Anda di halaman 1dari 21

EDITAL n.

001/2011-PMR/SEMEC

CADERNO DE PROVAS
Nome do Candidato

Nmero de Inscrio

Assinatura do Candidato

Instrues
LEIA COM ATENO
1. Este Caderno de Provas, com pginas numeradas de 1 a 19, constitudo de uma Prova de Redao e de uma Prova Objetiva com 40 (quarenta) questes de mltipla escolha, cada uma com quatro alternativas, assim distribudas:
01 a 10 Lngua Portuguesa 11 a 20 Fundamentos de Educao e Legislao 21 a 40 Conhecimentos Especficos

2. Caso o Caderno de Provas esteja incompleto ou tenha qualquer defeito de impresso, solicite ao fiscal que o substitua. 3. Sobre a Marcao da Folha de Respostas
As respostas das questes da Prova Objetiva devem ser, obrigatoriamente, transcritas com caneta esferogrfica de tinta preta no porosa para a Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para correo. No haver substituio da Folha de Respostas por erro do candidato.

3.1. Para cada questo existe apenas uma alternativa que a responde acertadamente. Para a marcao da alternativa escolhida na FOLHA DE RESPOSTAS, pinte completamente o crculo correspondente. Exemplo: Suponha que para determinada questo a alternativa C seja a escolhida. N. da Questo A B
C

D 3.2. Ser invalidada a questo em que houver mais de uma marcao, marcao rasurada ou emendada, ou no houver marcao. 3.3. No rasure nem amasse a FOLHA DE RESPOSTAS. 4. Na elaborao da Redao, poder ser usada para rascunho a pgina 2 deste Caderno, mas o texto definitivo dever ser transcrito na Folha de Redao. Use caneta esferogrfica de tinta preta no porosa. 5. Na Folha de Redao, NO faa qualquer marca que o identifique fora do espao destinado para tal fim. 6. Todos os espaos em branco, neste caderno, podem ser utilizados para rascunho.
7. A durao das provas 5 (cinco) horas, j includo o tempo destinado ao preenchimento da FOLHA DE

RESPOSTAS e transcrio da Redao para a Folha de Redao.

8. Ser permitida a sada de candidatos da sala de prova somente aps decorridas 2:30 h (duas horas e trinta

minutos) do incio das provas. 9. O candidato que insistir em sair da sala de prova antes de transcorridas 2:30 h (duas horas e trinta minutos) do incio das provas dever assinar Termo de Ocorrncia declarando desistncia do Concurso.
10. Antes de se retirar da sala de prova, o candidato dever, obrigatoriamente, entregar ao fiscal este Caderno, a

Folha de Respostas e a Folha de Redao. Este Caderno de Provas poder ser levado pelo candidato somente na ltima meia hora de prova.

11. vedado ao candidato copiar as marcaes feitas na Folha de Respostas.

Prova de Redao
Instruo: Leia atentamente o texto de apoio abaixo, escrito por Lya Luft, uma das mais consagradas escritoras da atualidade.

O sentido da educao
Um povo desinformado no sabe o que acontece, assina o que no leu, submete-se ao que no compreendeu, barateia sua vida e sua fora de trabalho, no tem horizontes e no se integra em seu prprio pas, quanto mais no grande mundo globalizado mas no para ele. Porm educar no apenas instruir, ensinar a ler, escrever, calcular. No nem mesmo instruir em todos os anos dos Ensinos Fundamental e Mdio. Educar , deveria ser, antes de mais nada, ensinar a pensar. Ensinar a questionar. Abrir cabeas e preparar para enfrentar a vida no apenas ganhando um ou dois ou mil salrios, mas sentindo-se capaz, e consciente, para fazer suas escolhas e viver sua vida. Educar deve ser estimular para que desabrochem todas as capacidades de uma criana, e depois, de um jovem. [...] Sou a favor de uma escola amorosa e alegre, mas onde haja autoridade e hierarquia, e tambm para os pequenos a professora no seja uma tia, mas uma professora, pois a escola no , nem deve ser, a famlia. Pode ser um complemento magnfico, mas jamais retirar da famlia a responsabilidade inicial da decncia, da compostura, do respeito: ao contrrio, prosseguir e incutir isso ainda mais. [...]

PROPOSTA
Segundo Lya Luft, prestigiada autora da literatura contempornea, a escola e a famlia compem o universo da criana. A partir de sua reflexo, suscitada pelo texto acima, produza um texto dissertativo-argumentativo discutindo o papel da famlia numa ao conjunta com a escola. No se esquea de que seu texto deve ter um ttulo, ser coeso e coerente e ser escrito segundo as normas da escrita padro.
(Observao: No assine seu texto.)

1/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Pgina de Rascunho
01 02

03 04 05 06 07

08 09 10 11 12 13 14 15 16

17 18 19 20 21

22 23 24 25 26 27 28 29

30

2/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Prova Objetiva
Lngua Portuguesa
Instruo: Leia atentamente o anncio abaixo e responda s questes de 01 a 03.

(CEREJA, W. R. Gramtica Reflexiva. 3.ed. reform. So Paulo: Atual, 2009.)

Questo 01
Sobre os sentidos do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) No incio, o sonho de toda mulher parece ser encontrar o homem ideal com as caractersticas anunciadas. ) Um novo sentido ocorre com o acrscimo da imagem: saborear um sorvete com as qualidades dadas. ) Tomando o sentido inicial, a expresso com recheio poderia indicar uma pessoa bonita, exuberante, com presena fsica marcante. ) A ambiguidade do enunciado O sonho de toda mulher: bonito, gostoso e com recheio calcada na imagem de que toda mulher prefere homens com tais caractersticas.

Assinale a sequncia correta. [A] V, F, F, V [B] V, V, F, V [C] F, V, F, F [D] F, V, V, F

Questo 02
O sentido da palavra incrvel (aquilo em que no se pode crer) tem sido modificado pelo uso constante em situaes lingusticas variadas. Assinale o sentido que, no texto, NO se aplica. [A] maravilhosa [B] saborosa [C] prazerosa [D] insossa
3/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 03
Sobre os usos lingusticos no texto, analise as afirmativas. I - Os adjetivos empregados no anncio relacionam-se unicamente percepo sensorial do paladar e do tato. II - Considerando a intencionalidade do texto, os adjetivos foram empregados para promover o produto, realar suas qualidades. III - O grau superlativo relativo, a exemplo de A mais tenra tentao, muito usado em textos de propaganda para destacar o produto como o melhor entre todos. IV - A primeira frase do texto exemplo de frase nominal, ao contrrio das outras que so verbais. Esto corretas as afirmativas [A] II, III e IV, apenas. [B] I e IV, apenas. [C] II e III, apenas. [D] I, II, III e IV.

