Anda di halaman 1dari 4

Parecer jurdico - Do cabimento do Mandado de Segurana contra autoridade de trnsito em face de demora na tramitao de procedimento administrativo

08/12/2002

CONSULTA

IANETE exps que a permisso para operar em servio de transporte de passageiros, em veculo de aluguel a tximetro, originariamente, fora outorgada a Antonio, o qual velo a falecer, no estado civil de desquitado.

Sobrevindo o falecimento de Antonio, sua companheira IANETE, com quem conviveu por mais de 15 anos, aps o desquite do ex permissionrio, requereu o direito de transferncia da permisso para o seu nome, com base no disposto no Decreto n 1.286/77, revogado pelo Decreto n 7652/88.

Na realidade, o objetivo do presente parecer jurdico denunciar um abuso de poder, uma ilegalidade, consubstanciado num excesso, injustificado, de prazo, para cumprir as medidas cabveis, por parte do Procurador Setorial do Ministrio de Transportes, do Municpio _______, posto que o referido processo administrativo se encontra com a referida autoridade, como j se frisou, desde o dia 1 de Dezembro de 2000, ou seja mais do que 15 meses, aguardando, apenas, a elaborao de um "parecer jurdico" para que ocorra, ento, a sua tramitao regular.

PARECER JURDICO

Primeiramente, cumpre destacar que o excesso de prazo para a liberao de um processo administrativo, sem a providncias que lhe so cabveis, por parte do agente ou da autoridade administrativa, caracteriza um ato ilegal e abusivo por parte deste, que poder ser sanado, obviamente, via o competente Mandado de Segurana.

O Mandado de Segurana no apenas uma ao judicial apta a proteger direito certo e lquido contra ameaa ou leso provocada por ato ilegal ou abusivo proveniente do Poder Pblico, como primeira vista pode parecer. Esta medida tambm , em si mesmo, uma garantia constitucional fundamental, figurando em nossa Constituio Federal dentro do captulo referente aos direitos individuais e coletivos, especificamente

no art. 5, LXIX.

Fixados a natureza jurdica para a impetrao do mandado de segurana, chega-se concluso, inequvoca, de que, a um s tempo, remdio processual e garantia constitucional, o Mandado de Segurana, em seu cabimento e amplitude, h de ser admitido de forma bem ampla, tendo-se por ilegtimo tudo que amesquinhe tal parmetro. necessrio que os titulares de direitos obtenham do Estado a concesso da tutela jurisdicional, de forma pronta e efetiva.

No caso, os requisitos do Mandado de Segurana esto presentes, e, obviamente, ele deve prosperar.

Em prosseguindo, a legalidade, como princpio de administrao, significa que o administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e s exigncias do bem comum, e deles no se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato ilegal ou sem eficcia e expor-se, ento, responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso.

A eficcia de toda atividade administrativa est condicionada ao atendimento da lei. Na Administrao Pblica, no h liberdade nem vontade pessoal pois enquanto na administrao particular lcito fazer tudo que a lei no probe, na Administrao Pblica s permitido fazer o que a lei autoriza.

Preleciona o consagrado Jurista Hely Lopes Meirelles:

"No direito pblico, o que h de menos relevante a vontade do administrador. Seus desejos, suas ambies, seus programas no tm eficcia administrativa, nem validade jurdica, se no estiverem alicerados no direito e na lei. No a chancela da autoridade que valida o ato e o torna respeitvel e obrigatrio. a legalidade, a pedra de toque de todo ato administrativo. " (in "Direito Administrativo Brasileiro" - 8 edio - Pg. 173)

Posta a questo nos seus devidos termos, ocorre que, na hiptese, a consultante afirma que, com a omisso ou a configurao de excesso de prazo, por parte do agente ou autoridade administrativa, para a tomada de providncias ou das medidas de sua competncia, passa a ficar sujeita, a mesma, a sofrer irreparveis prejuzos e inevitveis transtornos. E, permitir que tal ocorra, seria admitir que a ilegalidade, que a desdia, que a inoperncia, que a irresponsabilidade e a incompetncia prevaleam.

