Anda di halaman 1dari 23

SEGUNDA PARTE O MUNDO DA BBLIA

ndice da Segunda Parte

Pginas Manual
58-62 63-66 67-77 78-93 94-106 107-115

Civilizaes do Antigo Oriente Prximo Religies do Antigo Oriente Prximo A Vida nos Tempos Bblicos A Cronologia Bblica Arqueologia Bblica A Geografia e a Topografia do Antigo Oriente

Civilizaes do Antigo Oriente Prximo

Sumria
Bero da civilizao. Localizada perto do ponto onde os rios Tigre e Eufrates desaguavam no Golfo Prsico, no Iraque de hoje. Foi a primeira cultura a ter seus textos escritos descobertos. A contribuio mais importante foi a inveno da escrita, denominada de cuneiforme. Devemos tambm notar que Ur, a terra natal de Abrao de acordo com Gnesis 11.28, ficava na Sumria.

Lista dos reis sumrios (2 milnio a.C.) Apresenta o registro cronolgico anterior e posterior ao dilvio.

Civilizaes do Antigo Oriente Prximo

Babilnia Antiga
Imprio que se desenvolveu diretamente do povo sumrio. Adotaram a escrita cuneiforme e a modificaram para atender as necessidades da sua prpria lngua. Os importantes cdigos de leis de dias anteriores evoluram at chegar ao imponente Cdigo de Hamurbi, o rei mais importante desse perodo. Essa coleo de leis apresenta algumas semelhanas com a lei bblica. Produziram epopias religiosas que tratavam da criao do mundo, Enuma Elish e do relato do dilvio (a Epopia de Gilgams) e se tornaram proeminentes nos tempos da Babilnia antiga.

Placa XI da Epopia de Gilgams, encontrada em Nnive, contendo a verso babilnica do grande dilvio.

Civilizaes do Antigo Oriente Prximo

Egito Antigo
Localizado no extremo norte da frica, o Egito passou a existir em conseqncia do grande Nilo, um rio com uma extenso de 5.600 Km, cultuado como divindade doadora de vida. O perodo mais importante na histria do Egito foi o Reino Antigo (2700-2200 a.C.), conhecido tambm como a Era das Pirmides. A sociedade egpcia conhecida por suas contribuies gerais em vrias reas.

Tinham profundo interesse em defender as qualidades de carter dos indivduos, principalmente os falecidos, nos textos funerrios. Os egpcios admiravam a literatura de sabedoria, entre a qual a mais importante era a Sabedoria de Amenemope, semelhante ao texto de Provrbios 2224.

Civilizaes do Antigo Oriente Prximo

Assria
Culturas semticas continuaram, embora de forma inexpressiva, da poca da Babilnia antiga at o incio do Imprio Assrio. Em 859 a.C., Salmaneser III comeou uma poltica implacvel de diviso e conquista que duraria cerca de dois sculos. Os registros da corte de reis como TiglatePileser III (744-727 a.C.) e Salmaneser V (727-722 a.C.), que derrotou e exilou Israel, revelam como se vangloriavam da quantidade de cabeas empilhadas, do nmero de mulheres grvidas dilaceradas e de crianas esmagadas contra as rochas. No surpreende que a mera meno da Assria causasse temor em todos os povos da poca.

Esttua representando Salmaneser V

Civilizaes do Antigo Oriente Prximo

Babilnia
A Nova Babilnia prevaleceu de 626-539 a.C. Essa civilizao semita foi construda sobre a estrutura de poder poltico deixada pelos assrios e se estendeu alm dela com menor grau de violncia. Os babilnios eram muito mais intelectuais que os assrios. Eles tinham profundo interesse pelo estudo de corpos celestes. Pesquisavam as cincias e a matemtica, tendo desenvolvido um sistema numrico baseado no nmero seis, diferente de nosso sistema decimal, baseado no nmero dez. O rei babilnio Nabucodonosor famoso por ter esmagado Jerusalm e imposto um exlio severo a todos os lderes de Jud.

