Anda di halaman 1dari 3

Unama Universidade da Amaznia ICJ Instituto de Cincia Jurdicas Matria: Direito Civil Contratos Professor: Gyselle Vaz Turma:

ma: 4DIV1 Alunos: Amanda oliveira Ferreira; Flavia Lima da Silva; Paulo de Cssio Santana Mendes Pantoja; Rodrigo Valrio Bino; Yuri Albuquerque Santos. Parte Especial Livro I Do Direito das Obrigaes Ttulo V Dos Contratos em Geral Captulo II Da Extino do Contrato Seo II Da Clusula Resolutiva

Entende-se como Clusula Resolutiva a disposio contratual que prev o trmino do contrato pela inexecuo, por parte de um dos contratantes, das obrigaes que nele se contraram. A parte prejudicada pelo inadimplemento do contrato pode pedir sua resoluo ou exigir-lhe o cumprimento. Em qualquer caso, porm, haver indenizao por perdas e danos. A clusula resolutiva que estiver expressa no contrato possui eficcia plena; j aquela implcita depende de interpelao judicial.

Art. 474. A clusula resolutiva expressa opera de pleno direito; a tcita depende de interpelao judicial. Art. 475. A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resoluo do contrato, se no preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenizao por perdas e danos.

Com a clusula resolutiva expressa, seriam evitados os problemas que acompanham a necessidade de uma prvia declarao judicial para a extino do contrato no caso de inadimplemento, tais como morosidade e despesas.

Regra geral, no caso dos contratos de promessa de compra e venda de imveis, essas clusulas dispem que diante do inadimplemento de uma das parcelas do preo a ser pago, o contrato seria automaticamente rescindido, independentemente de prvia notificao do promitente comprador, ficando a promitente vendedora livre para renegociar o imvel, sem que fosse necessria qualquer formalidade judicial ou extrajudicial. Portanto, diante do inadimplemento, o contrato seria automaticamente rescindido, a pena pelo descumprimento se prevista aplicada, e o promitente comprador perderia o direito posse do imvel, devendo retirar-se, j que o objeto da promessa de compra e venda se encontraria livre para uma nova venda pelo at ento promitente vendedor, que, caso necessrio, poderia ajuizar uma ao de reintegrao de posse.

Seo III Da Exceo do Contrato no Cumprido

Conhecida tambm como exceptio non adimpleti contractus aplicvel nos contratos bilaterais de prestaes simultneas, pois para que eu exija o cumprimento da outra parte preciso primeiro que eu tenha realizado a minha obrigao primeiro; regra do artigo 476 Seo IV Da Resoluo por Onerosidade Excessiva

A extino contratual na modalidade de resoluo por onerosidade excessiva a positivao da Teoria da Impreviso, ou seja, a aplicao da clusula rebus sic Stantibus. Os contratos que admitem esta clusula so os contratos de execuo continuada (existe um periodicidade no adimplemento, trato sucessivo) ou contratos de execuo diferida (o adimplemento est projeto para o futuro e de uma nica vez). Nesta modalidade de extino, a lei exige que haja uma onerosidade excessiva a uma das partes e extrema vantagem a outra; o fato que gera essa mudana tem que ser extraordinrio e imprevisvel. Observando que no se aplica esta regra em contratos aleatrios uma vez que nesse tipo contratual os contratantes assumem o risco do imprevisvel. A resoluo contratual feita por sentena tendo seus efeitos ex tunc, ou seja, retroativos data da citao.

Essa modalidade extintiva tem como base o artigo 478 e no artigo 479 oferece uma alternativa a resoluo contratual, a qual seria uma modificao no contrato, por fim no artigo 480 reafirma uma garantia sobre o lado que cabe as obrigaes de requerer a renegociao com o intuito de no gerar a onerosidade excessiva.

Anda mungkin juga menyukai