Anda di halaman 1dari 16

Este arquivo faz referncia prova de Tcnico em Operao Jnior do rgo PETROBRAS, aplicada por CESGRANRIO no ano 2011

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE.

36
TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com o enunciado das 60 (sessenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA Questes 1 a 10 1,0 cada MATEMTICA Bloco 1 Questes 21 a 40 Pontuao 1,0 cada CONHECIMENTOS ESPECFICOS Bloco 2 Questes 41 a 50 Pontuao 1,0 cada Bloco 3 Questes 51 a 60 Pontuao 1,0 cada

Pontuao Questes Pontuao 11 a 20 1,0 cada

b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. c) se recusar a entregar o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA, quando terminar o tempo estabelecido. d) no assinar a LISTA DE PRESENA e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento. 09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

EDITAL No 1 PETROBRAS PSP RH - 1/2011

LNGUA PORTUGUESA
Texto I As trs experincias H trs coisas para as quais eu nasci e para as quais eu dou a minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos. O amar os outros to vasto que inclui at o perdo para mim mesma com o que sobra. As trs coisas so to importantes que minha vida curta para tanto. Tenho que me apressar, o tempo urge. No posso perder um minuto do tempo que faz minha vida. Amar os outros a nica salvao individual que conheo: ningum estar perdido se der amor e s vezes receber amor em troca. E nasci para escrever. A palavra meu domnio sobre o mundo. Eu tive desde a infncia vrias vocaes que me chamavam ardentemente. Uma das vocaes era escrever. E no sei por que, foi esta que eu segui. Talvez porque para outras vocaes eu precisaria de um longo aprendizado, enquanto que para escrever o aprendizado a prpria vida se vivendo em ns e ao redor de ns. que no sei estudar. E, para escrever, o nico estudo mesmo escrever. Adestrei-me desde os sete anos de idade para que um dia eu tivesse a lngua em meu poder. E no entanto cada vez que eu vou escrever, como se fosse a primeira vez. Cada livro meu uma estreia penosa e feliz. Essa capacidade de me renovar toda medida que o tempo passa o que eu chamo de viver e escrever. Quanto aos meus filhos, o nascimento deles no foi casual. Eu quis ser me. Meus dois filhos foram gerados voluntariamente. Os dois meninos esto aqui, ao meu lado. Eu me orgulho deles, eu me renovo neles, eu acompanho seus sofrimentos e angstias, eu lhes dou o que possvel dar. Se eu no fosse me, seria sozinha no mundo. Mas tenho uma descendncia, e para eles no futuro eu preparo meu nome dia a dia. Sei que um dia abriro as asas para o voo necessrio, e eu ficarei sozinha. fatal, porque a gente no cria os filhos para a gente, ns os criamos para eles mesmos. Quando eu ficar sozinha, estarei seguindo o destino de todas as mulheres. Sempre me restar amar. Escrever alguma coisa extremamente forte mas que pode me trair e me abandonar: posso um dia sentir que j escrevi o que meu lote neste mundo e que eu devo aprender tambm a parar. Em escrever eu no tenho nenhuma garantia. Ao passo que amar eu posso at a hora de morrer. Amar no acaba. como se o mundo estivesse a minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera. [...]
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 101-102. Adaptado.

Texto II Pronominais D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro

10

ANDRADE, Oswald. Pronominais. In: MORICONI, talo (Org.). Os cem melhores poemas do sculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 35.

15

20

A narradora do Texto I (As trs experincias) se refere a trs experincias marcantes em sua vida, dentre as quais a de escrever. De acordo com o que se relata no 3o pargrafo, a escrita, para a narradora, baseia-se em (A) estudo (B) regras (C) adestrao (D) vivncia (E) inabilidade O Texto II (Pronominais) pode ser desmembrado, conforme o seu significado, em dois blocos de sentido delimitados pela palavra mas. No primeiro, observa-se uma crtica s regras lingusticas da gramtica normativa; no segundo, uma valorizao do falar do povo. Os recursos que corporificam esse ponto de vista do eu lrico se encontram no uso (A) encltico do pronome me (verso 1) e no emprego do adjunto adverbial todos os dias (verso 7). (B) posposto do sujeito a gramtica (verso 2) e no isolamento do adjunto adnominal Da Nao Brasileira (verso 6). (C) recorrente da conjuno aditiva e (versos 3 e 4) e na falta da vrgula antes do vocativo camarada (verso 8). (D) repetitivo da contrao do (versos 3 e 4) e no uso do pronome me em prclise (verso 9). (E) irnico do adjetivo sabido (verso 4) e na repetio do adjetivo bom (verso 5).

