez que as restries so definidas, a montagem est completa.

9- Visualizar a restrio com a rvore de construo.

10- Repetir este componente propagao em espelho.

com

uma

11- Modifique o parmetro de distncia na rvore de construo para mover os componentes.

Missler Software Brasil

45

Montagem de componentes

Exemplo: Montando um crter

Neste exemplo ser demonstrado o projeto acima, usando o Sistema de coordenada e a restrio de posicionamento. Ento voc ir criar uma vista explodida da montagem, e gerar um detalhamento com a lista de material.

46

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

Abrindo os arquivos

Abra todas as peas que formam a montagem localizada na pasta Workshop | Montagem | Crankcase. Voc pode dividir as janelas do documento para conservar espao em seu desktop.

Incluindo elementos da pea

1- Crie um novo documento representando o documento de montagem. Salve-o como Montagem. top

2- Incluir elemento o crankcase usando o Sistema de coordenada de posicionamento

3- Incluir elemento o bracket usando a restrio de posicionamento: 1 mate(a), e 2 eixo sobre eixo (b)

Missler Software Brasil

47

Montagem de componentes

4- Modifique o crankcase na montagem para exibir o Sistema de coordenada de conexo superior como um elemento auxiliar.

5- Incluir elemento de conexo usando o Sistema de coordenada auxiliar do Crankcase.

Criando um sub-conjunto

1- Criar um novo documento 2- Incluir elemento cover com o Sistema de coordenada de posicionamento, e o retentor com restrio de posicionamento: 2 eixo sobre eixo e 2 mate sobre a ranhura 3- Criar um conjunto com Montagem | Definir montagem. Nomeie o conjunto com Descrio/Montagem do motor. Controle a estrutura do conjunto cover com a rvore de criao. 4- Salve o documento como montagem Cover.

Incluindo um conjunto
1- Crie um documento de Montagem atual 2- Incluir o conjunto cover com as restries de posicionamento: 1 mate (a) e 2 eixo sobre eixo (b), ou 1 mate (a), 1 eixo sobre eixo (b) e 1 orientao (c) para criar 2 direes paralelas. Certifique-se que a ranhura do cover est para cima.

48

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

Incluir um parafuso padro


1- Incluir padro, componente da norma AFNOR, famlia Elementos de fixao, tipo Parafuso, variante Parafuso de cabea cilndrica plana, cdigo M2.5x6, com propriedade do material ao revestimento polimento 2- Posio do parafuso com restries usando 1 mate e 1 eixo sobre eixo

3- Propagar o parafuso usando a propagao circular ao longo de X+ em 360 com o nmero total de instncias 4- Use a rvore de construo para controlar os modelos, posicionamentos, sub-montagens, restries...

Criando a exploso da montagem


1- Criar um novo documento 2- Criar exploso da montagem. Use o Sistema de coordenada de posicionamento e uma exploso radial ao longo de +X com um centro de exploso na origem. 3- Ajustar o eixo de exploso e os coeficientes radiais na rvore de construo. 4- Idealmente aplicar a transformao sobre componentes para obter uma vista explodida compreensvel com Forma | Outras operaes | Transformar

Missler Software Brasil

49

Montagem de componentes

Criao de uma vista explodida


1- Criar um novo documento TopSolidDraft baseado no modelo A4V 2- Responda os campos de informaes gerais com Arquivo | Propriedades : Ttulo1 Crankcase e o nome da empresa Workshop 3- Criar uma vista principal da exploso em perspectiva. 4- Crie a lista de material usando um modelo padro, da vista explodida, posicionada ao topo da legenda. 5- Indexar os bales na vista explodida. ndices na lista de material

6- Usar modificar na lista de material ou nos ndices para desativar o clculo, mudar os estilos,...

50

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

Modificar o tipo de Lista de Material


Pelo padro a lista de material est ao nvel superior, o qual significa que ela representa o primeiro nvel do subconjunto. Troque para o planificar bom para relatar todas as peas, com modificar na lista de material.

Obviamente no Segundo caso do conjunto do ndice o conjunto Cover no mais vlido e as peas constituintes do conjunto devem ser re-indexadas.

Exportando a Lista de Material no Excel


Use Lista de material | Exportar tabela para criar um arquivo Excel (extenso. xls) ou arquivo de texto, e usar o Excel. Esses dados no so ligados ao desenho e so independentes.

Missler Software Brasil

51

Montagem de componentes

Exemplo: Layout do micro-motor

Neste exemplo voc ir aprender como compartilhar e duplicar os parmetros e a geometria entre documentos. Este exemplo ilustra o layout do mtodo de montagem, particularmente adaptado para o processo mecnico simultneo.

52

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

Compartilhando os parmetros usando um layout de montagem


O objetivo ligar o parmetro a definidos no layout com o parmetro de conexo da biela igual a 30. Para conseguir isto: 1- Abra o documento layout.top a qual contm todas as informaes funcionais da montagem: parmetros, pontos, Sistemas de coordenada, linhas de esboo... 2- Abra a pea conrod.top. Dividir verticalmente suas 2 janelas. Certifique-se de que o conrod.top o documento atual.

3- Criar um parmetro duplicado de a. Selecione duplicar parmetro na barra de cones parmetro.

4- Modificar o parmetro de distncia do centro substituindo-o por a. Permite que voc o substitua por outro valor.

Missler Software Brasil

53

Montagem de componentes

Compartilhando os elementos geomtricos


O objetivo duplicar um elemento de posicionamento (Sistema de coordenada) definido em Layout.top. 1- Criar um novo documento TopSolid nomeado Montagem.top 2- Criar uma rplica do Sistema de coordenada com o cone duplicar Sistema de coordenada sem transformao. Selecionar o Sistema de coordenada do conrod no layout

Nota: voc pode criar uma duplicao de qualquer elemento com os cones de parmetro, Sistema de coordenada ou ponto. Para curva ou forma, use as funes Duplicar em Curvas e Formas. Para outro elemento usar Editar | Repetir.

Ento use este Sistema de coordenada para Incluir o elemento conrod. Repetir o mesmo procedimento para incluir todas as peas: combinando o sistema de coordenada de posicionamento e a restrio de posicionamento permitida.

Modificando os parmetros do layout


Modificando esses parmetros voc ir ento afetar as dimenses de conexo e posicionamento da biela. O projeto baseado consequentemente nos parmetros 'mestres' no layout, as quais controlam toda a montagem.

54

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

Exemplo: Subconjunto do parafuso do carburador in place

Este rpido exemplo ilustra como criar uma pequena montagem usando a tcnica in place.

Missler Software Brasil

55

Montagem de componentes

Criando contornos
1- Usando contorno, escolha os pontos para definir o parafuso. 2- Dimensione-os com alguns dimetros da metade da pea restries a obter facilmente pelo controle de dimenses. 3- Modificar parmetros como os valores exibidos a seguir. 4- Para definir o sinal de ligao, desenhe um contorno retangular designando 2 pontos de diagonais existentes na ranhura do parafuso. 5- Quebre os cantos com arredondamento global R0.5mm

Criando peas revolucionadas


Use esses 2 contornos para criar 2 formas revolucionadas 1- Corte a cabea do parafuso pela subtrao de um bloco alinhado na origem, com dimenses comprimento em x = 2mm, comprimento em y =1-mm, comprimento em z = 10mm 2- Quebre as 4 arestas com arredondamentos R0.1mm 3- Quebre a aresta final com chanfro 0.2mm x 45 4- Rosquear a face do parafuso no modo automtico usando o padro ISO e com rosca completa

Identificando a montagem
Para denominar essas 2 em uma sub-montagem, use Montagem | Definir montagem. Ento selecione o parafuso e o retentor. Com a opo Caractersticas d uma descrio para o conjunto: Parafuso do carburador. Voc pode controlar os conjuntos de componentes com a rvore de construo. Preencha os materiais para ambas as partes com Atributos | Material: parafuso material = ao, retentor material = chloroprene (neoprene) e revestimento = pintura preta lustrosa. Salve esta montagem a fim de us-lo com Montagem | Incluir sub-montagem/pea.

