Anda di halaman 1dari 61

Universidade Politcnica A POLITCNICA

Escola Superior Aberta

GUIA DE ESTUDOS
HISTRIA DAS IDEIAS ECONMICAS E DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO
Curso de Gesto de Recursos Humanos & Gesto de Empresas
(2 Semestre)

Moambique

FICHA TCNICA

Maputo, Agosto 2011

Srie de Guias de Estudo para o Curso de Gesto de Recursos Humanos e Gesto de Empresas (Ensino a Distncia).

Todos os direitos reservados Universidade Politcnica

Ttulo: Guia de Estudo de Histria das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Edio: 1

Organizao e Edio Escola Superior Aberta (ESA)

Elaborao Irene Toms Boane (Contedo) Benedito Marime (Reviso Textual)

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

UNIDADESTEMTICAS

Fundamentao terica - Histria do Pensamento Econmico .. 06 O Mercantilismo....................................................................................... 11 A Fisiocracia............................................................................................................... 20 Escola Clssica ........................................................................................................ 25 Reaes Anti- Liberais............................................................................................... 31 Marginalismo e Neoclassicsmo................................................................................ 38 Keynesianismo.......................................................................................................... 43 Neoliberalismo.......................................................................................................... 49

Chave de Respostas das Actividades.. 59

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

APRESENTAO Caro(a) estudante Est nas suas mos o Guia de Estudo da disciplina de Histria das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo, que integra a grelha curricular do Curso de Gesto de Recursos Humanos e de Gesto de Empresas, oferecido pela Universidade Politcnica, na modalidade de Educao Distncia. Este guia tem por finalidade orientar os seus estudos individuais, neste semestre do curso. A disciplina pretende fazer compreender as grandes questes das correntes de pensamento econmico, as origens, o seu impacto no desenvovimento e evoluo das sociedades bem como, compreender o fenmeno da globalizao. Este Guia de Estudo contempla textos introdutrios, para situar o assunto que ser estudado; os objectivos especficos a serem alcanados, ao trmino de cada unidade temtica; a indicao de textos, como leituras obrigatrias que voc deve realizar; as diversas actividades, que favorecem a compreenso dos textos lidos; e a chave de correco das actividades, o que lhe permite verificar se voc est a compreender o que est a estudar. Vai, tambm, encontrar no guia a indicao de leituras complementares, isto , indicaes de outros textos, livros e materiais relacionados ao tema em estudo, para ampliar as suas possibilidades de reflectir, investigar e dialogar sobre aspectos do seu interesse. Esta a nossa proposta para o estudo de cada disciplina deste curso. Ao receb-la, sinta-se como um actor que se apropria de um texto para construir o saber, expressar a sua inteligncia, sensibilidade e emoo, pois voc tambm o(a) autor(a) no processo da sua formao em Gesto de Recursos Humanos, bem como de Gesto de Empresas. Os seus estudos individuais, a partir destes guias, nos conduziro a muitos dilogos e a novos encontros e ao reencontro da Histria. A professora que se dedicou elaborao, e organizao deste guia sente-se honrada em t-lo como interlocutor(a) em constantes dilogos, motivados por um interesse comum: a educao de pessoas e a melhoria contnua da competncia e capacidade de anlise e interpretao e resoluo de problemas actuais, com base no conhecimento da Histria pois, segundo Karl Marx, A Historia se repete e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento deste pas. Seja muito bem-vindo(a) ao nosso convvio. A Equipa da ESA

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Nota Introdutria Caro estudante, saiba que este Guia de Estudo constitui um instrumento que lhe oferece ferramentas para conhecer e dominar a Histria do pensamento econmico; descrever as caractersticas de cada corrente; a sua influncia na conjuntura econmico-social da poca; conhecer os precursores de cada corrente de pensamento, bem como o seu impacto e a sua aplicao para a gesto das sociedades actuais.

A abordagem da Histria do Pensamento Econmico nos cursos de Gesto de Recursos Humanos e Gesto de Empresas reside no facto de a disciplina oferecer ferramentas de percepo e anlise dos fenmenos econmicos, com vista a permitir que o futuro gestor adopte as melhores estratgias de aco no mercado, sem cometer os erros do passado.

Este Guia est estruturado por oito unidades temticas e cada uma composta por lies. Propomos esta estrutura convictos de que ir auxili-lo(a) na planificao dos seus estudos.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

UNIDADE TEMTICA 1
FUNDAMENTAO TERICA - Histria do Pensamento Econmico
Elaborado por: Irene T. Boane

Objectivos
No final desta unidade, voc dever ser capaz de: Definir o conceito de Histria do Pensamento Econmico; Explicar e descrever os diferentes perodos da evoluo do pensamento econmica; Descrever a evoluo da economia como cincia.

Lio n 1 CONCEITOS E CARACTERSTICAS Esta lio pretende fazer uma abordagem conceitual acerca da Histria do pensamento econmico, bem como as suas caractersticas e ter a durao de 2 horas.

A Histria do pensamento econmico pode ser definida como sendo o ramo da cincia que estuda as principais correntes de pensamento que dominaram a marcha da Humanidade e contriburam para a evoluo da abordagem econmica, na sua perspectiva cientfica, bem como da sociedade ao longo do tempo. A Histria do Pensamento Econmico um estudo da herana deixada pelos que escreveram sobre assuntos econmicos, no decurso de muitos anos. A especulao do homem quanto ao meio vem j desde os tempos antigos, mas, o desenvolvimento da Anlise Econmica de origem relativamente recente (a partir do sculo XVIII).

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

O estudo do pensamento econmico concentra-se em trs principais pocas histricas, a destacar:

1. Pr-moderno (grego, romano, rabe), 2. Idade Mdia (fase de recuo, dominada pela religio crist catlica) 3. Moderno (mercantilismo, fisiocracia) 4. Contemporneo (a partir de Adam Smith, no final do sculo XVIII).

A anlise econmica sistemtica tem-se desenvolvido, principalmente, a partir do surgimento da Modernidade.

1. Pr-Modernismo

O pr-modernismo uma poca dominada pelo filsofo Aristteles (provavelmente o mais importante em toda poca). Os rabes medievais tambm trouxeram contribuies para a compreenso da economia e o destaque vai para Ibn Khaldun de Tunis (1332-1406), que escreveu uma teoria poltica e econmica em seu Prolegmenos, mostrando como a densidade da populao est relacionada com a diviso do trabalho e com o crescimento econmico que, por sua vez, conduz a uma populao maior, formando um crculo virtuoso.

2. Idade Mdia Na idade Mdia, o debate foi dominado pelos telogos da corrente escolstica, os quais, dentre os varios tpicos, discutiram a determinao do preo justo de um bem. Nas guerras religiosas, seguindo a Reforma protestante do sculo XVI, apareceram ideias sobre livre comrcio, mais tarde formuladas em termos legais por Hugo de Groot ou Grotius.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

3. Idade Moderna

A idade Moderna foi marcada pelo aparecimento da escola do pensamento econmico, a Escola Fisiocrtica. Liderada por Franois Quesnay, pregou que a terra e a natureza representam o fator econmico produtivo; a ordem natural ou governo da natureza conduzem a vida econmica e s a terra tinha a capacidade de multiplicar a riqueza. Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em actividades econmicas, como a lavoura, a pesca e a minerao. Quesnay dividiu a economia em sectores e mostrou a relao entre eles.

4. Idade Contempornea A Idade Contempornea foi marcada pelo aparecimento da escola de pensamento econmico: a) Clssico ou Liberal: liberada por Adam Smith (1723-1790) e David Ricardo (1772-1823), a qual estabeleceu que a verdadeira fonte de riqueza o trabalho; que a produtividade decorre da diviso do trabalho, que esta decorre da tendncia de troca, estimulada pela ampliao dos mercados; que o papel do Estado na economia corresponde proteo da sociedade e que a iniciativa individual deveria ser incentivada.

b) Socialista: Surgido na Alemanha (1872), e o termo sido empregue, pela primeira vez, em 1827, por Roberto Owen. O Socialismo estabeleceu que o Estado deve ter em suas mos a propriedade e os meios de produo, deve regular a distribuio de riquezas econmicas (bens e/ou servios) e promover reformas em busca do bem-estar social e de justia social igualitria na distribuio de recursos pelos cidados. e

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

A idade contempornea foi, igualmente, marcada pelas recomendaes de John Keynes (1883-1946), atravs da Teoria Geral do Emprego, Juros e Moeda, que objectivou explicar as causas das variaes que ocorrem na produo e no nvel de emprego.

Segundo Keynes, as variaes do sistema econmico dependem: da qualidade da moeda disponvel no mercado; da preferncia pela liquidez ou velocidade de troca da moeda em relao sua garantia ou lastro (riqueza econmica existente); do incitamento ao investimento; da propenso ao consumo. Mais sublinhamos que, no presente mdulo, falaremos das Escolas de

Pensamento Econmico que mais influenciaram a economia do mundo durante os periodos em anlise, nomeadamente, a Mercantilista, Fisiocrata, Clssica,

Neoclssica, Keynesiana e o Neoliberalismo.

Leituras Obrigatrias
Texto de Apoio de NHABINDA, Histria Econmica, Faculdade de Economia - UEM, Maputo, 1992.
www.pensamentoeconomico.ecn.br pt.wikipedia.org/wiki/Histria_do_pensamento_econmico

Actividade 1 Coloque (x) na resposta que considerar certa. 1. O objecto de estudo da disciplina de Histria de Pensamento Econmico a) Os factos histricos b) As teorias ou ideias econmicas c) A actividade humana d) O homem no tempo e no espao.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

2. Fale da importncia e relao entre a disciplina de Histria de Pensamento Econmico para o seu curso. 3. A Cincia Histrica uma rea de saber no acabada e interdisciplinar. Argumente esta afirmao. Referncias Bibliogrficas ARAJO, V., Histria do Pensamento Econmico: Uma abordagem introdutria. So Paulo, Atlas, 1992. BURNS, E., Histria da Civilizao Ocidental, Vol. II, Porto Alegre, Editora Globo, 1993. NHABINDA, Histria Econmica, UEM, Maputo 1992

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

10

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

UNIDADE TEMTICA 2
O MERCANTILISMO
Elaborado por: Irene Boane

Objectivos
No final desta unidade, voc dever ser capaz de: Discutir os conceitos e a gnese do mercantilismo; Conhecer os princpios bsicos do Mercantilismo; Identificar e caracterizar as fases do desenvolvimento da corrente mercantilista, bem como o seu impacto na sociedade ocidental e no resto do mundo.