25

30

35

40

45

50

Tanto o Texto I quanto o Texto II defendem, de maneira subentendida, um modo de ver a lngua, em que ela se (A) constri a partir de regras que definem as noes de certo e errado. (B) pauta em regras padres baseadas no uso individual. (C) resume s regras prescritas pela gramtica normativa. (D) constitui no uso que dela fazemos em nossa vida cotidiana. (E) forma por meio das regras estabelecidas pela norma-padro.

TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

4
Segundo a gramtica do professor, do aluno e do mulato sabido a que se refere o Texto II (Pronominais), em qual das frases abaixo, todas as palavras so adequadas ortografia oficial da lngua portuguesa? (A) A discuo sobre o portugus mais correto rerpercutiu bastante da mdia. (B) A discusso sobre o portugus mais correto repecutiu bastante na mdia. (C) A discusso sobre o portugus mais correto repercutiu bastante na mdia. (D) A discuso sobre o portugus mais correto respercutiu bastante na mdia. (E) A discurso sobre o portugus mais correto respercutiu bastante na mdia.

8
Em qual das sentenas abaixo, a regncia verbal est em DESACORDO com a norma-padro? (A) Esqueci-me dos livros hoje. (B) Sempre devemos aspirar a coisas boas. (C) Sinto que o livro no agradou aos alunos. (D) Ele lembrou os filhos dos anos de tristeza. (E) Fomos no cinema ontem assistir o filme.

9
Em uma mensagem de e-mail bastante formal, enviada para algum de cargo superior numa empresa, estaria mais adequada, por seguir a norma-padro, a seguinte frase: (A) Anexo vo os documentos. (B) Anexas est a planilha e os documentos. (C) Seguem anexos os documentos. (D) Em anexas vo as planilhas. (E) Anexa vo os documentos e a planilha.

5
Em qual das frases abaixo, a palavra destacada est de acordo com as regras de acentuao grfica oficial da lngua portuguesa? (A) Vende-se cco gelado. (B) Se amssemos mais, a humanidade seria diferente. (C) importante que voc estude ste item do edital. (D) Estavam deliciosos os caqus que comprei. (E) A empresa tm procurado um novo empregado.

10
Segundo o conceito de lngua defendido pelo eu lrico do Texto II (Pronominais), deveramos colocar os pronomes oblquos tonos moda brasileira. Entretanto, em situaes formais, em que se exija a norma-padro, o pronome estar colocado adequadamente, na seguinte frase: (A) Interrogamo-nos sobre a polmica. (B) No podemo-nos dar por vencidos. (C) Me disseram que voc perguntou por mim. (D) Lhes deu o aviso? (E) Te daria um cigarro, se pudesse.

6
Observe as frases abaixo. I - Os linguistas tiveram participao na polmica. II - Caberam todos no carro. III - Quando o sol se pr, vamos embora. A(s) sentena(s) em que os verbos irregulares ter, caber e pr esto flexionados de acordo com a norma-padro (so) APENAS (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III

MATEMTICA
11
Brincando de arremessar uma bola em uma cesta de basquete, Pedro e Joo combinaram que cada um faria 10 arremessos, ganhando 2 pontos por acerto e perdendo um ponto a cada erro. Quando terminaram, Joo falou: Eu acertei dois arremessos a mais que voc, mas minha pontuao foi o qudruplo da sua. De acordo com o que disse Joo, quantos arremessos Pedro errou? (A) (B) (C) (D) (E) 4 5 6 7 8

7
Por fugir norma-padro, a frase que seria provvel alvo de crticas pela gramtica do professor a que se refere o Texto II (Pronominais) est presente em: (A) (B) (C) (D) Somos todos falantes do mesmo idioma. Fazem dois meses que surgiu a polmica. Sempre h mais dvidas que certezas sobre a lngua. Sou eu que no quero mais discutir sobre esse assunto. (E) A maior parte das pessoas aceitam a variao lingustica.

TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

12
Uma torta de chocolate foi dividida em 12 fatias iguais, das quais foram consumidas 4 fatias. Sendo a torta um cilindro reto de 30 cm de dimetro e 6 cm de altura, qual , em cm3, o volume correspondente s fatias que sobraram? (A) 450 (B) 900 (C) 1.350 (D) 1.800 (E) 3.600

15

Na igualdade 2x-2 = 1.300, x um nmero real compreendido entre (A) (B) (C) (D) (E) 8 9 10 11 12 e 9 e 10 e 11 e 12 e 13

