Anda di halaman 1dari 3

Amenizando os sintomas da TPM

A Tenso pr-menstrual (TPM) tem at hoje uma causa desconhecida. O que sabe-se que a alterao hormonal, comum no ciclo menstrual pode ser um agravante. Ela atinge 75% da populao feminina. A maior parte das mulheres afetadas pela TPM sofre do problema em grau leve (quase imperceptvel) e moderado (com alguns sintomas incmodos). A minoria apresenta o grau severo, necessitando de ajuda mdica. Ela caracteriza-se pela soma de alguns sintomas, que surgem entre sete e dez dias antes da menstruao e repetem-se nos ciclos. A TPM pode se manifestar em mulheres de qualquer idade. Mulheres com mais de 35 anos tm menos chances de sofrerem com a TPM. A prtica de exerccios fsicos como ginstica, esportes, relaxamento e at uma vida sexual intensa, so indicadas para amenizar os sintomas. Isso porque ter atividade fsica intensa libera endorfina, substncia que d sensao de bem-estar. Os mdicos orientam a mulher que sofre com o problema a evitar alimentos que contm acar, gorduras, chocolates, bebidas como caf, ch preto e ch mate. A ingesto de sal tambm deve ser reduzida. Estas dicas valem principalmente para o perodo que antecede a menstruao. Um mtodo natural de reduzir os sintomas da TPM atravs do leo de prmula. O segredo do leo da prmula est nos cidos graxos poliinsaturados, presentes na sua composio, que no so produzidos naturalmente pelo organismo e precisam ser obtidos na dieta. Deles o mais importante o chamado cido gamalinolnico (GLA). Alm de fazer parte da estrutura das membranas celulares, o GLA origina a prostaglandina E1, uma substncia que ajuda a equilibrar os hormnios femininos, relacionados a TPM.

http://www.catarinensespa.com.br/estudo.php?id_produto=26&id_estudo=11

Uma flor para afastar a TPM


O leo das sementes da Oenothera biennis, uma flor conhecida popularmente como prmula ou estrela-da-tarde, est sendo apontado como um excelente remdio para acabar com os transtornos que algumas mulheres experimentam no perodo que antecede a menstruao a chamada tenso pr-menstrual (TPM). A Oenothera biennis no deve ser confundida com a ornamental Primula obconica, tambm conhecida popularmente como prmula. A planta, originria da Amrica do Norte, j era utilizada pelos ndios americanos para evitar infeces nos ferimentos e, agora, est sendo considerada um dos melhores recursos da fitoterapia para combater a

tenso pr-menstrual, responsvel pelas sbitas mudanas de humor e dores no corpo relacionadas a este transtorno que atinge cerca de 35% da poro feminina do planeta. A eficincia da planta foi confirmada na ltima Conferncia Anual da Associao Americana de Farmcia. Um estudo do Centro de Medicina Integrada Cedars-Sinai, da Califrnia, avaliou o uso do fitoterpico em 68 mulheres que se queixam do distrbio. No fim de trs meses, 61% delas tiveram desaparecimento total dos sintomas e em 23% dos casos houve melhora parcial. Apenas em 16% das pacientes nenhum afeito foi percebido. Equilbrio Hormonal O segredo do leo da prmula est nos cidos graxos poliinsaturados, presentes na sua composio, que no so produzidos naturalmente pelo organismo e precisam ser obtidos na dieta. Deles o mais importante o chamado cido gamalinolnico (GLA). Alm de fazer parte da estrutura das membranas celulares, o GLA origina a prostaglandina E1, uma substncia que ajuda a equilibrar os hormnios femininos, diminuindo os impactos da TPM, afirmam os pesquisadores. Nas refeies, esses cidos graxos essenciais podem ser obtidos de certos leos, como o de soja e o de girassol, ou extrados da sardinha, do salmo e dos peixes em geral. A carncia de cidos graxos essenciais pode acarretar, alm da sndrome prmenstrual, distrbios como eczema atpico, envelhecimento precoce, esclerose mltipla, hiperatividade infantil e hipertenso arterial. Os precursores de prostaglandinas, principalmente o cido gamalinolico, influenciam na regulao de hormnios sexuais femininos, mantm a elasticidade da pele, controlam a oleosidade e influenciam na liberao de neurotransmissores cerebrais. Conhea a planta Nome cientfico: Oenothera biennis Nomes populares: prmula, onogrcea e estrela-da-tarde ou evening primrose (nome originado do fato de suas flores abrirem-se ao entardecer). Na Frana conhecida como onagre. Origem: Amrica do Norte Detalhes: Da Amrica do Norte a planta foi levada para a Inglaterra em 1619, onde ficou conhecida como "Kings Cure-all". Seu cultivo expandiu-se pela Europa e sia, mas no h cultivo no Brasil. uma planta herbcea anual ou bianual, de caule robusto, folhas largas e longas, flores grandes e amarelas. O fruto uma cpsula que contm numerosas sementes.

Composio qumica: cido gamalinolnico (GLA), fitosterol, onoterina, taninos, compostos flavnicos, mucilagens, cido palmtico, cido esterico, cido olico, betasistosterol e citrstadieno.

Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br
http://www.catarinensespa.com.br/estudo.php?id_produto=26&id_estudo=10

Anda mungkin juga menyukai