Anda di halaman 1dari 27

1

A interao de linguagens no desenho animado Bob Esponja: leitura televiso infncia

Descrio Detalhada

Analice Dutra Pillar

1. Documento de Descrio Detalhada


A interao de linguagens no desenho animado Bob Esponja: leitura televiso infncia
Introduo Este projeto visa conhecer o percurso gerativo de sentido presente em desenhos animados atravs da interao de linguagens, analisando tanto os nveis como os planos da linguagem audiovisual; as significaes que as crianas atribuem aos desenhos; e as contribuies da teoria semitica para o ensino da arte, em especial para o trabalho docente na rea da leitura das produes sincrticas da arte contempornea. Tal investigao faz parte do Grupo de Pesquisa em Educao e Arte (GEARTE/UFRGS) e busca dar continuidade pesquisa O sincretismo nos desenhos animados da televiso (PILLAR,2005), onde foram analisadas algumas relaes entre as linguagens visual e sonora nos desenhos As Meninas Superpoderosas, Laboratrio de Dexter e A Vaca e o Frango, e as significaes produzidas por crianas da 4 srie do Ensino Fundamental. Desde 1995, venho orientando dissertaes e teses em educao e arte e desenvolvendo pesquisas sobre leitura de imagens da arte e do cotidiano visando possibilitar subsdios para um ensino da arte contemporneo. O interesse pela influncia da televiso na leitura de mundo das crianas gerou estudos (PILLAR, 2001, 2003, 2004, 2005) que tm lanado um olhar diferenciado sobre o ensino da arte, a leitura da imagem na escola e a constituio da infncia. O presente trabalho insere-se nesta perspectiva ao aprofundar tanto o entendimento da interao de linguagens num texto sincrtico - o desenho animado - sob o enfoque da teoria semitica, como gerar literatura sobre leitura da imagem na escola possibilitando aos educadores, em geral, e aos professores de arte, em especial, entender as significaes presentes nestes textos e como as crianas os entendem. At a dcada de 80, o ensino de artes visuais na escola dava pouca ateno arte moderna. Hoje vemos muitas escolas trabalhando com obras de artistas modernistas. No entanto, a arte contempornea, o que est sendo feito agora, ainda algo obscuro para o professor. Valendo-se de diferentes linguagens e tecnologias, muitas produes da arte contempornea so textos sincrticos. O entendimento destas criaes hbridas complexo e envolve considerar como diversas linguagens interagem constituindo uma significao.
a 1

3 Um dos primeiros textos sincrticos eletrnicos que a criana entra em contato o desenho animado apresentado na televiso. As influncias da televiso nas crianas de 2 a 6 anos so muito marcantes na sua leitura de mundo em termos da construo de sistemas de significao. Pesquisas (Rio Grande do Sul, 1998) mostram que quase metade da populao brasileira constituda por crianas dessa faixa etria que assistem, em mdia, 6 horas dirias televiso. A partir dos anos 90, surge na televiso brasileira uma srie de desenhos animados com

preocupaes estticas e problemticas contemporneas. Dentre estas produes poderamos citar Laboratrio de Dexter, A Vaca e o Frango, As Meninas Superpoderosas e Bob Esponja Cala Quadrada que so apresentados diariamente na televiso em canal fechado e na programao da TV aberta, inseridos nos programas infantis. Interessa, neste projeto, conhecer o percurso gerativo de sentido presente em um destes desenhos e como crianas de idades diferentes, que os assistem diariamente, compreendem. Perceber a interao de linguagens no desenho animado poder levar professores de arte, de Educao Infantil ou das sries iniciais do Ensino Fundamental e crianas a entenderem outros textos sincrticos, em especial, as produes da arte tecnolgica contempornea. A pesquisa ser realizada em duas etapas. A primeira diz respeito anlise, a partir dos pressupostos da teoria semitica greimasiana, de trs dois grupos de crianas, um de Educao Infantil e episdios de um desenho animado, outro das sries iniciais do Ensino selecionado pela audincia das crianas. A segunda etapa envolver um estudo comparativo com Fundamental, de uma escola pblica, buscando compreender a leitura que fazem do desenho animado. A produo de sentidos nestes textos sincrticos, onde o foco a interao de linguagens, e suas relaes com a educao na infncia sero o eixo central deste trabalho. Na primeira parte deste projeto, apresento os pressupostos tericos e as justificativas que embasam a pesquisa. Em seguida, so expostos os objetivos desta investigao. Na terceira parte, so explicitadas as questes de pesquisa evidenciando o estado atual do conhecimento sobre o problema e a necessidade de investigar tal temtica. A metodologia a ser empregada tanto na abordagem do desenho animado como na pesquisa com as crianas, os procedimentos, materiais e mtodos, a forma de anlise dos dados e o plano de trabalho esto detalhados na parte final deste texto.

O percurso gerativo de sentido diz respeito trajetria articulada por aquele que organizou a imagem para construir uma determinada significao. Cabe ao leitor resgatar no texto as marcas, as pistas do que a imagem mostra e como ela se mostra.

Essncia e natureza do problema Linguagem O termo linguagem, somente no sculo XIX, se diferenciou de lngua, passando a significar linguagem as formas de comunicao em sentido geral, englobando a linguagem corporal, visual, musical, em oposio lngua, uma das manifestaes da linguagem verbal, oral ou escrita.

Greimas e Courts (1983,p. 259) ressaltam que a linguagem objeto do saber, visado pela semitica geral: no sendo tal objeto definvel em si, mas apenas em funo dos mtodos e dos procedimentos que permitem sua anlise e/ou sua construo, qualquer tentativa de definio da linguagem (como faculdade humana, como funo social, como meio de comunicao, etc.) reflete uma atitude terica que ordena a seu modo o conjunto dos fatos semiticos. O menos comprometedor talvez substituir o termo linguagem pela expresso conjunto significante. A linguagem , ento, um conjunto significante entendido como aquele que rene significante, imagem, com significado, conceito. Os autores apontam, no entanto, algumas caractersticas que parecem aplicar-se ao conjunto das linguagens: (1) todas so biplanas, ou seja, o modo pelo qual se manifestam no se confunde com o manifestado; (2) toda linguagem articulada: ela feita de diferenas e oposies. Devido a toda uma tradio histrica e filosfica que concebia como conhecimento apenas as formas de saber relacionadas linguagem verbal, oral ou escrita, quando se fala em linguagem logo se pensa nestas manifestaes. Isso levou ao entendimento de que o conhecimento construdo a partir da linguagem verbal de nvel superior, enquanto que os conhecimentos possibilitados por outras linguagens, as no verbais, estariam em um plano inferior. A partir do sculo XVIII, surgem estudos e pesquisas que investigam as formas artsticas de pensar, ou seja, o que especfico na construo de conhecimentos em arte. Kant, em Crtica da faculdade do juzo, foi o primeiro filsofo a considerar a autonomia da arte em relao ao pensamento lgico. Cassirer, em Filosofia de las formas simbolicas considera o pensamento lgico, racional, cientfico em relao s outras formas de pensar. Na obra Ensaio sobre o homem, o autor prope um dilogo entre formas simblicas de igual hierarquia, em que o pensamento cientfico seria uma das formas de pensar. Dando continuidade perspectiva de Cassirer, Susanne Langer, em Filosofia em nova chave, procurou estudar o nascimento da atividade simblica em nossa cultura e constatou que os smbolos criados pelo homem no so todos da mesma espcie. Ela distingue duas classes de smbolos: os discursivos, relacionados ao pensamento lgico e aos aspectos verbais da linguagem, onde h uma linearidade na seqncia dos fatos; e os apresentativos, que dizem respeito s formas artsticas de pensar e esto

