Anda di halaman 1dari 34

MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE POMBEIRO

mosteiro

MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE POMBEIRO

1. O Mosteiro na poca Medieval


O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, situado no concelho de Felgueiras, foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos de Entre-Douro-e-Minho, em riqueza e programa construtivo. A escolha do lugar para a sua implantao mostra, ainda hoje, o quanto as comunidades monsticas procuraram construir nas melhores terras agrcolas, em reas baixas, onde havia agricultura de regadio e abundncia de gua. A mais antiga referncia documental que se conhece relativa a Pombeiro data de 1099, registando a existncia de um Cenovio Palumbario1. No entanto, ainda mais significativo para o conhecimento da histria desta casa monstica, o documento datado de 10 de Fevereiro de 1102 respeitante a uma doao que o fundador D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda fazem em favor do seu Mosteiro de Pombeiro.

283

1. O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos de Entre-Douro-e-Minho.

1 MOREIRA Pe Domingos A Freguesias da Diocese do Porto. Elementos Onomsticos Altimedievais, Boletim Cultural da Cmara Municipal do Porto. 2 srie, vols. 5/6, Porto, 1987-88, p. 50.

A famlia que detinha o padroado do Mosteiro era a dos Souses, famlia poderosa de infanes e ricos-homens, cujos chefes de linhagem desempenharam frequentemente o cargo de mordomo-mor da corte2 e que foi a primeira donatria das Terras do Sousa, desde D. Gomes Aciegas at Gonalo de Garcia de Sousa (1250-1286), o ltimo Souso e governador desta Terra. Em 1 de Agosto de 1112, D. Teresa concede Carta de Couto ao Mosteiro, tornando-o terra privilegiada com justia prpria na pessoa do seu abade3. A tradio atribui uma fundao mais antiga a Santa Maria de Pombeiro, recuando a data ao ano de 1059. Apesar deste documento ter sido considerado como falso por Alexandre Herculano, continua a ser citado como autntico. J. A. Coelho Dias j esclareceu que o documento foi forjado intencionalmente pela comunidade monstica, com o objectivo de comprovar a antiguidade do seu mosteiro e os respectivos direitos4. Pombeiro insere-se num territrio onde se implantaram outros mosteiros beneditinos. Na mesma regio foram construdas, durante a Idade Mdia, outras casas monsticas que adoptaram a Regra de So Bento, como So Salvador de Travanca (Amarante), So Miguel de Bustelo (Penafiel), O Salvador de Pao de Sousa (Penafiel), e So Pedro de Cte (Paredes). Como sabido, era nestes conjuntos monsticos que reis e nobres estadiavam e que os peregrinos dis284
2. As reformas da poca Moderna no alteraram significativamente o ncleo construdo.

punham de albergaria e de servios assistenciais. significativo notar que estes edifcios esto situados entre importantes vias medievais, uma que ia do Porto e se dirigia para Trs-os-Montes pelo porto de Amarante, e outra que da Beira, por Lamego, atravessando o Douro em Porto de Rei, se encaminhava para Guimares e Braga. Deste modo, o Mosteiro de Pombeiro ficava no epicentro geogrfico desses caminhos constituindo um plo de apoio para os viajantes e peregrinos5. Graas s doaes da famlia que detinha o padroado e s ddivas dos fiis, Pombeiro tornou-se num ncleo poderoso, estendendo as suas propriedades at Vila Real. De tal maneira foi dotado de bens imveis e de padroados, que chegou a contar com um total de 37 igrejas das quais tinha o direito de apresentao e de onde colhia rendas e dzimos, somando um rendimento anual de 25.000 cruzados, patrimnio que fazia desta instituio um cobiado potentado6.

Este enriquecimento foi decisivo para a construo de uma to monumental e imponente igreja. Parece ter sido no governo do D. Abade Rodrigo (1252-1276) que o Mosteiro atingiu o seu auge arquitectnico. A este abade se atribui a construo da desaparecida galil onde estavam pintadas as armas da antiga nobreza de Portugal, segundo registou Frei Agostinho de Santa Maria. A construo da igreja tal como hoje se apresenta, apesar de muito reformada nos sculos XVII e XVIII, corresponde obra da poca Romnica, provavelmente iniciada no ltimo quartel do sculo XII, mas s terminada nas primeiras dcadas do sculo XIII. Assim parecem indicar a tipologia da roscea da fachada ocidental e a escultura e alado do portal ocidental.
3. A localizao do Mosteiro mostra, ainda hoje, como as comunidades monsticas procuraram construir os seus mosteiros nas melhores terras agrcolas.

2 LENCART, Joana O Costumeiro de Pombeiro. Uma comunidade Beneditina no sculo XIII. Lisboa: Editorial Estampa, 1997, pp. 46-47. 3 DIAS, Geraldo J. A. Coelho O Mosteiro de Pombeiro e os beneditinos nas origens de Felgueiras. Felgueiras Cidade. Ano 1, n 1. Felgueiras: Pelouro da Cultura da Cmara Municipal de Felgueiras, Junho de 1993, p. 44. 4 IDEM, ibidem, p. 44. 5 IDEM, ibidem, p. 44. 6 LENCART, Joana O Costumeiro de Pombeiro. Uma comunidade Beneditina no sculo XIII. Lisboa: Editorial Estampa, 1997, p. 47.

4. Planta.

285

O edifcio da igreja o nico, em todo o conjunto monstico, que manteve em grande parte a estrutura da construo romnica. fachada ocidental do templo foram acrescentadas duas torres que, segundo a documentao, j estavam erguidas em 1629. Esta alterao poder estar relacionada com a runa da galil, construo destinada a espao funerrio, como veremos. O cronista da Ordem de So Bento, Frei Leo de So Toms d-nos notcia, na sua obra Benedictina Lusitana editada em 16517, da existncia de uma aparatosa galil de trs naves, abobadada em pedra, que j estaria em runa em 1578. Esta notcia, e a respectiva meno de nela constarem todas as armas da antiga nobreza de Portugal, ser repetida por Frei Agostinho de Santa Maria em 1712, como j foi visto, e por Francisco Xavier da Serra Craesbeeck em 17628 muito embora estes autores se limitem a transcrever a descrio de Frei Leo de So Toms. O Inqurito Vida dos Mosteiros na Arquidiocese de Braga, realizado em 1568, por ordem do Cardeal Dom Henrique, d conta da existncia daquele espao funerrio e do seu estado: Na entrada deste mosteiro na porta principal est uma galil de trs naves muito alta e formosa, mas encontra-se em mau estado, sem madeira nem telha, quase arruinada9. Joo de Barros na Geografia de Entre-Douro-e-Minho e Trs-os-Montes [1549] apenas informa que jazem alli muitos fidalgos (...) desde a era de Mil e cento para diante o templo. He de tres naues e de muito boas capellas (...)10.

7 8 9

SO TOMS, Frei Leo de Benedictina Lusitana. Vol. 2, com Introduo e notas de Jos Mattoso, Lisboa, 1974 (1 ed., Lisboa, 1644-51), p. 77. CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra Memrias Ressuscitadas da Provncia de Entre Douro e Minho no ano de 1726. Vol. II. Ponte de Lima: Edies Carvalhos de Basto, Lda, 1992, p. 250. FERRO, Adrito Gomes Ferreira Paulo Inqurito vida dos Mosteiros na Arquidiocese de Braga sob D. Fr. Bartolomeu dos Mrtires. Actas do II Encontro sobre Historia Dominicana, Tomo III. Porto: Arquivo Histrico Dominicano, 1987, pp. 161- 206.

10 BARROS, Joo de Geographia dentre Douro e Minho e Trs-os-Montes. Porto: Typografia Progresso, 1919, p. 75 (1 ed., [1549]).

286
5. Apesar das reformas da poca Moderna, a estrutura da igreja corresponde construo romnica, com excepo da capelamor edificada 1770. 6. Nave da Epstola. Ao fundo da nave, o absidolo, de planta semicircular corresponde construo romnica original.

O Inqurito de 1568 no deixa dvidas quanto existncia da galil, mas far sentido interrogar a sua aparatosa monumentalidade sugerida pela descrio de Frei Leo de So Toms, sempre muito encomistico relativamente s casas monsticas da sua Ordem. A repetio daquela descrio noutras obras da poca Moderna e a sua aceitao por parte dos autores que sobre o assunto j se debruaram, influenciam as nossas expectativas quanto sua dimenso e aparato. No faltam exemplos, na arquitectura romnica portuguesa, de vestgios ou de notcias relativas a estas ante-igrejas de funo funerria. No Mosteiro do Salvador de Pao de Sousa (Penafiel) existiu um corporal, anexo fachada norte da igreja. Em Santa Cristina de Serzedelo (Guimares) conserva-se a totalidade de uma ante-igreja funerria e um semelhante espao coberto existia em Sanfins de Friestas (Valena), anteriormente ao restauro que o demoliu em 1935. H vestgios de galils fronteiras fachada, em So Pedro de Ferreira (Paos de Ferreira) e em Freixo de Baixo (Amarante). Todos estes exemplos reportam-se a igrejas de uma s nave, desde logo de programa construtivo menos grandioso do que Pombeiro e que apenas cobrem de abbada de pedra a cabeceira, reservando a cobertura de madeira, menos onerosa e que menos conhecimentos requer, para o corpo da igreja e para a galil. J em Santa Cruz de Coimbra, antes da reforma da poca manuelina, D. Afonso Henriques e D. Sancho I estavam tumulados no nrtex porticado e abobadado da torre, que antecedia o portal da igreja daquele mosteiro de Cnegos Regrantes de Santo Agostinho, fundado em 1131. Em Santa Maria de Alcobaa, o panteo rgio estaria tambm construdo entrada do templo, junto porta principal. Segundo J. C. Vieira da Silva esta situao dos prticos funerrios foi mais habitual nos

mosteiros beneditinos e a prpria designao de galil, adoptada na Pennsula Ibrica, reporta-se sua funo funerria. Era neste local que, nos mosteiros que adoptaram a Regra de So Bento, terminava a procisso ritual em memria da Paixo e Ressurreio de Cristo, realizada pelos monges ao Domingo. Depois de terem percorrido as alas do claustro saam por uma porta de comunicao para o prtico fronteiro igreja, onde comemoravam a ltima apario de Cristo aos Apstolos, num monte da Galileia, antes da Asceno. Segundo o mesmo autor esse alpendre foi designado de galil, em clara analogia com a crena da Ressureio, no Juzo Final11. A localizao exacta da celebrada galil de Pombeiro , pois, um tema em aberto, tanto mais que as recentes escavaes arqueolgicas a cargo do IPPAR, parecem revelar indcios da sua existncia. Deve ser notado, no entanto, que o espao que as torres ocupam, no sentido longitudinal, corresponde exactamente a equivalente medida dos tramos da igreja, o que legitima a hiptese de a antiga galil ter ditado a dimenso das torres, podendo estas terem sido construdas no exacto alinhamento dos alicerces do nrtex. A construo das torres entre finais do sculo XVI e o primeiro quartel do sculo XVII iria conduzir reforma da fachada, com a finalidade de dar mais luz ao templo e de permitir a construo de amplo coro alto e respectivo orgo. No trinio de 1719/1722, o muro encaixado entre as duas torres e a respectiva roscea, enquadrada em moldura de grande janela maneira da S do Porto, foi deslocado para a frente, ficando alinhado com as torres, estruturando-se assim uma nova fachada, com nichos para imagens de Nossa Senhora, orago da igreja, e dos So Bento e Santa Escolstica, patronos da Ordem Beneditina, rematada por fronto ao gosto da poca barroca. No que diz respeito cabeceira da igreja, a documentao garante que a capela-mor foi totalmente reconstruda em 1770. Contudo, o que mais interessa reportar aqui o facto de sabermos que tal como os absidolos, a abside romnica era de planta semicircular. Em anterior reforma, ocorrida em cerca de 1722, havia sido demolida a meia laranja, em que terminava a Capela mr antiga12.
287

