Anda di halaman 1dari 8

So tantas as profisses porturias quanto a idade das primeiras embarcaes.

Fato que impulsionou o SETTAPORT a pesquisar os fundamentos e necessidades destas profisses com o objetivo de esclarecer nosso segmento e mostrar para a sociedade quais os profissionais que atuam no porto e nas agncias martimas de navegao. Aqui voc poder conhecer um pouco da atividade que abrange a cobertura sindical do SETTAPORT. O Sindicato espera contribuir bastante para o seu desenvolvimento como profissional e tambm incentivar a comunidade a quebrar os preconceitos que possam ferir a estima do trabalhador porturio.

Ajudante Geral Amarrador de Navio Apontador Armazenagem e Logstica Assistente Admin. de Compras Assistente Comercial Assistente de Benefcios Assistente de Bordo Assistente de Controle Assistente de Qualidade Assistente Executiva Assistente Financeiro Auxiliar de Administrao Auxiliar de Benefcios Auxliar de Almoxarifado Auxiliar de Atracao Auxiliar de Cmbio Auxiliar de Operaes Balanceiro Caixeiro Operador de CLP Conferidor Conferente de Carga Coordenador de Docum. Conferente de Emb/Des. Conferente de Frigorfico Controlador de Trfego Coordenador de Armazns Coordenador de F. e Avarias Coordenador de Imp. e Exp. Copeira Custeio Degustador Demurrage Eletricista Encarregados de Armazns Encarregado de Seg. Patr. Encarregado de Transportes

Escala Guarda de Trnsito Porturio Informao Aduaneira Inspetor de Cargas Inspetor de Qualidade Lavador de Continer Lavador de Mquinas Lder de Embarque Lder Operacional Limpeza Mecnico de Equipamentos Office-Boy Operador de Empilhadeira Operador de Gate Operador de Ponte Fixa Operador de Shiploader Operador de Stacker Planner Planejador de Ptio Prtico Prontificador de Cargas Rcepcionista Segurana do Trabalho Segurana Patrimonial Seleo e Recrutamento Shiploader Supervisor de Armazm Supervisor de Carga e Descarga Supervisor de Linha Supervisor de Log. e Armaz. Supervisor de Segur. Patr. Soldador Tecnologia da Informao Trabalho RH Trnsito Porturio Vistoriador de Cont. Vazio Visitador de Navio

AJUDANTE GERAL Descrio Sumria: As funes do ajudante geral, variam de empresa para empresa. Mas, na maioria dos casos esses funcionrios so encarregados de trabalhos braais no terminal; Como limpeza, carregamento e descarregamento de mercadoria e outros trabalhos corriqueiros. Carga Horria: 08 horas diria / 220 horas mensal; Escolaridade: 1 grau completo; Requisitos para contratao: No precisa ter experincia.

AMARRADOR DE NAVIO Descrio Sumria: O Amarrador, o trabalhador porturio que faz a amarrao do navio no cais. Ele aguarda o tripulante jogar as cordas que sero amarradas nos cabeos. O interessante, que a ponta da corda possui uma outra corda mais fina chamada retiniria, que facilita ao tripulante o arremesso e ao trabalhador porturio puxar a corda toda, uma vez que a amarra mais grossa pesada. Carga Horria: 24 horas por dia. Para cada seis dias trabalhados, h um de folga; Escolaridade: 2 grau completo; Requisitos para contratao: Ter 1 ano de experincia na rea.

APONTADOR Descrio Sumria: O Apontador faz a conferncia para que o continer entre e saia do terminal em bom estado. O continer chega na rua e o ajudante (apontador 1) faz uma pr-relao do estado do material. O apontador informa ao operador aonde vai ser colocado, se vai precisar ser lavado, se foi lavado corretamente, se no ficou nenhum resduo. Carga Horria: De 2 a 6, das 7:30h s 16:30h e aos Sb das 7:30 s 11:30 - Totalizando 220 horas/ms Escolaridade: 2 grau completo; Requisitos para contratao: Experincia comprovada na funo. Estabilidade nas empresas anteriores.