Introduo

Nesta unidade temtica, voc ir estudar uma lio, durante a qual procuraremos, para alm de definir o conceito, conhecer a sua gnese e evoluo. Iremos destacar o Metalista, a Industrializao, o Proteccionismo Alfandegrio, o Pacto Colonial e a Balana Comercial Favorvel como caractersticas do sistema econmico mercantilista.

Lio n 2 Durante esta lio, voc vai estudar o conceito, a origem e evoluo do Mercantilismo e ter a durao de 2 horas.

1. Conceito, Gnese e Evoluo do Mercantilismo

Mercantilismo o nome dado a um conjunto de prticas econmicas, desenvolvidas na Europa, na Idade Moderna, entre o sculo XV e o final do sculo XVIII, que se caracterizou-se por uma forte interveno do Estado na economia, atravs de medidas tendentes a unificar o mercado interno e tinha como finalidade a formao

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

11

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

de Estados nacionais fortes, os quais eram medidos pela quantidade da sua riqueza. Por outro lado, o mercantilismo pode ser concebido como uma poltica econmica adoptada na Europa durante o Antigo Regime, durante a vigncia dos governos absolutistas, os quais interferiam na economia do pas, com o objectivo de alcanar o mximo possvel de desenvolvimento econmico, atravs da acumulao de riquezas. Neste perodo histrico, a riqueza das naes era medida pela quantidade de ouro e prata existente no territrio; isto , partilhava-se a crena de que a riqueza de uma nao residia na acumulao de metais preciosos, os quais deviam ser atrados atravs do incremento das exportaes e da restrio das importaes (procura de uma balana comercial favorvel). Esta crena era conhecida como Bulionsmo ou Metalsmo. Alguns autores referem, ainda, que a corrente mercantilista surge como consequncia de diversas transformaes intelectuais, tais como: a) religiosas,

marcadas pela exaltao do individualismo e pela actividade econmica, busca do bem-estar; b) polticas, pelo surgimento do Estado Moderno; c) geogrficas, pela ampliao do campo de actuao dos Estados, buscando a explorao de novas terras, espaos navegveis, de mercados comerciais e d) econmicas, pela mudana do eixo econmico mundial e a criao da moeda baseada no ouro e na prata.

A necessidade de conquista de novas zonas de influncia leva o Ocidente, atravs da navegao, aos grandes descobrimentos - final do Sculo XV at ao incio do XVI, impulsionadas pelas teorias filosficas que defendiam o fortalecimento do poder do Estado no exterior, subordinando a actividade econmica ao interesse pela riqueza preciosa e ao meio.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

12

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Os pensadores mercantilistas preconizam o desenvolvimento econmico por meio do enriquecimento das naes graas ao comrcio exterior, o que permite encontrar sada dos excedentes de produo. O Estado, por sua vez, adquire um papel primordial, ao adoptar polticas proteccionistas, barreiras tarifrias, medidas de apoio exportao, controlo do consumo interno de determinados produtos, melhoramento das infra-estruturas e promoo da colonizao de novos territrios (monoplio), entendidos como forma de garantir o acesso matria-prima e ao escoamento de produtos manufacturados. A confiana no mercantilismo comeou a decair em finais do sculo XVIII, quando as teorias de Adam Smith e de outros economistas clssicos foram ganhando prestgio no Imprio Britnico e, em menor grau, no resto da Europa (excepto na Alemanha, onde a Escola Histrica de Economia foi a mais importante durante todo o sculo XIX e comeo do XX). Os princpios do mercantilismo podem ser resumidos em: a) Metalsmo ou Bulionsmo Do ingls bullion "ouro em lingotes" onde o capital representado por metais preciosos que o Estado tem em seu poder. Com esta crena, procurava-se evitar a sada de metais preciosos do pas. Com o evoluir da corrente, surgiram outras escolas, como o Colbertismo (ou "mercantilismo francs") que se inclina para a industrializao; e o comercialismo (ou "mercantilismo britnico"), que v no comrcio exterior a fonte da riqueza de um pas. b) Incentivos s manufacturas Os governos estimulavam o desenvolvimento de manufacturas em seus territrios. Como o produto manufacturado era mais caro que as matrias-primas, ou gneros agrcolas, a sua exportao gerava bons rendimentos.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

13

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

c) Proteccionismo alfandegrio O governo de uma nao deve aplicar uma poltica proteccionista sobre a sua economia, favorecendo a exportao e desfavorecendo a importao, sobretudo mediante a imposio de tarifas alfandegrias, com vista a incentivar a balana comercial positiva com outras naes. Eram criados impostos e taxas, para evitar ao mximo a entrada de produtos vindos do exterior, com vista a estimular a indstria e manufacturas nacionais, bem como para evitar a sada de moedas para outros pases. d) Balana comercial favorvel O esforo era para exportar mais do que importar; desta forma, os ingressos da moeda seriam superiores s sadas. e) Soma zero Acredita que o volume global do comrcio mundial inaltervel. Os mercantilistas viam o sistema econmico como um jogo de soma zero, no qual, o lucro de uma das partes implica a perda da outra.

f) Colnias de explorao A riqueza de um pas est directamente ligada quantidade de colnias de que dispunha para explorao.

Como se pode depreender, o mercantilismo, indirectamente, impulsionou muitas das guerras europeias do perodo e, serviu como causa e fundamento do imperialismo europeu, dado que as grandes potncias da Europa lutavam pelo controlo dos mercados disponveis no mundo.

Sobre este aspecto, vale salientar que, nas expanses martimas e comerciais das naes, um pas no poderia invadir o caminho percorrido constantemente por outro, como no caso da procura pelas ndias Ocidentais. Isto perdurou at que, aps o descobrimento da Amrica, a Inglaterra decidiu "trilhar" o seu prprio

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

14

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

caminho. Portugal e Espanha se mostraram insatisfeitos com o facto, o que motivou a clebre frase do rei da Inglaterra: O sol brilha para todos! E eu desconheo a clusula do testamento de Ado que dividiu a terra entre portugueses e espanhis.

g) Comrcio colonial monopolizado pela metrpole As colnias europeias deveriam comercializar exclusivamente com as suas respectivas metrpoles. Para as metrpoles, tratava-se de vender caro e comprar barato. Dentro desse contexto, ocorreu o ciclo do acar no Brasil Colonial, do ouro do Imprio do Mwenemuthapa e do Zimbabwe de Manhiquene, com os navegadores Europeus.

2. Precursores do Mercantilismo Os principais precursores sonantes da corrente Mercantilista foram Jean Baptist Colbert (1619 1683), Jean Bodin (1566), John Locke (1632-1704), William Petty (1623 1687), David Hume (1711-1776) e John Law (1716).

3. O mercantilismo sua relao com o conjunto de ideias econmicas O mercantilismo, em si, no pode ser considerado como uma teoria unificada de economia. Os mercantilistas tendiam a concentrar a sua ateno numa rea especfica da economia e pode se depreender que os escritos da poca tm o Mercantilismo como um sistema de poder poltico e, simultaneamente como um sistema de regulamentao da actividade econmica, proteccionista e um sistema monetrio com a teoria da balana comercial. Contudo, alguns tericos recusam a ideia de uma teoria mercantilista, alegando que esta d "uma falsa unidade a factos dspares; e esta doutrina tornava impossvel a existncia de uma teoria geral da economia. Os mercantilistas viam o sistema econmico como um jogo de soma zero, onde a ganncia de uma das
Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

15

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

partes supunha a perda da outra ou, seguindo a famosa mxima de Jean Bodin, "no h nada que algum ganhe e que outrem no perca". Assim, qualquer sistema poltico que beneficiasse a um grupo causaria dano a outro (ou a outros), no existindo a possibilidade de a economia servir para maximizar a riqueza comum ou para o bem comum. Os escritos mercantilistas tomaram como critrio justificar as prticas, do que avaliar o impacto dessas prticas e determinar o melhor modo de implement-las. O mercantilismo , portanto, uma doutrina ou poltica econmica que aparece num perodo intervencionista e descreve um credo econmico que prevaleceu poca de nascimento do capitalismo, antes da Revoluo Industrial. As primeiras teorias mercantilistas desenvolvidas em princpios do Sculo XVI estiveram pontuadas pelo bullionismo. A esse respeito, Adam Smith descrevia: "Durante esse perodo, importantes quantidades de ouro e prata fluam desde as colnias espanholas do Novo Mundo para a Europa. Para os escritores bullionistas, a riqueza e o poder do Estado medem-se pela quantidade de ouro que possui. Cada nao deve, pois, acrescentar as suas reservas de ouro custa das demais naes, para fazer crescer o seu poder. A prosperidade de um Estado mede-se, segundo os bullionistas, pela riqueza acumulada pelo governo, sem mencionar a Renda Nacional. Isto levou os mercantilistas a propor como objectivo econmico de ter um excedente comercial. Era estritamente proibida a exportao de ouro. Os bullionistas tambm eram partidrios de altas taxas de juros para animar os investidores a investirem o seu dinheiro no pas". No Sculo XVIII, foi desenvolvida uma verso mais elaborada das ideias mercantilistas, que recusava a viso simplista do bullionismo. Embora considerasse que o ouro era a riqueza principal, admitia a existncia de outras fontes de riqueza.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

16

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Muitas foram as crticas

focalizadas ao sistema mercantilista. Como principais,

pode-se citar o apego demasiado ao lucro, pois o pas buscava intermitentemente a riqueza, mesmo que o outro pas tivesse prejuzo; segundo Montaigne "o lucro de um pas o prejuzo de outro"; a produo existia em funo do desenvolvimento do Estado e no do bem-estar dos indivduos. A explorao, ao mximo, da colnia e o impedimento de qualquer desenvolvimento econmico desta evitava a possvel concorrncia entre os estados. Embora no seja bastante significativa a contribuio do mercantilismo cincia econmica, foram difundidas algumas ideias importantes, que acabaram

influenciando a nova fase da evoluo do pensamento econmico, a fase cientfica da economia inaugurada por Adam Smith.

4. Consequncias do Mercantilismo Tal como j foi mencionado, a corrente mercantilista foi caracterizada e dominada pela procura de metais preciosos (o ouro e a prata), pois a riqueza e robustez da nao era medida em funo da quantidade destes metais, existentes no territrio. Importa relembrar que, porque muitos destes pases no detinham reservas destes minrios, impunha-se a necessidade de identificao de colnias em frica, sia e Amrica e, consequentemente, a corrida colonial.