Runas da cidade da Babilnia

Civilizaes do Antigo Oriente Prximo

Prsia
Os persas reinaram de 539 a.C., quando Ciro, o Grande, venceu os babilnios, at 330 a.C., quando os gregos os derrotaram. Esse povo no era semita e mais lembrado por supervisionar um imprio completo com um mnimo de tratamento rude dispensado aos povos servilizados. Um bom exemplo disso o decreto de Ciro, que permitiu aos exilados judeus voltar a Israel aps o fim do cativeiro babilnico. Esse povo tambm conhecido pelo desenvolvimento da astrologia.

Pasrgadas Estela de Ciro, O Grande

Civilizaes do Antigo Oriente Prximo

Grcia
Localizada numa pennsula rochosa, desrtica, no mar Egeu. Uma das contribuies dos gregos foi governamental: a cidade-estado. Duas das mais importantes cidades-estados da Grcia foram Atenas, notvel por sua vida intelectual, e Esparta, conhecida por seu militarismo rigoroso. A perspectiva grega de vida foi a primeira a ser considerada lgica e emprica no sentido moderno. A literatura possua padres literrios que so utilizados ainda hoje. Filipe da Macednia (359-336 a.C.) e seu filho Alexandre Magno (336-323 a.C.) conquistaram e helenizaram o mundo conhecido.
Partenon, dedicado deusa Atena, desde o sculo V a.C.

Civilizaes do Antigo Oriente Prximo


Roma O Imprio Romano abrangeu o perodo do sculo VIII a.C. ao sculo v d.C., representando o que talvez seja a cultura mais influente da histria. Sua histria comeou em torno de 500 a.C., quando os etruscos foram expulsos. Estabeleceu-se um sistema republicano, cujo governo cabia ao senado romano. Com o fim do sculo II, encerrou-se a repblica romana, que foi substituda por um sistema de governo ditatorial, baseado na liderana de vrios csares. Durante esse perodo, Cristo nasceu.
As runas do Coliseu romano

Alguns dos csares, tais como Nero (54-68 d.C.) e Domiciano (81-96 d.C.) foram conhecidos por seus reinos tumultuados e perseguio contra os cristos. O lder mais importante na ltima parte do imprio foi Constantino (306-337 d.C.), convertido ao cristianismo.

Religies do Antigo Oriente Prximo

Mesopotmia
As crenas religiosas na Mesopotmia foram caracterizadas pelo politesmo, a crena em mltiplos deuses e o culto a eles. s vezes a religio beirava o henotesmo, o culto de uma nica divindade, sem a negao da existncia de outras. A religio inclua um vasto nmero de demnios, divindades menores cuja responsabilidade principal parecia ser atormentar a humanidade. As antigas divindades da Mesopotmia eram associadas quase exclusivamente ao reino fsico. Ainda que descritos em termos antropolgicos, esses deuses representavam aspectos importantes do mundo em que viviam os mesopotmios.

Zigurate, templo mesopotmico em forma de torre, localizado na antiga cidade de Ur dos caldeus (atual Iraque).

Religies do Antigo Oriente Prximo

Egito
Os egpcios cultuavam o reino fsico como a incorporao da divindade. Dois elementos predominavam: o sol e o Nilo. Alm disso havia outras divindades solares, Aten e Hrus. A terra e o cu eram divinizados com Geb e Nut. Havia duas outras divindades importantes, pis, o touro sagrado, e Hathor, a deusa-vaca, que juntos podem ter sido os precursores da preocupao israelita de confeccionar dolos em forma de bezerros (x 32.4; 1Rs 12.28). Uma das divindades da histria egpcia era o prprio fara, visto como deus encarnado. O motivo da construo de pirmides era proporcionar ao rei uma habitao para a vida alm-tmulo.