16 13
O grfico abaixo apresenta o desenvolvimento do refino de petrleo no Brasil, de 2003 a 2009. Em uma loja, trabalham 8 funcionrias, dentre as quais Diana e Sandra. O gerente da loja precisa escolher duas funcionrias para trabalharem no prximo feriado. Sandra e Diana trabalharam no ltimo feriado e, por isso, no podem ser escolhidas. Sendo assim, de quantos modos distintos esse gerente poder fazer a escolha? (A) (B) (C) (D) (E) 15 28 32 45 56

17
Disponvel em: <http//www.movidospelatecnologia.com.br> Acesso em: 23 jun. 2011.

Considerando que o aumento observado de 2007 a 2009 seja linear e que assim se mantenha pelos prximos anos, quantos milhes de barris dirios sero refinados em 2013? (A) (B) (C) (D) (E) 1.978 1.994 2.026 2.095 2.228

Voltando do trabalho, Maria comprou balas para seus quatro filhos. No caminho, pensou: Se eu der 8 balas para cada um, sobraro 2 balas. Mas, ao chegar a casa, ela encontrou seus filhos brincando com dois amigos. Ento, Maria dividiu as balas igualmente entre as crianas presentes, e comeu as restantes. Quantas balas Maria comeu? (A) (B) (C) (D) (E) 1 2 3 4 5

14
Um cartucho para impressoras, com 5 mL de tinta, custa R$ 45,00. J um cartucho com 11 mL de tinta, para o mesmo tipo de impressora, vendido a R$ 70,40. A empresa X comprou 11 cartuchos de 5 mL, enquanto que a empresa Y comprou 5 de 11 mL. Desse modo, as duas empresas adquiriram a mesma quantidade de tinta para impresso, mas no gastaram o mesmo valor nas compras. Em relao ao valor gasto pela empresa X, a empresa Y economizou, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 50,8% 42,4% 35,2% 28,9% 25,4%

18
Dentro de uma urna h bolas brancas e bolas pretas. Retirando-se uma bola ao acaso, a probabilidade de que ela seja preta . Se fossem retiradas da urna 5 bolas

pretas e colocadas 10 bolas brancas, a probabilidade de uma bola branca ser retirada ao acaso passaria a ser Quantas bolas h nessa urna? (A) 30 (B) 35 (C) 42 (D) 45 (E) 56 .

TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

19
Ao global contra petrleo caro A Agncia Internacional de Energia (AIE), formada por 28 pases, anunciou ontem a liberao de 60 milhes de barris de petrleo de reservas estratgicas [...]. Os EUA vo entrar com metade do volume, [...] a Europa ir colaborar com , e o restante vir de

Austrlia, Japo, Coreia e Nova Zelndia.


O Globo, Rio de Janeiro, p. 17. 24 jun. 2011. Adaptado.

Suponha que os pases asiticos (Japo e Coreia) contribuam juntos com 1,8 milho de barris a mais do que a contribuio total dos pases da Oceania (Austrlia e Nova Zelndia). Desse modo, quantos milhes de barris sero disponibilizados pelos pases asiticos? (A) 5,2 (B) 5,6 (C) 6,9 (D) 7,4 (E) 8,2

rea S, e o retngulo ABCH, de rea

Observe que o segmento AH uma das alturas do tringulo MAR. A rea do trapzio ABCR (A) (B) (C) (D) (E)

A
TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

Na figura abaixo, temos o tringulo equiltero MAR, de

20

CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO 1


21
Dois corpos de massas m1 = 80,0 kg e m2 = 10,0 kg so abandonados, simultaneamente, a partir do repouso, de uma altura h em relao ao solo. Considerando-se desprezvel a resistncia do ar, a diferena entre os tempos necessrios para que os corpos atinjam o solo (A) zero (B) 0,5 s (C) 1,0 s (D) 1,5 s (E) 2,0 s

24
Um m aproximado, com velocidade constante, de um anel metlico, conforme ilustrado na figura abaixo.

22

A figura ilustra duas partculas carregadas com cargas de sinais opostos mas de mesmo mdulo |q| = 1,0 C, separadas por uma distncia d = 1,0 cm. Qual o valor da fora de atrao eletrosttica, em newtons?
Dado: constante eletrosttica no vcuo
N m2 k = 9,0 x 109 2 C

Esse m atravessa o anel e continua com velocidade inalterada, afastando-se do mesmo. Qual o sentido da corrente eltrica induzida no anel? (A) Anti-horrio, sempre. (B) Anti-horrio durante a aproximao do m e horrio quando este se afasta. (C) Horrio, sempre. (D) Horrio durante a aproximao do m e anti-horrio quando este se afasta. (E) No ocorre corrente induzida na espira.

