Anda di halaman 1dari 14

Leila Escorsim Netto1

O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes


Resumo: Este artigo tem por objeto algumas interpretaes da obra de Jos Carlos Maritegui, da imediata polmica poltico-ideolgica aberta entre apristas e comunistas peruanos, em 1930, passagem das discusses para o mbito terico, no ltimo quartel do sculo XX. neste marco que so sintetizadas as contribuies do argentino Jos Aric e do peruano Anbal Quijano, para uma compreenso mais rica e plural da obra do primeiro grande marxista latino-americano. Palavras-chave: Maritegui; marxismo; marxismo latino-americano. Abstract: The essay offers an outline of the main interpretations of Jos Carlos Mariteguis political thought opposing at first apristas and peruvian comunists and then expanded on theoretical grounds by Jos Aric e Anibal Quijano whose debate has enormously contributed for a greater comprehension of the first Latin-American marxist thinker. Keywords: Maritegui; marxism; Latin-American marxism.

Reconhecido atualmente como um dos mais brilhantes pensadores marxistas, o peruano Jos Carlos Maritegui (1894-1930) foi objeto de inmeras polmicas na sequncia de sua morte prematura antes da qual (apesar de sua intensa atividade jornalstica e da repercusso internacional de Amauta, revista criada por ele, em 1926) s publicara dois livros: La escena contempornea (1925) e o clssico 7 ensayos de interpretacin de la realidad peruana (1928)2. Seja no interior da esquerda peruana, seja no campo do que ento se chamava oficialmente Movimento Comunista Internacional, sua obra foi questionada e, no extremo, desqualificada.
.............................................................................. 1 Doutora em Servio Social, professora adjunta da Escola de Servio Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, autora de Maritegui. Vida e obra (S. Paulo: Expresso Popular, 2006). 2 Este ltimo, alis, seu nico livro integralmente traduzido ao portugus (Maritegui, 1975).

45

REVISTA Em Pauta

Nmero 22 - 2009 } O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes - NETTO, L. E. }

Somente a partir dos anos 1960, o debate em torno de Maritegui deixou de ser dominantemente poltico-ideolgico e transitou para o estrito mbito terico (que, obviamente, inclui a dimenso deo-poltica). Este trnsito foi favorecido por trs ordens de eventos: de uma parte, pela publicao (iniciada na dcada anterior) do conjunto de sua obra, empreendimento a que se dedicaram seus filhos; de outra, pela crise (aberta em 1956) do referido movimento comunista e, simultaneamente, pelo interesse revelado por pesquisadores estrangeiros3. A consolidao do estatuto terico do debate sobre Maritegui pode ser situada em 1980 (cinqentenrio de seu falecimento): foi quando se realizou o Seminrio de Sinaloa4, a partir do qual se ps no centro da discusso o que se pode designar como o fenmeno Maritegui o surgimento, num pas perifrico e sem fortes tradies socialistas como o Peru, de um marxista autodidata, extremamente culto e informado, inovador, capaz de oferecer, da sociedade em que vivia, uma anlise histrico-concreta e de vincular a reflexo terica criadora a uma efetiva interveno prtico-poltica5. Do Seminrio de Sinaloa, participaram, entre outros latino-americanos, o argentino Jos Aric e o peruano Anbal Quijano, intelectuais que se inscrevem entre os mais qualificados leitores de Maritegui e cujo contributo ao esclarecimento do fenmeno Maritegui precede e sucede quele colquio internacional. Nos limites compulsrios deste artigo, meu objetivo bem limitado: depois de sinalizar a polmica poltico-ideolgica, pretendo resumir a interpretao com que Aric e Quijano enriqueceram a anlise da obra do Amauta. A polmica poltico-ideolgica no Peru Na sequncia imediata da morte de Maritegui, a polmica em torno de sua obra foi condicionada, de uma parte, pela disputa do seu legado pelos apristas6 e, de outra, pela bolchevizao do Partido Comunista Peruano (que ele fundara em 1928, ainda sob a designao de Partido Socialista). O tom da disputa conduzida pelos apristas j fora dado pelo prprio Haya de la Torre, primeiro em correspondncia dirigida ao prprio Maritegui, em que reprovava o seu europesmo (Ponha-se na realidade e trate de alinhar-se, no
.............................................................................. 3 Por razes de espao, no posso assinalar, aqui, um elenco expressivo, ainda que limitado, de analistas noperuanos da obra de Maritegui ps-1956; apenas guisa de indicao, recordo, aleatoriamente, os nomes de Manfred Kossok (alemo), David Wise, Victor Berger, Harry Vanden, William Stein (norte-americanos), Adam Anderle (hngaro), Enrique Dussel, Fernanda Beigel, Nstor Kohan, Daniel Campione, Horacio Tarcus (argentinos), Florestan Fernandes, Michael Lwy, Alfredo Bosi, Jos Paulo Netto (brasileiros), Yerko Moretic (chileno), Adolfo Snchez Vzquez (espanhol), Ricardo Melgar Bao (mexicano). Entretanto, dentre todos os estrangeiros, dois europeus tiveram especial importncia na anlise e na divulgao da obra de Maritegui: o italiano Antonio Melis (1971, 1999) e o francs Robert Paris (1981). 4 Realizado em Culiacn (Mxico), na Universidad de Sinaloa, o encontro reuniu estudiosos latino-americanos, norte-americanos e europeus. 5 Para uma aproximao biobibliogrfica a Maritegui, pode o leitor brasileiro recorrer, entre outros, ao artigo de Netto (1980), introduo de Bellotto e Corra a Maritegui (1982), ao opsculo de Alimonda (1983), s introdues que Lwy preparou para a sua antologia de marxistas latino-americanos (Lwy, 1999) e para a sua coletnea de escritos de Maritegui (2005), aos textos recolhidos por Amayo e Segatto (2002), apresentao de Perics a Maritegui (2005 a) e a Escorsim (2006). 6 Partidrios do APRA -lembre-se de que Victor Ral Haya de la Torre (1895-1979), fundador e lder histrico e inconteste do APRA, foi aliado e, depois, adversrio de Maritegui. Para as relaes entre ambos, cf., dentre muitos ttulos, Illn (1974), Luna Vegas (1986, 1990) e Haya de la Torre et alii (1990).