Mscara funerria usada para cobrir o rosto da mmia do fara Tutankhamon

Religies do Antigo Oriente Prximo

As Religies Idlatras palestinas


Duas divindades representavam religies de fertilidade, sendo Baal a divindade masculina e Aser, a feminina. Baal (senhor) mencionado em numerosas referncias bblicas, bem como em diversas informaes encontradas em Ras Shamra (antiga Ugarite, cerca de 1400 a.C.). O ttulo dado a Baal era Cavaleiro das Nuvens, revelando sua posio como deus da tempestade, tambm conhecido como aquele que enviava chuva terra, fertilizando-a. Aser era a consorte de Baal, parcialmente responsvel pelo dom da fertilidade, um tipo de deusa-me. Todas as religies do antigo Oriente Prximo manifestam forte oposio ao monotesmo do Antigo Testamento.
Estatueta representando o deus Baal

A Vida nos Tempos Bblicos Existem cinco fontes principais de informaes sobre a vida diria nos tempos bblicos:

Textos contemporneos da Bblia

A arqueologia

A Bblia

As tradies judaicas

A cultura rabe de hoje

A Cronologia Bblica

A cronologia histrica implica em medir o lapso de tempo entre um fato e o presente. Todavia, os povos antigos no empregavam nosso sistema cronolgico, e isso envolve a converso das referncias cronolgicas nas fontes antigas para nossa sistema juliano. O sistema juliano, criado por Jlio Csar, baseia-se num ano de 365 dias arbitrariamente dividido em 12 meses de 28 a 31 dias. Uma vez que o ano solar na verdade tem 365 dias, cinco horas, 48 minutos e quase 46 segundos (cerca de 365 dias e ), acrescentou-se um dia bissexto (29 de fevereiro) a cada quatro anos.

Levando esses fatores em conta, os historiadores podem fazer uma contagem regressiva com o calendrio juliano, tomando o cuidado de lembrar que as eras mudam de 1 d.C. para 1 a.C. Assim, h somente trs anos, e no quatro, entre 2 a.C. e 2 d.C.

A Cronologia Bblica Antigo Testamento

A principal ferramenta na fixao de datas absolutas para o antigo Israel a cronologia assria., visto que dois reis israelitas, Je e Acabe, so mencionados nas placas assrias. Alm disso, o rei Je (2Rs 910), no primeiro ano de seu reinado, pagou tributos ao rei assrio Salmanesser III, em 841 a.C. Os livros de Reis informam o nome de todos os reis de Jud e de Israel e a respectiva durao de cada reinado. Salomo reinou entre 970 e 930 a.C. e Davi, entre 1010 e 970 a.C.

Sada de Jac para o Egito 1446 + 430 (x 12.40) = 1876 a.C. Nascimento de Jac 1876 + 130 (Gn 47.9) = 2006 a.C. Nascimento de Isaque

2006 + 60 (Gn 25.26) = 2066 a.C.


Nascimento de Abro 2066 + 100 (Gn 21.5) = 2166 a.C.

A data do xodo, baseando-se numa interpretao literal de 1Rs 6.1, 1446 a.C. A partir disso se estabelecem as datas dos patriarcas.

A Cronologia Bblica - Novo Testamento

Em 525 d.C., Joo I, bispo de Roma, encarregou um monge cita de preparar um calendrio-padro baseado no nascimento de Cristo para ser usado pela igreja do Ocidente. Ele determinou que o nascimento se dera no dia 25 de dezembro, 753 anos depois da data que se aceita como de fundao de Roma, sendo que o dia 1 de janeiro seguinte marcaria o incio do ano 1 d.C.

Hoje sabemos que ele estava enganado. Pelas evidncias deixadas por Josefo, Herodes, o Grande, que ainda estava vivo quando Jesus nasceu, morreu entre 12/13 de maro e 11 de abril de 4 a.C. Jesus provavelmente nasceu no muito antes disso, talvez no final de 5 a.C. ou no incio do ano 4 a.C.

