Anda di halaman 1dari 15

UNIVERSIDADE DE UBERABA CLEITON JOS DE MORAES GABRIELA THAS IZIDORIO DA SILVA GUILHERME ROCHA CAMARGOS LIBIA MENDES PISTORE

MARIA OLVIA TEIXEIRA GAIA WILIANE CARVALHO CAMPOS

RELATORIO DE BIOQUMICA

UBERABA MG 2013

CLEITON JOS DE MORAES GABRIELA THAS IZIDORIO DA SILVA GUILHERME ROCHA CAMARGOS LIBIA MENDES PISTORE MARIA OLVIA TEIXEIRA GAIA WILIANE CARVALHO CAMPOS

RELATRIO DE AULA PRTICA: CARBOIDRATOS

Trabalho Apresentado a Universidade de Uberaba, como requisito parcial avaliao na disciplina Bioqumica, do 5 perodo do curso de Engenharia Ambiental sob orientao do professor Gerando Thedei Jr.

UBERABA MG 2013

Sumrio

1 - INTRODUO Os carboidratos so a classe mais rica em biomolculas na natureza, sua oxidao o principal abastecimento de energia, na qual apresentam como frmula geral: [C(H2O)]. Os carboidratos, tambm conhecidos como hidratos de carbono ou glicdios, tambm so substncias orgnicas chamadas de hidratos de carbono so constitudos de trs elementos: carbono, hidrognio e oxignio. Os carboidratos so molculas que desempenham uma srie de funes, entre elas: Fonte de energia Reserva de energia, Estrutural, Matria prima para a biossntese de outras biomolculas , alm de desempenhar papel protetor em alguns rgos.

O corpo armazena carboidratos em trs lugares: fgado (300 a 400g), msculo (glicognio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos msculos sejam digeridos para produo de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular. . Os carboidratos so considerados os principais substratos energticos da clula, atravs da degradao da glicose podendo ser via anaerbia e aerbia. conhecido como acar devido, a sacarose, formada por um molcula de glicose e outra de frutose com sabor doce caracterstico. Estando presente nos tubrculos (refere-se ao caule arredondado que algumas plantas verdes desenvolvem abaixo da superfcie do solo como rgos de reserva de energia), nas batatas, sementes, como o gro de milho. Os auttrofos so organismos que produzem aucares, a partir da utilizao de gs carbnico (CO2) e gua (H2O), utilizando a luz como fonte de energia para o fenmeno da fotossntese. A glicose produzida na fotossntese utilizada como fonte de energia no metabolismo celular dos seres vivos. No corpo do vegetal, parte das glicoses produzidas na fotossntese fica armazenada na forma de amido nos tubrculos (razes e caules) e parte fica na forma de celulose na parede celular (membrana celulsica) das clulas vegetais. O amido tem variadas caractersticas como: base alimentar do ser humano produto da fotossntese A classificao simplificada dos carboidratos, ou glicdios, consiste em dividi-los e trs categorias principais: monossacardeos, oligossacardeos e polissacardeos. Os polissacardeos de origem vegetal, amido e celulose, consistem em unidades repetitivas de D-glicose, mas se diferenciam entre si no tipo de ligao glicosdica, conseqentemente tm propriedades e funes biolgicas diferentes. Os grupos funcionais caractersticos so: Aldedos So compostos qumicos orgnicos caracterizados pela presena, em sua estrutura do grupamento de H- C=O, est sempre localizado numa extremidade da cadeia. A frmula bsica dos aldedos a de um lcool correspondente em nmero de carbonos menos dois tomos de hidrognio, ou ainda, a substituio de dois tomos de hidrognio de um hidrocarboneto por um de oxignio. Veja a formula geral:

Cetonas So substncias orgnicas onde o grupo funcional carboxila se encontra ligado a dois tomos de carbono. As cetonas podem ser encontradas na natureza em flores e frutos e at em nossos organismos (em pequena quantidade). O H3C C CH .

2 OBJETIVO Extrair parcialmente o amido da batata, e posteriormente identificar os carboidratos analisando antes de ferver e depois com e sem o reagente Lugol, e tambm analisar qualitativamente os aucares redutores com o auxilio do Benedict.