46

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

REVISTA Em Pauta
} O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes - NETTO, L. E. }

Nmero 22 - 2009

com a Europa revolucionria, mas com a Amrica revolucionria. Voc est causando muitos danos [...] com seu af de aparecer sempre como europeu [...])7, depois, numa carta de 22 de setembro de 1929 a seu correligionrio Csar Mendoza: Sempre simpatizei com Maritegui. Parece-me uma figura interessante do romantismo, da f e da exaltao intelectual de um revolucionrio. Porm, Maritegui nunca esteve na luta mesma [...]. [Maritegui pensa como um intelectual europeu, do tempo em que esteve na Europa. [...] Minhas fraternas objees a Maritegui foram sempre contra a sua falta de sentido da realidade, contra seu excessivo intelectualismo e sua ausncia, quase total, de um sentido eficaz e eficiente da ao] Maritegui est imobilizado8 e seu trabalho meramente intelectual. A ns, que estamos na ao, cabe a tarefa de encarar diretamente a realidade e de enfrent-la (in Aric, org., 1978, pp. XXV-XXVI; itlicos no originais). Este mote excessivo intelectualismo, europesmo e desvinculao com a prtica poltica constituir a matriz geral da crtica que os apristas dirigiro a Maritegui. J no nmero de maio de 1930, em memria de Maritegui, a revista Claridad, editada em Buenos Aires, publicava um artigo de Manuel A. Seoane (19001963), em que, a par de elogios sua honradez e ao seu talento, desqualifica seu rigor terico, subestima sua capacidade de ao e, sobretudo, debita suas limitaes a uma espcie de estrangeirismo, fruto de seu aprendizado europeu (cf. Vv. Aa., 1973, pp. 163-165). No marco da crtica aprista9, talvez o texto mais representativo seja o de Carlos Manuel Cox (1902-1986), Reflexes sobre Jos Carlos Maritegui, publicado em julho de 1934, em Claridad (cf. Vv. Aa., 1973). Numa linguagem educada, Cox retoma e desenvolve o mote assinalado e trata de recuperar Maritegui para o aprismo, atribuindo o afastamento de Maritegui em relao a Haya aos agentes internacionais do comunismo criollo, que teriam se aproveitado da enfermidade de Maritegui para dividir o grupo socialista e fundar o Partido Comunista, seo peruana da Terceira Internacional (Vv. Aa., 1973, p. 189). Logo depois de publicado este texto, a revista recebeu e divulgou uma rplica (Em defesa de Jos Carlos Maritegui, marxista), firmada por Juan Vargas (provavelmente um pseudnimo), em que a crtica de Cox era desmontada ponto por ponto (texto tambm coligido em Vv. Aa, 1973). Cox treplicou, num artigo (Aprismo e marxismo na obra de Maritegui), sustentando que no h [...] oposio entre a doutrina aprista e a teoria de Marx e que apenas a burocracia stalinista internacional procura escamotear a
.............................................................................. 7 Apud Illn (1974, p. 163). 8 Haya refere-se ao fato de Maritegui estar preso a uma cadeira de rodas, desde maio de 1924, quando lhe foi amputada a perna direita. 9 Crtica que teve inmeras expresses, algumas abertamente mistificadoras, de que exemplo um artigo de Luis E. Heysen, publicado na mesma revista e a que Armando Bazn respondeu duramente (toda esta polmica de 1930 est acessvel hoje em Vv. Aa., 1973).