Instruo: Leia o texto de uma campanha publicitria publicada no jornal O Estado de So Paulo, em 25 de maro de 2006, e responda s questes de 04 a 07.

(SARMENTO, L. L. Oficina de Redao. 3. ed. So Paulo: Moderna, 2006.)

Questo 04
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os interlocutores do texto. [A] Produtor: cidados brasileiros apartidrios / Destinatrio: povo brasileiro [B] Produtor: o jornal O Estado de So Paulo / Destinatrio: povo brasileiro [C] Produtor: associao de profissionais liberais / Destinatrio: leitores de jornal [D] Produtor: governantes brasileiros / Destinatrio: sindicalistas
4/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 05
Esse texto pertence ao gnero campanha publicitria. Sobre sua construo textual, analise as afirmativas. I - A campanha denominada Quero mais Brasil trata da relao injusta entre a cobrana de muitos impostos e a ausncia de retorno significativo. II - O contraste de ideias e o uso de preto e de cinza, alm de marcar diferentes posicionamentos, dividem o texto em duas partes ou dois momentos. III - O Sim, na primeira parte, destaca uma atitude positiva a ser seguida pelos brasileiros; o No, na segunda, revela atitude de passividade. IV - Na primeira parte, os argumentos fundamentam a ideia de insatisfao desenvolvida fortemente na segunda parte. Esto corretas as afirmativas [A] II e III, apenas. [B] I e IV, apenas. [C] I, II e IV, apenas. [D] II, III e IV, apenas.

Questo 06
O final do texto traz informaes sobre a campanha que sustentam um valor implcito. Qual esse valor? [A] Destino assegurado [B] Garantia de sucesso [C] Explicao da campanha [D] Credibilidade campanha

Questo 07
Sobre aspectos lingusticos e textuais, assinale a afirmativa INCORRETA. [A] No trecho Alm disso, tem imposto escondido, o uso do verbo ter, em lugar do haver, revela o carter informal dado ao texto. [B] No trecho Eu pago, sem receber. Eu pago, sem reclamar. Eu calo, sem me mexer., a gradao da passividade enfatizada pelo uso de frases curtas e repetio da preposio sem. [C] O conector at, em at argentino, inclui os argentinos no mesmo patamar de desenvolvimento dos chilenos e mexicanos. [D] As formas verbais deveria e devia, na primeira parte, mostram oscilao entre registro formal e informal comum nesse gnero textual.

Instruo: Leia o texto de humor abaixo, veiculado na internet, e responda s questes de 08 a 10.
Assaltante nordestino Ei, bichim...Isso um assalto... Arriba os braos e num se bula nem faa muganga... Arrebola o dinheiro no mato e no faa pantim se no enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdo, meu Padim Cio, mas que eu t com uma fome da molstia... Assaltante mineiro , s, presteno...Isso um assarto, uai... Levanta os brao e fica quetim quesse trem na minha mo t cheio de bala... Mi pass logo os trocado que eu num t bo hoje. Vai andando, uai! T esperando o qu, uai!! Assaltante baiano , meu rei... Isso um assalto... (longa pausa). Levanta os braos, mas no se avexe no... (pausa). Se num quiser, nem precisa levantar, pra num fica cansado... Vai passando a grana, bem devagarinho... (longa pausa). Num repara se o berro est sem bala, mas pra num fic muito pesado... No esquenta, meu irmozinho (longa pausa). Vou deixar teus documentos na encruzilhada... Assaltante paulista Orra, meu... Isso um assalto, meu... Alevanta os braos e passa a grana logo, meu... Mais rpido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo, meu... P, se manda, meu...
5/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 08
O texto retrata vrias cenas de assalto. Sobre ele, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) Cada cena descreve um diferente tipo de assalto e construda com diferentes variedades lingusticas. ) O produtor inicia as falas dos assaltantes por pretensas formas de chamamento de cada regio, a exemplo de , s, do mineiro. ) As apresentaes do assalto calcam-se em esteretipos, imagens que no raras vezes no correspondem realidade. ) Na construo do humor, levou-se em conta comportamentos que supostamente caracterizam o povo da regio, a exemplo da lentido do baiano e da pressa do paulista.

Assinale a sequncia correta. [A] F, V, F, V [B] F, V, V, V [C] V, V, F, F [D] V, F, V, F

Questo 09
A anlise da linguagem das cenas permite afirmar: [A] Em Assaltante nordestino, o uso adequado de verbos no imperativo caracteriza a linguagem padro, assim como bichim, num, t e pra marcam registro oral. [B] Em Assaltante mineiro, o uso das expresses os brao e os trocado est de acordo com a norma padro; os vocbulos s, trem e uai exemplificam a linguagem do mineiro. [C] Em Assaltante baiano, a sintaxe utilizada com perodos longos recurso para delinear o ritmo acelerado da vida baiana. [D] Em Assaltante paulista, a repetio do pronome meu pretende mostrar o apego do paulista ao dinheiro e ao futebol.

Questo 10
A partir da leitura do texto e da concepo de linguagem que o fundamenta, analise as afirmativas sobre linguagem. I - Todas as variedades lingusticas regionais so perfeitamente adequadas realidade em que se inserem. II - compromisso da escola ensinar a variedade padro, mas no denegrir ou eliminar a lngua que o aluno traz de casa. III - Para dominar uma lngua, basta conhecer as palavras, seus sentidos e as leis que regem a combinao dessas palavras. Est correto o que se afirma em [A] I e II, apenas. [B] I, II e III. [C] II e III, apenas. [D] I, apenas.

Fundamentos de Educao e Legislao


Questo 11
No campo da Psicologia da Educao, entre os postulados terico-epistemolgicos desenvolvidos por David Ausubel, o conceito principal o de aprendizagem significativa. De acordo com o autor, para aprender significativamente [A] basta ao indivduo adquirir um novo conhecimento mediante memorizao, incorporando-o estrutura de conhecimento, sem interagir com o que j l existe. [B] pressupe-se que o indivduo relacione os novos conhecimentos com as proposies e os conceitos que j conhece, expandindo assim o universo da prpria experincia. [C] preciso que o indivduo recorra exclusivamente aprendizagem memorstica, incorporando o novo conhecimento estrutura cognitiva j existente. [D] necessrio que o indivduo acredite que a aprendizagem automtica e isenta de esforo, dando-se de modo cumulativo ao longo da vida.