3 MATERIAIS E METODOS 3.1 - PARTE 1: EXTRAO DO AMIDO DA BATATA 3.1.1 MATERIAIS: Batata; Becker de 500 mL; Basto de vidro. 3.1.2 METODOLOGIA:

Bater um pedao de batata no liquidificador, com aproximadamente 300 mL de gua destilada. 2) Filtrar em gaze, dentro de um Becker de vidro de 500 mL. No material retido, pingar 2 ou 3 gotas de reagente Lugol. Observar o resultado. No Becker, esperar o amido decantar e desprezar o sobrenadante. Acrescentar mais 300 mL de gua destilada e agitar com um basto de vidro. Retirar uma alquota (2 ou 3 mL, com uma pipeta) e colocar num tubo de ensaio, acrescentar 3 gotas de Lugol e agitar. Observar o resultado. Acrescentar ao Becker 5 mL de HCl concentrado. (OBS: com cuidado, lentamente, pela parede do Becker). Levar o Becker ao bico de Bunsen, sobre manta de amianto e aquecer SEM DEIXAR FERVER. A intervalos de 3 minutos, retirar uma alquota (2 ou 3 mL, com uma pipeta) e colocar num tubo de ensaio, acrescentar 3 gotas de Lugol e agitar. Observar o resultado. 3.2 - PARTE 2: TESTE PARA CARBOIDRATOS 3.2.1 MATERIAIS: Reagente de Benedict; Reagente de Selivanof; Reagente Lugol; Solues de amido (preparada no item anterior, antes do aquecimento); Sacarose; Glicose; Frutose. 3.2.2 METODOLOGIA 1 Teste- Teste de Iodo 1. Numerar os tubos de 1 a 5 2. Colocar em cada tubo de ensaio 2 ml da soluo de carboidrato a ser identificado. No tubo 5, colocar 2 mL de gua destilada 3. Adicionar 2 gotas da soluo de lugol. 4. Positivo para a colorao azul (verde se o carboidrato estiver muito concentrado) e negativo para as demais.

2 Teste- Teste de Selivanof 1. Numerar os tubos de 1 a 4 2. Colocar em cada tubo de ensaio 2 ml da soluo de carboidrato a ser identificado. No tubo 5, colocar 2 mL de gua destilada 3. Adicionar 1 mL da soluo de Selivanof e misturar. 4. Colocar simultaneamente todos os tubos em banho Maria (com a gua em ebulio). 5. Deixar aproximadamente de 5 10 minutos. 6. O aparecimento de cor vermelha indica reao positiva para as cetohexoxes. 3 Teste- Teste de Benedict 1. Numerar os tubos de 1 a 4 2. Colocar em cada tubo de ensaio 2 ml da soluo de carboidrato a ser identificado. No tubo 5, colocar 2 mL de gua destilada 3. Adicionar 1 mL da soluo de Benedict e misturar. 4.Colocar simultaneamente todos os tubos em banho Maria (com a gua em ebulio). 5. Deixar aproximadamente de 5 a 10 minutos. 6.A formao de um

4- PARTE TEORICA Curiosidades: Existem estudos que comprovam que existem mais carboidratos na bioesfera do que todas as outras matrias orgnicas juntas, devido grande abundncia, no reino vegetal, de dois polmeros da D-glucose, o amido e a celulose. O carboidrato a nica fonte de energia aceita pelo crebro, importante para o funcionamento do corao e todo sistema nervoso.

O corpo armazena carboidratos em trs lugares: fgado (300 a 400g), msculo (glicognio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos msculos sejam digeridos para produo de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular. Monossacardeos os mais simples: so carboidratos simples, de formula molecular (CH 2O)n, onde n no mnimo 3 e no mximo 8. So os verdadeiros aucares solveis em gua e, de modo geral, de sabor adocicado. Os de menor nmero de tomos de carbono so as trioses (contm trs tomos de carbono). Os biologicamente mais conhecidos so os formados por cinco tomos de carbonos (chamados de pentoses) e os formados por seis tomos de carbono (hexoses). Matria prima para a fabricao do cido nuclico RNA. Frmula molecular: C5H10O5