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

47

REVISTA Em Pauta

Nmero 22 - 2009 } O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes - NETTO, L. E. }

filiao aprista de Maritegui, durante alguns anos, para nos apresentar, apenas, o bolchevique exagerado dos ltimos meses que precederam a sua morte prematura (idem, p. 203-204). Cox est escrevendo em 1934/1935, quando o APRA j se confronta com o PCP e se interessa por desvincular Maritegui dos comunistas: dirige seu esforo no sentido de resgatar Maritegui para o aprismo, jogando inclusive com o fato de que, no interior do PCP, grassava uma campanha antimariateguiana. No processo de bolchevizao dos partidos comunistas (leia-se: o enquadramento dos PCs direo do partido sovitico) que a Terceira Internacional stalinizada implementa, a partir de 1929/193010, a herana mariateguiana esconjurada pelos novos dirigentes do PC peruano: j num documento de dezembro de 1933 (Sob a bandeira de Lnin!, parcialmente disponvel em Alimonda, 1983), o partido d incio campanha contra o mariateguismo, que perdurar por toda a dcada e cujo lder ser Eudcio Ravines11. Paradoxalmente, os comunistas peruanos incorporavam a tese dos apristas, mas com um objetivo contrrio: sublinhavam a anterior cooperao de Maritegui com Haya de la Torre, precisamente, para desqualificar o seu marxismo e a sua opo bolchevique. E a campanha contra o mariateguismo ganhou a chancela do oficial Movimento Comunista Internacional, quando um respeitado historiador russo, especialista em Amrica Latina e destacado assessor do Bir Latino-Americano da Terceira Internacional, V. M. Miroshevski, publicou o ensaio O populismo no Peru: o papel de Maritegui na histria do pensamento social latino-americano (a verso castelhana saiu na revista Dialctica, La Habana, vol. 1, n 1, maio-junho de 1942). Eis o ncleo da apreciao de Miroshevski: Maritegui sinceramente queria lutar pelo socialismo e estava convencido da revoluo socialista no Peru. [...] Porm, seus pontos de vista nada tm em comum com o socialismo proletrio. Suas idias foram os sonhos utpicos de um intelectual pequenoburgus, num pas campons atrasado. [...] Embora se considerando marxista, [Maritegui] se orientava, apesar disto, para a luta revolucionria independente do campesinato, negando a necessidade da hegemonia do proletariado no movimento revolucionrio. [...] De acordo com Maritegui, o proletariado peruano, em geral, transformou-se num simples apndice das massas camponesas indgenas. Na sua opinio, o proletariado no existia como um fator independente na realidade peruana; esta realidade se resumia nos elementos latifundirio e campons (Miroshevski, in Aric, org., 1978, p. 69).

.............................................................................. 10 Sobre este processo, cf. Claudn (I, 1972) e Roio (1990). 11 Ravines (1898-1979), que o prprio Maritegui indicara para substitu-lo na secretaria geral do PCP, ser, posteriormente, expulso do partido e terminar seus dias como escriba, a servio das piores ditaduras latinoamericanas (Somoza e Pinochet).

48

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

REVISTA Em Pauta
} O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes - NETTO, L. E. }

Nmero 22 - 2009

O completo absurdo que nada ficava a dever s tergiversaes apristas dessas formulaes de um intelectual organicamente vinculado ao Movimento Comunista Internacional coonestava a campanha conduzida no interior do PC peruano. somente no decurso dos anos 1940 que o partido peruano, livrando-se da direo de Ravines e renovando suas concepes estratgicas e tticas, comear a fazer justia a Maritegui e terminar, posteriormente, por consagr-lo como um cone ideolgico12. Mas, relevante observar que a disputa poltico-ideolgica pela herana de Maritegui no Peru no se esgotou nos meados do sculo XX. Se, ainda na dcada de 1950, apristas mais sofisticados tratavam de recuper-lo de que so exemplos os esforos de Chang-Rodrguez13 , ao longo da segunda metade do sculo passado e mesmo na entrada do presente sculo, a fragmentada esquerda peruana trava infindveis e bizantinas querelas por seu esplio. A contribuio de Aric Jos Aric (Villa Mara, 1931/Buenos Aires, 1991) ingressou no Partido Comunista Argentino, ainda adolescente (1947), e dele foi expulso, em 1963, dada a sua heterodoxia. Um dos primeiros divulgadores de Gramsci na Amrica Latina notabilizou-se por sua atividade editorial (que prosseguiu durante o seu exlio, entre 1976 e 1983, quando lecionou na Universidad Nacional Autnoma do Mxico), de que foi emblemtica a revista Pasado y presente. Sua obra quantitativamente exgua cujos ttulos principais so: Marx y Amrica Latina (1980), La cola del diablo (1986) e o pstumo La hiptesis de Justo (1998) no d a medida da sua influncia sobre a intelectualidade de esquerda argentina e latino-americana: poucos homens de pensamento exerceram papel to notvel quanto o seu na organizao da cultura poltica do subcontinente14. Para os estudiosos de Maritegui, a contribuio de Aric foi excepcional: graas ao volume que organizou em 1978, Maritegui y los orgenes del marxismo latinoamericano (Aric, org., 1978), as novas geraes de pesquisadores tiveram acesso a fundamentais textos polmicos, praticamente indisponveis at ento e a introduo que preparou para esse volume primorosa, pelo cuidadoso levantamento das discusses polticas em torno do legado mariateguiano. Mas a sua viso