5 vinculados aos aspectos imagticos, gestuais, corporais, no verbais da linguagem, onde as informaes necessitam ser consideradas simultaneamente. Estudos contemporneos evidenciam a grande complexidade da construo de conhecimento nas linguagens verbais, no verbais e sincrticas. Essa concepo de linguagem em um sentido mais amplo propiciou o aparecimento de uma cincia capaz de dar conta do universo diversificado e polimorfo dos vrios fenmenos de linguagem. Neste contexto, a semitica sincrtica vai se ocupar das interaes entre sistemas de linguagens, enquanto textos a serem lidos, enquanto processos de significao. Ao mencionarmos sistemas de linguagens estamos nos referindo ao modo como cada linguagem organiza seus elementos constituintes. Um sistema um todo coerente, cujos elementos so interdependentes, dependem uns dos outros. No texto televisual tanto a imagem quanto o som possibilitam a inscrio de vrias linguagens simultaneamente. Por isso, o desenho animado, nosso objeto de anlise, insere-se na problemtica das semiticas sincrticas, e, no que diz respeito produo de sentido deste texto, necessrio levar em conta as interaes que se estabelecem entre as diferentes linguagens. Interao de linguagens As produes artsticas e culturais contemporneas, sejam livros de literatura infantil, desenhos animados, instalaes utilizam-se de diferentes sistemas de linguagens, simultaneamente, o que as caracteriza como textos sincrticos. Neste tipo de enunciado as vrias linguagens interagem na constituio de uma significao. Ao discutir os procedimentos de sincretizao, Floch (in Greimas; Courts, 1991, p. 234) ressalta que preciso abandonar primeiramente a idia de que para tal enunciado sincrtico h uma enunciao verbal, uma enunciao gestual, uma enunciao visual ... O recurso de uma pluralidade de linguagens de manifestao para constituir um texto sincrtico, depende, cremos, de uma estratgia global de comunicao sincrtica que administra, assim, o contnuo discursivo resultante da textualizao e elege verter a linearidade do texto em substncias diferentes. Nos desenhos animados, como textos sincrticos, o que interessa compreender o modo como as distintas linguagens esto em relao, como elas interagem. Ana Claudia de Oliveira (2003, p. 2) diz que esse procedimento de sincretizao resulta ento que na produo do sentido, os vrios sistemas semiticos manifestam-se, articulando-se nas suas vrias substncias, um mesmo e nico contedo.
2

Para Landowski ( In Oliveira, 2004, p. 101), o sentido se articula em substncias diversas (visual, sonora, etc.) e segundo princpios de organizao formal relacionados s especificidades de cada uma das linguagens de manifestao utilizveis. No caso da televiso, as linguagens visual e sonora se articulam produzindo uma significao. A anlise de alguns episdios de textos audiovisuais procurar compreender, com base nos estudos de Mdola (2000), as relaes entre os sistemas visuais (imagem, verbal/escrito, gestual, moda, proxmica ) e os sistemas sonoros (verbal oral, musical, rudos). Ana Claudia de Oliveira (2003), na conferncia de abertura da Jornada de Semitica Sincrtica, salientou que quando tomamos um sistema sincrtico especfico para anlise, h algumas linguagens que no ficam to claras quanto outras, algumas linguagens eu diria que predominam sobre outras. Nos desenhos animados procuraremos analisar este predomnio e, principalmente, as interaes entre as linguagens visual e sonora para manifestar uma significao. Os planos e os nveis da linguagem Para a semitica greimasiana, toda linguagem possui dois planos, o plano da expresso e o plano do contedo, que somente reunidos produzem a significao. O plano da expresso diz respeito ao significante, s qualidades sensveis da imagem, suas cores (dimenso cromtica), formas (dimenso eidtica), materialidade (dimenso matrica) e sua disposio no espao (dimenso topolgica). O plano do contedo o do significado, do tema, do discurso. O percurso gerativo de sentido est organizado em trs nveis, etapas autnomas, mas relacionadas entre si: o nvel fundamental, o nvel narrativo e o nvel discursivo. Nos trs nveis encontra-se um componente sinttico e um componente semntico. Os valores que sustentam o texto esto no primeiro nvel, o fundamental. A sintaxe fundamental mostra a oposio desses valores, os quais pertencem mesma categoria semntica (ex.: natureza vs. cultura; vida vs. morte). A semntica fundamental apresenta a categoria tmica (Greimas; Courts, 1983, p.462) articulada em euforia/disforia, ou seja, a direo que os valores do texto percorrem, podendo ir do positivo (euforia/alegria) para o negativo (disforia/tristeza) ou no caminho inverso.
2 3

Substncia a matria ou sentido assumida pela forma com vistas significao. Uma forma pode se manifestar atravs de vrias substncias. 3 A proxmica uma disciplina ou melhor, um projeto de disciplina semitica que visa a analisar a disposio dos sujeitos e dos objetos no espao e, mais particularmente, o uso que os sujeitos fazem do espao para fins de significao. (...) a disposio dos objetos, tanto quanto a dos sujeitos, torna-se portadora de sentido. (GREIMAS; COURTS, 1983, P. 360)

No nvel narrativo, ocorrem as transformaes de estados provocadas por um sujeito do fazer. A sintaxe narrativa, abordada por Barros (2000, p.16-41), sustenta a organizao sintagmtica da narrativa, com dois tipos de enunciado: enunciado de estado (relao entre sujeito e objeto) e enunciado de fazer (transformaes que ocorrem de um enunciado de estado a outro). O programa narrativo constitui-se de dois tipos fundamentais, a competncia e a performance. A competncia caracteriza-se por modalidades como o querer-fazer e/ou o dever-fazer e regem o poder-fazer e/ou o saber-fazer. Quanto performance, o programa de aquisio, ou produo, de valores e caracteriza a relao do sujeito em conjuno ou disjuno com o objeto-valor. Neste nvel se apresenta um esquema cannico (Barros, 2000), com quatro fases: manipulao (o destinador/manipulador a fonte dos valores, adotando-se a perspectiva do sujeito do fazer); competncia (o sujeito do estado recebe os valores modais: poder, querer, dever, saber); performance (o sujeito altera estados: fazer ser) e sano (destinador/julgador, ou o percurso que leva ao reconhecimento do heri e/ou do vilo e culmina na recompensa e/ou punio). Esse esquema no implica obrigatoriamente que toda narrativa apresenta essas quatro fases, pois as especificidades de cada texto podem trazer alteraes do mencionado esquema. Trata-se, antes, de um modelo hipottico que rene componentes para dar conta do percurso narrativo do sujeito. A terceira etapa denominada nvel discursivo e neste, o texto assume caractersticas prprias. A sintaxe discursiva toca em aspectos estruturais do discurso, tais como a instalao de tempo e espao (aqui, agora, ento, l), pessoa (eu, voc, ns), e a relao enunciador/enunciatrio. Tanto um quanto outro so categorias implcitas na estrutura do texto e no se confundem com o autor e o leitor, externos ao texto. importante diferenciar o leitor real, aquele que atualiza o texto, ao efetuar o ato de leitura, do leitor pressuposto no texto , leitor-modelo - enunciatrio que aquele leitor criado pelo texto e que ser atualizado pelo destinatrio, aquele leitor que executa o ato de leitura. O enunciador, sujeito virtual que constri discursos com efeitos de sentido e verdade ou de falsidade, realiza um fazer persuasivo e o enunciatrio realiza um fazer interpretativo. Conforme Barros (2000,p.33), o enunciador prope um contrato, que estipula como o enunciatrio deve interpretar a verdade do discurso; (...) o reconhecimento do dizer-verdadeiro liga-se a uma srie de contratos de veridico anteriores, prprios de uma cultura, de uma formao ideolgica e da concepo de um sistema de valores. No nvel discursivo, a semntica discursiva reveste o nvel narrativo com temas e figuras, dando concretude ao discurso. Os temas remetem a elementos no observveis no mundo natural, enquanto a figuratividade leva a conectar com elementos do mundo natural. Fiorin (1993, p. 24)