25
A radiao eletromagntica um fenmeno ondulatrio no qual um campo eltrico e outro magntico oscilam periodicamente enquanto a onda se propaga num determinado meio. A velocidade de propagao das ondas eletromagnticas no vcuo, c 3,0 x 108 m/s. Qual das opes abaixo descreve as caractersticas fsicas de uma onda eletromagntica? (A) Necessita de um meio material para se propagar. uma onda do tipo transversal, ou seja, os campos eltrico e magntico oscilam perpendiculares direo de propagao. (B) Necessita de um meio material para se propagar. uma onda do tipo longitudinal, ou seja, os campos eltrico e magntico oscilam na mesma direo da propagao. (C) No necessita de um meio material para se propagar. uma onda do tipo transversal, ou seja, os campos eltrico e magntico oscilam perpendiculares direo de propagao. (D) No necessita de um meio material para se propagar. uma onda do tipo transversal, ou seja, os campos eltrico e magntico oscilam na mesma direo da propagao. (E) No necessita de um meio material para se propagar. uma onda do tipo longitudinal, ou seja, os campos eltrico e magntico oscilam na mesma direo da propagao.

(A) 9,0 x 105 (B) 7,0 x 109 (C) 9,0 x 1011 (D) 9,0 x 1013 (E) 6,02 x 1023

23
Duas lmpadas idnticas, sero ligadas a uma mesma fonte de tenso V. Se elas estiverem ligadas em srie, cada uma delas dissipar a mesma potncia P1. Se elas estiverem ligadas em paralelo, cada uma delas dissipar a mesma potncia P2. A potncia P1 igual a (A) (B) (C) (D) (E)

TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

26
Considere duas pequenas esferas condutoras idnticas, A e B, carregadas eletricamente. A esfera A est carregada com carga positiva Q, e a esfera B, com carga negativa . As duas so colocadas em contato. Aps estabelecer-se o equilbrio eletrosttico, elas so separadas. Qual a carga final da esfera A? (A) Q (B) (C) zero (D) (E) 4Q

30
Dois capacitores, cujas capacitncias so 10 F e 5 F esto ligados em paralelo e submetidos a uma diferena de potencial de 10 V, conforme ilustra a figura.

A capacitncia equivalente do sistema, em F, e a carga acumulada no capacitor de 10 F, em C, valem, respectivamente, (A) 50 e 1,0 x 10-3 (B) 15 e 2,0 x 10-3 (C) 15 e 1,0 x 10-4 (D) (E) e 1,0 x 10-4 e 5,0 x 10-5

27
Uma partcula de carga eltrica igual a 2,0 C desloca-se de um ponto A para um ponto B, sofrendo uma queda de potencial eltrico de 10 V. Qual a variao na energia potencial eltrica dessa partcula, em joules, durante o deslocamento? (A) 40 (B) 20 (C) 5 (D) 5 (E) 20

31
A reao qumica abaixo est balanceada e uma reao de oxirreduo. Nela, o cido ioddrico reage com o cido sulfrico dando cido sulfdrico mais gua e iodo. 8 HI + H2 SO4 H2S + 4 H2O + 4 I2

28
De acordo com o conceito de Arrhenius, substncias cidas, na presena de gua, (A) liberam ons OH- e no liberam ons H+. (B) liberam ons H+ e no liberam ons OH-. (C) liberam ons H+ e OH-. (D) no sofrem ionizao. (E) liberam CO2.

Os elementos que sofrem oxidao e reduo, respectivamente, so (A) (B) (C) (D) (E) IeS IeH HeO OeI SeI

29
O cido clordrico HC considerado um cido forte por possuir um grau de ionizao alto, de aproximadamente 90%. Considerando-se que 1.000 molculas de HC foram colocados em gua, sofrendo ionizao, qual deve ser o numero de ons H+, nessa soluo, aps ser atingido o equilbrio qumico? (A) 90 (B) 100 (C) 500 (D) 900 (E) 1.000

32
Na reao abaixo, 1 mol de clcio reage com 2 moles de gua. Ca + 2 H2O Ca(OH)2 + H2 Qual a massa, em gramas, de H2 produzido na reao? (A) (B) (C) (D) (E) 40,0 20,0 10,0 2,0 1,0
Dados: mH = 1u, mO = 16u e mCa = 40u

TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

33
A equao qumica abaixo no est balanceada. Nela, zinco puro reage com cido clordrico, produzindo cloreto de zinco e hidrognio. Zn + HC ZnC
2

36
Hidrognio e cloro em fase gasosa reagem formando cido clordrico. A reao inversa de dissociao tambm ocorre e, portanto, esse um exemplo de uma reao homognea e reversvel em que a velocidade da reao direta v1, e a velocidade da reao inversa v2. H2(g) + C
2(g)