Outro aspecto prendia-se com a necessidade de mercados para colocao de produtos manufacturados, bem como as fontes para explorao da matria-prima.

O mercantilismo pode se considerar a primeira corrente econmica capitalista, isto , lanou os fundamentos de uma nova ideologia que viria a dominar o Mundo das ideias econmicas, bem como a se assumir como modelo de desenvolvimento das economias padro o Capitalismo.

Tal, como se referiu anteriormente, o Mercantilismo teve como impacto na intensificao comercial e alargamento das redes de troca mundiais de comrcio,
Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

17

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

onde as colnias se tornaram o mercado indstrias europeias.

dos produtos

manufacturados da

Tambem pode se referir que o mercantilismo permitiu o desenvolvimento e consolidaao do sistema de colonizao dos povos de outros continentes, como a Africa, o que veio a culminar com a partilha do mundo por zonas de influncia e, por regra, mercado restrito aos detentores da colnia; da o eclodir de novos conflitos entre potncias, pela conquista de espao. Leituras Obrigatrias 1. Texto de apoio 1. A (pg. 1 2)
2. Texto de apoio 1.B, sobre DOUTRINA MERCANTILISTA (pg. 1 17)
1

Actividade 2 1. Que condies econmicas e politicas ditaram o surgimento da corrente mercantilista de pensamento? 2. Fale dos princpios do Mercantilismo 3. Indique as principais crticas corrente mercantilista de pensamento. 4. Comente a seguinte afirmao: Os mercantilistas fazem da riqueza o fim da vida social, mas no entendem atacar frontalmente a ideia da primazia do Estado. Pelo contrrio, esforam-se por mostrar que uma tal concepo est em perfeita harmonia com a que v no poder do Estado o fim supremo da actividade humana. 5. Mostre a relao do Mercantilismo e a Partilha de frica sada da Conferncia de Berlim, em 1885.

Texto adaptado para apoiar os estudantes do mdulo de HPE


Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

18

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Referncias Bibliogrficas ARAJO, V., Histria do Pensamento Econmico: Uma abordagem introdutria. So Paulo, Atlas, 1992. BURNS, E., Histria da Civilizao Ocidental, Vol. II, Porto Alegre, Editora Globo, 1993. DINIS, Henri. Histria do Pensamento Econmico. Editora Livros Horizonte. S/d FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento Econmico. So Paulo, Circulo do Livro, 1974.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

19

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

UNIDADE TEMTICA 3 O FISIOCRATISMO


Elaborado por: Irene T.Boane

OBJECTIVOS No final desta unidade, voc dever ser capaz de: Explicar o conceito e descrever a origem da corrente Fisiocrtica; Explicar as caractersticas do fisiocratismo como corrente de Pensamento econmico; Conhecer a sua contribuio e impacto na evoluo histrica do pensamento econmico.

Introduo Na presente unidade desta disciplina, iremos estudar o fisiocratismo, o conceito, princpios, caractersticas e sua contribuio na evoluo histrica da Economia. A presente unidade temtica ter uma lio com a durao de 2 horas.

LIO N 3 1. A Fisiocracia A chamada escola fisiocrtica surgiu no sculo XVIII. considerada a primeira escola de economia cientfica, e foi fundada por Franois Quesnay (1694-1774), o qual escreveu a obra Tableau conomique, que marcou a primeira fase cientfica da economia. Quesnay defendeu, na sua tese, que preciso obter a mxima satisfao, com um mnimo de esforo, na harmonia. No obstante a existncia do antagonismo de classes sociais, acreditava na compatibilidade ou complementaridade dos interesses pessoais, numa sociedade competitiva.
Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

20

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

A palavra fisiocracia significa governo da natureza, pois,

de acordo com o

pensamento fisiocrtico, as actividades econmicas no deveriam ser reguladas de modo excessivo, nem guiadas por foras "anti-naturais", mas, sim, conceder maior liberdade porque uma ordem imposta pela natureza regida pelas leis naturais, que governaria o mercado e tudo se acomodaria conforme esse princpio. O fisiocratismo considera o sistema econmico como um "organismo" regido por leis intrnsecas (pela ordem natural das coisas), sendo elas, assim, cientificamente relevantes. Na fisiocracia, a base econmica a produo agrcola, ou seja, um liberalismo agrrio, onde a sociedade dividida em trs classes: produtiva, proprietrios de terra e as demais classes. O papel do Estado deve se limitar a guardio da propriedade e garante de liberdade econmica e, no deveria intervir no mercado ("laissez-faire, laissez-passer"), pois existe uma "ordem natural" que rege as actividades econmicas.

Em sua obra, Franois Quesnay retratou um esquema de fluxo de bens e despesas entre as diferentes classes sociais, onde evidenciou a interdependncia entre as actividades econmicas e as agrcolas, lquido", que repartido na sociedade. estas ltimas fornecendo um "produto

Com o advento da fisiocracia, surgiram duas grandes ideias de alta relevncia para o desenvolvimento do pensamento econmico, a destacar: a) A ordem natural rege todas as actividades econmicas, e intil criar leis organizao econmica e advogou igualmente a importncia da agricultura sobre o comrcio e a indstria, ou seja, b) a terra a fonte de todas as riquezas que, mais tarde, faro parte destes dois campos econmicos

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

21

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

2. Princpios Bsicos Para melhor compreenso dos princpios bsicos da corrente fisiocrata, importa, antes, reter que os fisiocratas desenvolvem a analogia com a natureza fsica do mundo, em oposio ao mercantilismo pois as suas ideias surgem na poca dominada por actividades apenas ligadas ao sector primrio, a agricultura. Ao contrrio das leis da natureza, que no podem ser quebradas, as sociedades podem distanciar-se da ordem natural que deveria reger os sistemas econmicos. Assim, o discurso fisiocrtico aponta para uma crena terica natural da economia, onde quem se opuser, fatalmente cair em erro. uma teoria baseada na economia agrria, identificando a terra como fonte nica de riqueza: uma semente capaz de gerar mil, os recursos nela se reproduzem. Para os fisiocratas, o comrcio consiste na tornada do excedente como fenmeno da agricultura; para o intercmbio e a troca por outros bens valiosos (capitalismo) se apresentaria com uma ordem para o garante de troca deste em produtos valiosos. Para os fisiocratas, toda riqueza provm da terra, a indstria apenas diversifica o produto e o comrcio distribui-o. So anti-intervencionistas anti-proteccionistas e consequentemente anti-mercantilistas.

3. O Impacto da corrente Fisiocrtica na evoluo da Histria do Pensamento Econmico

Na perspectiva fisiocrata, o trabalho agrcola a nica forma de trabalho produtivo. Apesar das limitaes surgidas a partir da tomada do conceito, o mrito da corrente reside na individualizao no processo produtivo, o lugar de origem do produto lquido (excedente) e pregou a existncia de uma ordem natural, onde o estado no deveria intervir (laissez faire, Laissez Passer) nas relaes econmicas.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

22

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

4. Os equvocos dos fisiocratas O grande erro dos fisiocratas consistiu em pensar que a economia poltica trata de riquezas, como bens materiais (por isso que, para estes, a nica classe produtiva estava ligada agricultura, pois esta "cria" bens materiais) e por esse motivo que a Economia Poltica tem na agricultura uma actividade fecunda, e a Indstria no, mas ela, como cincia, estuda produtos vistos com um valor econmico. E o Quadro Econmico de Quesnay (QEQ) trata da formao, circulao e distribuio dos valores sem, contudo, explicar o que o valor. H, porm, que dar mrito ao trabalho de Quesnay, pois, constitui uma primeira tentativa de quantificao da vida Econmica. Em concluso, a Fisiocracia contribuiu para a gestao do moderno pensamento Econmico, valorizando a terra, mas exagerou ao afirmar que s os produtos retirados da terra que proporcionam riqueza e Quesnay criou um Quadro que alerta para a circulao do Capital nos sectores da Economia.

Leituras Obrigatrias

1. Texto de Apoio 1. A, - Fisiocracia, (pgina. 2-6). 2. Texto de Apoio 2.A - QUESNAY E A FISIOCRACIA (paginas 1-14) ACTIVIDADES 3

1. Aponte dois princpios da corrente fisiocrtica e comente. 2. Comente a seguinte afirmao: O direito natural de cada homem reduz, na realidade, poro que pode alcanar pelo seu Trabalho. 3. Enumere os principais constrangimentos da corrente Fisiocrata.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

23

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

4. Debruce-se sobre a contribuio e impacto na evoluo do Fisiocratismo como corrente de pensamento econmico.

REFERNCIAS

ARAJO, V., Histria do Pensamento Econmico: Uma abordagem introdutria. So Paulo, Atlas, 1992. BURNS, E., Histria da Civilizao Ocidental, Vol. II, Porto Alegre, Editora Globo, 1993. DINIS, Henri. Histria do Pensamento Econmico. Editora Livros Horizonte. S/d

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

24

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

UNIDADE TEMTICA 4
ESCOLA CLSSICA

Elaborado por: Irene T.Boane

OBJECTIVOS No final desta unidade, voc dever ser capaz de: Explicar o conceito e descrever a origem da corrente Econmica Clssica; Explicar as caractersticas do classicismo e conhecer os precursores; Conhecer a sua contribuio e impacto no desenvolvimento das teorias cientifcas que regem as sociedades modernas e contemporneas.

