Anda di halaman 1dari 9

CHAU, Marilena. A questo democrtica. In: CHAU, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 11 ed.

So Paulo: Cortez, 2006. A autora inicia sua argumentao ponderando que a questo democrtica impe a superao de uma clssica ideologia que povoa as diferentes reas do conhecimento e que apregoa
[...] a crena na existncia do Sujeito do Conhecimento como olhar separado que sobrevoa imaginariamente o real e o domina atravs de um sistema de representaes, sem que seja preciso indagar qual o sentido dos fatos nem qual a necessidade das ideias ao serem realizadas pela experincia. (CHAU, 2006, p. 144)

Essa imposio ocorre justamente porque a discusso acerca da democracia uma [...] indagao em que estamos todos implicados como sujeitos, sem que possamos reivindicar o lugar imaginrio do saber separado (CHAU, 2006, p. 144). O questionamento desse Sujeito do Conhecimento trata de nossa prpria prtica social e nos afasta da fissura positivista que pretende ver uma unidade determinstica nas diferenas; exerccio este que, uma vez aplicado democracia, pode nos afastar ao invs de nos aproximar de nosso objeto. Na sociedade moderna, questionar esse Sujeito confunde-se, no raro, com o questionamento do prprio Poder. Dito isso, a autora divide a argumentao em trs partes: a) a democracia como questo sociolgica (uma investigao das instituies democrticas); b) a democracia como questo filosfica; e c) a democracia como questo histrica (na qual ela investigar as relaes entre democracia e socialismo). A democracia como questo sociolgica A partir de duas correntes rivais da democracia liberal a saber, o modelo de democracia elitista de Schumpeter e o modelo participacionista de McPherson (tido igualmente como um liberal!) Chau procura demonstrar que a peculiaridade da concepo liberal de democracia [...] est em tomar a democracia estritamente como um sistema poltico que repousa sobre os postulados institucionais que se seguem, tidos, ento como condies sociais da democracia (CHAU, 2006, p. 147).
Ora, esse conjunto de critrios polticos e sociais configura a democracia como uma forma de vida social (cidadania, direito eleies, partidos e associaes, circulao de informaes, diviso de grupos majoritrios e minoritrios, diversidade de reivindicaes etc.) que se manifesta apenas no processo eleitoral, na mobilidade do poder e, sobretudo, em seu carter representativo. (CHAU, 2006, p. 148)

Tanto na crtica marxista quanto na de McPherson, a nfase dada ao fato de que a democracia, modelada sobre o mercado e sobre a desigualdade scioeconmica, uma farsa bem sucedida, visto que os mecanismos por ela acionados destinam-se apenas a conservar a impossibilidade efetiva da democracia. Se, na tradio do pensamento democrtico, democracia significa: a) igualdade, b) soberania popular, c) preenchimento das exigncias constitucionais, d) reconhecimento da maioria e dos direitos da minoria, e) liberdade, torna-se bvia a fragilidade democrtica no capitalismo. No entanto, seria mais pertinente indagar se o mal-entendido que torna possveis a fragilidade democrtica, o reformismo liberal e social-democrata, bem como a prpria crtica marxista, no se encontra justamente no fato de que a democracia, reduzida dimenso de um sistema estritamente poltico, no percebida como forma da prpria vida social. Somente desfazendo esse malentendido, ganha sentido a questo acerca das condies sociais da democracia. Estas seriam menos pr-condies para a democracia, seriam menos condies dadas para haver democracia, e seriam muito mais a expresso de uma sociedade democrtica atravs de suas prprias instituies. (CHAU, 2006, p. 148-149)

