Anda di halaman 1dari 6

SISTEMA DO COMPLEMENTO

(Janeway, cap. 8: resposta imune humoral)

Chamamos molculas do complemento porque elas complementam a resposta humoral mediada por anticorpos. Existe 3 vias de ativao da cascata do complemento: (figura 8.31)

O sistema do complemento composto por muitas protenas que so ativadas numa determinada seqncia. O complemento pode se ligar em receptores do complemento na superfcie bacteriana, opsonizando para a fagocitose. Algumas protenas do complemento podem atuar como quimiocinas, recrutando fagcitos para o ponto de inflamao. Componentes da via final de ativao do complemento podem danificar bactrias pela formao de poros na superfcie. Nomenclatura: os componentes do complemento so numerados de acordo com a ordem de sua descoberta (C1, C4, C2, C3, etc.). Os produtos de clivagem (fragmentos) das molculas do complemento levam uma letra minscula, ex. o C3 clivado em C3a e C3b.

Os eventos iniciais das 3 vias do complemento incluem a ativao de uma C3 convertase, que se liga na superfcie do patgeno. (figura 8.32)

A molcula C1q liga-se com anticorpos para ativar a via clssica do

complemento (figura 8.34).

Molculas do sistema do complemento ligam-se a receptores celulares. Os principais receptores de complemento so:

CR1: liga C3b e C4b (opsoninas); expresso nas APCs (fagocitose), polimorfonucleares, eritrcitos (remoo de imunocomplexos). Imunocomplexos = debris celular + Ab:toxinas + Ab:bactrias. (figura 8.45). Imunocomplexos que no so removidos podem se acumular nos rgos e tecidos causando patologias (e.g. lpus). CR2: liga C3d, vrus Epstein-Barr (EBV, causa a mononucleose infecciosa); expresso nas clulas B e dendrticas. Atua ainda como co-receptor da clula B, sensibilizando a clula B ao Ag. C1qR: liga C1q; expresso nas clulas B, macrfagos, plaquetas, e clulas endoteliais; tambm possui funo na remoo de imunocomplexos.

Pequenos fragmentos do complemento podem atuar como anafilotoxinas, que possuem a funo de: (a) recrutar fagcitos, (b) aumentar a permeabilidade local, e (c) aumentam atividade de fagcitos. Anafilaxia sistmica (choque anafiltico) pode ser letal pois provoca um aumento da permeabilidade vascular disseminado, levando a perda de presso sangnea, constrio das vias respiratrias, e fechamento de epiglote que causa o sufocamento. Geralmente ocorre em indivduos alrgicos a picada de insetos, alimentos ou ainda medicamentos (quando ocorre liberao exagerada de histamina).

COMO O COMPLEMENTO LISA OS PATGENOS? A lise ocorre atravs das protenas terminais (C5-C9) do sistema do complemento que se polimerizam, formando poros na membrana dos patgenos. O primeiro passo na formao do complexo de ataque membrana (MAC) a ativao de uma C5 convertase que cliva C5. O MAC semelhante aos poros da perforina que produzida por clulas T citotxicas (CD8+) e clulas NK. Contudo, os poros que a perforina induz so maiores em dimetro (160) possivelmente para dar passagem as molculas de granzimas.

COMO CLULAS DO HOSPEDEIRO SE PROTEGEM DOS EFEITOS DO COMPLEMENTO? As molculas do complemento podem danificar qualquer clula do hospedeiro pois esto livres no plasma quando ativadas. Como evitamos isso? Clulas do hospedeiro so poupadas atravs da expresso de protenas regulatrias do complemento na superfcie celular. Exemplos: Inibidor do C1 (C1INH): liga-se a C1r e C1s ativados, removendo do C1q, e desta forma limita ativao espontnea do C1 no plasma. Sua importncia pode ser vista em pacientes deficientes desta protena inibidora (angioedema hereditrio). Ativao crnica do complemento leva acumulao dos fragmentos C4 e C2 que torna-se C2a e C2 cinina. Esta ltima causa inchaos generalizados e inchamento da traquia (levando a sufocao). Fator H (H): liga-se ao C3b desacoplando o Bb. DAF (fator de de-acelerao): protena de membrana que desacopla o Bb do C3b e o C2b do C4b. Protectina (CD59): evita a formao do MAC em clulas do hospedeiro. Amplamente expresso na membrana celular.

Anda mungkin juga menyukai