Anda di halaman 1dari 1

A ocupao deste territrio, deu-se a partir de aldeamentos indgenas entre 1775 e 1777, neste perodo foram estabelecidos cinco

comunidades nos rios Uraricoera, Branco e Tacutu, entretanto, nos anos de 1780 e 1781 os mesmos foram abandonados pelos ndios, que no aceitavam as condies impostas pelos portugueses. Em 1784, houve nova tentativa de colonizao por meio de aldeamento, quando os portugueses fundaram quatro novas aldeias, todavia esta tentativa fracassou em 1790, marcada com a grande revolta dos indgenas, conhecida como "Revolta da Praia de Sangue".
Antes da colonizao do Brasil, a regio onde atualmente est situado o estado de Roraima era povoada por ndios de diversas tribos. Sabe-se que na regio, existiam ndios Aicans (Tronco Lingstico: Aican); Ajurus (Tronco Lingstico: Tupari); Ingarik, Macuxis, Patamona, Uaimiris-atroaris, Iecuanas (Tronco Lingstico: Karb); Uapixanas (Tronco Lingstico: Aruak); e Ianommis (Tronco Lingstico: Yanomami), entre outras que foram dizimadas. A explorao da regio de Roraima, sobretudo do vale do rio Branco, teve inicio por volta de 1670. Ingleses e holandeses vindos da Guiana, espanhis vindos da Venezuela e portugueses, capturavam ndios nessa regio. Em 1718, aps vrias disputas, os portugueses expulsaram os invasores, garantindo a posse do territrio para Portugal. No entanto, a ameaa ainda existia. Entre 1725 e 1741, os holandeses ameaaram a soberania de Portugal invadindo o territrio por meio dos rios. O territrio portugus foi invadido pelos espanhis entre 1771 e 1773, que se instalaram as margens do rio Uraricoera, fundando alguns povoados. A soluo encontrada foi a construo de um Forte localizado na confluncia dos rios Tacuru e Uraricoera. A localizao estratgica permitia o controle das passagens para a ento Guiana Inglesa e para a Venezuela. Assim, em 1775 foi construdo o Forte So Joaquim. Em seguida, foram criados povoados nos quais foram reunidos os ndios da regio. No entanto, os povoados no se desenvolveram, pois os ndios no de adaptaram as condies importas pelos portugueses. Iniciou-se ento a criao de gado e cavalos na regio, por iniciativa do comandante Manuel da Gama Lobo D'Almada, em 1789. O objetivo era garantir a presena de homens civilizados em fazendas na regio, embora a mo-de-obra, praticamente escrava, fosse dos ndios. Uma dessas fazendas, a Fazenda So Marcos, existe at hoje, de propriedade dos ndios, e est localizada em frente ao local onde havia sido construdo o Forte So Joaquim. Em 1890 foi fundado o municpio de Boa Vista do Rio Branco. O Forte So Joaquim foi desativado em 1900. Imigrantes nordestinos que fugiam da seca comeam a chegar a regio no inicio do sculo. Em 1943 criado o Territrio Federal do Rio Branco, proveniente do desmembramento da Amaznia e da unio dos municpios de Boa Vista e de Moura. Os programas para a colonizao da regio desenvolvidos na dcada seguinte no tiveram sucesso. Em 1962 o nome do Territrio modificado de o Territrio Federal do Rio Branco para Territrio Federal de Roraima. O territrio ganhou status em 1988, o que injetou novos recursos na regio. Os conflitos entre fazendeiros, agricultores, garimpeiros e ndios pela posse da terra e pelos garimpos tiveram inicio nos anos 80 e se estendem at hoje.

Anda mungkin juga menyukai