Anda di halaman 1dari 13

Aula

UMA HISTRIA SOCIAL DAS RELAES HOMEM-NATUREZA


META
Proporcionar um maior entendimento acerca da crise ambiental global e a compreenso de que existem formas distintas de relao homem-natureza.

OBJETIVOS
Ao nal desta aula, o aluno dever: perceber que as sociedades s despertaram para uma conscincia ecolgica a partir da percepo das consequncias da devastao ambiental.

PR-REQUISITOS
Ter assimilado o contedo da Aula 2 e assistido o lme A Guerra do Fogo.

Na dcada de 40, com a grande primeira guerra, foi lanada a bomba atmica sobre o Japo, causando efeitos devastadores na natureza e na populao. (Fontes: http://admrbadran.les.wordpress.com).

Natureza e Histria

Crise ambiental A crise ambiental tem como caractersticas principais a contaminao da biosfera e da atmosfera pelos resduos das atividades produtivas e de consumo, a extino de espcies vegetais e animais, a alterao das paisagens, o esgotamento de minrios e das fontes de energia, constitui um fenmeno recente. derivada da insustentabilidade dos padres de produo e de consumo criados pela sociedade industrial e que no parou de expandir-se desde a segunda metade do sculo XVIII at os dias de hoje. ( M A RT I N E Z , 2006, p. 52-53).

INTRODUO
No h essncia humana, no h um nico homem: antes, o ser humano se construiu, historicamente, de muitas maneiras. (DUARTE, 2005, p. 76) Querido aluno/querida aluna, Neste nosso terceiro encontro, gostaria que voc percebesse que a crise ambiental o captulo mais recente de uma longa histria de uso e explorao dos recursos naturais. Este processo ainda encontra-se em andamento, uma vez que as sociedades humanas continuam exercendo presso crescente sobre os recursos naturais, provocando desequilbrios ambientais e sociais em escala global. O sculo XX testemunhou o desenvolvimento de uma sociedade cuja populao torna-se cada vez mais numerosa, consumista e interconectada. O resultado disto que as atividades humanas esto produzindo mudanas sem precedentes na biosfera, tendo alcanado, ou mesmo excedido seus limites (CAMARGO, 2003). A interao homem-natureza, pela sua tamanha complexidade, torna impossvel mensurar as consequncias da ao humana. As mudanas ambientais globais decorrentes desta ao podem ocorrer muito depressa, de forma a desaar nossa capacidade de reconhec-las, compreender suas implicaes e respond-las a tempo.

Foto do Touro de Wall Street, representao emblemtica da fora e ferocidade do sistema capitalista. (Fonte: http://dealbreaker.com).

28

Uma Histria social das relaes homem-natureza

Aula

A CRISE AMBIENTAL GLOBAL


Com as constantes descobertas cientcas, tm-se a impresso de que avanos tecnolgicos tm a capacidade ilimitada de corrigir todos os eventuais danos do planeta. Esta, porm, no a realidade que temos presenciado. Para que voc, cara aluna, prezado aluno, entenda melhor a problemtica aqui exposta, veja o quadro abaixo que compila historicamente os principais acidentes ambientais do sculo XX:
Dcada de 1940