Disponvel em: http://www.enq.ufsc.br

A classificao dos monossacardeos tambm pode ser baseada no nmero de carbonos de suas molculas; assim sendo, as trioses so os monossacardeos mais simples, seguidos das tetroses, pentoses, hexoses, heptoses, etc. Destes, os mais importantes esto as Pentoses e as Hexoses. Oligossacardeos OU Dissacardeos nem to simples, nem to complexos: so aucares formados pela unio de dois a seis monossacardeos, geralmente hexoses. O prefixo oligo deriva do grego e quer dizer pouco. Os oligossacardeos mais importantes so os dissacardeos. Aucares formado pela unio de duas unidades de monossacardeos, como, por exemplo, sacarose, lactose e maltose. So solveis em gua e possuem sabor adocicado. Para a formao de um dissacardeo, 9

ocorre reao entre dois monossacardeos, havendo liberao de uma molcula de gua. comum utilizar o termo de desidratao intermolecular para esse tipo de reao, em que resulta uma molcula de gua durante a formao de um composto originado a partir de dois outros. Polissacardeos os mais complexos: Como o nome sugere (poli um termo derivado do grego e quer dizer muitos), os polissacardeos so compostos macromoleculares (molculas gigantes), formadas pela unio de muitos (centenas) monossacardeos. Os trs polissacardeos mais conhecidos dos seres vivos so amido, glicognio e celulose. Ao contrrio da glicose, os polissacardeos dela derivados no possuem sabor doce, nem so solveis em gua. Como exemplos tm o amido. As molculas de amido e glicognio so altamente hidratadas, porque elas tm vrias hidroxilas expostas e assim so capazes de formar pontes de hidrognio com a gua. A maioria das clulas vegetais tem a habilidade de sintetizar o amido, porm ele especialmente abundante nos tubrculos, como as batatas, e nas sementes, como o gro de milho. Em geral, eles obedecem frmula bsica dos carboidratos: (CnH2nOn). Assim, de acordo com o valor de "n" que varia de 3 a 7, temos os seguintes tipos de monossacardeos: Triose:C3H6O3 Tetrose:C4H8O4 Pentose:C5H10O5 Hexoses:C6H12O6 Heptoses: C7H14O7 Pentoses so monossacardeos de 5 carbonos. Para os seres vivos, as pentoses mais importantes so a ribose e a desoxirribose, que entram na composio qumica dos cidos nuclecos, os quais comandam e coordenam as funes celulares Veja alguns alimentos que contm carboidratos:

10

Disponvel em: http://www.clubdofitness.com.br

O que HIDROLISE? Hidrlise uma reao qumica de quebra de uma molcula por gua. Reao de alterao envolvendo fluido aquoso com ons de hidrognio (H+) ou de hidroxila (OH-) substituindo ons que so liberados para a soluo. Determinada substncia quebra-se em dois ou mais pedaos e essas molculas novas complementam suas ligaes qumicas com os agrupamentos H+ e OH-,resultantes da quebra da ligao qumica que ocorre em vrias molculas de gua. So raros os casos em que a gua,por si mesma,sem outra ajuda,pode realizar uma hidrlise completa.Neste caso necessrio operar a temperaturas e presses elevadas.Para que a reao seja rpida e completa sempre indispensvel um agente acelerador.Os mais importantes so os lcalis,cidos e enzimas hidrolizantes.A caolinizao de K feldspato liberando K+ e SiO2 em soluo um exemplo de hidrlise.Atravs de reaes de hidrlise,os monmeros que constituem um polmero podem separar-se uns dos outros.A hidrlise pode ser dividida em:hidrlise cida,hidrlise bsica e hidrlise neutra. Na hidrlise cida usa-se um cido como catalisador, e o H+ do cido se liga ao oxignio da carboxila, e assim se forma uma carga positiva no carbono, e uma molcula de gua se liga ao carbono e d incio reao (como a gua uma molcula neutra, a atrao pequena pela carga parcial positiva da carboxila, ento o H+ funciona formando uma carga positiva e atraindo a molcula de gua). J na hidrlise bsica usa-se uma base como catalisador e o on OH- da base se liga ao carbono da carboxila e d incio reao, pois o OH- atrado pela carga positiva parcial do carbono da carboxila.