Portanto, a possibilidade de impetrao do mandado de segurana teria por objetivo a situao individual concreta, qual seja, a de possibilitar o prosseguimento regular do processo administrativo em causa, com estrita observncia dos dispositivos legais pertinentes, data venia. Alis, consta, especificamente, no Decreto n 2.477/80, que regular a Lei n 133/80, quanto aos prazos, que:

"Os prazos sero ....VI - de 30 dias para a emisso de pareceres e para a prolao de decises;

Pargrafo 2 Quando, por necessidade do servio, interesse da administrao, complexidade da matria ou outro motivo de fora maior, o servidor ou a autoridade tiver de exceder qualquer dos prazos previstos no inciso I, II, III e IV, justificar no processo o retardamento, sob pena de, no o fazendo, ou no sendo aceitvel a justificativa ser repreendido por escrito."

Verificando-se os pressupostos previstos no art. 7, inciso II, da Lei n 1.544/51, a concesso da liminar, no presente feito, deve ser concedida, independentemente de qualquer condio.

O mandado de segurana uma garantia constitucional, cuja consistncia, eficcia e utilidade, no raro, depende, exclusivamente, da liminar, que, tenha, ou no, natureza cautelar, sem dvida, faz por antecipar provisoriamente, a tutela jurisdicional satisfativa. Por isso, a liminar, embora prevista apenas na lei que disciplina o processo do mandado de segurana, tambm deriva do mesmo bero nobre e participa, essencialmente, da dignidade constitucional do writ.

E a lio, sempre oportuna, de Hely Lopes Meirelles:

A liminar no uma liberalidade da Justia; medida acauteladora do direito do impetrante, que no pode ser negada quando ocorrem os seus pressupostos" (Mandado de Segurana, Ao Popular, Ao Civil Pblica, Mandado de Injuno, Habeas Data, 12 ed. , RT, 1989, Pg. 50).

Convm relembrar que "a liminar no writ um adiantamento (provisoriedade) da tutela que se pretende obter a final (definitividade). Destarte, nenhuma diferena substancial existe entre a liminar e a sentena final a ser proferida no pleito em que ela foi deferida ou indeferida. S divergem no seu alcance: provisrio, numa, por conseguinte, resolvel; definitivo na outra, por conseguinte apta a transitar em coisa julgada material" (J.J. Calmon de Passos, Mandado de Segurana Coletivo, Mandado de Injuno, Habeas-Data, Constituio e Processo, ed. Forense, 1989, Pg. 47).

A pretenso da consultante, de fato, se baseia no s numa ameaa mas, principalmente, numa evidente violao ao seu direito. O elemento objetivo, tanto da ameaa, quanto da prpria violao, tem suficiente intensidade para gerar o elemento subjetivo, de justo receio ( de maiores prejuzos e maiores transtornos). Para o seu exerccio, contudo, no se requer a liquidez e certeza, bastando a mera aparncia do direito. A providncia cautelar serve ao processo e no o direito da parte, no se cuidando de questionar a existncia de direito do impetrante a liminar, mas, sim, com a possvel irreparabilidade do dano ele causado com a denegao.

Assim, por todo o exposto, deduz-se que o Mandado de Segurana, um valioso instrumento hbil, posto disposio dos cidados, para coibir e corrigir atos ilegais ou abusivos praticados por autoridades pblicas ou por agentes no exerccio do poder pblico.

Exprime ele a inteno inequvoca do legislador constituinte em ver obedecidos os princpios da legalidade, os princpios da impessoalidade e os princpios da moralidade, inscritos no art. 37, caput, da Constituio Federal.

CONCLUSO

Caberia, assim, primeiramente, a propositura de um mandado de segurana com pedido de deferimento da liminar, no sentido de determinar as medidas cabveis para o prosseguimento regular do processo administrativo em causa, qual seja, a elaborao de um "parecer jurdico", em um determinado prazo, a ser estabelecido pelo Julgador. Ou seja, h de se reconhecer o direito da consultante de instar a autoridade ou agente administrativo para tomar as medidas cabveis, a fim de possibilitar o andamento regular do processo administrativo, paralisado h muitos meses, considerando que a legislao especfica impe que a autoridade ter de 30 dias para a emisso do "parecer" e, no o fazendo pelos motivos previstos na lei, teria que justificar, no prprio processo, a razo do retardamento sob pena de ser repreendido por escrito.

Este o nosso parecer.


Fonte: Escritrio Online

Anda mungkin juga menyukai