.............................................................................. 12 Neste resgate de Maritegui no interior do PCP, ter papel importante Moiss Arroyo Posadas (1906-?), que refutou com rigor o texto de Miroshevski no ensaio A propsito do artigo O populismo no Peru, publicado em 1946 (disponvel hoje in Aric, org., 1978), e, sobretudo, Jorge del Prado (1910-1999), que, desde o princpio dos anos 1940, operou uma recuperao marxista-leninista de Maritegui (cf. Prado: 1946 e 1983) - recordese de que Prado foi, por dcadas, secretrio-geral do PCP e membro do parlamento peruano. Por outra parte, a posteriori, o movimento comunista internacional revisou inteiramente a apreciao de Miroshevski: dois especialistas russos em Amrica Latina, os historiadores S. Semionov e A. Schulgovski, encarregaram-se de retirar de Maritegui a pecha de populista: em 1957, no ensaio (O papel de Jos Carlos Maritegui na formao do Partido Comunista do Peru), reabilitaram-no, caracterizando-o como revolucionrio marxista e lder do proletariado peruano, [... que] abraa decidida e irreversivelmente o leninismo, vendo, na doutrina de Lnin, a renovao criadora do marxismo (in Aric, org., 1978, p. 174). 13 Cf. Chang-Rodrguez (1957); em obra posterior, o autor avana no mesmo veio interpretativo (Chang-Rodrguez, 1983). 14 Para verific-lo, cf. a interveno de Horacio Crespo no Seminario de Historia Intelectual (2002) do Colegio de Mxico, disponvel em http://shial.colmex.mx/shi/horaciocrespo-febrero2002 (acesso em 05/10/2008).

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

49

REVISTA Em Pauta

Nmero 22 - 2009 } O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes - NETTO, L. E. }

substantiva da obra de Maritegui est expressa no compacto e denso ensaio (O marxismo latino-americano nos anos da Terceira Internacional), que escreveu para a Histria do marxismo, obra coletiva, h muito divulgada no Brasil (Hobsbawm, org., 1987). Neste ensaio, em que situa Maritegui na base do surgimento de um marxismo latino-americano, Aric comea por indagar-se como, num pas inteiramente perifrico como o Peru, pde surgir um marxismo renovado e responde com as seguintes palavras: Em primeiro lugar, porque a formao marxista de Maritegui se produz fora do movimento comunista e da Terceira Internacional; em segundo lugar, porque o movimento socialista peruano se estrutura no quadro de um amplo movimento intelectual e poltico, no submetido presena cerceadora do partido comunista, nem herana de um partido socialista, que fixasse no movimento social a forte marca positivista, que modificou o prprio marxismo (in Hobsbawm, org., 1987, p. 450). Considerando o estgio italiano de Maritegui15, Aric tributa como todos os analistas a este perodo a incorporao do marxismo pelo jovem peruano. Mas, observa, com preciso, que Maritegui chega at Marx, partindo daquelas mesmas fontes emergentes da decomposio do marxismo da Segunda Internacional, recuperadas com tanta liberdade e desenvoltura na revista Amauta16 (idem, p. 451). Sinteticamente, para Aric, Maritegui leu Marx e Lnin, com o filtro do historicismo italiano e de sua polmica, contra qualquer viso evolucionista e fatalista do desenvolvimento das relaes sociais (idem, p. 450). Com estas determinaes, a argumentao de Aric, at aqui, no se distingue daquela da maioria dos estudiosos qualificados de Maritegui. O elemento diferencial surge na continuidade da sua anlise: Mas, esta reviso de fontes to diversas que vo do historicismo croceano at Marx, passando por Sorel, Bergson, Gobetti e a presena catrtica de Lnin s foi possvel porque a realidade nacional em que agia, aquele Peru dos anos vinte [do sculo

.............................................................................. 15 Recorde-se de que Maritegui viveu na Europa, de novembro de 1919 a incio de 1923, fixando-se, especialmente, na Itlia (2 anos e 7 meses) cf. Escorsim (2006, esp. pp. 33-35 e 79-112).

50

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

REVISTA Em Pauta
} O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes - NETTO, L. E. }

Nmero 22 - 2009

XX], apresentava-se como um laboratrio poltico, indicativo tambm, de um conjunto de problemas, que caracterizavam e envolviam toda a Amrica Latina (idem, ibidem). Ou seja: para Aric, foi a excentricidade (idem, p. 448) da sociedade peruana (com particularidades que eram comuns a outras reas latino-americanas) que permitiu a Maritegui na medida exata em que procurou apreend-la teoricamente e, nesta procura, afinou e calibrou a sua grade terica escapar de qualquer ecletismo e constituir um marxismo latino-americano, base de capacidade terica, de conhecimento da realidade nacional e mundial e de posio crtica diante do prprio marxismo (idem, p. 449). Se verdade que as correntes vitalistas, antiintelectuais, antipositivistas, anticientificistas e antieconomicistas, em relao s quais se estrutura a recuperao mariateguiana do marxismo no como uma filosofia da histria, mas como um princpio terico ordenador de uma vontade de luta contra um sistema de explorao dos homens e como um mtodo de conhecimento e de transformao da sociedade , eram denunciadas pelo marxismo oficial como expresses da decadncia burguesa (idem, p. 449-450), o risco do ecletismo se evita, porque se trata, em Maritegui, segundo Aric, de uma verdadeira refundao do marxismo, concebido no mais como uma teoria importada do exterior, mas, sim, como uma traduo produtiva para o prprio reconhecimento nacional da realidade peruana e para a anlise diferenciada de seus processos (idem, p. 456). O carter heterodoxo que Aric atribui ao marxismo de Maritegui relacionase tanto tradio terica da Segunda Internacional quanto prtica poltica que a Terceira Internacional ensaia aps a morte de Lnin e implementa na segunda metade dos anos 1920. O essencial, todavia, que, para Aric, o marxismo de Maritegui constitui, em face de Marx, uma interpretao tendencialmente antieconomicista e antidogmtica, numa poca em que tentar isto nas fileiras comunistas era teoricamente inconcebvel e politicamente perigoso (idem, p. 450). Na raiz do marxismo de Maritegui, Aric descobre uma concepo democrtica, popular e laica do socialismo e da prpria teoria marxista (idem, p. 456). Concepo inerentemente antiestatista (e, consequentemente, antijacobina), que lhe propicia a viso dos processos histricos,

