Anda di halaman 1dari 5

O instituto da remoo, independentemente do interesse da Administrao, e direito matrcula em instituio de ensino congnere.

Autor(a): Dnerson Dias Rosa Dnerson Dias Rosa, ex-Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de Gois, scio da Dnerson Rosa & Associados Consultoria Tributria. Email: denerson-rosa@uol.com.

Quando da promulgao, em 28/10/1939, do Decreto-lei n 1.713, assinado pelo ento presidente Getlio Vargas, estabeleceu-se o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis da Unio, que criou, em seu art. 190, abaixo transcrito, o instituto da transferncia entre estabelecimentos de ensino, independentemente da existncia de vaga, em caso de servidor pblicoestudante que tivesse que mudar de domiclio para exercer cargo ou funo pblica. Art. 158. Ao estudante que necessite mudar de domiclio para exercer cargo ou funo pblica, ser assegurada transferncia do estabelecimento de ensino que estiver cursando para o da nova residncia, onde ser matriculado em qualquer poca, independentemente de vaga. Em 1952 foi promulgado o novo Estatuto do Servidor Pblico Civil, Lei n 1.711, como o anterior, tambm em 28 de outubro, que passou a ser o dia do servidor pblico, cujo art. 190, abaixo transcrito, manteve inalterado o instituto da transferncia de instituies de ensino para servidores transferidos no interesse da administrao pblica. Art. 190. Ao funcionrio estudante, matriculado em estabelecimento de ensino, e que for removido ou transferido, ser assegurada matrcula em estabelecimento congnere no local de sede da nova repartio ou servio, em qualquer poca e independentemente da existncia de vaga. Quando da promulgao do atual Regime Jurdico nico dos Servidores Civis da Unio, Lei n 8.112, de 11/12/1990, manteve-se vigente, no art. 99, transcrito abaixo, o instituto que assegura, ao servidor estudante que mudar de sede no interesse da administrao, matrcula em instituio de ensino congnere, em qualquer poca, independentemente de vaga. Art. 99. Ao servidor estudante que mudar de sede no interesse da administrao assegurada, na localidade da nova residncia ou na mais prxima, matrcula em instituio de ensino congnere, em qualquer poca, independentemente de vaga. Uma das formas de mudana de sede do servidor a denominada Remoo, que foi definida pela redao original da Lei n 8.112, em seu art. 36, abaixo transcrito, como o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Art. 36. Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Pargrafo nico. Dar-se- a remoo, a pedido, para outra localidade, independentemente de vaga, para acompanhar cnjuge ou companheiro, ou por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente, condicionada comprovao por junta mdica.

No pargrafo nico do art. 36 se previa que a remoo, a pedido, dar-se-ia independentemente da existncia de vaga, por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente, condicionada comprovao por junta mdica. Todavia, com a promulgao da Lei n 9.527, de 10/12/1997, deu-se nova redao ao referido artigo, ficando como abaixo transcrito, prevendo especificamente trs situaes, quais sejam: remoo de ofcio, no interesse da administrao; remoo a pedido, a critrio da administrao; remoo a pedido, independentemente do interesse da administrao. Art. 36. Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Pargrafo nico. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoo: I - de ofcio, no interesse da Administrao; II - a pedido, a critrio da Administrao; III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao: a) para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao; b) por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial; c) em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados. A remoo denominada a pedido, independentemente do interesse da Administrao ficou reservada para trs situaes, quais sejam: para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico, que foi deslocado no interesse da Administrao; por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou seu dependente, condicionada comprovao por junta mdica oficial; em virtude de processo seletivo. Importante ressaltar que o que atualmente se denomina de remoo a pedido, independentemente do interesse da Administrao, d-se na verdade no interesse pblico, mas sem que a Administrao Pblica possa manifestar eventual discordncia. O objetivo da norma, ao utilizar a terminologia independentemente do interesse da Administrao, foi simplesmente definir que nesta situao o interesse pblico j estaria previamente patente e presente, e que no caberia ao Administrador Pblico realizar qualquer avaliao objetiva ou subjetiva quando ao que considerasse como de interesse ou convenincia da Administrao Pblica. Este critrio fica patente quando analisadas a primeira e a terceira situao previstas na lei, quais sejam, a remoo para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico, que foi deslocado no interesse da Administrao e a remoo em virtude de processo seletivo. Em ambas as