+ H2

A massa de HC necessria para reagir completamente com 130 g de zinco


Dados: mH = 1u, mC = 35u e mZn = 65u

2HC

(g)

(A) (B) (C) (D) (E)

65 g 72 g 88 g 130 g 144 g

Aps certo intervalo de tempo, estabelecido o equilbrio qumico desse sistema. Qual caracterstica corresponde condio de equilbrio desse sistema qumico? (A) v1 > v2 (B) v1 < v2 (C) v1 = v2 = constante (D) [HC ] = 0 (E) [C 2] = [H2]

34
Em um recipiente vedado, foram colocados 2,0 moles de gs amonaco NH3(g). Aps conveniente aquecimento a uma temperatura adequada, estabelece-se o equilbrio qumico, conforme ilustrado abaixo. 2 NH3 N2 + 3 H2

37
Em uma mistura de duas substncias qumicas diferentes, uma delas se espalha na outra sob a forma de pequenas partculas. Disperses so classificadas de acordo com o tamanho mdio das partculas da substncia dispersa, em ordem crescente, da seguinte forma: (A) soluo, mistura e suspenso (B) soluo, disperso coloidal e suspenses (C) solvente, soluto e coloide (D) mistura homognea, mistura heterognea e suspenses (E) caldo, soluo e mistura coloidal

Considerando-se que, na situao de equilbrio, h 1,8 moles de NH3, qual o grau de dissociao do gs amonaco nessa reao? (A) 10% (B) 20% (C) 45% (D) 90% (E) 100%

38
Uma soluo aquosa saturada, cujo volume total 800 mL, contm 9,8 g de cido sulfrico (H2SO4) completamente dissolvidos. Sabendo-se que um mol desse cido tem 98 g, qual a concentrao em mol/L dessa soluo? (A) 18 (B) 9,8 (C) (D) (E)

35
O cianidreto, HCN, ao ser dissolvido em gua, sofre ruptura das molculas, dando origem ionizao e propiciando o surgimento dos ons H+ e (CN). No equilbrio qumico, as concentraes dos elementos so [H+] = 3,0.106 mol/L, [CN] = 3,0.106 mol/L e [HCN] = 9,0.102 mol/L.
Qual o valor da constante de ionizao Ka desse cido?

HCN (A) (B) (C) (D) (E) 1,0.1012 mol/L 2,0.1010 mol/L 1,0.1010 mol/L 2,0.108 mol/L 1,0.108 mol/L

H+ + (CN)

TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

39
temperatura de 20 oC, foram misturados 78 g de nitrato de clcio com 50 g de gua, obtendo-se uma soluo heterognea, com parte do nitrato sendo precipitado no fundo do recipiente. Essa soluo foi submetida filtrao, da qual foram retirados 13 g de excesso de nitrato de clcio, obtendo-se, ao final, uma soluo saturada. Qual o coeficiente de solubilidade (CS) dessa soluo? (A) (B) (C) (D) (E) 180 g/100 g H2O 130 g/100 g H2O 100 g/100 g H2O 78 g/100 g H2O 65 g/100 g H2O

40
Com relao estrutura atmica e natureza eltrica da matria, analise as afirmativas abaixo. I - O tomo constitudo por um ncleo muito pequeno com carga neutra, contendo prtons e eltrons, enquanto os nutrons orbitam em torno dele, na chamada neutrosfera. II - O tomo uma estrutura contnua, na qual, prtons e eltrons estariam misturados continuamente como num bolo recheado de passas. III - A massa do tomo est praticamente concentrada no ncleo, uma vez que os eltrons so muito mais leves que os prtons e os nutrons.

Est correto APENAS o que se afirma em (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III

A
TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

BLOCO 2
41
Hidrocarbonetos so compostos formados somente por carbono e hidrognio. Qual a classificao dos hidrocarbonetos que apresentam cadeia aberta e saturada, alm de possurem apenas ligaes simples? (A) Ciclanos (B) Alcinos (C) Alcenos (D) Alcadienos (E) Alcanos

45

Um corpo slido flutua com seu volume parcialmente submerso no interior de um recipiente contendo gua. Considerando-se que apenas do volume do corpo se

encontra para fora da gua, a massa especfica desse ob-

42
As equaes termoqumicas abaixo representam reaes que ou liberam calor (exotrmicas) ou absorvem calor (endotrmicas). Nelas, mantm-se a presso e a temperatura constantes. I - N2(g) + O2(g) II - 2P(s) + 5C 2(g) III - 2Fe(s) + O2(g) So reaes exotrmicas (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 2 NO(g) 43,0 kcal 2PC 5(g) + 190,8 kcal 2 FeO(s) H = 64,04 kcal

jeto, em (A) (B) (C) (D) (E) 0,25 0,75 2,5 7,5 75,0

vale
Dados: massa especca da gua gua = 1,0 g/cm3

46
Numa expanso reversvel, um gs ideal recebe uma quantidade de calor Q = 50 J, de uma fonte trmica, ao mesmo tempo em que realiza trabalho, movendo um mbolo, no valor de 200 J, at atingir o estado final. Qual a variao da Energia Interna (U) do gs nesse processo? (A) 250 J (B) 150 J (C) zero (D) 150 J (E) 250 J