ARMAZENAGEM E LOGSTICA Descrio Sumria: A armazenagem aparece como uma das funes que se agrega ao sistema logstico, pois na rea de suprimento necessrio adotar um sistema de armazenagem racional de matrias-primas e insumos. A importncia do "armazenador" na Logstica, que ele leva solues para os problemas de estocagem de materiais. A integrao da funo armazenagem ao sistema logstico deve ser total, pois um elo importante no equilbrio do fluxo de materiais. Escolaridade: Superior completo; Requisitos para contratao: Especializado em logstica.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DE COMPRAS Descrio Sumria: O auxiliar administrativo de compras, responsvel por todas as compras do terminal, desde produtos de uso de escritrio at produtos utilizados no setor operacional. O setor de almoxarifado faz o levantamento do que precisa e lana no sistema de compras. O auxiliar do setor verifica o que necessrio, faz cotaes - por telefone e e-mail. Aguarda o retorno dos preos. Enquanto isso, o auxiliar de compras organiza os arquivos do departamento e monta as planilhas que devem ser apresentadas. Quando obtm o retorno dos preos, encaminha-os at a gerncia para serem aprovados e em seguida fechar a compra. Com a aprovao, o funcionrio encaminha o pedido ao fornecedor e aguarda a entrega. Tudo feito com data programada - data de pedido e entrega. Na data programada da entrega o fornecedor emite a nota para o almoxarifado, que confere o que recebeu, assina e entrega a nota no departamento de compras. O setor faz uma cpia da nota e uma cpia do pedido original para o arquivo e encaminha os originais para o departamento financeiro que faz o pagamento. Carga Horria: 44 horas semanais; Escolaridade: 2 grau completo; Requisitos para contratao: Sem experincia , mas com conhecimentos em informtica;

ASSISTENTE COMERCIAL Descrio Sumria: O assistente comercial, cuida do atendimento ao cliente. A parte de vendas de servios e assinaturas de contratos feita em So Paulo e aqui em Santos o assistente d o suporte para o cliente: tira dvidas em relao aos servios, recebe pedidos, avisa despachantes aonde o continer vai ser cheio (estufado), aonde vai ser retirado. uma rea diversificada, j que o assistente cuida desde o atendimento ao cliente at a prontificao da carga. Escolaridade: Necessrio cursar graduao na rea de cincias administrativas; Requisitos para contratao: Experincia em processos administrativos. Domnio pacote Office e CRM. Domnio em Excel e ingls fluente.

ASSISTENTE DE BENEFCIOS Descrio Sumria: Conhecido como mananger, o Visitador de Navio vai coordenar a liberacao de documentacao para atracao/sada do navio no porto, perante as autoridades (Capitania, Autoridade Porturia, Sade dos Portos, Receita Federal). Coordenar a entrega de provises de bordo ou peas de reparo. Coordenar a troca de tripulao. Monitorar a operao de embarque/descarga, quando o navio se encontra no porto. Manter o armador e o navio informados sobre informaes relevantes sobre o porto, afim de garantir a melhor optimizao das escalas. De uma forma geral, agir em nome do armador e do comando do navio no melhor interesse de ambos.O visitador acompanha o navio antes mesmo de sua atracao, providenciando documentos e colhendo informaes sobre a rota para ter uma estimativa de chegada. Todas as informaes sobre o navio, atracado ou em alto mar so registradas num sistema digital, cujo acesso pode ser feito de todos os portos, empresas e rgos afins do mundo. O pedido de atracao do navio tambm feito pelo visitador, nas reunies que acontecem todos os dias na sede da Autoridade Porturia. Carga Horria: 220 horas mensais; Escolaridade: Ensino superior; Requisitos para contratao: Conhecimento de informtica, Comunicao, Iniciativa, Organizao, Relacionamento Interpessoal, Soluo de Problemas.

ASSISTENTE DE BORDO Descrio Sumria: A funo de Assistente de Bordo, dividida em duas partes: administrativa e operacional. O assistente de bordo da parte administrativa cuida da parte papelada da operao. Ele requisita trabalhadores no OGMO. V se a documentao da operao est correta. J o assistente da parte operacional coordenada o operao dentro do navio. Ele orienta o operador de shiploader a melhor maneira de estivar a carga dentro do navio, avalia o melhor local para descarregar a soja e depois "fecha" o navio (finaliza a operao). Escolaridade: 2 grau completo; Requisitos para contratao: Experincia na rea (entre 1 e 3 anos).