56

Missler Software Brasil

Criando uma forma livre


Tcnicas
Neste workshop voc ir encontrar: Onde esto as funes de superfcie? Quando eu devo us-las? Terminologias de superfcie Esses 2 exemplos iro instruir voc sobre como criar uma hlice e tambm importar um grupo de superfcies IGES e tambm solidificar essas superfcies.

Montagem de componentes

58

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

As funes de superfcie esto em Forma | Outras formas.

Onde esto superfcie?

as

funes

de

Quando eu devo us-las?

Ao formar uma pea complexa muitas vezes requer ferramentas sofisticadas: usando 3D primitivos como bloco, cilindro ou contorno uniforme baseado em forma como extrudar ou revolucionar no so adaptados. Neste caso voc utiliza funes especficas de superfcie. Estas funes permitem que voc crie slidos paramtricos ou superfcies curvas com visualizao de arame. Formas resultantes complexas podem ser naturalmente usadas em montagem como componentes por instncia, e podem ser melhorados com operaes (arredondamentos, chanfros, furao, limitao,...).

No TopSolid todas as formas complexas so definidas como essas: as curva limites de uma superfcie so chamadas de arestas limites (uma forma slida no tem arestas limites). Essas formas podem ser limitadas por outras, nesse caso elas so nomeadas superfcies limitadas. Todas essas definies sero teis em algumas definies do TopSolid (arco, tangente, ...) Para algumas funes voc ser alertado para curvas guias (diretrizes) e sees curvas (geratrizes).

Terminologia de superfcies

Missler Software Brasil

59

Montagem de componentes

Exemplo: Formando uma hlice

Siga este exemplo para projetar uma hlice bsica. Voc usar funes de formas complexas usuais para criar slidos em forma livre.

60

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

Trabalhando as curvas das lminas

1- Criar uma elipse por 3 pontos 2- Dimensione 2 pontos sobre o eixo x e o eixo y e modifique os valores

3- Repita a elipse com uma propagao linear ao longo de +Z com uma distncia total de 50, nmero total de instncias 3, no modo copiar operao existente, para obter parmetros independentes. 4- Modifique os parmetros de ambas as elipses repetidas (valores 1= 0.8mm e 2=1mm)

Modifique o Sistema de coordenada de orientao para obter uma rotao no eixo Z de: 5- 30 6- 60

Criando um slido usando loft


Use loft e selecione as 3 elipses. Certifique-se de que as direes so iguais.

Missler Software Brasil

61

Montagem de componentes

Adicionando um slido na extremidade da lmina


1- Mudar o Sistema de coordenada atual para a menor elipse do Sistema de coordenada. 2- Criar o eixo da elipse. 3- Criar um esboo definindo a seo do meio da elipse.

4- Use o esboo para criar um slido revolucionado no . eixo -Y com um ngulo de 180 5- Criar uma pea usando unio entre a lmina e a forma revolucionada.

Criando curvas no centro do corpo


1- Mude o Sistema de coordenada atual para o sistema de coordenada original da elipse 2- Crie um outro Sistema de coordenada usando Ferramentas | Sistema de coordenada, XZ e selecione como atual.

Sinta-se livre para usar nveis para organizar as curvas no nvel 1, slido no nvel 0, ... Um outro modo usar os filtros nas opes de renderizao. Ento crie este esboo usando o mtodo clssico.

Criar um Sistema de coordenada duplicado do ltimo sistema de coordenada com Sistema de coordenada | cone Duplicar Sistema de coordenada. Use Translao, +Z, 5mm. Selecione como atual o Sistema de coordenada

62

Missler Software Brasil

Montagem de componentes

Esboando os contornos centrais


Criar este esboo usando crculo e contorno.

Ento: 1- Espelhar o esboo no Sistema de coordenada original usando Editar | Duplicar 2- Criar o eixo para pegar facilmente os pontos de interseco. 3- Mude o Sistema de coordenada atual usando o primeiro Sistema de coordenada ortogonal 4- Criar 2 arcos controlados por 3 pontos (usar Circulo a opo Passando pelo ponto no lugar de centro do crculo) , as quais so interseces entre o esboo e o eixo. Agora, todas as curvas necessrias para gerar o slido esto em posio.

Criando um slido patchwork


Criar um slido com patchwork selecionando todos os esboos. O resultado um slido.

Missler Software Brasil

63

Montagem de componentes

Adicionando operaes
1- Espelhar a lamina com pattern 2- Unir os 2 slidos com um arredondamento R2mm 3- Quebrar as 2 arestas circulares com arredondamento R0.5mm 4- Furar a face superior usando Sistema de coordenada com 6.5mm

64

Missler Software Brasil

Workshop: Costura
Neste workshop, voc aprender como: Importar um arquivo IGES Criar um slido a partir de uma superfcie

Caso de estudo: Clamp.igs O arquivo Clamp.igs um arquivo de transferncia contendo um conjunto de superfcies, ns iremos usar estas superfcies para realizar um slido . Onde encontrar os arquivos iniciais? No CD1 do TopSolid 2005 na pasta Workshops/TopSolidDesign/Sewing. Passos do workshop Como importar um arquivo IGES Para importar um arquivo IGES ns precisamos usar a funo Arquivo, Abrir. Como criar um slido a partir de uma superfcie A fim de transformar superfcies em slidos, ns precisamos costur-las e preencher todos os furos.

Workshop: Costura

Como importar um arquivo IGES 1 Importar o padro Use a funo Arquivo, Abrir. Selecione o arquivo tipo IGES, e abra o arquivo Clamp.igs deixando todos os parmetros ajustados como padro (para mais detalhes nesta janela de importao, veja interface de tratamento ). 2 Visualizar todos os dados Uma vez que o arquivo esteja aberto, use os nveis de edio para verificar qual nvel est sendo usado. No arquivo Clamp.igs, o nvel 15 deve ser ativado como o que contm todas as superfcies.

Como criar um slido a partir de uma superfcie


Costura 3 Costura inicial Escolha a funo Forma, Outras operaes, Costurar. Use esta funo no modo SEM ASSOCIATIVIDADE a fim de que as superfcies bases que no possuem nenhum histrico de construo no sejam ligadas uma vez que a costura seja concluda. Ento na caixa de dilogo, deixe todos os ajustes como padro e costure Todas as superfcies. Aps os clculos serem completados, a costura ser: Tolerncia = 0.01mm nmero de slidos = 0 nmero de superfcies = 1 nmero de furos = 4

Identificar os furos
Aps a operao de costura, TopSolid indica que a pea tem quatro furos. Estes devem ser identificados e cobertos. 4 Identificar os furos A fim de fazer isto, aumente a espessura da linha corrente, mude a cor, ento clique no boto copiar ARESTAS LIMITE, o qual aparecer no final da operao de costura, ento clique em PARAR. Tambm possvel usar as funes Curva, Outras curvas, Copiar Arestas ou clicar no boto e selecionar a pea apropriada. ARESTAS LIMITE

66

Missler Software Brasil

Workshop: Costura

Tapar furos com superfcies


Existem vrias tcnicas para tapar furos: Duplicar uma rea existente pela simetria Criar 4 superfcies swept Criar uma superfcie ruled Criar uma superfcie de 4 curvas Duplicar uma superfcie existente por simetria O Furo nmero 1 pode ser fechado copiando a simetria da superfcie triangular. 5 Copiar a face de simetria que est faltando Use Formas, Outras formas, Copiar face duplicar a superfcie. 6 Duplicar pela simetria Ento use a funo Formas, Outras operaes, Transformar . Selecione a opo ESPELHO no plano ZX e clique na face previamente copiada. e como opo face LIMITADO para

Criar uma superfcie swept


O Furo nmero 2 pode ser fechado por uma superfcie swept, uma curva guia (A) e diversas sees curva (B e C).