43
Um mol de um gs ideal ocupa um volume constante de 2,0 m3, temperatura de 1.000 K. Qual a presso interna do gs nesse estado?
Dado: constante dos gases ideais, R = 8,3 J/(mol.K)

(A) (B) (C) (D) (E)

8,30 x 103 N/m2 8,30 x 104 N/m2 4,15 x 102 N/m2 4,15 x 103 N/m2 4,15 x 104 N/m2

47

r v

44
A escala de temperatura conhecida por Escala Fahrenreit definida com dois pontos fixos, respectivamente, o ponto de fuso do gelo a 32 oF e o ponto de ebulio da gua a 212 oF. Considerando que os mesmos pontos fixos so adotados na escala Celsius, respectivamente a 0 oC e 100 oC, a quanto corresponde, na Escala Fahrenheit, a temperatura de 30 oC? (A) 22 oF (B) 30 oF (C) 78 oF (D) 84 oF (E) 86 oF

Um corpo se move com velocidade uniforme v = 10 m/s, em um plano horizontal at que comea a subir um plano inclinado conforme ilustrado. Supondo que no haja atrito e desprezando-se a resistncia do ar em todo o percurso, qual a altura mxima, em metros, que o corpo deve alcanar?
Dado: g = 10 m/s2

(A) (B) (C) (D) (E)

2,0 4,0 5,0 10,0 12,0

TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

10

48
Determinado gs ideal, temperatura inicial T e presso inicial P, recebe calor de uma fonte trmica, executando um processo a volume constante. Sabendo-se que a temperatura final do gs 8T, qual a presso final do gs nesse processo? (A) (B) (C) (D) (E) P8 P P+8 8P

49
30o A B

Dados: sen 30o = 0,50 cos 30o = 0,86 g = 10 m/s2

(A) (B) (C) (D) (E)

400 400 200 200 40

50
Uma mquina trmica de Carnot realiza trabalho, trocando calor com dois reservatrios trmicos: um quente, temperatura de 800 K, e um reservatrio frio temperatura de 200 K. Desprezando-se quaisquer perdas por dissipao de energia, o rendimento dessa mquina trmica operando nessas condies (A) 100% (B) 80% (C) 75% (D) 25% (E) 10%

11

A
TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

Um bloco de massa m = 20 kg est suspenso por um sistema de cabos, conforme mostrado na figura. O cabo A preso ao teto e faz um ngulo de 30o com a horizontal. O cabo B perpendicular direo vertical. Considerando-se que o bloco est em equilbrio esttico, qual o valor, em newtons, do mdulo da tenso no cabo A?

BLOCO 3
51
Sensores so dispositivos amplamente utilizados na indstria e nos processos produtivos. Basicamente, tem a funo de indicar a presena de um elemento acionador. Quais os principais tipos de sensores utilizados na indstria? (A) (B) (C) (D) (E) Pneumticos, sonoros, eltricos e capacitivos Fotoeltricos, indutivos, capacitivos, magnticos e laser Refrativos, trmicos, luminosos e indutivos Capacitivos, sonoros e trmicos Geomtricos, musicais, indutivos e piezoeltricos

54
Analise as afirmativas abaixo sobre sistemas de controle de processo por malha aberta. - Nesses sistemas, os sinais de sada no exercem nenhuma interferncia no controle do processo. II - Os sinais de sada provenientes de um dado processo so medidos e comparados aos sinais de entrada, de modo a ajustar o controle e, com isso, tornar os processos mais estveis. III - Nos sistemas de controle por malha aberta, a estabilidade do sistema no uma varivel relevante do processo. Aplica-se um sinal de controle predeterminado. I Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas.