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

51

REVISTA Em Pauta

Nmero 22 - 2009 } O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes - NETTO, L. E. }

a partir dos movimentos de constituio e de fragmentao das massas populares, de suas formas expressivas, de seus mitos e seus valores, a fim de determinar e potencializar suas tendncias, para a construo de uma autonomia prpria (idem, ibidem). esta concepo que levou Maritegui descoberta do mundo fascinante das classes subalternas e, no centro dele, do problema indgena (idem, ibidem). Aqui, a referida excentricidade peruana jogar um papel essencial; preciso citar, mais extensamente, a Aric, para compreender este papel: A hiptese leninista de um bloco social, construdo com base na aliana entre a classe operria e os camponeses, podia encontrar, no Peru, uma forma de traduo que a fizesse emergir como expresso prpria e original da realidade. Maritegui diferentemente de Haya de la Torre e da experincia da Terceira Internacional conseguiu analisar o problema indgena, a partir de uma perspectiva de classe que possibilitava sua introduo numa proposta socialista e revolucionria. No se trata simplesmente do fato de que, diferena da Internacional, tenha compreendido que o problema indgena era o problema da terra e, no, simplesmente o das nacionalidades oprimidas: transformando o problema indgena na questo camponesa do Peru, Maritegui operou uma transformao de todo o discurso marxista oficial, que o levou a basear, no ndio, a fora social estratgica de qualquer projeto socialista de transformao (idem, p. 456-457). Como se verifica, a interpretao de Aric vincula, no cerne do pensamento de Maritegui, a proposta lenineana da aliana operrio-camponesa (Lnin, 1961) sua adequao anlise mariateguiana do Peru, na exata escala em que a realidade peruana, pela sua estrutura e particularidade histrica, tornava pertinente a estratgia de Lnin. Vale dizer: Maritegui socorre-se de Lnin, quando esta remisso se funda numa traduo expressiva do movimento da realidade. Mas esse , segundo Aric, o procedimento analtico de Maritegui em todos os passos: o marxismo nunca como aplicao, mas como mtodo de decifrao da realidade. A excentricidade peruana, no caso da problemtica indgena, mas no s, o suporte material da refundao do marxismo por Maritegui. Esta tese de Aric demonstra-se extremamente fecunda, para compreender o que Guillermo Rouilln chamou de criao herica de Jos Carlos Maritegui e para explicar o fascnio que, em outras reas excntricas, desperta, hoje, o pensamento do Amauta. A interpretao de Quijano Anbal Quijano (Ancash, 1930) o cientista social peruano mais influente e respeitado da segunda metade do sculo XX: a sociologia crtica no Peru , praticamente, obra sua (pode-se comparar sua interveno universitria quela desen-

52

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

REVISTA Em Pauta
} O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes - NETTO, L. E. }

