Anda di halaman 1dari 6

UEPB Histologia (Introduo)

O que Histologia?
Etimologia - do grego hystos = tecido + logos = estudo o estudo dos tecidos biolgicos, sua formao, estrutura e funo. uma das disciplinas fundamentais dos cursos das reas de sade e biolgicas.

Prof. Vanessa C. de Almeida vancalmida@hotmail.com

Termos da Histologia
Arranjo histolgico forma como o tecido se apresenta. Como esto organizadas suas estruturas celulares e/ou extracelulares; Ex.: Arranjo do tecido epitlial clulas justapostas e poliedricas com pouco material extra celular;

Consideraes Gerais
Tecido Embrionrio
- Clulas totipotentes - Poder de diferenciao p/ qualquer tecido

Tecido adulto
- Conjunto de clulas diferenciadas; - Um tecido um conjunto de clulas que desempenham uma determinada funo num organismo.

Clulas geneticamente idnticas


diferenciao celular

Clulas distintas na forma e funo


Mesoderme - se multiplica e se diferencia originando por exemplo, o esqueleto, os msculos, tecido conjuntivo e os sistemas circulatrios, excretor e reprodutor.

agrupamento
Endoderme - rgos do aparelho digestivo, revestimento interno do sistema respiratrio, fgado, pncreas Ectoderme - epiderme, crebro, medula e nervos

(Clulas com morfologia e funo semelhantes)

TECIDOS

Histologia Humana
Epitelial; Conjuntivo; - Cartilaginoso; - sseo; - Adiposo; - Sanguneo*; - Linftico*; Nervoso; Muscular

Histologia Humana
Principais caractersticas dos 4 tipos bsicos de tecidos

Tipos de Tecidos

Como preparado o material de estudo das aulas prticas?

Procedimentos bsicos em histologia


Estudo das clulas
in vivo in vitro em cortes histolgicos

Preparao dos tecidos Colheita do material - a obteno da pea, por


bipsia ou necropsia.

Preparao dos tecidos


Bloco de tecido Fixao Impregnao Micrtomo 5 a 10 m Montagem Colorao
Corantes bsicos: Eosina Corantes cidos: Hematoxilina

Fixao
Tratamento que visa impedir a destruio das clulas por suas prprias enzimas (autlise), ou bactrias. A fixao visa ainda endurecer os tecidos, tornando-os mais resistentes e favorveis s prximas etapas da tcnica histolgica. A fixao pode ser feita por processos fsicos ou qumicos. A fixao qumica, mais usada em Histologia o formol e o lquido de Bouin (uma mistura de formol, cido pcrico e cido actico).

Desidratao Visa retirar a gua dos tecidos, a fim de permitir a impregnao da pea com parafina. Para isto, a pea submetida a banhos sucessivos em lcoois de teor crescente (ex.: lcool a 70%, 80%, 90% e 100%).

gua e etanol (50%)

gua e etanol (75%) gua e etanol (80%)

gua e etanol (100%)

Fixador: Formol, lquido de Bouin, etc.

Diafanizao Visa impregnar a pea com um solvente de parafina. O mais usado o xilol.

Impregnao Tem a finalidade de permitir a obteno de cortes suficientemente finos para serem observados ao microscpio. Para isso os tecidos devem ser submetidos a banhos de parafina a 60C, no interior da estufa. Em estado lquido, a parafina penetra nos tecidos, dando-lhes, depois de solidificada, certa dureza.

Etanol e xilol (50%)

Etanol e xilol (75%) Etanol e xilol (80%)

Etanol e xilol (100%) Xilol e parafina/resina Xilol e parafina/resina Xilol e parafina/resina Xilol e parafina/resina (50%) (75%) (80%) (100%)

Incluso a passagem da pea que estava na estufa para um recipiente retangular (forma) contendo parafina fundida que, depois de solidificada temperatura ambiente, d origem ao chamado bloco de parafina.

Microtomia a etapa em que se obtm delgadas fatias de peas includas na parafina, atravs de um aparelho chamado micrtomo, que possui navalha de ao. A espessura dos cortes geralmente varia de 5 a 10 um (micrmetros). (1 um = 0,001 mm)

Extenso - Montagem da lmina Os cortes provenientes da microtomia so enrugados. Para desfazer estas rugas, so esticados num banho de gua a 58C, e pescados com uma lmina. Leva-se ento, estufa a 37C, por 2 horas, para que se d a colagem do corte lmina, pela coagulao da gelatina contida na gua quente.

- Colorao - Tem a finalidade de dar contraste aos componentes dos tecidos, tornando-os visveis e destacados uns dos outros.
a) Eliminao da parafina - banhos sucessivos em xilol. b) Hidratao - executada quando o corante utilizado solvel em gua. c) Colorao - os corantes so compostos qumicos com determinados radicais cidos ou bsicos que possuem cor, e apresentam afinidade com estruturas bsicas ou cidas dos tecidos. Usa-se hematoxilina, corante bsico, que se liga aos radicais cidos dos tecidos, e eosina, corante cido que tem afinidade por radicais bsicos dos tecidos.

Colorao
Os componentes que se combinam com corantes cidos so chamados acidfilos e os componentes que se combinam com corantes bsicos so chamados basfilos.
Por exemplo, os ncleos das clulas, onde predominam substncias cidas (DNA), so basfilos, ou seja, coram-se pela hematoxilina (corante bsico de cor roxa); por sua vez, o citoplasma, onde predominam substncias bsicas (protenas estruturais), acidfilo, corando-se pela eosina (corante cido de cor rosa).

- Montagem - a etapa final da tcnica histolgica, e consiste na colagem da lamnula sobre o corte, com blsamo do Canad, que insolvel em gua. A lamnula impede que haja hidratao do corte pela umidade do ar ambiente, permitindo ento que estas lminas se mantenham estveis por tempo indefinido.

Corantes bsicos: Hematoxilina Corantes cidos: Eosina

Como iremos interpretar as imagens visualizadas?


Fotomicrografia de cortes histolgicos corados por HE HematoxilinaEosina.

Os cegos e o elefante Poema de Sake


Eram seis homens do Industo, de saber muito inclinados, que o elefante foram ver, (apesar de todos cegos) a fim de que, atravs da observao, pudessem satisfazer suas mentes.

O primeiro acercou-se do elefante E, acontecendo tocar O forte e vasto flanco, Logo comeou a exclamar: Abenoai-me! Mas o elefante a uma parede muito se parece.

O segundo, sentindo a presa, Gritou: Oh, o que temos c to Redondo, liso e agudo? Para mim est claro, Esta maravilha de elefante muito parecida com uma lana.

Os demais versos narram a experincia dos outros quatro cegos e, como cada um tocasse diferente parte do corpo do animal, seu conceito de um elefante diferia muito do outro companheiro.

Eles eram como jovens microscopistas que estudam cortes simples e imaginam o todo a partir de partes simples com muitas falsas concepes. Especialmente se nunca aprenderam A raciocinar em trs dimenses.

Interpretao de cortes histolgicos


Para que se tenha uma noo exata da forma tridimensional do objeto, deve-se fazer uma srie de cortes seriados e reconstruir mentalmente a forma do objeto pela sobreposio de imagens. Costuma-se obter cortes do objeto em diferentes planos para se ter dados adicionais sobre a sua estrutura microscpica.

UEPB

FIM...
Prof. Vanessa C. de Almeida vancalmida@hotmail.com

Anda mungkin juga menyukai