6/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 12
Vigotsky apresentou, em sua teoria, um aspecto inovador ao estabelecer relao entre os fatores sociais e a formao de conceitos por parte das crianas. Sobre o processo de formao de conceitos na tica de Vigotsky, analise as afirmativas. I - A formao de conceitos um processo que pressupe a superao da fase de classificao de objetos, a interao verbal com os adultos e s se concretiza, de fato, na adolescncia. II - A elaborao de conceitos at a adolescncia precedida pela classificao de objetos que evolui desde uma fase inicial, caracterizada por agrupamentos desorganizados, at uma fase anterior fase de formao de conceitos, caracterizada por pseudoconceitos. III - O pseudoconceito serve de elo entre o pensamento por complexos e o pensamento por conceitos, de modo que a comunicao verbal com os adultos torna-se um fator significativo no desenvolvimento de conceitos. Est correto o que se afirma em [A] II e III, apenas. [B] I e III, apenas. [C] I, apenas. [D] I, II e III.

Questo 13
Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educao Infantil (RCNEI) renem princpios que fundamentam a ao educativa voltada ao pblico infantil. NO princpio constante dos RCNEI: [A] O respeito dignidade e aos direitos das crianas, consideradas nas suas diferenas individuais, sociais, econmicas, culturais, tnicas e religiosas. [B] O direito das crianas a brincar, como forma particular de expresso, pensamento, interao e comunicao infantil. [C] A socializao das crianas por meio de sua participao e insero nas diversificadas prticas sociais, exceto os valores oriundos de grupos sociais minoritrios. [D] O acesso das crianas aos bens socioculturais disponveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas expresso, comunicao, interao social, ao pensamento, tica e esttica.

Questo 14
Tendo por base os avanos tericos a respeito do atendimento criana de zero a cinco anos, as prticas de planejamento do trabalho pedaggico dos profissionais que atuam com esse pblico devem considerar: [A] O currculo precisa ser pensado e construdo pelas instncias governamentais, independente do contexto de cada instituio. [B] A leitura e a escrita constituem pressupostos bsicos da Educao Infantil na elaborao dos planos de ensino. [C] O Projeto Poltico Pedaggico necessita priorizar atividades voltadas ao ldico, como expresso particular da vivncia infantil. [D] A normatizao da avaliao classificatria no regimento interno de cada instituio contempla as especificidades da Educao Infantil.

Questo 15
Sobre o ordenamento legal da Educao Infantil no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ) De acordo com a LDB, 1996, a Educao Infantil deve contemplar o desenvolvimento integral da criana pequena, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social. ) O Estatuto da Criana e do Adolescente no traz a expresso Educao Infantil em seu texto, mas reafirma direitos constitucionais e atendimento s crianas e adolescentes em instituies pblicas. ) O ordenamento legal da Educao Infantil, desde o final da dcada de 80 do sculo XX, vem progressivamente assegurando criana o reconhecimento como sujeito de direito.

Assinale a sequncia correta. [A] V, V, V [B] V, F, V [C] F, F, F [D] F, V, F

7/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 16
Na Educao, diferentes correntes filosficas e sociolgicas configuram concepes diversas de conhecimento. A coluna da esquerda apresenta algumas dessas correntes e a da direita, suas concepes. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 Apriorismo 2 Empirismo 3 Dialtica materialista ( ( ( ) Apoia-se na ideia de que o conhecimento resulta da interao entre os homens, mediatizados pelos processos de produo. ) Atribui a obteno de conhecimentos ao exerccio da razo humana, independente da experincia. ) Apoia-se no fundamento de que o exerccio da experincia sensorial a fonte para obteno de conhecimentos.

Assinale a sequncia correta. [A] 1, 2, 3 [B] 3, 1, 2 [C] 1, 3, 2 [D] 3, 2, 1

Questo 17
A coluna da esquerda apresenta pesquisadores cujas teorias do suporte Educao Infantil e a da direita, suas contribuies tericas. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 Maria Montessori 2 John Dewey 3 Emlia Ferreiro ( ( ( ) A educao deve guiar-se pelo pressuposto de que escola vida e no uma preparao para a vida. ) pedagogia cabe enfatizar a autoeducao e no defesa do professor como fonte de conhecimentos. ) A criana tem um papel ativo no que se refere elaborao de conhecimentos relacionados linguagem. a a

Assinale a sequncia correta. [A] 2, 1, 3 [B] 1, 2, 3 [C] 2, 3, 1 [D] 3, 2, 1

Questo 18
No Brasil, desde o final do sculo XX, por fora da presso da sociedade civil organizada e de comprometimento da sociedade poltica, vm se desenvolvendo polticas pblicas de incluso. Sobre as caractersticas dessas polticas, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) Para alm de polticas universais, dirigidas a todos sem requisitos de seleo, sustentam polticas reparadoras que venham assegurar maior apoio aos diferentes grupos sociais e culturais em desvantagem. ) No que diz respeito s condies materiais, sustentam a defesa da oferta de mais recursos e melhores condies s escolas que apresentam maior ndice de produtividade nas avaliaes do sistema regular de ensino. ) Para alm de polticas universais, defendem a garantia de acesso e permanncia na escola aos indgenas, pessoas do campo e quilombolas, enquanto grupos sociais em desvantagem. ) No que diz respeito ao processo de incluso dos portadores de deficincias ou de distrbios de aprendizagem, deve ocorrer no sistema regular de ensino em todos os seus nveis.

Assinale a sequncia correta. [A] V, F, V, F [B] F, V, V, F [C] F, V, F, V [D] V, F, V, V


8/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 19
Em uma perspectiva crtica de educao, Libneo divide as abordagens pedaggicas em Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. Quais as vertentes da Pedagogia Progressista? [A] Tradicional, Tecnicista e Renovada. [B] Libertadora, Libertria e Crtico-Social dos Contedos. [C] Libertria, Tradicional e No Diretiva. [D] Crtico-Social dos Contedos, Tecnicista e Renovada.