Quais so, portanto, as condies sociais da democracia? Primeiramente, no campo econmico, trata-se da transformao das relaes de produo e do sistema de propriedade. A demanda dessa transformao, recorrentemente, faz surgir a pergunta de quais instituies seriam as responsveis pela promoo dessa igualdade econmica ao mesmo tempo em que evitem os perigos do totalitarismo e da homogeneizao. Sem negar a relevncia dessa preocupao, a autora chama a ateno para uma pergunta ainda mais elementar, frequentemente negligenciada: qual seria a racionalidade vigente dessa nova ordem econmica? Implcita a essa questo est a crtica da racionalidade econmica capitalista que sobrevive nas instituies burocrticas ou democrticas na qual, escamoteando a explorao de mais-valia, baseia-se na racionalidade da empresa, a racionalidade da Organizao que, pouco a pouco, passa a dominar todos os mbitos sociais.
O imperativo da Organizao (com ou sem interveno estatal, com ou sem a figura do Estado como scio, com ou sem a viso do prprio Estado como organizao das organizaes) define a natureza do ganho e da perda, do mximo e do mnimo e, portanto, concerne sociedade no seu todo. Definir a qualidade do ganho e da perda , portanto, recolocar a economia como condio social da democracia. . (CHAU, 2006, p. 150)

Ao lembrarmos que no Brasil o Estado alcanou vrias metas que a esquerda supunha indispensveis para a democracia econmica, conclumos que, numa perspectiva democrtica, a esfera econmica, ultrapassa a ideia de uma organizao racional da produo e da distribuio e recoloca na ordem do dia a questo da explorao de mais-valia e com ela a definio da qualidade social dos ganhos e perdas para a sociedade como um todo. . (CHAU, 2006, p. 150-151)

Em segundo lugar, no campo poltico frequentemente enfatiza-se a democracia como um sistema poltico que acolhe e convive com o conflito legitimado e institucionalizado pelo mecanismo eleitoral pluripartidrio.
[...] o elogio do pluripartidarismo como essncia da democracia pode dissimular o fato de que um partido, seja ele qual for, carrega dentro de si a sociedade como um todo, exprimindo-a de um ponto de vista determinado (uma classe, uma frao de classe, um grupo) como pars totalis. Isto significa que se, por um lado, o pluripartidarismo implica aceitao das divergncias, por outro, enquanto multiplicidade de posies, apenas um signo da possibilidade democrtica e no a efetividade democrtica. . (CHAU, 2006, p. 152)

A questo que se impe aqui a da hierarquia de poder constituda sobre o acesso, o manejo, o aproveitamento e interferncia na informao.
Isso significa que nas discusses acerca das condies sociais da democracia algumas questes merecem ser focalizadas: a) Como os indivduos recebem a informao? b) Quais as informaes que lhes so dadas? c) Quando o so? d) Quem as d? e) Com que fim as recebem para serem fixados em certos pontos determinados do sistema social ou para dar-lhes liberdade de transito entre um setor e outro? f) Podem os indivduos tirar igual partido das mesmas informaes, ou a homogeneidade serve apenas para ocultar uma desigualdade social e econmica reforada pela prpria igualdade de informaes, aceita como algo de que nem todos podero tirar frutos? Ora, sabemos que nas sociedades no-democrticas (e sob esse aspecto particular ser difcil encontrar alguma sociedade que seja democrtica) uma frmula precisa rege o processo da informao e pode ser assim resumida: no qualquer um que pode dizer qualquer coisa a qualquer outro em qualquer lugar sob qualquer circunstancia. H, portanto, regras de interdio quanto ao emissor, ao receptor, mensagem, seu tempo e seu lugar. . (CHAU, 2006, p. 153)

A cultura de massa eleva essas barreiras ao mximo e sua forma mais sutil. Surge aqui a fala do especialista (vista como competente) e a massa amorfa, prxima a infantilidade, sem direito de fala por no ser competente.
A noo de competncia tem a funo precisa de marcar a desigualdade numa esfera que no mais aquela tradicional da ideologia burguesa (a desigualdade natural das capacidades e talentos), mas uma outra, produzida pela sociedade planificada e organizada: a desigualdade entre os detentores do saber e os despossudos. Todavia, este aspecto no seria to poderosamente conservado no fosse compensado por um outro: a magia dos meios de comunicao que prometem a todos a possibilidade de alcanar e deter esse saber. O efeito desse procedimento consiste, na verdade, em recriar novas barreiras e desigualdades, porm muito mais sutis: agora, as barreiras e distncias so erguidas entre cada indivduo e sua prpria experincia. Com efeito, a noo de competncia invade toda a sociedade. (CHAU, 2006, p. 154)