Dcada de 1950

Dcada de 1960

Dcada de 1970

Efeitos devastadores da Segunda Guerra Mundial, culminando como o lanamento de duas bombas atmicas sobre o Japo. A partir de 1945 (e at 1945), so anunciadas 423 detonaes nucleares que ocorrem nos Estados Unidos, na Unio Sovitica, na Gr-Bretanha e na Frana. 1952 - chuva de granizo com caractersticas de presena de radioatividade ocorre na Austrlia, a menos de trs mil quilmetros dos testes nucleares realizados na Inglaterra. 1953 - chuva cida em Nova York, tendo como provvel causa testes nucleares no deserto de Nevada. 1954 - teste com a bomba de hidrognio nos Estado Unidos, realizado no Pacco Ocidental, contamina 18 mil quilmetros quadrados de oceano em decorrncia da nuvem radioativa de cerca de 410 quilmetros de extenso e 75 quilmetros de largura. Ocorre a contaminao de peixes e pescadores. Esse episdio gerou campanha extensa de repdio a testes nucleares, com participao inclusive de Albert Einstein e do Papa Pio XII. 1956 - so registrados casos de disfunes neurolgicas em famlias de pescadores e em gatos e aves que se alimentavam de peixes da baa de Minamata, no Japo. A contaminao vinha ocorrendo desde 1939, quando uma indstria qumica l se instalou. Altas concentraes de mercrio so encontradas em peixes e moradores, que morrem em virtude da chamada Doena de Minamata. Desastres similares so observados em vrios outros locais no Japo, gerando mais de 450 campanhas antipoluio no pas at 1971. 1967 - ocorre o naufrgio de petroleiro Torrey Canion, na Inglaterra, com derramamento de leo de grandes propores. 1969 - ocorre mais de mil derramamentos (de pelo menos 100 barris) de petrleo em guas americanas. 1976 - desastre industrial em Seveso, na Itlia, em uma fbrica de pesticidas, ocorrendo liberao de dioxina. 1977 - acidente em estao de tratamento de esgoto nos estados Unidos, com contaminao por hexaclorociclopeno.

29

Natureza e Histria

Dcada de 1980

1980 - so detectados casos de problemas pulmonares, anomalias congnitas e abortos espontneos em moradores de Cubato, no Brasil, em decorrncia do elevado nvel de poluio atmosfrica. 1984 - em Cubato, no Brasil, duas exploses e o incndio por vazamento de gs causam a morte de 150 pessoas em Vila Soc. 1984 - acidente com gs liquefeito de petrleo no Mxico causa a morte de 500 pessoas e deixa quatro mil feridas. O acidente cou conhecido como Mxico City: O dia em que o cu pegou fogo. 1984 - vazamento de 25 mil toneladas de isocianato de metila, ocorrido em Bhopal, na ndia, causa a morte de trs mil pessoas e a intoxicao de mais de 200 mil. 1986 - acidente na Usina de Chernobyl, na ento URSS. O incndio de um reator nuclear lana na atmosfera um volume de radiao cerca de 30 vezes maior do que a bomba de Hiroshima. A radiao espalha-se, atingindo vrios pases. H previso de que cerca de 100 mil pessoas sofrero damos genticos ou cncer nos 100 anos seguintes ao acidente 1986 - acidente na Sua, com derramamento de 30 toneladas de pesticidas no rio Reno, deixando 193 quilmetros do rio sem vidas. 1987 - acidente com material radioativo Csio-137 em Goinia, no Brasil, quando uma cpsula de Clio-137 desaparece do Instituto Goiano de Radioterapia e vendida a um ferro-velho como sucata. Causa a morte de quatro pessoas e hoje se acredita que o nmero de pessoas que morreram ou adoeceram por causa do acidente tenha sido bem maior. 1989 - o petroleiro Exxon Valdez derrama no Alasca 40 mil metros cbicos de petrleo. No acidente morrem aproximadamente 260 mil aves, entre outras espcies de animais. At hoje so estudadas as consequncias do acidente sobre a fauna e a ora marinhas da regio. 1991 - durante a Guerra do Golfo, o Iraque incendeia mais de 700 poos de petrleo no Kuwait, que queimam durante meses. Foi o maior derramamento de petrleo da histria, cerca de 25 vezes a quantidade derramada pelo Exxon Valdez 1993 - o petroleiro Braer derrama leo nas Ilhas Shetland no Reino Unido, numa quantidade duas vezes maior do que o Exxon Valdez. Repetidos derramamentos de leo no Brasil, pela Petrobrs.

