Anda di halaman 1dari 39

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-1
Objectivos: Digitar texto; Movimentar cursor; Copiar, Cortar e Colar texto; Formatar Caracteres e Pargrafos

1.

Digite o seguinte texto:

Como se espalham os worms e outros vrus? Os vrus, e alguns worms, s se podem propagar quando o utilizador abre ou executa um programa infectado. Muitos dos vrus mais perigosos foram inicialmente espalhados atravs de anexos de correio electrnico - os ficheiros que so enviados juntamente com uma mensagem de correio electrnico. Normalmente, pode-se verificar se a mensagem de correio electrnico possui um anexo, uma vez que ver um cone de um clip de papel que representa o anexo e inclui o respectivo nome. As fotografias, cartas redigidas em Microsoft Word e mesmo as folhas de clculo do Excel so alguns dos tipos de ficheiros que poder receber todos os dias atravs de correio electrnico. Um vrus lanado quando abre um anexo de ficheiro infectado (normalmente deve fazer duplo clique no cone de anexo para abrir um documento). Conselho: Nunca abra nada que esteja anexado a uma mensagem de correio electrnico, a no ser que estivesse espera do ficheiro anexo e que conhea o contedo exacto desse ficheiro. Se receber uma mensagem com um ficheiro anexo de algum que no conhece, dever elimin-la de imediato. Infelizmente, por vezes tambm no seguro abrir anexos enviados por pessoas que conhece. Os vrus e worms conseguem aceder aos dados dos programas de correio electrnico e enviar-se para todos os contactos do seu livro de endereos. Como tal, se receber uma mensagem de algum com um texto que no compreende, ou um ficheiro que no esperava, contacte a pessoa e confirme qual o contedo do ficheiro anexo, antes de o abrir. Outros vrus podem propagar-se atravs de programas que transfere da Internet, ou atravs de disquetes e discos infectados com vrus emprestados entre amigos, ou mesmo adquiridos em lojas. Estas formas de contaminar um sistema com um vrus j no so muito comuns. A maior parte das pessoas apanham os vrus quando abrem e executam anexos de correio electrnico desconhecidos. Extrado do site www.millenniumbcp.pt Proteja o seu PC
2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Grave o documento com o ttulo "W-1" Introduza o ttulo Como se espalham os worms e outros vrus? no texto e centre-o Formate o ttulo como: Negrito, tamanho 16, tipo de letra Verdana Efectue e correco ortogrfica do texto Efectue a justificao do texto Formate o texto com a fonte "Verdana" e tamanho "11" Alinhe direita a fonte de onde foi extrado o texto (ltima linha) e coloque o texto em itlico Opte pelo espaamento entre linhas de 1,5, espaamento entre pargrafos de 6 pontos.

10. Marque a negrito os termos/expresses sublinhados acima 11. Anule os sublinhados e mantenha o negrito dos mesmos termos expresses
Armanda Ribeiro Pgina 1

Fichas de trabalho - Microsoft Word

12. Coloque a negrito, itlico e sublinhada todas as ocorrncias das palavras vrus e worms. 13. Mova o segundo pargrafo em bloco para depois do terceiro pargrafo. 14. Anule de seguida esta operao no comando adequado 15. Duplique a ultima linha. 16. Corte agora a ultima linhas. 17. Altere as margens do documento para: 17.1. 17.2. Superior: 2,0 cm; b) Inferior 2,0 cm; c) Esquerda 3,0 cm; e) Direita 2,5cm f) Cabealho 1,0 cm; g) Rodap 1,5cm;

18. Insira nmero de pgina e o numero total de pginas no rodap do seu documento, alinhando tudo direita. 19. Experimente todos os modos de visualizao (disponveis no menu Ver) e experimente alterar o zoom. 20. Analise as propriedades do documento (menu Ficheiro Propriedades). 21. Coloque em cabealho o seu nome e numero e em rodap o nome da disciplina 22. Efectue uma anteviso da impresso do documento e faa as correces necessrias ao documento para que este fique pronto para imprimir. 23. Grave e feche o documento.

Armanda Ribeiro

Pgina 2

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-2
Objectivos: Formatar Caracteres e Pargrafos

1.

Digite o seguinte texto:

Darwin em Cabo Verde Tnhamos lanado ferro no Porto da Praia, uma cidadezinha da ilha de Santiago, no arquiplago de Cabo Verde. O sr. Darwin disse que a ilha tinha sido expelida do mar por um vulco. Talvez esperssemos ver grandes florestas cobrindo as montanhas at ao cume. No era este o caso, todavia. Havia reas enormes de lava vulcnica negra que, muitos anos atrs, fora expelida do topo da montanha. Agora, a ilha era fria e sem vida e pouca coisa crescia nela. O sr. Darwin e dois dos oficiais alugaram cavalos e embrenharam-se um pouco no interior. chegada, j a hora tardia, relatou tudo o que lhe tinha acontecido. - Sabes, Jorge, que a populao nativa nos contou que j no chove h mais de um ano? No entanto existem vales escavados na lava, o que certamente acontece aps os aguaceiros ocasionais, quando a gua se precipita do cume das montanhas para o mar. Presentemente, os arbustos secos destes vales no tm folhas. espantoso como a natureza consegue sobreviver nestas condies to secas e quentes. No outro lado da ilha, na aldeia de S. Domingos, o cenrio muda notoriamente e belo de verdade. Chegamos num dia festivo em que a populao negra nativa cantava e danava. Um pequeno ribeiro cristalino atravessa a aldeia e as plantas crescem nas imediaes. Tudo vioso e verde. Aproveitei a oportunidade para examinar a lava vulcnica. Que maravilha poder observ-la aqui. no stio a que pertence! Tomei vrias notas para o meu livro. Mais tarde vou escrever sobre o assunto aos meus amigos de Inglaterra. E agora, Jorge, aqui est a minha maior descoberta. - Sr. Darwin, o que que o senhor meteu aqui dentro? O sr. Darwin soltou uma gargalhada sonora. - um animal delicioso. Chama-se polvo!

