Anda di halaman 1dari 8

ESTATSTICA BSICA: Apresentao grfica

Thoms Freud de Morais Gonalves E-mail: thfreud@gmail.com Disciplina: Estatstica I

RESUMO Apresentao grfica compreende o conjunto de ferramentas grficas utilizadas em estatstica com a finalidade de condensar dados em figuras geomtricas relacionadas; seu objetivo precpuo proporcionar uma visualizao imediata dos dados relacionados ao fenmeno estudado. A representao grfica fornece informaes visualmente interpretveis, tanto para o trabalho de anlise estatstica, desempenhada por tcnicos da rea, quanto informaes em carter prontamente trabalhadas com o objetivo de fundamentar a tomada de decises no mbito organizacional/empresarial/governamental ou, ainda, levar informaes ao pblico em geral.

Palavras-chave Histogramas; Apresentao Grfica; Diagramas; Grficos de anlise; Grficos de informao.

1. INTRODUO
EM ANLISE ESTATSTICA, no que se refere a prestao de dados oriundos de estudos estatsticos ao pblico em geral, uma das preocupaes primordiais de quem apresenta os dados faz-los compreensveis aos olhos do usurio final das informaes que se pretende prestar.Para tanto, uma das mais usuais tcnicas de adequao de dados estatsticos, para que estes sejam apresentados dentro de padres estticos agradveis, o que os torna compreensveis ao leigo, consiste em, segundo(TOLEDO & OVALLE, 2011, p. 25) dispor os dados em linhas e colunas distribudas de modo ordenado, segundo algumas regras prticas adotadas pelos diversos sistemas estatsticos.Este procedimento, o qual consiste na apresentao tabular, oferece a vantagem de expor de forma sinttica os resultados sobre determinado estudo, proporcionando uma viso global do que se pretende analisar.

Por outro lado, h tambm outras maneiras de apresentao de dados e, embora a apresentao tabular ocupe sua parcela de importncia dentro do estudo estatstico, no que tange a anlise dos dados, no proporciona a obteno e uma percepo imediata e clara do

fenmeno; neste caso, lanamos mo da apresentao grfica1. A apresentao grfica complementa a apresentao tabular, proporcionando uma visualizao imediata dos valores observados, oferecendo, nas palavras de(BRUNI, 2011, p. 24):
uma viso ampla alm de caractersticas particulares de um conjunto de dados por meio de uma correspondncia entre as categorias ou os valores de determinada figura de modo que cada valor seja representado por uma figura que lhe seja proporcional.

vlido ressalvar que, por motivos estticos, (CRESPO, 2002, p. 38) aconselha que a representao grfica deva obedecer alguns requisitos, para que seja eficaz: a) SIMPLICIDADE o grfico deve ser destitudo de detalhes de importncia secundria, assim como de traes desnecessrios que possam levar o observador a uma anlise morosa ou com erros; b) CLAREZA o grfico deve possibilitar uma correta interpretao dos valores representativos do fenmeno em estudo; c) VERACIDADE o grfico deve expressar a verdade sobre o fenmeno em estudo.

2. CLASSIFICAO DOS GRFICOS


SEGUNDO O CRITRIO DA FORMA, os grficos podem ser classificados, segundo (TOLEDO & OVALLE, 2011, p. 75) em trs tipos: a) Diagramas: so grficos geomtricos dispostos em duas dimenses. So, singularmente, os grficos mais comuns utilizados para a representao de sries estatsticas e so providos de considervel variedade de tipos; b) Cartogramas: so ilustraes relativas a cartas geogrficas, comuns em Geografia, Histria e Demografia; c) Estereogramas: correspondem grficos de natureza volumtrica apresentados em trs dimenses. Quanto ao uso (ou objetivo) os grficos acham-se agrupados em: a) Grficos de informao: destinam-se ao pblico em geral com a finalidade de proporcionar uma visualizao rpida e clara do fenmeno observado. So os mais completos possveis, dispensando comentrios explicativos adicionais. b) Grficos de anlise: prprios ao trabalho estatstico no que se trata da anlise de dados, tambm so providos de carter informativo. Normalmente, este tipo de grfico
1