Questo 20
Os debates sobre o Multiculturalismo no Brasil tomaram corpo ao final do sculo XX. Sobre prticas escolares, assinale a afirmativa que corresponde a uma orientao concernente ao Multiculturalismo. [A] Uma ao pedaggica voltada para a legitimao de discursos atinentes supremacia racial. [B] Uma prtica docente voltada para a homogeneizao ideolgica, identitria e lingustica. [C] Uma prtica educativa voltada para a reafirmao das ideias e valores de grupos hegemnicos. [D] Uma prtica pedaggica voltada para a diversidade tnica, cultural e lingustica.

Conhecimentos Especficos
Questo 21
A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) de 1996 consagrou a expresso educao infantil ao tratar da composio dos nveis escolares. Sobre a organizao da Educao Infantil, a partir da LDB, correto afirmar: [A] Os termos creche e pr-escola diferenciam-se pela realidade socioeconmica da clientela atendida, devendo, conforme a lei, destinar-se, respectivamente, ao atendimento de crianas advindas das classes populares economicamente carentes e de crianas advindas das classes economicamente mais abastadas. [B] A diferena entre os termos creche e pr-escola reside no fato de que o primeiro define somente instituies da rede pblica e o segundo, apenas as instituies da rede privada de ensino. [C] Os termos so equivalentes, pois ambos definem o nvel de ensino denominado Educao Infantil e tanto creches quanto pr-escolas referem-se ao atendimento a crianas de zero a cinco anos. [D] O uso dos termos creche e pr-escola justifica-se para organizar o atendimento por faixa etria, devendo, atualmente, o primeiro referir-se s crianas de zero a trs anos e o segundo, s crianas de quatro e cinco anos.

Questo 22
Atualmente as propostas pedaggicas das instituies de Educao Infantil devero assegurar [A] o cuidar como aspecto exclusivo do atendimento na creche, preservando seu objetivo primeiro que a educao assistencialista voltada aos mais carentes. [B] o cuidar como nico aspecto a ser contemplado pela creche uma vez que educar a criana fora da famlia significaria atestar a incapacidade, principalmente da me, de cumprir com o dever natural e biolgico da maternidade. [C] o cuidar e o educar como aspectos indissociveis do processo educativo em creches e pr-escolas. [D] o educar como exclusividade da pr-escola, uma vez que o trabalho com conhecimentos das diferentes reas ocorre somente nessa etapa da Educao Infantil.

Questo 23
Ao tratar da organizao do tempo, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educao Infantil (RCNEI) trazem orientaes sobre a rotina. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. [A] Dependendo da forma de organizao e implementao, a rotina pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. [B] Como na Educao Infantil as crianas ainda no tm noo de tempo, a rotina representa somente a necessidade adulta de organizao do trabalho profissional com intenes disciplinadoras e arbitrrias. [C] Rotinas rgidas e inflexveis desconsideram a criana, que precisa adaptar-se a elas e no o contrrio, como deveria ser. [D] A rigidez e a inflexibilidade das rotinas desconsideram tambm o professor, tornando seu trabalho montono, repetitivo e pouco participativo.

9/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 24
Analise as imagens. IMAGEM 1 IMAGEM 2

(TONUCCI, F. Com olhos de criana. Porto Alegre: Artmed, 1997.)

Relacionando as imagens perspectiva que se espera hoje de uma creche verdadeiramente voltada sua funo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) A imagem 1 retrata a creche como um lugar para a guarda das crianas sem reais intenes educativas. ) A imagem 2 revela o compromisso da creche com o oferecimento de oportunidades para as interaes, bem como com o desenvolvimento da autonomia. ) A imagem 1, ao mostrar crianas insatisfeitas, revela o compromisso primordial com a disciplina e que os caminhos para a conquista da identidade so essencialmente individuais e solitrios. ) A imagem 2, apesar de fazer aluso alegria e ao prazer de conviver e estar juntos, sugere total ausncia de conhecimentos pedaggicos evidenciada nas atividades diferenciadas que permitem liberdade de escolha a crianas que ainda no possuem capacidade e discernimento para tal.

Assinale a sequncia correta. [A] V, V, F, F [B] V, F, V, V [C] F, V, F, V [D] V, F, V, F

Questo 25
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil articulam-se com as Diretrizes Nacionais para a Educao Bsica e renem princpios, fundamentos e procedimentos definidos pela Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, para orientar as polticas pblicas na rea. A Resoluo n. 5, de 17 de dezembro de 2009, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil a serem observadas na organizao de propostas pedaggicas na Educao Infantil. Sobre a oferta de Educao Infantil e a matrcula nessa etapa, regulamentadas nessa resoluo, analise as afirmativas. I - dever do Estado garantir a oferta de Educao Infantil pblica, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleo. II - obrigatria a matrcula na Educao Infantil de crianas que completam 4 ou 5 anos at o dia 30 de abril do ano em que ocorre a matrcula. III - As crianas que completam 6 anos aps o dia 30 de maro do ano em que ocorre a matrcula devem ser matriculadas na Educao Infantil. Esto corretas as afirmativas [A] I e III, apenas. [B] I, II, e III. [C] I e II, apenas. [D] II e III, apenas.
10/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 26
Atualmente, em nome da qualidade, existe preocupao com a formao dos profissionais da Educao Infantil. Entretanto, formao e perfil profissionais so aspectos intrinsecamente ligados s funes a serem assumidas pelas instituies de atendimento a crianas de at cinco anos. Sobre o papel do profissional que atua em creches e pr-escolas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As creches, por atenderem exclusivamente a uma funo assistencialista, exigem pessoas que gostem de crianas e estejam dispostas a assegurar sua higiene e sua segurana fsica, no havendo necessidade de formao especfica ainda que indispensvel condio de ser mulher. ) A dicotomia necessria entre o cuidar e o educar limita o trabalho do professor ao pedaggico, no lhe cabendo atender s necessidades bsicas da criana, pois os cuidados com fraldas, higiene, alimentao e segurana devem ficar a cargo das auxiliares e/ou atendentes. ) O carter indissocivel entre o educar e o cuidar na Educao Infantil exige um profissional qualificado que tenha capacidade para compreender o desenvolvimento infantil, proporcionando experincias enriquecedoras de conhecimento, considerando tambm os aspectos afetivos e psicolgicos, sem negligenciar os cuidados necessrios para que a criana possa viver a infncia em sua plenitude. ) Atendendo as especificidades atuais das turmas de quatro e cinco anos nas quais o objetivo principal desenvolver atividades de alfabetizao e numeralizao, que garantam o sucesso do aluno no Ensino Fundamental, exige-se um professor capaz de encaminhar, essencialmente, atividades com lpis e papel visando ao treino motor e ao desenvolvimento das percepes e da coordenao motora fina.