Nmero 22 - 2009

volvida, no Brasil, por Florestan Fernandes). Socilogo com experincias docentes nas trs Amricas e na Europa, autor de vastssima bibliografia, Quijano um intelectual comprometido com o projeto socialista e um incansvel militante das causas democrticas e populares17. Seu interesse pela obra de Maritegui data da poca de seus estudos universitrios iniciais e, j em 1956, prepara uma antologia de textos mariateguianos. Ao longo dos anos, escreveu abundantemente sobre Maritegui, acumulando um formidvel conhecimento sobre ele, atestado pela qualidade do material que coligiu, organizou, anotou e prefaciou, na entrada dos anos 90, (Quijano, org., 1991). Sua leitura global da obra mariateguiana comparece, porm, num texto da dcada anterior (Quijano, 1982) econmico texto, que constitui uma extraordinria interpretao de Maritegui e que melhor decifrou, a meu juzo, o fenmeno Maritegui. Quijano comea por criticar a construo de um Maritegui mtico, cultivado e/ou exorcizado conforme a posio assumida tradicionalmente pelos analistas18 e se prope desmistificao de Maritegui, apreendendo o seu itinerrio formativo e suas ideias, no como um compndio sistemtico e fechado, como habitual, mas como um processo que, como o de qualquer homem abrasado pela paixo do conhecimento e da ao, vai se fazendo e se refazendo, no todo ou em parte, em funo da atmosfera em que vive em cada momento, das heranas ideolgicas e emocionais recebidas, das necessidades particulares da polmica em cada situao, da disponibilidade, ou no, de idias e de conhecimentos, dentro do horizonte de reflexo do seu tempo (Quijano, 1982, p. 58). Criticando, com base nesta postulao metodolgica, exegeses anteriores de Maritegui, ainda que reconhecendo seus eventuais mritos, ele avana na sua prpria interpretao que, em resumo, atribui a Maritegui um marxismo criador e fecundo, sem prejuzo de aspectos problemticos. Quanto s influncias italianas, Quijano no as questiona Croce, Gentile, Gobetti, LOrdine Nuovo19 e Sorel, mesmo observando que na Itlia de Maritegui imperava um clima intelectual que no era estranho ao Peru que ele deixara e atribui a elas enorme importncia:
.............................................................................. 17 Quando, em 1995, o ditador Fujimori interveio na Universidad Mayor de San Marcos, Quijano numa corajosa atitude de protesto renunciou sua ctedra. Em novembro de 2006, a universidade reintegrou-o a seu corpo acadmico como professor emrito. 18 Conforme Quijano (1982, pp. 52-57), quatro foram os ngulos principais de anlise que construram esse Maritegui mtico: 1) o das correntes reformistas socializantes, expresso de camadas mdias intelectuais e adversrios do marxismo e do socialismo revolucionrio; 2) o das correntes nacionalistas (velazquismo a referncia aos idelogos do perodo de Velasco Alvarado) e o das correntes democrtico-burguesas (aprismo); 3) os seguidores e portavozes do movimento comunista fiel direo moscovita; e 4) o das correntes trotskistas. 19 No se esquea de que o peridico criado por Gramsci e seus camaradas foi leitura habitual de Maritegui na Itlia e de que ele presenciou o Congresso de Livorno (janeiro de 1921), no qual a frao do revolucionrio sardo abandonou o Partido Socialista e criou o Partido Comunista.

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

53

REVISTA Em Pauta

Nmero 22 - 2009 } O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes - NETTO, L. E. }

A Itlia [...] foi uma estao decisiva na formao de Maritegui, intelectual, poltica e emocionalmente, chegando a ser um permanente ponto de referncia de sua viso dos problemas (idem, p. 44). Se se toma a avaliao do Amauta por Quijano, verifica-se que, no geral, ele faz coro com a maioria dos melhores analistas de Maritegui: Se Maritegui foi capaz de deixar uma obra na qual os revolucionrios da Amrica Latina e de outros pases podem, ainda, encontrar e reconstruir uma matriz de indiscutvel fecundidade para as tarefas de hoje, isto se deve, antes de tudo, ao fato de ter sido, entre todos os que contriburam para a implantao do marxismo na Amrica Latina do seu tempo, o que mais profunda e certeiramente conseguiu apropriar-se [...] do marxismo. Ou seja: apropriou-se da sua qualidade de marco e ponto de partida para investigar, conhecer, explicar, interpretar e transformar uma realidade histrica concreta a partir dela mesma (idem, p. 61-62). Mas, a contribuio original de Quijano se revela na sua crtica: ele que melhor assinala concretamente os problemas do marxismo de Maritegui, resumidos fundamentalmente em dois nveis: 1. a irresoluta tenso entre uma concepo de marxismo como teoria da sociedade e da histria e mtodo de interpretao e ao revolucionria, por um lado, e, por outro, filosofia da histria, apta para receber as guas de outras vertentes filosficas que, segundo Maritegui, podiam contribuir para a permanncia da vontade da ao revolucionria; 2. vinculada anterior, a insistncia na centralidade da vontade individual, como fundamento da ao histrica, e para ela, na necessidade de um alimento de f e de fundamento metafsico para a restaurao de uma moral despojada dos lastros da conscincia burguesa (idem, p. 62)20. na explorao dessas indicaes que Quijano vai apontar a fecundidade e a problematicidade do marxismo de Maritegui. Quanto ao primeiro ponto, depois de citar uma passagem do prprio Maritegui aquela em que ele afirma que o marxismo apenas um mtodo de interpretao histrica21 , Quijano anota criticamente:
.............................................................................. 20 Quijano aflora aqui um elemento (o da vontade individual, que pode derivar no voluntarismo), que frequentemente ensejou que se criticasse, em Maritegui, um vis subjetivista na sua concepo de ao revolucionria. Contrapondo-se a esta interpretao, Adolfo Snchez Vzquez, num texto breve, mas rico de sugestes, observa que, em Maritegui, h a valorizao da subjetividade, sem subjetivismo (Vzquez, in Barsotti e Perics, orgs., 1998, p. 50). 21 O trecho a que Quijano faz referncia o seguinte: O materialismo histrico no , precisamente, o materialismo metafsico ou filosfico, nem uma filosofia da histria, deixada atrs pelo progresso cientfico. Marx no teria por que criar mais que um mtodo de interpretao histrica da sociedade atual (Maritegui, 1974, p. 40).