8 observa que, para se entender um discurso figurativo preciso antes apreender o discurso

temtico que lhe subjacente. Os textos sincrticos so percebidos como um todo e no se separam as linguagens constituidoras, para a anlise. O sentido construdo pela combinao das diferentes linguagens imbricadas no mesmo suporte. A anlise focaliza a combinatria dos diferentes tipos de linguagens que estruturam o modo de produo de sentido. Essas articulaes entre sistemas semiticos so responsveis pela constituio do percurso gerativo de sentido produzido nos textos, procurando identificar o que se articula, o que faz com que os sistemas estejam juntos, em relao, o que se pretende explorar aqui. O procedimento de sincretizao uma estratgia global do enunciador e a anlise do plano de contedo que evidencia as interaes entre as linguagens. So as categorias do contedo detectadas que remetem anlise do plano da expresso. O sincretismo ocorre quando um mesmo contedo produto das articulaes entre dois ou mais sistemas semiticos operando simultaneamente no plano da expresso. As linguagens esto em interao a partir de uma estratgia global enunciativa, em que diferentes planos da expresso manifestam um mesmo e nico contedo. Leitura Cotidianamente vemos muitas informaes audiovisuais mas pouco refletimos acerca de sua significao. Gillian Rose (2001, p. 6) observa que estamos imersos num mundo com diferentes tipos de tecnologias visuais e das imagens que estes nos mostram, as quais transmitem muitos significados. Todos estes tipos diferentes de tecnologias e imagens apresentam vises de mundo; traduzem o mundo em termos visuais. Mas esta traduo, mesmo atravs de fotografia, no inocente. Estas imagens nunca so janelas transparentes para o mundo. Elas interpretam o mundo; apresentam-no de formas bem particulares. Foster (1988) e Rose (2001) fazem distines entre viso, visualidade e visibilidade. A viso diz respeito ao que o olho humano capaz de ver fisiologicamente. A visualidade, por outro lado, refere-se forma da viso ser construda de diversas maneiras: como vemos, como somos capazes, como permitem ou fazem vermos, e como vemos este ato de ver e o de no ver (Foster, 1988, p. ix). Outra expresso com conotaes muito semelhantes visualidade o regime escpico. Ambos os termos referem-se s formas de serem culturalmente construdos tanto o que visto quanto a maneira de ser visto (ROSE, 2001,p 6). J a visibilidade est relacionada ao modo de apresentao das imagens, o qu e como elas se mostram ao leitor.

9 Ao discutir os regimes de visibilidade presentes nas relaes cotidianas do ver, Landowski (1992, p.88-89) diz que o ver no um termo definido a priori, mas que o verbo ver implica a presena de dois protagonistas: um sujeito que v e algo ou algum a ser visto. Entre estes dois protagonistas circula o objeto da comunicao, no caso a imagem que um dos sujeitos proporciona de si mesmo quele que se encontra em posio de receb-la. Nos ltimos vinte anos, vrios autores (Greimas, 1997; Floch, 1985; Landowski,1992; Oliveira, 1999) tm se dedicado a estudar as relaes de visibilidade em textos verbais, no verbais e sincrticos buscando compreender as construes de sentido, conhecer a complexidade do que chamamos de leitura da imagem. Ana Claudia de Oliveira ( 2001.p.5) ao abordar a lisibilidade da imagem ressalta que milhes de vezes mais amplo do que os sentidos humanos podem apreender, o que lisvel da visibilidade engloba imagens da natureza, paisagem, arquitetura, traado urbano e rural, desenho, pintura, escultura, fotografia, cinema, design, publicidade, cartes postais, imagens de rostos, corpos e das roupas que os vestem, etc.. Para a autora o nosso propsito ao olhar estas imagens descrever seus elementos constituintes , como esto entrelaados e os efeitos de sentido que provocam em quem procura apreend-las pela adoo de um regime de visibilidade atravs do qual se mostram e impe-se percepo. Pensar sobre um texto sincrtico, o qu ele mostra e como ele mostra, ler, estabelecer uma relao de produo de sentido tendo por foco a interao de linguagens. Compreend-lo implica olhar construtivamente o entrelaamento das linguagens que o compe, a organizao de seus elementos no espao, suas formas, cores e sua materialidade. Como seus elementos dialogam entre si? Que significados criam a partir do modo como esto dispostos? O que se repete na imagem e que sentido estas repeties criam? Uma das atividades que vem sendo realizadas no ensino da arte com pessoas de diferentes contextos e idades, em ambientes formais e no formais, a leitura de imagens, incluindo suas produes, imagens do cotidiano, o meio ambiente, a mdia e obras/objetos de arte. Enfim, uma reflexo sobre este universo visual em que estamos imersos e que nos constitui. Para Ana Claudia de Oliveira (1998a, p. 10) educar , sem dvida, fazer ver mais, ver alm das aparncias que vestem as coisas e os discursos, o que se processa atravs da compreenso das relaes produtoras de significao. Jorge Larrosa (1996, p.63-66) diz que a experincia da leitura tem sido pensada como algo que penetra a alma. Ao ler permitimos que algo entre em nossa intimidade. Algo se apodera de nossa imaginao, de nossos desejos, de nossas ambies. Algo nos afeta no que somos. No h leitura

10 se no houver este movimento em que algo, as vezes de forma violenta, nos deixa vulnerveis. Nos coloca em questo. O autor fala de uma leitura de si mesmo, mas tambm de uma leitura dos textos, dos espaos onde estamos inseridos e das produes artsticas e culturais presentes nesses lugares. Desse modo, a palavra leitura tem sido empregada para denominar o que fazemos ao refletir sobre o que estamos vendo. Entendendo o mundo como um texto a ser lido e considerando que ler produzir sentido, poderamos questionar como se atribui sentido a uma situao? Como se compreende? O sentido est relacionado as relaes que estabelecemos entre as nossas experincias e o que estamos vendo. O sentido vai ser dado pelo contexto do texto verbal, no verbal ou sincrtico e pelas informaes que o leitor possui. Ao ler, estamos entrelaando informaes contidas no texto, informaes do contexto sociocultural inferncias, sua imaginao. Floch (1985, p.75) diz que o sentido nasce de diferenas que preciso detectar para construir um sistema de relaes; o sentido o resultado de um percurso gerativo que vai das articulaes mais simples, que fundam a inteligibilidade, quelas, complexas, que organizam a superfcie do que se convencionou ento chamar o texto mesmo que se trate de um filme, de uma dana ou de um quadro, e no de uma obra literria. Compreender um texto sincrtico implica, portanto, ver construtivamente como a articulao de diferentes linguagens, seus elementos, suas tonalidades, suas linhas e volumes nos dizem algo. Enfim apreci-lo, na sua pluralidade de sentidos. Desenho animado No Brasil, a televiso faz parte do cotidiano da maioria das crianas, que chegam a assistir seis horas dirias de programao, em diversos horrios. Os programas infantis, as propagandas, os desenhos, as novelas e os filmes, mesmo os destinados aos adultos, compem e informam o cotidiano e o imaginrio de crianas. Dentre as produes televisivas direcionadas s crianas, os desenhos animados ocupam grande parte desta programao, seja inseridos em programas infantis, seja exibidos em horrios especiais. Investigaes (Capparelli, 1984, 1998; Fischer, 1995, 1998; Fusari, 1985; Giroux,1995a e 1995b; Pacheco, 1998, 1991, 1985), analisaram desenhos animados e programas infantis, produzidos nos e informaes do leitor, seus conhecimentos, suas