O discurso competente intimida [...] violentamente a massa dos incompetentes, pois ser no-competente mais do que ser menor ser a-social, detrito, incapaz. ser

lanado fora do circuito da socializao, ficando beira da Natureza (o louco, o infantil) (CHAU, 2006, p. 154). Por fim, a autora conclui:
Se quisssemos resumir numa s palavra a questo das condies sociais da democracia, talvez devssemos recuperar um conceito que a cincia nos fez abandonar por causa de suas ressonncias humanistas e filosficas: o conceito de alienao e o de sua forma na sociedade capitalista, a reificao. Em resumo, o problema da diviso social do trabalho como diviso das classes para e pela explorao social da mais-valia, explorao que no realizada pelo Estado, mas atravs do Estado. Eis por que a questo da democracia, ao ser reduzida esfera estritamente poltico-institucional, acaba sendo reduzida a uma discusso que se concentra, em ltima instncia, nas transformaes do aparelho do Estado, isto , discutida pelo alto e com as lentes dos dominantes. Se, do lado socialista, a nfase no econmico parece fazer com que a discusso se realiza a partir de baixo e reforce o tema da igualdade, contrapondo-se discusso liberal que enfatiza o tema da liberdade, em termos estritamente histricos a igualdade, afirmada por uns, e a liberdade, defendida por outros, deixaram intacta a questo da alienao e com ela a da democracia, porque deixaram intacta a questo do Poder. (CHAU, 2006, p. 155)

A democracia como questo filosfica O incio do pensamento poltico frequentemente identificado com a separao das questes filosficas da poltica, ou seja, com a inaugurao da poltica (estudo das estruturas de poder) enquanto um pensamento independente do seu contexto tico (das antigas discusses de um governo justo e virtuoso).
Assim, no momento em que a reflexo filosfica abandona a questo da boasociedade e do bom-governo, nasce o discurso moderno da filosofia poltica. Todavia, seria um grande engano supor que o deslocamento operado consiste em passar de uma viso normativa a uma viso realista, ou em passar de uma questo acerca da arte de governar para outra relativa apenas ao sucesso das tcnicas eficazes de dominao. Uma leitura atenta de Maquiavel e de Espinosa, por exemplo, mostra que a crtica da tradio do pensamento poltico vem ostensivamente acompanhada da crtica da experincia imediata da poltica e de seu corolrio, o realismo. A leitura revela tambm que a questo do governo no se reduz de um conjunto de instituies e de tcnicas, mas nasce de longa meditao acerca da arte de governar. (CHAU, 2006, p. 156)

O problema poltico moderno por excelncia a natureza do Poder, ou seja, como uma sociedade profundamente conflituosa sem uma justificao transcendental da ordem do mundo pode aceitar um exerccio do poder separado do seu prprio corpo real, separado da sociedade civil. Segundo a autora, essa questo desdobra-se nos escritos de Maquiavel e Espinosa em uma preocupao com a tirania:
A tirania o instante no qual o poder perde seu lugar pblico para aderir s figuras empricas de seus ocupantes. nesse contexto que a tese democrtica

pode ser compreendida, no porque na democracia todos podem ocupar periodicamente o poder, nem porque todos so sditos, governantes e cidados por direito, mas porque nela ningum pode identificar-se com o prprio poder. [...] Enfim, somente neste contexto se esclarece o significado simblico das eleies: nelas, o que est implicado no apenas o fato da disputa e do conflito, mas sim que, por um lapso de tempo, o Poder permanece vazio e que esse lugar vicrio a sociedade como um todo, incomensurvel soma dos cidados e aos conflitos de classe. (CHAU, 2006, p. 157-158)