Assinale a sequncia correta. [A] V, V, F, V [B] F, F, V, F [C] V, F, V, F [D] F, F, V, V

Questo 27
As imagens a seguir mostram diferentes fases do desenho da criana.

(SANS, Paulo de Tarso Cheida. Pedagogia do desenho infantil. Campinas: tomo, 2001.)

De acordo com as orientaes contidas nos RCNEI para a compreenso dos desenhos infantis, analise as afirmativas. I - No incio, entre um e dois anos, as representaes das crianas so marcadas pelas garatujas, tornando-se inadequado propor atividades de desenho, pois a criana far somente rabiscos, sendo apropriado esperar primeiramente que a capacidade motora evolua e a criana organize melhor seus movimentos. II - O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanas significativas que, no incio, dizem respeito passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construes cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros smbolos como imagens de sol e figuras humanas. III - Ao final do seu primeiro ano de vida, a criana j capaz de, ocasionalmente, manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traos grficos, considerados muito mais como movimentos do que como representaes. Esto corretas as afirmativas [A] I e II, apenas. [B] I, II e III. [C] I e III, apenas. [D] II e III, apenas.

11/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 28
Considerando as atuais orientaes sobre o desenvolvimento infantil, analise a situao a seguir: Em uma instituio de Educao Infantil, a professora, ao atender um beb de quatro meses, procede da seguinte forma: procura deix-lo a maior parte do tempo possvel em seu bero, sem se ocupar dele, mas mantendo-o confortvel em seu ninho. No momento da mamadeira, a oferece sem conversar com ele e sem acarici-lo, evitando tambm segur-lo no colo. Sobre os procedimentos adotados pela professora, correto afirmar: [A] Nessa idade, o beb ainda no possui percepo sensvel e praticamente no enxerga, podendo permanecer em seu bero sozinho, pois no percebe a presena ou a ausncia das pessoas. [B] intil brincar ou falar com um beb dessa idade, uma vez que ainda no responde a estmulos externos e no estabelece relaes sociais com ningum. [C] A professora desconsidera as necessidades afetivas do beb e ignora que o contato com o corpo do outro bem como a explorao do prprio corpo e movimentos so fundamentais para um primeiro nvel de diferenciao do eu. [D] Nessa faixa etria, o beb ainda no se diferencia da me, percebendo-se como uma extenso dela, da a professora evitar ao mximo o contato corporal para que a criana no a confunda com a me.

Questo 29
Analise o trabalho com a literatura infantil em classes de creches e pr-escola desenvolvido em duas instituies. INSTITUIO 1 Os alunos podem manusear os livros somente a partir dos quatro anos quando j sabem folhear. Nas demais turmas, somente as professoras manuseiam o livro, pois no h recursos para adquirir livros resistentes (de plstico, de pano, encartonados) para os menores. A leitura obrigatria todos os dias ao final da aula e, como no existe sala de leitura e na sala de aula no se tem tapete e almofadas, as crianas permanecem em suas mesinhas enquanto as professoras, em p, vo lendo a histria e apontando as figuras, sempre cuidando da entonao e ritmo de voz para que a leitura torne-se atraente. INSTITUIO 2 As crianas de todas as idades podem manusear os livros. Como no h recursos para adquirir livros resistentes para os menores de 3 anos, as prprias professoras escolheram alguns contos clssicos, como Chapeuzinho Vermelho, Os trs porquinhos, Os msicos de Bremen, e confeccionaram para eles livros de tecido com sacos de acar usados para panos de prato e retalhos coloridos possibilitando inclusive que pudessem ser levados boca sem riscos. A introduo dos livros realizada em momentos prazerosos da rotina como banho, descanso, em atividades de rea externa, em roda no ptio ou no prprio cho da sala, pois no se tem sala de leitura, nem tapetes e almofadas nas salas de aula. As professoras procuram sempre cuidar da entonao e ritmo da voz e, alm disso, buscam estratgias que enriqueam a leitura e/ou contao durante o ano letivo como dramatizao, fantoches em palitos de picol confeccionados na prpria escola, ciranda de livros. Entendendo que o trabalho com leitura e literatura envolve uma escolha terica que embasa o modo como se concebe o desenvolvimento da criana e a importncia que se d ao pedaggica diria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Na instituio 2, as professoras acreditam que o trabalho com a literatura e a leitura ocorre por meio das interaes e, por isso, buscam tornar o livro integrante do dia-a-dia das crianas mesmo que para isso precisem construir seus prprios materiais, porm no se preocupam com o cuidado com o livro enquanto objeto, deixando que crianas muito pequenas os manuseiem e at coloquem na boca, o que um desrespeito com o material. ) Na instituio 1, o papel e a importncia da leitura e da literatura so reconhecidos, porm o trabalho desenvolvido assume carter mais didtico e pedagogizante, sendo mais compromisso educativo do que encontro prazeroso. ) A situao descrita na instituio 2 evidencia que construir com os alunos o percurso de leitores exige pacincia, carinho, dedicao, cuidado e criatividade para superar adversidades e lidar com realidades desfavorveis. ) A situao descrita na instituio 1 demonstra que, mesmo a instituio fazendo sua parte, as condies econmicas desfavorveis e a falta de apoio do governo para aquisio de livros adequados a cada faixa etria, bem como para criar um espao adequado como a sala de leitura, impossibilitam o processo prazeroso de formao do leitor.

