Anda di halaman 1dari 30

Corantes: naturais e sint ticos sintticos

Qumica das cores

ADRIANA MUNDIM GUEDES

Histria dos corantes


O uso de corantes tm mais de 4000 anos; H registros de que haviam tecidos coloridos encontrados nas mmias egpcias e inscries rupestres; No Brasil teve a era do pau brasil que se extraia um pigmento capaz de tingir tecidos com cores fortes,como vermelho,rosa ou marrom; Os corantes eram obtidos de fontes naturais como o ndigo, um pigmento azul, extrado da planta homnima (indigofera tinctoria), a alizarina, um corante extrado da raz de uma planta europia (madder) e a henna, utilizada at mesmo na industria de cosmticos. Em 1856, Willian Henry Perkin, sintetizou o primeiro corante sinttico : a mauveina; Em 1880 o ndigo foi obtido sinteticamente.

Definies
Corantes naturais: so aqueles obtidos a partir de vegetais ou, eventualmente de animais. Corantes sintticos:so aqueles cujas estruturas qumicas so semelhantes s dos corantes naturais, porm so sintetizados em laboratrio.

Cromforos
a parte ou conjunto de tomos de uma molcula responsvel por sua cor. Tem muitos eltrons capazes de absorver energia ou luz visvel, e excitar-se para assim emitir diversas cores, dependendo dos comprimentos de onda da energia emitida pelo cmbio de nvel energtico dos eltrons, de estado excitado a estado basal.

uma regio molecular onde a diferena de energia entre dois orbitais atmicos cai dentro do intervalo do espectro visvel.

Grupos cromforos:nitro,nitroso,azo e carbonila A cor destes compostos intensificada e/ou modificada por grupos auxocromos tais como etila, nitro, amino, sulfnico, hidroxila, metxi, etxi, cloro e bromo. sistemas conjugados pi : Os nveis de energia que alcanam os eltrons so orbitais pi gerados a partir de sries de ligaes simples e duplas alternadas, como acontece nos sistemas aromticos. Exemplo:vrios corantes de alimentos, colorantes azico para txteis, licopeno, -caroteno e antocianinas.

Corantes naturais
Planta Pau-brasil Urucum Sangra d'gua Nome cientifico Caesalpinia echinata Bixa orellana Croton urucurana Parte para extrao serragem do cerne sementes seiva da casca de rvore adulta Cor Vermelho vermelho Vermelho

Barbatimo Aafro-daterra malva Anileira Murici-da-mata

Stryphnodendru casca n barbadetiman Curcuma longa rizoma

Marrom avermelhado Amarelo Verde azul preto

Malva silvestres toda a planta Indigofera tinctoria Byrsonima crispa p e folhas casca

Urucum
Usos: Na culinria:como condimento e tambm colorante Na cosmtica:para pintar o corpo,com finalidade de proteo solar. Na medicina:medicamento fitoterpico.

Corantes sintticos
Os corantes, atualmente sintticos, so compostos orgnicos que quando aplicados s fibras txteis tm capacidade de criar uma certa cor, devido presena de grupos qumicos denominados cromforos.

Os corantes dividem-se nas seguintes categorias principais, de acordo com os processos de tingimento:
Corantes vast; Corantes diretos; Corantes azo; Corantes trifenilmetilnicos;

Corantes vast
So exemplificados pelo ndigo, um composto azul altamente insolvel preso entre as fibras.

- ndigo

O precursor do ndigo, o indoxil, ou 3-hidroxindol, O indoxil oxidado pelo oxignio atmosfrico ao ndigo, provavelmente por dimerizao de um intermedirio radicalar, o indol:

Reao de oxidao do indol formando o ndigo

Corantes diretos
Podem ser aplicados, em soluo aquosa, diretamente sobre as fibras. Este processo especialmente aplicvel l e seda. Estas fibras so constitudas por protenas, que possuem tanto grupos cidos como bsicos que combinam com corantes bsicos e cidos, respectivamente. Um exemplo a malva.

Malva

Corantes azo
Constituem a classe mais importante de substncias que promovem cor.Eles contm o grupo -N=N-,no qual quase todas as aminas aromticas diazotizadas podem ser acopladas com qualquer sistema nucleoflico insaturado para fornecer o produto azo colorido. Estendendo a conjugao, ou adicionando sistemas cclicos maiores ou diferentes grupos doadores de eltrons, uma larga faixa espectral de cores pode ser obtida, com quase qualquer propriedade fsica ou qumica desejvel.

Reao de acoplamento at a formao do vermelho de heliantina.

Alaranjado de metila crisoidina

Antocianina

Tartrazina

Corantes trifenilmetilnicos So derivados do ction trifenilmetlico. So corantes bsicos para l, seda ou algodo, quando so utilizados mordentes adequados.

Verde de malaquita, um corante trifenilmetilnico

Estruturas dos corantes


Possuem um ou mais anis benznicos; Apresentam muitas ligaes duplas conjugadas, levando a uma diminuio na variao da energia entre os orbitais ligantes e antiligantes.

Espectroscopia

Cores do espectro visvel Cor Comprimento de onda ~ 625-740 nm ~ 590-625 nm ~ 565-590 nm ~ 500-565 nm ~ 485-500 nm ~ 440-485 nm ~ 380-440 nm
Espectro Contnuo

Freqncia ~ 480-405 THz ~ 510-480 THz ~ 530-510 THz ~ 600-530 THz ~ 620-600 THz ~ 680-620 THz ~ 790-680 THz

vermelho
laranja amarelo verde ciano azul violeta

Caractersticas espectroscpicas dos corantes


A absoro de comprimentos de onda caractersticos por uma molcula determinada por seus grupos funcionais doadores ou retiradores de eltrons - e da capacidade de deslocalizao de carga. Dependendo da energia necessria para a transio eletrnica,a molcula absorver a luz ultravioleta ou a visvel,no caso de corantes somente a visvel.

Temos que o comprimento de onda inversamente proporcional energia. Podemos verificar pela equao de Planck:

Quanto mais estreita for a faixa de absoro, mais intensa e brilhante ser a cor apresentada. Corantes sintticos absorvem em comprimentos de onda bem definidos.Os corantes naturais, em geral, resultam em produtos com uma cor difusa e opaca.

Referncias Bibliogrficas:
Bruice,Paula Yurkanis; Qumica Orgnica vol.1; 4edio; editora Pearson prentice hall. http://members.tripod.com/alkimia/corantes.htm acesso em : 13 jun 2008; s 8:00 http://pt. Wikipedia.org/wiki/cromoforo acesso em : 13 jun 2008; s 11:00 http://www.qmc.ufsc.br/artigos/corantes.html acesso em : 9 jun 2008; s 9:00 http://www.sitecurupira.com.br/corantes/corantes_planta_utiliza das.htm Acesso em : 13 jun 2008; s 10:25

Anda mungkin juga menyukai