7 Criar uma superfcie swept Use as funes Formas, Outras formas, Swept ou . Clique na curva guia A usando o modo sweep normal, ento automtico.

Missler Software Brasil

67

Workshop: Costura

Criar uma superfcie ruled


8 Construir uma forma Use Formas, Outras formas, Ruled ou clique em para tapar o furo nmero 3. Selecione as duas menores curvas e inicie o clculo, deixando os parmetros padres.

Criar uma superfcie de 4 curvas


9 Preencha com 4 curvas Use Formas, Outras formas, 3-4 curvas para tapar o furo nmero 4. Selecione as 4 curvas unidas em qualquer ordem, e clique em OK, deixando a opo de sincronizao como padro. Nota importante: Voc tambm pode usar Forma, Outras operaes, Tapar furo e ajustar a tolerncia.

Costura
Agora que os furos foram fechados, ns podemos repetir a ao de costura para produzir um slido. 10 Costura final Use Costura em modo SEM ASSOCIATIVIDADE. Deixe todos os ajustes como padro com tolerncia de 0.03 e costura Todas as superfcies. Aps a concluso do clculo, o relatrio de costura ser Tolerncia = 0.03mm nmero de slidos = 1 nmero de superfcies = 0

68

Missler Software Brasil

Workshop: Costura

Adicionar operaes e anlises


Agora que a pea um slido, possvel criar operaes, tais como furaes, raios,drafts, etc. 11 Adicionado operaes Adicionar um raio de 2 mm na aresta linear. Furar um Furo de 2 mm atravs da face retangular a 2 mm e 16 mm da aresta de restrio. Tambm possvel analisar as propriedades da pea

12 Analisar a massa do modelo Com uma construo em ao, a massa ser 1273.185 g.

Missler Software Brasil

69

Workshop: Costura

70

Missler Software Brasil

Usando parmetros
Tcnicas
Os parmetros podem ser muito teis em sua engenharia. Este workshop permite que voc descubra este lado do TopSolid. Este workshop organizado com os seguintes captulos: O que um parmetro? Quando eu devo us-lo? Onde esto as funes dos parmetros? Procedimentos padro Um exemplo relativo ao diagrama do micro-motor est no final deste captulo.

Usando parmetros

O que um parmetro?
Um parmetro um elemento originado do projeto. geralmente usado para aplicaes da engenharia: quando a geometria dependente em uma outra pea ou em uma relao da engenharia em considerao. Um parmetro pode ser um parmetro de controle (1) (valor da dimenso verde por exemplo) ou um parmetro resultante (2) (rea do contorno por instncia).

Quando eu devo us-lo?


geralmente usado para aplicaes da engenharia quando a geometria dependente de uma outra pea ou uma relao da engenharia em considerao. Por instncia, um crculo controlado por seu dimetro pode ser associado a um parmetro definindo o valor do dimetro nomeado "d'. Este nome pode ser usado em uma outra geometria para criar uma relao entre outros elementos.

Onde esto as funes dos parmetros?


Parmetros de terminologia: @105=(3)#22.51mm[-0.2,+0.5] onde @105 nome (3) nmero da instncia # valor calculado 22.51mm valores efetivos com [-0.2, +0.5] unidades de tolerncia
No menu Parmetro rene todas as funes relativas aos parmetros. A barra de parmetros tambm disponvel para criar parmetros de medio, para dividir os parmetros com outros arquivos... Expresses tambm so disponveis para criar parmetros com frmulas (veja os anexos para lista de funes matemticas).

Procedimento Padro
1- Projete sua geometria que pode ser modelo de arame ou slido. Os parmetros implcitos sero criados quando voc criar crculos, elipses, blocos, cilindros... 2- Criar os parmetros e relatar as dimenses para controlar as dimenses ou parmetros. 3- Usar os parmetros para criar clculos (otimizao, animao...), para criar componentes padres, ou para compartilh-los com outros documentos em processos de engenharia simultnea.

72

Missler Software Brasil

Usando Parmetros

Exemplo: Parametrizando o diagrama do micro-motor

Neste exemplo voc clssico do que voc pode fazer com as funes do parmetro.

ver o uso realmente

Criando uma geometria de arame

1- Criar um crculo centralizado na origem e control-lo pelo seu dimetro=16mm 2- Criar uma linha polar iniciando a partir da origem, controlada por um ngulo de 45 e seu comprimento igual a 10mm 3- Criar a linha de centro 4- Criar um ponto sobre a curva no eixo +Y usando o cone ponto na curva no modo de seleo 5- Criar uma linha entre o final da linha polar, e o ponto sobre o eixo +Y

Missler Software Brasil

73

Usando parmetros

Dimensionando a geometria
1- Dimensione a linha com orientao paralela entre os 2 pontos 2- Dimensione o ponto do eixo com sem restrio (dimenso amarela) para poder animar o mecanismo

Criando parmetros
1- Use Parmetro | Nome para criar os parmetros da biela e do curso diretamente pelo controle de dimenso, ou para renomear. 2- Use Parmetro | Criar com o tipo de unidade correta para definir o parmetro de ngulo: escolha diretamente a linha polar para obter seu parmetro do ngulo. Siga o mesmo processo para criar o parmetro de comprimento nomeado l, controlando o comprimento da linha polar 3- Para ligar uma dimenso de controle (dimenso amarela) para um parmetro, use Parmetro | Criar e clique sobre o cone parmetro de dimenso ento sobre a dimenso amarela. Nomeie como pisto.

Modificando os Parmetros
1- Modifique os valores da biela e do curso 2- Modifique o comprimento da linha polar l valor para curso/2

Animando o esboo
Voc pode animar o parmetro do ngulo com Parmetros | Animar. Tente diferentes valores para DT (passo), T0 e T1 (valores incio e fim)

74

Missler Software Brasil

Usando Parmetros

Otimizando um parmetro
Um parmetro de controle pode ser usado para criar clculos com Parmetros | Otimizar. Aqui o curso, a biela e o ngulo so parmetros de controle, o pisto um controle nico. Por exemplo, seria interessante saber qual o o ngulo quando o pisto igual a 32. Assim otimize o parmetro do pisto com um valor de 32. Ajustar o parmetro do ngulo com um valor mnimo de -90 e um valor mximo de 90 . Dimensione o ngulo da linha polar. De fato so 2 solues...

Calculando parmetros

Criar: 1- um parmetro de comprimento representando o dimetro do pisto com o valor de 16.42mm nomeado dimetro_do_pisto 2um parmetro de volume PI*((diametro_do_pisto**2)*curso)/4 capacidade_cbica com valor nomeado

naturalmente possvel otimizar a capacidade_cbica ajustando o curso ou o dimetro_do_pisto

Ligando com Microsoft Excel


Para usar o poder de clculo do Excel voc pode ligar os parmetros do TopSolid s variveis do Excel. Ns temos aqui uma planilha do Excel apresentando os valores corretos para o curso, dimetro do pisto e o comprimento da biela. Para importar esses valores no TopSolid, siga os passos a seguir: 1- No Excel, nomeie as clulas a exportar com TOP_nome_of_TopSolid_parametro No TopSolid ns temos os parmetros nomeados curso, biela e dimetro_do_pisto. A clula que contm o valor do curso deve ento ser nomeada TOP_stroke, clula do valor do comprimento da biela TOP_rod, clula do valor do dimetro do pisto TOP_piston_diameter. 2- No TopSolid, use Parmetro | Ligao com Excel, carregue o arquivo do Excel e Importe os parmetros. Os parmetros do TopSolid so imediatamente atualizados. Seguindo o mesmo processo, voc pode tambm exportar parmetros do TopSolid para o Excel. Tipicamente, o TopSolid calcula os parmetros (otimizao da capacidade cbica por exemplo) e exportar valores resultantes no documento do Excel.