INTRODUO A presente unidade vai falar da Escola Clssica do Pensamento Econmico, surgida nos finais do sc.XVIII, em contraposio ao mercantilismo e consolidao da teoria fisiocrtica. A unidade ser composta por uma lio. Lio 4 A ESCOLA CLSSICA

INTRODUO Na primeira lio da presente unidade, voc conhecer o pensamento da Escola Clssica, o conceito, princpios e seus precursores. Contextualizao A Escola Clssica uma corrente de pensamento econmico que vigorou nos finais do sculo XVIII at ao incio do sc. XIX, cujo princpio o liberalismo econmico, defendido pelos fisiocratas.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

25

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

O seu principal expoente foi Adams Smith (1723 a 1790), que contestou a regulamentao comercial do sistema mercantilista, pois, segundo ele, a concorrncia implusiona o mercado e dinamiza a economia, gerando o desenvolvimento. A teoria clssica surgiu da tentativa de interpretao da ordem econmica, procurando o equilibrio do mercado (procura e oferta), o ajuste dos preos, a satisfao das necessidades humanas, atravs da diviso do trabalho e do liberalismo, influenciado pelas inovaes tecnlogicas desenvolvidas durante a revoluo industrial. Princpios da Escola Clssica O princpio da economia clssica a concorrncia, onde os individuos agem em proveito prprio; num mercado em que vigora a concorrncia, aqueles funcionam espontaneamente, de modo a garantir, por mecanismo abstrato e impessoal (da mo invisvel), a alocao mais eficiente dos recursos e da produo, sem que

haja excesso de lucros. Neste contexto, o nico papel econmico do governo (alm de garantir a lei e a ordem) a interveno na economia quando o mercado deixa de funcionar de maneira satisfatria, ou seja, quando no h livre concorrncia Segundo a teoria clssica, numa economia concorencial, a oferta de cada bem e de cada factor de produo tende, sempre, a igualar a procura e o que determina o equilibrio entre a oferta e a procura o preo (do trabalho, o salrio). De acordo com Adam Smith, a economia no se deveria limitar ao armazenamento dos metais preciosos e ao eriquecimento da nao (anti-Mercantilista). Em sua obra, Smith estabeleceu princiios para anlise do valor dos lucros, dos juros, da diviso do trabalho, da renda da terra, bem como a teoria sobre o crescimento econmico, a causa da riqueza das naes, a interveno estatal, distribuio da renda, formao e aplicao do capital.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

26

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Precursores do Pensamento Clssico A economia clssica foi elaborada e sistematizada nas obras dos economistas politicos, nomeadamente: a) Adam Smith. Adam Smith, (1723-1790) filsofo de formao, o pai da Economia Poltica. com ele que a Economia nasce, enquanto cincia. A sua obra O Inqurito sobre a Natureza e as Causas da Riqueza da Naes, foi publicada em 1776 e considerada a obra fundadora da Economia Poltica. Adam Smith escreveu numa poca em que a indstria conhecia um crescimento sem precedentes, configurando-se como a verdadeira fonte da riqueza das naes. Adam Smith opunha-se interveno do Estado na economia. Ficou clebre o seu conceito de mo invisvel, segundo o qual, se os homens actuassem livremente em busca do seu prprio benefcio, existiria uma "mo invisvel" que transformaria os seus esforos em benefcios para todos. Hoje sabemos que o conceito de Mo Invisvel de Adam Smith muito semelhante ao conceito de mercado e defende a liberdade absoluta do comrcio, que levaria a sociedade perfeio b) Jhon. S Mill (1806-1873) Filsofo e economista nascido na Inglaterra. Foi defensor do utilitarismo e introduziu na economia o conceito de Justia Social. c) Jean Baptiste Say (1767 1832), Filsofo francs, criou a lei dos mercados, segundo a qual (a oferta cria a sua prpria procura), pois a super produo impossvel, por que as foras do mercado operam de maneira que a produo crie a sua prpria procura.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

27

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

d) David Ricardo (1772-1823) Homem de negcios de sucesso, outro grande vulto na histria do pensamento econmico. A sua principal obra chama-se "Princpios da Economia Poltica e da Tributao" e foi escrita em 1817. Ricardo focou a sua ateno na tendncia para a baixa dos lucros, que ameaaria a economia inglesa. Essa tendncia poderia ser neutralizada com o desenvolvimento do comrcio externo. muito conhecida a sua Teoria das vantagens comparativas no comercio internacional em que comparava as vantagens de Portugal e da Inglaterra, no comrcio entre si. De acordo com os estudos de Ricardo, Portugal retiraria vantagens no comrcio com a Inglaterra, se se especializasse na produo e exportao de vinhos, enquanto que a Inglaterra se deveria especializar na produo e exportao de trigo. Um dos principais tericos da economia poltica clssica, exerceu influncia sobre os neoclssicos e os maxistas. Desenvolveu a teoria do valor do trabalho e da sua relao com o valor monetrio; elaborou sobre a teoria da distribuio, da sua relao com o lucro e os salrios, bem como sobre o comrcio internacional e temas monetrios.

e) Thomas Malthus (1766 1834). Este pensador procurou colocar a economia em bases empricas e defendeu que o excesso da populao era a causa de todos os males, teoria descrita no seu livro (O Ensaio Populacional), fundada no principio segundo o qual as populaes crescem em progresso geomtrica e os meios de subsistncia em progresso artimtica; da a necessidade do aumento da mortalidade e das restries ao nascimento.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

28

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

O Declneo do Liberalsmo Clssico O declnio do liberalismo clssico remonta ao final do Sc. XVIII e inicio do sculo XIX com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929 e a subsequente Grande Depresso e a queda vertiginosa da economia o que veio a desenvolver um sentimento de descrdito da teoria liberal, e o reforo das teorias de interveno do Estado na economia, notadamente as ideias de Keynes, aplicadas, quase simultaneamente, pelo plano New Deal, do presidente norte-americano Franklin Roosevelt, e pelo governo Nacional Socialista da Alemanha de Hitler que, em trs anos, enquanto o resto do mundo agravava a recesso, conseguiu acabar com o desemprego na Alemanha Nazista, sem provocar inflao, adoptando um dficit oramental que chegou a atingir 5% do PIB alemo. Keynes( 1936) publicou sua obra magna, The General Theory of Employment, Interest and Money, que veio a dar o suporte terico interveno governamental na economia, que j vinha sendo adoptada, intuitivamente, anos antes da publicao do livro de Keynes. Durante a dcada 40, os pases ricos criaram os acordos de Bretton Woods e estabeleceram regras intervencionistas para a economia mundial. Entre outras medidas, surgiu o FMI. Com a adopo das metas dos acordos de Bretton Woods e a adoo de polticas keynesianas, os 30 anos seguintes foram de rpido crescimento nos pases europeus e no Japo, que viveram sua Era de Ouro. A Europa, por sua vez, renasceu com apoio financeiro conseguido por meio do Plano Marshall, e o Japo teve o perodo de maior progresso da sua Histria. O perodo de ps-guerra, at o incio da dcada de 1960, foram os "anos dourados" das economias capitalistas.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

29

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Leituras Obrigatrias 1. Anexo 1 (O Esquema da Economia Liberal) 2. Texto de Apoio 1.A, Economia Clssica, pg. 6 -12. 3. TEXTO DE APOIO 3. A, ADAM SMITH2, PG. 1-19 4. TEXTO DE APOIO 3. B THOMAS MALTHUS, PAG. ??? Actividade 4 1. Identifique os princpios bsicos do Pensamento Liberal 2. Debruce-se sobre o pensamento defendido pelos tericos David Ricardo (1772-1823) e Thomas Malthus (1766 1834). 3. Mostre a relao do pensamento de Adam Smith A riqueza das Naes e a Teoria do valor de troca. (leitura recomendada: o texto 3.A). 4. Mostre a relao da Crise de Super Produo (1929) com o declnio do Pensamento Clssico.

Referncia Bibliogrfica

ARAJO, V., Histria do Pensamento Econmico: Uma abordagem introdutria. So Paulo, Atlas, 1992. BURNS, E., Histria da Civilizao Ocidental, Vol. II, Porto Alegre, Editora Globo, 1993. DINIS, Henri. Histria do Pensamento Econmico. Editora Livros Horizonte. S/d FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento Econmico. So Paulo, Circulo do Livro, 1974.

Texto de apoio adaptado para os estudantes de GT.


Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

30

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

UNIDADE TEMTICA 5
REAES ANTI-LIBERAIS
Elaborado por: Irene T.Boane

OBJECTIVOS No final desta unidade, voc dever ser capaz de: Conhecer os principais presupostos Anti-Liberais que dominaram a segunda metade do sec.XIX; Conhecer os principais pensadores anti-liberais ( precursores). Descrever o pensamento existentes. Socialista Anti-Liberal e as divergncias nele

INTRODUO A presente unidade vai debruar-se sobre as principais formas de reao AntiLiberal, isto , contrrias ao pensamento clssico, discutido pelos impulsionadores do Anti-Liberalismo. A presente unidade temtica ser composta por uma lio de duas horas.

LIO N 5 REACES ANTI-LIBERAIS 1. Contextualizacao das Reaces anti- Liberais Apesar do domnio do pensamento econmico da Escola Clssica Liberal, a realidade econmica e social da primeira metade do sc.XIX mostrou-se contrria aos seus princpios, pois assiste-se emergncia de teorias que advogam a necessidade de interveno do Estado na economia nacional, fazendo apologia

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

31

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

proteco do mercado nacional e da concorrncia estrangeira, e destacar :

passamos a

Friedrich List (1789-1846) impulsionador da reunificao, considera que a doutrina da Escola Clssica est em desacordo com a natureza das coisas e com a evoluo histrica da Humanidade, pelo que considerou a doutrina clssica abstracta e esttica.

Segundo List, a finalidade da economia nacional o desenvolvimento das foras produtivas do pas, pelo que, o que um pas perde em riqueza-valor de troca, ganha largamente no futuro em riqueza-produtiva.

Henry Carey (1793-1879) primeiramente, liberal optimista. Por consequncia da crise de 1837, converteu-se ao proteccionismo, em defesa da proteco aduaneira e da poltica de livre-cmbio, como regime de longa durao aplicvel agricultura. Carey apoiou-se em David Ricardo e Malthus, expondo o seu proteccionismo nacional, sobretudo para o sector agrrio.

Jean Sismondi (1773-1842), adepto do liberalismo econmico, veio a opor-se, aps sucessivas crises econmicas que abalaram a Frana, de 1815 a 1825 e defende que a distribuio deve merecer igual ateno, pois relaciona-se com a felicidade dos homens, em crtica super produo da concorrncia, porque o equilbrio econmico se estabelece custa do sacrifcio das classes pobres (os operrios), dependentes do salrio magro.