As cabeceiras com capelas semicirculares, plenamente romnicas, ter-se-o afirmado na regio do Entre-Douro-e-Minho no segundo quartel do sculo XII. Esta modalidade corresponde ao gosto teatralizado da nova liturgia romana que impe uma outra profundidade a esses espaos. O sistema de cabeceira com abside e absidolos escalonados e semicirculares, interna e externamente, mais frequente que o das capelas quadrangulares, nos programas construtivos das igrejas de trs naves do sculo XIII. No Entre-Douro-e-Minho, alm do exemplo de Santa Maria de Pombeiro, pode encontrar-se aquele sistema de organizao e cobertura da cabeceira nas igrejas dos mosteiros beneditinos de So Pedro de Rates (Pvoa de Varzim), So Salvador de Travanca (Amarante), O Salvador de Pao de Sousa (Penafiel)
7. Absidolo sul. As cabeceiras com abside e absidolos escalonados, de planta semicircular, so habituais nos programas das igrejas de trs naves, do Entre-Douro-e-Minho.

e So Salvador de Ganfei (Valena). Acresce ainda que apresentam semelhante arranjo, a S Velha de Coimbra e a Colegiada de Santiago da mesma cidade, bem como apresentaria a S de Lisboa, anteriormente construo do deambulatrio no sculo XIV por vontade de D. Afonso IV, e na igreja de So Salvador de Castro de Avels (Bragana), posteriormente arruinada e depois restaurada.

11 SILVA, Jos Custdio Vieira da O Panteo Rgio do Mosteiro de Alcobaa. Lisboa: IPPAR, 2003, p. 17. 12 MEIRELES, Fr. Antnio da Assuno Memrias do Mosteiro de Pombeiro. Lisboa: Academia Portuguesa da Histria, 1942, p. 66.

288

8. Absidolo. A cornija de arcaturas assentes em cachorros encontra paralelos nas igrejas dos Mosteiros de So Pedro de Ferreira e no Salvador de Pao de Sousa, entre outros templos romnicos do Vale do Sousa.

9. Portal ocidental. O alado e a escultura deste portal apresenta uma miscigenao de vrios dialectos do romnico de Entre-Douro-e-Minho.

Tal como em Pombeiro, em Rates, Pao de Sousa, Travanca e Ganfei, a abside romnica foi alterada na poca Moderna, tendo-se mantido o essencial do primeiro tramo, recto, unicamente em Rates, Travanca e Pao de Sousa. Uma vez que as igrejas de uma s nave representam 90% das igrejas romnicas portuguesas13, os templos de trs naves cuja construo romnica chegou at aos dias de hoje so muito valorizados, e j assim o eram na cronstica dos sculos XVI, XVII e XVIII, onde sempre se admira a grandeza das suas fbricas. No Entre-Douro-e-Minho, alm das Ss do Porto e de Braga, apresentam trs naves os j referidos exemplares de Ganfei, Rates, Travanca, Pao de Sousa e Pombeiro que, adoptando a mesma soluo na cabeceira como atrs ficou dito, inscrevem o transepto no alinhamento do corpo das naves. Desta forma, o transepto apenas se nota em altura e/ou no comprimento do tramo. Na cobertura das naves apresentam duas solues distintas. Em Ganfei utiliza-se unicamente a madeira e, em So Pedro de Rates, tambm essa a soluo que hoje pode ser vista. No entanto, esta igreja ter sido inicialmente pensada para receber arcos-diafragma tal como a S de Braga, Travanca, Rates, Pao de Sousa e Pombeiro. Nestes exemplos os arcos-diafragma, transversais, estruturam as paredes e servem para apoiar as vigas dos telhados. Os pilares cruciformes, com meias colunas adossadas, recebem o peso dos arcos-diafragma e dos arcos formeiros. Esta soluo, que chega ao perodo gtico, nortenha e tem poderosos antecedentes na arquitectura pr-romnica14. A cobertura com arcos-diafragma compartimenta mais os tramos, tanto em altura como visualmente, divide o espao e trava a entrada de luz. Por esta razo recorda o espao vincadamente
13 ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de O Romnico. In Histria da Arte em Portugal. Lisboa: Editorial Presena, 2001, p. 79. 14 IDEM, ibidem, p. 79.

10. Compo mesma tipologia da igreja monstica de Pao de Sousa. A decorao da poca Barroca no alterou a estrutura das naves.

289

hierarquizado e escurecido, prprio de uma liturgia de mistrio j patente na poca visigtica e muito enfatizada na construo dos templos morabes. A igreja do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro corresponde a uma tipologia, que apresenta trs naves de trs tramos, cabeceira escalonada composta por abside e absidolos interna e externamente semicirculares e abobadados em pedra, cobre as naves com arcos-diafragma e madeira, divide-as com arcos formeiros assentes em pilares cruciformes aos quais se adossam colunas, inscreve o transepto na planimetria das naves, apenas notando-o na altura e ressaltando a sua volumetria no exterior, e apresenta nave central mais alta do que as colaterais, utilizando telhado de duas guas na primeira e de uma gua nas segundas. Alm do exemplo de Pombeiro, as igrejas monsticas de Pao de Sousa (Penafiel) e Travanca (Amarante) correspondem a esta caracterizao. Note-se que pertenceram todas a mosteiros beneditinos e que esto geograficamente prximas, patenteando algumas solues construtivas e decorativas de um romnico tardio, com aspectos j protogticos nomeadamente na dimenso e na modinatura das rosceas de Pombeiro e de Pao de Sousa, uma vez que a grelhagem desta ltima no pode servir de modelo comparativo por ser obra do restauro terminado em 1939. Em Pombeiro, o portal axial um exemplo de notvel escultura no que diz respeito s arquivoltas, numa das quais se adopta aduelas com escultura prpria de capitis, na sequncia dos portais da S de Braga e de So Pedro de Rates, onde este modo se forjou. Segundo C. A. Ferreira de Almeida, Pombeiro constitui um imponente testemunho de arquitectura romnica regional onde se miscigenaram todas as nuances do romnico minhoto e tardio do Sul do Lima: arquivoltas e palmetas de influncia bracarense e temtica floral j protogtica. Apesar das alteraes ao longo do

290

11. Portal ocidental. Os capitis, de excelente execuo, representam o que de melhor se esculpiu no Norte de Portugal.

tempo, a igreja de Pombeiro continua a ser um excelente testemunho da arquitectura romnica onde se conjugam influncias da S de Braga e da Bacia do Sousa. As colunas do portal apoiam-se em plinto, soluo que pode ser vista em outras igrejas romnicas da regio do Vale do Sousa. Os capitis, de inspirao vegetalista e de magnfica execuo, demonstram uma mo muito hbil no domnio da escultura em granito e representam o que de melhor se esculpiu nesta regio. Tm semelhanas nas Igrejas do Salvador de Unho (Felgueiras) e de So Pedro de Ferreira (Paos de Ferreira). As impostas, constitudas por palmetas simplificadas, apoiam seis arquivoltas, trs das quais demonstram modinatura protogtica, sendo as restantes caracterizadas pelos motivos esculpidos. Em alguns exemplares encontramos animais afrontados, do tipo bracarense. Outros apresentam palmetas e cabeas de animais de cujas bocas saem fitas, idnticas a um exemplar de Veade (Celorico de Basto), e outras ainda, de muito aprimorado relevo, apresentam decorao floral, bem saliente. Nos trechos conservados da cornija romnica, as arcaturas que a apoiam, assim como alguns cachorros, tm exemplos similares nas Igrejas de So Vicente de Sousa (Felgueiras), de So Salvador de Fonte Arcada (Pvoa de Lanhoso) e de So Pedro de Ferreira (Paos de Ferreira). Tambm a organizao exterior das capelas laterais tem semelhanas com os dois ltimos exemplos mencionados. Na fachada mantm-se a primitiva roscea, bastante ampla, j protogtica, com estrutura idntica de Pao de Sousa e com um enquadramento semelhante roscea da S do Porto. J os alados laterais, desenvolvem-se segundo os esquemas da poca Moderna, ou seja, mostram solues cenogrficas, tpicas dos esquemas estimados na arquitectura e na decorao rococ.

291

12. Portal ocidental. Capitis e aduelas das arquivoltas.

13. Portal ocidental. Capitis.

14. Portal ocidental. Aduelas.

15. Portal ocidental. Aduelas.

292

16. Portal ocidental. O tema da primeira aduela direita do observador que mostra um personagem na aresta da pea e dois animais que o engolem pelos ps, um tema prprio de capitis que, em Portugal, adaptado s aduelas.

17. Portal ocidental. Aduelas.

1.1. A imagem de Santa Maria de Pombeiro

Enquadrada actualmente no retbulo-mor da igreja merece ateno a escultura da padroeira, Santa Maria, devotssima imagem ainda durante os sculos XVII e XVIII, conforme garante Frei Agostinho de Santa Maria. Nessa poca, esta imagem tambm designada de Santa-Maria-a-Alta, estava em altar prprio situado no corpo da igreja, do lado do Evangelho. uma escultura em madeira dourada e policromada, de considerveis dimenses, apresentando a Nossa Senhora em p, segurando o Filho no brao esquerdo, e que ostenta, na mo direita, um ceptro (colocado no sculo XVIII, quando se dourou de novo a imagem). O Menino est sentado no brao da Me em posio entronizada, revelando uma fisionomia quase adulta. uma escultura que deve ser enquadrada na poca Gtica, talvez nos finais do sculo XIV, certamente bastante retocada em pocas posteriores. Embora a documentao garanta a existncia de escultura de vulto no sculo XIII, fenmeno comum a outros pases europeus, em Portugal foi no sculo XIV que esta escultura gtica atingiu o seu apogeu. O amplo incremento da produo gtica de escultura, tanto de vulto como retabular, deve ser enquadrado no fenmeno devocional da poca. Se na poca Romnica se rezava fundamentalmete diante das relquias, na poca Gtica aquelas j no satisfazem as necessidades devocionais. Reza-se agora diante das imagens esculpidas ou pintadas. Prpria da poca Gtica e do gosto pela aproximao dos crentes s figuras sagradas, deste tempo, a representao de Nossa Senhora em p, segurando o Menino, habitualmente no brao esquerdo, tipo
18. O Coro-alto, inserido na arquitectura romnica, um elemento da poca Barroca de notvel qualidade.

iconogrfico que se designa de eleousa e que ir dar origem a variantes como a de Nossa Senhora do Leite j includa esta, nas variaes muito gticas da Virgem da Ternura.