ASSISTENTE DE CONTROLE Descrio Sumria: O assistente de Controle, cuida do estoque de contineres que o armador tem no terminal. A funo desempenhada dentro do escritrio. A pessoa atende o armador e responde emails de pedidos. Verifica se esto disponveis o nmero de contineres que o armador necessita, caso no estejam, entra em contato com o setor de avarias para apressar a liberao de novos contineres. Esse controle de disposio feito atravs do sistema, e pelo rdio entra em contato com o pessoal do ptio - conferentes e vistoriadores. Carga Horria: De 2 6, das 7:30h s 16:30h e aos Sb das 7:30h s 11:30h. Totalizando 220 horas mensais. Escolaridade: Superior Completo. Requisitos para contratao: Profissional com perfil para trabalhar sob presso e que se adapte a novos desafios e responsabilidades. Experincia comprovada na funo, conhecimento bsico de ingls e pacote Office.

ASSISTENTE DE QUALIDADE Descrio Sumria: O profissional do setor de Qualidade, cuida das certificaes da empresa e est envolvido em todo o processo do terminal. Visita todos os setores da empresa - escritrio,

armazenagem e operaes. Ele pode ser responsvel pela qualidade de vida dos funcionrios ou do servios desenvolvidos pelo mesmo. Tambm so realizadas auditorias internas - so estruturadas equipes de auditores (funcionrios) que verificam os outros setores da empresa, se esto trabalhando de forma correta. A empresa tem um calendrio e feita duas vezes ao ano, onde so apontados os pontos fracos e fortes. Com essas informaes, so traadas estratgias - feito um relatrio e encaminhado para a diretoria da empresa. A empresa monta um comit de qualidade, que discute os pontos e gera o relatrio. Este comit composto por um funcionrio de cada setor. E cada setor tem um indicador de qualidade. Carga Horria: 44 horas semanais; Escolaridade: Ensino Superior; Requisitos para contratao: Desenvolver atividades de suporte a elaborao e execuo dos Sistemas do Plano de Gesto da Qualidade e Ambiental, preparar treinamentos, organizao de documentao, e outras atividades de apoio administrativo. Ter 2 anos de experincia na rea.

ASSISTENTE EXECUTIVA Descrio Sumria: A assistente executiva, quem organiza todas as atividades administrativas da diretoria, a qual ela est subordinada. Ela que a responsvel por manter os contatos com as organizaes que de alguma maneira a empresa participa, por lembrar as atividades que sero desempenhadas pelo chefe ao longo do dia, por fazer com que o chefe seja lembrado das suas obrigaes na empresa. O trabalho executado pela assistente executiva, faz com que o tempo seja otimizado, que os compromissos sejam cumpridos, que a empresa seja respeitada por cumpri-los, que todos os diretamente relacionados com a empresa sejam atendidos da melhor maneira possvel. Carga Horria: De 2 a 6, das 8:00h s 17:00h ; Escolaridade: Curso Superior ; Requisitos para contratao: Experincia de 2 anos na rea, ingls fluente e desejvel espanhol.

ASSISTENTE FINANCEIRO Descrio Sumria: uma profisso simples, sem segredos. O dia de trabalho comea com o fechamento do movimento bancrio do dia anterior. Depois necessrio preparar os pagamentos e encaminhar para a gerncia. Ligar para os fornecedores e clientes. Fazer lanamentos contbeis e organizar o malote que o office-boy leva para o banco. Carga Horria: De 2 6, das 08:00h s 17:48h. Totalizando 220 horas mensais; Escolaridade: Superior Completo; Requisitos para contratao: Profissional com perfil para trabalhar sob presso e que se adapte a novos desafios e responsabilidades. Experincia comprovada na funo e conhecimento do pacote Office.

AUXILIAR DE ADMINISTRAO Descrio Sumria: Realizar as tarefas e rotinas administrativas (recepo dos usurios, preenchimento de fichas e pronturios, organizao do atendimento e distribuio de nmeros; organizao e manuteno do arquivo e armrio de materiais, organizao do espao de atendimento e escritrio; atendimento e contatos telefnicos; agendamento das atividades internas e externas do projeto; digitao de relatrios, formulrios e demais documentos, controle de livro de ponto, etc). Auxiliar no controle e gesto dos recursos financeiros e logsticos (rotinas de estoque e controle de caixa, entrega de contra-cheques da equipe, recolhimento de recibos e cpias, controle dos vales transporte, recepo, controle e estoque de material e medicamentos, etc). Zelo e conservao do material da organizao. Participao nos seminrios propostos de formao e atualizao. Participao das reunies de Equipe sempre que solicitado Carga Horria: 44 horas semanais; Escolaridade: 2 grau completo; Requisitos para contratao: Experincia em funo semelhante ou compatvel (mnimo 1 ano) .