O grfico estatstico a forma de apresentao de dados estatsticos que tem o objetivo de produzir, no usurio da informao em questo, ou no pblico alvo, uma percepo mais rpida do fenmeno estudado, j que os grficos so mais imediatos e compreensveis que dados tabulares.

acompanhado, em seu todo, de tabelas e relatrios explicativos, complementando pontos principais revelados pelo grfico (ou tabela). Normalmente estas trs ferramentas so combinadas em relatrios administrativos.

3. GRFICOS EMPREGADOS NA ESTATSTICA


Agora, sero apresentados, de forma conceitual e concisa, alguns dos principais tipos de grficos empregados em Estatstica. 3.1 Grfico de ramo de folha O GRFICO DE RAMO DE FOLHAS consiste em uma das mais elementares representaes grficas utilizadas na estatstica, segundo afirma (BRUNI, 2011, p. 25). Consiste em uma disposio do rol formada a partir do isolamento de um algarismo mais significativo 2, de algarismos menos significativos3.

A interpretao permite visualizarmos onde acham-se concentrados as maiores frequncias e, consequentemente, as menores. Vejamos um exemplo:

Rol de Dados

Figura 3.1 - Grfico de ramo de folha.

3.2 Histogramas Os grficos utilizados para a representao de distribuies de frequncias simples e acumuladas so, no dizer de (TOLEDO & OVALLE, 2011, p. 95), grficos tipicamente de anlise. Os autores afirmam, ainda, que a representao das frequncias simples feita por meio do histograma ou do polgono de frequncias, por outro lado, a representao das frequncias cumuladas so feitar pelo polgono de frequncias acumuladas ou ogiva de Galton. 3.2.1 Para dados no agrupados em classes

Como dito acima, representa as frequncias simples ou relativas dos elementos tabulados ou
2 3

Denomina-se tal numero de GALHO, podendo ser a dezena correspondente ao nmero. Denomina-se os algarismos menos significativos de folhas.

agrupados em classes. Em se tratando de dados no agrupados em classes, costuma-se representar as frequncias simples ou relativas sob a forma de uma reta vertical. Ver grfico 3.2:

14 12 10 8 6 4 2 0 16 17 18 19 20 anos anos anos anos anos

Idade

Dados Tabulados

Grfico 3.2.1 Histograma para dados no agrupados

3.2.2

Para dados agrupados em classes

Quando os dados encontram-se agrupados em classes, o histograma apresenta as frequncias das classes em colunas, de forma que a rea de cada coluna seja proporcional frequncia da classe de ele representa.

Vejamos agora, em exemplo proposto por (SILVA, GONALVES, SILVA, & CARLOS, 1999, p. 40), a seguinte ilustrao, a partir da tabela abaixo, onde constam as frequncias de idades em anos completos a seguir:

Grfico 3.2.2 - Histograma de Dados Agrupados

3.3 Diagrama ou grfico de barras4 Similar ao histograma, o diagrama (ou grfico de barras) possui o objetivo de apresentar as frequncias sob a forma de barras horizontais, separadas entre si. As frequncias representadas podem ser simples ou relativas.

Curso

Fi

Administrao 3 Biologia Direito Contbeis Soma 6 9 10 28

Tabela 3.3.1 - Amostra de 28 estudantes universitrios

Curso
Contbeis Direito Biologia Administrao 0 5 10 15 Curso

Grfico 3.3.1 - Exemplo de Diagrama em Barras

3.4 Diagrama de Pareto O diagrama de Pareto representa as frequncias simples ou relativas das classes ou valores analisados, porm representando-os de forma ordenada, da classe de maior frequncia para a classe de menor frequncia. Vejamos um exemplo ilustrativo5: Causas de acidente de trnsito Sonolncia Falta de manuteno em veculos
4
5

Fi (%) 15 10

O DIAGRAMA em barras tambm pode ser utilizado para representar frequncias de dados tabulados Dados fictcios.

