Anda di halaman 1dari 3

05/09/13

Congresso e Feira Saber 2013

Home

Tema

Apresentao

Inscries

Programa

Feira

Imprensa

Artigos

Artigos / C omo criar um ambiente adequado e acolhedor na sala de aula de Educao Infantil

Como criar um ambiente adequado e acolhedor na sala de aula de Educao Infantil Cssia Ravena Mulin de Assis Medel A sala de aula de Educao Infantil deve ser ampla e pode ser montada em um nico ambiente ou em dois os trs ambientes, por exemplo. Deve ser reservado um espao para a rodinha, onde so realizadas atividades do cotidiano como: chamada; calendrio; contao de histrias; canto de msicas e outras. A sala poder conter alguns cantinhos: o cantinho da leitura, de matemtica, das cincias, de historia e geografia, de artes, da psicomotricidade e da dramatizao. O cantinho da leitura deve contar com livros de histria de papel, de tecido, de plstico e outros materiais; revistas em quadrinhos e, at mesmo, livros confeccionados pelos prprios alunos. O cantinho de matemtica inclui jogos relativos disciplina, como, por exemplo, domins, baralho, jogo da memria, bacos, cuisinaire, material dourado, numerais em lixa e outros que podero ser adquiridos ou confeccionados pelo prprio professor e pelos alunos. Poder ser montado um minimercado com estantes incluindo embalagens vazias de produtos e uma caixa registradora. O cantinho das cincias pode conter livros referentes disciplina; experincias realizadas pelos alunos como o plantio do feijo; um terrrio; um aqurio. Para o cantinho de histria e geografia, pode estar disponvel um quebra-cabeas do mapa do municpio onde os alunos residem e outro do Brasil, que podem ser confeccionados pelo professor e pelos alunos. E, no caso do 3 Perodo, uma maquete dos Planetas da Galxia, incluindo o planeta em que vivemos, utilizando bolas de isopor de tamanhos diversos para representarem os planetas. O cantinho de artes inclui materiais necessrios para os alunos realizarem atividades de artes, como, por exemplo: tinta guache, pintura a dedo, anilina dissolvida no lcool, massa de modelar, revistas para recorte, tesouras, cola, folhas brancas para desenho, lpis de cor, giz de cera, hidrocor e outros.

www.congressosaber.com.br/index.php?acao=84&codigo=716

1/3

05/09/13

Congresso e Feira Saber 2013

dissolvida no lcool, massa de modelar, revistas para recorte, tesouras, cola, folhas brancas para desenho, lpis de cor, giz de cera, hidrocor e outros. O cantinho da psicomotricidade, que poder conter materiais como tnis (de madeira) com cadaro para o aluno aprender a amarrar, telaios (material montessoriano) com botes, colchete, velcron ( para as crianas aprenderem a utiliz-los), tabuleiro de areia, materiais e jogos de encaixe. O cantinho da dramatizao poder incluir um espelho afixado de acordo com o tamanho das crianas, trajes e acessrios dentro de um ba como fantasias, chapus de mgico, de palhao, cachecis, echarpes, bijuterias, estojo de maquiagem e outros. Alm disso, pode ser construdo um pequeno tablado de madeira onde as crianas apresentaro as dramatizaes. O mobilirio dever ser adequado ao tamanho das crianas: mesas, cadeiras, estantes, gaveteiro (para guardar o material pessoal dos alunos: escova de dentes, creme dental, pente ou escova, avental e outros), cavalete de pintura e outros. Os murais da sala podem ser confeccionados com materiais como cortia, no estilo flanelgrafo, utilizando tecido prprio, onde devero ser expostos os trabalhos dos alunos: pesquisas, exerccios, atividades de artes e outros. Quadro de giz afixado de acordo com tamanho dos alunos. Todo material que for afixado na parede, como murais, quadros de chamada de giz, linhas do tempo, janelinhas do tempo, cartazes, e outros, devero ser colocados de acordo com o tamanho dos alunos para que estes possam visualizar. As paredes da sala devem ser de cores claras, pois alm de clarear o ambiente, passam tranqilidade s crianas. fundamental que haja um cantinho reservado para colocar colchezinhos, caso alguma criana adormea, pois nessa fase algumas ainda dormem durante o dia. necessrio tambm o travesseirinho e uma manta ou edredon para os dias mais frios. C oncluindo, a sala de aula de Educao Infantil deve ser clara, arejada e deve conter estmulos apropriados ao desenvolvimento integral da criana.

Assuntos relacionados: A SUBJETIVIDADE NA FORMAO DE EDUCADORES: SENTIDOS DO APRENDER E DO ENSINAR Beatriz Scoz Exibir todas

PATROCNIO
www.congressosaber.com.br/index.php?acao=84&codigo=716

APOIO

Parcerio em
2/3

05/09/13

Congresso e Feira Saber 2013

Tecnologia

www.congressosaber.com.br/index.php?acao=84&codigo=716

3/3

Anda mungkin juga menyukai