Anda di halaman 1dari 2

ESTRUTURA DAS PROTENAS As protenas so macromolculas formadas pela unio sucessiva de aminocidos, que so compostos originados da ligao peptdica

entre um grupo amino e um grupo carboxlico. o papel central destas est no fato de a informao gentica ser expressa em protenas. Para cada protena existe um gene que codifica uma sequncia especfica de aminocidos. As protenas tambm so muito importantes como agentes estruturais das clulas, catalisadoras de funes biolgicas, protenas de armazenamento, motilidade, protenas reguladoras e protenas de defesa do organismo, como os anticorpos, o fibrinognio e a trombina.Em cada clula existem vrios tipos de protenas, cada uma cumprindo uma funo especfica. Para cada protena existe um gene para codific-la. O papel das protenas, juntamente com os cidos nuclicos est diretamente relacionado com o controle de todas as funes celulares. Os aminocidos se unem atravs de ligaes chamadas de ligaes peptdicas e formam uma longa cadeia denominada polipeptdio. Estas possuem algumas funes principais j citadas anteriormente nos organismos: funo estrutural ou plstica, catlise de reaes qumicas e defesa. A cadeia principal da protena formada pela ligao de aminocidos e a sequncia em que eles aparecem chamada de estrutura primria da protena. No entanto, uma mesma protena pode adquirir tambm estruturas secundrias, tercirias e at quaternrias. Isso ocorre como resultado de interaes intermoleculares entre partes de uma mesma protena ou entre vrias cadeias de protena. A estrutura secundria geralmente resultante de ligaes de hidrognio que ocorrem entre o hidrognio do grupo NH e o oxigenio do grupo C O. Assim, formam-se estruturas parecidas com uma mola (um exemplo ocorre com a queratina de nossos cabelos) ou como folhas de papel dobradas (esse tipo ocorre com a fibrona da teia da aranha). Esses so apenas alguns exemplos de possibilidades de estruturas secundrias que existem para as protenas. Quando as estruturas secundrias das protenas se dobram sobre si mesmas, elas do origem a uma disposio espacial denominada de estrutura terciria. Ela ocorre geralmente como resultado de ligaes de enxofre, conhecidas como pontes de dissulfetos. Mas, podem ocorrer outras ligaes espaciais tambm, como as realizadas por tomos de metais. J a estrutura quaternria a unio de vrias estruturas tercirias que assumem formas espaciais bem definidas. Por exemplo, destacamos como um modelo da estrutura quaternria a hemoglobina humana, a protena nos glbulos vermelhos que transporta oxignio pelo organismo.

Essa estrutura formada por quatro estruturas tercirias, sendo que existem entre elas grupos proteicos (heme) formados pelo ferro.

Anda mungkin juga menyukai