A Cronologia Bblica - Novo Testamento

1 viagem missionria
At 13-14 47-48 a 48-49 d.C.

2 viagem missionria

A converso de Paulo (At 9) fixada geralmente em 33 ou 34 d.C., o restante da vida de Paulo recebe as seguintes datas:

At 15-18 49-50 a 51-52 d.C.

3 viagem missionria
At 18-21 52-53 a 56-57 d.C.

Priso em Jerusalm
At 21 56-57 d.C.

Priso em Roma
At 28 60-62 d.C.

Morte
64-68 d.C. (?)

Arqueologia Bblica

A arqueologia
Estudo das culturas antigas que se encontram nos restos materiais descobertos nos antigos lugares em que as pessoas viviam. Arqueologia bblica o estudo sistemtico de restos materiais / fsicos de pessoas da Antigidade nas terras em que a histria bblica transcorreu. Essas terras abrangem a Palestina (o Israel de hoje), a Transjordnia (a Jordnia de hoje), Egito, Sria, Lbano, Turquia (a antiga sia Menor), Grcia e Itlia. Um arquelogo bblico procura relacionar descobertas arqueolgicas com narrativas bblicas.

Vaso datado do sculo II a.C.

Arqueologia Bblica Sntese da Histria da Arqueologia Tipo Peregrinos e viajantes Exploradores Data 2 e 3 sculos d.C. 1800 1838 Topgrafos e pesquisadores 1890 Sculo xx Ao Incio do interesse e peregrinao pelas terras santas Incio da primeira explorao cientfica da Transjordnia Incio da identificao dos lugares citados na Bblia Incio do estudo da cermica Incio da anlise de registro estratigrfico (camadas do solo) Estudo em conjunto de todas as possibilidades de um stio arqueolgico

Equipes interdisciplinares

Atualidade

Arqueologia Bblica

Qumran e os manuscritos do mar Morto


Khirbet Qumran o nome atual desse importante stio arqueolgico na margem noroeste do mar Morto. Ele abrigava um povoado de antigos judeus essnios que viveram ali no primeiro e segundo sculos a.C. ao ano de 68 d.C. Muitos dos rolos desses ascetas judeus ou partes deles foram encontrados em 1947 por pastores bedunos locais e nos anos seguintes por arquelogos. A literatura de Qumran (os famosos Manuscritos do Mar Morto, so datados de aproximadamente 200 a.C. a 100 d.C.)

Qumran

Arqueologia Bblica Perodos Arqueolgicos da Palestina

Perodo
Paleoltico
Mesoltico Neoltico Calcoltico Bronze Ferro Persa Helnico Romano Bizantino

Data
10.000 a.C.
10.000 8000 a.C. 8000 4500 a.C. 4500 - 3150 a.C. 3150 - 1200 a.C. 1200 586 a.C. 586 332 a.C. 332 - 37 a.C. 37 a.C. - 324 d.C. 324 - 640 d.C.

Obs

Pr - Histria

Patriarcas

Antes de Cristo

Transio Depois de Cristo

A Geografia e a Topografia do Antigo Oriente Prximo

Palestina
A fama desse pequeno territrio supera em muito sua condio geopoltica no mundo antigo. Por ironia, ele recebeu seu nome de povos do Egeu conhecidos como filisteus: da deriva o termo Palestina. Dentro das suas fronteiras fica uma terra considerada sagrada por cristos, judeus e muulmanos.

As quatro regies
A rea da Palestina pode ser subdividida em quatro regies topogrficas que correm de norte a sul. Comeando do oeste temos:

A faixa costeira

A regio montanhosa central


O vale do Jordo As colinas da Transjordnia
Essas regies, com algumas variaes, so caractersticas da Siro-Palestina (os atuais pases da Sria, Lbano, Israel, Jordnia e da Faixa de Gaza)

Anda mungkin juga menyukai