Anda di halaman 1dari 3

Aprendizagem Organizacional Pessoas aprendem. Aprendemos a andar, falar, estudar. Aprendemos a viver em sociedade, envelhecer, amar.

Aprendemos a construir, transformar, criar. Aprendemos novas lnguas, novos conhecimentos, novas habilidades. Aprendemos a trabalhar e trabalhamos aprendendo. Aprendemos com a vida e com as pessoas. Aprendemos com os mais velhos e com os mais novos. Passamos, enfim, a vida aprendendo. Isso insofismvel. E quanto s organizaes, elas tambm aprendem? As empresas no apenas aprendem como so obrigadas a aprender, at por uma questo de sobrevivncia. Elas aprendem a ouvir e a atender as necessidades do cliente,aprendem a modificar processos, a criar novos produtos e servios. As organizaes aprendem especialmente porque h pessoas nas organizaes, pessoas que j aprenderam e que esto aprendendo. O ambiente das organizaes constitui-se assim um lugar especial onde h troca incessante de informao, conhecimento e saber. O que uma metfora? Metfora o emprego de uma palavra ou expresso cujo significado natural substitudo por outro, em virtude de uma relao de semelhana subentendida. A expresso Aprendizagem Organizacional uma metfora, pois estende o conceito de aprendizagem para as organizaes, como se elas fossem seres capazes de aprender. Hoje em dia, muitos autores consideram que realmente uma organizao aprende. Organizao A palavra organizao, do grego organon, significa algo como reunio de meios para atingir um fim. Nas lnguas ocidentais, ela adquiriu vida prpria, passando tambm a representar uma reunio de meios especfica, juridicamente determinada, da qual as empresas so as representantes maiores. A disposio de um grupo de jogadores em campo, ou de peas de mobilirio numa casa ainda uma organizao no seu sentido amplo. A Organizao, no sentido jurdico, uma reunio de pessoas e coisas com o objetivo de produzir determinado bem ou prestar determinado servio. Ela rene elementos materiais, como prdios, mveis, equipamentos, veculos etc. e elementos imateriais, como a tecnologia ou o sistema operacional adotado durante suas atividades. Pessoas e aprendizagem organizacional As pessoas so os elementos que uma organizao dispe para perceber as mudanas que ocorrem no ambiente, interpret-las e promover os ajustes internos necessrios. Ajustes esses, tanto em sua estrutura quanto em suas metas, necessrios para garantir a continuidade da organizao. So os meios que a organizao dispe para atingir suas metas. Poderamos chamar esta tarefa de auto-reorganizao, promovida por uma

aprendizagem organizacional. Antes de verificar como esse processo ocorre, cabe a pergunta: o que aprender? O Aprender Aprender no s adquirir conhecimento atravs do recebimento de informao. Tambm no a mesma coisa que resolver problemas; isto envolve tomada de decises sobre o ponto em que se est e o estado a que se deseja chegar. Tampouco pura adaptao, pois isto implica reagir em resposta a um contexto no necessariamente de xito crescente. S se pode falar de aprendizagem quando o comportamento aumenta a eficincia com a qual processa a informao, de tal maneira que alcance os estados desejados, evite erros, ou controle uma parte do meio externo. possvel aprender com tentativa e erro. Este processo exige a retroalimentao acerca dos erros cometidos. um processo preventivo para que o comportamento sem xito no se repita. Os erros acabam contribuindo para o aumento do xito. Aprender, ento, um processo de xito crescente num meio determinado. Ou seja, um processo em andamento que s se encerra quando a pessoa sabe. Quando voc sabe, j aprendeu. Se est aprendendo, est construindo seu saber. Como uma pessoa nunca sabe tudo que precisa saber para viver, a aprendizagem permanente: o prprio processo de viver. A organizao tambm necessita manter-se sempre no processo; sua aprendizagem nunca encerrada, em face da permanente mudana das condies no ambiente em que ela opera. Voc se percebe aprendendo com o ambiente de trabalho?

Atualizao permanente No meio empresarial frequente dizer "nossos funcionrios so nossos recursos mais importantes. Todavia, hoje no se pensa num equipamento ou sistema operacional funcionando da mesma forma por dez anos ou mais. Nesse perodo, mudanas so introduzidas no ambiente e novas tecnologias precisam ser adotadas para manter a empresa no seu mercado. Ou seja, todos os recursos precisam ser atualizados. E, se as pessoas so os recursos mais importantes, a responsabilidade da empresa por essa atualizao ainda maior. Ela necessita atualizar cada um de seus colaboradores. essa atualizao, precisamente, que ir propiciar a absoro e uso das demais,mantendo a empresa sempre atualizada. O Aprender das Organizaes Da mesma forma como ocorre com as pessoas, a organizao no pode parar de aprender. Pois a aprendizagem organizacional que a mantm em permanente estado de adaptao, modificando e recriando seus processos internos e externos. Se uma organizao pra de aprender, pra de se auto-reorganizar, ultrapassada pelos concorrentes e morre.

A aprendizagem acompanhada de uma ao que lhe corresponde. Para o funcionrio de uma empresa, este aprendizado se faz no dia-a-dia das atividades, com inovaes, criatividade, correes. Esse processo, que no se encerra, chamado na teoria organizacional de aprendizagem de 2o nvel: um estado de permanente aprendizagem, onde o aprendiz aprende a aprender, ou seja, o que ele sabe agora aprender.

Referncias : Quinta Disciplina, Caderno de Campo Peter Senge e outros; Qualitymark editora, 1997 Aprendendo Sempre: estratgias para sobreviver num mundo em permanente mutao; ed. Futura, 1997 Criando Organizaes que Aprendem Kellie Wardman (org.); ed. Futura, 1996

Anda mungkin juga menyukai