11 anos 70 e 80, apontando a necessidade de conhecermos as estratgias de visibilidade presentes nessas produes culturais. Nos anos 90, houve uma grande produo de desenhos animados para a televiso, os quais se utilizam de uma viso esttica diferenciada e discutem problemas atuais que afligem as crianas. Que efeitos de sentido a interao de linguagens nos desenhos animados contemporneos apresentados na televiso produz? Que discursos esto presentes? Como estes discursos so mostrados? Como as crianas entendem o que vem? Que sentidos criam para estes desenhos? Estudos sobre os desenhos animados contemporneos so poucos e, at onde foi possvel investigar, no h trabalhos, com base na teoria semitica greimasiana, que se dediquem a analisar as significaes presentes nestes textos e as leituras, enquanto produes de sentido, feitas por crianas acerca dos desenhos. Assim, este trabalho torna-se original ao buscar analisar a interao de linguagens presente nestes textos televisuais , conhecer as produes de sentidos que as crianas lhes conferem e contribuir para o entendimento de outras produes sincrticas contemporneas. Infncia Que criana esta que assiste aos desenhos animados? Alguns autores tm estudado a criana ps-moderna e a cultura infantil. No final dos anos 70 e incio dos anos 80, Postman (1999) buscou entender porqu a infncia est desaparecendo, ou seja, porqu as fronteiras entre o mundo infantil e o dos adultos esto se dissolvendo. O autor discute o surgimento da idia de infncia, com limites demarcados entre crianas e adultos, e como os meios de comunicao transformaram a infncia, enquanto estrutura social, em algo insustentvel. Conforme o autor, j habitamos um tempo de crianas adultas e de adultos infantis, onde a erotizao precoce e a crescente participao infanto-juvenil em ndices de criminalidade so aspectos alarmantes de uma infncia em extino. Tais caractersticas de uma indiferenciao entre crianas e adultos podem ser observadas no modo de vestir, de se alimentar, de falar; na profissionalizao de crianas como modelo, atores; em atitudes mentais e emocionais e no campo do sexo e da violncia. Nos desenhos animados contemporneos alm das temticas relativas s crianas como troca da dentio, preocupao com o nascimento dos bebs, brincadeiras infantis, esto presentes quelas do mundo adulto como busca de emprego, uso de notas promissrias, embelezamento atravs de cirurgias plsticas. Portanto, os pressupostos da teoria semitica greimasiana (Fantinatti, 2003; Floch, 1985; Greimas, 1997; Landowski, 1992, 1997, 1999, 2000, 2002, 2004; Mdola, 2000;Oliveira, 1995,

12 1996,1999,2000, 2003, 2004) e os trabalhos sobre a leitura de desenhos animados (Capparelli, 1984, 1998; Fischer, 1995, 1998; Fusari, 1985; Giroux,1995a e 1995b; Pacheco, 1998, 1991, 1985) sero as bases conceituais e metodolgicas desta pesquisa para analisar tanto um desenho animado contemporneo como para conhecer a leitura que crianas de diferentes idades fazem dele. A realizao deste trabalho se justifica, ento, por a criana brasileira estar cotidianamente em contato com textos sincrticos televisivos, que utilizam-se de diferentes sistemas de linguagens, simultaneamente, para construir um todo de significao, mas raramente refletir sobre tais produes. Trazer para o mbito da educao escolar desenhos da mdia e realizar leituras, pode proporcionar uma reflexo necessria acerca da visibilidade . Landowski (in Oliveira, 2004, p. 108) diz que importante prestar ateno, alm dos objetos consagrados pelas instituies, objetos fora do catlogo, que povoam nosso meio ambiente estsico de todos os dias. Em pesquisas anteriores (Pillar, 2003; Pillar, 2005) buscamos conhecer os regimes de visibilidade e as produes de sentido que crianas da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental atriburam a trs desenhos animados contemporneos. O presente trabalho pretende enfocar as interaes entre as diferentes linguagens que constituem um desenho animado e compreender como as crianas da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental lem estas articulaes nesta mdia. Os desenhos animados contemporneos apresentados na televiso utilizam-se de uma pluralidade de linguagens para criar significaes. Estudos sobre essa interao de diferentes linguagens na mdia televisiva, a partir da teoria semitica greimasiana, so poucos (Mdola, 2000; Oliveira e Camargo, 2000) e, at onde foi possvel investigar, no h trabalhos, com base nessa teoria, que se dedique a analisar significaes presentes em um desenho animado e as leituras deste texto sincrtico, enquanto produes de sentido, feitas por crianas da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisas acerca da mdia televisiva (Caparelli,Fischer, Fusari, Giroux, Pacheco) analisam o discurso que perpassa alguns programas, sem examinar o plano da expresso, o como este discurso mostrado. O desafio desta investigao analisar o sincretismo presente nos desenhos animados da televiso inter-relacionando os planos da expresso e do contedo procurando evidenciar a rede de significaes que criam; cruzando com os efeitos de sentido que crianas da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental conferem a tais desenhos. Objetivos do projeto nos

13 Este projeto enfoca a interao de linguagens no desenho animado, investigando o percurso gerativo de sentido, as significaes que as crianas constrem e as contribuies que a anlise deste texto sincrtico podem propiciar para o entendimento de outras produes sincrticas contemporneas. Busca (a) realizar uma leitura semitica de um desenho animado contemporneo apresentado na mdia televisiva procurando conhecer a interao de linguagens presente nesse texto; (b) analisar o percurso gerativo da significao; (c) investigar comparativamente a produo de sentidos que crianas da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental constrem acerca deste desenho; (d) contribuir para a leitura de imagens na escola na perspectiva da semitica visual, onde o foco a produo de sentido seja de textos da arte, da mdia, produes das crianas ou imagens do cotidiano; (e) gerar literatura sobre leitura de textos sincrticos na escola possibilitando aos educadores em geral e aos professores de artes, em especial, entender tanto as significaes presentes nestes textos como as que as crianas lhes conferem.

Estado atual de conhecimento sobre o problema Ensino da arte A partir do final dos anos 80, as relaes entre educao e artes visuais no Brasil, tanto no ensino formal como no ensino no formal, tm se voltado para o processo de criao em diversas linguagens e para a compreenso destas produes, buscando respeitar as singularidades de diferentes contextos sociais, culturas, etnias e idades. A leitura da imagem tem sido trabalhada em diversas abordagens tericas. Uma delas a da teoria semitica greimasiana ou semitica discursiva, que busca estudar a significao. Tal concepo se desenvolveu na Frana a partir de 1966, quando da publicao da obra Semntica Estrutural, de Greimas. Suas contribuies foram enriquecidas por uma srie de desdobramentos e aplicaes atravs da colaborao de um grande grupo de investigadores. Estes investigadores diversificaram a aplicao da semitica para alm da lingstica, literatura, folclore, mitologia, interesses primeiros de Greimas. No Brasil, o Centro de Pesquisas Sciossemiticas (CPS), congrega semioticistas em formao, recm-doutores, ps-doutores e semioticista reconhecidos da PUC/SP, USP e CNRS (Paris). Todos procurando se apropriar e desenvolver a teoria semitica greimasiana, relacionando-a s produes textuais de nossa sociedade. Na perspectiva da semitica greimasiana relacionada ao ensino da arte, as teses de Sandra Ramalho de Oliveira (1998), Moema Rebouas (2000), e Anamlia Buoro (2002) analisam obras de