AUXILIAR DE BENEFCIOS Descrio Sumria: O assistente de benefcios, responsvel pelos benefcios que os funcionrios possuem. ele quem faz pedidos esclarece dvidas e resolve problemas dos colaboradores da empresa. Carga Horria: 220 horas mensais;

Escolaridade: 3 grau completo; Requisitos para contratao: Conhecimento de informtica, Comunicao, Iniciativa, Organizao, Relacionamento Interpessoal, Soluo de Problemas.

AUXILIAR DE ALMOXARIFADO Descrio Sumria: O auxiliar de almoxarifado, a pessoa responsvel pelas solicitaes e compras dos produtos usados dentro do terminal. Materiais de escritrio, como formulrios e materiais de uso dirio. E materiais de operaes como leos, peas para contineres e equipamentos. Ele tambm responsvel por conferir do estoque dos produtos/equipamentos do terminal. A funo pode parecer simples, mas se o auxiliar de almoxarifado no estiver atento pode faltar equipamentos/produtos para trabalhar no terminal. Carga Horria: 44 horas semanais; Escolaridade: 3 grau completo

AUXILIAR DE ATRACAO Descrio Sumria: O Auxiliar de Atracao, auxilia a atracao do navio no cais. como se fosse o "flanelinha" do navio. Ele fica no costado com um rdio com a mesma freqncia do rdio do prtico e vai dando as coordenadas para o prtico. Orienta as distncias do navio em relao aos outros que j esto atracados, a distncia entre o navio e o costado. O auxiliar de atracao o olho do prtico em terra. Escolaridade: 3 grau completo;

AUXILIAR DE CMBIO Descrio Sumria: O auxiliar de cmbio, responsvel pelo fechamento do cmbio de exportao e importao. Ele prepara os documentos para a compra de dlares referente ao frete internacional dlar comercial. O cliente vai at a agncia, paga o valor do frete martimo em dlar. O auxiliar prepara toda a documentao necessria para fazer o pagamento no banco - pega os papis e vai ao banco comprar o cmbio ou fazer as remessas ao exterior - normalmente com destino ao armador. Para fazer a compra do cmbio, a empresa deve seguir as normas do Banco Central. As informaes so passadas para o auxiliar de importao/exportao que prepara os documentos. Depois, o auxiliar de cmbio confere toda a documentao para ver se est correta e envia ao banco. Assim so formados os lotes para o frete martimo. Alm de cuidar para que essa documentao esteja correta e o cmbio seja feito, o funcionrio tambm faz o controle do BL (Bill of Lading - uma espcie de nota fiscal das mercadorias) - verifica o que foi pago, o que foi recebido, quem pagou e quem recebeu...O trabalho , praticamente, todo feito dentro do escritrio - de uma forma coletiva, em que parceria com os outros setores. Carga Horria: 8 horas dirias; Escolaridade: 2 grau completo; Requisitos para contratao: necessrio ter conhecimento na rea de cmbio rea financeira e conhecimento de ingls.

AUXILIAR DE OPERAES Descrio Sumria: O auxiliar de operaes, faz o controle de entrada e sada dos contineres alugados, e para isso trabalha em conjunto com o pessoal do gate e do controle de ptio. Utiliza um programa interno da empresa, por onde faz o controle dos equipamentos,se tem a necessidade de reparos, atende a demanda. Ele manda a movimentao dos cofres para os clientes, verifica as pendncias, faz estimativas, recolhe autorizaes e aprovaes dos clientes. Ele verifica se os valores que o cliente aprovou esto defasados, se o valor do reparo est correto se bate com o que foi passado. Alm disso, separa as porcentagens do terminal, do setor de reparos. Uma funo que parece simples, mas bem complexa. Carga Horria: 44 horas semanais; Escolaridade: 2 grau completo; Requisitos para contratao: Bom conhecimento no critrio IICL e Cargo Worthy. Informtica (Excel/Word/Internet) e Lngua Inglesa.