Missler Software Brasil

75

Usando parmetros

Parmetros de Tolerncia
Um parmetro tem ao menos um valor nominal, que pelo padro seu valor efetivo. Voc pode especificar tolerncias positivas ou negativas para trocar o valor efetivo para valores nominal, mdio, mnimo ou mximo. 1- Especifique a tolerncia 0.01 para o parmetro da biela. Modifique seu valor e adicione uma tolerncia simtrica entre colchetes [ ] depois o valor: 30mm[0.01] 2- Especifique a tolerncia -0.1,0 para o parmetro do curso. Tipo 2 valores entre colchetes separados por uma vrgula: 16.42mm[-0.1,0] 3- Especifique a tolerncia da qualidade g6 para o parmetro do dimetro do pisto. Tipo da qualidade de referncia entre colchetes: 16.42mm[g6]

Modificando os valores efetivos


Use Parmetro | Valor efetivo para modificar os parmetros como mostrados aqui. Os smbolos de tolerncia so: ~ meio, < max, > min. Para visualizar o valor efetivo do dimetro_do_pisto: 1- Criar um crculo controlado pelo seu centro e dimetro 2- Use Parmetro | Fundir mantendo o dimetro_do_pisto e fundindo com o dimetro do crculo

Caso contrrio para uma informao completa sobre parmetros, crie uma tabela exibindo o nome, expresso, valor... Voc pode modificar os parmetros desta tabela tambm.

76

Missler Software Brasil

Usando Parmetros

Criando uma relao condicional


Use a relao condicional para garantir que o software escolha o melhor ajuste dependendo do comprimento da biela. Por exemplo, quando o comprimento da biela for maior que 31.5mm, o curso deve ser igual a 8mm. Use a expresso WHEN para criar uma condio. 1- Modifique o valor do curso para: WHEN(GREATER(biela,31.5mm),8mm, 16.42mm)

2- Modifique o valor da biela para 32. O curso agora igual a 8

Voc tambm pode usar outras funes lgicas como EQUAL, GEQUAL, LEQUAL, LESS, ... Veja no anexo ou em ajuda on-line para mais informaes.

Missler Software Brasil

77

Usando parmetros

78

Missler Software Brasil

Duplicando elementos
Tcnicas:
Este assunto torna-se muito complexo com associatividade. um dos tpicos mais difceis para explicar e entender. Duplicando em um contexto da associatividade torna-se complexo. Relaes entre elementos podem gerar pouco tempo em um caso, mas podem ser muito pesados em outros casos. Deste modo siga este workshop para entender quais so as possibilidades. Voc ver neste workshop: Definies Posicionando a transformao Propagao Metodologia de transformao Seguir operaes existentes e operaes subseqentes Fazendo a escolha certa Onde esto as funes de duplicao?

Um exemplo tentar demonstrar a maioria das funes interessantes.

Duplicando elementos

Definies
Quando voc move elementos geomtricos como curvas ou formas, voc aplica uma transformao como translao ou rotao. Quando voc duplica um elemento vrias vezes usando diferentes transformaes, voc aplica uma repetio. O conjunto dessas transformaes definidas na operao chamado propagao. Transformaes so translao, rotao, simetria... Este definido com rplica ou transformao pode ser modificado pelo elemento com a rvore de construo ou com Editar/ Modificar.

Posicionando a transformao
Duas transformaes particulares so usadas para posicionar componentes: Sistema de coordenada no Sistema de coordenada de posicionamento e restrio de posicionamento. O Sistema de coordenada de posicionamento calcula uma transformao que posiciona o Sistema de coordenada de origem no Sistema de coordenada de destino. O posicionamento restringido calcula uma transformao calculando uma lista de restries como mate, alinhamento,... Veja o Workshop "Montagem" para mais detalhes. Esses podem ser modificados usando Editar/Modificar a partir do componente e clicando na opo de posicionamento. Voc pode ento adicionar ou redefinir restries.

Propagao
Quando voc definir um conjunto de transformaes de uma vez, voc define uma propagao. A propagao usualmente composta pelo funcionamento de uma transformao bsica diversas vezes ou pela combinao de vrias transformaes. As propagaes so: linear, circular, retangular, matricial, espelhamento duplo... Voc pode modificar a propagao pela mudana de seus parmetros com a rvore de construo ou pelo menu Editar/Modificar o elemento usando propagao, como a operao pattern ou repetir, um componente...

80

Missler Software Brasil

Duplicando elementos

Metodologia de Transformao
Transformar pais
Isto move um elemento e seu elemento de controle (seus pais). Se voc escolher uma linha por 2 pontos, os pontos sero de fato transformados e a linha ser reconstruda posteriormente, com novos pontos de posio. Portanto, esta funo transforma simplesmente um elemento e seus elementos necessrios para reconstru-lo. Mas se um dos pontos de controle usado para o centro do crculo, o crculo tambm ser reconstrudo com novos pontos de coordenada... Esta operao no associada aos parmetros e no so armazenadas na rvore de construo. Essas funes devem ser usadas com cuidado, especialmente se um pai for compartilhado por vrios elementos.

Mover-rotacionar pais dinamicamente


Isto move e rotaciona dinamicamente os pais de um elemento. De fato, controla os elementos do elemento escolhido que sero primeiramente processados, depois o elemento final reconstrudo assim como todos os elementos de referncia. E isto cada vez que voc mover o mouse. uma atualizao dinmica para curvas e elementos bsicos. Entretanto, peas e formas tm um modo de atualizao diferente onde o resultado final calculado quando voc parar de mover.

Duplicar Curvas-formas
Esta funo aplica uma transformao em um elemento aps t-lo copiado. No final ns temos uma curva ou forma copiada a qual seguir as operaes subseqentes ou existentes aplicadas no original. Elementos duplicados dependem tambm da transformao usada: se voc mudar um parmetro desta transformao, o posicionamento ser afetado. permitido criar vrias duplicaes ao mesmo tempo. Cada duplicao tem o mesmo elemento original transformado vrias vezes. O nmero de duplicaes no podem ser mudados posteriormente. Eles so todos independentes. Voc pode mesmo excluir um sem modificar os outros.

Repetio
Repetir permite que voc duplique um elemento (forma, curva, texto, sistema de coordenada, componente...) vrias vezes e obter n cpias. Essas cpias dependem do elemento original e da propagao usada para a repetio. Voc pode modificar o parmetro de propagao (distncia total entre elementos em uma propagao linear) ou nmeros de instncias. Como para uma replica, voc pode selecionar o modo de cpia seguindo as operaes existentes ou subseqentes (veja mais para copiar operaes existentes). Elementos gerados pela repetio so ligados porque seguiro todas as modificaes feitas no original. Mas eles tambm so independentes porque se o elemento original uma forma, voc pode furar a terceira cpia e somente esta ser modificada.

Missler Software Brasil

81

Duplicando elementos

Rplica da rvore de construo


Voc pode criar n cpias de elementos independentes com Repetir no modo copiar operaes existentes. Essas cpias so todas independentes, se voc modificar uma, a outra no mudar. Esta funo til para economizar o tempo quando voc precisar reconstruir um outro elemento idntico, mas independente. Seria a melhor coisa a fazer se voc no tiver certeza se necessrio manter a associatividade entre os elementos.

Transformao Curvas-formas
Essas funes permitem que voc aplique uma transformao como uma operao durante seu processo de projeto. Por exemplo, se uma forma construda em um contorno voc no pode mov-lo sem mover o contorno. Use Transformar para modificar as dimenses da forma ou posies sem modificar o contorno original.

Pattern= Curvas e formas


Essas funes transformam um elemento e criam vrias cpias usando propagao. Essas funes geram um simples elemento combinando uma propagao que cria vrias cpias, e as une criando uma forma ou um contorno. Tipicamente voc pode projetar a metade ou o quarto de uma pea, e model-lo com propagao por simetria ou simetria dupla. Um contorno complexo pode ser simplesmente reduzido para seu elemento bsico por exemplo atravs de uma curva criar os dentes de uma engrenagem. SEGUIR OPERAES EXISTENTES SEGUIR OPERAES SUBSEQUENTES COPIAR OPERAES EXISTENTES

Seguir operaes existentes ou subseqentes?