52
Com o intuito de preservar a confiabilidade e a preciso dos instrumentos de medida numa indstria, adota-se o seguinte procedimento metrolgico: (A) aferio / calibrao (B) obturao (C) percia tcnica (D) queima de instrumentos (E) validao

55
Uma bomba centrifuga de 1.000 W de potncia localiza-se no andar trreo de um edifcio. Desprezando-se todas as perdas por atrito na tubulao e dissipaes de energia no percurso, quanto tempo necessrio para essa bomba encher completamente uma caixa dgua de 6.000 litros, inicialmente vazia, localizada a uma altura de 30 m do cho?
Dado: g = 10 m/s2

53
Uma tubulao industrial com fluxo constante de gua, em regime estacionrio, no viscoso e incompressvel, apresenta, em um certo trecho, contrao do dimetro e elevao de altura h, como ilustra a figura.

gua (massa especca da gua) = 1,0 kg/L (A) (B) (C) (D) (E) 30 min 60 min 90 min 120 min 150 min

B h

56
Nos trocadores de calor do tipo casco e tubo, h uma separao dos fluidos, que trocam calor entre si sem se misturarem. A construo se baseia num feixe de tubos inseridos no interior de um casco, onde um dos fluidos corre pela parte interna dos tubos, e o outro, pela parte externa. O uso de um feixe de tubos ao invs de um tubo nico, visa a (A) diminuir a rea de contato entre os fluidos para melhorar a eficincia. (B) aumentar o comprimento de contato entre os fluidos. (C) aumentar a constante de condutibilidade trmica do material que separa os fluidos. (D) aumentar a diferena de temperatura entre os fluidos, de modo a melhorar o fluxo de calor. (E) aumentar a rea de contato entre os fluidos, de modo a melhorar o fluxo de calor.

Sabendo-se que a velocidade da gua no ponto B maior do que no ponto A devido ao fluxo constante, e considerando-se que no h dissipao nem perdas por atrito, afirma-se que (A) (B) (C) (D) (E) a presso cai independente do valor de h. a presso cai em funo do valor de h. a presso aumenta independente do valor de h. a presso aumenta em funo do valor de h. a presso se mantm constante.

TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

12

57
Nos processos produtivos, os dispositivos conhecidos como transmissores so (A) instrumentos utilizados para medir parmetros relevantes em um processo, e a leitura desses parmetros sempre feita no prprio local por um tcnico. (B) instrumentos utilizados para medir parmetros menos importantes num processo, e transmiti-los remotamente a um receptor. (C) instrumentos utilizados para medir somente a presso, e transmitir esses valores remotamente a um receptor. (D) instrumentos utilizados para medir parmetros relevantes em um processo, e sua funo consiste em transmitir esses dados remotamente a um receptor. (E) radiotransmissores, com que os tcnicos comunicam os valores dos parmetros relevantes no processo.

60
Com relao poltica de segurana, meio ambiente e sade, analise as afirmativas abaixo. I - Atuar na promoo da sade, na proteo do ser humano e do ambiente mediante o controle e monitoramento permanente de riscos, considerando a ecincia ecolgica das operaes e produtos, minimizando os impactos ambientais. II - Assegurar a sustentabilidade de projetos, operaes, e produtos, levando em conta os impactos e benefcios nas esferas econmica, social e ambiental. III - Educar e capacitar os trabalhadores para lidar com as questes de meio ambiente e sade, envolvendo comunidades, fornecedores, rgos do governo, sindicatos e organizaes da sociedade civil. So pretenses da Petrobras: (A) (B) (C) (D) (E) II, apenas. III, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

58
Nas Refinarias da Petrobras, realizado o processo de separao de hidrocarbonetos e a remoo de impurezas do leo cru extrado de minas e poos. Nesse processo de refino, diversos produtos derivados do petrleo so produzidos, entre os quais (A) vidros, cido sulfrico, fibras de carbono e gs hlio (B) carbonato de clcio, gasolina, sal de cozinha, cido clordrico (C) leo diesel, metano, lcool e anidridos (D) gasolina, lcool, croque e gua (E) asfalto, leos lubrificantes, parafinas, gasolina e leo diesel

59
Entre as operaes unitrias mais importantes numa indstria, esto os processos de transferncia de massa. Nesses processos, ocorre o deslocamento de uma ou mais substncias qumicas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo. I - A transferncia de massa se d pela difuso ou conveco. II - O processo de transferncia de massa mais utilizado na indstria a destilao, cujo princpio fundamental se baseia na diferena de volatilidade entre as substncias. III - O radiador nos automveis um exemplo de processo de transferncia de massa lquido-lquido. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

13

A
TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

S C

A
TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

S
14

1
Com massas atmicas referidas ao istopo 12 do carbono
HLIO

CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS


2

18
VIIIA

IA

HIDROGNIO

1
IIIA
5 6 8
FLOR NITROGNIO OXIGNIO BORO CARBONO

H
IVA
7

2
VA VIA

13 14 16
9

15

17
VIIA

He
4,0026 10
NENIO

1,0079

IIA

LTIO

BERLIO

Li B N
14,007 15
ENXOFRE

Be C
12,011 14
SILCIO FSFORO

O
15,999 16

F
18,998 17
CLORO

Ne
20,180 18
ARGNIO

6,941(2) 13

9,0122

10,811(5)