BALANCEIRO Descrio Sumria: De acordo com o CBO - Classificao Brasileira de Ocupaes, do Ministrio do Trabalho, o Balanceiro - Encarregado de pesagem - balanceiro - pode trabalhar ao ar livre ou fechado. Trabalham com movimentao de cargas, expostos a rudo intenso, fumaa e baixas temperaturas. Carga Horria: 220 horas mensais, 6 dias por semana (7:20h/dia); Escolaridade: 2 grau completo; Requisitos para contratao: um ano de experincia, conhecimento em avaria de contineres, produtos de risco e sistema FGTAP (programa de uso interno).

CAIXEIRO Descrio Sumria: A pessoa que ocupa esta funo responsvel por verificar a composio da carga, conferir os volumes, verificar a documentao, certificar-se que no h erros no processo e, por fim, assegurar atravs do seu trabalho que o cliente receber sua encomenda corretamente. Escolaridade: 3 grau completo; Requisitos para contratao: Homem, com conhecimento em conferncia de caf. Experincia de 1 ano na rea.

OPERADOR DE CLP Descrio Sumria: De acordo com o CBO - Classificao Brasileira de Ocupaes, do Ministrio do Trabalho, o Balanceiro - Encarregado de pesagem - balanceiro - pode trabalhar ao ar livre ou fechado. Trabalham com movimentao de cargas, expostos a rudo intenso, fumaa e baixas temperaturas. Carga Horria: 180 horas mensais em turnos de revezamento de 6 horas; Escolaridade: 3 grau completo; Requisitos para contratao: 1 ano de experincia operao de granis slidos ou na funo. Curso bsico de automao ou Eltrica Bsica.

CONFERIDOR Descrio Sumria: O Conferidor, faz a estufagem do continer, ou seja, ele enche o continer que vai para o cais. O continer chega vazio ao terminal e l cheio, de acordo com as necessidades da carga, que pode ser granel (acar, caf, etc.), tambores, pellets, maquinrio, entre outros. Escolaridade: Ensino superior (Logstica ou comrcio Exterior); Requisitos para contratao: Conhecimento de armazenagem e estufagem de continer, acompanhamento e vistoria de bags e tanques;

CONFERENTE DE CARGA Descrio Sumria: Faz a conferncia de mercadorias, a contagem de volumes, a anotao de suas caractersticas, tais como: espcie, peso, cubagem, nmero, marcas e contramarcas, procedncia ou destino, a verificao de seu estado e assistncia da pesagem, a anotao da tonelagem para o pagamento estiva, assim como a direo desses servios, em todas as operaes de carregamento ou descarga das embarcaes, diretamente ou por meio de embarcaes auxiliares. Carga Horria: 400 horas mensais Escolaridade: 3 grau completo; Requisitos para contratao: Conhecimentos bsicos de Portugus e boa caligrafia.

COORDENADOR DE DOCUMENTAO Descrio Sumria: O Coordenador de Documentao, emite o BL, que uma espcie de nota fiscal para liberar a carga e descarga das exportaes. O documento funciona como um ttulo carta de crdito que pode ser negociado no mundo inteiro, pelo valor da mercadoria. Existem diversos tipos de BL que podem estar nominais ou no. Carga Horria: 8 horas dirias; Escolaridade: Ensino Superior (Administrao ou Comrcio Exterior)

CONFERENTE DE EMBARQUE E DESEMBARQUE Descrio Sumria: O Conferente de embarque e desembarque, responsvel por fazer o cumprimento a bordo, do plano de embarque e ou descarga de navios atracados. Identifica cada carga de movimentao com suas particularidades, confere e coleta todas as caractersticas dos containeres especialmente seus lacres e avarias. Visando o cumprimento de metas e iseno do terminal das avarias e ou falta de cargas ocorridas fora das dependncias do terminal. O conferente tambm realiza a confeco de documentos para fins legais e comerciais. Escolaridade: 3 grau completo; Requisitos para contratao: Experincia de 1 ano em conferir pedidos e controle de entrada e sada do estoque.

CONFERENTE DE FRIGORFICO Descrio Sumria: O conferente de frigorfico, ir inspecionar e fazer o controle da qualidade dos processos do frigorfico, alm de ser responsvel pela gesto da unidade. Escolaridade: Graduao completa em Engenharia de Alimentos, Qumica, Bioqumica ou Engenharia de Produo; Requisitos para contratao: Experincia em armazns frigorficos, na conferncia de carga, envolvendo transportes especiais de mercadorias, preferncia com vivncia em granis slidos e frigorfico.