Todas as ltimas funes apresentadas a maioria das vezes tem um modo seguindo operaes existentes ou subseqentes. Por exemplo, voc projeta um slido extrudado com um furo (1). Voc criar uma cpia (2) desta forma. 2 modos so possveis:

82

Missler Software Brasil

Duplicando elementos

Se voc usa seguir operaes subseqentes, um arredondamento aplicado na pea original ser propaganda na duplicata.

Se voc usa seguir operaes existentes, a forma duplicada no ser modificada.

Entretanto, a forma duplicada no uma cpia bsica da original. Se voc modificar uma das operaes existentes antes de duplicar, a forma duplicada ser modificada. Para uma cpia bsica da original, crie uma duplicao e quebre a associatividade imediatamente.

Fazendo a escolha certa

Aqui esto algumas regras bsicas para encontrar a melhor funo a usar. Voc deve saber primeiro se voc quer modificar o elemento original, ou criar um ou diversos. Funes como Repetir ou Duplicar criam novos elementos, Transformar ou Pattern modificam o elemento original. Se voc quiser criar novos elementos e ento modificar o nmero de instncias, use Repetir. Duplicar prope um nmero de cpias, mas no pode ser mudado posteriormente (a funo no associada ao parmetro). s vezes Repetir usado para criar simetria. melhor usar Duplicar caso voc queira criar um elemento novo. Estas otimizaes desempenham e oferecem maior flexibilidade. Adiante existem funes de duplicaes existentes (curva, forma, pontos, parmetro, sistema de coordenada). Em caso particular onde a pea ou a curva podem ser simplificadas pela metade ou quarto, use pattern para obter uma pea ou uma curva.

Editar Curvas Curvas | Outras operaes Forma Forma | Outras operaes

Onde esto duplicao?

as

funes

de

Voc pode encontrar todas essas funes no menu Editar Curvas e Forma.

Missler Software Brasil

83

Duplicando elementos

Exemplo: Camisa do Motor


Neste exemplo voc ir descobrir as diferentes tcnicas mostradas previamente sobre duplicao de um elemento. Siga o guia!

84

Missler Software Brasil

Duplicando elementos

Criando a base
1- Esboce este contorno por pontos e dimensione com restries mostradas a seguir. Nomeie 3 parmetros a, b e c 2- Crie uma revoluo.

Repetindo aletas
1- Crie um cilindro 50 ao longo de +X altura c/2. Posicione-o em a mm a partir da origem sobre o eixo +X 2- Repetir o valor da aleta com uma propagao linear em +X, distncia por instncia c, e um nmero de n=6. Escolha o modo seguir operaes existentes. 3- Substitua o valor b por n*c 4- Modifique a, n ou c para assimilar as diferentes configuraes.

Duplicando o topo da aleta


Criar uma duplicao do cilindro original com uma distncia de translao em +X igual a b. Este aqui representa o n+1 vane da camisa.

Modificando o cilindro da aleta


1- Unir as 3 peas para criar 1 pea (repetir aleta, duplicar aleta e o corpo principal) 2- Extrudar a ltima aleta para 1mm em +X com uma distncia equivalente = 0mm 3- Quebre a aresta inferior da primeira aleta com um chanfro de 5mm x 0.8mm 4- Quebre a aresta de topo da ultima aleta com um chanfro de 8mm x 1mm

Missler Software Brasil

85

Duplicando elementos

Gerando uma ferramenta de corte


1- Criar um cilindro 25 no eixo +X, com um comprimento igual a b*2, e um ponto de referncia posicionado em +Z 35mm 2- Transform-lo com uma rotao de 10 em +Y 3- Subtra-lo da pea camisa

Propagando a subtrao
Use Forma | Propagao para copiar a operao de subtrao usando circular, no +X, ngulo 360 com um nmero total de 4.

Criando um ponto para fixao


1- Mude seu Sistema de coordenada atual para o fundo da face da segunda aleta. 2- Criar um ponto polar neste sistema, como mostrado. ) (raio de 13mm e ngulo de 45

86

Missler Software Brasil

Duplicando elementos

Propagando o componente padro


1- Incluir padro parafuso cabea cilndrica plana tipo fenda M3.5x12. Posicione no ponto polar o ponto chave e a opo no topo.

2- Propagar o parafuso com uma propagao circular no eixo +Z em 360 com um nmero total de 4. 3- Fure a camisa usando o processo de faceamento. Escolha o dimetro estreito do furo selecione a face de topo a furar. 4- Modificar dimetro da face para 8 armazenada na operao de furao. Use a rvore de construo para modificar o parmetro.

Furando o alojamento
1- Criar um cone de 14, na direo +Z, altura igual a b, draft -2 , iniciando a partir da origem. Subtra-lo da camisa. 2- Chanfro aresta interna de 1 mm x 45

3- Furar a face do fundo criando um novo modelo chamado faceamento+rosca: faceamento=8mm, profundidade=5mm. Furo=rosca=M6, profundidade=passante

Missler Software Brasil

87

Duplicando elementos

Inserindo as propriedades da camisa


1- Definir seu material como alumnio e como revestimento glossy blue paint. 2- D uma descrio com Atributos | Designao: Camisa 3- Inserir Cor no corte das faces para dar uma renderizao realstica. Forma/Outras Operaes/Cor 4- Se voc quiser us-lo como um sub-conjunto, definir como Montagem - Definir Montagem inserir a camisa e os parafusos.

Modificando as especificaes da Camisa


Voc pode agora modificar facilmente o nmero de aletas (n), sua largura (c), dimetro do cilindro de corte, o nmero dos parafusos (propagao) ou seus tipos... para criar novos e diferentes tipos de camisa para vrios mecanismos.

88

Missler Software Brasil

Criando um componente padro


Tcnicas:
Na mecnica, esto em todo lugar. Este workshop ensinar voc como criar seu prprio componente, desenvolvendo sua prpria biblioteca padro. Siga os seguintes captulos: O que um componente? Definies Componente padro Descrio associativa Troca de componentes Geometria do componente Processos avanados Procedimento padro Onde esto as funes dos componentes? Ento vamos criar uma biela padro no exemplo a seguir.

Criando um componente padro

O que um componente?
Um componente uma parte ou um conjunto de peas que pertencem a uma montagem. O componente referenciado por um documento modelo. O componente pode ser padronizado ou no, com um catlogo definindo o modelo padro.

Definies
Componente O componente em si feito pela geometria dos elementos para incluir um slido ou at mesmo com curvas. Para incluir peas sendo usadas como um simples componente use Definir montagem. Controles So elementos que voc responde quando incluir um componente. Voc os define com Definir controles. So 2 os tipo de controle:

Parmetros de controle

So parmetros que esto em um catlogo. Se no responderem quando incluir um componente. possvel modificar esse valor aps a incluso. Esses controles podem ser dimenses ou parmetros. Eles so necessrios para criar componentes padres.

Geometria de controle

opcional a geometria de controle, desta maneira como pontos e Sistemas de Coordenada, so prticos para posicionar um componente em uma montagem. Exemplo: voc deve definir uma pea como um cilindro com um parmetro de dimetro d e voc deve coloc-lo em sua montagem por seleo por 2 pontos. Os 2 pontos sero controlados como o parmetro de dimetro. Entretanto no possvel armazen-lo em um catlogo. Ferramentas Todos os componentes podem ter uma ou mais ferramentas diferentes (como um slido) que sero usados para usinar s peas em torno do componente. Quando voc inserir um parafuso para fixar peas diferentes, voc pode criar a furao, rosqueamento e faceamento associados (rebaixar e escarear) em diferentes peas. Use Definir ferramentas. Adicionar ou subtrair ferramentas geomtricas de acordo com a forma a modificar usando as operaes booleanas, quando voc selecionar o componente com Usar processo. Elementos auxiliares Eles podem ser includos de acordo com um documento modelo do componente, com o comando Definir elementos auxiliares. Eles devem ser elementos bsicos como sistemas de coordenada, pontos, curvas, formas. Os Sistemas de coordenada como um elemento auxiliar podem ser usados por um Sistema de coordenada de posicionamento. Parmetros auxiliares Os parmetros auxiliares permitem usar os parmetros a partir de um componente que no pode ser acessado do catlogo. Eles podem ser usados graas ao cone parmetro do componente. Esses parmetros auxiliares so feitos pelos parmetros criados no componente. Eles so muito similares aos parmetros de controle, exceto por voc no poder modific-lo aps inserir as peas. Voc ir us-lo principalmente quando criar um componente feito por vrias peas (como subconjunto) e precisar estar certo da troca da montagem por uma outra aps usar os mesmos parmetros. Use Definir parmetros auxiliares. Pontos-chave ou Sistemas de coordenada chave Esses elementos chave sero usados para posicionar, principalmente pelo Sistema de coordenada chave. Use Definir pontos-chave. Centro da massa Se o componente no completamente detalhado para calcular o centro real da massa, voc pode defini-lo manualmente como um ponto simblico com Definir centro de massa.