O Socialismo Escola Socialista: Surgiu na Alemanha (1872) e o termo foi empregue, pela primeira vez, em 1827, por Roberto Owen. Esta estabeleceu que o Estado deve ter em suas mos a propriedade e os meios de produo, regular a distribuio de riquezas econmicas (bens e/ou servios) e promover reformas em busca do bem-estar social.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

32

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

A corrente socialista apresenta no seu conjunto, uma reaco anti-individualista, anti - livre concorrncia e pela interveno do Estado na vida econmica, na gesto dos meios de produo e distribuio equitativa da riqueza pelo povo Esta corrente props-se estabelecer uma doutrina do estado na vida econmica, uma estrutura igualitria de produo e de distribuio da riqueza, assim como combater ou restringir a propriedade privada. A Escola Socialista dividida em trs segmentos, classificados conforme a estrutura do pensamento de seus autores: a) Socialismo Utpico Constitudo pelos pensadores idealistas, liderados por Thomas Malthus. A sua grande obra A Utopia (1516), era uma crtica consistente ao capitalismo nascente e ao feudalismo decadente. A Utopia ficou, na histria do socialismo, como a primeira tentativa terica de formao de uma sociedade sem propriedade privada, sem trabalho assalariado e sem suprfluos.

b) Socialismo Cientfico foi constitudo por pensadores cujos trabalhos estruturaram o materialismo dialctico e histrico. O socialismo cientfico foi liderado por Karl Marx (1818-1883), e a sua principal obra foi O Capital (1867). Dentre os vrios aspectos da sua obra, destacam-se os estudos sobre a mais-valia, acumulao capitalista e o exrcito industrial de reserva.

- Materialismo dialctico doutrina cuja ideia central que o mundo no pode ser acabado, mas um conjunto de processos; em incessante movimento. - Materialismo histrico doutrina do Marxismo, que afirma que o modo de produo da vida material condiciona o conjunto de todos os processos da vida social, poltica e espiritual.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

33

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

c) Neo-Marxismo Conhecido como reformador do Marxismo ou integrante da nova esquerda (Neo-Esquerdista). O Neo-Marxismo foi liderado por Antnio Gramsci (1891-1937), que discordou de Marx, ao afirmar que nenhuma classe poderia dominar com base em factores econmicos, mas tambm entendia que a classe operria deveria atingir o poder atravs do esforo poltico e intelectual.

Entre os principais defensores do pensamento socialista, destacamos: a) Saint Simon As suas ideias resumem-se importncia da solidariedade e da igualdade entre os seres humanos. Para Simon, a organizao social do futuro implica o desaparecimento das classes, onde no haver ricos nem pobres, a igualdade industrial consiste em cada um receber da sociedade benefcios exactos e proporcionais sua posio social. Esta doutrina estava destinada a substituir tanto os ideais do liberalismo como os preceitos religiosos do catolicismo. b) Robert Owen Defensor do socialismo associativista. Considera que um indivduo isolado encontra na associao a fora e a proteco de que necessita. Introduziu o conceito de cooperativas e comunas como um processo com vista colocao da sociedade em harmonia com a natureza. Defendeu ideais como: o lucro injusto, o preo do custo era o justo preoconcluiu que era necessrio substituir a moeda por senhas de trabalho, com vista a permitir que o trabalhador tenha a capacidade de compra ou de consumo equivalente ao que produziu.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

34

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

c) Charles Fourier Segundo o autor, a concorrncia livre um estado anrquico, em que todos abusos so possveis; da que defenda a criao de um novo meio social, no qual o homem no vtima da liberdade econmica mas, sim, a favor de um regime de propriedade individual em sociedades onde, pela convivncia, os homens melhorariam o sentimento recproco e se converteria o trabalho assalariado em associado.

d) Karl Marx Karl Marx um vulto importante da histria do pensamento econmico. A sua obra econmica principal chama-se "O Capital". Viveu as primeiras grandes crises do capitalismo industrial e procurou dar uma explicao para essas profundas convulses. Na sua teoria, prev a evoluo do sistema socioeconmico e a substituio do capitalismo por um outro sistema social a que chama socialismo que, por sua vez, dar lugar a outro, chamado comunismo.

Foi defensor dos ideais do manifesto comunista, originalmente denominado Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Friederich Engels, tericos fundadores do socialismo cientfico. Marx e Engels partem de uma anlise histrica distinguindo vrias formas de operao social e situam a burguesia moderna como a nova classe opressora. Neste contexto, o papel revolucionrio o de destruir o poder monrquico e o religioso, o de valorizao da liberdade econmica extremamente competitiva, com um sistema monetrio frio em detrimento das relaes sociais, que torna o operrio uma simples pea de trabalho. Marx analisa, ainda, o desenvolvimento das novas necessidades tecnolgicas e de consumo impostas ao mercado, bem como o proletariado.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

35

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Segundo a teoria socialista de Marx, o desenvolvimento do socialismo pressupe o desaparecimento da diviso de classes sociais de poder pblico. No entanto, seria instaurada uma Sociedade Comunista (sociedade igualitria, sem classes sociais, baseada na propriedade comum, no controlo dos meios de produo e da propriedade em geral). Para Karl Marx, o comunismo seria a fase final da sociedade humana, alcanvel atravs de uma revoluo proletria

Leituras Obrigatrias 1. Texto de Apoio 1.A , pg. 12 -20 2. Texto de Apoio 8.A 3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_keynesiana

Actividade 5 1. O que entende por corrente de pensamento Anti-Liberal? 2. Quais os principais pressupostos Anti-Liberais que dominaram a segunda metade do Sc. XIX? 3. Descreva e compare o pensamento de Henry Carey (1793-1879) e Jean Sismondi (1773-1842), destacando as semelhanas e as diferenas neles existentes. 4. Descreva o pensamento Socialista Anti-Liberal e as divergncias nele existentes. 5. Fale da clebre obra de Karl Marx O Capital (300 palavras).

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

36

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Referncia Bibliogrficas LENINE, V. I. O imperialismo, fase superior do capitalismo. Pequim, Ensaio Popular, 1972. KEN, Tom. A Revoluo Industrial na Europa do sculo XIX. Lisboa, Edies 70, s/d. LENINE, V. I. O imperialismo, fase superior do capitalismo. Pequim, Ensaio Popular, 1972. MARX, Karl - Contribuio para crtica da Economia Poltica - Prefcio (Coleco os Economistas) MARX, Karl - Formaes Econmicas Pr - Capitalistas - Ed. Paz e Terra Rio de Janeiro, 1985. MARX, Karl - O Capital - Livro 1 (Coleco Os Economistas)

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

37

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

UNIDADE TEMTICA 6
O NEOCLASSICISMO OU MARGINALISMO INTRODUO A presente unidade vai apresentar as principais reaces Neoliberais e os seus principais impulsionadores. A Unidade ter duas lies, sendo uma terica e uma prtica.
Elaborado por: Irene T.Boane

OBJECTIVOS No final desta unidade, voc dever ser capaz de: - Dar a conhecer os pressupostos Neoliberais que dominaram a segunda metade do Sc. XIX e os incios do Sc. XX. - Identificar os precursores.

LIO N 6 1. O NEO-CLASSICISMO (Fins do Sc. XIX ao incio do Sc. XX) A escola Neoclssica ou Marginalista uma corrente de pensamento econmico que surgiu em defesa do pensamento clssico de Adam Smith, destacando, como princpio, as foras da procura e da oferta, pelo mecanismo de auto-regulao. Estudou os preos, o equilbrio, a concorrncia perfeita, por via de autonomizao das empresas, da teoria do valor e da anlise microeconmica. O surgimento ou aparecimento da Escola Neo-Clssica acontece numa conjuntura conturbada, de incertezas, perante teorias contrastantes (Marxista, Clssica e fisiocrata) do pensamento econmico em 1870.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

38

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

A economia clssica foi elaborada e sistematizada nas obras dos economistas polticos Adam Smith e J.S. Mill e os principais responsveis pela formao da economia clssica foram o francs Jean-Baptiste Say (1767-1832), David Ricardo e Robert Malthus (1766-1834). A escola neoclssica ou marginalista do pensamento econmico caracterizou-se pelos contributos que deu para o conhecimento da utilidade de um bem e da sua escassez, pela abordagem microeconmica e pelo forte instrumentrio matemtico com que revestia a exposio e fundamentao das suas teorias visando o equilbrio da economia. A Escola Neoclssica ou Marginalista do pensamento econmico prestou um grande contributo na economia, atravs do estudo e desenvolvimento de conceitos tais como a utilidade de um bem e da sua escassez, o que caracterizou a abordagem microeconmica, a exposio e fundamentao da teoria com vista ao equilbrio da economia. A teoria neoclssica teve como desafio a Utilidade e Procura (interaco entre a procura e a oferta). Desenvolveu os conceitos e analisou igualmente a relao entre a utilidade marginal, decrescente e ascendente, do consumidor e a elasticidade do preo e buscou os seus modelos, cada vez mais aplicveis realidade. No simples estabelecer uma diferena entra a teoria clssica e a neoclssica, pois a Neoclssica compreende a maioria dos paradigmas clssicos e aprimorou outros. Os Neoclssicos, de certa forma, trazem uma teoria que acrescenta valor clssica. Os pensadores neoclssicos usam pressupostos que asseguram o equilbrio, partindo do pressuposto de que os preos so flexveis economia, no acreditam na luta e na diferena entre classes, negam o carcter progressivo do capitalismo, assim como a teoria clssica do valor-trabalho.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

39

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

A lei do mercado, para os neoclssicos, conduz estabilidade econmica e a quantidade de moeda afecta o nvel de preos de uma economia. Para estes, existe uma relao entre os nveis de investimento e a poupana (pois esta determina o investimento). A taxa de juro funciona como o preo regulador. Foram responsveis pela construo de alguns modelos de anlise esttica comparativa de economias diversas, e da aplicao de micro-fundamentos macroeconomia. A principal preocupao dos neoclssicos era o funcionamento de mercado e como se chegar ao pleno emprego dos factores de produo, baseada no pensamento liberal. 2. Contributo do Pensamento Neoclssico Aos Neoclssicos devemos os conceitos elasticidade preo e rendimentos decrescentes, as diversas percepes da

macroeconomia, em modelos de maximizao das funes utilidade e do lucro, a teoria econmica, na formao das expectativas racionais em mecanismos de equilbrios automticos do mercado, a construo do que viria a ser a oferta agregada e a anlise do choque de oferta. Alfred Marshall (1842-1924), matemtico, economista, neoclssico da escola de Cambridge. um vulto importante da histria do pensamento econmico. A sua obra principal chama-se "Princpios de Economia" e foi escrita em 1890. esta a obra que tem servido de base formao em economia.

Alfred Marshall considerado o precursor da Economia do Bem-Estar, j que o seu objectivo explcito na anlise econmica era encontrar soluo para os problemas sociais.