Partindo dos escritos de Aristteles e Espinosa, Chau procura revisitar a discusso entre democracia, igualdade e liberdade. Para Aristteles a questo da poltica uma questo de justia representada na lei; a tentativa de igualar os desiguais por natureza; o papel da justia permitir uma relao equitativa entre desiguais. Partindo de uma distino entre o partilhvel (bens materiais) e o participvel (poder) temos que a justia que concerne ao partilhvel aquele nascida de um clculo de equivalncia, isto , da proporo geomtrica entre as necessidades de cada um e os bens que deve receber da Cidade (CHAU, 2006, p. 158).
A igualdade (econmica) no visa, portanto, igualar os desiguais, mas igualar seus direitos partilha dos bens materiais. Ao contrrio, no que diz respeito justia do participvel, problema por excelncia da poltica, o ponto de partida no a desigualdade, mas a igualdade: somente os iguais participam do poder [...] qual o valor pelo qual h iguais na participao do poder? na resposta a esta questo que Aristteles define os diferentes tipos de Cidade: numa aristocracia, o valor ser a nobreza, numa oligarquia, a riqueza, numa democracia, a liberdade. (CHAU, 2006, p. 158).

A autora chama a ateno, a revelia das preferncias polticas de Aristteles, para aquilo que seria, para esse pensador, a questo filosfica da democracia:
[...] o fato de a cidade democrtica no se definir pela igualdade (isto deve definir toda cidade justa no partilhvel), mas pela liberdade, isto , os homens da cidade democrtica so tidos como iguais (para participar do poder) porque so livres. Tambm de extrema importncia na reflexo aristotlica o fato de que a medida do partilhvel depende daquilo que a cidade requer para permanecer coesa, porque o partilhvel concerne aos que participam da cidade. Isto significa que a forma da justia social (o que a cidade requer para permanecer coesa) depende, em ltima instncia, da forma da justia poltica (os que participam da cidade), de sorte que, numa democracia, a liberdade o valor que definir a igualdade social. Embora o econmico (a coeso exigida pela cidade) determine o poltico (a participao no poder), o poltico tambm determina o econmico. (CHAU, 2006, p. 158-159)

Em contraponto, no pensamento de Espinosa, a Cidade no um dado natural, mas histrico e a instaurao poltica ocorre no atravs de um pacto, mas de uma distribuio proporcional de potncias individuais ruma constituio de uma potncia coletiva, tida como soberana (CHAU, 2006, p. 159). Dessa forma, o que distingue

uma forma poltica da outra a proporcionalidade que se estabelece entre o poder da potncia soberana e o poder das potncias individuais, isto , entre o poder coletivo e o poder dos cidados (CHAU, 2006, p. 159). A pedra de toque da comparao entre as diferentes formas polticas, para Espinosa, a liberdade, ou seja, o que importa para o filsofo no saber se uma forma poltica mais justa que outra, mas saber se uma mais livre que a outra. Assim, fazendo da liberdade a pedra de toque das diferenas polticas, Espinosa faz da democracia a pedra de toque de interpretao dos regimes polticos (CHAU, 2006, p. 159). Nesse sentido:
A Cidade tanto mais livre quanto mais a potncia soberana for incomensurvel potncia de seus cidados e quanto mais impossvel for que um cidado, um grupo ou uma classe possa identificar-se com a soberania. A Cidade tanto mais potente e tanto mais livre quanto mais o poder, sendo de todo, no possa ser de ningum. Donde a distribuio do poder no interior da sociedade torna-se a medida para diferenciar os regimes polticos e, sobretudo, a medida para discernir no interior da sociedade que seu inimigo: o particular ou grupos de particulares que pretendem identificar-se com a soberania. (CHAU, 2006, p. 160)