2. 3.

Formate o 1 pargrafo com o tipo de letra Garamond, tamanho 16, alinhamento justificado e cor vermelha. Formate os 2, 3 e 4 pargrafos com o tipo de letra Arial Narrow, tamanho 16, alinhamento esquerda e cor verde. Espaamento entre linhas de 1,5 linhas. Espaamento antes do pargrafo de 6 ptos e depois 12 ptos. Formate o 5 pargrafo com o tipo de letra Verdana, tamanho 17, alinhamento direita, cor azul, espaamento entre caracteres, expandido (2 ptos). Formate os 6,7 e 8 pargrafos com o tipo de letra Book Antiqua, tamanho 16, alinhamento centrado e cor de laranja. O ttulo deve ter tamanho 22, letra maiscula, alinhamento centrado, cor cinzento a 50% e limite duplo cor azul escuro e sombreado azul beb.

4. 5. 6.

Armanda Ribeiro

Pgina 3

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-3
Objectivos: Formatar Caracteres e Pargrafos. Limites e sombras. Cabealho e Rodap. Avanos de pargrafo. Notas de rodap.

1.

Abra o documento anterior (W-2) seleccione todo o texto e formate-o da seguinte forma: 1.1. Tipo de letra Verdana 10, cor preta, espaamento entre caracteres normal 1.2. Espaamento entre linhas Simples. Espaamento antes e depois de pargrafo normal. Alinhamento do texto justificado.

2.

Configure agora as margens do documento para os seguintes valores: 2.1. 2.2. 2.3. Superior: 3 cm Esquerda: 2,5 cm Cabealho:1,5 cm Inferior: 3 cm; Direita: 2,5 cm; Rodap: 1,8 cm.

3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

No cabealho digite Cabo Verde, com o tipo de letra Garamond, tamanho 14, negrito, centrado e cor verde. No rodap insira a Hora esquerda e o Nmero da pgina direita, com o tipo de letra Garamond, tamanho 10, negrito e cor verde. Formate os limites no cabealho e no rodap, tal como apresentado no texto da pgina seguinte. Formate o ttulo do texto com o tipo de letra Book Antiqua, tamanho 20, maisculas, negrito e alinhamento centrado. Aplique ao ttulo um limite duplo com sombra e preenchimento verde-plido. Formate o restante texto com o tipo de letra Garamond, tamanho 12,5, alinhamento justificado e cor verde-marinho. Aplique um sublinhado (s palavras) ao ltimo pargrafo.

10. Aplique ao texto um espaamento entre linhas de 1,5 linhas e de 3 pto antes de cada pargrafo. 11. Aplique ao texto um avano de 1 cm primeira linha dos pargrafos. 12. Aplique ao texto um avano de 1 cm esquerda e direita dos pargrafos. 13. Insira, relativamente ao ttulo do texto, a seguinte nota de rodap: Peter Ward, As aventuras de Darwin, Col. Ssamo, Ed. Teorema, 1998. 14. Formate a nota de rodap com o tipo de letra Verdana, tamanho 8, itlico e negrito. 15. Aplique ao 3 pargrafo um preenchimento verde plido. 16. Guarde o documento. 17. Guarde o documento com a extenso HTM (como pgina Web).

Armanda Ribeiro

Pgina 4

Fichas de trabalho - Microsoft Word

Armanda Ribeiro

Pgina 5

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-3a
1. Abra o documento anterior (W-2) seleccione todo o texto e faa as seguintes alteraes. 1.1. Seleccione todo o texto e copie-o para um novo documento mas sem formatos. 1.2. Formate agora todo o seu texto com: 1.2.1. Fonte Verdana, tamanho 10, cor azul escura. 1.2.2. O texto dever estar justificado, ter um avano de 1 linha de 1 cm. O espaamento antes e depois de pargrafo dever ser de 6 pto e o espaamento entre linhas num pargrafo dever ser de 1,5 linhas 1.3. O Ttulo dever ter o seguinte formato: 1.3.1. Fonte Verdana, tamanho 16 negrito, cor verde, espaamento entre caracteres 5 pto. 1.3.2. Dever ter um limite duplo com sombra na cor verde e ser sombreado a verde plido. 1.3.3. 1.4. Dever estar centrado. Troque todas as palavras Darwin por Dionsio

1.5. Insira o seguinte limite de pgina que dever ser aplicado a todo o documento (ter em ateno que a imagem tem a cor vermelha):

1.6. 1.7.

Insira uma quebra de seco, pgina seguinte no 4 pargrafo. Grave o ficheiro.

Armanda Ribeiro

Pgina 6

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-4
Objectivos: Texto automtico, texto com smbolos e formas automticas.

1.

Digite o texto seguinte com os respectivos smbolos:

O meu para a. volta ao


2. 3.

no nenhuma 0. No anda que nem um 4, mas confortvel como uma leva-me de para a nos dias de trabalho ou aos fins-de-semana. Mas o que eu mais gostava de fazer com ele era dar uma .

. Apesar de no exigir muita

Formate o texto anterior com o tipo de letra Matura Script Capitals, tamanho 18. Insira o seguinte limite de pgina:

4.

Utilizando o tipo de letra Viner Hand ITC,tamanho 66 e negrito, insira um Wordart com o seguinte texto:

Texto com Smbolos


5. 6. 7. Coloque o Wordart anterior acima do texto Defina o texto que digitou no ponto 2 como Texto automtico com o nome Texto com smbolos. Insira as seguintes formas automticas e formate-as de acordo com o seguinte exemplo:

O Sol est radiante

8. 9.

Insira no fim do documento o texto automtico Texto com smbolos. Grave o documento.

10. Efectue alteraes ao documento a seu gosto. 11. Grave com um novo nome.

Armanda Ribeiro

Pgina 7

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-5
Objectivos: Dactilografar e formatar texto em colunas.

1.

Digite o seguinte texto e formata-o tua escolha.