54

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

REVISTA Em Pauta
} O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes - NETTO, L. E. }

Nmero 22 - 2009

No se apresenta, porm, o aparato epistemolgico que funda esse mtodo de interpretao histrica, nem aparece a determinao de que, para alm de ser mtodo de interpretao, o marxismo uma teoria da sociedade, vale dizer, com capacidade de dar conta das leis que movem a sociedade e dos elementos que concorrem para a constituio dessas leis, e de onde nasce o seu poder explicativo e de interpretao (idem, p. 63). Ou seja: para Quijano, Maritegui reduz o marxismo a um mtodo de anlise e as consequncias desta reduo, no plano terico-filosfico, no so desprezveis: Deste modo, um curioso amlgama de tendncias filosficas, todas no somente estranhas, porm opostas ao marxismo, passam a compor uma espcie de filosofia da histria que, para Maritegui, no s no contradiz, mas complementa e enriquece, ou, como ele diz, ilustra o marxismo (idem, p. 64-65). Sem diz-lo expressamente, Quijano identifica aqui um constitutivo trao ecltico no marxismo de Maritegui. Quanto ao segundo ponto, que envolve o problema do mito elemento recolhido de Sorel por Maritegui22 -, Quijano no tem dvidas em credit-lo ao que considera a debilidade devida no-explicitao dos fundamentos epistemolgicos do marxismo por Maritegui, na sua luta contra o positivismo (idem, p. 69): na medida em que Maritegui no se vale deles, seu combate contra o positivismo desloca-se para uma perspectiva tico-filosfica, que acaba por recuperar um direcionamento metafsico. Consequentemente, Quijano pode afirmar que no h dvida de que Maritegui articulou em sua formao intelectual uma concepo de marxismo como mtodo de interpretao histrica e de ao e uma filosofia da histria de explcito contedo metafsico e religioso (idem, p. 69). Contestando Salazar Bondy 23 e outros intrpretes, que veem em Maritegui um marxismo aberto contra um marxismo dogmtico, Quijano julga que
.............................................................................. 22 Georges Sorel (1847-1923), terico do sindicalismo revolucionrio qualificado por Lnin como confusionista bem conhecido, afirmava que um mito no pode ser refutado, porque, no fundo, idntico s convices de um grupo, a expresso dessas convices em linguagem de movimento e, por conseguinte, indecomponvel em partes que possam ser aplicadas num plano de descrio histrica. [... Os mitos so as] tendncias mais fortes de um povo, de um partido, de uma classe, tendncias que se apresentam ao esprito, com a insistncia de instintos, em todas as circunstncias da vida, e que do um aspecto de plena realidade a esperanas de ao prxima sobre as quais se funda a reforma da vontade (Sorel, 1993, pp. 32-33, 105). Maritegui incorporou inteiramente, a teoria soreliana do mito (cf., por exemplo, Maritegui, 1972, p. 25 e ss.). Quijano no complacente com a importncia que Maritegui atribui a Sorel, ainda que a explique pela sua recusa do positivismo e pela ambincia italiana: Cinquenta anos depois [da morte de Maritegui], surpreende em um homem como Maritegui essa desaforada admirao a um pensamento to confuso e prescindvel como o de Sorel (Quijano, 1982, p. 72). 23 Augusto Salazar Bondy (1925-1974), investigador peruano, autor de uma influente Historia de las ideas en el Per contemporneo.

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

55

REVISTA Em Pauta

Nmero 22 - 2009 } O Fenmeno Maritegui: Polmicas e Intrpretes - NETTO, L. E. }

mais correto assinalar que nem todo o pensamento mariateguiano era marxista e que, em sua polmica contra o revisionismo e o positivismo, so as questes tico-filosficas as que tm primazia sobre as epistemolgicas e metodolgicas, acerca das quais sua formao era insuficiente (idem, p. 76). E Quijano, analista que no se deixa levar nem pelo hipercriticismo nem pela apologia, conclui: O que hoje nos assombra na obra mariateguiana que, apesar de suas ambiguidades conceituais e da insuficincia da sua formao terica, tenha conseguido fazer as descobertas tericas mais importantes da investigao marxista de seu tempo na e sobre a Amrica Latina, que constituem pontos de partida necessrios para a crtica revolucionria atual de nossa sociedade. [... Suas descobertas] constituem a conquista de um crebro, cuja autonomia e ousadia intelectual eram apoiadas, inclusive, em elementos teoricamente esprios e, entretanto, psicologicamente eficazes para permitir que no se prendesse simplesmente a uma adeso acrtica s ortodoxias burocrticas (idem, p. 77). Para alm das interpretaes: Maritegui, um clssico As leituras que Aric e Quijano fazem de Maritegui mostram-se simultaneamente convergentes e divergentes a radical importncia terico-poltica do Amauta vem sublinhada com igual fora, mesmo se, para o crtico argentino, na obra mariateguiana, h que ressaltar uma heterodoxa refundao do marxismo, enquanto para o socilogo peruano h que valorizar a eficcia analtica de um marxismo problemtico. E de ambos os analistas extrai-se a convico cientfica de que, no trato da obra mariateguiana, sobreleva a originalidade como a marca maior de um pensamento que se quis marxista convicto e confesso24 - marca cuja indescartabilidade se comprova na anlise operada tambm por outros pesquisadores (v.g., Illn, 1974; Galindo, 1982; Portocarrero, Cceres y Tapia, orgs., 1995). Todavia, quando o estudioso da histria do marxismo e/ou da histria (passada e presente) da Amrica Latina vai alm das exegeses e das interpretaes e se enfrenta com as problemticas contemporneas de uma e de outra, o que salta vista o quanto Maritegui ainda tem a nos dizer. Aqui, para alm das interpretaes, o que vale uma parfrase da clebre notao de talo Calvino: um clssico um autor que nunca termina de dizer aquilo que tinha a dizer. E tanto Aric quanto Quijano oferecem uma excelente contribuio para demonstrar o carter clssico que a obra de Maritegui possui, no contexto latinoamericano.
.............................................................................. 24 Esta frmula autocaracterizadora, Maritegui utilizou-a pelo menos duas vezes: em junho de 1927, em carta do Hospital de San Bartolom, onde esteve preso, acusado de participar de um compl comunista (cf. Moretic, 1970,p. 109) e nos 7 ensayos... (cf. Maritegui, 1998, p. 62).

