Anda di halaman 1dari 4

364

COSTA et al.

Padro de distribuio de cupins na regio urbana de Goinia


Diogo A. Costa1, Kleber do Esprito Santo Filho2 & Divino Brando3
1. Departamento de Cincias Biolgicas, Universidade do Estado de Mato Grosso, Caixa Postal 287, 78300-000 Tangar da Serra, MT, Brasil. (diogoacosta@yahoo.com.br) 2. Programa de Doutorado em Cincias Ambientais, Universidade Federal de Gois, Goinia, GO, Brasil. (espiritosantok@yahoo.com.br) 3. Departamento de Biologia Geral, Instituto de Cincias Biolgicas, Universidade Federal de Gois, Goinia, GO, Brasil. (dbrandao@icb.ufg.br)

ABSTRACT. Distribution patterns of termites on urban region of Goinia, Gois, Brazil. A survey of Isoptera pest species in Goinia, Gois Brazil about your distribution was related with some environmental factors. A sampling in 600 buildings of different ages located in 20 districts, and the main types of original vegetation was analysed. Four termite species were registered. The analysis showed that the association between infestation frequency and the type of original vegetation has low significance; and between the buildings and districts age has high significance; and neighbouring trees were not an important cause in the distribution pattern of the termites. KEYWORDS. Isoptera, building age, urban fauna, Nasutitermes, Cerrado region. RESUMO. Foi realizado um levantamento das espcies de cupins em Goinia, GO, que constituem praga e sua distribuio foi relacionada com alguns fatores ambientais. Realizou-se uma amostragem em 600 edificaes de vrias idades localizadas em 20 bairros, e analisaramse os principais tipos de vegetao original. Foram registradas quatro espcies de cupins. As anlises mostraram que a associao entre a frequncia de infestao e o tipo de vegetao original apresentou baixa significncia; e entre as idades dos bairros e das edificaes apresentou alta significncia e constatou-se que rvores prximas no podem ser consideradas uma causa importante do padro de distribuio dos cupins. PALAVRAS-CHAVE. Isoptera, idade da edificao, fauna urbana, Nasutitermes, Cerrado.

Existem cerca de 280 espcies de cupins no Brasil (CONSTANTINO, 2005), mas apenas uma pequena parcela resiste urbanizao. As caractersticas biolgicas dos cupins, aliadas expanso das cidades, tm proporcionado, cada vez mais, a transformao de um maior nmero de espcies de cupins, cerca de 18, em pragas urbanas (CONSTANTINO, 2002). O maior problema tem sido o ataque a mveis, obras de arte, bibliotecas e madeiramento de construo e o controle geralmente difcil, nem sempre eficaz, sendo mais recomendvel adotar medidas preventivas (F ONTES , 1995; C OSTA LEONARDO et al., 2007). A combinao entre o padro arquitetnico do ninho, o local onde ele construdo, o tipo de alimento, e o comportamento de forrageamento, diferentes para cada espcie, faz com que as estratgias de controle e/ou de preveno tenham que ser adequadas para cada espcie de cupim (FONTES & ARAJO, 1999; SU & SCHEFFRAHN, 2000; FONTES & MILANO, 2002; COSTA-LEONARDO et al., 2007). A identificao correta da espcie condio essencial para o incio do trabalho de controle (MARICONI et al., 1980; FONTES, 1995; MILANO, 1998; COSTA-LEONARDO, 2002; MILANO & FONTES, 2002). Estudos sobre cupins urbanos no Brasil esto restritos a poucos locais, como na cidade de So Paulo, SP (FONTES, 1995; LELIS, 1995; FERRAZ & CANCELLO, 2001; FONTES & MILANO, 2002), Belm, PA (BANDEIRA, 1998), Joo Pessoa, PB (BANDEIRA et al., 1998), Recife, PE (OLIVEIRA et al., 2006), Paulista, PE (MATIAS et al., 2006), Piracicaba, SP (ELEOTRIO & BERTI FILHO, 2000) e Braslia, DF (CONSTANTINO & D IANESE, 2001). Em Goinia, a infestao de cupins nas edificaes tem se tornado um