No pensamento de Espinosa:
A nica Cidade que no teme o povo armado a democracia. Por qu? Porque se trata de uma Cidade que no permite a liberdade, mas livre, no s porque nela h igualdade poltica, todos os cidados podendo ter igual participao no poder, nas decises e execues, mas porque nela a transcendncia do poder to clara que permite a participao sem o risco de identificao. A democracia livre porque igualitria, pois o que a define uma proporcionalidade mxima de poder coletivo. A Cidade que precisa ser livre para que a igualdade poltica possa ser instaurada. E, por igualdade! Espinosa entende a cidade na qual os conflitos e as diferenas no so tomados com um perigo, mas como forma de existncia coletiva. (CHAU, 2006, p. 160)

Essa exposio do pensamento dos dois autores objetiva demonstrar como as discusses filosficas acerca da democracia baseiam-se no binmio liberdade-igualdade, sem definir, a priori, uma oposio entre os termos muito embora esta seja observada na efetividade poltica contempornea, incluindo o marxismo (chegando at mesmo a declarar uma incompatibilidade entre socialismo e democracia). Por outro lado, coloca a questo do partilhvel/participvel sob a tica do socialismo cujo valor que mede os outros valores (justia, igualdade, liberdade) o trabalho. A referncia ao dilema dos contemporneos pretende sobretudo questionar a validade terica de separar a discusso acerca da democracia de uma discusso sobre o socialismo (CHAU, 2006, p. 161) A democracia como questo histrica

Podemos chamar histrica, no sentido forte do termo, uma sociedade que no est no tempo, mas que se efetua como tempo, isto , uma sociedade que no pode cessar de se reinstituir porque para ela sua gnese e sua forma so uma questo incessantemente recolocadas. No sentido forte do termo, somente uma sociedade que vive os conflitos e acolhe a produo interna de suas diferenas, uma sociedade para a qual o poder est sempre na ordem do dia porque suas contradies impedem de fixar-se numa imagem idntica, uma sociedade histrica. Enfim, cremos no ser um despropsito afirmar que somente uma sociedade democrtica histrica no sentido forte do termo e que, no por acaso, somente nas sociedades abertas ao risco da histria pode ocorrer o fenmeno da ideologia, isto , a produo do fixo para conjurar o perigo da temporalidade, fazendo com que a universalidade abstrata de normas e representaes, elevadas condio de essncias, assegurem de uma vez por todas a identidade da sociedade consigo mesma, a hegemonia dos dominantes e a tranquilidade do progresso. (CHAU, 2006, p. 162)

Dito isso a autora prossegue para a discusso entre democracia e socialismo reconhecendo nessa problemtica o problema de uma sociedade histrica. Primeiramente ela chama a ateno para fato de que na base da oposio ao socialismo utpico com a defesa de um socialismo dito cientfico est a crtica parcialidade proposta por essa corrente da transformao social. nesse sentido que Chau argumenta que cientfico no seria uma boa palavra para a traduo do termo Wissenchaft, original utilizado por Engels.
Enquanto a Wissenchaft pretende alcanar totalidades reflexivas ou em movimento, a Science pretende fixar-se em partes determinadas do real. Assim, conforme Engels, compreende-se que o socialismo utpico no se caracterize pelo fato de ser um voto piedoso pela justia, mas pelo fato de ser parcial, isto , de imaginar que uma alterao em uma das partes da vida social e poltica possa trazer alteraes de todas as outras. Do ponto de vista marxista e englesiano, o socialismo utpico seria cientificista e no cientfico. Mais do que isto. Um socialismo que esperasse do igualitarismo jurdico e poltico a transformao da sociedade seria utpico. Porm, tambm seria utpico um socialismo que esperasse da socializao da propriedade a transformao de toda a sociedade. Nos dois casos, a utopia est na parcialidade; esta, no cientificismo e este, como sabemos, ideolgico porque confere parte privilgio sobre o todo (entendido como agregado funcional ou mecnico de partes). (CHAU, 2006, p. 162-163)