Dcada de 1990

Fonte: Baseado em Ambiente Global (2001)

Estes so apenas alguns exemplos de acidentes ocorridos no sculo XX, mas o sculo XXI j nos reservou outros mais. No entanto, Ana Luiza de Brasil Camargo (2003) destaca que j podemos vislumbrar aspectos positivos relacionados reao e evoluo pessoal e coletiva acerca do processo de crise ambiental global, que vem se revelando desde a segunda metade do sculo XX. Podemos dizer que a maior evidncia disto o gradativo despertar das recentes geraes acerca dos problemas ambientais. As duas grandes guer30

Uma Histria social das relaes homem-natureza

Aula

ras causaram mudanas de valores, gerando reaes contra a degradao ambiental que podem ser chamadas de revoluo ambiental, dada a sua abrangncia. Tal expanso acabou por se constituir num novo movimento social e histrico denominado movimento ecolgico. Vamos tentar entender como este processo evoluiu ao longo do tempo. No Brasil, em 1934, realizada a 1 Conferncia Brasileira de Proteo Natureza, no Rio de Janeiro. Organizada pela Sociedade dos Amigos das rvores, denunciava a devastao das orestas brasileiras e tinha como pauta a defesa dos monumentos naturais, ou seja, a fauna e a ora. Este evento contribuiu para a elaborao do Cdigo Florestal de 1934 e inuenciou na legislao referente ao patrimnio histrico e artstico nacional em 1937. Em 1958, foi criada no Rio de Janeiro a Fundao Brasileira para a Conservao da Natureza, que tinha como objetivo principal a luta pela preservao da fauna e da ora de espcies ameaadas (Viola, 1991). Em 1960, ocorre a criao de diversas ONGs, e neste perodo dois eventos merecem destaque: a criao do Clube de Roma (importante na discusso dos problemas ambientais) e a expanso dos movimentos sociais, notadamente dos estudantes, voltados para assuntos ambientais. Outro momento relevante foi a publicao do livro Primavera Silenciosa (Silent Spring) em 1962 nos Estados Unidos, no qual a biloga Rachel Carson procurou demonstrar os efeitos desastrosos a mdio e longo prazo do uso macio de pesticidas na agricultura aps a Segunda Guerra Mundial. Data ainda desta dcada a criao da WWF (Word Wildlife Fund), uma organizao internacional de luta pela preservao da vida selvagem.

3
ONGs As ONGs so organizaes que objetivam no apenas a satisfao das necessidades de determinados grupos da sociedade, mas tambm, e especialmente, mudanas globais atravs da inuncia poltica. Fonte: http://www. faac.unesp.br.

Foto de Rachel Carson e de seu livro Primavera Silenciosa. (Fonte: http://earthrst.com).

Logomarca da WWF. (Fonte: http://www.fsc.org.br).

31

Natureza e Histria

Baia de Minamata Por mais de 20 anos, a partir de 1932, a companhia qumica Chisso despejou grandes quantidades de mercrio na baa de Minamata, Japo. Acumulando-se nos peixes e crustceos consumidos pelos pescadores locais, o metal provocou doenas e deformidades genticas. Disponvel em: http://antesqueanaturezamorra. blogspot.com.

Os anos 1970 foram marcados por trs momentos relevantes. O primeiro deles foi a iniciativa do Clube de Roma atravs do relatrio Os Limites do Crescimento, cujo intuito foi demonstrar as possveis consequncias da explorao do meio ambiente, defendendo o crescimento zero, o que acabou gerando crticas por limitar as possibilidades de desenvolvimento dos pases pobres. Neste relatrio, foram apontados cinco fatores determinantes e/ou limitadores do crescimento: populao, produo agrcola, recursos naturais, produo industrial e poluio (Theodoro, 2005). O segundo momento foi a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo (1972). Este evento resultante de apelos da Sucia por conta do desastre na Baia de Minamata ocializou uma preocupao internacional sobre os problemas ambientais. Um dos fatos de grande relevncia decorrente da Conferncia de Estocolmo foi a criao do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Este novo rgo da ONU passou a atuar no sentido de buscar o equilbrio entre os interesses das naes e a preservao global (Duarte, 2005).