Os benefcios do processador de texto Word so bem conhecidos e indiscutveis. A preparao de qualquer documento por este meio muito mais rpida do que se pode fazer numa mquina de escrever comum. O processador de texto Word incumbe-se de coisa como fim de pginas e margens, e portanto no h necessidade da habilidade de uma competente dactilgrafa, e menos necessidade de nos concentramos na parte mecnica da escrita, em vez de pensarmos naquilo que se quer dizer e em como dispor o pensamentos no papel.
2. 3. Faz uma quebra de pgina. Digita o prximo texto na pgina 2.

Uma vez que o documento esteja no computador poder ser corrigido e revisto at perfeio, sem ser necessrio recorrer a borrachas nem a qualquer espcie de liquido, corrector, etc. O processador de texto Word possibilita fazer muitas alteraes, desde a correco de um pequeno engano, at completa alterao da estrutura de um documento. Oferece numerosas ajudas produtividade verificao ortogrfica, arquivo de frases usadas com frequncia, etc, a fim de minimizar a quantidade de trabalho puramente manual. Quando o documento estiver terminado, poder-se- fazer a sua impresso, cuja a qualidade vai depender da impressora e no da habilidade dactilogrfica do utente.
4. Ainda na segunda pagina, copia o texto 2 e transforma-o em 3 colunas iguais s que se seguem. No te esqueas de fazer uma quebra de seco contnua e as quebras de coluna.

Uma vez que o documento esteja no computador poder ser corrigido e revisto at perfeio, sem ser necessrio recorrer a borrachas nem a qualquer espcie de liquido, corrector, etc. O processador de texto Word possibilita fazer

muitas alteraes, desde a correco de um pequeno engano, at completa alterao da estrutura de um documento. Oferece numerosas ajudas produtividade verificao ortogrfica, arquivo de frases usadas com frequncia, etc., a fim de minimizar a

quantidade de trabalho puramente manual. Quando o documento estiver terminado, poder-se- fazer a sua impresso, cuja qualidade vai depender da impressora e no da habilidade dactilogrfica do utente.

Armanda Ribeiro

Pgina 8

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-6
Objectivos: formatao de textos com colunas

1.

Escreva o seguinte texto:

Para produzir uma poo eficaz, alm de misturar os ingredientes correctos e coloc-los a cozinhar temperatura adequada, a bruxa precisa saber a frmula que deve ser pronunciada para lanar o feitio. Isso exige que a bruxa, quando jovem, passe por muitas horas de treino exaustivo. Depois da escola ela precisa de ter aulas de culinria, estudar receitas, aprender taquigrafia, dactilografia e milhes de canes, chamamentos, gritos, murmrios e sortilgios. Para ter sucesso na carreira, a bruxa precisa de uma boa base de conhecimento. Os feitios mais simples referem-se ao tempo: para desencadear uma tempestade no mar, por exemplo, a bruxa s necessita de rodar um gato trs vezes, em volta da cabea, e atir-lo ao mar enquanto canta Raios e troves bruum bruum catrapum, faam erguer-se no mar mil vagalhes. Os feitios para curar doenas so muito difceis, mas muito mais teis.
2. 3. Formate-o usando a fonte Verdana tamanho 9. Copie o texto 4 vezes e apresente-o em colunas das diferentes maneiras que se seguem: 3.1. 2 Colunas com uma linha entre elas, capitulando a 1 letra (4 linhas)
sucesso na carreira, a bruxa precisa de uma boa base de conhecimento. Os feitios mais simples referem-se ao tempo: para desencadear uma tempestade no mar, por exemplo, a bruxa s necessita de rodar um gato trs vezes, em volta da cabea, e atir-lo ao mar enquanto canta Raios e troves bruum bruum catrapum, faam erguer-se no mar mil vagalhes. Os feitios para curar doenas so muito difceis, mas muito mais teis

ara produzir uma poo eficaz, alm de misturar os ingredientes correctos e coloc-los a cozinhar temperatura adequada, a bruxa precisa saber a frmula que deve ser pronunciada para lanar o feitio. Isso exige que a bruxa, quando jovem, passe por muitas horas de treino exaustivo. Depois da escola ela precisa de ter aulas de culinria, estudar receitas, aprender taquigrafia, dactilografia e milhes de canes, chamamentos, gritos, murmrios e sortilgios. Para ter

3.2. 3.3. 3.4.

3 Colunas iguais, sem linhas entre elas; esquerda (2 colunas) direita (2 colunas).

Armanda Ribeiro

Pgina 9

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-7
Objectivos: Utilizao de diversos tipos de Marcas e Numeraes

1.

Escreva o seguinte texto sem se preocupar com a formatao:

Objectivos do mdulo de processamento de texto: Escrever e formatar correctamente texto Formatar pargrafos Utilizar as vrias ferramentas de edio de texto Ortografia Sinnimos Hifenizao Captulos essenciais Gesto de Documentos Formatao do texto Esquematizar Documentos Especificaes: Formatao de texto Formatar caracteres Formatar o tipo de letra Formatar o tamanho Formatar pargrafos Centrar e alinha texto Avanar texto Esquematizar Documentos Configurar a pgina Configurar o tamanho e orientao Configurar as margens Colunas Criar colunas Criar colunas de diferentes larguras

2.

Formate agora todo o texto da seguinte forma: 2.1. 2.2. Fonte Arial tamanho 10. Espaamento entre pargrafos 3 ptos antes e depois.

3.

Insira agora as marcas e numerao como se segue.

Armanda Ribeiro

Pgina 10

Fichas de trabalho - Microsoft Word

Objectivos do mdulo de processamento de texto: Escrever e formatar correctamente texto Formatar pargrafos Utilizar as vrias ferramentas de edio de texto o o o Ortografia Sinnimos Hifenizao

Captulos essenciais I. Gesto de Documentos II. Formatao do texto III. Esquematizar Documentos

Especificaes:
1.

Formatao de texto
1.1.

Formatar caracteres Formatar o tipo de letra Formatar o tamanho

1.1.1. 1.1.2. 1.2.