CONTROLADOR DE TRFEGO Descrio Sumria: O controlador de trfego, realmente o crebro da Praticagem. Aquele que por vezes delibera, por muitos decide e sempre aciona. Est de prontido para garantir a fluidez do trfego de navios com total segurana e harmonia. Bem, por motivos bvios, o mais fascinante no Centro de Operaes a sala de controle de trfego dos navios. A viso dos operadores deve e , sim, privilegiada. Eles conseguem ver a movimentao das embarcaes num ngulo de 180 a uma velocidade de 8 ns, 16 km/h. Escolaridade: 2 grau completo; Requisitos para contratao: A tarefa exige muito conhecimento tcnico e domnio da lngua inglesa. O controlador de trfego deve ser calmo, porm astuto.

COORDENADOR DE ARMAZNS Descrio Sumria: O coordenador de armazns, ir supervisionar e garantir a gesto de armazm, stocks e entradas e sadas de material. Planificar e supervisionar os movimentos da mercadoria, controlando os nveis de stock do armazm. Verificar os inventrios fsicos do armazm, controlando as diferenas e planeando aes de melhoria. Escolaridade: Ensino Superior; Requisitos para contratao: Experincia em operaes de carga/ descarga/ armazenagem. Noes gerais de manuteno de maquinaria (empilhadores em particular). Experincia de 1 ano em Transportes / Logstica.

COORDENADOR DE FALTAS E AVARIAS Descrio Sumria: Tudo aquilo que vai ser carregado e descarregado no Porto de Santos tem que ser informado para a Alfndega. Quando uma mercadoria consta na listagem e no descarregada por que no veio, considerada uma falta e deve ser comunicada empresa que enviou ou vai receber a carga. J a avaria quando uma carga sai de sua origem com um lacre e no percurso este lacre violado/rompido. O importador no est vendo o que aconteceu, ento, o Coordenador de Avarias faz um relatrio passando a situao para a empresa. Escolaridade: Superior completo (administrao de empresas);

COORDENADOR DE IMPORTAO E EXPORTAO Descrio Sumria: Atuar na realizao de rotinas do departamento de importao e exportao e coordenar, controlar, e acompanhar todos os processos de importao e exportao, solicitando e

tomando todas as providencias necessrias, tramites dos documentos visando possibilitar a importao e exportao de mercadorias de acordo com a legislao vigente. Contato com clientes e fornecedores confeco de planilhas, cotao e negociao com fornecedores e etc. Habilidade em importao carga area e martima. Realizar e coordenar processos de exportao em todas as suas fases. Escolaridade: Superior completo (Administrao de empresas ou comrcio exterior); Requisitos para contratao: Ingls e experincia entre 1 e 3 anos.

COPEIRA Descrio Sumria: Uma profisso sem segredos, tem como funo preparar o tradicional cafezinho e servir pela empresa seus companheiros de trabalho. Depois fica disposio da diretoria e mantendo os setores com gua e caf. Carga Horria: 8 horas dirias; Escolaridade: Ensino Fundamental; Requisitos para contratao: No preciso prtica, sendo somente necessrio que o candidato tenha boa aparncia e desembarao.

BALANCEIRO Descrio Sumria: De acordo com o CBO - Classificao Brasileira de Ocupaes, do Ministrio do Trabalho, o Balanceiro - Encarregado de pesagem - balanceiro - pode trabalhar ao ar livre ou fechado. Trabalham com movimentao de cargas, expostos a rudo intenso, fumaa e baixas temperaturas. Carga Horria: 220 horas mensais, 6 dias por semana (7:20h/dia); Escolaridade: 2 grau completo; Requisitos para contratao: um ano de experincia, conhecimento em avaria de contineres, produtos de risco e sistema FGTAP (programa de uso interno).

BALANCEIRO Descrio Sumria: De acordo com o CBO - Classificao Brasileira de Ocupaes, do Ministrio do Trabalho, o Balanceiro - Encarregado de pesagem - balanceiro - pode trabalhar ao ar livre ou fechado. Trabalham com movimentao de cargas, expostos a rudo intenso, fumaa e baixas temperaturas. Carga Horria: 220 horas mensais, 6 dias por semana (7:20h/dia); Escolaridade: 2 grau completo; Requisitos para contratao: um ano de experincia, conhecimento em avaria de contineres, produtos de risco e sistema FGTAP (programa de uso interno).

Anda mungkin juga menyukai