Desenvolvimento Sustentvel o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes. o desenvolvimento que no esgota os recursos para o futuro. Fonte: http://www.wwf. org.br.
Logomarca do PNUMA (Fonte: http://images.google.com).

Logomarca da ONU (Fonte: http://images.google.com.br).

Fotos de crianas afetadas pela poluio da Bacia de Minamata. (Fonte: http://2.bp.blogspot.com).

32

Uma Histria social das relaes homem-natureza

Aula

O terceiro acontecimento relevante deste perodo foi o surgimento da ecologia profunda, um misto de escola losca e movimento popular global, que introduziu uma nova maneira de perceber o mundo e os problemas ambientais. Corrente prxima do ecoanarquismo, questionava se a sociedade precisa realmente consumir tantos recursos naturais. nesta corrente que se inspira a ONG Greenpeace, maior organizao ambiental do mundo, responsvel em grande parte pela disseminao e popularizao das questes ambientais (Bernardes e Ferreira, 2003). No nal da dcada de 1970, surgiram grupos dedicados a denunciar casos de degradao urbana. Ganha destaque ainda o movimento ambientalista contra a construo de usinas nucleares e contra o uso indiscriminado de agrotxicos. Em 1987, foi publicado o relatrio Nosso Futuro Comum (Our Common Future) elaborado pela Comisso Brundtland, criada pela ONU. Tinha por objetivo propor estratgias para o Desenvolvimento Sustentvel e, entre outras consideraes, armou que para a resoluo dos problemas de poluio e pobreza dos pases do Terceiro Mundo era necessrio promover o crescimento econmico aliado ideia de preservao (Duarte, 2005). Em 1989, a Assemblia Geral da ONU conrma a realizao de uma conferncia sobre meio ambiente e desenvolvimento no Brasil. Esta conferncia conhecida como Rio 92, Eco 92 ou Cpula da Terra chamou a ateno do mundo para a necessidade de uma aliana entre os povos para uma sociedade sustentvel. Nesta ocasio, entre outros documentos, foi aprovada a Agenda 21, um programa de trabalho para o sculo XXI voltado para o desenvolvimento e o meio ambiente do planeta. A Agenda 21 constitui-se numa espcie de manual para orientar as naes na transio para uma nova concepo de sociedade. As ONGs reunidas comprometeram-se ainda, com a elaborao das Agendas 21 locais e regionais. A Conferncia de Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92) foi a grande marca da internacionalizao denitiva da proteo ambiental e das questes ligadas ao desenvolvimento, criando elementos importantes como a Agenda 21 e o Fundo Global para o Meio Ambiente, do Banco Mundial (FERREIRA, 2003).

Cpula da Terra Conhecida mundialmente como Rio 92, a conferncia foi a maior reunio de chefes de Estado da histria da humanidade com a presena de cerca de 117 governantes de pases tentando buscar solues para o desenvolvimento sustentvel das populaes mais carentes do planeta. O evento foi acompanhado por todo o mundo e contou com a participao da sociedade civil organizada. Cerca de 22 mil pessoas, pertencentes a mais de 9 mil organizaes no-governamentais, estiveram presentes nos dois principais eventos da Conferncia: a reunio de chefes de Estado, Cpula da Terra, e o Frum Global, promovido pelas ONGs. Disponvel em: http://rpc. br.tripod.com.

Logomarca da Rio92 (Fonte: http://images.google.com.br).