Para Marshall, a Economia Poltica estuda a actividade individual e social, para atingir o bem-estar. Para ele, o processo econmico visa atender s aspiraes humanas e satisfao das suas necessidades materiais. Marshall tem a

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

40

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

preocupao de mostrar como o funcionamento dos mercados pode garantir a boa utilizao dos recursos disponveis. Contriburam, igualmente, para o desenvolvimento da Escola Neoclssica do sculo XIX, o austraco Carl Menger (1840-1921), o ingls William Stanley Jevons (18351882) e o francs Lon Walras (1834-1910). Posteriormente se destacam o austraco Knut Wicksell (1851-1926), o italiano Vilfredo Pareto (1848-1923) e o norte-americano Irving Fisher (1867-1947).

Tese Neoclssica 1. O Valor de um produto uma grandeza subjectiva, conforme a sua utilidade; 2. A Utilidade do bem um factor da quantidade disponvel e da circunstncia; 3. O Preo definido pelo equilbrio entre a oferta e a procura; 4. Essa seria a lei do mercado, que conduziria estabilidade econmica. Exemplo de Governos que adoptaram polticas econmicas Neoliberais nos ltimos anos, Brasil (1990 1992 e de 1995 2003), Chile (1994 - 2010), Estados Unidos da Amrica (1981 1989 com Ronald Regan, 1989 2009 com George W. Bush), Mxico (2000 2006) e Reino Unido (1979 - 1990 com Margaret Thatcher).

Leituras Obrigatrias 1. Texto de apoio 1.A (pg. 12 20) 2. Texto de apoio 5.A 3. Texto de apoio 5.B

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

41

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Actividade 6 1. Descreve as principais caractersticas da teoria Neoclssica. 2. Faa a distino da Teoria Clssica do Adam Smith e o pensamento Neoclssico. 3. Fale da contribuio do terico Alfred Marshall (1842-1924) para o Neoclassicismo. 4. Discuta os pontos fortes e fracos da teoria.

Referencia Bibliogrfica FERREIRA, Sandra, CARVALHO, Vanessa, Historia do Pensamento Econmico, Da Escola Fisiocrata ao Keynesianismo, S/D. Davis, John B. Heterodox Economics, the Fragmentation of the Mainstream, in Future Directions in Heterodox Economics. Edition University of Michigan Press, 2006. DROZ, Bernard/ ROWLEY, Anthony. Histria do Sculo XX. Vols. 1, 2 ,3 ,4. Lisboa, Publicaes Dom Quixote, 1988. FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento Econmico. So Paulo, Circulo do Livro, 1974. HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos. Lisboa, Editorial Presena, 1996. HOBSBAWN, E. J. Indstria e Imprio. 2 Vol., Lisboa, Editorial Presena, s/d. HOBSBAWN, E. J. A era do capital. Lisboa, Editorial Presena, s/d.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

42

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

UNIDADE TEMTICA 7
O KEYNESIANISMO
Elaborado por: Irene T.Boane

OBJECTIVOS No final desta unidade, voc dever ser capaz de: Definir o conceito e descrever a origem da corrente Keynesiana; Explicar as caractersticas da corrente Keynesiana como corrente de Pensamento econmico; Conhecer a contribuio e o impacto da corrente Keynesiana; Debruar-se sobre a contribuio para o pensamento econmico.

Introduo Na presente unidade desta disciplina, ir-nos-emos debruar sobre a Escola Keynesiana, a sua origem, o conceito, as suas caractersticas, os precursores e a sua contribuio na evoluo histrica e da cincia econmica. A presente unidade temtica ser composta por uma lio.

LIO N 7 O KEYNESIANISMO 1. Contextualizao A escola Keynesiana ou Keynesianismo uma teoria econmica desenvolvida e consolidada pelo economista ingls John Maynard Keynes, no seu livro Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. Quando a doutrina clssica no se

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

43

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

mostrava suficiente diante de novos factos econmicos, Keynes. Promoveu uma revoluo na doutrina econmica, opondo-se, principalmente, ao marxismo e ao classicismo, substituindo os estudos clssicos por uma nova maneira de raciocinar na economia, alm de fazer uma anlise econmica restabelecedora do contacto com a realidade. A sua concepo era oposta teoria neoliberal, fundamentada na afirmao do Estado como agente indispensvel de controle da economia, com vista ao garante de um sistema de pleno emprego. A escola keynesiana conhecida como "Estado de bem-estar social , fundamentouse no princpio de que o ciclo econmico no auto-regulado, mas, sim, determinado pelo "esprito animal" dos homens empresrios. Pela incapacidade do sistema capitalista conseguir empregar todos os que querem trabalhar, Keynes defende a interveno do Estado na economia, a qual tem o dever de conceder benefcios sociais que garantam populao um padro mnimo de vida, como a criao do salrio mnimo, do seguro de desemprego, da reduo da jornada de trabalho (que ento superava as 12 horas dirias) e a assistncia mdica gratuita. Keynes acreditava que o capitalismo poderia ser mantido, desde que fossem feitas reformas significativas, j que o capitalismo houvera se mostrado incompatvel com a manuteno do pleno emprego e da estabilidade econmica. 2. A teoria Keynesiana A poltica econmica intervencionista Keynesiana, inaugurada por Roosevelt, com o New Deal, advogou, no incio da dcada de 1930, a interveno do Estado na Economia, com o objectivo de tentar reverter o fenmeno da depresso e a crise econmica e social de 1929, a Crise da Superproduo.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

44

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Cerca de 3 anos mais tarde, em 1936, a poltica econmica foi teorizada e racionalizada por Keynes, na sua obra clssica Teoria Geral do Emprego, do juro e
da moeda, cuja teoria baseada no princpio de que os consumidores aplicam as

propores dos seus gastos em bens e poupana, em funo da renda. Quanto maior a renda, maior a percentagem desta que poupada. Assim, se a renda agregada aumenta em funo do aumento do emprego, a taxa de poupana aumenta simultaneamente. A taxa de acumulao de capital aumenta, a produtividade marginal do capital reduz-se e o investimento reduzido, j que o lucro proporcional produtividade marginal do capital. Neste contexto, ocorre um excesso de poupana, em relao ao investimento, o que faz com que a demanda (procura) efectiva fique abaixo da oferta e assim o emprego se reduza para um ponto de equilbrio em que a poupana e o investimento fiquem iguais e o equilbrio pode significar a ocorrncia de desemprego involuntrio, em economias avanadas. A tese defendida por Keynes refere que o Estado deveria intervir na fase recessiva dos ciclos econmicos, com a sua capacidade de imprimir moeda, para aumentar a procura efectiva atravs de dficits do oramento do Estado, com vista a manter o pleno emprego. importante lembrar que Keynes nunca defendeu o carregamento de deficits, de um ciclo econmico para outro, nem, muito menos, que se operassem oramentos deficitrios, na fase expansiva dos ciclos. Keynes, ao desenvolver este estudo, tinha por objectivo explicar as flutuaes econmicas ou flutuaes de mercado e o desemprego generalizado, ou seja, o estudo do desemprego em uma economia de mercado, a sua causa e a sua cura. Keynes recebeu crticas dos socialistas, no que se refere ao aumento da inflao, ao estabelecimento da uma lei nica de consumo, ignorando as diferenas de classes, mas, por outro lado, algumas das suas ideias foram agregadas ao pensamento socialista, como, por exemplo, a poltica do pleno emprego e a do direccionamento dos investimentos.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

45

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Keynes defendia a interveno moderada do Estado. Afirmava que no havia razo para o Socialismo do Estado, pois no seria a posse dos meios de produo que resolveria os problemas sociais, mas que ao Estado compete incentivar o aumento dos meios de produo e a boa remunerao dos seus detentores.

Roy Harrod acreditava que Keynes tinha trs talentos que poucos economistas possuem. Primeiramente, a lgica, para assim poder ter se transformado num grande especialista, na teoria pura da Economia. Dominava a tcnica de escrever lcida e convincentemente. E, por fim, possua um senso realista de como as coisas se realizaro na prtica.

As suas obras estimularam o desenvolvimento de estudos, no s no campo econmico, mas, tambm, nas reas da contabilidade e da estatstica. Na evoluo do pensamento econmico, at agora, no houve nenhuma obra que provocasse tanto impacto quanto a Teoria Geral do Emprego, do juro e da moeda de Keynes.

O pensamento Keynesiano deixou algumas tendncias que prevalecem at hoje no nosso actual sistema econmico. Dentre as principais, os grandes modelos macroeconmicos, o intervencionismo estatal moderado e a revoluo

matematizante da cincia econmica.

Segundo Keynes, o papel do Estado na economia seria o seguinte: A mais importante Agenda do Estado no est relacionada s actividades que os indivduos particularmente j realizam, mas s funes que esto fora do mbito individual, quelas decises que ningum adopta, se o Estado no o faz. Para o governo, o mais importante no fazer coisas que os indivduos j esto fazendo, e faz-las um pouco melhor ou um pouco pior, mas fazer aquelas coisas que actualmente deixam de ser feitas. (The end of laissez-faire). A escolha no deve ser se o Estado deve ou no estar envolvido (na economia), mas como ele se envolve. Assim, a questo central no deve ser o tamanho do Estado, mas as actividades e mtodos do governo.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

46

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

3. Tese Keynesiana 1. Contesta a forma como o mercado conduz a economia ao equilbrio; 2. A economia de mercado gera crises, marcadas pela recesso e pelo desemprego; 3. O Investimento directo na economia garante o emprego da fora de trabalho existente; 4. As Crises dependem do aumento dos gastos pblicos para suprir a deficincia de demanda; 5. As Obras estatais criam novos postos de trabalho, diminuindo o desemprego.

Leituras Obrigatrias 1. Texto de Apoio 1.A pg. 20-22 2. Leia o texto de Apoio 6.A 3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_keynesiana

Actividade 7 Leia os textos e responda s seguintes questes: 1. O que entende por Keynesianismo? 2. Comente a seguinte afirmao O Estado um agente indispensvel de controle da economia, com vista ao garante de um sistema de pleno emprego . 3. Fale do Papel da demanda agregada da lei de John Keynes. 4. Mostre a relao da produo, renda e demanda agregada. 5. Mostre a diferena entre a teoria Keynesiana e a teoria socialista. 6. Comente a afirmao: Keynes assinalou a importncia da procura agregada e legitimou o recurso a dficits fiscais em momentos de recesso. No entanto, jamais defendeu dficits pblicos crnicos.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

47

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

O seu pressuposto foi sempre o de que uma economia nacional equilibrada, do ponto de vista fiscal, poderia, por um breve perodo, sair do equilbrio para restabelecer o nvel de emprego

Referencias Bibliogrficas

1.FILHO, Fernando, Os Keynesianos Neoclssicos e os Ps Keynesianos, Porto Alegre, 1991.