situaes se encontra patente o interesse pblico, na primeira situao remoo tem-se que esta se dar que o servidor possa acompanhar seu cnjuge ou companheiro tambm servidor que sido deslocado no interesse da Administrao, na terceira tambm se faz patente o interesse pblico quando se assegura a remoo em virtude de aprovao em processo seletivo interno (promoo ou concurso interno), sendo claro que processo seletivo interno somente ocorre no interesse da Administrao. A mesma situao de existncia de interesse pblico se verifica em relao segunda situao remoo, qual seja, por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou seu dependente, condicionada comprovao por junta mdica oficial, isto porque a Constituio Federal de 1988, em seu art. 196, transcrito abaixo, estabelece o interesse pblico na garantia de sade, ao defini-la como um direito de todos e um dever do Estado. Art. 196. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. E nem poderia ser de forma diversa, isto porque uma norma deve sempre ser interpretada dentro do seu contexto, e o contexto da remoo a pedido, independentemente do interesse da Administrao evidencia claramente que se trata efetivamente de situaes nas quais se encontra patente o interesse pblico, e em patamar tal que no cabvel Administrao Pblica opor qualquer obstculo. O prprio fato de a Lei estabelecer que a Administrao Pblica no poder opor qualquer fator impeditivo para a ocorrncia de remoo nestas situaes evidencia, por si mesmo, o interesse pblico que justifica a ocorrncia destas remoes. Portanto, muito embora a primeira e superficial leitura seja no sentido de que, por se tratar de remoo a pedido, esta se daria por vontade do servidor, uma segunda anlise evidencia de forma translcida que o contrrio, isto porque no h efetivamente manifestao de vontade, no sentido de escolha entre alternativas, mas simplesmente necessidade, tal como ocorre na remoo para acompanhar cnjuge ou companheiro, na remoo em virtude de promoo e na remoo por motivo de sade do servidor ou de cnjuge, companheiro ou pessoa de sua famlia. Por conseguinte, quando a lei, neste caso, fala em remoo a pedido, ela efetivamente dispe que esta remoo depende to somente de o servidor evidenciar a sua necessidade, j previamente amparada pela lei, e que dever ser comprovada. Portanto, como se trata de situao de remoo no ocorrida por vontade do servidor pblico, tem-se a aplicao do abaixo transcrito art. 99, que assegura, na localidade da nova residncia ou na mais prxima, matrcula em instituio de ensino congnere, em qualquer poca, independente de vaga.