Formatar pargrafos Centrar e alinha texto Avanar texto

1.2.1. 1.2.2. 2.

Esquematizar Documentos
2.1.

Configurar a pgina Configurar o tamanho e orientao Configurar as margens

2.1.1. 2.1.2. 2.2.

Colunas Criar colunas Criar colunas de diferentes larguras

2.2.1. 2.2.2.

4. 5.

Insira uma quebra de seco, pgina seguinte. Copie o texto existente na primeira pgina e altera as marcas e numeraes da seguinte forma.

Armanda Ribeiro

Pgina 11

Fichas de trabalho - Microsoft Word

Objectivos do mdulo de processamento de texto:

Escrever e formatar correctamente texto Formatar pargrafos Utilizar as vrias ferramentas de edio de texto o o o Ortografia Sinnimos Hifenizao

Captulos essenciais A. Gesto de Documentos B. Formatao do texto C. Esquematizar Documentos

Especificaes: Formatao de texto o Formatar caracteres o Formatar o tipo de letra Formatar o tamanho

Formatar pargrafos Centrar e alinha texto Avanar texto

Esquematizar Documentos o Configurar a pgina o 6. Configurar o tamanho e orientao Configurar as margens

Colunas Criar colunas Criar colunas de diferentes larguras

Grave o documento.

Armanda Ribeiro

Pgina 12

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-8
Objectivos: Utilizao de diversos tipos de Marcas e Numeraes

1.

Abra o Microsoft Word e efectue os passos seguintes para produzir o documento: 1.1. Defina as marcas de tabulaes com os valores de 6 cm com um alinhamento ao centro e 13 cm com um alinhamento direita. 1.2. Formate o ttulo, Peixes Tropicais, com o tipo de letra Tahoma, tamanho 14, maisculas, com sombra, negrito e centrado. 1.3. Digite e formate o texto seguinte com o tipo de letra Tahoma, tamanho 12.

Non Tetra-limo Tetra-diamante Tetra-do-congo

Tetra-cardinal Olho-de-fogo Tetra-imperador Peixe-paraso

Non-preto Tetra-santa filomena Piranha Colisa

2. 3.

Formate o texto anterior com um espaamento de 6 pto antes dos pargrafos. Digite o ttulo: Tamanho dos peixes tropicais

4. 5.

Formate-o com o tipo de letra Garamond, tamanho 15, maisculas, com sombra, negrito, alinhamento esquerda. Digite e formate agora o texto que se segue com o tipo de letra Garamond, tamanho 13. As marcas de tabulaes com os valores de 2 cm esquerda e 9 cm alinhamento decimal e caractere de preenchimento o .. Non ...............................3 cm .....................4 cm

Tetra-cardinal Non-preto Tetra-limo

.........................4 cm ........................5 cm

Olho-de-fogo . .....................4,5 cm Tetra-santa Filomena Tetra-diamante ...............5 cm

.....................6 cm

Tetra-imperador. ....................6 cm Piranha ........................... 30 cm .....................7 cm

Tetra-do-congo

Peixe-paraso ...................... 10 cm Colisa 6. .............................6 cm

Formate o texto anterior com um espaamento entre linhas de 1,5 linhas. Insira um
Pgina 13

Armanda Ribeiro

Fichas de trabalho - Microsoft Word

limite de pgina semelhante:

7.

Insira as seguintes frmulas:

7.1.

b b 2 4ac x= 2a f ( x) =
3

7.2.

x 2 1 5 2x + 1 2x 2 1

8.

Procure na Internet uma imagem de um peixe. Insira-a no documento como Marca dgua impressa. Veja a diferena entre ter ou no a opo semitransparente seleccionada.

Armanda Ribeiro

Pgina 14

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-9
Objectivos: Utilizao de diversos tipos de Marcas e Numeraes

1.

Abra o Microsoft Word e digite o seguinte texto usando as marcas que se seguem:
Tipos de peixes tropicais: Belontedeos Caracdeos Carpas vivparas Cicldeos Ciprindeos Cobdeos Peixes-gato

2.

Copie o texto anterior e altere as marcas para numerao.


Tipos de peixes tropicais: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Belontedeos Caracdeos Carpas vivparas Cicldeos Ciprindeos Cobdeos Peixes-gato Tipos de peixes tropicais: 1.1. Belontedeos 1.1.1. Peixe-paraso 1.1.2. Colisa , 1.2. Carpas vivparas 1.2.1. Molinsia 1.2.2. Molinsia-negra 1.3. Cicldeos 1.3.1. Escalar 1.3.2. Oscar 1.3.3. Acar-azul 1.4. Ciprindeos 1.4.1. Barbo-tigre 1.4.2. Barbo-titeia

3.

Digite o seguinte texto com numerao destacada.


1.

2. 3. 4.

Formate os ttulos, tipos de peixes tropicais, com o tipo de letra Palatino Linotype, tamanho 34, alinhamento centrado, com sombra, negrito, itlico e cor vermelha. Formate os restantes textos com o tipo de letra Papyrus, tamanho 13 e cor azul-escura. Aplique aos textos um espaamento entre linhas de exactamente 24 pto.
Pgina 15

Armanda Ribeiro

Fichas de trabalho - Microsoft Word

5. 6.

Coloque uma imagem relacionada com o texto como marca de gua. Guarde o documento.

Armanda Ribeiro

Pgina 16

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-10
Objectivos: Tabulaes. Criao e formatao de tabelas

1. 2.

Digite o seguinte texto usando tabulaes. Defina as marcas de tabulao com os seguintes valores: 2.1. 2.2. 2.3. 6,5 cm alinhamento decimal; 9 cm alinhamento esquerda; 15,5 alinhamento direita; Ponha o texto a negrito; Insira um limite duplo, com um sombreado a cinzento 25%.

3.

Na primeira linha: 3.1. 3.2.

MARCA Opel Corsa Man Citroen BX Mercedes 190 Rover 123 Renault 19 Nissan Opel Calibra Renault Clio 4.