2. KEYNES, John Maynard. Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General theory of employment, interest and money), Editora Atlas, 1992.

3. SICS, Joo; PAULA, Luiz Fernando; e RENAUT, Michel; organizadores. NovoDesenvolvimentismo: um projecto nacional de crescimento com Equidade social, Rio de Janeiro, 2005.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_keynesiana

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

48

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

UNIDADE TEMTICA 8
O NEOLIBERALISMO

OBJECTIVOS No final desta unidade, o estudante dever ser capaz de: Explicar o conceito e descrever a origem da corrente Neoliberalista; Explicar as caractersticas da corrente Neoliberalista como corrente de Pensamento econmico; Conhecer a sua contribuio e o impacto corrente Neoliberalista e a sua contribuio para o pensamento econmico.

Introduo Na presente unidade desta disciplina, ir-nos-emos debruar sobre a Escola Neoliberalista, a sua origem, o conceito, as suas caractersticas, o seu precursor e a sua contribuio na evoluo histrica e das cincias econmicas. A presente unidade temtica ser composta por uma lio.

LIO N 8

Neoliberalismo
1. Conceito e Gnese do Neolibealismo Ao fenmeno de ressurgncia dos princpios liberais do incio do sculo XX, foi designado de neoliberalismo . Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias polticas e econmicas capitalistas, que defende a no participao do Estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

49

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

comrcio (livre mercado), pois este princpio econmico e o desenvolvimento social de um pas.

garante

crescimento

Surgiu na dcada de 1970, atravs da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma soluo para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preo do petrleo. O Neoliberalismo, como entendido actualmente, um produto do liberalismo econmico clssico. O termo foi cunhado em 1938, no encontro de Colloque Walter Lippman, pelo sociologista Alemo e economista Alexander Rstow. O termo se refere a uma redefinio do liberalismo clssico, influenciado pelas teorias econmicas neoclssicas. O Neoliberalismo uma corrente de pensamento e uma ideologia, isto , uma forma de ver e julgar o mundo social; um movimento intelectual organizado pela gerao de ideias e programas, de difuso e promoo de polticas adoptadas pelos governos neoconservadores, sobretudo a partir da segunda metade dos anos 1970, a partir das organizaes multilaterais criadas pelo acordo de Bretton Woods (1945), isto , o Banco Mundial e o Fundo Monetrio Internacional (FMI). Friedman, como vrios outros economistas defensores do capitalismo laissez-faire, argumentaram que a poltica do New Deal, do Presidente americano Franklin Roosevelt, ao invs de recuperar a economia e o bem-estar da sociedade, prolongou a depresso econmica e social, por ter redireccionado os recursos escassos da poca para investimentos no viveis economicamente, ou seja, desperdiou e diminuiu a eficincia, a produtividade e a riqueza da sociedade. Em resumo, os neoliberais advogam que os investimentos devem ser realizados considerando a eficincia econmica de acordo com o seu valor produtivo para a sociedade. O neoliberal Friedman era contra qualquer regulamentao que inibisse a aco das empresas, opunha-se, consequentemente, ao salrio mnimo e a qualquer tipo de piso tecto salarial fixado pelas categorias sindicais ou outro rgo de interesse

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

50

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

social, pois estes distorceriam os custos de produo e causariam o aumento do desemprego, baixando a produo e a riqueza, consequentemente, aumentando a pobreza da sociedade. Friedman foi o defensor da teoria econmica "monetarista" ou da "Escola de Chicago". 2. Caractersticas do Neoliberalismo (princpios bsicos)
1. Politica de privatizao de empresas estatais; 2. Livre circulao de capitais internacionais e nfase na globalizao; 3. Abertura da economia para a entrada de Multinacionais; 4. Adopo de medidas contra o proteccionismo econmico; 5. Aumento da produo, como objecto bsico para atingir o desenvolvimento

econmico;
6. Contra o controle de preos dos produtos e servios por parte do Estado, ou

seja, a lei da oferta e demanda suficiente para regular os preos;


7. A base da economia deve ser formada por empresas privadas; 8. Defesa dos princpios econmicos do capitalismo. 9. Mnimo de participao estatal nos rumos da economia do pas; 10. Pouca interveno do Estado no Mercado de Trabalho; 11. Desburocratizao do Estado: Leis e regras econmicas mais simplificadas,

para facilitar o funcionamento das actividades econmicas;


12. Diminuio do tamanho do Estado, tornando-o mais eficiente; 13. Posio contrria aos impostos e tributos excessivos;

3. Liberalismo Contemporneo O primeiro governo democrtico a se inspirar em tais princpios foi o de Margaret Thatcher na Inglaterra, a partir de 1980 (no que foi precedida, apenas, por Pinochet no Chile, no incio da dcada de 1970). Persuadindo o Parlamento Britnico da eficcia dos ideais neoliberais, fez aprovar leis que revogavam muitos privilgios at ento concedidos aos sindicatos, privatizou empresas estatais, alm de estabilizar a moeda.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

51

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Tal foi o entusiasmo de Thatcher pelo discurso do neoliberalismo ento em voga que seu governo acabou por criar uma tributao regressiva, chamada de Poll tax ou imposto comunitrio. Os neoliberais apontaram o modelo Keynesiano como sendo o responsvel pela crise. Liderados por economistas adeptos do laissez-faire, como Milton Friedman, denunciaram a inflao como sendo o resultado do aumento da oferta de moeda pelos bancos centrais. Responsabilizaram os impostos elevados e os tributos excessivos, juntamente com a regulamentao das actividades econmicas, como sendo os culpados pela queda da produo e do aumento da inflao. A soluo proposta para a crise foi a reduo gradativa do poder do Estado, com a diminuio generalizada de tributos, a privatizao das empresas estatais e a reduo do poder do Estado de fixar ou autorizar preos.

Os Princpios Neoliberais

a) Filosofia: na teologia neoliberal os homens no nascem iguais, nem tendem igualdade. Logo, qualquer tentativa de suprimir a desigualdade um ataque irracional prpria natureza das coisas. Deus, ou a natureza, dotou alguns com talento e inteligncia, mas foi avaro com os demais. Qualquer tentativa de justia social torna-se incua, por que novas desigualdades, fatalmente, ressurgiro. A desigualdade um estimulante que faz com que os mais talentosos desejem destacar-se e ascender, ajudando, dessa forma, o progresso geral da sociedade. Tornar iguais os desiguais contraproducente e conduz estagnao.

b) Excluso e pobreza: a sociedade o cenrio da competio, da concorrncia. Se aceitamos a existncia de vencedores, devemos, tambm, concluir que deve haver perdedores. A sociedade teatraliza em todas as instncias a luta pela sobrevivncia. Inspirado no darwinismo, que afirma a vontade do mais apto, concluem que somente os fortes sobrevivem, cabendo
Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

52

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

aos fracos conformarem-se com a excluso natural. Esses, por sua vez, devem ser atendidos, no pelo Estado de Bem-estar, que estimula o parasitismo e a irresponsabilidade, mas pela caridade, feita por associaes e instituies privadas, que ameniza a vida dos infortunados. Qualquer poltica assistencialista mais intensa joga os pobres nos braos da preguia e da inrcia. Deve-se abolir o salrio mnimo e os custos sociais, porque falsificam o valor da mo-de-obra, encarecendo-a, pressionando os preos para o alto, gerando inflao.

c) Os ricos: eles so a parte dinmica da sociedade. Deles que saem as iniciativas racionais de investimentos, baseados em critrios lucrativos. Irrigam com seus capitais a sociedade inteira, assegurando a sua prosperidade. A poltica de tributao sobre eles deve ser amainada o mximo possvel, para no lhes ceifar os lucros ou inibi-los em seus projectos. Igualmente a poltica de taxao sobre a transmisso de heranas deve ser moderada, para no afectar o seu desejo de amealhar patrimnio e de leg-lo aos seus herdeiros legtimos. d) Crise: resultado das demandas excessivas feitas pelos sindicatos operrios, que pressionam o Estado. Este, sobrecarregado com a poltica providenciria e assistencial, constrangido a ampliar progressivamente os tributos. O aumento da carga fiscal sobre as empresas e os ricos reduz as suas taxas de lucro e faz com que diminuam os investimentos gerais. Sem haver uma justa remunerao, o dinheiro entesourado ou enviado para o exterior. Somam-se a isso os excessos de regulamentao da economia, motivados pela contnua burocratizao do Estado, que complicam a produo e sobrecarregam os seus custos. e) Inflao: resultado do descontrole da moeda. E esse por sua vez ocorre devido ao aumento constante das demandas sociais (previdncia, segurodesemprego, reformas especiais, reduo da jornada de trabalho, aumentos salariais alm da capacidade produtiva das empresas, encargos sociais,

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

53

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

frias, etc...) que no so compensadas pela produo geral da sociedade. Por mais que o sector produtivo aumente a riqueza, a gula sindical vai na frente, fazendo sempre mais e mais exigncias. Ocorre, ento, o crescimento do dficit pblico, que tapado com a emisso de moeda. f) Estado: no h teologia sem demnio. Para o neoliberalismo, ele se apresenta na forma de Estado, o Estado intervencionista. Dele que partem as polticas restritivas tenta, expanso das iniciativas. os Incuravelmente problemas de

paternalista,

demagogicamente,

solucionar

desigualdade e da pobreza, por meio de uma poltica tributria e fiscal que termina apenas por provocar mais inflao e desajustes oramentais. O seu zelo pelas classes trabalhadoras leva-o a uma prtica assistencialista, que se torna um poo sem fundo. As demandas por bem-estar e melhoria da qualidade de vida no terminam nunca, fazendo com que os seus custos sociais sejam cobrados dos investimentos e das fortunas. Ao intervir como regulador, ou mesmo como Estado-empresrio, ele se desvia das suas funes naturais, limitadas segurana interna e externa, sade e educao. O estrago maior ocorre devido sua filosofia intervencionista. O mercado auto-regulado e auto-suficiente dispensa qualquer tipo de controle. um Cosmo prprio, com leis prprias, impulsionadas pelas leis econmicas tradicionais (oferta e procura, taxa decrescente dos lucros, renda da terra, etc...). O Estado deve, pois, ser reduzido, diminudo em todos os sentidos. Deve-se limitar o nmero de funcionrios e desestimular a funo pblica. g) Mercado: se h um demnio existe, tambm, um Cu. Para o neoliberalismo, esse local divino o mercado. Ele quem tudo regula, faz os preos subirem ou baixarem, estimula a produo, elimina o incompetente e premia o sagaz e o empreendedor. Ele o deus perfeito da economia moderna, tudo v e tudo ouve, omnisciente e omnipresente. O seu poder ilimitado e qualquer tentativa de controla-lo um crime de heresia, na medida