56

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

REVISTA Em Pauta
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Nmero 22 - 2009

ALIMONDA, H. Jos Carlos Maritegui. So Paulo: Brasiliense, 1983. AMAYO, E. e SEGATTO, J. A. (Orgs.). J. C. Maritegui e o marxismo na Amrica Latina. Araraquara/S. Paulo: UNESP/Cultura Acadmica, 2002. ARIC, Jos (Org.). Maritegui y los orgenes del marxismo latinoamericano. Mxico: Siglo XXI, 1978. BARSOTTI, P. e PERICS, L. B. (orgs.). Amrica Latina. Histria, idias e revoluo. S. Paulo: Xam, 1998. BELLOTTO, M. e CORRA, A . M. (orgs.). Maritegui. Poltica. S. Paulo: tica, 1982. CHANG-RODRGUEZ, E. La literatura poltica de Gonzlez Prada, Maritegui y Haya de la Torre. Mxico: Studium, 1957. ______. Potica e ideologa en Jos Carlos Maritegui. Madrid: Jos Porra Turanzas, 1983. CLAUDN, F. La crise du mouvement communiste. Du Komintern au Kominform. Paris: F. Maspero, I-II, 1972. ESCORSIM, L. Maritegui. Vida e obra. S. Paulo: Expresso Popular, 2006. GALINDO, A . F. La agona de Maritegui. Lima: Desco, 1982. HAYA DE LA TORRE, V. R. et alii. El APRA y Maritegui. Lima: Centro de Documentacin Andina/CONCYTEC, 1990. HOBSBAWM, E. (org.). Histria do marxismo. VIII. O marxismo na poca da Terceira Internacional: o novo capitalismo, o imperialismo, o Terceiro Mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. ILLN, D. M. Jos Carlos Maritegui y su pensamiento revolucionario. Lima: Instituto de Estudios Peruanos, 1974. LNIN, V. I. A aliana operrio-camponesa. Rio de Janeiro: Vitria, 1961. LWY, M. O marxismo na Amrica Latina. S. Paulo: Perseu Abramo, 1999. LUNA VEGAS, R. Jos Carlos Maritegui (1894-1930). Lima: Horizonte, 1986. ______. Contribucin a la verdadera historia del PARA. Lima: Horizonte, 1990. MARITEGUI, Jos Carlos. El alma matinal y otras estaciones del hombre de hoy. Lima: Amauta, 1972. ______. Defensa del marxismo. Lima: Amauta, 1974. ______. 7 ensaios de interpretao da realidade peruana. S. Paulo: Alfa-mega, 1975. ______. 7 ensaios de interpretacin de la realidad peruana. Lima: Amauta, 1998. ______. Por um socialismo indo-americano. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005. ______. Do sonho s coisas. Retratos subversivos. S. Paulo: Boitempo, 2005 (a). MELIS, A . et alii. Maritegui. Tres estudios. Lima: Amauta, 1971. ______. Leyendo Maritegui (1967-1998). Lima: Amauta, 1999. MORETIC, Y. Jos Carlos Maritegui. Su vida e iderio. Su concepcin del realismo. Santiago: Universidad Tcnica del Estado, 1970. NETTO, J. P. O contexto histrico-social de Maritegui. Encontros com a Civilizao Brasileira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, n 21, 1980. PARIS, R. La formacin ideolgica de Jos Carlos Maritegui. Mxico: Siglo XXI, 1981. PORTOCARRERO, G., CCERES, E. y TAPIA, R. (orgs.). La aventura de Maritegui: nuevas perspectivas. Lima: Pontificia Universidad Catlica del Per, 1995. PRADO, Jorge del. Maritegui y su obra. Lima: Nuevo Horizonte, 1946. ______. En los aos cumbres de Maritegui. Lima: Humboldt, 1983. QUIJANO, A. Introduccin a Maritegui. Mxico: Era, 1982. QUIJANO, A . (org.). Jos Carlos Maritegui. Textos bsicos. Lima/Mxico/Madrid: Fondo de Cultura Econmica, 1991.

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

57

REVISTA Em Pauta

Nmero 22 - 2009

ROIO, M. T. del. A classe operria na revoluo burguesa. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1990. SOREL, G. Reflexes sobre a violncia. Petrpolis: Vozes, 1993. El marxismo latinoamericano de Maritegui. Buenos Aires: Crisis, 1973.

58

Revista da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Anda mungkin juga menyukai