Anda di halaman 1dari 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS INSTITUTO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: FHTM2 PROFESSORA: JULIANA MARIA ALUNA

(O): ELAINE LUBARINO DE JESUS

RESUMO CAPITULO II: PERFIS PEDAGGICOS DA PRATICA DO ASSISTENTE SOCIAL

No processo de institucionalizao do Servio Social ocorridos na Europa e nos Estados Unidos, a funo pedaggica dos assistentes sociais baseava-se numa viso psicolgica da questo social, reduzida s suas manifestaes individuais. Nesse momento se tinha uma grande necessidade desse profissional pois se agravava a questo social e com ela vinha a exigncia de enfrenta-la para se garantir a acumulao do capital, na qual se tirava tambm os lucros. Assim a reorganizao da assistncia social o marco principal do desenvolvimento da funo pedaggica da mesma, no s difundida nos Estados Unidos, como tambm no Brasil a partir da dcada de 40, com a criao da Seo de Servio Social junto ao Departamento de Assuntos Econmicos e Social da estrutura da OEA, em que se desenvolve diretamente essa influncia norte-americana na formao dos assistentes sociais latino-americanos, difundindo a base tcnica dos mtodos de caso, grupo e comunidade. Esse mtodo individualizante, parte do ponto de vista de que a questo social constituise em um problema moral, justificando a interveno moralizadora do assistente social para reintegrar o indivduo a sociedade, sendo utilizados procedimentos como inquritos, entrevistas, visitas domiciliares para a elaborao de diagnsticos sobre a situao social e personalidade do indivduo. Desenvolvendo assim, o processo da ajuda psicossocial individualizada pois o considerava necessitado, em que essa era a condio bsica para a interveno do assistente social. Desta forma, essa ajuda tinha como objetivo considerar as exigncias do capital em manter baixos os custos com a reproduo da fora de trabalho e ser eficaz na ressocializao do indivduo, enquadrando-os e induzindo-os maneiras de pesar e agir, naturalizando a vida social, em que as desigualdades sociais so justificadas como uma condio inerente a pessoa humana.

Entretanto, essa forma de culpabilizar o indivduo de forma particular seria uma estratgia de enfatizar o esforo individual no processo de produo e trabalho coletivo. Legitimando a extrao mxima da energia de cada trabalhador ao menor custo, mesmo com a produtividade sendo elevada. Esse nada menos que o objetivo primeiro da racionalizao fordista / taylorista, e ao mesmo tempo reafirma o fetichismo da relaes mercantis, tendo como base a supostas liberdades individuais, como base das estratgias capitalistas de controle e fracionamento da classe trabalhadora como fora poltica. A questo social para a Igreja Catlica, conforme a analise gramsciniana. antes de tudo questo moral e religiosa, no econmica, devendo ser resolvida por intermdio da caridade crist e dos ditames da moral e juzo da religio, nesse universo que se molda o perfil do assistente social em que se baseia nas prticas assistenciais, combinado com sutis processos persuasivos e coercitivos para responder as demandas do controle social pelo capital. O papel desempenhado pelo Estado na prestao da assistncia na sociedade brasileira tem sido fundamental desde o Estado Novo, com a criao da LBA e demais rgos estatais conduzidos por interesses privados. Esse padro assistencial ganha novas formas no sendo apenas uma prtica assistencialista caritativa desenvolvida pela Igreja e entidades filantrpicas mas se reveste de novos elementos que configura o chamado terceiro setor, ou seja, uma parceria do pblico e do privado.

Anda mungkin juga menyukai