14 arte modernista, produes miditicas, objetos e ambientes do cotidiano propiciando ao professor de artes visuais um aprofundamento terico acerca da leitura da imagem. Lucimar Frange (2001) em seu trabalho de ps-doutorado faz uma leitura potica dos trabalhos de Noemia Varela, tanto no Movimento Escolinhas de Arte como de seus textos visuais, verbais e sincrticos, com base na teoria semitica. A autora mostra aos professores a diversidade da obra desta grande educadora, at ento pouco estudada e documentada. O projeto arte br desenvolvido pelo Instituto Arte na Escola e elaborado por Buoro, Frange e Rebouas (2002 e 2003) oferece aos professores tanto um embasamento terico acerca da leitura semitica como possibilidades de leitura de produes artsticas modernistas e contemporneas. H, no entanto, um estranhamento dos professores pela arte contempornea, pela falta de sentido ao apreciar tais criaes com olhos modernistas. A arte contempornea pede a interao do pblico, o convoca a se relacionar com a obra/objeto e, at a ser um co-autor. Muito mais do que uma leitura contemplativa, a arte contempornea convida o leitor a interagir estsica e inteligvelmente com a obra em processo. Diana Domingues (1997, p.21) diz que a histria da arte substancialmente uma histria de meios e linguagens e que as tecnologias eletrnicas deste final de sculo XX acrescentam outras qualidades e circunstncias para o pensamento artstico. A arte do vdeo, as instalaes com imagens sintticas, os happennings e as performances em corpos tecnologizados, dentre outras criaes contemporneas com poticas tecnolgicas realizam-se na trama de diferentes linguagens e reas do saber humano. O campo mais desenvolvido nas tecnologias eletrnicas informatizadas, conforme Domingues (in Pillar, 1999,p.49), o da criao grfica incluindo vdeos analgicos e digitais em edies nolineares e nas criaes com recursos computacionais atravs de tecnologias digitais e de sntese. (...) O tratamento eletrnico de imagens em mesas de edio de vdeo, tcnicas de computao grfica, criaes com imagens sintticas no mais resultado do olhar de uma cmera, como no caso da fotografia, do cinema ou vdeo. H montagem de imagens produzidas atravs de diversas tcnicas e recursos eletrnicos. A digitalizao de imagens geradas por cmeras, suas transformaes pelo dilogo com imagens e recursos de memrias, as mesclas de imagens, sons, textos como estruturas de permutao so algumas das qualidades especficas das criaes eletrnicas. Os desenhos animados contemporneos so uma das primeiras produes sincrticas que as crianas tm contato. No entanto, elas assistem aos desenhos, mas no tematizam o qu e como

15 eles se mostram. Como podemos apreender os efeitos de sentido destes textos sincrticos? E o que a criana entende ao ver tais desenhos? Ana Claudia de Oliveira (1998, p.10) diz que na semitica greimasiana um objeto qualquer significa pelo modo como organizado, isto , em funo das escolhas de um enunciador e dos procedimentos que ele seleciona para se expressar, dando uma matria e uma certa ordenao ao seu dizer. por esse arranjo que o sentido nos chega ao intelecto e, tambm, aos sentidos. Assim, possibilitar um entendimento dos desenhos animados poder levar a compreenso de outros textos sincrticos, como produes da arte contempornea. Pesquisas acerca da mdia televisiva (Fischer, Capparelli, Giroux, Pacheco) analisam o discurso que perpassa alguns programas, sem examinar o plano da expresso, o como este discurso mostrado. O desafio desta investigao analisar a interao de linguagens presente nos desenhos animados da televiso inter-relacionando os planos da expresso e do contedo procurando evidenciar a rede de significaes que criam; cruzando com os efeitos de sentido que crianas da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental conferem a tais desenhos. Os desenhos animados contemporneos apresentados na televiso utilizam-se de uma pluralidade de linguagens para criar significaes. Estudos sobre essa interao de diferentes linguagens na mdia televisiva, a partir da teoria semitica greimasiana, so poucos (Mdola, 2000; Oliveira e Camargo, 2000) e, at onde foi possvel investigar, no h trabalhos, com base nessa teoria, que se dedique a analisar significaes presentes em um desenho animado e as leituras deste texto sincrtico, enquanto produes de sentido, feitas por crianas da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental. Este projeto de pesquisa faz parte de uma problemtica que venho investigando desde 1996, qual seja, a da influncia da televiso na constituio das crianas e como o ensino da arte pode desenvolver estratgias de leitura de textos da arte e do cotidiano. Em Criana e Televiso: leituras de imagens (Pillar, 2001) mostrado, atravs das falas das crianas e de grficos, o quanto a viso de mundo apresentada por esta mdia eletrnica constri o olhar da criana pequena, que ao ler outras imagens tem como referncias as que lhe foram apresentadas na TV. Um convite ao olhar: televiso e arte na educao infantil (Pillar, 2003) tem por foco a possibilidade de uma professora de educao infantil desenvolver atividades de leitura de imagens com as crianas, tanto das produes infantis como do meio ambiente, de embalagens, de programas televisivos, livros de literatura infantil e obras de arte.

16 Regimes de visibilidade nos desenhos animados da televiso (Pillar, 2004) focaliza seis desenhos animados contemporneos exibidos na televiso (Laboratrio de Dexter, A Vaca e o Frango, Johny Bravo, As Meninas Superpoderosas, Pokemon e Digimon) buscando identificar os regimes de visibilidade destas produes e as construes de sentido que crianas de Educao Infantil lhes atriburam. Na etapa seguinte da pesquisa, o foco foi O sincretismo nos desenhos animados da televiso (Pillar,2005), onde foram analisadas algumas interaes entre as linguagens verbal, visual e sonora nos desenhos As Meninas Superpoderosas, Laboratrio de Dexter e A Vaca e o Frango, e as significaes produzidas por crianas da 4 srie do Ensino Fundamental. O presente projeto busca, ento, dar continuidade a esta trajetria investigando o percurso gerativo de sentido presente num desenho animado e numa produo de arte contempornea, atravs da interao de linguagens. Sero analisados tanto os nveis fundamental, narrativo e discursivo, como os planos do contedo e da expresso, e as significaes que crianas da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental atribuem ao desenho. Um levantamento realizado recentemente com crianas sobre o desenho animado preferido por elas, no momento, apontou Bob Esponja Cala Quadrada como o favorito. A escolha deste desenho como objeto de anlise deste projeto diz respeito, ento, grande audincia das crianas a esta produo contempornea, a qual exibida em canal aberto (Rede Globo de Televiso), durante o programa TV Xuxa, no turno da manh, e em canal fechado (Nickelodeon), de segunda sexta-feira, nos horrios das 2h e das 12h30min, nas segundas, teras e quartas-feiras s 19h30min e aos sbados e domingos s 4h30min, s 6h, s 13h30min, s 19h30min e s 23h30min. O desenho animado Bob Esponja Cala Quadrada foi criado em 1999 por Stephen Hillenburg, nos Estados Unidos, que traz suas experincias da infncia para criar o mundo da Fenda de Bikini, deixando transparecer sua adorao pelos documentrios de Jacques Cousteau e pelos filmes O gordo e o magro; bem como seus estudos na rea de Recursos Marinhos e da fase em que ensinou Biologia Martima s crianas no centro de cincia martima. O autor se aprofundou em humor, desenho e pintura no California Institute of the Arts. Diferente da maioria dos desenhos animados, a ambientao do desenho Bob Esponja Cala Qaudrada ocorre em baixo d gua. Bob Esponja uma simptica esponja do mar, que vive em uma espcie de casa de abacaxi, numa cidade submarina, chamada Fenda do Bikini. Seu melhor amigo, uma Estrela do Mar, chamado Patrick, e uma esquilo, chamada Sandy, que apesar de ser um animal terrestre, vive dentro do mar, usando roupa de mergulhador. Bob tem outros amigos,
a