90

Missler Software Brasil

Criando um componente padro

Catlogo
O catlogo um arquivo que contm uma tabela de valores prdefinidos e propriedades de um componente. Cada coluna associada ao controle de parmetro ou texto de acordo com um documento modelo. Cada linha possui um conjunto de valores pr-definidos. Cada linha possui um cdigo associado que definido na primeira coluna e fornece ao componente uma identidade nica. As colunas so separadas por <TAB>. Voc pode definir um cabealho do catlogo com Editar cabealho do catlogo usando o Bloco de Notas ou o Excel se disponvel. Se criar a primeira linha do catlogo com ttulos de coluna (parmetros ou nomes de textos de acordo com o documento modelo). O nome da primeira coluna ser sempre $code. Pelo padro, a unidade dos valores nas tabelas sero as mesmas como no documento modelo. Voc pode usar diferentes unidades para um parmetro fornecendo entre parnteses aps o nome no cabealho da coluna.

Definio

Este catlogo possui 3 parmetros associados e 1 texto. Ele possui uma camada de material e propriedades severas. Os valores dos parmetros a, di e da so em mm. Se esse catlogo for ligado ao modelo nomeado key.top voc dever salva-lo como key.cat usando o Bloco de notas ou um outro editor de texto...

Parmetros especiais

possvel adicionar parmetros especiais como, massa do componente $mass, e tolerncia da massa $masstol.

Propriedades
As propriedades devem ser declaradas aps a tabela. A Separao feita por uma linha em branco para uma nova propriedade, e uma maneira de retornar os valores. Uma propriedade definida graas : Propriedade do nome: Provedor que poder ser o fornecedor do componente Possveis valores para este nome do componente sendo fabricante original ou o preo do componente

Missler Software Brasil

91

Criando um componente padro

Propriedades especiais
So 3 as propriedades especiais: $matter e $coating para usar uma renderizao realstica. $smart para deixar o sistema escolher um modelo no catlogo, a respeito de um valor de um controle, ...
Com o Excel disponvel em seu sistema, voc pode salv-lo como key.xls se o modelo for key.top.

Catlogo no Excel Voc pode classificar um catlogo em um documento do Excel. Cada parmetro ou texto uma coluna no Excel. O nome do ttulo da coluna contm texto ou o nome do parmetro como TOP_parameter_name. No ltimo exemplo usar clulas com nomes como: TOP_code para cdigo, TOP_d para o parmetro d... Para propriedades, as clulas contendo a propriedade nome devem ter o nome TOP_PROP_1 para a primeira propriedade, TOP_PROP_2 para segunda... Detalhes de possveis valores para cada propriedade abaixo do seu nome.

Varivel e representao Um componente pode ser alternado em vrias variveis a fim de trocar os componentes oferecendo a mesma funcionalidade.

A varivel definida com uma sintaxe #V=varivel usada no nome do documento modelo. Exibindo todos os componentes com todos os seus detalhes especficos poder ser (qualquer um de fora ou muito extenso para exibir em alguns projetos). Ento voc pode definir diferentes nveis de representao do mesmo objeto, e mudar de acordo com um outro quando voc precisar em sua montagem.

A representao definida pela sintaxe #R=representao. Voc tem 5 escolhas diferentes de representao em seu arquivo modelo. Voc pode escolher uma dos seguintes: DT (detalhado) componente com todos os detalhes que voc precisar NR (normal) componente slido somente com detalhes importantes SM (simplificado) slido simples de representao do componente

92

Missler Software Brasil

Criando um componente padro

SK (esqueleto) visualizao de arame principal do componente SY (simblico) esboo da representao simblica Pela fabricao, a simples representao, voc pode reduzir em toda parte o tempo de resposta do modelo ou peas complexas ou grandes.

Componente padro
Terminologia
Um padro agrupa componentes a partir de uma mesma norma (AFNOR, ISO, DIN,.) ou mesmo fornecedor (SNR, SKF,..). Um componente padro definido com o nome de seu documento modelo e sua posio no padro. Um padro de fato uma pasta onde voc armazena todos os componentes.

Definindo um padro
Voc pode definir um padro com a palavra-chave de configurao: D_COMPO_STANDARD Standard_Name Folder_Path Os componentes padres ento so includos com Montagem | Incluir padro. O documento modelo deve ter um conjunto (Montagem | Definir conjunto) na qual voc define componentes constituintes.

Organizando componentes
Para escolher facilmente um componente, top, o TopSolid organiza componentes em categorias padres, famlias, tipo, variante e verso. Por exemplo, uma barra T cdigo 30 de acordo com o padro AFNOR classificado na famlia Perfil. Esta famlia contm diferentes tipos como perfil, vigas, perfil de extruso... Cada tipo contendo variantes diferentes a distinguir a cantoneira em T da cantoneira em T com abas desiguais... Deste modo a biblioteca padro do componente definida com a seguinte estrutura: Norma: ANSI, ISO, JIS, DIN ou componente fabricado (National, Dme, Futaba, Skf, .) (veja acima) Famlia: rolamento, elementos de fixao, engrenagem. (que so pastas) Tipo: parafuso, chave, rolamento de esferas. Variante: cabea sextavada, tipo Phillips. Verso: todo componente padro pode ter reviso e evoluo. Isto habilita usar diferentes revises do mesmo componente durante a vida da montagem.

Missler Software Brasil

93

Criando um componente padro

Gerenciar componente

Um componente padro um conjunto do modelo, bitmap e catlogo dos documentos. Modelo Um nome do modelo padro : Type#V=Variant#I=Version#R=Representation.top , e deve ser salvo na pasta famlia. Voc pode facilmente salvar um modelo padro com Montagem | Definir componente | Edita/salvar modelo. Se o modelo no for padronizado use este nome: Variant#I=Version#R=Representation.top possvel ter um modelo no padronizado usando somente uma parte da estrutura do nome. Exemplo: Variant.top, Variant#I=00.top, Variant#R=NR.top.

Bitmap Voc pode associar um bitmap ao modelo usando este nome: Type#V=Variant#I=Version#R=Representation.b mp, e salve-o com modelo. Seu tamanho mximo 300x300 pixels. Esta imagem usada para visualizar um componente na caixa de dilogo Incluir padro.

Catlogo O nome do catlogo padro associado : Type#V=Variant#I=Version.cat ou Type#V=Variant#I=Version.xls O catlogo armazenado com o modelo. Voc pode criar um cabealho do catlogo do modelo com Montagem | Definir componente | Editar cabealho do catlogo. Se o modelo for um componente no padronizado, o nome do catlogo ser: Variant#I=Version.cat or Variant#I=Version.xls Substituir o catlogo por um componente padro Um catlogo substitudo pode completar ou complementar um padro. Defina-o com Editar cabealho do catlogo com componente padro. Isto ser salvo na pasta configurao sem modificar o padro. Entretanto voc pode especificar uma pasta com a palavra-chave de configurao D_COMPO_ALTERNAT.