1.2. A escultura funerria


A escultura funerria foi um domnio onde se registaram profundas inovaes e onde se criaram peas de grande qualidade durante os ltimos sculos da Idade Mdia. A presena de um tmulo estava muitas vezes relacionada com legados testamentrios que obrigavam prtica de ofcios comemorativos, ou seja, existia um compromisso da instituio religiosa que albergava o tmulo e que devia assegurar a sua conservao. Tmulos bem estimados e a lembrana dos defuntos, em ofcios dignos, eram garantia de que essa instituio continuaria a ser escolhida como local de derradeira morada, cativando assim cada vez mais legados testamentrios. Frei Leo de S. Toms refere a propsito do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro que muita gente illustre
19. Enquadrada no retbulo-mor da igreja, a imagem de Santa Maria de Pombeiro apresenta uma tipologia prpria da escultura gtica.

daquelle tempo antiguo escolheo sua sepultura no Mosteyro de Pombeiro, huns pella devao eu tinho a Mosteyro to insigne, outros pellos muytos suffragios que nelle se fazio cada dia pellos Defunctos & Bemfeitores. O tmulo de um nobre particularmente destacado na sociedade podia garantir o desafogo econmico de uma instituio monstica. A escolha do local da sepultura coincidia, muitas vezes com interesses transmitidos de gerao em gerao. A presena de tmulos dos antepassados, numa determinada instituio monstica, era tambm um sinal legitimador dos direitos patrimoniais, sendo a preservao dos monumentos encarada pelas novas geraes com redobrado interesse.
293

entrada da igreja de Pombeiro, na zona protegida pelo coro alto, encontram-se dois sarcfagos armoriados cobertos com esttuas jacentes que segundo, Mrio Barroca, podem ser atribudos aos finais do sculo XIII e aos incios da centria seguinte. As arcas faziam parte do importante ncleo funerrio que outrora encontrava abrigo na galil do Mosteiro, panteo da nobreza de Entre-Douro-e-Minho, onde repousavam alguns dos seus mais ilustres membros, posteriormente destrudas como foi mencionado anteriormente. Um dos sarcfagos ostenta, na cabeceira, ocupando a seco do arcaz e da tampa, um escudo de armas com quatro palas. No lateral direito, encontra-se um relevo rectangular onde foi iconografado um cavaleiro em seu corcel de batalha coberto de amplas galdrapas, que, no brao esquerdo segura o broquel de combate e com a mo direita empunha a lana que conserva em riste, da qual pende o talo dos nobres do reino onde se divisa um escudo de armas caracterizado por quatro palas. As mesmas armas encontram-se tambm repetidas no punho da espada que o jacente segura e na parte inferior da sua bainha15. Segundo Armando de Mattos, essas armas podero ser dos Nbrega, dos Lima, ou dos Arago. Manuel Lus Real entende que elas podem corresponder aos de Nbrega ou de Lima. No entanto, D. Luiz Gonzaga de Lencastre e Tvora defende de que se trata das armas dos Ribeiro. Na tampa do tmulo h ainda um aspecto indito e original, j que o nobre repousa sobre o leito coberto por um lenol pregueado.

15 Cfr. BARROCA, Mrio Jorge Necrpoles e Sepulturas Medievais de Entre-Douro-e-Minho. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1987.

Esta soluo s viria a ser utilizada no segundo jacente de Pombeiro, permanecendo os dois casos isolados no panorama da escultura funerria portuguesa, recordando exemplos galegos onde devem ter ido buscar influncias, segundo a opinio de Mrio Barroca. A esttua jacente do primeiro tmulo retrata um nobre j de certa idade, com cabelos longos e ondulados e barba tratada de forma semelhante, cuja cabea repousa sobre uma dupla almofada. Este nobre traja vestes civis com tnica e capa, apresentando a primeira um pregueado vertical e paralelo, e a segunda, pregas curvilneas, onde se detecta uma preocupao mais realista. Encontra-se calado e ostenta esporas compridas, boa maneira medieval. Os seus ps esto figurados no mesmo sentido, ambos voltados para o lado esquerdo, acompanhando o volume em duas guas onde o jacente foi esculpido, e esto pousados sobre uma almofada. Ao centro da figura foi representada uma longa espada, que o defunto segura com ambas as mos. Esta arma apresenta um pequeno braso no terminal do circular do punho, motivo que se volta a repetir na proteco metlica da bainha da espada. O segundo jacente, mais tardio, deixa transparecer a influncia do primeiro exemplar, podendo ter sido talhado pelo mesmo artista. Na arca est esculpido, em placa rectangular e em baixo-relevo, um nobre a cavalo. O animal possui gualdrapas e o cavaleiro segura uma lana em riste, com pendo. Apesar das semelhanas com o primeiro arcaz, este difere em alguns detalhes. O pendo no possui uma arma
294
20. Arca tumular e jacente.

herldica e o tema esculpido foi repetido nas duas faces laterais do arcaz. Em soluo semelhante ao outro jacente, este apresenta, na cabeceira e ocupando a seco do sarcfago e da tampa, um escudo de armas, onde se divisam cinco flores-de-liz. A esttua jacente foi concebida a partir de uma tampa com volume em duas guas, recordando o outro exemplar de Pombeiro. Tambm aqui o artista retratou o nobre jazendo sobre um leito coberto com um lenol, observando-se o mesmo tipo de pregas. Como visto anteriormente, h elementos comuns entre as duas obras, levando-nos a pensar que foram concebidas pelo mesmo artista, apesar de este segundo jacente ter caractersticas que o singularizam. A posio do jacente pouco comum, j que o nobre no se encontra deitado em decbito, como habitual na maioria dos jacentes portugueses, mas repousa apoiando-se sobre o lado esquerdo. Esta esttua considerada de menor qualidade do que a primeira, no possuindo tantos detalhes nem demonstrando uma modelao to cuidada. A figura foi retratada com a cabea apoiada em dupla almofada, trajando vestes civis e longas, tratadas com um pregueado sumrio. O seu brao esquerdo encontra-se flectido, e a mo direita segura uma espada longa, pela sua bainha. Outra novidade deste jacente o facto da arma no se encontrar deposta sobre o corpo mas antes colocada ao lado deste, sobre o lenol que cobre o leito. Uma vez mais os ps foram representados calados e com esporas, ambos voltados para o mesmo lado, acompanhando o volume em duas guas da pea em que o jacente foi talhado. Conforme o autor que temos vindo a seguir, as armas representadas na seco da cabeceira deste monumento permitem uma identificao segura de quem ali jaz. Segundo Manuel Real dever tratar-se do sepulcro de D. Joo Afonso de Albuquerque, 1 Conde de Barcelos que, conforme registou Assuno Meireles, teria escolhido o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro para a sua derradeira morada, tendo deixado testamento datado de 1304. Uma vez que as armas dos Senhores de Albuquerque so precisamente cinco flores-de-liz, tudo leva a crer que este tmulo seja do 1 Conde de Barcelos.
21. Arca tumular e jacente de D. Joo Afonso de Albuquerque, 1 Conde de Barcelos.

1.3. Epgrafes
Data de Maio de 1199 a inscrio funerria de D. Gonalo, gravada em silhar hoje embutido na face da Epstola, junto da porta de acesso ao claustro onde se registou:

E(ra) M CC XXXVII [] / MAII HIC REQUIESCE[t] [] / GUNDISALVus Q (u) FUnDAV[it] []

Mrio Barroca, o autor da leitura e do estudo desta inscrio16, considera que a data da epgrafe se revela fundamental para a identificao de D. Gonalo, afastando a possibilidade de se tratar de D. Gonalo Mendes de Sousa I ou de neto homnimo. O epitfio de 1199 e a sua localizao, no transepto do templo, indiciam que o referido D. Gonalo desempenhou um papel fundamental na vida do Mosteiro, tendo sido um dos seus abades. Segundo o mesmo autor, a expresso Qui Fundavit, utilizada no epitfio, ajuda a compreeder a importncia que D. Gonalo teria tido para a comunidade monstica, fundando algo. Tendo em conta a cronologia transmitida pela inscrio provvel que o autor do epitfio se reportasse ao lanamento da fbrica romnica de Pombeiro, que veio reformar por completo o templo alti-medieval. Segundo esta hiptese, a obra romnica de Pombeiro teria arrancado um pouco mais cedo do que supem alguns autores, tendo-se iniciado j em fins do sculo XII, propiciada pelas doaes que o Mosteiro ia recebendo. Os testemunhos mais antigos da reforma romnica, correspondentes iniciativa do Abade D. Gonalo, deviam localizar-se na zona da capela-mor, que foi destruda pela reforma moderna, em cerca de 1722, no se conhecendo elementos sobreviventes. A obra romnica de Pombeiro prolongou-se por muito tempo, entrando pela primeira metade do sculo XIII como documenta a roscea e o portal ocidental.
295

Gravada em dois silhares de granito, embutidos na parede leste do transepto, na esquina com o absidolo sul, conserva-se a inscrio comemorativa da deposio de Relquias na igreja do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, onde se registou:

HEC / Sunt / RELIQuiE / QUE / HI (c) / SEDEnT / PET(r)I / P(aul)I / ANDRE / IACOBI THOME

Esta inscrio, segundo Mrio Barroca, deve ter sido gravada para comemorar e revelar a natureza das relquias depositadas nos altares do Mosteiro17. Apesar de se tratar de uma inscrio no datada, aquele autor considera que a sua cronologia no se deve afastar muito dos finais do sculo XII, devendo ser associada reconstruo romnica que o Abade D. Gonalo ter iniciado. ainda de referir a inscrio funerria alusiva a D. Vasco Mendes de Sousa, gravada na tampa da sua sepultura. Procedente da galil funerria, foi recolhida no trio junto do portal aquando da demolio da galil. A se encontrava nos sculos XVII e XIX. No sculo XX passou para o interior da igreja encontrando-se hoje, esquerda de quem entra, por baixo do coro-alto e encostada parede norte da nave.

16 BARROCA, Mrio Jorge Epigrafia Medieval Portuguesa (862-1422). Corpus Epigrfico Medieval Portugus. Vol. II, Tomo I. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian/Fundao para a Cincia e a Tecnologia, 2000, pp. 542-545. 17 IDEM, ibidem, pp. 578-579.