11
ALUMNIO

12

SDIO

22,990

MAGNSIO

3
VB VIII
27 29 32
GLIO ZINCO COBRE GERMNIO NQUEL

Na Al Si
28,086
ARSNIO

Mg P
VIB VIII
28 31 30

3
VIIB IB IIB
25 26
FERRO COBALTO MANGANS

4
VIII
26,982 23 24
CRMIO

5
33

9 10 12 11

S
32,066(6)

Cl
35,453

Ar
39,948

24,305

IIIB
VANDIO

IVB

30,974

19

20

21

22

34
SELNIO

35
BROMO

36
CRIPTNIO

CLCIO

POTSSIO

ESCNDIO

TITNIO

4
50,942 51,996 55,845(2) 58,933 65,39(2) 48 49
NDIO

K V Mn Ni Zn
69,723 50
ESTANHO

Ca Cr Fe Cu
63,546(3) 47
PRATA CDMIO

Sc Co Ga In
114,82 81
TLIO

Ti
54,938 43 44
RDIO PALDIO

Ge
72,61(2)

As
74,922 51
ANTIMNIO

Se
78,96(3) 52
TELRIO

Br
79,904 53
IODO

Kr
83,80 54
XENNIO

39,098 41
TECNCIO RUTNIO

40,078(4) 42 45 46

44,956

47,867

58,693

37
NIBIO

38

39

40

RUBDIO

ESTRNCIO

ZIRCNIO

85,468 101,07(2) 102,91 77


IRDIO PLATINA MERCRIO

87,62 92,906 107,87 79 80


OURO

MOLIBDNIO

5
95,94 98,906 106,42 112,41 78 75 76
SMIO RNIO

TRIO

Rb
Nb Ru Os Ir
192,22 195,08(3) 110
UNUNNIO

Sr Mo Tc Re Au
196,97 111 112
UNNBIO

Y
73 74
TNTALO TUNGSTNIO

Zr Rh Pt Hg
200,59(2)

Pd Ag Cd Tl

Sn
118,71 82
CHUMBO

Sb
121,76 83
BISMUTO

Te
127,60(3) 84
POLNIO

I
126,90 85
ASTATO

Xe
131,29(2) 86
RADNIO

88,906

91,224(2)

CSIO

BRIO

HFNIO

FRNCIO

DBNIO

BHRIO

HASSIO

Srie dos Lantandios


58 61
SAMRIO EURPIO

RUTHERFRDIO

223,02

226,03

Ac-Lr
262

261

SEABRGIO

MEITNRIO

UNUNILIO

RDIO

CRIO

TRBIO

HLMIO

ITRBIO

LANTNIO

NEODMIO

PROMCIO

PRASEODMIO

138,91 140,12 140,91 144,24(3) 146,92

150,36(3)

151,96

GADOLNIO

DISPRSIO

LUTCIO

RBIO

TLIO

NOME DO ELEMENTO

TRIO

ACTNIO

URNIO

CRIO

NETNIO

FRMIO

PLUTNIO

AMERCIO

BERQULIO

EINSTINIO

NOBLIO

CALIFRNIO

PROTACTNIO

227,03

232,04 231,04

238,03

237,05

239,05

241,06

244,06

MENDELVIO

249,08

252,08

252,08

257,10

258,10

259,10

LAURNCIO

15
Ta W
183,84 186,21 107 108 109 106 190,23(3) 180,95 105

55

56

57 a 71

72

Cs Db Sg Bh Hs Mt Uun Uuu

Ba

132,91

137,33

La-Lu

Hf

Pb
204,38 207,2

Bi
208,98

Po
209,98

At
209,99

Rn
222,02

178,49(2)

87

88

Fr

Ra

89 a 103

104

Rf

Uub

Nmero Atmico

57 59 60 62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

La

Ce Pr Pm Sm

Nd

Eu

Gd
157,25(3)

Tb
158,93

Dy
162,50(3)

Ho
164,93

Er
167,26(3)

Tm
168,93

Yb
173,04(3)

Lu
174,97

Smbolo
90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103

Srie dos Actindios

89

Massa Atmica

Ac Pa U

Th

Np

Pu

Am

Cm

Bk

Cf

Es

Fm

Md

No

Lr
262,11

TCNICO(A) DE OPERAO JNIOR

Massa atmica relativa. A incerteza no ltimo dgito 1, exceto quando indicado entre parnteses.

Anda mungkin juga menyukai