33

Natureza e Histria

Os anos 1990 foram marcados ainda pelo surgimento da gesto ambiental. Temos, ento, a emergncia da adequao do empresariado aos novos padres de competitividade global, atravs dos sistemas de certicao ambiental exigidos internacionalmente. Atualmente, tem aumentado a tendncia de participao dos diversos atores sociais envolvidos com a gesto dos recursos naturais (ONGs, instituies nanceiras internacionais, governos) na formulao e execuo de polticas ambientais. As iniciativas recentes caminham rumo integrao entre polticas e gesto ambiental, incluindo a poltica dos recursos hdricos e gesto de bacias hidrogrcas e de reservas extrativistas. Cunha e Coelho (2003) armam que preciso superar a forma fragmentada e setorizada de elaborao e execuo das polticas ambientais no Brasil. Jacobi (2003) aponta trs fatores que contriburam para que o tema do desenvolvimento econmico fosse incorporado ao discurso ambiental: o agravamento da crise econmica; a aproximao do movimento ambientalista com outros movimentos sociais; e o relatrio Nosso Futuro Comum. nesse contexto que diversos pases do mundo vo se voltar para a elaborao da Carta da Terra, com o objetivo de promover um dilogo mundial em torno da promoo de uma aliana global em respeito Terra e vida. Com o lanamento ocial da Carta da Terra em junho de 2000, buscou-se estabelecer uma base tica slida para a sociedade global emergente e ajudar na construo de um mundo sustentvel baseado no respeito natureza, aos direitos humanos universais, justia econmica e uma cultura de paz.

Percebemos, portanto, a partir deste breve histrico da evoluo da conscincia ecolgica, que a percepo das pessoas com relao necessidade de preservao da natureza evoluiu gradativamente nas ltimas dcadas. Entretanto, se faz necessrio considerar que dentre os diversos movimentos ambientalistas existem concepes distintas de natureza. Porto-Gonalves (1989) chama a ateno para o fato de que, no Ocidente, predominam duas vertentes. primeira delas pertencem aqueles que vem a natureza como um ambiente de luta, de hostilidade, selvagem. J a segunda concebe uma viso romntica, entendendo a natureza como bondosa e harmnica, sendo o homem aquele que quebra o equilbrio. A crtica que se faz a essas duas vises sobre a natureza que em ambas o homem est fora delas.

34

Uma Histria social das relaes homem-natureza

Aula

Leia com ateno o texto abaixo, que parte do documento elaborado pelo Comit Intertribal Memria e Cincia Indgena. Procure perceber nele a preocupao, entre outras coisas, com a perpetuao da memria e a preservao da natureza. CARTA DA TERRA CONFERNCIA MUNDIAL DOS POVOS INDGENAS SOBRE TERRITRIO, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RIO-92 Apoio P R O G R A M A D A S N A E S U N I D A S PA R A O DESENVOLVIMENTO COMIT INTERTRIBAL - MEMRIA E CINCIA INDGENA HISTRICO Nossos antepassados sempre nos ensinaram a sermos verdadeiros e corajosos, quando queremos vencer desaos e sermos respeitados. Por isso, quando a ONU decidiu realizar a RIO-92, vrios indgenas componentes do Comit Intertribal - 500 Anos de Resistncia, responsvel pela articulao no Brasil, idealizaram e decidiram concretizar a Conferncia Mundial dos Povos Indgenas sobre Territrio, Meio Ambiente e Desenvolvimento. No bastava apenas ajuntar nossos lderes, era preciso que a nossa voz fosse ouvida pelo homem moderno, preocupado com seu futuro. Assim, rebuscando a luta de outros lderes do passado e a iniciativa de 15 estudantes-ndios que, em 1980, desaaram critrios pr-estabelecidos e criaram o primeiro movimento poltico no Brasil, a UNIND (Unio das Naes Indgenas), era preciso tambm na ECO-92 arriscar para que pudssemos caminhar com nossas prprias pernas. Ento sete povos do Alto Xingu - MT e o povo Tukano do Amazonas construram a Kari-Oca, um templo para abrigar a sabedoria indgena e traduzir um verdadeiro parlamento para a Terra. Uma arquitetura e engenharia que no se aprende nas escolas urbanas, mas certamente numa longnqua aldeia na selva. Plantada como folclore, mas pra ns, um cdigo de vida jamais decifrado pelo homem branco. Um criminoso incndio, porm, acabou com a Kari-Oca, mas no acabou com o sonho indgena de termos a terra assegurada, de viver com dignidade e de contribuir com o bem estar da humanidade, que vive graves crises sociais e ambientais.