VI : IDUS : MARTII : OB(iit) : DO(m)NUS : VELASC[us] / MENE(n)DI : FILI(us) : COMITIS : DONNI [Sic] / MENENDI : E(ra) : MCC 2XXX

D. Vasco Mendes de Sousa era filho do Conde D. Mendo, o Souso, e de D. Maria Rodrigues Veloso, segundo Mrio Barroca, autor da leitura e do estudo desta inscrio. D. Vasco Mendes de Sousa no foi casado, mas teve descendncia ilegtima. Deteve a tenncia da Terra de Jales em 1224 e a tenncia da Terra de Bragana entre 1233 e 1236. Ainda segundo o mesmo autor so desconhecidos os motivos que levaram D. Vasco Mendes de Sousa a ser o nico da sua gerao, pelo menos dos que residiam em Portugal, a no ser tumulado em Alcobaa, no Panteo dos Sousas, como aconteceu com D. Gonalo Mendes de Sousa II, falecido em 1243, D. Garcia Mendes de Sousa ou de Eixo, falecido em 1239 e D. Rodrigo Mendes de Sousa, falecido em 1262, todos presentes em Alcobaa, junto da Sala do Captulo18.

1.4. A pintura mural


Em Pombeiro conservam-se dois programas de pintura mural, quer no absidolo do lado do Evangelho, quer no absidolo do lado da Epstola, para alm das barras decorativas pintadas em arco desentaipado na nave, do lado sul. Apesar de datarem dos incios e da dcada de 30 do sculo XVI, estas pinturas murais acusam ainda solues ao modo tardo-gtico embora mostrem, simultaneamente, o acolhimento das novas formas, maneira do Renascimento. O mau estado a que as pinturas da capela lateral do lado da Evangelho chegaram, impossibilita uma apreciao estilstica adequada. No entanto, pelo que restou do programa, o tema poder reportar-se a uma cena alusiva vida de So Brs j que, de acordo com a lenda, o santo foi encontrado por caadores, vivendo na selva com animais selvagens como ursos, lees e tigres, que havia domesticado. Opinio diversa a de Lus Urbano Afonso que considera ser uma representao de carcter histrico, inspirada no ciclo do Antigo Testamento e referente ao Sacrifcio de No aps o Dilvio. O conjunto de animais exticos, direita, acompanhado, esquerda, por um grupo de figuras humanas que esto ajoelhadas e seguram velas. So ainda visveis, do mesmo lado, duas cabeas de cerdos, uma dentro de um cesto, e a outra presa, a tiracolo, figura de No e que, segundo o mesmo autor, constituem uma referncia aos animais sacrificados no holocausto ps-diluviano, em aco de graas pela proteco divina perante a destruio da restante humanidade19, embora Lus Afonso chame a ateno para a estranheza do recurso a cerdos uma vez que os animais sacrificados por No so, habitualmente, animais puros como pombas, cordeiros ou carneiros. Cr-se, no entanto, que a representao das cabeas de cerdos poder reportar-se a um dos milagres atribudos a So Brs. Segundo a lenda que narra a vida deste santo, um lobo roubou a uma mulher pobre, um porco, animal que constitua a sua nica riqueza, tendo o santo obrigado o lobo a devolver a presa.
22. Absidolo norte. Pintura mural. Sc. XVI. Apesar do estado lacunar desta pintura, os vestgios remanescentes parecem referir-se a uma cena alusiva vida de So Brs. de salientar a representao dos animais, direita.

296

18 BARROCA, Mrio Jorge Epigrafia Medieval Portuguesa (862-1422). Corpus Epigrfico Medieval Portugus. Vol. II, Tomo I. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian/Fundao para a Cincia e a Tecnologia, 2000, pp. 789-797. 19 AFONSO, Lus Urbano de Oliveira A Pintura Mural Portuguesa entre o Gtico Internacional e o Fim do Renascimento: Formas, Significados, Funes. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2006, p. 310. 23. Absidolo norte. Pintura mural.

298

24 e 25. Absid abaciado de D. Antnio de Melo (1526-1556).

Como voto de agradecimento, a mulher levou a cabea e os ps do porco, assados, priso onde se encontrava So Brs. Acresce ainda dizer que a capela onde figura este programa est dedicada a So Brs, santo muito cultuado desde a Idade Mdia, por ser curador e taumaturgo. Segundo Paula Bessa, as pinturas so certamente obra do sculo XVI, e possvel encontrar paralelos estilsticos com outras existentes no Norte de Portugal. As pinturas da capela lateral do lado da Epstola encontram-se em melhor estado de conservao. Aqui so representados dois santos beneditinos que, pelas suas legendas, apesar de pouco legveis, devero corresponder a So Mauro e a So Plcido. Estes dois santos foram discpulos de So Bento de Nrsia, o fundador da Ordem Beneditina, sendo desta forma, representaes adequadas a um mosteiro da Ordem. A representao de So Plcido est acompanhada, lateralmente, de um letreiro que tambm no inteiramente perceptvel, no entanto possvel ler na primeira linha, apesar das lacunas, o seguinte: () mill (?).(?) XXX I(?) e nas linhas seguintes ()sor dom/abade dom amtonjo de Mello a mdou fazer. Conforme indicia esta inscrio, as pinturas que representam os santos beneditinos tero sido realizadas no incio do abaciado de D. Antnio de Mello (1526-1556). Se apenas perduraram estes vestgios, Frei Leo de S. Toms, cronista do sculo XVII da Ordem Beneditina refere, na sua Benedictina Lusitana, a existncia de outras pinturas murais entretanto desaparecidas, nomeadamente na sala do captulo de temtica alusiva a S. Gonalo de Amarante, vestido com hbito beneditino. Paula Bessa indica tambm, que as pinturas de Pombeiro esto estilisticamente prximas das de So Salvador de Braves (Ponte da Barca), datadas de 1501 ou de 1510, e das da capela-mor da igreja de Santa Marinha de Vila Marim (Vila Real). Nestes exemplares, a sucesso de planos (um muro e, atrs, silhuetas de rvores) que funcionam como indicadores de profundidade do espao, o modo de dese26. Portal sul (parcialmente entaipado). Pintura mural. As barras decorativas encontram afinidades nas igrejas de Vila Marim e Nossa Senhora de Guadalupe, ambas do padroado do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro e situadas no distrito de Vila Real.

nhar e sombrear os rostos, o desenho sumrio das mos, as barras decorativas de enquadramento e de enrolamentos so muito similares. No entanto, em Pombeiro, parece haver um tratamento dos volumes mais cuidado. De acordo com estes paralelos estilsticos, provvel que todas estas pinturas mencionadas sejam resultado do labor da mesma oficina. As barras decorativas remanescentes na portada parcialmente desentaipada da nave, surgem tambm na decorao da capela-mor de Vila Marim. As afinidades entre estes exemplares e os de Vila Marim (Vila Real), Guadalupe (Vila Real) e So Brs (Vila Real) levaram Paula Bessa a centrar no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, uma fonte de encomenda de pintura mural, que tambm abrangeu as igrejas do respectivo padroado20. [LR]

2. O Mosteiro na poca Moderna


O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro resulta de uma estreita harmonizao de estruturas arquitectnicas medievais com acrescentos estruturais ou pontuais da poca Moderna. Anote-se ainda as renovaes artsticas conferidas pela pintura mural do sculo XVI e pela arte da talha do sculo XVIII. O conjunto resulta na mais emblemtica e representativa expresso artstica do carcter dos monumentos romnicos do Vale do Sousa: agregao e colagem de novos reportrios artsticos a estruturas medievais. Na fachada da igreja, delimitada por duas imponentes torres construdas no sculo XVII21, rematada com as armas da Ordem Beneditina, onde as volutas, as pirmides e os enrolamentos so tradutores da dinmica barroca, mescla-se com o portal que traduz a herana medieval. Transformao mais profunda, da poca Moderna, testemunhada no alado lateral da igreja, sendo a monumentalizao e aparato cnico a nota dominante. Aqui, um conjunto de pilastras marca o ritmo vertical dessa fachada de aparato, sobre as quais repousa uma estrutura arquitectnica de interessante desenho, cuja funo foi transmitir luz ao interior das capelas da nave lateral. A luz, a iluminao do espao, foi uma procura que obrigou transformao dos sistemas construtivos de raiz medieval. o melhor aferidor das renovaes arquitectnicas barrocas e rococs. Os elementos mais significativos dessa composio so o jogo alternado de frontes curvos e interrompidos, cujo tmpano em forma de vo permitindo a entrada da luz solar. A zona do falso transepto testemunhada nessa fachada com um alteamento da composio, definindo como que uma fachada autnoma. Ao flanco direito da fachada da igreja agrega-se o edifcio de acesso s dependncias monsticas, a Portaria do Mosteiro, sendo o seu portal principal enobrecido com um remate que j tradutor da linguagem artstica do neoclssico. Composto por dois pisos, abrem-se, no piso superior, uma teoria de janelas de sacada, nobilitadas pela alternncia de frontes curvos e triangulares que permitiam aos
299

20 BESSA, Paula Pintura mural em Santa Marinha de Vila Marim, S. Martinho de Penacova, Santa Maria de Pombeiro e na Capela Funerria Anexa Igreja de S. Dinis de Vila Real: Parentescos Pictricos e Institucionais e as Encomendas do Abade D. Antnio de Melo. Sep. de Cadernos do Noroeste, 20 (1-2), Srie Histria 3, 2003, pp. 67-95. 21 No incio do sculo XVIII Frei Agostinho de Santa Maria registava j a existncia de duas torres na fachada: Todas as mais officinas daquelle Mosteyro se foro reedificando em forma, que no tem degenerado da sua antiga sumptuosidade, como so duas altssimas torres aos dous ngulos do frontispcio, de bem lavrada pedraria, regular proporo, e ordenada correspondncia. Ver SANTA MARIA, Frei Agostinho de Santurio Mariano e Histria das Imagens Milagrosas de Nossa Senhora, E das milagrosamente apparecidas, que se venero em o Arcebispado Primas de Braga, & nos Bispados seus suffraganeos. Tomo IV. Lisboa: Off. de Antnio Pedrozo Galram, 1712, p. 70