94

Missler Software Brasil

Criando um componente padro

Descrio associativa
O componente pode ter uma descrio ligada lista de material. Pelo padro a descrio a variante nome + cdigo. Mas tambm possvel formatar uma descrio especfica ligados a alguns componentes variveis. Use Atributo | Descrio, todas as opes do conjunto e digitar a descrio: Nome [d] x [l] : [<code>] d e l so 2 parmetros de controle, e o cdigo o cdigo do componente dado escolhido do catlogo, se o componente tiver um catlogo. Em qualquer descrio use [<code>] ou [parameter_driver_name] ou [text_name] para exibir seus valores.

Troca de componentes
A troca consiste em substituir um documento modelo por outro da mesma famlia. O sistema substitui o nome do elemento por outro elemento que tem o mesmo nome. Deste modo estes 2 componentes podem ser trocados se eles usarem nomes idnticos para pontos-chave ou sistemas de coordenada chave, ferramentas e controles . A troca de componentes tambm baseada no cdigo do catlogo. Voc pode trocar um parafuso de cabea sextavada se existir o mesmo cdigo para parafusos de cabea quadrada.

Geometria do componente
Voc pode usar qualquer elemento geomtrico com as operaes para peas principais, exceto repeties e grupos por elementos auxiliares. aconselhvel usar contorno por pontos para componentes.

Processos avanados
Voc pode usar processos automticos selecionando componentes apropriados. Parafusos e pinos pelo processo fixam blocos com uma seleo automtica do parafuso e pinos dependendo da largura do bloco e dos parmetros diferentes.

Missler Software Brasil

95

Criando um componente padro

Procedimento padro
Para criar seu componente padro siga este processo bsico: . Defina sua norma (AFNOR, DME...) usando configurao, se necessrio e no documento modelo: . Crie a pea ou o conjunto de peas usando parmetros. . Defina uma montagem (absolutamente preciso) e inclua peas constituindo seu componente . Defina os controles: parmetros ou geometria dos elementos (pontos ou sistemas de coordenada) . Defina os elementos auxiliares se necessrio como posicionamento nos Sistemas de coordenada, linhas de esboo... . Defina os parmetros auxiliares se necessrio crie parmetros nos componentes . Defina os pontos-chave ou Sistema de coordenada chave se necessrio . Defina as ferramentas se necessrio. Salve o modelo padro . Editar cabealho do catlogo usando o Bloco de notas ou o Excel se estiver disponvel no seu sistema. Preencha a tabela com os valores customizados . No documento modelo d uma descrio do componente se necessrio

Onde esto as funes do componente?


Dentro de Montagem em Montagem | Definir componente. Montagem | Definir componente

96

Missler Software Brasil

Criando um componente padro

Exemplo: Definindo uma biela padro


Nas prximas pginas voc ir criar uma biela como padro em uma biblioteca de componentes. Siga os passos como descritos anteriormente.

Missler Software Brasil

97

Criando um componente padro

Definindo um novo padro

Abra com o Bloco de notas seu arquivo de configurao de TopSolid top.cfg e adicione a seguinte linha: D_COMPO_STANDARD[Tab]Engine[Tab] C:\Project\Micro-engine\Library Engine: nome C:\Project\Microdo novo padro engine\Library: atalho para a pasta estrutura. Abra o Windows Explorer e crie as pastas Micro-engine\Library dentro de C:\Project.

Preparando o componente

Abrir a pea Conrod. Escolha quais os parmetros sero controlados e o nome : 1- Furo da biela 4 pl 2- Dimetro da bucha 4.77 cl 3- Distncia do centro 30 cd 4- Modifique os valores dos outros parmetros usando cl ou, pl para criar relaes entre os parmetros.

Definindo a componentes

montagem

dos

Definir montagem para inserir as 2 peas biela e bucha.

98

Missler Software Brasil

Criando um componente padro

Definindo elementos dos componentes

1- Definir controles cd, pl e cl. D um breve comentrio para todos os controles (Distncia do centro...). Crie mais um, por ultimo definido cl se voc quiser us-lo por seleo. 2- Definir elementos auxiliares no exemplo as 4 linhas de eixos vermelhos axc1, axc2... 3- Definir parmetros auxiliares bw como espessura da bucha.

4- Definir sistema de coordenada chave(ponto chave) cl1, cl2, pl1 e pl2, csp e csc sobre os sistemas de coordenadas para posicionamento

5- Crie o ponto de baricentro de conexo da biela e a bucha de bronze. Ento Defina-o como centro da massa 6- D uma descrio para este componente: Biela [cd] x [cl] x [pl] 7- Salve o modelo padro na norma Engine como mostrado a seguir

Missler Software Brasil

99

Criando um componente padro

Criando um catlogo
Editar diretamente seu cabealho do catlogo para todos os parmetros. Ento o tipo dos valores sero exibidos em seguida. Usando o Excel ou o Bloco de Notas (Com o Bloco de Notas separe as colunas com a tecla tab). Salve o catlogo e volte para o TopSolid.

Testando o componente

O componente est pronto para usar. Para test-lo, crie um novo documento TopSolid e inclua o padro Biela.

Selecione os diferentes modelos disponveis no catlogo. Uma vez que o componente posicionado, voc pode modific-lo para acessar as diferentes opes como parmetros, cdigo dos catlogos, posicionamento, atributos... Voc pode analisar sua descrio com analisar elemento.

100

Missler Software Brasil

Criando um componente padro

Especificando o cdigo na descrio


Uma vez que o catlogo criado, voc pode usar o cdigo na descrio. Abra um documento modelo e modifique o conjunto de descrio adicionando [<code>]: Biela [<code>]

Adequando o catlogo
Abra o arquivo de catlogo e: 1- Defina uma propriedade Tipo para definir as aplicaes do componente (off road, airplane...) 2- Especifique as propriedades $matter e $coating do componente (possvel se o componente 1 pea) 3a- Defina a propriedade $smart seo para uma seleo automtica no catlogo. Aqui o cl usado para selecionar o componente certo no catlogo. Tipo uma formula usando cl, clmin e clmax 3b- Substitua a coluna cl pelas 2 colunas clmin e clmax. Valores min e max possveis para cada cdigo. Salve o catlogo. Abra o documento modelo e crie 2 parmetros clmin e clmax com valores iniciais em 1mm. Crie cl que ser o ltimo controle definido. Salve o modelo.

Testando o catlogo avanado


Em um novo documento TopSolid extrude um crculo 4.8 com um comprimento de 20mm. Este cilindro ir simbolizar o dimetro do virabrequim.

Missler Software Brasil

101

Criando um componente padro

Incluir o padro biela. Verifique se:

1- O campo Cdigo est em AUTO 2- As propriedades Tipo, Matter e Coating so disponveis para este componente 3- Escolha a dimenso do dimetro quando o sistema perguntar pelo controle cl. Posicione sobre o Sistema de coordenada. O modelo 7A-30 selecionado 4- Modifique o dimetro do cilindro para 7.2mm, o modelo 7A-50 selecionado.

102

Missler Software Brasil

Criando um componente padro

Definindo a ferramenta de furao do mbolo


Abra o padro biela modelo. Ative o nvel contendo as curvas e crie uma forma extrudada centralizada usando crculo pl.

Defina esta pea como uma ferramenta de subtrao, nomeada p com a descrio Furao do mbolo. Salve o modelo biela.

Processando o mbolo
Abra o documento do mbolo. Inclua o padro conrod 7A-30 com a face do virabrequim cl=4.77. Posicione-o usando mbolo centralizado cpc Sistema de coordenada chave no Sistema de coordenada do mbolo na opo sem propagao. Para furar o mbolo, selecione a forma do mbolo com o processo Furao do mbolo. Voc pode usar o processo do componente depois com usar processo. Se voc modificar o parmetro da face do mbolo pl no componente, a furao do mbolo tambm ser afetada.