( (

Assinale a sequncia correta. [A] F, V, V, F [B] V, V, F, F [C] F, F, V, V [D] V, F, V, V


12/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 30
Sobre a organizao da rotina para turmas de 4 anos, analise as situaes a seguir: SITUAO 1 A professora Paula organiza o quadro da rotina somente em seu caderno de plano, pois as crianas no sabem ler, e vai seguindo o que planejou. Sempre que inicia uma nova atividade, antes exige que todos da turma entoem uma cano curta que faz aluso ao novo momento, concentrando-se mais na nova atividade. Assim a professora marca, impreterivelmente, sua rotina usando: canto para a chegada, canto para as filas (que ocorrem sempre que necessita sair da sala), canto para as refeies, canto para o recreio, passeios e excurses, canto para a hora do brinquedo, canto para a hora da histria, canto para o momento de desenho livre, canto de despedida. As canes por si s j introduzem a atividade e organizam os diversos momentos da rotina. SITUAO 2 A professora Adriana registra o quadro da rotina previamente em seu caderno de plano e todos os dias a organiza visualmente na sala com a participao dos alunos que vo opinando sobre a sequncia das atividades. Para isso utiliza cartazes com figuras que lembram as atividades a serem realizadas (chegada, cantinhos de atividades, artes, hora do conto, momento do brinquedo, lanche, parque, roda de conversa, sada etc.) e ao lado organiza a sequncia, colocando cartes com numerais (1, 2, 3, 4...). Apesar de fixar a rotina no incio da aula, a professora convida os alunos a consult-la a cada novo momento que ser introduzido; tambm, caso uma atividade demore mais que o esperado, os convida a rever a rotina e, se necessrio, tomar decises como escolher entre uma ou outra atividade devido adequao ao tempo de trabalho ainda disponvel. Considerando os procedimentos usados pelas professoras e os estudos atuais para a organizao da rotina, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As duas professoras apresentam propostas diferenciadas somente no que se refere aos recursos utilizados: canes e cartazes, porm ambas demonstram ter a mesma concepo de rotina: instrumento compartilhado e coletivo para orientar as aes das crianas e do professor, possibilitando a antecipao e a reflexo sobre situaes que iro acontecer. ( ) Na situao 1, a ritualizao a caracterstica mais marcante e, exacerbada, passa a frisar mais a obedincia e a disciplina, represando o surgimento do espontneo e do criativo, uma vez que o adulto, mesmo utilizando-se de ludicidade (canes), passa a dirigir cada momento da vida da criana na instituio. ( ) Na situao 2, a rotina tratada fundamentalmente como instrumento de dinamizao da aprendizagem e facilitador das percepes infantis sobre o tempo e o espao, constituindo fator de segurana ao servir como referncia da sequncia de atividades, permitindo ainda proposio e aceitao de mudanas dentro das possibilidades de cada momento, o que incentiva o desenvolvimento da autonomia. ( ) As duas situaes demonstram bom planejamento das atividades dirias, porm pecam ao transporem para a Educao Infantil a ideia de horrios, estabelecida no Ensino Fundamental, impondo rotina rgida para crianas de quatro anos e desconsiderando que o dia escolar para essa faixa etria marcado pelo desenvolvimento de atividades livres sem controle do adulto. Assinale a sequncia correta. [A] F, V, F, F [B] V, F, V, F [C] F, V, V, F [D] F, F, F, V

Questo 31
Os RCNEI, com base em teorias produzidas sobre ler e escrever na Educao Infantil, estabeleceram objetivos, contedos e orientaes didticas referentes ao trabalho com a escrita. Sobre o trabalho com a lngua escrita defendido nos RCNEI, assinale a afirmativa INCORRETA. [A] O tratamento que se d escrita na instituio de Educao Infantil pode ter como base a oralidade para ensinar a linguagem que se usa para escrever, assim os alunos, desde que comeam a usar a fala para se comunicar, podem ditar o texto para o professor que, nesses momentos, assumir o papel de escriba. [B] O trabalho com a linguagem escrita no deve fazer parte das propostas pedaggicas da Educao Infantil, pois trabalhar com escrita antes dos seis anos implica a escolarizao precoce e adultizao da criana, suprimindo seu direito a viver plenamente a infncia. [C] O fundamental a constituio do ambiente de letramento, oportunizando s crianas, desde que manifestem interesse, o contato com a escrita a partir da experincia de leitura com textos variados e de diferentes gneros. [D] necessrio considerar que expor as crianas s prticas de leitura e escrita relaciona-se com a oferta de oportunidades para participao em situaes nas quais elas se faam necessrias, ou seja, nas quais tenham uma funo real de expresso e comunicao, como quando se recorre a uma instruo escrita de uma regra de jogo, quando se l um convite de aniversrio para a turma ou um bilhete que ser enviado aos pais.
13/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 32
Analise a ao pedaggica de duas professoras de Educao Infantil que atuam em turmas de cinco anos. PROFESSORA A Ao desenvolver o trabalho com o eixo Artes Visuais, a professora prope aos alunos ensin-los a desenhar. Ento, procede da seguinte forma: primeiramente solicita que cada criana segure seu lpis de escrever na mo direita e tambm posiciona seu lpis sobre uma folha de papel fixada lousa, orientando-os para que o faam da mesma forma. Em seguida, ela convoca-os a prestarem muita ateno e a realizarem com o prprio lpis, na folha, o mesmo movimento que ela ir fazer. Assim, a professora traa uma linha circular fechada e espera que todos a reproduzam. Para finalizar, vai posicionando o lpis e traando, em volta do crculo, vrias linhas retas e curtas, aguardando sempre a reproduo dos alunos a cada trao feito por ela. Concludo o desenho, convida todos a apreciarem o lindo sol produzido, orientando-os a pint-lo de amarelo ou laranja, como preferirem. PROFESSORA B Ao realizar o trabalho com o eixo Artes Visuais, a professora se nega a ensinar desenho aos alunos, pois o considera um ato completamente espontneo, solitrio e individual e, para respeitar e no influenciar os desenhos de seus alunos, jamais desenha na frente deles. Assim, todos os dias, no incio da aula ou no final, distribui folhas brancas e somente lpis de cor ou giz de cera para que desenhem livremente sentados em seus lugares, evitando assim que os menos hbeis e criativos copiem o desenho do outro. Considerando as orientaes dos RCNEI para o trabalho com Artes Visuais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Ao realizar o desenho passo-a-passo, a professora A permite que todos os alunos desenvolvam a expresso artstica da mesma forma e se sintam igualmente realizados, sendo prefervel que os desenhos fiquem o mais semelhante possvel para evitar comparaes e fortalecer a autoestima. ) Incentivar a criana a desenhar todos os dias demonstra que a professora B reconhece a arte da criana como manifestao espontnea e autoexpressiva, valorizando a livre expresso e o desenvolvimento do potencial criador, porm o deixar fazer sem nenhum tipo de interveno faz com que as crianas evoluam muito pouco. ) A professora A, ao impor o desenho apenas com lpis de escrever, ensina equivocadamente s crianas o princpio bsico de que todo desenho precisa ser primeiramente esboado para depois ser contornado e colorido; j a professora B, ao exigir o uso exclusivo do lpis de cor ou giz de cera, atende as orientaes de que em Artes Visuais tudo precisa ser bem colorido. ) A ao pedaggica da professora B reconhece que a criao artstica um ato exclusivo da criana, mas desconsidera que o percurso individual da criana pode ser significativamente enriquecido pela ao educativa intencional, cabendo ao professor oferecer propostas diferenciadas para o desenvolvimento de desenhos, como desenhar em p, sentado, deitado, usando vrios tipos de suporte e de materiais, desenho livre, desenho com interferncia, enfim as infinitas possibilidades prprias das Artes Visuais.