Embriaguez Negligncia Impercia

50 10 15

Tabela 3.4.1 - Causas de acidentes no trnsito - em porcentagem

Acidentes de Trasito
60%

50%
40% 30% 20% 10% 0% Sonolncia Falta de Embriaguez manuteno Negligncia Impercia Acidentes de Trasito

Grfico 3.4.1- Diagrama de Pareto

3.5 Diagrama de ogiva O DIAGRAMA DE OGIVA representa as frequncias mostradas no histograma. Tambm so denominados de polgonos de frequncia ou diagramas de frequncias, segundo (BRUNI, 2011, p. 28), o autor ainda pontua: quando o histograma representa dados agrupados em classes de frequncias, os pontos assinalados representam as frequncias simples ou relativas dos pontos mdios de cada classe. 3.6 Diagrama de Setores Grficos em setores, tambm conhecidos como grfico circular ou cartograma em setores (TOLEDO & OVALLE, 2011, p. 90), so utilizados para representar valores absolutos ou porcentagens complementares.

Para constru-lo, adotamos um simples procedimento de regra de trs, de modo que:

100% est para 360 Assim como X% est para y

Deste modo, o nmero total de valores analisados 100% destes; corresponder a 360. Assim, cada parcela componente do total dos valores observados poder ser expressa em graus e, a partir do clculo de regra de trs, encontramos a correspondncia de cada parte em relao ao todo. Por Exemplo (TOLEDO & OVALLE, 2011, p. 90): Tabela 3.6.1 Produo Agrcola do Estado A Alguns Produtos 1972

Produtos Caf Acar Milho Feijo Total

Quantidade (t) 400 000 200 000 100 000 20 000 720 000

Fonte: x (dados fictcios)

Agora, depois de feitos os clculos, temos:

Tabela 3.6.2 Produtos Caf Acar Milho Feijo Total Quantidade (t) 400 000 200 000 100 000 20 000 720 000 360 ngulos em Graus
400.000 360 = 200 720.000 200.000 360 = 100 720.000 100.000 360 = 50 720.000 20.000 360 = 10 720.000

% 55,5 27,8 13,9 2,8 100,0

Agora, vamos ao grfico:

PRODUO
Caf Acar Milho

Feijo

Grfico3.6.1 Produo Agrcola do Estado A -Alguns Produtores 1972

4. CONCLUSES Eis que o assunto por ns abordado, aqui no se exauri, mas sim nos desperta para a percepo das inmeras outras ferramentas que a Estatstica nos oferece. Compreendendoa relao harmnica e dual entre tabelas, grficos e, quando cabvel, relatrios dissertativos,devemos focarmo-nos no objetivo de tornar tais ferramentas teis ao processo de anlise de dados para o fornecimento de informaes, estas, peas indispensveis no processo decisrio dentro de uma organizao.

A INFORMAO ESTATSTICA apresentada de forma grfica, mesmo com a possvel perca de certos detalhes, oferece uma viso gerala respeito dos dados e valores correspondentes ao fenmeno em estudo, proporcionando mais rapidez no processamento das informaes elucidadas, por parte do observador e assim, tornando mais eficaz, imediato e, sobretudo, efetivo o processo de tomada de deciso.

5. REFERENCIAL BIBLIOGRFICO

BRUNI, A. L. (2011). Estatstica aplicada gesto empresarial (3 ed.). so Paulo: Atlas. CRESPO, A. A. (2002). Estatstica fcil (17 ed.). So Paulo: Saraiva. SILVA, E. M., GONALVES, W., SILVA, E. d., &CARLOS, A. (1999). Estatistica aplicada aos cursos de administrao, economia e contbeis. so Paulo: Atlas. TOLEDO, G. L., &OVALLE, I. I. (2011). Estatstica Bsica (2 ed.). So Paulo: Atlas.

Anda mungkin juga menyukai