35

Natureza e Histria

Por isso a Declarao da Kari-Oca e a Carta da Terra so documentos histricos que devem ser registrados como documentos ociais pelos governos e pela sociedade. Ns consideramos assim, anal foi inspirada na nossa magia de bem viver e na ntima relao espiritual, cultural e fsica com a natureza, um cotidiano que nos permitiu resistir s vrias presses de integrao e desenvolvimento consumista. Marcos Terena - Coordenador Geral DECLARAO DA ALDEIA KARI-OCA

Foto de ndio Kari-oca. (Fonte: http://www.agenciatextual.com.br).

Ns, Povos Indgenas das Amricas, sia, frica, Austrlia, Europa e Pacco, unidos em s voz na Aldeia Kari-Oca, expressamos a nossa gratido coletiva aos povos indgenas do Brasil. Inspirados por este encontro histrico, celebramos a unidade espiritual dos povos indgenas com a Terra e nossos antepassados. Continuamos construindo e formulando nosso compromisso mtuo de salvar a nossa me Terra. Ns, Povos Indgenas, apoiamos como nossa responsabilidade coletiva para que nossas mentes e nossas vozes continuem no futuro, a seguinte Declarao: Ns, Povos Indgenas, caminhamos em direo ao futuro nas trilhas dos nossos antepassados. Do maior ao menor ser vivente, das quatro direes do ar, da gua, da terra e das montanhas, o Criador colocou a ns, povos indgenas, em nossa terra, que nossa me. As pegadas de nossos antepassados esto permanentemente gravadas

36

Uma Histria social das relaes homem-natureza

Aula

nas terras de nossos povos. Ns, Povos Indgenas, mantemos nossos direitos inerentes autodeterminao. Sempre tivemos o direito de decidir as nossas prprias formas de governo, de usar nossas prprias leis, de criar e educar nossos lhos, direito a nossa prpria identidade cultural sem interferncias. Continuamos mantendo nossos direitos inalienveis a nossa terra e territrios, e a todos os nossos recursos do solo e do subsolo, e das nossas guas. Armamos nossa contnua responsabilidade de passar todos esses direitos s geraes futuras. No podemos ser desalojados de nossas terras. Ns, Povos Indgenas, estamos unidos pelo crculo da vida em nossas terras e nosso meio ambiente. Ns, Povos Indgenas, caminhamos em direo ao futuro, nas trilhas dos nossos antepassados! (Assinado na Aldeia Kari-Oca, Brasil, em 30 de maio de 1992)

CONCLUSO
Procuramos nesta terceira aula proporcionar um maior entendimento acerca da crise ambiental global, compreendendo que as formas da humanidade de se relacionar com o meio foram distintas ao longo da histria. Espero que voc tenha percebido que somente a partir da percepo das consequncias danosas da ao humana sobre o planeta que as sociedades passaram a mobilizar-se, evoluindo gradativamente para uma ainda incipiente conscincia ecolgica.

RESUMO
A crise ambiental global resultado da longa histria de uso e explorao dos recursos naturais pelas diversas sociedades humanas. As mudanas decorrentes deste processo so singulares, uma vez que nunca antes ocorreram com tamanha magnitude e velocidade. Na busca de responder a tempo urgncia das questes relacionadas ao meio ambiente, vrios grupos ambientalistas se originaram com o intuito de alertar a humanidade. Estes alertas tornaram-se mais freqentes e ganharam maior visibilidade a partir dos anos 1960. Vimos ainda que na percepo da maioria de ns, os homens no fazem parte da natureza, que geralmente idealizada sob uma percepo contemplativa e exterior ao homem.