300

27. Fachada norte. A interveno barroca cinge a estrutura romnica da igreja.

religiosos assistir e participar nas manifestaes festivas e do quotidiano extra-claustral que tinham lugar no Terreiro do Mosteiro. O Terreiro, ou Rocio, o espao aberto dianteiro igreja e Portaria. Por esta entrada tinha-se acesso directo aos espaos arquitectnicos que timbravam o quotidiano dos monges: tulha, sala do captulo, enfermaria, livraria, refeitrio e dormitrio, onde se salientavam os aposentos do Prior. Estas plurais edificaes eram o espelho das multi-funes dos religiosos e tinham como ponto fulcral da sua organizao o claustro. Se era o centro nevrlgico do mosteiro, tambm o era simbolicamente. Era a verdadeira imagem do Paraso Terrestre. A desfilavam os religiosos nos seus afazeres domsticos, como nas suas prticas espirituais e de depurao asctica. O claustro sempre o corao material e espiritual da unidade monstica. Na primeira dcada do sculo XIX, os mosteiros portugueses viveram tempos complicados devido ao perodo de instabilidade que assolou Portugal aquando das invases francesas. Para as Ordens religiosas estes acontecimentos tiveram efeitos nefastos e, neste contexto, Pombeiro no deixa de ser atingido, sendo um dos Mosteiros da Congregao de So Bento mais afectados. As tropas francesas ao passarem por Pombeiro incendiaram o Mosteiro. No dia 13 de Maio do ano de 1809, o Mosteiro sofreu um avassalador incndio que viria a destruir grande parte das oficinas do complexo monstico, deixando-o beira da runa, exigindo-se obras de reparao profunda ao nvel das estruturas arquitectnicas que nunca chegariam ao seu termo. A igreja ficou inclume ao flagelo. A parte mais atingida estendia-se volta do claustro. Logo de imediato os monges trataram de erguer as estruturas que pereceram. Mas os tempos j eram de declnio para as instituies monsticas de Portugal. E, embora os religiosos de Pombeiro estivessem ainda optimistas, como revelador a empresa construtiva que encetam no claustro, a precipitao da conjuntura nacional no lhes permitiu acabar a empresa. E o claustro de Pombeiro permanece inacabado como sinal dos tempos, que culminaram na extino das ordens religiosas masculinas em Portugal, no ano de 1834.

Uma das quatro alas que envolvia o claustro e que foi concluda, testemunha a dimenso do empreendimento. A sua arquitectura mergulha no repositrio artstico do neoclassicismo. Como elucidativo da dimenso da campanha de restauro aps o incndio, o registo documental do ano de 1819 esclarece que Fez-se a casa do captulo, a da Livraria, a dos Hospedes, fez-se um tero do claustro segundo um risco aprovado dentre quatro, em que gastaram sete contos seis centos oitenta, e sete mil quinhentos, e quarenta reis () Consertou-se o Recibo, levantando-se as Tulhas sobre trez abobebadas de tijolo, e rompendo-se na parede trez frestas para vadear ar por baixo, e em redor das Tulhas afim de tirar a humidade que fazia intil o antigo Recibo22. O alado concludo do claustro dividido por dois pisos, tendo ao nvel do rs-do-cho uma arcada composta por nove vos em arcos plenos e, no segundo, existe de forma correspondente ao ritmo arquitectnico do primeiro piso, nmero igual de janelas de sacada, sendo estas rematadas por frontes triangulares e semicirculares. No ltimo registo da fachada, um austero fronto triangular, apresentando no seu tmpano um braso. A rematar o alado, uma balaustrada que demarca o alinhamento das pilastras com urnas.

Uma unidade monstica como a de Pombeiro, habitada continuamente por religiosos desde a Idade Mdia at ao sculo XIX, um conjunto arquitectnico que est em constante metamorfose. O aumento do nmero de efectivos que residiam na instituio, como a estruturao do seu poder econmico baseado na posse e explorao da terra, contribuem para o aprofundar da influncia do prestgio do Mosteiro na regio que lhe est subjacente. Estes factores esto sempre aliados justificao da renovao das obras de melhoramento ou de renovao artstica e litrgica. E, numa instituio que est ao servio de Deus, o maior investimento em melhoramentos plasmam-se na sua igreja. importante salientar que o edifcio da igreja monstica de Pombeiro o que melhor faz a articulao entre o passado medieval que lhe ditou a forma da planta em trs naves, falso transepto, abside e absidolos, e o tempo em que o Mosteiro perdeu a sua centenria funo. De forma orgnica, na espacialidade medieval foram sendo introduzidos novos reportrios artsticos, quer adaptando-a arquitectonicamente aos novos rituais litrgicos, quer materializando transformaes pela introduo de uma imagem visual mais moderna e actualizada evoluo contnua dos percursos das artes.
301

2. 1. O Mosteiro e a Ordem de So Bento em Portugal


A partir de finais da Idade Mdia, as instituies monsticas testemunham um clima de algum relaxamento na observao dos princpios que regravam a vida conventual, especialmente nas instituies que seguiam o estipulado nas Regras de S. Bento e de Santo Agostinho. Os mosteiros continuavam a funcionar mas os monges entregavam-se a uma vivncia sem motivaes morais e espirituais. A prosperidade econmica atingida por algumas casas dispensou os monges professos da obrigao do trabalho manual imposto pela Regra, ao mesmo tempo, que alguns membros

22 DIAS; Geraldo J. A. Coelho O Mosteiro de Pombeiro e os beneditinos nas origens de Felgueiras. Felgueiras Cidade. Ano 1, n 1. Felgueiras: Pelouro da Cultura da Cmara Municipal de Felgueiras, Junho de 1993, pp. 41-52.

das comunidades obtinham, inclusivamente, rendimentos pessoais de foros e tenas. O cumprimento da Regra, Estatutos e Constituies era negligenciado, impondo-se um clima de uma certa anarquia no quotidiano da vida monstica. Por exemplo, as prticas da Penitncia, Confisso e Eucaristia no eram to frequentes quanto deveriam ser, o que gerou uma imagem nada edificante junto das povoaes que mais directamente lidavam com as vrias comunidades monsticas. A crise moral das ordens religiosas estava instalada23. Neste contexto, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro no constituiu excepo regra: j em finais do sculo XIV eram frequentes as observaes dos visitadores acusando os monges de prticas pouco dignificantes do seu estatuto, visveis, nomeadamente, na ausncia do cumprimento das horas cannicas e na criao do cargo de porteiro para impedir que mulheres entrassem no universo da clausura. Por outro lado, os abades que ciclicamente se encontravam frente do Mosteiro, pouco empenhados na gesto dos seus bens, foram conduzindo a casa para um certo marasmo econmico, situaes que fizeram mergulhar Pombeiro numa conjuntura de crise, tal como se observa noutras casas beneditinas. J nos sculos XV e XVI surge outra situao que colabora para o quadro negro do estado das ordens religiosas: a colocao de pessoas seculares estranhas s comunidades como seus administradores principais, os chamados abades comendatrios, leva a uma m conduo das instituies gerando situaes
302

de desvio do patrimnio monstico e deturpao dos costumes religiosos. No plano do governo das instituies pelos comendatrios, Pombeiro ressente-se sobretudo na incria da gesto do seu patrimnio construdo, observando-se a negligncia na reparao e manuteno dos edifcios, obrigando os professos a habitar em choupanas trreas cobertas de colmo, prximas da igreja para acudirem ao Coro e Altar. A gesto deste mosteiro por parte de comendatrios ter comeado por volta de 1427, terminando em meados do sculo seguinte com o governo de D. Antnio, Prior do Crato24. A decadncia do Mosteiro, enquanto conjunto material, acompanha o declnio da vivncia espiritual. Uma descrio do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro do ano de 1568 transmite o estado em que se encontrava o patrimnio construdo da instituio25. Do complexo construdo, s a igreja apresentava alguma nobilitao artstica, uma vez que a capela-mor e as capelas do cruzeiro so todas abobadas e o restante corpo de pedra de cantaria. Na capela-mor encontrava-se um retbulo muito bom e novo. O coro andava em obras de reconstruo. Quanto sacristia, sala do captulo e claustro estavam arruinados e velhos. Relativamente ao dormitrio, refeitrio, hospedaria e enfermaria nem sequer existiam. Segundo o Inqurito Vida dos Mosteiros na Arquidiocese de Braga realizado em 1568, a mando do Cardeal D. Henrique, e proviso do Arcebispo de Braga, D. Frei Bartolomeu dos Mrtires, toma-se nota desse estado de precaridade do Mosteiro. A renovao das instituies monsticas era absolutamente necessria: uma situao que ocorreria j em pleno sculo XVI. Surgem novas instituies religiosas, e as antigas vem-se obrigadas a reformar os seus costumes. Neste plano, o Concilio de Trento assumiu um papel determinante, dele resultando um conjunto de directrizes que providenciavam a supresso do governo das casas por abades comen-

23 DIAS, Jos Sebastio da Silva Correntes de Sentimento Religioso em Portugal: Sculos XVI a XVIII. Coimbra: Instituto de Estudos Filosficos da Universidade de Coimbra, 1960, pp. 33-66. 24 Cf. LENCART, Joana O Costumeiro de Pombeiro. Uma Comunidade Beneditina no Sculo XIII. Lisboa: Editorial Estampa, 1997, pp. 49-51. 25 Cf. FERRO, Adrito Gomes Ferreira Paulo Inqurito vida dos Mosteiros na arquidiocese de Braga sob D. Fr. Bartolomeu dos Mrtires. In Actas do II Encontro sobre Histria Dominicana. Tomo III. Porto: Arquivo Histrico Dominicano, 1987, pp. 161-206.

datrios, a total proibio aos monges da posse de bens individuais, a regulamentao do processo de admisso de religiosos, o cumprimento da clausura absoluta, entre outros aspectos. No sentido da reorganizao da vida monstica e seguindo uma poltica administrativa centralizadora, criada em 1566 a Congregao dos Monges Negros de S. Bento de Portugal, com sede na Abadia-me que era Tibes. Todos os mosteiros beneditinos portugueses estavam directamente dependentes das determinaes tomadas naquela instituio, atravs do Captulo Geral.