Para a autora a oscilao entre Wissenchaft e Science de suma importncia terica e poltica, mas que de forma alguma foi resolvida por Marx e Engels, que teriam oscilado entre as duas categorias, por exemplo, no papel conferido a categoria Trabalho na economia capitalista. Em segundo lugar, a autora aborda a questo da teoria da histria:
O materialismo histrico porque dialtico, porque nele o movimento do real o de uma reflexo negadora cujo motor a contradio, isto , a luta de classes. Assim sendo, por que tanto no leninismo como na social-democracia possvel elaborar uma teoria da histria na qual a categoria dialtica momento substituda pela ideia positiva de etapa, e a categoria dialtica desenvolvimento substituda pela ideia positiva de inevitabilidade do caminho histrico? Em suma, por que h elaborao de uma teoria da

histrica na qual necessidade se torna sinnimo de determinismo, e temporalidade se torna sinnimo de progresso? (CHAU, 2006, p. 164-165)

Para ela isso se deve a uma posio terica que v o tempo como algo homogneo, linear, contnuo, como um receptculo, passvel, dessa forma, de conexes objetivas. Nessa viso do acontecimento histrico e futuro encurtado ao presente e o passado transfigurado para comportar uma justificao tambm desse presente. Aceitar a histria como diferena temporal aceitar que o real no so os fatos nem as ideias, mas o movimento interno no qual uma sociedade aponte seu possvel prprio com possvel e no como futuro objetivado (CHAU, 2006, p. 167). Finalmente, Chau discute as consideraes de Marx em a Crtica do programa de Gotha sobre a partilha equitativa do produto tendo como base o trabalho. Alm das consagradas consideraes dos comentadores acerca da crtica marxiana da forma do direito que se fundamenta em uma desigualdade primeira, a autora pretende chamar a ateno que a crtica de Marx ao equitativo diz respeito ao prprio fator que determina a partilha, qual seja, o trabalho, ou seja:
[...] porque o modo de produo um todo, os indivduos, tomados como trabalhadores e do ponto de vista do direito, so ainda uma abstrao, visto que um modo de produo determina e determinado pela totalidade das relaes sociais. Poderia ser mais clara (justamente nesse pargrafo que fala em trabalho, fora de trabalho, trabalhadores, partilha do produto, modo de produo) a crtica ao economicismo? Poderia ser mais claro que o indivduo igual/desigual exigido pela medida do trabalho faz com que, na crtica da sociedade capitalista, a questo da democracia e a do socialismo no possam ser teoricamente separadas porque a questo do trabalho envolve no apenas a desigualdade e a diviso econmica das classes, mas tambm a explorao e a dominao, portanto, a sociedade capitalista como um todo? (CHAU, 2006, p. 167-168)

A essa crtica do economicismo soma-se a crtica ao democratismo: o programa de Gotha propunha demandas direcionadas ao Estado prussiano que, no entanto, no criticavam a estrutura do Estado moderno, dando uma aparncia socialista a demandas tipicamente burguesas contra o antigo regime:
O democratismo do programa subordinado polcia e lgica, consiste nas reivindicaes populares burguesas (sufrgio universal, legislao indireta, direito do povo, milcia popular, educao gratuita, fiscalizao estatal da legislao trabalhista). O que o programa no pe em questo a prpria origem, funo e lugar do Estado na sociedade capitalista, isto , as relaes de dominao poltica e a natureza do Poder. (CHAU, 2006, p. 168)

E conclui dizendo:
Economicismo (parte I) e democratismo (parte IV) constituem o ncleo de um projeto poltico incapaz de fundao histrica. [...] A leitura atenta da Crtica (mesmo que discordemos radicalmente de Marx) no permite falar

em reducionismo classista e isto pela simples razo de que a luta de classes no se reduz ao econmico. Mas no porque, como pensariam muitos, o econmico apenas a determinao em ltima instncia e as demais determinaes so apenas sobre determinaes relativamente autnomas. E, sim, porque a luta de classes o prprio ser da sociedade capitalista e das sociedades histricas. H histria quando h relao com o que Outro. Nas sociedade histricas h alteridade entre classes, entre sociedade civil e poder poltico, entre poder e Estado, entre o atual e o possvel, entre saber e ideologia, entre pensar e agir. (CHAU, 2006, p. 168).

Anda mungkin juga menyukai