17 como o Lula Molusco, um polvo que no morre de amores por Bob, mas este o considera um grande amigo, e o Sr Sirigueijo, proprietrio da lanchonete Siri Cascudo, onde Bob e Lula trabalham. Ao estudar a criana e as produes culturais, Steinberg e Kincheloe (2001) observam que o acesso ilimitado informao, uma caracterstica do mundo contemporneo, um dos principais fatores da crise da infncia, deste artefato social e histrico criado h 150 anos. Os autores situam o surgimento do conceito de criana no Renascimento e seu o apogeu no final do sculo XIX at a primeira metade do sculo XX, onde na famlia moderna, o comportamento dos pais para com os filhos estava assente no carinho e na responsabilidade do adulto para com o bem-estar das crianas. A partir de 1950, as famlias mudaram, as crianas que vivem com seus pais biolgicos hoje so uma minoria, enquanto a grande maioria filha de pais divorciados, de mes solteiras, moram com as mes ou seus pais casaram novamente e, agora, tem irmos apenas por parte de pai ou de me. Tais mudanas econmicas, sociais e culturais transformaram a infncia. Atualmente, a criana muitas vezes se v sozinha, seja na ausncia dos pais seja da inexistncia de um esprito comunitrio. Conforme Steinberg e Kincheloe (2001,p. 14) a crise da infncia contempornea pode significar, de vrias formas, tudo o que envolva, de algum modo, o horror de enfrentar sozinho o perigo. Nestes momentos de solido, a televiso acaba sendo a companheira da criana. A partir da inter-relao entre os estudos culturais e os estudos educacionais sobre a infncia, Steinberg e Kincheloe (2001, p.19) procuram questionar entretenimentos para crianas que sejam manipulativos e racistas, sexistas e dirigidos a uma determinada classe. Os autores ressaltam que crianas que assistem muitas horas a programas televisivos constituem uma viso de mundo e de valores moldada pelos interesses das corporaes produtoras, as quais so os mais influentes pedagogos e polticos. Considerando os regimes de representao presentes nos desenhos animados para crianas, Giroux (1995a e 1995b) enfoca o modo como so tratadas as questes referentes a gnero, raa, etnia e histria nas narrativas, bem como so representadas as noes sobre as diferenas culturais e como estas esto associadas num complexo processo de construo de identidades e memrias. Ao analisar os discursos presentes na mda, Rosa Fischer (2001, p.90-109) elaborou um roteiro para encaminhar a compreenso de materiais de cinema, TV e vdeo, o qual utiliza com suas alunas de graduao do Curso de Pedagogia. As questes que propem so: (1) que tipo de

18 programa esse? (2) Quais so os objetivos desse artefato? Quais suas estratgias de

veiculao? A quem se enderea? (3) Qual a estrutura bsica do programa? (4) Afinal de que trata esse programa? Quem fala e de que lugar? (5) Com que linguagens se faz este produto? (6) Que relaes fazer entre esse artefato da mdia e outros problemas, teorias ou temticas de interesse para a educao? Floch ressalta que para o semioticista, as linguagens no so sistemas de signos, mas sistemas de relaes. Conforme o autor (1885,p. 75) , a semitica no pretende substituir o dizvel ao visvel. Ela se empenha em constatar as qualidades sensveis de uma fotografia, de um quadro, qualidades que so desprezadas pelas anlises que se dirigem diretamente apenas s suas dimenses figurativa e retrica. Assim, para entender a produo de sentido no desenho animado Bob Esponja Cala Quadrada, nosso objeto de anlise, necessrio levar em conta as interaes que se estabelecem entre as diferentes linguagens, tanto no plano do contedo como no plano da expresso. Pretendemos, assim, realizar uma leitura semitica de alguns episdios de desenhos animados contemporneos apresentados na mdia televisiva procurando conhecer o percurso gerativo da significao; analisar os efeitos de sentido que a interao de linguagens presente nesses textos cria; investigar a produo de sentido que crianas da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental constrem acerca destes desenhos; relacionar a leitura do desenho animado com a de uma produo sincrtica de arte contempornea; contribuir para a leitura de textos sincrticos na escola. Considerando os objetivos propostos, interessa-nos investigar: Como a interao entre as linguagens visual e sonora presentes no desenho animado Bob Esponja Cala Quadrada, apresentado na televiso, produz efeitos de sentido? Que discursos so realizados? Como estes discursos so mostrados? O que crianas de diferentes idades e processos de leitura entendem acerca do que vem nestes desenhos?

Metodologia

19 Nesta parte explicitarei as questes metodolgicas desta investigao, quanto anlise dos dados. Sujeitos
4

abordagem

qualitativa, aos sujeitos, materiais, mtodos, procedimentos e ao modo como ser realizada a

Trs episdios do desenho animado contemporneo Bob Esponja Cala Quadrada apresentado na televiso; Dois grupos de crianas, um da Educao Infantil e outro das sries iniciais do Ensino Fundamental, para apresentar os episdios do desenho animado Bob Esponja Cala Quadrada buscando conhecer os sentidos que as crianas atribuem a esta produo;

Materiais

Episdios do desenho animado Bob Esponja Cala Quadrada exibido na televiso; Videocassete para gravar os episdios do desenho animado e analis-los; Leituras das crianas sobre os episdios do desenho animado; Filmadora digital para registrar fielmente o que transcorre durante a leitura dos desenhos e as produes de sentido acerca do que foi visto; Computador para assistir as fitas com as produes de sentidos das crianas;

Mtodo A pesquisa se utilizar do instrumental metodolgico empregado pela semitica greimasiana para a anlise de textos, buscando identificar tanto a interao de linguagens como os nveis e os planos da expresso, quanto s dimenses cromtica, eidtica, topolgica e matrica; e do contedo, na produo de sentido. Na investigao com as crianas sero realizadas entrevistas semi-estruturadas, buscando conhecer como elas lem os episdios do desenho animado apresentado na televiso. O cruzamento dos efeitos de sentido presentes neste texto sincrtico da televiso e as significaes que as crianas de diferentes idades e processos de leitura lhes conferem ser o foco deste trabalho.

A escola de Educao Infantil e Ensino Fundamental, representada por sua direo, pela orientadora pedaggica e pelas professoras dos grupos, bem como os pais das crianas que faro parte da pesquisa sero informados acerca do enfoque da investigao e recebero um termo de consentimento informado, autorizando a execuo da pesquisa, utilizao dos materiais e dados coletados exclusivamente para os fins previstos no projeto.

20

Procedimentos

Seleo dos episdios do desenho animado contemporneo Bob Esponja Cala Quadrada apresentado na televiso; Gravao em vdeo e anlise do material selecionado conforme os pressupostos da pesquisa; Seleo de uma escola de Educao Infantil e Ensino Fundamental e nesta de dois grupos de crianas, um da Educao Infantil e outro das sries iniciais do Ensino Fundamental, para realizar leitura dos episdios do desenho animado Bob Esponja Cala Quadrada buscando conhecer os sentidos que os grupos de crianas atribuem a estas produes;

Apresentao, separadamente, aos dois grupos de crianas, da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental, de trs episdios, em momentos diferentes, do discusso acerca das significaes presentes nestes textos sincrticos; desenho animado Bob Esponja Cala Quadrada exibido na televiso e, em seguida, propor uma

Realizao da pesquisa de campo em seis encontros, com cada um dos dois grupos, onde nos trs primeiros ser exibido um episdio do desenho e nos trs ltimos as crianas podero rever cada um trs episdios, de modo a analis-los;

Anlise dos resultados de modo a cruzar os efeitos de sentido presentes nos textos sincrticos e as significaes que cada um dos grupos de crianas confere aos episdios do desenho animado apresentado;

Anlise dos Dados Os dados sero analisados qualitativamente quanto aos efeitos de sentido produzidos pelo sincretismo presente no desenho animado da televiso, bem como quanto s relaes tecidas pelas crianas, de cada um dos grupos, em relao s significaes atribudas a estes textos audiovisuais. Quanto aos aspectos metodolgicos da leitura de um texto onde interagem vrias linguagens, Floch (in Greimas & Courts, 1991, p. 233) diz que apesar de constituir o seu plano da expresso com elementos de vrias semiticas, o texto sincrtico pode ser lido como um todo de significao e, num primeiro momento podemos proceder anlise do seu plano de contedo. A anlise de cada um dos episdios do desenho e da produo sincrtica de arte contempornea procurar compreender, com base nos estudos de Mdola (2000), as relaes entre os sistemas visuais (imagem, verbal/escrito, gestual, moda, proxmica) e os sistemas sonoros (verbal oral, musical, rudos).