O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro integrado na Congregao a 14 de Setembro de 1569, logo aps o Mosteiro de Redufe. Foi o terceiro a integrar a Congregao de S. Bento. A sua importncia era reconhecida pois logo no ano de 1584, a teve lugar o quinto Captulo Geral. Porm, a eleio do primeiro abade trienal, D. Fr. Bernardo de Braga, s teve lugar em 1590. Com este novo estatuto, o de membro efectivo da Congregao, as principais obras de renovao tinham que ser determinadas e aprovadas pela Congregao. E as obras no tardaram, tendo-se desenvolvido de finais do sculo XVI e durante o sculo XVII, a reconstruo de velhas estruturas, e a construo de oficinas inexistentes, nomeadamente claustro e dormitrios, provocando uma qualificao das componentes do conjunto edificado que compunham a unidade monstica, determinando uma alterao na traa do edifcio26. Na altura a comunidade era composta por sete monges e passou a ser governada por priores eleitos trienalmente. Vinte anos depois contava j com vinte religiosos. No sculo XVIII acolhia uma populao de cerca de trinta monges. Todavia a partir de finais dessa centria assiste-se a um declnio da vida monstica e consequente reduo do nmero de efectivos. No ano de 1822 eram apenas oito os religiosos. O Mosteiro caminhava a passos largos para a sua extino, que aconteceria no ano de 1834. A acompanhar esta reorganizao administrativa do sculo XVI, assiste-se a uma profunda reformulao dos espaos monsticos que atravessa toda a poca Moderna at ao desaparecimento da instituio.
303

2. 2. A renovao da igreja e da sacristia do Mosteiro


Trs factos so determinantes na anlise da igreja do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro: a permanncia de uma planimetria herdada da Idade Mdia, com trs naves, falso transepto e absidolos; a obra em talha dourada e policromada que povoa esse espao; e por ltimo, o clima artstico alcanado atravs dessa articulao entre arquitectura e artes de interior. Comeando pelo clima artstico, e ultrapassado o imponente portal romnico, -se confrontado com um ambiente interior onde as notas dominantes so o dourado emoldurado por uma luz branca. O clima artstico que se respira de um mensageiro eloquente da esttica setecentista portuguesa e europeia. Um interior claro, onde a luz que produz a ambincia no utilizada cenograficamente iluminando este ou aquele ponto do espao sacro. Antes pelo contrrio, as trs naves do centenrio edifcio testemunham a mesma nota, sendo corroborada pela capela-mor. Ao ambiente velado, medieval, que a igreja transmitia na poca da sua fundao, contraps-se um novo tratamento da ambincia. Para tanto foram rasgados vos. No topo dos muros que limitam a nave central, ao nvel da cornija, foi rasgada uma fresta longitu-

26 DIAS; Geraldo J. A. Coelho O Mosteiro de Pombeiro e os beneditinos nas origens de Felgueiras. Felgueiras Cidade. Ano 1, n 1. Felgueiras: Pelouro da Cultura da Cmara Municipal de Felgueiras, Junho de 1993, pp. 41-52.

304

28. A decorao, o altar e o sistema de iluminao datam da reforma da poca Moderna.

dinal, que enfatizada na composio cnica do espao com uma balaustrada de madeira, sobre uma cornija policroma. Nas paredes fundeiras do falso transepto foram rasgados culos de recorte sinuoso e nas laterais da capela-mor amplos janeles. A procura da iluminao foi nota dominante que norteou essa interveno na centenria arquitectura. A sumptuosidade com que eram celebrados os ofcios litrgicos no perodo barroco, obrigou ao aumento do principal cenrio onde esses actos tinham lugar: a capela-mor. Quando, em 1726, Francisco Craesbeeck fez o seu registo sobre a Provncia de Entre-Douro e Minho, anotou que a capela-mor da igreja de Pombeiro havia sido alargada porque era de pequenas dimenses e tinham-lhe colocado duas janelas de cada lado para facilitar a entrada de luz, porque a igreja era escura. Para resolver esse problema foram ainda abertas frestas nas naves e pintado o templo de branco, com o objectivo de a tornar semelhante a uma S27. Recorde-se que a S de Braga, igualmente um edficio de estrutura medieval, havia passado j uma remodelao do seu espao interior para a adaptar, cenograficamente, esttica barroca, num processo que se inicia volta de 1710, pela vontade do seu arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles. Posteriormente, na dcada de vinte, assistimos transformao da capela-mor da S Catedral do Porto, num processo que culmina no dealbar dos anos trinta. Esta transformao das capelas-mores foi um facto nas grandes instituies do Norte de Portugal. Este processo de modernizao ocorre em Pombeiro a partir de 1719-1721, quando ocupava a cadeira abacial Frei Bento da Ascenso e embora, ao longo de todo o sculo XVIII, as intervenes na igreja sejam contnuas, destacam-se dois ciclos de transformao da imagem da igreja: no primeiro tero do sculo XVIII, a adaptao da igreja gramtica barroca; a partir de 1760 a criao do clima rococ. O objectivo era claro: promover a dignificao do culto e a actualizao do clima artstico da velha igreja

27 CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra Memrias Ressuscitadas da Provncia de Entre Douro e Minho no ano de 1726. Vol. II. Ponte de Lima: Edies Carvalhos de Basto, Lda, 1992, pp. 249-253.

medieval. Para o incio das obras no ano de 1719, a Congregao de S. Bento concorreu com vinte moedas de ouro, ou seja, a bela quantia de 96.000 ris28. Esperavam-se obras profundas.

Foi atravs do recurso s formas artsticas, com capacidade para alterar a leitura do espao, que os monges de Pombeiro lanaram mo, concretamente pintura ilusionista dos tectos, de que restam ainda os das naves laterais, e arte da talha. De resto, o recurso talha como forma de modernizao e dignificao de espaos sacros medievais uma prtica bem alicerada no Portugal pos-tridentino. Pois, como salienta Natlia Marinho Ferreira-Alves, a Igreja vai utilizar a arte como um dos mais poderosos agentes de difuso dos princpios tridentinos, visando a defesa da f e dos dogmas do catolicismo. Portugal no tinha possibilidades de ombrear com os outros pases catlicos no campo das chamadas artes maiores a vizinha Espanha includa mas encontrar na arte da talha uma forma original e vigorosa de aderir por um lado, aos novos formulrios estticos, e por outro, s directrizes contra-reformistas. A talha revestida a folha de ouro, que ir por vezes cobrir integralmente o interior das igrejas atraindo de maneira persuasiva os sentidos do crente, vai criar uma atmosfera mstica mpar na qual a ligao do Homem e Deus algo que chega a tornar-se palpvel29.

Se durante a primeira metade do sculo XVIII a igreja de Santa Maria de Pombeiro foi actualizando a sua imagem visual s formas artsticas mais avanadas no tempo, dessa transformao restam apenas alguns painis de pintura nos tectos das naves laterais. De temtica religiosa, cristolgica e mariana, este conjunto pictrico traduz a esttica que norteou as intervenes, sendo o nico testemunho que subsiste dessa poca. A partir de meados do sculo, a igreja vai adaptar-se ao vocabulrio artstico pocal e veste uma outra roupagem, que felizmente ainda se pode observar, tornando-se num referencial da arte rococ a nvel nacional. A coerncia dessa transformao passa pela renovao do sistema de iluminao, dotao de novo conjunto retabular incluindo a capela-mor, capelas laterais e plpitos, bem como pela construo da estrutura e gradeamento em talha do coro alto, incluindo rgos e cadeiral. A timbrar essa renovao, que acusada pelas peas que actualmente integram o espao da igreja, destacam-se outros apontamentos como cartelas e grinaldas em talha que, de forma solta e livre, pintalgam as coberturas da igreja, como tambm a prpria policromia aposta aos elementos arquitectnicos que enquadram as peas de madeira. Tanto a forma como a policromia da igreja so testemunhos de uma interveno programada pelos religiosos de Pombeiro quando pretendiam actualizar a imagem do seu templo s correntes artsticas mais avanadas da Europa. O investimento em obras de arte e a constante actualizao uma nota da elite intelectual que formava o escol dos religiosos de Pombeiro. Desta renovao levada a cabo na segunda metade do sculo XVIII atingiu-se um resultado superior do ambiente rococ em Portugal.

305

O artista mais proeminente desta metamorfose foi o reputado Frei Jos de Santo Antnio Ferreira Vilaa30, tambm ele monge beneditino. Filho do carpinteiro Custdio Ferreira, inicia-se na arte da madeira no
28 DIAS; Geraldo J. A. Coelho O Mosteiro de Pombeiro e os beneditinos nas origens de Felgueiras. Felgueiras Cidade. Ano 1, n 1. Felgueiras: Pelouro da Cultura da Cmara Municipal de Felgueiras, Junho de 1993, pp. 41-52. 29 ALVES, Natlia Marinho Ferreira De arquitecto a entalhador. Itinerrio de um artista nos sculos XVII e XVIII. In I Congresso Internacional do Barroco. Actas. Vol. I. Porto: Reitoria da Universidade do Porto; Governo Civil do Porto, 1991, pp. 355 369. 30 SMITH, Robert C. Frei Jos de Santo Antnio Ferreira Vilaa, escultor beneditino do sculo XVIII. Fundao Calouste Gulbenkian. Vols. I-II. Lisboa: Livros Horizonte, 1972.

Mosteiro de S. Martinho de Tibes a partir de 1757, onde acaba por professar cinco anos depois. Em Tibes teve oportunidade de contactar com a obra de talha da igreja projectada por outro grande expoente do rococ bracarense que foi Andr Ribeiro Soares da Silva31. Foi como religioso beneditino que se consagrou artista, nomeadamente entalhador, escultor e arquitecto. Escreveu um invulgar dirio, onde registou os acontecimentos principais que aconteceram na sua vida, onde se incluia toda a sua actividade, ao qual designou Livro de Rezam. A principal ateno dedicou-a ao risco de retbulos para mosteiros do Norte de Portugal que pertenciam Congregao de S. Bento. A sua mestria artstica fortemente influenciada pelas gravuras e tratados que divulgavam o ornamento de pendor vegetalista de recorte assimtrico, nomeadamente da Frana e da Alemanha, contando-se como o mais exmio artista que cultiva a linguagem rococ no Norte de Portugal. Inserido no ambiente artstico bracarense, onde se formou, absorveu essa forma de riscar e idear moderna pelo contacto com Andr Soares, o introdutor desse vocabulrio na cidade dos Arcebispos e pela assimilao que fizera de obras impressas de Juste Aurle Meisonier, entre outras, onde circulavam ilustraes que serviram de inspirao ao artista, tornando-se num dos maiores riscadores de talha de inspirao rococ32. O retbulo-mor da igreja de Pombeiro, executado no trinio de 1770-1773, impe-se dominando todo o
306