5 RESULTADOS Com base na massa da batata e na baixa quantidade de amido, notamos que tal processo invivel, pois esse rendimento pequeno levando em conta a perda da matria prima para obteno pouco amido. Antes de aquecer o gro sem adio de lugol ele tem aparncia compacta, logo aps ser 11

aquecido ele tem aparncia maior e com um maior comprimento, isso acontece devido as cadeia de amilase e da amilopectina que so unidas por ligaes de hidrognio que se desfazem no aquecimento e apresentam uma cor esverdeada. Logo em seguida adicionamos lugol antes do aquecimento temos poucas partculas por rea apresentando cor roxa dentro e/ou fora mais na parte de dentro. Logo ao aquecer visualizamos vrias partculas por rea definidas com colorao roxa intensa. A tabela a baixo identifica as mudanas de cores:

6 DISCUSSO A solubilidade do amido quando presente em gua aumenta. O amido formado por vrias molculas de glicose unidas por ligao alfa-1,4. Como a glicose um carboidrato, tem vrios gruposOH que interagem mais com a gua. 12

A batata contm protena de alta qualidade, boa quantidade de vitamina C e algumas do complexo B, contm niacina, tiamina e vitamina B6 e sais minerais. muito rica em amido. A colorao roxa ocorre devido o amido se conforma espacialmente numa estrutura capaz de aprisionar em seu interior o lodo do lugol dando origem a tal cor. Isso ocorre basicamente devido o amido conter amilose e amilopectina estas molculas apresentam alto peso molecular, sendo capazes de sofrer complexao com o iodo dando origem as formaes coloridas J nos tubos com gua e glicose no se complexou dando origem as cores claras. A solubilidade do extrato de amido de batata foi testada em gua quente. Pode-se observar que em gua quente a capacidade de solubilizar do amido grande. Quando o amido aquecido em excesso de gua, acima da temperatura de empastamento, a estrutura Cristalina rompida devido ao relaxamento de pontes de hidrognio e as molculas de gua interagem com os grupos hidroxilas da amilose e da amilopectina. Isso causa um aumento do tamanho dos grnulos devido ao inchamento e tambm ocorre parcial solubilizao.

7 CONCLUSO Portanto, pode-se observar que o amido extrado da batata mais solvel em gua quente, pois com o aumento da temperatura a estrutura cristalina do amido rompida devido ao relaxamento

13

de pontes de hidrognio e as molculas de gua passam a interagir melhor com os grupos hidroxilas da amilose e da amilopectina. O amido capaz de aprisionar iodo em sua cadeia formando amido-iodo assim possvel identificar a presena de amido de uma soluo adicionando lugol (a base de iodo). J na adio do Benedict interessante para identificao dos aucares redutores devido as suas capacidades de reduzir os ons de cobres presentes no Benedict formando compostos com cores avermelhada e marrom. Assim conclumos que a glicose possui um poder redutor notvel, a sacarose pode conter glicose e frutose em sua soluo alm destes compostos podem ser obtidos a partir da sacarose por meio da hidrolise, e o amido apesar de possuir extremidades redutoras,no tem a capacidade de de formar o oxido de cobre .

8 REFERNCIAS VIEIRA, Ricardo. Fundamentos de Bioqumica: textos didticos. Belm- Par, 2003.

14

CISTERNAS, J. R., MONTE, O., VARGA, J.Fundamentos de bioqumica experimental. 2. ed. Sao Paulo: Atheneo, 2001. 276p CARBOIDRATOS. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carboidrato DISSACARIDEOS. Disponvel em:

https://sites.google.com/site/bioqufal/acucares/dissacarideos MATSUGUMA, L. S. Caracterizao do amido de mandioquinha salsa ( Arracacia xanthorrhiza) nativo e modificado por oxidao. Ponta Grossa, 2006. VOET, Donald; VOET, Judith G.: Bioqumica. 3 Ed. Artmed: Porto Alegre, 2006. pp. 366-368.

15

Anda mungkin juga menyukai