Anda di halaman 1dari 5

Questo 1 Levando-se em considerao os traos que demarcam a linguagem no verbal, analise as imagens a seguir e elucide sua opinio a respeito

delas:

a)

b)

c)

d)

e)
ver resposta

Questo 2 Tendo em vista as peculiaridades que norteiam a lngua, em especial a lngua portuguesa, comente acerca deste enunciado lingustico: Espelho olhos da so os alma o.

ver resposta

Questo 3 Defina as caractersticas que se restringem a essa trade: linguagem, lngua e fala.
ver resposta

Questo 4 Sabemos que as linguagens, verbal e no verbal, muitas vezes trabalham a noo de intertextualidade, isto , fazem aluso a uma obra de arte, a um fato histrico, a um poema, a um filme, entre outros aspectos. Dessa forma, explicite seus conhecimentos acerca destas, evidenciadas a seguir:

ver resposta

Questo 5 Levando-se em considerao todo o seu conhecimento inerente ao processo comunicativo, retrate as diferenas que demarcam linguagem verbal e no verbal e, se possvel, d exemplos.
ver resposta

Respostas

Resposta Questo 1 A linguagem no verbal, apesar de no utilizar palavras concretas, se apoia em outros recursos, os quais inferem que o falante, levando em considerao todo seu conhecimento, esteja apto a decodificar a mensagem nela expressa, tal como evidenciada nos exemplos citados, mediante os seguintes discursos: a) O gesto indica que tudo est muito bem, joia. b) O carto vermelho significa sinal de advertncia a respeito de uma determinada atitude. c) O smbolo refere-se a pessoas portadoras de necessidades especiais. d) proibido fumar. e) O smbolo de reciclagem envolvendo o globo terrestre indica as atitudes responsveis que devemos ter para preserv-lo.

voltar a questo

Resposta Questo 2 No precisamos ir muito alm para detectarmos uma verdadeira impreciso no que tange ao processo comunicativo. Tal ocorrncia se refere de modo evidente aos aspectos que norteiam a lngua como um todo, pois essa regida por um conjunto de palavras organizadas segundo regras especficas e utilizado por uma coletividade. Sendo assim, a partir do momento que os membros dessa comunidade lanam mo de tais conhecimentos, eles automaticamente percebem que a mensagem expressa pelo discurso manifestada da seguinte forma: Os olhos so o espelho da alma.
voltar a questo

Resposta Questo 3 Podemos dizer que o processo comunicativo encontra-se relacionado a esses trs fatores, porm, vale dizer que um no sinnimo do outro, pois, no mbito dos estudos lingusticos, apresentam caractersticas que os diferenciam entre si. Nesse sentido, vejamo-las: A linguagem representada por todo o sistema de sinais convencionais que permitem a interao entre os seres, fazendo com que a comunicao se efetive de forma plena. Para tanto, temos a linguagem verbal e no verbal. Definimos lngua como um sistema convencional regido por leis combinatrias, pertencente a um determinado grupo de indivduos, como o caso da lngua inglesa, portuguesa, espanhola, italiana, francesa, entre outras. J a fala, mesmo tendo em vista que a lngua concebida como um organismo social, restringe-se a uma determinada pessoa de modo individual. Dessa forma, tem-se que o indivduo, munido de todo o seu conhecimento acerca do sistema convencional (leis combinatrias), expressa de modo particular suas ideias, seus sentimentos.
voltar a questo

Resposta Questo 4 Tendo em vista que a finalidade discursiva presente nos anncios publicitrios pauta-se pela persuaso, podemos identificar que a intertextualidade demarca os exemplos em evidncia, ora manifestada por:

No primeiro exemplo, tanto a marca do produto quanto a linguagem verbal presente no anncio faz referncia a uma conhecida msica de Roberto Carlos intitulada Ai que saudades da Amlia, cujo refro constatamos a seguir: Amlia no tinha a menor vaidade Amlia que era mulher de verdade Amlia no tinha a menor vaidade Amlia que era mulher de verdade Quanto ao segundo, a expresso as pedras no meio do caminho faz aluso ao poema de Carlos Drummond de Andrade, expresso por: No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.
voltar a questo

Resposta Questo 5 Linguagem verbal aquela representada por palavras propriamente ditas, configurando-se como uma forma mais precisa de expressarmos nossas ideias, como por exemplo: Silncio! Ateno: perigo frente. Entre e seja bem-vindo! Linguagem no verbal aquela que se utiliza de outros sinais para que a comunicao se efetive, podendo ser por meio de gestos, smbolos, expresses fisionmicas, linguagem dos surdos-mudos, cores, entre outros elementos.

Anda mungkin juga menyukai