topo da capela-mor. uma excelente pea de madeira de castanho, totalmente dourada, onde se destaca a policromia do estofo das imagens dos santos que o mesmo suporta: S. Bento, Santa Escolstica, e no nicho central a imagem medieval de Nossa Senhora com o Menino. Na sua estrutura destacam-se duas colunas em cada um dos lados, que suportam o entablamento e remate da mquina retabular, e enquadram o imponente trono eucarstico. Recorde-se que o trono eucarstico, de forma piramidal escalonada, um componente exclusivo do retbulo portugus que domina a organizao do retbulo-mor desde o incio do sculo XVIII, impondo-se como concretizao do iderio tridentino33. O topo dessa estrutura, o centro visual do retbulo, servia para a exposio do Santssimo Sacramento. No retbulo de Pombeiro, Frei Jos Vilaa valoriza esse ponto fulcral da mquina retabular, vazando a parede e colocando, em contra-luz, raios de sol, permitindo que o Santsimo Sacramento se apresentasse aos fiis suspenso em luz. Essa composio altamente engenhosa reveladora da genialidade de Vilaa. Dentre as inmeras capelas-mores para as quais Frei Jos Vilaa concebeu o retbulo, o de Santa Maria de Pombeiro impe-se pelo brilhante equilbrio entre formas lineares e sinuosas, artefacto decorativo rococ e formas assimtricas, resultando uma composio sbria e elegante. Embora de menores dimenses que o retbulo do mosteiro de Refios (Cabeceiras de Basto), considerado pelo prprio artista como a melhor pea que at ento tinha feito. Corresponde fase de maturidade de Vilaa. , sem dvida, a obra mais representativa do que se convencionou chamar de primeira fase, ou primeiro estilo do artista. O desenho da pea afirma-se como o resumo depurado da sua formao: o mais ntimo na composio, elegante nos pormenores, de um profundo sentido linear que lhe proporcionou finalizar a sua primeira fase de uma forma apotetica, na nossa opinio, onde as escolas francesa (Meissonier) e a alem se fazem sentir, alm de Andr Soares, como obvio, mas, acima de tudo, as suas originalidades
31 FERREIRA-ALVES, Natlia Marinho Vilaa, Frei Jos de Santo Antnio Ferreira. In Dicionrio da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presena. 1989, pp. 527-530. 32 FERREIRA-ALVES, Natlia Marinho - ALVES, Natlia Marinho Ferreira De arquitecto a entalhador. Itinerrio de um artista nos sculos XVII e XVIII. In I Congresso Internacional do Barroco. Actas. Vol. I, Porto: Reitoria da Universidade do Porto; Governo Civil do Porto, 1991, p. 366. 33 MARTINS, Fausto Sanches Trono Eucarstico do Retbulo Barroco Portugus: Origem, Funo, Forma e Simbolismo. In I Congresso Internacional do Barroco. Actas. Vol. I. Porto: Reitoria da Universidade do Porto; Governo Civil do Porto, 1991, p. 20. 29. Capela-mor. O retbulo, executado entre 1770 e 1773, da autoria de Frei Jos de Santo Antnio Ferreira Vilaa.

numa plasticidade e dinamismo incomparveis34. A decorao rococ da capela-mor completa-se com as molduras das janelas e das pinturas da Anunciao e da Visita a Santa Isabel, como com o espaldar do cadeiral, e com dois tronos caprichosos dispostos um de cada lado desse espao. Segundo Robert Smith, Frei Jos de Santo Antnio Ferreira Vilaa pretendeu transformar a capela-mor da igreja de Pombeiro num sumptuoso salo de tipo francs, ladeado de elegantes bancos encostados a um lambrim de madeira policromada, e por cima emolduradas caprichosamente, janelas e quadros lembram, segundo o autor, os espelhos desses sales35. A fonte de inspirao, essa sim, retirada das gravuras que circulavam nos livros, eram imagens que recriavam ambientes palacianos. Essa observao est longe das intenes de Vilaa. Na origem esse tipo de decorao era empregue no requinte de sales palacianos, todavia o artista arquitecto-escultor adaptou esse requinte esttico ao espao sacro, obrigando a capela-mor a assumir a roupagem rococ, porventura, mais frvola e mundana que a magnimidade e sumptosidade do barroco, mas na essncia um espao sacro.

Da segunda fase artstica de Frei Jos Vilaa, que se inicia na dcada de setenta, so j os retbulos das naves laterais da igreja, onde se impe um estilo mais linear e de valorizao de componentes arquitectnicos, embora com apontamentos decorativos do mais puro rococ. Executado o retbulo-mor, os monges de Pombeiro continuam a transformao da sua igreja, substituindo agora os retbulos das naves. No ano de 1776 vendem dois retbulos do corpo da igreja, e no ano seguinte colocam quatro novos retbulos, feitos moderna. O conjunto formado por quatro retbulos, dois pares de diferente risco, que esto longe de representar o melhor desta segunda fase de Frei Jos Vilaa. Os dois primeiros foram executados no trinio de 1774-177736, sendo o do lado do Evangelho dedicado a Nossa Senhora e o correspondente do lado da Epstola a Santo Antnio. O outro conjunto foi realizado em 1777-1778, e tm as invocaes de Nossa Senhora das Dores e Cristo Crucificado e Almas, respectivamente. Nestes, emerge uma linguagem mais classicizante, onde surgem as colunas em imitao de lpis-lazli, e a policromia marmoreada. Os Estados referem que se douraro e pintaro de mrmores os dois Altares da Senhora das Dores, e Santo Christo, no ano de 178637.
307

De bela integrao no espao da igreja esto dois plpitos, dispostos frente-a-frente, em cada um dos lados da nave central. Duas peas em madeira dourada e policromada, datadas dos anos de 1776-1777, e que seguem o clima artstico deste interior rococ, ilustram o peso da pregao no ritual litrgico deste mosteiro. entrada da igreja, no primeiro tramo da nave central e dianteiro capela-mor, situa-se o coro alto, outro componente imprescindvel do espao sacro monstico. Era a que os religiosos se dirigiam vrias vezes durante dia para, e de acordo com o postulado na Regra de S. Bento, rezarem os ofcios divinos, contemplando a capela-mor do templo. Cadeiral e rgo so peas fundamentais que compem o coro. Uma estrutura em talha dourada, de requintado desenho, cobre os dois pilares e sobe definindo uma rendilhada guarda, onde as formas ondulantes, vegetalistas e elementos arquitectnicos se cruzam com
34 RODRIGUES, Jos Carlos Meneses Retbulos no Baixo Tmega e no Vale do Sousa (sculos XVII-XIX). Vol. I. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2004, pp. 330-337. 35 SMITH, Robert C. Frei Jos de Santo Antnio Ferreira Vilaa, escultor beneditino do sculo XVIII. Vol. II. Fundao Calouste Gulbenkian. Lisboa: Livros Horizonte, 1972, p. 490. 36 IDEM, ibidem, pp. 416-417. 37 IDEM, ibidem, pp. 457-458.

308

30. Claustro. Adoptando um gosto neoclssico, a reforma do claustro decorria ainda no primeiro quartel do sc. XIX.

31. Claustro.

anjos e traduzem o reportrio rococ. A mesma unidade estilstica se encontra no cadeiral, testemunhada tanto nos espaldares de fina decorao vegetalista, como na estante.

Desde a Idade Mdia que a msica est associada prtica litrgica das unidades monsticas. Do canto gregoriano evolui-se para a polifonia que caracteriza os tempos barrocos. Em Portugal, como no resto da Europa, o instrumento que melhor caracteriza a sonoridade barroca o rgo, e desde a formao da Congregao dos Monges Negros de S. Bento em Portugal, que todos os mosteiros beneditinos so dotados desse instrumento musical38. Se os monges se tornaram excelentes profissionais na arte da organaria, tambm o foram reputados organistas. Quase todas as unidades monsticas dispunham de mais de um religioso com o ofcio de monge organista. Em Pombeiro contavam-se dois. Naturalmente que essa modernizao do velho espao sacro de Pombeiro passou tambm para aquisio de novo rgo para o coro monstico. Os Estados do Mosteiro registam, no ano de 1770 que Anda se fazendo a Caixa do rgo o qual esta em bons termos para se principiar a acentar. Esta o rgo quazi feito em Guimares para se conduzir para o que fica aplicado algum dinheiro para a conta do ajuste39. No ano de 1783 j o novo rgo estava instalado e era considerado hum dos melhores que tem a ordem. execuo do rgo de Pombeiro est associado o nome do organeiro de Guimares, D. Francisco Antnio Solla.

O arranque dos tempos Modernos assinalado com reconstruo das velhas sacristias. A sumptuosidade com que eram celebrados os ofcios litrgicos e o rol infinito de paramentaria e alfaias de mate38 DIAS, Geraldo J. A. Coelho O rgo do Mosteiro Beneditino de Pombeiro (Felgueiras). Sep. da Revista de Histria. Vol. XIII. Porto: Centro de Histria da Universidade do Porto, 1995, pp. 119-130. 39 IDEM, ibidem, pp. 119-130.

rais nobres, sinnimo do desafogo econmico e material da instituio, justificam a criao de espaos mais amplos. Por outro lado, a preparao do ritual litrgico, dentro do normativo tridentino, exigia do celebrante uma preparao prvia antes de se deslocar para o altar onde era celebrada publicamente a eucaristia. Assim, a par dos armrios, arcazes, onde se guardavam os objectos cultuais, as sacristias adquirem altares onde o celebrante podia, em acto de penitncia individual preparar-se para o sacrifcio da missa. Pombeiro seguiu esta mesma linha tangencial ao universo sacro portugus. Sabe-se que a sacristia era, no ano de 1568, uma sacristia pequena com armrios velhos de gavetas onde se encontram alguns objectos litrgicos. Pouco tempo depois, ainda antes de dobrado o sculo de quinhentos, aquela ante-cmara da liturgia barroca foi alvo de uma reconstruo, que lhe ditou a forma que ainda hoje apresenta. Para tanto foi construda uma sala, de planta rectangular e p direito baixo, cuja espacialidade timbrada por um conjunto de cinco colunas da ordem jnica dispostas sobre envasamento, que correspondem na parede de topo, a outras tantas pilastras do mesmo sistema arquitectnico, que servem para criar na parede uma trplice arcada, onde foram colocados retbulos. Dessa sala, que mantm actualmente a espacialidade original, a decorao e os objectos que compem a sacristia so j da segunda dcada do sculo XIX, uma das derradeiras intervenes no centenrio conjunto monstico. Os tempos de extino aproximavam-se velozmente. No ano de 1819, os Estados registam que se havia comprado novo recheio para a sacristia fizero-se para a mesma trez retbulos por assim o pedir para a estructura da antiga sacristia, e compraro-se para estes dois magnficos quadros do Gram Vasco, e fez o terceiro Joaquim Rafael, assim como fez hum outro para ficar correspondente janella40. Os trs retbulos com telas de temtica cristolgica o central Cristo na Cruz, ladeado pelo Descimento, e Cristo a caminho do Calvrio acusam uma estrutura neoclssica, como igualmente o arcaz que os enquadram. Mais uma vez a transformao articulando uma espacialidade depurada, de raiz maneirista, com uma ambincia neoclssica proporcionada pelas artes de interior. Passado e presente em dilogo e harmonia a grande lio que os monges de Pombeiro nos transmitiram atravs da harmonizao das arquitecturas, a renovados equipamentos litrgicos, onde emergiam vocabulrios artsticos mais modernos.
32. Fachada do Mosteiro, reformado na poca Moderna e Cruzeiro.

309

Em 1822 continuavam as obras no claustro, que nunca chegou a ser terminado, bem como as dependncias envolventes. Na obra que subsiste nota-se um gosto marcado pelo vocabulrio neoclssico. [MJMR]

3. O Mosteiro e a cerca no sculo XIX


Depois da extino das Ordens Religiosas masculinas em Portugal, em 1834, procedeu-se inventariao de todo o patrimnio monstico, com o objectivo de registar os bens mveis e imveis. A realizao de inventrios por parte do Ministrio das Finanas veio permitir a venda em hasta pblica ou a confiscao, para uso do Estado. No Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, o processo de desamortizao travaria as obras de reedificao do espao monstico, iniciadas aps o incndio provocado pelo saque das invases francesas.