Missler Software Brasil

103

Criando um componente padro

104

Missler Software Brasil

Desenhando e detalhando
Tcnicas
Sem detalhamento, um desenho no completo. O detalhamento ainda um procedimento padro durante o processo de desenho. Siga a pequena introduo tcnica e inicie o exemplo se voc se sentir preparado. . O que um desenho do TopSolidDraft? . Quando eu devo us-lo? . Onde esto as funes do TopSolidDraft? . Procedimento padro

Criando um componente padro

O que um TopSolidDraft?

desenho

do

Geralmente um desenho consiste em vrias vistas criadas do modelo. As vistas podem ser criadas a partir de vistas existentes, como uma seo da vista. Entretanto, um desenho pode ser criado sem o modelo de referncia, usando apenas as funes de Curvas apenas em 2D. O dimensionamento pode ser adicionado naturalmente nas vistas do modelo ou criadas pelo usurio. As dimenses so sempre ligadas ao modelo e so modificadas quando mudar o modelo. Podemos inserir itens como: texto, tolerncias geomtricas, notas, smbolos, revestimento, lista de material.

Quando eu TopSolidDraft?

devo

usar

Criando um documento draft til para gerar documentos definindo a geometria do modelo a fim de manufatur-lo, para analisar a geometria importada (para criar as sees das vistas do slido costurado do IGES por exemplo), para criar uma observao na montagem, etc...

Onde esto as TopSolidDraft?

funes

do

Elas iro aparecer quando voc criar ou abrir um documento do TopSolidDraft. Vistas, Dimenso, Criar Lista de Materiais. Detalhamento representando todas as funes da aplicao a qual produz o documento com a extenso dft. Outros menus so exatamente os mesmos do documento de design com a extenso.top.

106

Missler Software Brasil

Criando um componente padro

. Crie um novo documento TopSolidDraft . Crie todas as vistas necessrias para definir o modelo (vista auxiliar, sees, detalhe...) . Dimensione a geometria em vistas apropriadas usando as dimenses do design ou criando suas outras dimenses . Complete o detalhamento com smbolos, tolerncias, notas, tabelas... . Imprimir o desenho ou salvar com extenso diferente (DXF,DWG, IGES...) para export-lo em outras aplicaes (Word, Excel, ...)

Procedimento padro

Missler Software Brasil

107

Criando um componente padro

Exemplo: Detalhando um virabrequim


Neste exemplo, voc ir usar as principais funes do TopSolidDraft.

Criando o ttulo da legenda


Crie um novo documento do TopSolidDraft sem modelo. Para constru-lo, modifique o formato (a qual um Sistema de coordenada de fato) e selecione o tamanho do papel A4H.

Use Ttulo da legenda para criar uma caixa de 150mm x 40mm hook na borda. Ento divida os campos usando o tipo de diviso na lista (horizontal, vertical, regular). Ative o magnetismo da grade nas propriedades do formato para dar dimenses exatas.

Nota: voc pode dividir o bloco mais tarde usando Clula do bloco do ttulo. Voc pode mudar o tamanho do bloco do ttulo (1) ou as dimenses do campo (2) com Modificar.

Inserir a informao nos campos. Use inserir no bloco do ttulo, selecionando o campo a inserir e selecione: 1 um parmetro padro global (formato, nome da empresa, autor, material...) 2- um texto etiquetando um campo (data, escala...). 3- um parmetro 4- um smbolo (veja mais adiante)

Ento defina a posio do elemento no campo. A escolha rpida prtica para encontrar rapidamente a melhor posio para seu elemento. Selecione o posicionamento apropriado: 1 elemento comum centro centro, 2 elementos que compartilham um mesmo campo pode ser centro centro e topo do centro... Voc pode acessar o posicionamento do elemento e as propriedades do texto usando Modificar sobre o elemento no campo.

108

Missler Software Brasil

Criando um componente padro

Para inserir um desenho em um campo: 1- desenhe primeiro fora da borda do papel com as ferramentas teis (linha, crculo...) 2- Agrupar os elementos que constitui o desenho (Editar | Grupo) 3- Inserir como explicado previamente para um texto 4- Faa o logo original invisvel com Atributo | Visibilidade

A informao padro tal como o nome da empresa, endereo podem ser inseridos nos campos de informao geral. Abra as propriedades do documento com Arquivo | Propriedade, Informaes gerais. Nota: somente Autor, Nome da empresa, Endereo1 e Endereo2 so armazenados quando voc usar este documento como um modelo. A data de criao indexada atravs do sistema Windows.

Para usar este documento como um modelo disponvel para futuros documentos de desenho, salve como um documento dft na pasta Missle\Config\Template. Nomeie-o como Meu Modelo A4H.dft.

Voc pode gerar outros modelos com diferentes tamanhos de papel: Modifique o tamanho do papel e salve como Meu Modelo A0H.dft...

Criando um documento de desenho


Crie um novo documento baseado no modelo usurio Meu Modelo A4H.dft definido previamente. Complete as informaes gerais nas propriedades do documento (Ttulo1, Documento nmero...) e ajuste o fator de escala para 1.5.

Abrindo a pea a projetar

Abra a pea eixo da manivela.top para us-lo como uma referncia, dividir vertical suas 2 janelas e torne a janela do TopSolidDraft atual.

Missler Software Brasil

109

Criando um componente padro

Criando vistas
1- Crie uma vista principal do eixo da manivela, com a orientao topo, suavizar arestas linha slida, ocultar linhas ocultar e escala1. 5:1 2- Crie uma vista auxiliar ao lado direito da vista principal 3- Crie uma seo total A ao longo do eixo da vista principal 4- Crie uma seo BB da vista AA 5- Crie uma outra vista auxiliar em perspectiva da vista A 6- Crie uma vista detalhada C, escala 3:1 da vista 2

Nota: Assim que voc adicionar detalhes em todas as vistas como eixo, dimenses, notas,... recomenda-se criar uma vista ativa usando o cone vista atual para obter associatividade mxima entre arestas e detalhes projetados.

Nota: Voc pode mover todas as vistas com o cone mover pais ou modificar o alinhamento da vista com Vista | Modificar alinhamento. Nota: Uma vista tambm possui seu Sistema de coordenada e propriedades de renderizao usando o cone Modificar em uma aresta projetada.

Dimensionando vistas
Criar e modificar todas essas dimenses com o cone dimenso no nvel 1. A opo Parmetros acessa as modificaes de dimenso com texto, estilo, tolerncia,...

110

Missler Software Brasil

Criando um componente padro

Adicionando smbolos
Use as funes no Detalhamento para criar, no nvel 2, nota, texto, tolerncia geomtrica e referncia smbolos de acabamento...

Completando outras vistas


Use as mesmas tcnicas para dimensionar e detalhar as vistas restantes.

Missler Software Brasil

111

Criando um componente padro

Movendo a linha de seo


Para obter mais detalhes sobre a seo BB: 1- Mover a linha da seo para a direita em seo total AA 2- Dimensione a nova aresta na seo BB

Adicionando tolerncias
Especifique as tolerncias com: 1- uma tabela (Lista de Materiais | Tabela) com 2 colunas e 2 linhas 2- Use Modificar para mudar os dados na tabela 3- Crie um texto para especificar as tolerncias gerais com Detalhamento | Texto

Criando um ndice
Finalmente crie um desenho com um ndice ao topo do bloco do ttulo com Atributo | ndice.

112

Missler Software Brasil

Criando um componente padro

Salvando o desenho
Salve o documento como documento TopSolidDraft. O TopSolid prope Virabrequim #I=0.dft para o nome: Virabrequim o nome do arquivo, #I=0 para indexar o nmero da reviso 0.

Imprimindo
Uma vez que a impressora ou a plotter customizada com Arquivo | Configurar pgina (Retrato/Paisagem, resoluo...,) visualize a impresso com Arquivo | Visualizar impresso selecione as opes a escala, caixa, papel ou ajustar para o papel.

Missler Software Brasil

113

Criando um componente padro

114

Missler Software Brasil

Anda mungkin juga menyukai