problema grave, e as empresas dedicadas ao trabalho de controle frequentemente recorrem Universidade, na tentativa de identificar as espcies encontradas. No entanto, tm surgido algumas dificuldades nessa identificao, em decorrncia do fato de nunca ter sido feito um levantamento preciso das espcies que ocorrem na cidade e, por esse motivo, no se dispor de uma coleo de referncia. Alm disso, no se dispe, tambm, de outras informaes, como o padro de distribuio das vrias espcies na rea urbana e os fatores que possam explicar o referido padro. Alguns dados preliminares obtidos a partir de material trazido pela populao e coletas espordicas, sugerem que, entre esses fatores, estariam a localizao do bairro e a idade da edificao. FONTES (1998) afirma que a arborizao urbana constitui reservatrio do cupim, dificulta o controle em edificaes prximas e favorece re-infestao de reas tratadas. A arborizao das ruas de Goinia composta por vrias espcies introduzidas e por fragmentos da vegetao original caracterizada por um mosaico onde predominavam dois tipos principais, Cerrado e Floresta de Interflvio (EITEN, 1994). Embora existam algumas similaridades entre as faunas de cupins dessas duas formaes, grande parte das espcies exclusiva de uma delas (BRANDO & SOUZA, 1998; CONSTANTINO, 2005; CUNHA et al., 2006), e um aspecto interessante dessa diferena est relacionado proporo de espcies xilfagas (comedoras de madeira), que muito maior na floresta do que no cerrado (BRANDO & SOUZA, 1998). Os objetivos, do presente estudo, foram realizar um levantamento das espcies de Isoptera que infestam

Iheringia, Sr. Zool., Porto Alegre, 99(4):364-367, 30 de dezembro de 2009

Padro de distribuio de cupins na regio urbana de Goinia

365

madeiramento de construo, mveis, outras peas de madeira, livros e papis na cidade de Goinia e relacionar a distribuio das espcies registradas com a idade do bairro, da edificao e tipo da vegetao original da rea. Investigar o papel desta vegetao como fonte de onde as colnias se dispersam para as edificaes. MATERIAL E MTODOS Inicialmente, a cidade de Goinia foi estratificada em funo do tipo da vegetao original (Cerrado e Floresta de Interflvio) mediante a anlise de fotografias areas de 1964 aliada s evidncias existentes hoje (representadas pelos fragmentos de formaes naturais ainda existentes). Dentro de cada estrato foram selecionados 10 bairros distribudos ao longo do intervalo total de idades, desde bairros implantados em 1938 (poca de fundao da cidade) at 1987, perfazendo um total de 20 bairros. Em cada um desses bairros foram sorteados 10 logradouros (ruas, praas ou outros) e em cada um deles trs edificaes (perfazendo um total de 600 edificaes). O trabalho foi baseado na edio de 1996 da Planta Urbana de Goinia, produzida pela Prefeitura Municipal. As edificaes foram visitadas de fevereiro a julho de 1999, e em cada uma a equipe entrevistou o morador e fez uma observao visual, visando obter as seguintes informaes: idade da edificao, presena de cupins e tipo do material infestado. Quando houve cupins, uma amostra foi coletada. Em casos especiais (ausncia do morador ou recusa de informao) o procedimento amostral foi feito na edificao imediatamente posterior na sequncia de numerao da rua. Um raio de 50 m em torno de cada uma das 600 edificaes foi observado, anotando-se a ocorrncia de infestao por cupins nas rvores existentes. Realizouse um teste de 2 (ZAR, 1999) para verificar a relao entre a frequncia de infestao nas edificaes e na vegetao prxima. A associao entre a frequncia de infestao por cupins nas edificaes e a vegetao original foi submetida a um teste de 2. Para verificar a relao entre a infestao por cupins e a idade da edificao, primeiramente categorizou-se as idades da edificao em intervalos de 10 anos, para reduzir o erro causado pela impreciso da informao cedida pelos moradores. Posteriormente, realizou um teste de 2 entre as frequncias de infestao em cada categoria de idade. A idade do bairro foi verificada no relatrio por data do documento da Diviso de Denominao de Logradouros da Secretaria de Planejamento do Municpio de Goinia. A relao entre a frequncia de infestao por cupins e a idade do bairro foi verificada atravs de uma Anlise de Regresso Linear Simples (ZAR, 1999). Amostras de todas as espcies coletadas esto depositadas na Coleo Termitolgica da Universidade Federal de Gois (UFG). RESULTADOS Quatro espcies de cupins, pertencentes a duas famlias e trs gneros, foram registradas, Coptotermes