40 DIAS, Geraldo J. A. Coelho O Mosteiro de Pombeiro e os beneditinos nas origens de Felgueiras. Felgueiras Cidade. Ano 1, n 1. Felgueiras: Pelouro da Cultura da Cmara Municipal de Felgueiras, Junho de 1993, pp. 41-52.

Este processo originou a fragmentao de todo o patrimnio religioso que se encontrava nas mos dos beneditinos de Pombeiro, contribuindo de modo acelerado para delapidao de livrarias e cartrios, para a runa e/ou transformao das dependncias monsticas alterando a funo inicial do edifcio e para a alterao do patrimnio fundirio do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro. Com base nos fundos documentais41 existentes, foi possvel reconstituir a memria do conjunto monstico de Pombeiro e das propriedades que constituam o seu Couto. O inventrio dos bens imveis de Pombeiro incide nas vrias dependncias que o constituam, como o refeitrio, o hospcio, a cozinha, o forno, o claustro, a casa de madeira no claustro, o celeiro, o cartrio, a rouparia, a enfermaria, o refeitrio dos frades, o refeitrio da hospedaria, as louas e pratas, a dispena, as logeas da adega, os utenslios da lavoura, as dvidas activas, as dvidas passivas, os encargos dos legados pios, a casa do convento, os prdios rsticos e urbanos, as cercas de dentro e de fora. A igreja de Santa Maria de Pombeiro, parte do edifcio monstico e o pomar, foram requeridos pela Cmara de Felgueiras42. Uma parte foi atribuda freguesia, e outra cedida ao Prior para sua residncia e explorao agrcola do pomar. Grande parte dos bens mveis como utenslios de cozinha, ferramentas, alfaias agrcolas, vesturio, pratas, e outros, foi arrematada em hasta pblica. O extenso esplio bibliogrfico da livraria foi dividido em categorias (theologia, seremonarios, livros de direito,
310

sciencias, direito cannico e histria em geral) procedendo-se transladao de todos os livros, titullos, pergaminhos e mais papis deste cartrio inventariado para o extinto Convento de So Francisco de Guimares43. Um outro elemento fundamental do inventrio n 312 do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro so as informaes sobre a cerca, bem como a referncia aos produtos agrcolas a explorados. O espao da cerca monstica define-se como lugar de privacidade, intimidade, aconchego do corpo e esprito, onde o sentimento de colectividade dos monges beneditinos estava resguardado, longe das tentaes e vcios estimulados pela vida profana do mundo externo. Afirma-se como um conjunto de espaos construdos, destinados ao trabalho e ao lazer do esprito na natureza recriada. A cerca um espao sectorial, com diferentes reas de explorao agrcola, estruturando-se em espao de produo agrcola, com hortas, pomares, espaos de criao de animais (geralmente separados por valas de drenagem). Podem existir ainda outros tipos de edificaes de apoio como enfermarias, oficinas, lagares e represas. A estrutura de recreio com pequenas hortas, pomares e jardins, equipamentos relacionados com o uso da gua, tal como fontes, tanques ornamentais, regatos e poos, tinha ainda outros tipos de edificaes e equipamentos de lazer, como as casas de fresco, de jogos e os mirantes. Os edifcios de funo devocional como capelas e oratrios estavam includos na rea da cerca. Para alm destas estruturas que compunham a cerca de Pombeiro, esta era dividida em cerca de dentro e cerca de fora. A primeira localizava-se em torno do complexo monstico, de menor dimenso, caracterizando-se por constituir um espao edificado, onde existia uma casa sobradada, com alpendre, eira, um espigueiro e um palheiro. Integrava ainda uma rea agrcola ocupada por um pomar fechado, sobre o terreiro do Mosteiro, com fruteiras de caroo de diversas espcies, vinhas, olivais, hortas, lameiros e prados. A cerca de fora ocupava uma rea mais vasta, circundada por muros, compreendendo terrenos de cultivo, pinhal, soutos, olival, pomar de frutos de espinho, hortas, lagares de azeite, eiras e construes destinadas criao de gado44.
41 IAN/TT, MF/Finanas, cx. 2244, inventrio n 312, Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro. ADB Congregao de S. Bento (CSB) vols. 319 a 320A) 42 IDEM, ibidem. 43 IDEM, ibidem. 44 IDEM, ibidem.

3.1. Restauro e conservao


Classificado como Monumento Nacional, em 23 Junho de 1910, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro viria a receber vrias campanhas de restauro, sendo de destacar dois momentos cruciais, que reflectem diferentes polticas de interveno. De 1958 a 1987, as obras estiveram sob a orientao da DGEMN; de 1993 a 2006 as obras estiveram a cargo do IPPAR. [MB]

1958 Reconstruo dos telhados da igreja; 1960 Reparao de telhados; 1961 Construo da cpula do zimbrio e reparao das coberturas; 1962 Reconstruo do telhado da nave lateral esquerda; 1963 Reconstruo dos telhados das naves laterais; 1964 Consolidao da abbada da capela-mor; 1965 Reconstruo de estuques de vrios pontos dos tectos da capela-mor, nave e absidolos e reparaes ligeiras nos telhados; 1969 Beneficiao da cobertura; 1971 Desmonte, pintura, restauro e colocao do cata-vento da torre do lado sul e limpeza e reparao geral dos telhados; 1974 Escoramento da sacristia em perigo de desmoronamento e limpeza e reparao dos telhados; 1975 Conservao, apeamento e reconstruo das paredes escoradas nas fachadas nascente e poente do corpo da sacristia e reparao da cobertura; 1976 Diversos trabalhos; 1977 Novas coberturas na zona do zimbrio e capela-mor e reparao de portas; 1978 Reparaes diversas, drenagem e reviso de rufos, caleiras e tectos; 1979 Reparao de tectos e trabalhos de beneficiao; 1981 Reparao da ala do claustro adossada igreja; 1982 Diversos trabalhos de recuperao; 1983 Beneficiao de coberturas e pavimento do claustro; 1986 Beneficiao do zimbrio; 1987 Drenagens, isolamentos de pavimentos e beneficiaes. 1993 Recuperao de coberturas; 1994/1995/2006 Reabilitao e recuperao das fachadas, coberturas da igreja, coro-alto e torres sineiras, drenagem exterior; 1997/1998/1999 Trabalhos arqueolgicos; 1998/1999 Trabalhos de restauro no oratrio do primeiro piso das dependncias monsticas, obras de recuperao da ala poente e restauro da sacristia; 2004/2007 Trabalhos arqueolgicos.
311

Cronologia
1059 Fundao do Mosteiro, segundo a tradio; 1099 Mais antiga referncia documental do Mosteiro; 1102 D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda assinam uma carta de doao a favor do Mosteiro; 1112 concedida a Carta de Couto ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro; 1199 Data inscrita num silhar embutido, no lado da Epstola, junto da porta de acesso ao claustro. Trata-se de uma epgrafe de carcter funerrio que remete para D. Gonalo, um abade que teve um papel importante no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, fundando algo [Qui Fundavit]. Este epitfio poder indicar o arranque da fbrica romnica de Pombeiro; 1252/1276 Governo do Abade Rodrigo, tendo-se atingido nesses anos o auge arquitectnico da estru312

tura medieval do Mosteiro; 1427 Inicio da governao por abades comendatrios; 1526-1556 Abaciado de D. Antnio de Melo; 1500-1530 Data aproximada do programa de pintura mural que revestia parte do interior da igreja; Desta campanha restam hoje alguns fragmentos patentes nos absidolos, e tambm num arco desentaipado na parede da nave no lado sul; 1566 criada a Congregao dos Monges Negros de So Bento de Portugal; 1568 As principais estruturas do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro encontravam-se muito arruinadas. S a igreja apresentava alguma nobilitao artstica; 1569 Em 14 de Setembro o Mosteiro integrado na Congregao Beneditina; 1584 Realiza-se em Pombeiro o 5 Captulo Geral da Congregao Beneditina; 1589 Realiza-se uma Visitao ao edifcio, por ordem de Filipe II, a qual conduz reforma do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro; 1589 Frei Bernardo de Braga eleito como abade trienal do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, iniciando-se com esta nomeao o sistema trienal de eleio dos abades; 1629 Segundo a documentao, neste ano estavam j erguidas as torres da fachada; 1719 Em Maro deste ano lanada a primeira pedra da Capela de Santa Quitria, que se ergueu sobre a Ermida de So Pedro, estando ela na dependncia do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro;

1719/1722 Entre 1719 e 1721 decorre o trnio governado por Frei Bento da Asceno, o qual inicia o processo de reforma com vista modernizao barroca do Mosteiro; Decorrem obras na fachada principal e tambm na cabeceira da igreja do Mosteiro; Dcada 1760 Arranque das obras de beneficiao da igreja que lhe viriam a conferir um ambiente de gosto rococ; 1770/1773 Durante este trinio a capela-mor totalmente reconstruda, sendo a mquina retabular correspondente ao altar-mor executada durante esses anos; De acordo com a documentao, em 1770 fazia-se a caixa do rgo para a igreja do Mosteiro, o qual estava na altura a ser concludo em Guimares; Interveno do artista Frei Jos de Santo Antnio Ferreira Vilaa;
313

1776 Continua a transformao da igreja. Os retbulos laterais da igreja so vendidos. Inicia-se a execuo dos plpitos, colocados frente a frente, na nave central da igreja, sendo esses terminados no ano seguinte; 1777/1780 No ano de 1777 so colocados no lugar dos retbulos antigos novas estruturas feitas moderna. Neste perodo executam-se mais dois retbulos laterais; 1783 J estava colocado o rgo da igreja do Mosteiro, o qual era ento considerado como hum dos melhores que tem a Ordem; 1809 Em 13 de Maio, deflagra no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro um grande incndio que viria a destruir grande parte da rea da comunidade, apenas saindo ilesa da calamidade a igreja; 1819 Neste ano, e na sequncia da campanha iniciada aps a catstrofe que atingira o Mosteiro anos antes, ocorrem obras de reconstruo da rea da comunidade do Mosteiro: constri-se a casa do Captulo, a livraria, a hospedaria, as tulhas, entre outros; Compra de novo recheio para a sacristia; 1822 Continuavam as obras no claustro, o qual nunca viria a ser concludo; 1834 Incio do processo da extino das ordens religiosas em Portugal; 1910 A 23 de Junho, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro classificado como Monumento Nacional; 1958/1987 Durante estes anos decorrem obras, sob a orientao da DGEMN com vista ao restauro das vrias componentes do conjunto, as quais incidiram sobretudo na igreja; 1993/2006 Realizao de trabalhos de reabilitao e recuperao de diversas estruturas, sob a direco do IPPAR.

Anda mungkin juga menyukai