Assinale a sequncia correta. [A] F, V, F, V [B] V, F, V, F [C] F, F, V, V [D] V, V, F, F

Instruo: Analise a situao a seguir para responder s questes 33 e 34.


Uma instituio de Educao Infantil que atende as etapas de creche e pr-escola elaborou sua proposta pedaggica e tambm sistematizou o quadro, apresentado a seguir.
MBITOS DE CONHECIMENTO Relaes Sociais EIXOS DE TRABALHO Identidade e Autonomia Movimento Msica Artes Visuais Linguagem oral e escrita Contedos Especficos Natureza e Sociedade DOMINIOS DE CONHECIMENTO Socioemocional Imagem, conceito e expresso corporal Expresso meldica e vocal Expresso plstica e dramtica Oralidade e registros Representao simblica Cincias fsicas e naturais Cincias sociais e humanas Nmeros e sistemas de numerao Grandezas e medidas Espao e forma Resoluo de problemas

Matemtica

14/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 33
Considerando que os mbitos de Conhecimento devem estar definidos de acordo com aqueles estabelecidos pelos RCNEI, pode-se afirmar que o quadro elaborado [A] est correto, pois os dois mbitos definidos nos RCNEI so denominados: Relaes Sociais e Contedos Especficos. [B] no est correto, pois os dois mbitos definidos nos RCNEI so: Aspectos Socioemocionais e Aspectos do Conhecimento Especfico. [C] no est correto, pois os RCNEI definem trs mbitos de conhecimento: Formao Pessoal, Formao em Linguagens e Formao Cientfica e Cultural. [D] no est correto, pois os RCNEI definem os dois mbitos como: Formao Pessoal e Conhecimento de Mundo.

Questo 34
Em relao ao quadro elaborado, analise as afirmativas. I - A instituio assume uma postura equivocada ao fazer constar do quadro para a Educao Infantil Eixos de Trabalho exclusivos do Ensino Fundamental, a exemplo de Natureza e Sociedade. II - No quadro apresentado, os eixos de trabalho definidos atendem somente s classes de 4 e 5 anos que j trabalham contedos, uma vez que at os 3 anos o trabalho est centrado somente no eixo Identidade e Autonomia, no havendo trabalho com reas especficas do conhecimento. III - O quadro pensado expressa um currculo que leva em conta todo tipo de experincias, aes e formas de expresso que a criana vive ao longo da Educao Infantil, incluindo o desenvolvimento das habilidades sociais, o domnio do espao e do corpo e das modalidades expressivas, enfatizando tambm a necessria descoberta do mundo. Est correto o que se afirma em [A] I e II, apenas. [B] III, apenas. [C] II e III, apenas. [D] I, apenas.

Instruo: Analise as imagens para responder s questes 35 e 36.


IMAGEM 1 IMAGEM 2

(TONUCCI, Francesco. Com olhos de criana. Porto Alegre: Artmed, 1997.)

15/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 35
O entendimento que o adulto tem das crianas manifestado tambm no seu jeito de lidar, organizar, propor, respeitar e valorizar as brincadeiras. Sobre a compreenso do adulto em relao s brincadeiras, de acordo com estudos atuais sobre o assunto, assinale a afirmativa correta. [A] Nas duas imagens, os adultos interferem adequadamente nas situaes de brincadeiras das crianas, pois, ao negar a boneca e mostrar a necessidade de meninas brincarem com brinquedos de meninos, nega-se os esteretipos e, ao oferecer brinquedos de verdade ao menino, atende-se necessidade do contato com objetos que so a prpria expresso da realidade, evitando os perigos de se criar um mundo imaginrio parte. [B] Na imagem 1, o menino , provavelmente, proveniente de classes populares, por isso no usa brinquedos de verdade, sendo papel da escola, por meio do adulto, introduzi-lo em seu mundo, propiciando-lhe igualdade de acesso, pois, na sociedade atual, nossas crianas so consumidoras em formao e precisam se apropriar dessa nova cultura do brinquedo. [C] Na imagem 2, o adulto demonstra compreenso inadequada em relao brincadeira da menina, pois por meio da brincadeira a criana vai constituindo-se como sujeito e organizando a prpria identidade, portanto a boneca, conforme os estudos atuais, um brinquedo instrutivo fundamental para a construo da futura identidade feminina, garantindo s meninas tornarem-se mes amveis e competentes. [D] A atitude dos adultos nas duas imagens contraria as teorias referentes ao brincar, pois os estudos indicam que entender as brincadeiras das crianas possibilitar que representem os papis escolhidos para brincar independente do sexo e dos materiais utilizados.

Questo 36
A imagem 1 faz aluso ao brincar de faz-de-conta. Conforme os estudos atuais, por meio dessa forma de brincar, a criana tem a possibilidade de experimentar diferentes papis sociais que conhece e vivencia no cotidiano de suas histrias de vida. Sobre as brincadeiras de faz-de-conta, analise as afirmativas. I - Ao brincar de faz-de-conta, a criana d novos significados a objetos com os quais brinca, por exemplo, uma vassoura passa a ser um cavalinho, ela serve como representao de uma realidade ausente e ajuda a criana a separar objeto e significado. II - Por ser a brincadeira de faz-de-conta essencialmente sem regras e normas, fundamental a interveno do professor para organiz-la assegurando que todas as crianas executem com preciso seu papel no jogo, esforando-se para exibir o comportamento mais semelhante possvel do real. III - Com relao ao faz-de-conta, o professor poder organizar situaes nas quais as crianas conversem sobre suas brincadeiras, lembrem-se dos papis assumidos, pois, nesses momentos de roda de conversa aps o brincar, lembrarse sobre o qu, com quem e com o qu brincaram poder ajud-las a organizar seu pensamento e emoes. Est correto o que se afirma em [A] II e III, apenas. [B] I e III, apenas. [C] I e II, apenas. [D] II, apenas.