PREO 5486,78 49879,79 13467,54 16959,13 4987,98 6210,03 16161,05 26935,09 4489,18

MATRCULA AB-12-34 CD-56-78 EF-90-12 GH-34-56 IJ-78-90 KL-12-34 MN-56-78 OP-90-12 QR-34-56

CILINDRADA 1200 8000 1400 1900 1100 1400 1600 2100 1100

Digite o mesmo texto mas agora use tabelas para o formatar. 4.1. 4.2. 4.3. 4.4. Use o ajuste automtico janela. Na coluna Marca e Matrcula use o alinhamento esquerda. Nas restantes colunas use o alinhamento direita. Na primeira linha insira um sombreado a cinzento 25%.

MARCA Opel Corsa Man Citroen BX Mercedes 190 Rover 123 Renault 19 Nissan Opel Calibra Renault Clio

PREO 5486,78 49879,79 13467,54 16959,13 4987,98 6210,03 16161,05 26935,09 4489,18

MATRCULA AB-12-34 CD-56-78 EF-90-12 GH-34-56 IJ-78-90 KL-12-34 MN-56-78 OP-90-12 QR-34-56

CILINDRADA 1200 8000 1400 1900 1100 1400 1600 2100 1100

Armanda Ribeiro

Pgina 17

Fichas de trabalho - Microsoft Word

5. 6.

Copie o primeiro bloco de texto para baixo da tabela. Altere as tabulaes preenchimento. para que entre as colunas existam caracteres de

MARCA Opel Corsa Man Citroen BX Mercedes 190 Rover 123 Renault 19 Nissan Opel Calibra Renault Clio

PREO 5486,78........ 49879,79........ 13467,54........ 16959,13........ 4987,98........ 6210,03........ 16161,05........ 26935,09........ 4489,18........

MATRCULA

CILINDRADA

AB-12-34 ------------------ 1200 CD-56-78 ------------------ 8000 EF-90-12 ------------------ 1400 GH-34-56 ------------------ 1900 IJ-78-90 ------------------ 1100 KL-12-34 ------------------ 1400 MN-56-78 ------------------ 1600 OP-90-12 ------------------ 2100 QR-34-56 ------------------ 1100

Armanda Ribeiro

Pgina 18

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-11
Objectivos: Criao e formatao de tabelas

1. 2.

Utilize as tabulaes, bordas e sombras para criar o seguinte texto. Crie o mesmo texto utilizando tabelas Formate ao seu gosto documento.

Venda a Dinheiro
Factura fictcia n XXXXXXX Empresa XYZ Rua da Esquina mais Prxima Tel. 012 -978654 9999 Vila de Cima N/a Referncia 104070 201100 Valor Unitrio 169.00 4.00 Joo Antnio Sousa R. 33, 914, 2 Direito 4500 Espinho

Designao Memrias Cabo srie

Qtd 1,00 1,00

I.V.A 19 19

Desconto 5% 0%

Valor Ilquido 191.05 4.76

Totais Valor sem IVA 173.00 Valor do IVA 22.81 Valor Ilquido 195.81

Recebemos de Sua Excelncia a quantia de cento e noventa e cinco euros e oitenta e um cntimos Porto Curso de Informtica 2004 Dezembro de 2004

Armanda Ribeiro

Pgina 19

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-12
Objectivos: Criao e formatao de tabelas

1.

Construa as seguintes tabelas 1.1. Uma tabela simples

1.2. Uma tabela com texto ao lado

1.3.

Duas tabelas lado a lado:

Tipo de Taxa Taxa Normal Taxa Intermdia Taxa reduzida

IVA 17% 12% 5%

E texto no meio

Produtos Valor Iva Final

Batatas 60 17% 70

Leite 100 12% 112

Livro de culinria 2500 5% 2625

Armanda Ribeiro

Pgina 20

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-13
Objectivos: Criao e formatao de tabelas

1.

Crie uma tabela com o seguinte aspecto:

4 cilindros em linha dispostos transversalmente. Motor rvore de cames cabea. Injeco electrnica multiponto e catalizador Cilindrada Potncia 1764 cc. 137 cv. Discos ventilados (Fr.), Discos (Tr.) assistidos por Traves servo-freios. Abs (opo) Pneus 195/50 R 15v

Performances
Vel. Mxima (em circuito) 0 a 100 Km/h 208 Km/h 8.5 s

Consumos
A 90 Km/h A 120 Km/h Em cidade 6.5 7.9 10.8

Armanda Ribeiro

Pgina 21

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-14
Objectivos: Criao e formatao de grficos

1.

Construa as seguintes tabelas e grficos correspondentes. Formate os grficos, conforme imagem. Portugueses 20 31 51 Franceses 27 39 66 Alemes 90 35 125 Ingleses 20 32 52

Sexo/Nacionalidade Rapazes Raparigas Total

Grfico das estadias na pousada da juventude


140 120 100 80 60 40 20 0 Rapazes Raparigas Total

poca do ano N de pessoas

Inverno 568

Primavera 423

Vero 1073

Outono 657

Distribuio das pessoas por poca


Primavera 16%

Inverno 21%

Vero 39%

Outono 24%

Inverno

Primavera

Vero

Outono

Armanda Ribeiro

Pgina 22

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-15
Objectivos: Criao e formatao de grficos

1.

Construa a tabela apresentada e represente os dados utilizando um grfico semelhante ao apresentado.

Empresa Ferro-Lda. Madeira-Fina Auto-Avaria

Jan-Fev 12000 10000 8000

Mar-Abr 15000 16000 12000

Mai-Jun 13000 17000 14000

Jul-Ago 12000 14000 10000

Set-Out 14000 16000 18000

Nov-Dez 15000 16000 16000

18000 16000 14000 12000 10000 8000 6000 4000 2000 0 Jan-Fev Mar-Abr
12000 10000 8000 12000 16000 15000

18000 17000 14000 14000 12000 10000 16000 14000 16000 16000 15000

13000

Mai-Jun

Jul-Ago

Set-Out

Nov-Dez

Armanda Ribeiro

Pgina 23

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-16
Objectivos: Criao e formatao de tabelas

1.