21

Os desenhos animados da televiso e a produo de arte contempornea sero analisados com base na teoria semitica greimasiana que busca explicitar a interao de linguagens no percurso gerativo de sentido a partir da desconstruo dos textos identificando os nveis fundamental, narrativo e discursivo; o plano da expresso quanto aos seus aspectos cromticos, eidticos, topolgicos, matricos, e o plano do contedo; bem como a reconstruo destes nveis e planos evidenciando a rede de significaes presente nos textos. A produo de sentido realizada pelas crianas dos dois grupos ser analisada evidenciando os aspectos mais relevantes apontados por elas durante o trabalho e expressos em linguagem verbal. As implicaes pedaggicas deste tipo de atividade de leitura semitica com crianas da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental e os desdobramentos objetos das consideraes finais desta investigao. Cronograma Semestre 2006/1 . Levantamento da literatura pertinente aos objetivos do projeto; . Elaborao dos pressupostos tericos e metodolgicos do trabalho; . Reviso crtica da literatura; . Seleo e gravao em vdeo dos trs episdios do desenho animado contemporneo Bob Esponja exibido na televiso; . Anlise dos episdios do desenho conforme os pressupostos da pesquisa; . Seleo de uma escola de Educao Infantil e Ensino Fundamental e, nesta, de dois grupos de crianas, um de Educao Infantil e outro das sries iniciais, para realizar leitura dos episdios do desenho animado buscando conhecer os sentidos que as crianas atribuem a estes textos sincrticos. para a leitura de produes sincrticas na escola, tais como a mdia e criaes da arte contempornea, sero

Semestre 2006/2 . Reviso crtica da literatura; . Caracterizao da escola e dos grupos de crianas que faro parte da pesquisa; . Realizao das atividades de leitura com os grupos de crianas de Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental; . Transcrio dos dados e das observaes; . Apresentao da pesquisa em evento do GEARTE para professores e pesquisadores de artes visuais e de outras reas de conhecimento.

22

Semestre 2007/1 . Reviso crtica da literatura; . Anlise dos dados de modo a conhecer as significaes das crianas acerca dos episdios do desenho animado apresentado; . Cruzamento das leituras dos desenhos animados feitas pelas crianas dos dois grupos; . Discusso dos resultados parciais; . Redao do relatrio da pesquisa; Semestre 2007/2 . Reviso crtica da literatura; . Anlise semitica detalhada dos trs episdios (Beijos da Vov, Brincadeiras aos Montes, Jogos do Mestre Cuca) do desenho animado Bob Esponja Cala Quadra, enfocando cada uma das linguagens em cada tomada de cmera e suas interaes de modo a conhecer a produo de sentido presente no desenho; . Anlise das significaes expressas por crianas de Educao Infantil e da 4 Srie do Ensino Fundamental acerca dos episdios apresentados quanto identificao das linguagens e s interaes; . Cruzamento da leitura semitica dos episdios do desenho animado com as significaes feitas pelas crianas dos dois grupos; . Discusso dos resultados parciais; Semestre 2008/1 . Reviso crtica da literatura; . Seleo de uma produo sincrtica contempornea; . Anlise desta produo sincrtica contempornea identificando as linguagens e suas interaes ; . Cruzamento da leitura dos desenhos animados com a da produo sincrtica contempornea buscando evidenciar a interao de linguagens; . Discusso dos resultados parciais; . Redao do relatrio de pesquisa; . Apresentao da pesquisa em evento do GEARTE para professores e pesquisadores de artes visuais e de outras reas de conhecimento. Semestre 2008/2 . Reviso crtica da literatura; . Redao do relatrio de pesquisa; . Divulgao dos resultados; . Apresentao da pesquisa em evento do GEARTE para professores e pesquisadores de artes
a

23 visuais e de outras reas de conhecimento. . Apresentao do trabalho em Congressos. Semestre 2009/1: . Redao final e reviso do relatrio de pesquisa; . Publicao dos resultados; . Apresentao da pesquisa em evento do GEARTE para professores e pesquisadores de artes visuais e de outras reas de conhecimento. . Apresentao do trabalho em Congressos.

Resultados esperados Os resultados da pesquisa podero repercutir em trs instncias: acadmica, cientfica e institucional. Na instncia acadmica, publicar artigos sobre a pesquisa, apresentar o trabalho em congressos, ministrar seminrios avanados no Programa de Ps-Graduao em Educao sobre a interao de linguagens. Em termos cientficos, os resultados da pesquisa podero evidenciar um avano na leitura de textos sincrticos com o referencial da semitica greimasiana; orientar teses e dissertaes nesta temtica. Institucionalmente, esta investigao poder contribuir na formao de professores de artes visuais, de Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental com aportes tericos e metodolgicos para a leitura de textos contemporneos da arte, da mdia e do cotidiano.

Referncias bibliogrficas
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semitica do texto. So Paulo: tica, 2000. BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrpolis: Vozes, 2002. BOGDAN, R. ; BIKLEN, S. Investigao qualitativa em educao: uma introduo teoria e aos mtodos. Porto Alegre: Porto Editora, 1994. BUORO, Anamlia Bueno. Olhos que pintam. So Paulo:Cortez, 2002. BUORO, Anamlia; FRANGE, Lucimar; REBOUAS, Moema. Leitura da imagem: da teoria prtica, da prtica teoria. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; LANDOWSKI, Eric (orgs.) IX Caderno de discusso do Centro de Pesquisas Sciossemiticas. So Paulo: Editora CPS, 2003. p. 19-30. ___. Arte, cultura e educao: alguns pressupostos. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de (org.) VIII Caderno de discusso do Centro de Pesquisas Sciossemiticas. So Paulo: Editora CPS, 2002. p.13-22. CAPPARELLI, Srgio. Televiso, programas infantis e a criana. In: ZILBERMAN, Regina (org.) A produo cultural para a criana. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984. p. 61-80.

24

___. TV e criana: a emergncia do mercado de bens de culturais. In: PACHECO, Elza Dias (org.) Televiso, criana, imaginrio e educao. Campinas: Papirus, 1998.151-160.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem. Lisboa: Guimarens Editores, 1960. ___. Filosofia de las formas simbolicas. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1976. V.III.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. So Paulo: Ed. 34, 1998. DOMINGUES, Diana (org.) A arte no sculo XXI: a humanizao das tecnologias. So Paulo: Fundao Editora da UNESP, 1997. FANTINATTI, Maria Slvia. A articulao entre linguagens do sincretismo na televiso. In:__. A criana do Stio na TV. So Paulo. PUCSP, 2003. (dissertao de mestrado). P. 18-30. FAZENDA, Ivani (org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. So Paulo: Cortez, 1992. FELDMAN, Edmund Burke. Becoming human through art.New Jersey: Prentice Hall, 1970. ___. Varieties of visual experience. New York: Prentice Hall, Inc., 1982. FECHINE, Yvana. (coord.) Caderno de textos GT Produo de sentido nas mdias do XII Encontro Anual da Associao Nacional de Programas de Ps-Graduao em Comunicao. Recife: FASA, 2003. FIORIN, Jos Luiz. Elementos da anlise do discurso. So Paulo: Contexto, 2000. ___. As astcias da enunciao. So Paulo: tica, 1999. FISCHER, Rosa. Televiso e Educao: Fluir e pensar a TV. - Belo Horizonte: Autntica, 2001. ___. A construo de um discurso sobre a infncia na televiso brasileira. In: PACHECO, Elza Dias (org.) Televiso, criana, imaginrio e educao. Campinas: Papirus, 1998. P. 107-116. ___. O mito na sala de jantar. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995. FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em semitica geral. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemiticas. So Paulo: CPS, 2001. (traduo) ___. Petites mythologie de loeil et de lesprit pour une smiotique plastique. Paris: ditions Hads-Benjamins, 1985. ___. Imagens, signos, figuras a abordagem semitica da imagem. Cruzeiro Semitico. Porto, jul/1985, p. 7581. FOSTER, H. (ed.) Vision and visuality. New York: The New Press, 1988. FRANGE, Lucimar Bello P. Noemia Varela e a Arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2001. FREITAS, M. T.; SOUZA, S. J. e; KRAMER, S. Cincias humanas e pesquisa. So Paulo: Cortez, 2003. FUSARI, Maria F. de Rezende e. O educador e o desenho animado que a criana v na televiso. So Paulo: Loyola, 1985. GIROUX, Henri. A disneyzao da cultura infantil. In: SILVA, T.T. da ; MOREIRA, A. F. Territrios contestados. Campinas: Mercado de Letras, 1995a. ___. Memria e pedagogia no "maravilhoso mundo de Disney". In: SILVA, T.T. da. Aliengenas na sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes, 1995b. GREIMAS, A. J.Semitica figurativa e semitica plstica. Significao, Revista Brasileira de Semitica, n.4, jun/1984.