Instruo: A situao a seguir retrata o trabalho com o tempo desenvolvido por uma professora que atua com crianas de 4 anos. Analise-a e responda s questes 37 e 38.
A professora Patrcia incluiu na sequncia das atividades permanentes de sua turma a montagem do calendrio. Este consiste em um varal onde a cada dia a professora, usando prendedores de roupa, fixa um carto com o numeral que indica o dia do ms. Assim, o varal vai sendo construdo dia-a-dia, at ficar repleto de nmeros (at 30 ou 31, exceto para o ms de fevereiro). Tambm, a professora combinou com os alunos que os dias de aula seriam colocados com cartes brancos, o sbado e o domingo, com cartes amarelos e outros dias sem aula, como os feriados, com cartes vermelhos. Alm disso, em alguns momentos, solicita aos alunos que faam o registro dessa atividade.

16/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 37
A respeito do trabalho desenvolvido pela professora Patrcia em consonncia com as orientaes dos RCNEI para o trabalho com Matemtica, analise as afirmativas. I - Sua proposta atende as orientaes didticas para o trabalho com a Matemtica, e mais especificamente com medidas, na Educao Infantil, expressas nos RCNEI, considerando que estas esto presentes em grande parte das atividades cotidianas e as crianas desde cedo tm contato com certos aspectos da medida. II - Trabalhando dessa forma, a professora cria oportunidade para que as crianas marquem e percebam a passagem do tempo, estabelecendo relaes ao notarem que poucos cartes no varal significam que poucos dias se passaram, muitos cartes, muitos dias. III - A proposta ldica e criativa, porm a professora no soube dosar o contedo, antecipando conhecimentos que so prprios somente para crianas a partir do 1 ano do Ensino Fundamental, como calendrio e numerais de 1 a 30, uma vez que aos 4 anos o trabalho com nmeros deve se restringir at o nmero 10. Est correto o que se afirma em [A] I, II e III. [B] II e III, apenas. [C] III, apenas. [D] I e II, apenas.

Questo 38
Analise o desenho produzido por uma criana da turma da professora Patrcia como registro da atividade com o calendrio.

Tendo como parmetros os aspectos do trabalho com a Matemtica na Educao Infantil, referentes notao e escrita numricas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ) necessria a correo da atividade, pois ao se propor o trabalho com notao e escrita numrica deve-se, desde o incio, enfatizar o traado correto dos numerais evitando que o erro se torne hbito. ) Trata-se de uma atividade muito complexa para a idade, revelando a concepo de Educao Infantil voltada escolarizao precoce, o que se confirma pela imaturidade do traado da criana que realizou a atividade. ) So muitas as possibilidades de a criana investigar as regras e as regularidades do sistema numrico e o calendrio uma delas, pois propicia a percepo do uso da numerao como algo significativo e pertinente a sua vida cotidiana. ) Nesse momento, o principal objetivo da atividade que a criana demonstre que tipo de escrita e notao numrica j consegue produzir, portanto nada ser corrigido, pois o traado correto ser enfatizado gradativamente e em situaes diversas.

Assinale a sequncia correta. [A] V, V, F, F [B] V, F, V, F [C] F, F, V, V [D] F, V, F, V

17/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 39
Analise a imagem a seguir, considerando as orientaes sobre a necessidade dos cuidados com os bebs em instituies de Educao Infantil.

(TONUCCI, Francesco. Com olhos de criana. Porto Alegre: Artmed, 1997.)

Sobre o momento da troca de fraldas, analise as afirmativas. I - Em classes de atendimento aos bebs, o fundamental a rapidez e a eficincia, uma vez que a troca de fraldas uma atividade meramente mecnica que no envolve trabalho educativo/pedaggico propriamente dito. II - Em Educao Infantil, mesmo o ato de trocar um beb envolve conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, pois no s o cuidado com a higiene que est em jogo, mas tambm a interao afetiva que envolve a situao. III - O trabalho de cuidado com os bebs est intimamente relacionado ao trabalho educativo atinente construo da identidade, visto que os constantes cuidados com o conforto que so efetivados pelas trocas de vesturio, pelos procedimentos de higiene da pele, pelo contato com a gua do banho, vo proporcionando aos bebs novas referncias sobre seu prprio corpo, suas necessidades e sentimentos. Est correto o que se afirma em [A] I, apenas. [B] III, apenas. [C] II e III, apenas. [D] I e II, apenas.

18/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Questo 40
O trabalho de Lngua Portuguesa com crianas de at 4 anos tem seu foco principal no desenvolvimento da oralidade. Considerando o trabalho com a linguagem oral proposto nos RCNEI, assinale a afirmativa correta. [A] O aprendizado da linguagem oral acontece dentro de um contexto, assim quanto mais as crianas puderem ter oportunidades para falar em diversas situaes, como contar o que lhes aconteceu em casa, contar histrias, dar um recado, explicar um jogo ou pedir uma informao, mais podero desenvolver suas capacidades comunicativas. [B] O aprendizado da linguagem oral fundamentalmente um processo natural que ocorre somente em funo da maturao biolgica, portanto tornam-se inadequadas aes educativas planejadas para crianas menores de 2 anos com a inteno de favorecer essa aprendizagem. [C] O aprendizado da linguagem oral depende da interveno, necessria e determinante para a aprendizagem, direta do adulto, pois a ele cabe ensinar a pronncia das palavras, cuja aprendizagem se d de maneira cumulativa e cuja complexidade cresce gradativamente, sendo necessria a criao de situaes em que imperem o silncio para ouvir e a disciplina para repetir. [D] O aprendizado da linguagem oral ocorre com os menores pela imitao, principalmente quando o adulto imita a maneira de falar das crianas, pois, contrariamente ao que se acreditou durante muito tempo, tal prtica no infantiliza a fala e sim estabelece maior aproximao uma vez que a criana passa a acreditar que o adulto fala a sua lngua.

19/19 Docente: Professor da Educao Infantil

Anda mungkin juga menyukai