Abre e cria a seguinte tabela.

FUNO WAP : RESULTADO DO TESTE


APRECIAO GLOBAL

Manual de instrues (em relao ao Wap)

Manual de instrues (em relao ao Wap) 4 4 4 4 3 3

Quantidade de informao no ecr

NOKIA 7110 SIEMENS S35I SONY CMD-Z5 ERICSSON R320S ALCATEL MOTOROLA T2288

4 4 4 4 2 3

5 4 5 5 1 1

5 4 2 4 3 4

2 3 1 1 1 3

Facilidade de navegao (em geral)

Marca e modelo

5 4 4 4 3 2

2 4 4 4 3 2

3 5 5 5 5 4

Armanda Ribeiro

Pgina 24

Manual de instrues (em relao ao Wap) 4 4 4 4 3 4

Introduo de um endereo na Internet.

Possibilidade de configurao

Rapidez de navegao

Configurao inicial

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-17
Objectivos: Criao e formatao de tabelas

1.

Abra e crie a seguinte tabela.

TELEFONE GRTIS AO FIM DE QUATRO ANOS


Chamadas oferecidas Operadora Pacote Custo Na totalidade TMN Vodafone Optimus Mimo Sim Vitamna T Bomerang 199.02 199.02 273.84 41 42 55 Montante mnimo 24.94 37.41 19.95 Carregamentos Oferta em chamadas 9.98 9.98 9.98 Tempo necessrio at perfazer as chamadas oferecidas 4 anos 4 anos 4 anos

inicialmente

periodicidade

5 3 5

Trimestral Quadrimestral Bimestral

Armanda Ribeiro

Pgina 25

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-18
Objectivos: Criao e formatao de tabelas

1. 2.

Abra e crie a seguinte tabela. Os totais apresentados so calculados a partir de uma frmula.

Nome:

Maria Isabel Linhares

Pontuao de 0 a 5
Fui assduo e pontual 5 3 Fui esforado na aula, no projecto que estive envolvido 5 1 Tive cuidado com todo o material disponvel 5 2 Concretizei o trabalho que me foi proposto 5 1 Gravei os trabalhos na disquete e nunca no disco 5 1 Tentei ultrapassar sozinho as dificuldades 2 1

Data

Total

12-11-2004 14-11-2004

27 9 0 0 0

Armanda Ribeiro

Pgina 26

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-19
Objectivos: Criao e formatao de tabelas

1.

Crie a seguinte tabela:

NOTAS Disciplinas Portugus Matemtica Ingls


2. 3. 4. 5.

1 Teste 15 12 16

2 Teste 12 11 14

Insira uma linha tabela entre as disciplinas de Matemtica e Ingls e digite os seguintes dados: Filosofia, 10, 13. Insira uma coluna direita da coluna do 2 Teste e digite os seguintes dados: 3 Teste 11, 15, 12, 15. Duplique (criar uma cpia) a tabela anterior deixando ficar um espao de 3 linhas entre elas. Formate a nova tabela tal como apresentada na figura seguinte:

NOTAS
Testes Disciplinas Portugus Matemtica Filosofia Ingls
6.

1 Teste 15 12 10 16

2 Teste 12 11 13 14

3 Teste 11 15 12 12

Construa um grfico com os dados da tabela anterior, tal como apresentado a seguir:
16 14 12 10 8 6 4 2 0
1 Teste 2 Teste 3 Teste

Portugus Matemtica Filosofia Ingls

Armanda Ribeiro

Pgina 27

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-20
Objectivos: Criao e formatao de tabelas

1.

Copie da ficha W-8 o seguinte texto: Tetra-cardinal Olho-de-fogo Tetra-imperador Peixe-paraso Non-preto Tetra-santa filomena Piranha Colisa

Non Tetra-limo Tetra-diamante Tetra-do-congo 2.

Copie e converta o texto anterior em tabela, separando-o por tabulaes. Non Tetra-limo Tetra-diamante Tetra-do-congo Tetra-cardinal Olho-de-fogo Tetra-imperador Peixe-paraso Non-preto Tetra-santa filomena Piranha Colisa

3. 4.

Ordene de forma descendente os dados da tabela. Copie da ficha W-19 a seguinte tabela:

NOTAS Disciplinas Portugus Matemtica Ingls


5.

1 Teste 15 12 16

2 Teste 12 11 14

Copie e converta a tabela anterior em texto, separando-o em tabulaes.

Armanda Ribeiro

Pgina 28

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-21
Objectivos: Criao e manipulao de modelos de documentos; Criao e manipulao de estilos

1.

Abra um novo documento no Microsoft Word e escreva o seguinte texto:

Modulo 1 Tecnologias da Informao e Comunicao Modulo 2 Sistemas Operativos em Ambiente Grfico Modulo 3 Internet Modulo 4 Processador de Texto O processador de texto escolhido foi o

2. 3. 4.

Insira quebras de pgina de forma ao seu texto ficar em 4 pginas. Crie estilos para os ttulos e temas. A formatao dos estilos fica ao seu critrio. No incio do texto insira um ndice s para os ttulos e temas.

Armanda Ribeiro

Pgina 29

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-22
Objectivos: Criao e manipulao de modelos de documentos; Criao e manipulao de estilos

1.

Crie os seguintes estilos (para tal siga os passos indicados): 1.1. Crie tambm um estilo com o nome Remetente, com as seguintes caractersticas: Tipo de letra: Arial, Negrito, 14 pontos; Alinhamento: esquerda; Espaamento depois do pargrafo: 6 pt. 1.2. Crie um outro estilo chamado Destinatrio com as mesmas caractersticas que o anterior, excepto no alinhamento que deve ser direita e o avano da margem esquerda do pargrafo de 7,5 cm 1.3. Crie um estilo com o nome Texto com as seguintes caractersticas: Tipo de letra: Arial, 12 pontos; Avano da primeira linha: 1 cm; Alinhamento: justificado Espaamento entre linhas: 1,5 pt. Espaamento depois do pargrafo: 6 pt. Estilo para o prximo pargrafo: Normal 1.4. Crie um ltimo estilo com o nome Despedida com as caractersticas seguintes: Avano da margem esquerda: 8 cm; Alinhamento: centrado; Tipo de letra: Arial, 12 pontos 1.5. Altere a configurao da pgina com os seguintes parmetros: Tamanho: A4. Orientao: vertical. Todas as margens: 3 cm

2. 3. 4.