25

___. Semntica estrutural. So Paulo: cultrix, 1973. ___.Sobre o sentido. Petrpolis: Vozes, 1975. ___. Da imperfeio. So Paulo: Hacker Editores, 2002. GREIMAS, A. J. & COURTS, J. Semitica: diccionario razonado de la teora del lenguaje. Tomo II.Madrid: Editorial Gredos, 1991. ___. Dicionrio de semitica. So Paulo: Cultrix, 1983. GREIMAS, A. J.; FONTANILLE, J. Semitica das paixes. So Paulo: tica, 1993. GUINSBURG, Jac; BARBOSA, Ana Mae (Org.). O Ps-modernismo. So Paulo: Perspectiva, 2005. JACOBY, Sissa (Org.) A criana e a produo cultural. Porto Alegre: Mercado Aberto,2003.

KANT, I. Crtica da faculdade do juzo. Rio de Janeiro: Forense, 1993.


LANDOWSKI, Eric. Modos de presena do visvel. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de (org.) . Semitica plstica. So Paulo: Hacker Editores, 2004.p.97-112. ___. Presenas do outro. So Paulo: Perspectiva, 2002. ___. Eric. Frontires du corps: faire signe, faire sens. OLIVEIRA, Ana Claudia; CAMARGO, Isaac. Caderno de Discusso do Centro de Pesquisas Sociossemiticas. So Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemiticas, 2000. ___. A sociedade refletida. So Paulo: EDUC/Pontes, 1992. LANDOWSKI, E; DORRA, R; OLIVEIRA, A. C. Semitica, estesis, esttica. So Paulo: EDUC, 1999. LANDOWSKI, Eric; FIORIN, Jos Luiz (orgs). O gosto da gente, o gosto das coisas. So Paulo: EDUC, 1997. LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. Barcelona: Laertes, 1996. LUDKE, M. & ANDR, M. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. MACHADO, Arlindo. A televiso levada a srio. So Paulo: Senac, 2000. ___. Mquina e imaginrio: o desafio das poticas tecnolgicas. So Paulo:EDUSP, 1996. MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. ___. Uma histria da leitura. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. MARTINS, Maria Helena. O que leitura. So Paulo, Brasiliense, 1994. MDOLA, Ana Slvia. O sincretismo na televiso. In: OLIVEIRA, Ana Claudia; CAMARGO, Isaac. Caderno de Discusso do Centro de Pesquisas Sociossemiticas. So Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemiticas, 2000. NOVAES, Adauto (Org.) Muito alm do espetculo. So Paulo: Editora do Senac So Paulo, 2005. NOVAES, Adaulto et alii. O olhar. So Paulo: Companhia das Letras, 1988. OLIVEIRA, Ana Claudia. A estesia como condio do esttico. In: OLIVEIRA, Ana Claudia; LANDOWSKI, Eric (eds.). Do inteligvel ao sensvel: em torno da obra de A. J. Greimas. So Paulo: EDUC, 1995.p.227-236. ___. Vitrinas acidentes estticos na cotidianidade. So Paulo: EDUC, 1997.

26
___. A dana das ordens sensoriais. In: LANDOWSKI, E; DORRA, R; OLIVEIRA, A. C. Semitica, estesis, esttica. So Paulo: EDUC, 1999. P. 149-181. ___. Sentidos do corpo ou Corpo sentido? In: SILVA, Igncio Assis da. Corpo e sentido. So Paulo: UNESP, 1996. p.229-246. ___. Lisibilidade da imagem. Revista da FUNDARTE/ Fundao Municipal de Artes de Montenegro. V.1,n.1. Jan/Jun 2001, p.5-7. ___. Mauritsstad e vises brasiliae: aos europeus, o alm mar e aos brasileiros, uma outra histria. In: BRAIT, Beth: BASTOS, Neusa (orgs.). Imagens do Brasil: 500 anos. So Paulo: EDUC, 2000.p.9-30. ___. As semioses pictricas. Face, So Paulo, 4(2):104-145, jul/dez.1995. OLIVEIRA, Ana Claudia de (org.). Semitica plstica. So Paulo: Hacker Editores, 2004. ___. VIII Caderno de discusso do Centro de Pesquisas Sciossemiticas. So Paulo: Editora CPS, 2002. OLIVEIRA, Ana Claudia;CAMARGO, Isaac. VI Caderno de Discusso do Centro de Pesquisas Sociossemiticas. So Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemiticas, 2000. OLIVEIRA, Ana Claudia de; FECHINE, Yvana (eds.) Semitica da arte: teorizaes, anlises e ensino. So Paulo: Hacker Editores, 1998a. ___. Visualidade, urbanidade, intertextualidade. So Paulo; Hacker Editores, 1998b. OLIVEIRA, Ana Claudia de; LANDOWSKI, Eric (orgs.) IX Caderno de discusso do Centro de Pesquisas Sciossemiticas. So Paulo: Editora CPS, 2003. ___. Do inteligvel ao sensvel: em torno da obra de A. J. Greimas. So Paulo: EDUC, 1995. OLIVEIRA, Sandra Ramalho de. Leitura de imagens para a educao. So Paulo: doutorado). PUC/SP, 1998. (tese de

PACHECO, Elza Dias (org.) Televiso, criana, imaginrio e educao. Campinas: Papirus, 1998. ___. Comunicao, educao e arte na cultura infanto juvenil. So Paulo: Loyola, 1991. PACHECO, Elza Dias. O Pica-pau: heri ou vilo? So Paulo: Loyola, 1985. PANOZZO, Neiva Petry. Percursos estticos na literatura infantil: contribuies para a leitura da imagem na escola. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2001. (dissertao de mestrado) PILLAR, Analice Dutra. O sincretismo nos desenhos animados da televiso. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2005. ___. Regimes de visibilidade nos desenhos animados da televiso. Porto Alegre: FAPERGS/UFRGS, 2004. ___. Um convite ao olhar: televiso e arte na educao infantil. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2003. ___. Criana e televiso: leitura de imagens. Porto Alegre: Mediao, 2001. ___. Leitura da imagem. In: PILLAR, Analice UFRGS/ANPAP, 1993. Dutra et alii. Pesquisa em artes plsticas. Porto Alegre:

PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educao do olhar no ensino da arte. Porto Alegre: Mediao, 1999. POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infncia. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. REBOUAS, Moema. O discurso modernista da pintura (Tarsila, Segall, De Fiori, Guignard e Volpi). So Paulo: PUC/SP, 2000. (tese de doutorado).

27

Rio Grande do Sul. Secretaria da Justia e da Segurana. Comit de Estudos da Violncia. A televiso e a violncia: impacto sobre a criana e o adolescente. Porto Alegre: Secretaria da Justia e da Segurana do RS, 1998. ROSE, Gillian. Visual methodologies. London: SAGE Publications Ltda, 2001. SANTAELLA, Lcia. O que semitica. So Paulo: Brasiliense, 1983. SILVA, Igncio Assis da. Corpo e sentido. So Paulo: UNESP, 1996. STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Cultura infantil: a construo corporativa da infncia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. ZAMBONI, Slvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e cincia. Campinas: Editora Autores Associados, 1998. ZUNZUNEGUI, Santos. Pensar la imagem. Madri: Ed. Ctedra, 1989.

Anda mungkin juga menyukai