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

54

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

em que ele que fixa as suas prprias leis e o ritmo em que elas devem seguir. O mercado um deus, um deus calvinista, que no tem contemplao para com o fracassado. A falncia a sua condenao, enquanto que quele que bem sucedido se lhe reserva um lugar no den. h) Socialismo: o segundo demnio da teologia neoliberal. um sistema poltico completamente avesso aos princpios da iniciativa privada e da propriedade privada. essencialmente demaggico, na medida em que tenta implantar uma igualdade social entre homens de natureza desigual. , fundamentalmente, injusto, porque premia o capaz e o incapaz, o til e o intil, o trabalhador e o preguioso. Reduz a sociedade ao nvel de pobreza e, graas igualdade e poltica de salrios equivalentes, termina estimulando a inrcia e provocando a baixa produo. Ao excluir os ricos da sociedade, perde a sua elite dinmica e o seu sector mais imaginativo, passando a ser conduzido por uma burocracia fiscalizadora e parasitria. i) Regime poltico: O neoliberalismo afina-se com qualquer regime que assegure os direitos da propriedade privada. Para ele, indiferente se o regime democrata, autoritrio ou mesmo ditatorial. O regime poltico ideal o que consegue neutralizar os sindicatos e diminuir a carga fiscal sobre os lucros e fortunas, ao mesmo tempo que desregula, ao mximo possvel, a economia. Pode conviver tanto com a democracia parlamentar inglesa, como durante o governo da Sra. M. Tatcher, como com a ditadura do General Augusto Pinochet, no Chile. A sua associao com regimes autoritrios tctico e justificada dentro de uma situao de emergncia (evitar uma revoluo social ou a ascenso de um grupo revolucionrio). A longo prazo, o regime autoritrio, ao assegurar os direitos privados, mais tarde ou mais cedo, dar lugar a uma democracia. j) Tericos: O neoliberalismo resultado do encontro de duas correntes do pensamento econmico. A primeira vem da escola austraca, aparecida nos finais do sculo XIX, tendo pela frente Leopold von Wiese e que teve

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

55

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

prosseguimento com Von Miese e o seu mais talentoso discpulo, Friedrich von Heyek, que, apesar de austraco, fez a sua carreira em Londres. Heyek se ops tanto poltica keynesiana (por seu intervencionismo) como ao estado de Bem-estar social (pelo seu assistencialismo) idealizado, primeiro, na Inglaterra em 1942. A outra vertente formada pela chamada escola de Chicago, tendo Milton Friedman como seu expoente. Friedman foi o principal crtico da poltica do New Deal do presidente F. D. Roosevelt (1933-45) devido sua tolerncia com os sindicatos e defesa do intervencionismo estatal. Criticas Os crticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal s beneficia as grandes potncias econmicas e as empresas multinacionais. Os pases pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma poltica neoliberal. Nestes pases, so apontadas causados pelo neoliberalismo o desemprego, os baixos salrios, o aumento das diferenas sociais e a dependncia do capital internacional.

Aspectos Positivos Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema capaz de proporcionar o desenvolvimento econmico e social de um pas. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnolgico e, atravs da livre concorrncia, faz os preos e a inflao carem.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

56

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Leituras Obrigatrias 1. Texto de Apoio 7. A 2. http://pt.wikipedia.org/wiki/EscolaNeoliberal Actividades 8 Leia os textos recomendados e responda s seguintes perguntas de consolidao: Responda verdadeiras (V) ou falsas (X) as seguintes afirmaes e comente:
A)

1.

B)

O neoliberalismo a teoria econmica defensora de uma participao mnima do Estado nos rumos da economia do pas e da privatizao das empresas estatais A teoria neoliberal, como concepo capitalista, se envolve com as foras materiais produtivas e todo um aspecto social, poltico e ideolgico da sociedade Civil

2. Mostre a relao da teoria neoliberal e Neoclssica de pensamento econmico. 3. Identifique e justifique em que teoria econmica esta baseada a economia Moambicana?

Referencia Bibliogrfica

ARAJO, V., Histria do Pensamento Econmico: Uma abordagem introdutria. So Paulo, Atlas, 1992. BURNS, E., Histria da Civilizao Ocidental, Vol. II, Porto Alegre, Editora Globo, 1993. CHNAIS, F. A Mundializao do Capital. So Paulo, 1996. DINIS, Henri. Histria do Pensamento Econmico. Editora Livros Horizonte. S/d

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

57

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

DROZ, Bernard/ ROWLEY, Anthony. Histria do Sculo XX. Vols. 1, 2 ,3 ,4. Lisboa, Publicaes Dom Quixote, 1988. FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento Econmico. So Paulo, Circulo do Livro, 1974. HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos. Lisboa, Editorial Presena, 1996. HOBSBAWN, E. J. Indstria e Imprio. 2 Vol., Lisboa, Editorial Presena, s/d. HOBSBAWN, E. J. A era do capital. Lisboa, Editorial Presena, s/d. KALECKI, M. Crescimento e Ciclos das Economias Capitalistas. S. Paulo, Hucitec, 1997. KEN, Tom. A Revoluo Industrial na Europa do sculo XIX. Lisboa, Edies 70, s/d. LENINE, V. I. O imperialismo, fase superior do capitalismo. Pequim, Ensaio Popular, 1972. TAYLOR, A. As Grandes Doutrinas Econmicas. Lisboa, Publicao EuropaAmrica, 1990.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

58

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Chave de respostas das actividades


Unidade Temtica 1 1. b) 2. Oferecer ao estudante conhecimento e ferramentas de anlise e tomada de deciso sobre os assuntos relativos ao desenvolvimento econmico atravs da aplicao de mtodos racionais. 3. Relao de Interdisciplinaridade ou complementaridade com outras reas do saber como, Histria, Economia, Geografia, Antropologia, Psicologia, Filosofia, etc. Unidade Temtica 2 1. O estudante deve localizar o mercantilismo no espao e no tempo. Descrever o ambiente econmico e politico dominante vivido na poca, suas caractersticas e as ideias por estes defendidos. Sua relao com a economia ou conceito de Estado e Poder. 2. O estudante deve revisitar a lio No. 2 da presente unidade temtica. 3. Expor o princpio Mercantilista e confront-lo com o destaque ao pensamento de BOIS GUILLEBERT, RICHARD CANTILLON e de ADAM SMITH. 4. Faa uma anlise dos fundamentos e princpios do mercantilismo, como raiz do capitalismo, suas caractersticas e sua viso de Estado. 5. O estudante deve analisar as caractersticas e pressupostos de um estado forte e poderoso da corrente Mercantilista e suas consequncias, no que respeita a busca de poder e riqueza, que engrandece e fortalece os estados.

Unidade Temtica 3 1. a) Anti-intervencionistas no mercado ("laissez-faire, laissez-passer) e crena terica natural da economia. 2. Leia sobre Os direitos naturais Propriedade (texto de apoio 2. A, pg. 2-4) 3. O estudante deve ler o Ponto 4, da presente Unidade Temtica, pg. 21. 4. Caro formando: destacar os aspectos positivos, vantagens e contribuies da corrente Fisiocrtica. (pesquisa independente).

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

59

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

Unidade Temtica 4 1. No interveno do Estado (teoria da mo invisvel), liberdade absoluta do comrcio e auto regulao do mercado, pela lei da procura e oferta. 2. O estudante deve buscar a ideia central de cada terico. 3. O estudante deve apresentar o pressuposto da obra A Riqueza das Naes e da teoria do Valor de Troca e confront-las a posteriori. 4. O estudante deve analisar as causas da crise e as solues encontradas para a resoluo e a sua relao com a Teoria Liberal, de Adam Smith, da no interveno do Estado na Economia.

Unidade temtica 5 1. Dizer que significa Anti (contra) Liberal (teoria clssica) de Adam Smith - teoria da mo invisvel e no interveno do Estado na economia. 2. As ideias contra liberais dominantes da poca em referncia. 3. O estudante deve revisitar a lio para extrair e confrontar as ideias defendidas pelos tericos Henry Carey e Jean Sismondi. 4. Deve buscar o pensamento socialista anti-liberal e identificar os pontos ou momentos de divergncias entre os tericos da corrente (Utpicos e Cientficos). 5. Descrever em 20 palavras a ideia central da clebre obra de Marx, O Capital. Unidade temtica 6 1. O estudante deve apontar e caracterizar a viso neoclssica. 2. O estudante deve distinguir o pensamento clssico de Adam Smith (AntiIntervencionista) na economia e o Neoclssico em relao ao papel do Estado na economia. 3. O estudante deve procurar trazer os aspectos que distinguiram o terico Alfred Marshal enquanto precursor desta corrente. 4. Significa apontar os aspectos fortes e as fragilidades da teoria Neoclssica. Unidade Temtica 7 1. Deve a definio conter os seguintes aspectos: E uma corrente de pensamento; tempo que vigorou, o precursor, o principio no qual se funda a perspectiva de Keynes. O estudante deve

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

60

Gesto de R H e G E Historia das Ideias Econmicas e do Pensamento Contemporneo Semestre 2

comentar a afirmao considerando a base do fundamento ou princpio de Keynes sobre a relao Estado Economia sociedade. 2. Definir Demanda Agregada e sua relao com o princpio bsico de Keynes. 3. Caro estudante, deve comparar os dois pensamentos e verifique como posicionam o Estado perante a economia e a Sociedade. 4. Faa o seu comentrio, tomando em considerao a gnese do pensamento de Keynes, em relao s condies sociais da populao e ao papel do estado. Unidade Temtica 8 1. O estudante deve revisitar os conhecimentos adquiridos na presente unidade temtica, mostrar o seu posicionamento e confrontar as afirmaes aos pressupostos Neoliberais. 2. O estudante deve rever os pressupostos da teoria Neoclssica de pensamento econmico e identifique semelhanas e diferenas. Se comungam ou no ideias e tericos. 3. Pretende-se que o estudante, de todas as teorias aprendidas, aponte a teoria a que mais se adequa ao modelo econmico seguido por Moambique na actualidade, devendo, no fim, justificar ou fundamentar o seu posicionamento.

Escola Superior Aberta/A Politcnica Ensino Distncia

61

Anda mungkin juga menyukai