Grave o documento como modelo de documento de Word. Feche o documento e abra novamente mas agora como modelo de documento. Digite a seguinte carta sem qualquer preocupao com a formatao

Industrias Gamo & Furtado, Lda. Av. 5 de Outubro, n 21 1 Esq., 1100 Lisboa Exmo. Sr. Antnio Seabra Rua Pinto Coelho, n 164 Dto. 1100 Lisboa

Porto, 12 Outubro de 2005 Exmo. Sr. Acusando a recepo da vossa carta e agradecendo o interesse demonstrado, vimos por este meio comunicar que., no nos ser possvel satisfazer a encomenda efectuada por V/Exa. Sem mais de momento, Melhores cumprimentos, _______________________ (O Responsvel vendas)

5. 6. 7. 8. 9.

Aplique os estilos criados s diferentes seces da carta escrita. Copie a carta que acabou de escrever para o fim do documento sem formataes. Separe as 2 cartas por uma quebra de pgina. Altere o remetente e o destinatrio. Aplique agora novamente os estilos criados.

Armanda Ribeiro

Pgina 30

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-23
Objectivos: Criar estilos, guard-los no modelo e inserir ndices.

1.

Dever depois abrir um novo documento e criar uma pgina com o seguinte aspecto, utilizando os estilos previamente criados: 1.1. Para o Ttulo: 1.1.1. Arial 26, letra azul com sombra, pargrafo centrado, negrito e itlico, caixa simples e um sombreado vermelho; 1.2. Para o Captulo: 1.2.1. 25%; 1.2.2. 1.2.3. 1.3. 1.3.1. 1.3.2. 1.3.3. 1.3.4. 1.4. 1.4.1. 1.4.2. 1.4.3. 1.4.4. 1.5. 1.5.1. 1.5.2. 1.5.3. 1.6. Times New Roman 22, Negrito, Limite duplo sombreado a cinzento Texto com um espaamento anterior de 30 pontos; Espaamento entre linhas de uma linha e meia Times New Roman 18, Negrito e sublinhado (trao grosso) Texto com um avano na primeira linha de 2cm; Texto com um espaamento anterior de 24 pontos; Espaamento entre linhas de uma linha e meia Times New Roman 14, Negrito e itlico; Texto com um avano na primeira linha de 2cm; Texto com um espaamento anterior de 20 pontos; Espaamento entre linhas de uma linha e meia Times New Roman 12, Justificado; Texto com um avano na primeira linha de 2cm; Texto com um espaamento anterior de 6 pontos;

Para o Sub Captulo:

Para o Tema:

Para o texto:

Espaamento entre linhas de uma linha e meia Ttulo 1 Captulo 1 Sub Captulo 1 Tema 1 Texto simples 1

2.

O texto do documento dever ser o seguinte:

3.

Insira uma quebra de seco, pgina seguinte e escreva ou copie de trs o texto alterando o necessrio: Ttulo 2 Captulo 2 Sub Captulo 2 Tema 2 Texto simples 2

4.

Insira uma quebra de seco, pgina seguinte e escreva ou copie de trs o texto alterando o necessrio:
Pgina 31

Armanda Ribeiro

Fichas de trabalho - Microsoft Word

Ttulo 3 Captulo 3 Sub Captulo 3 Tema 3 Texto simples 3 5. 6. Aplique os estilos ao texto que acabou de escrever. Insira uma pgina no incio do seu texto onde ir criar uma folha de ndices para o texto existente:

Armanda Ribeiro

Pgina 32

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-24
Objectivos: Impresso em srie

1.

Abra um novo documento no Microsoft Word e construa a seguinte tabela:

Nome Ftima Santos Paula Gomes


2. 3.

Perodo 1 1

Matemtica 17 15

TIC 19 16

Grave o documento, com nome NOTAS-ALUNOS. Abra um novo documento no Microsoft Word e escreva o seguinte texto. O objectivo fazer uma impresso em srie do texto que se segue usando a tabela que acabou de construir:

Caro(a) Aluno(a) Nome As suas notas no Perodo Perodo foram as seguintes: Na disciplina de Matemtica teve a classificao de Matemtica valores. Na disciplina de TIC teve a classificao de Portugus valores.

4. 5.

Grave o documento no Microsoft Word com nome CARTA NOTAS-ALUNOS. Envie a impresso em srie para um novo documento, que ir gravar com o nome 1 PERODO.

Armanda Ribeiro

Pgina 33

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-25
Objectivos: Impresso em srie

1.
XYZ XKA ZAPP

Crie uma tabela com a seguinte informao:


Contacto Dr. Jos Reis Dr. Manuela Rodrigues Eng. Pedro Leito Morada R. De Baixo, 235 R. Das Flores, 302 R. das Rosas, 234 Cdigo Postal 4100-123 Porto 2345-234 Lisboa 1200-567 Braga

Empresa

2. 3.

Grave a tabela com o nome base de dados de clientes Construa a seguinte carta que ir ser enviada para as 3 empresas inseridas na tabela usando o processo de impresso em srie.

Empresa PEIXE,Lda. Rua do Mar Limpo , n 321, 45 dir. 2643 000 Cidade Desconhecida Tel.: 234 567 890

Destinatrio:
Empresa

Contacto
Morada Cdigo Postal Ref.: 234.567.2000 Proposta de venda: Esta uma proposta de venda a todos os nossos clientes relativamente aos nossos produtos a preos mais do que vantajosos: Se nos pagar mais 5% por cada produto, no final ainda lhe poderemos realizar um desconto surpreendente: Nada mais nada menos do que 3%. Se estiver interessado poder contactar-nos pelo nmero de telefone mencionado no incio da folha. Desde j me despeo, com os melhores cumprimentos.