Art. 99. Ao servidor estudante que mudar de sede no interesse da administrao assegurada, na localidade da nova residncia ou na mais prxima, matrcula em instituio de ensino congnere, em qualquer poca, independentemente de vaga. Importante ressaltar que os termos de ofcio e no interesse da administrao no podem ser interpretados como sinnimos ou mesmo equivalente, porque se o fossem, o art. 99 no teria estabelecido a matrcula em instituio de ensino congnere em caso de mudana de sede no interesse da administrao, mas simplesmente em caso de mudana de sede de officio. Quando a lei optou por utilizar o termo no interesse da administrao, claramente evidenciou que h situaes nas quais a transferncia ou remoo a pedido pode dar-se em virtude de interesse pblico. E se a lei considerou estas situaes to graves que sequer administrao seria permitido negar a remoo ou transferncia nesta situao, parece claro que, em se tratando de instituies de ensino, tal prerrogativa tambm no lhes deve ser concedida, mesmo em atendimento ao disposto no abaixo transcrito art. 205 da Carta Magna de 1988. Art. 205. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Reconhecendo esta situao, existem algumas decises So neste sentido so algumas as reiteradas decises dos tribunais ptrios, das quais algumas abaixo se transcrevem: ADMINISTRATIVO. ENSINO SUPERIOR. REMOO, A PEDIDO, DE FUNCIONRIO PBLICO FEDERAL ESTUDANTE. DIREITO TRANSFERNCIA COMPULSRIA PARA INSTITUIO DE ENSINO DA LOCALIDADE ONDE O SERVIDOR ESTUDANTE PASSOU A EXERCER SUAS FUNES. ART. 100 DA LEI N 4.024/61. 1. A jurisprudncia do extinto TFR e do TRF/1 Regio tem dado interpretao extensiva ao art. 100 da Lei n 4.024/61, na redao da Lei n 7.037/82, de modo a alcanar tambm casos de remoo, a pedido, de servidor pblico estudante. 2. O art. 100, pargrafo 1, I, da Lei n 4.024/91, na redao da Lei n 7.037/82, assegura a transferncia do estudante, independentemente de existncia de vaga, para instituio vinculada a qualquer sistema de ensino, quando se tratar de servidor pblico federal ou membro das Foras Armadas, inclusive seus dependentes. 3. Na hiptese, ademais, a remoo da impetrante deu-se por motivo de sade e necessidade de tratamento mdico especializado em outro Estado, comprovados por junta mdica oficial. 4. Improvidas a Apelao e a Remessa Oficial. (TRF 1 Regio. 2 Turma. AMS 01129616/GO. Rel. JUZA ASSUSETE MAGALHES. DJ 31/03/1997.) ADMINISTRATIVO - MANDADO DE SEGURANA - SERVIDOR - ESTUDANTE -

TRANSFERNCIA DE UNIVERSIDADE PBLICA PARA PBLICA POR MOTIVO DE DOENA - POSSIBILIDADE - PRECEDENTES. 1. Servidor Pblico transferido ex officio, faz jus transferncia para estabelecimento de ensino congnere, ante o disposto no art. 99 da Lei n 8.112/90. 2. Entendimento pacificado no julgamento de questo de relevncia jurdica submetida apreciao da 1 Seo da Corte sobre o significado da expresso "instituio de ensino congnere". (MAS 95.01.22761-8/PI). 3. Pretendendo a Impetrante transferncia de entidade pblica para pblica, por motivo de sade e necessidade de tratamento em outro Estado, assiste-lhe o direito invocado. 4. Remessa a que se nega provimento. (TRF 1 Regio. 1 Turma. REO 37000044286/MA. Rel JUIZ AMILCAR MACHADO DJ 12/03/2001) ADMINISTRATIVO. ENSINO SUPERIOR. TRANSFERNCIA A PEDIDO. INTERESSE PBLICO. ATENDIMENTO. 1. A legislao ptria somente admite a transferncia compulsria de curso entre instituies de ensino superior quando se tratar de remoo ex officio de estudante que seja servidor pblico, ou, ainda, nos casos de cnjuge, companheiro ou dependentes deste, que, estudantes, tenham de acompanh-lo em deslocamento no interesse da administrao. 2. A transferncia a pedido, embora criada para beneficiar o servidor, deve corresponder sempre ao interesse pblico, sob pena de nulidade do referido ato. 3- A carta magna em vigor concedeu maior amplitude ao direito educao, deferindo, ainda, uma proteo especial famlia. 4. Hiptese em que a remoo do impetrante, motivada pelo precrio estado de sade de sua genitora, foi precedida de regular procedimento administrativo, pelo que vislumbro o atendimento do requisito legal, restando justificada a transferncia obrigatria de universidade. 5. Remessa oficial e apelao improvidas. (TRF 5 Regio. 4 Turma. AMS 80795/CE. Rel Desembargador Federal Luiz Alberto Gurgel de Faria. DJ 26/12/2002) Portanto, tem-se como ilegal e arbitrria a negativa de matrcula, em instituio de ensino congnere quela na qual estava matriculado, pra o servidor transferido ou removido a pedido nas situaes previstas no art. 36, pargrafo nico, III, da Lei 8.112-90, quais sejam: para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico; por motivo de sade do prprio servidor, companheiro ou dependente bem como em caso de mudana de sede em virtude de promoo.

Anda mungkin juga menyukai