sp., Heterotermes tenuis (Hagen, 1858), H. longiceps (Snyder, 1924) e Nasutitermes corniger (Motschulsky, 1855). Apenas H. longiceps infestava exclusivamente a vegetao; as outras trs espcies ocorreram nas edificaes, em diferentes materiais, mas todas ocorreram em peas de madeira. Durante a coleta de dados, foram encontrados grnulos fecais que apontam para infestao por Kalotermitidae, porm no foi possvel comprovar sua presena devido necessidade de destruio do material examinado. O teste de 2 realizado para verificar a associao entre a frequncia de infestao nas edificaes e a vegetao original (Tab. I) apontou baixa significncia. Para este procedimento foi retirada a espcie H. longiceps, por ter sido encontrada infestando apenas a vegetao prxima s edificaes. Esse resultado indica que a distribuio dos cupins na cidade de Goinia no influenciada pelo tipo de vegetao original da rea. Tanto a idade da edificao como a idade do bairro apresentaram associaes significativas com a frequncia de infestao (Tab. II, Figs. 1, 2). Um teste de significncia mostrou que o valor de b (coeficiente angular) muito significativo (F=6,61; p=0,019). Em todas as 600 edificaes amostradas havia rvores em um raio de 50m, e em 39 casos foi constatada a presena de cupins. Em 20 (51%) destes casos, foi encontrada uma edificao prxima infestada pela mesma espcie. O teste de 2 apontou diferenas significativas entre as classes (Tab. III), mas a vegetao parece no interferir na infestao das edificaes adjacentes.

Figura 1. Porcentagem de edificaes infestadas de cupins na cidade de Goinia, GO, de fevereiro a julho de 1999, por intervalo de idade.

Figura 2. Frequncia de infestao de cupins na cidade de Goinia, GO, de fevereiro a julho de 1999, em funo da idade dos bairros.

Iheringia, Sr. Zool., Porto Alegre, 99(4):364-367, 30 de dezembro de 2009

366 Tabela I. Frequncia de infestao em edificaes por cupins, verificada de fevereiro a julho de 1999, em Goinia, GO em relao vegetao original (entre parnteses as frequncias esperadas; 2 = 3,28 (p=0,350)). Infestadas 95 (85) 75 (85) 170 No infestadas 205 (215) 225 (215) 430 Total 300 300 600

COSTA et al.

Floresta Cerrado Totais

Tabela II. Frequncia de edificaes infestadas por cupins, de fevereiro a julho de 1999, em Goinia, GO, em relao idade das edificaes em anos (entre parnteses as frequncias esperadas); o grupo indeterminado no foi considerado para esse clculo (TE, total de edificaes; EI, edificaes infestadas; 2 = 29,23 (p=0,0001)). Classes de idade <10 11-20 21-30 31-40 41-50 51-60 >60 indeterminado Total TE 140 174 187 55 17 10 2 15 600 EI 22 (39,67) 50 (49,30) 53 (52,98) 18 (15,58) 11 (4,82) 8 (2,83) 2 (0,57) 6 (4,25) 170

Tabela III. Frequncia de infestaes por cupins nas edificaes e na vegetao prxima, de fevereiro a julho de 1999, em Goinia, GO (entre parnteses as frequncias esperadas; 2 = 10,82 (p=0,013)). Vegetao Infestada No infestada Edificaes Infestadas No infestadas Totais 20 (11,05) 19 (27,95) 39 150 (158,95) 411 (402,05) 561