Porto, 26 de Outubro de 2005 Assinado

(Joo Passos Dias Aguiar Mota)

Armanda Ribeiro

Pgina 34

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-26
Objectivos: Impresso em srie

1.

Crie uma tabela simples com a seguinte informao. Abra pelo menos 7 linhas com informao sua escolha.
Titulo Morada Localidade Telefone Dia Aniversrio

Nome

Ms Aniversrio
4

Catarina Faria Maria Aurora Mendes Rodrigues Dulce Martins Odete Gonalves Maria Lusa Costa Maria Goreti Gomes Ala Campos Arajo Maria Teresa Costa Jlia Torres

Dra. Sra. Dra. Dra. Sra. Sra. Sra. Sra.

Rua do Raio, n.44

4700-097 Braga

R. Antnio Brando Pereira, n 4700 Braga 20 R. Augusto Veloso, n155 2 4700 Braga Esq. Igreja Monte R. So Sebastio n.95 1. Loteamento da Arca B2 Rua padre Porfrio Alves n.24 R. Justino Cruz n. 154 2. Sala 3 4820 Fafe 4700-043 Braga 4730 - Vila Verde 4700 Braga 4700 Braga

223 3 456 239 91 40 66 119 253 27 50 91 253 506 506 919 301 032 914 591 706 917 862 051 938 355 575

1 14 8 27 28 28 13

4 1 9 12 2 9 11

2. 3. 4. 5.

Grave a tabela com o nome Exerccio 20 - dados clientes.doc e feche Crie um documento para imprimir a seguinte ficha individual: Papel A6 margens 1.5, Fonte Verdana 8 A origem dos dados ser a tabela por si criada

Armanda Ribeiro

Pgina 35

Fichas de trabalho - Microsoft Word

6. 7. 8.

Seleccione os que fazem anos no ms 9, realizando uma impresso em srie para um documento, com esta seleco Guarde o resultado desta impresso com o nome exerccio20 + data. Guarde o modelo com o nome de exerccio20

Armanda Ribeiro

Pgina 36

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-27
Objectivos: Criar um formulrio

1.

Crie o seguinte formulrio:

Registo de Contacto de Cliente


DADOS DO CLIENTE
CDIGO NOME CONTACTOS FUNO

TELEFONE

FAX

EMAIL

@
MORADA CDIGO POSTAL LOC. POSTAL

NO CLIENTE SOLICITOU VISITA DE VENDEDOR TELFONEMA

AO TELEFONE

NA EMPRESA

POR CARTA/FAX

DEMONSTRAO

FACTURA PR-FORMA

ORAMENTO/PROPOSTA

TIPO DE CLIENTE EST INFORMATIZADO

CLIENTE DA EMPRESA SIM NO

CLIENTE NOVO FORNECEDOR(ES):

NECESSIDADES DE HARDWARE

NECESSIDADES DE SOFTWARE

OUTRAS NECESSIDADES

OUTRAS COMPETNCIAS A ENVOLVER DEP. 1 OBSERVAES DEP. 2 DEP. 3 DEP. 4 DEP. 5 DEP. 5

RECEBIDO POR [NOME]

ASSINATURA

Armanda Ribeiro

Pgina 37

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-28
Objectivos: utilizao de formas automticas, CliPart e Organograma.

1.

Construa a seguinte figura utilizando formas automticas e CliPart.

2.

Construa a mesma figura usando seguinte figura utilizando um Organograma.


Administrao

Produo

Venda

Distribuio

Manuel

Teresa

Afonso

Miguel

Maria

Isabel

Andr

Pedro

Paulo

Armanda Ribeiro

Pgina 38

Fichas de trabalho - Microsoft Word

W-29
1. No seguinte exerccio dever criar os seguintes cinco estilos de letras e guarda-los no modelo. Dever depois abrir um novo documento e criar uma pgina com o seguinte aspecto, utilizando os estilos previamente criados. Construa um modelo igual a este e guarde-o com nome contrato. Depois crie e preencha um contrato.

2.

PROPOSTA DE CONTRATO
Prestao de Servio de Mdico Externo Nome do proponente ...................................................... residente em ........................................................... na qualidade de ........................................................ proponho que entre os Servios Sociais do Banco Trabalhador Portugus e o Exmo. Senhor Dr. ........................................................ residente em ........................................................... Cdigo Postal .......................................................... Contribuinte n ..... cdigo da Repartio de Finanas................... Concelho/Bairro ........... mdico de .................................. e portador da cdula profissional n. ...................... da Ordem dos Mdicos seja celebrado, por este instrumento, contrato de prestao de servios nas seguintes condies. l. O proposto obriga-se a prestar servios da sua profisso, atendendo, do mesmo modo que os seus clientes particulares, os scios e beneficirios dos Servios Sociais do Banco Trabalhador Portugus que se apresentem devidamente credenciados, mediante requisio e exibio do carto de identificao privativo dos mesmos Servios Sociais. a) Os servios so prestados tanto no consultrio, situado em ..... ............................................................... Cdigo Postal .................................................. Concelho de ..........................telefone ............... bem como nas residncias ou outro local onde se tornem necessrios desde que estejam compreendidos na mesma rea. b) Os servios no consultrio so praticados s .................. ...........das .............s ....... horas, por marcao/ordem de chegada (riscar o que no interessa). 2. Os Servios Sociais do Banco Trabalhador Portugus obrigam-se a remunerar esses servios segundo as suas tabelas, em vigor, que o proposto declara conhecer e aceitar. ............... , ....... de ........................... de 20 ... O Proponente ....................... O Proposto ......................... A Direco dos Servios Sociais do Banco Trabalhador Portugus declara aceitar a proposta do contrato supra. ............... , ....... de ........................... de 20 ...

Armanda Ribeiro

Pgina 39

Anda mungkin juga menyukai