37

Natureza e Histria

ATIVIDADES
Diante de tudo isto, quero fazer-lhe uma proposta, querido aluno/ querida aluna. Pense rapidamente! Se eu pedisse para voc fazer um desenho que representasse a sua ideia de natureza, o que voc desenharia?

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Muito provavelmente seu desenho traria uma bela paisagem, rvores, um crrego, ores, aves e, com certeza, um solzinho no canto da gura. Espero, meu caro aluno/minha cara aluna, que voc tenha lembrado de que ns, seres humanos, tambm fazemos parte desse cenrio, apesar da civilizao urbano-industrial ter alterado de forma drstica boa parte dos ecossistemas do planeta. Observe a letra traduzida da cano de Bob Thiele e George David Weiss, gravada originalmente por Louis Armstrong, transcrita abaixo. Em seguida, anote suas impresses sobre a mesma, considerando as vises de natureza presentes ao longo da histria da humanidade.

WHAT A WONDERFUL WORLD / QUE MUNDO MARAVILHOSO


Eu vejo as rvores verdes, rosas vermelhas tambm Eu as vejo orescer para ns dois E eu penso comigo... que mundo maravilhoso Eu vejo os cus azuis e as nuvens to brancas O brilho abenoado do dia, e a escurido sagrada da boa noite E eu penso comigo... que mundo maravilhoso As cores do arco-ris, to bonitas nos cus Esto tambm nos rostos das pessoas que se vo Vejo amigos apertando as mos, dizendo: como voc vai? Eles realmente dizem: eu te amo! Eu ouo bebs chorando, eu os vejo crescer Eles aprendero muito mais que eu jamais saberei E eu penso comigo... que mundo maravilhoso Sim, eu penso comigo... que mundo maravilhoso

38

Uma Histria social das relaes homem-natureza

Aula

PRXIMA AULA
Desenvolvimento x meio ambiente na histria recente do Brasil.

REFERNCIAS
BERNARDES, Jlia Ado; FERREIRA, Francisco P. de Miranda. Sociedade e Natureza. In: CUNHA, S. B. e GUERRA, A. J. T. (orgs.). A Questo Ambiental: Diferentes Abordagens. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003. CAMARGO, Ana Luiza de Brasil. Desenvolvimento Sustentvel: Dimenses e Desaos. Campinas, SP: Papirus, 2003. CUNHA, L. H. e COELHO, M. C. N. Poltica e Gesto Ambiental. In: CUNHA, S. B. e GUERRA, A. J. T. (orgs.) A Questo Ambiental: Diferentes Abordagens. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003. DUARTE, Regina Horta. Histria e Natureza. Belo Horizonte: Autntica, 2005. FERREIRA, L. C. Desenvolvimento, Sustentabilidade e Polticas Pblicas. In: A Questo Ambiental sustentabilidade e polticas pblicas no Brasil. So Paulo, Bomtempo Editorial, 2003, p. 101-109. JACOBI, Pedro. Movimento Ambientalista no Brasil: Representao Social e Complexidade da Articulao de Prticas Coletivas. In: RIBEIRO, Wagner Costa. Patrimnio Ambiental Brasileiro. So Paulo. Edusp: Imprensa Ocial, 2003. p. 519-543. MARTINEZ, Paulo Henrique. Histria Ambiental no Brasil: pesquisa e ensino. So Paulo: Cortez, 2006. PORTO-GONALVES, Carlos Walter. Os (des)caminhos do meio ambiente. So Paulo: Contexto, 1989. THEODORO, Suzi Huff (org.). Mediao de Conitos Socioambientais. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

39

Anda mungkin juga menyukai