e BANDEIRA et al. (1998) respectivamente em Belm e Joo Pessoa, onde o material infestado tambm era preferencialmente madeira, podendo ou no estar associada a qualquer outro tipo de material. Este resultado plausvel, uma vez que todas as espcies de cupins encontradas so xilfagas. Alm disso, encontra-se madeira em abundncia nas cidades, em particular em Goinia, onde um componente importante da construo civil brasileira (COSTA-LEONARDO, 2002; COSTALEONARDO et al., 2007). Os resultados sugerem uma ligao existente entre a idade da edificao e a infestao por cupins. O envelhecimento dos materiais utilizados na construo, podem ter aumentado a suscetibilidade a infestaes, e esta uma das causas provveis dessa relao, conforme j salientado por ELEOTRIO & BERTI FILHO (2000). A distribuio dos cupins no se d de maneira aleatria, sendo influenciada tambm pela idade do bairro. Quanto mais antigo, maior a frequncia de infestao, talvez pelo fato de ter havido um maior tempo para a ocupao pelas colnias. A ocorrncia de rvores infestadas prximas de edificaes infestadas corrobora a opinio de FONTES (1998) de que pode haver disperso de colnias entre uma edificao e a vegetao prxima. Entretanto, sua frequncia foi apenas de 6,5% de toda a amostra (contra 28,3% das edificaes). Assim, a reinfestao de uma edificao a partir da vegetao prxima a ela pode no ser uma causa importante do padro de distribuio da infestao por cupins s edificaes em Goinia.
Agradecimentos. A G. F. Lima Filho, R. A. Carvalho e F. R. Arajo, pelo auxlio no trabalho de campo, a Dra. E. M. Cancello, por facilitar e ajudar durante a visita ao MZUSP para comparao do material, ao Dr. R. Constantino pela identificao das amostras de Nasutitermes, e a Dr. A. M. Costa-Leonardo, pelas sugestes e correo do manuscrito. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BANDEIRA, A. G. 1998. Danos causados por cupins na Amaznia Brasileira. In: FONTES, L. R. & BERTI FILHO, E. eds. Cupins. O desafio do conhecimento . Piracicaba, FEALQ. p.87-98. BANDEIRA, A. G.; MIRANDA, C. S. & VASCONCELLOS, A. 1998. Danos causados por cupins em Joo Pessoa, Paraba Brasil. In : FONTES, L. R. & BERTI FILHO, E. eds. Cupins. O desafio do conhecimento . Piracicaba, FEALQ. p.75-85. BRANDO, D. & SOUZA, R. F. 1998. Effects of deforestation and implantation of pastures on the termite fauna in the Brazilian Cerrado region. Tropical Ecology 39:19-22. C ONSTANTINO , R. 2002. The pest termites of South America: taxonomy, distribution and status. Journal of Applied Entomology 126 :355-365. ___. 2005. Padres de diversidade e endemismo de trmitas no bioma cerrado. In: SCARIOT, A. O.; SILVA, J. C. S. & FELFILI, J. M. eds. Biodiversidade, Ecologia e Conservao do Cerrado . Braslia, Ministrio do Meio Ambiente. p.319-333. CONSTANTINO, R. & DIANESE, E. C. 2001. The urban termite fauna of Braslia, Brazil. Sociobiology 38 (3A):323-326. C OSTA -L EONARDO , A. M. 2002. Cupins-Praga: morfologia, biologia e controle. Rio Claro, Divisa. 128p. COSTA-LEONARDO, A. M.; CASARIN, F. E. & CAMARGO-DIETRICH, C. R. R. 2007. Identificao e prticas de manejo de cupins em reas urbanas. In : PINTO, A. S.; ROSSI, M. M. & SALMERON, E. orgs. Manejo de pragas urbanas. Piracicaba, CP 2. p.41-54. CUNHA, H. F; COSTA, D. A. & B RANDO, D. 2006. Termite (Isoptera) Assemblages in Some Regions of the Gois State, Brazil. Sociobiology 47 (2):1-14.

Total 170 430 600

DISCUSSO Entre as espcies de cupins consideradas potencialmente pragas no Brasil (cerca de 18 espcies) (CONSTANTINO, 2002), as quatro encontradas no presente estudo at ento no haviam sido registradas para Goinia. Ao contrrio do que se encontra na regio Sudeste, onde as principais espcies de cupim-praga so introduzidas (Coptotermes gestroi (Wasmann, 1896) e Cryptotermes brevis (Walker, 1853)) (FONTES & MILANO, 2002), em Goinia a espcie mais frequente N. corniger. Situao semelhante foi encontrada no Norte e Nordeste, onde o gnero Nasutitermes (Dudley, 1858) tambm foi o mais frequente (BANDEIRA, 1998; BANDEIRA et al., 1998; MATIAS et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2006). Alm disso, N. corniger considerado uma praga estrutural importante em reas urbanas em todo Brasil e boa parte da Amrica do Sul, sendo responsvel por enormes prejuzos a peas de madeira (CONSTANTINO, 2002; COSTA-LEONARDO, 2002; FONTES & MILANO, 2002; COSTA-LEONARDO et al., 2007). A proporo de espcies infestando peas de madeira se assemelha ao encontrado por BANDEIRA (1998)

Iheringia, Sr. Zool., Porto Alegre, 99(4):364-367, 30 de dezembro de 2009

Padro de distribuio de cupins na regio urbana de Goinia

367 a building in the city of So Paulo, Brazil. Sociobiology 26 (3):241-245. MARICONI, F. A. M.; ZAMITH, A. P. L.; ARAJO, R. L.; OLIVEIRA FILHO, A. M. & PINCHIN, R. 1980. Trmitas prejudiciais s madeiras. In: MARICONI, F. A. M.; ZAMITH, A. P. L.; ARAJO, R. L.; OLIVEIRA FILHO, A. M. & PINCHIN, R. eds. Inseticidas e seu emprego no combate s pragas. Tomo III: Animais invasores dos domiclios e de outras construes . So Paulo, Livraria Nobel S.A. p.100-123. MATIAS, G. R. R. S.; ALBUQUERQUE, A. C.; MATIAS, M. P.; SILVA, E. P. V.; OLIVEIRA, C. M. A. S. & OLIVEIRA, M. A. P. 2006. Os cupins urbanos em Jardim Paulista, Paulista-PE. Diversidade e controle. O Biolgico 68 (2):58-61. MILANO , S. 1998. Diagnstico e controle de cupins em reas urbanas. In: FONTES, L. R. & BERTI FILHO, E. eds. Cupins. O desafio do conhecimento . Piracicaba, FEALQ. p.45-74. MILANO, S. & FONTES, L. R. 2002. Termite pests and their control in urban Brazil. Sociobiology 40 (1):163-177. OLIVEIRA, C. M. A. S.; MATIAS, G. R. R. S.; SILVA, S. B.; MORAES, F. M. & ALBUQUERQUE, A. C. 2006. Diversidade de cupins no Ibura: rea urbana do Recife-PE. O Biolgico 68(2):264-266. SU, N.-Y. & SCHEFFRAHN, R. H. 2000. Termites as pest of buildings. In: ABE , T.; BIGNELL, D. E. & H IGASHI, M. eds. Termites: evolution, sociality, symbiosis, ecology. Dordrecht, Kluwer Academic Publishers. p.437-453. ZAR, J. H. 1999. Biostatistical Analysis. Prentice Hall Press, Upper Saddle River. 931p.

EITEN, G. 1994. Vegetao do Cerrado. In: PINTO, M. N. org. Cerrado: caracterizao, ocupao e perspectivas. 2 ed., Braslia, SEMATEC/ Ed. UnB. p.17-73. ELEOTRIO, E. S. R. & B ERTI F ILHO, E. 2000. Levantamento e identificao de cupins (Insecta: Isoptera) em rea urbana de Piracicaba SP. Cincia Florestal 10 (1):125-139. FERRAZ, M. V. & CANCELLO, E. M. 2001. Swarming behavior of the economically most important termite, Coptotermes havilandi (Isoptera: Rhinotermitidae), in Southeastern Brazil. Sociobiology 38 (3):683-693. FONTES, L. R. 1995. Cupins em reas urbanas. In: BERTI FILHO, E. & F ONTES , L. R. eds. Alguns aspectos atuais da biologia e controle de cupins. Piracicaba, FEALQ. p.57-76. ___. 1998. Consideraes sobre a complexidade da interao entre o cupim subterrneo, Coptotermes havilandi, e a arborizao no ambiente urbano. In: FONTES, L. R. & BERTI F ILHO , E. eds. Cupins. O desafio do conhecimento . Piracicaba, FEALQ. p.109-124. FONTES, L. R. & ARAJO, R. L. 1999. Os Cupins. In: MARICONI, F. A. M. coord. Insetos e outros invasores de residncias . Piracicaba, FEALQ. p.35-90. FONTES, L. R. & MILANO, S. 2002. Termites as an urban problem in South Amrica. Sociobiology 40 (1):103-151. LELIS, A. T. 1995. A nest of Coptotermes havilandi (Isoptera, Rhinotermitidae) off ground level, found in the 20th story of

Recebido em janeiro de 2008. Aceito em novembro de 2008. ISSN 0073-4721 Artigo disponvel em: www.scielo.br/isz Iheringia, Sr. Zool., Porto Alegre, 99(4):364-367, 30 de dezembro de 2009

Anda mungkin juga menyukai