Anda di halaman 1dari 19

1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO

EMLIA GARCEZ DA LUZ RAFAELA C. DE OLIVEIRA SEVERINO

AS CONSEQUNCIAS DAS CHUVAS NA CONTAMINAAO DO LENOL FRETICO NA REGIO DO CEMITRIO DE SINOP

SINOP 2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO

EMLIA GARCEZ DA LUZ RAFAELA C. DE OLIVEIRA SEVERINO

AS CONSEQUNCIAS DAS CHUVAS NA CONTAMINAO DO LENOL FRETICO NA REGIO DO CEMITRIO DE SINOP

Projeto de Pesquisa apresentado disciplina de Metodologia Cientfica do Curso de Engenharia Civil da UNEMAT-Sinop. Orientadora: Prof. Fernandes Mueller Ana Flvia

SINOP 2012

LISTA DE ABREVIATURAS

MT: Mato Grosso, estado brasileiro. EMBRAPA: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria, instituio pblica de pesquisa vinculada ao Ministrio da Agricultura. Pecuria e Abastecimento. UFJF: Universidade Federal de Juiz de Fora, uma instituio brasileira de ensino superior situada na Zona da Mata de Minas Gerais, na cidade de Juiz de Fora. UNESP: Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho" (UNESP) uma universidade pblica brasileira, com atuao no ensino, na pesquisa e na extenso de servios comunidade.

SUMRIO

1 INTRODUAO........................................................................................................ 2 FORMULAO DO PROBLEMA....................................................................... 3 HIPTESES............................................................................................................. 4 JUSTIFICATIVA..................................................................................................... 5 OBJETIVOS............................................................................................................. 5.1 Objetivo Geral....................................................................................................... 5.2 Objetivo Especfico................................................................................................ 6 REFERENCIAL TERICO................................................................................... 7 METODOLOGIA.................................................................................................... 8 CRONOGRAMA..................................................................................................... 9 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS................................................................... 10 ANEXO...................................................................................................................

5 6 7 8 9 9 9 10 14 15 16 18

1 INTRODUO

Busca-se com o projeto, anunciar populao do municpio de Sinop, MT, sobre os possveis impactos da chuva no que diz respeito contaminao do solo das regies prximas ao cemitrio municipal, e suas respectivas consequncias quanto qualidade da gua prpria para consumo. At ento, de acordo com matria da revista Cincia Hoje, estudos da especialista em Desenvolvimento Humano, Marise Jalowitzki, professores da UFJF, UNESP, e dados da EMBRAPA, sabe-se que, com a deteriorao dos corpos, so liberados no solo, sais, gases e lquidos txicos como o necrochorume, que entram em contato com lenis freticos localizados prximos superfcie. No caso de Sinop, o terreno mal drenado, ou encharcado, favorece ainda mais a situao. Esse fator, associado s chuvas, s elevadas temperaturas e ao clima quente da regio, agrava o problema, uma vez que, facilita a disperso do lquido txico e a emisso de gases, quando passa a inibir a ao de bactrias decompositoras e consequentemente, retarda o processo de degenerao. Alm disso, a ao de micrbios no solo aumenta a concentrao de hidrognio e nitrognio, tornando-o mais cido e maior condutor de eletricidade. Exprime-se ento, que as chuvas trazem srios impactos negativos s reas localizadas prximas ao cemitrio, principalmente atravs da contaminao por necrochorume, e posterior poluio de aquferos, que podem armazenar gua subterrnea e servir como fonte de gua para consumo, afetando por sua vez, diretamente a populao que consome ou simplesmente tem contato com esta gua. Logo, o trabalho visa a propor a conscientizao da sociedade sobre a gravidade do tema exposto e medidas mitigadoras para o caso, como uma tentativa de reduzir os danos.

2 FORMULAO DO PROBLEMA

As chuvas causam algum impacto negativo ao solo da regio do cemitrio de Sinop, MT?

3 HIPTESES

Encharcamento do solo da regio do cemitrio de Sinop, Mato Grosso, que favorece a disperso do necrochorume atravs deste e, com isso, causa a contaminao do lenol fretico. Contaminao da gua distribuda populao.

4 JUSTIFICATIVA

Sabe-se que, naturalmente, com os atuais mtodos de sepultamento, o solo est suscetvel contaminao pelo necrochorume (lquido altamente solvel liberado pela decomposio do corpo). Sendo assim, nas pocas de chuva, devido topografia do solo de Sinop, Mato Grosso, esse lquido se dispersa no lenol fretico e ento percorre o subsolo. Com isso, atinge os rios prximos, contaminando a gua que vem a ser utilizada para tratamento e distribuio populao, ou mesmo usada por comunidades locais prximas s margens dos rios. Quando essa gua ingerida, o organismo absorve os compostos qumicos contidos no necrochorume, podendo ocasionar doenas e inclusive levar o indivduo a bito. Portanto, o projeto visa conscientizao a respeito das consequncias das chuvas na contaminao do lenol fretico na regio do cemitrio de Sinop, que, por sua vez, afeta diretamente a qualidade da gua consumida pela populao.

5 OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral Tomar conhecimento das consequncias das chuvas na contaminao do lenol fretico da regio do cemitrio de Sinop, Mato Grosso.

5.2 Objetivo Especfico Informar a populao, demonstrar os impactos negativos dessa contaminao e servir de referncia para futuras pesquisas na regio, alm de expor solues para o problema.

10

6 REFERENCIAL TERICO

As consequncias das chuvas na contaminao do lenol fretico na regio do cemitrio de Sinop O lenol fretico pode ser definido como uma espcie de reservatrio subterrneo, decorrente da infiltrao da gua da chuva no solo. Esta gua acumulada, geralmente, em funo da filtrao natural proporcionada pela terra, prpria para consumo. No entanto, a contaminao dessa gua torna seu uso restrito.

A destinao dos corpos humanos em cemitrios deve ser realizada corretamente para que no seja foco de contaminao do solo. Para isso, faz-se necessrio o estudo de impactos ambientais e a criao de gestes ambientais a fim de evitar riscos sade e a degradao do meio ambiente. O conhecimento fsico-qumico do solo tambm de extrema importncia, pois determina a velocidade e intensidade de contaminao desse. De acordo com Silva e Malagutti Filho, Departamento de Geologia Aplicada, Unesp, apesar de as pesquisas sobre o tema serem recentes, j constatado que os cemitrios so fontes potenciais de poluio ambiental, j que, em sua maioria, foram implantados antes da criao de leis ambientais especificas, principalmente pela ocupao no planejada de uma determinada rea. Os fatores determinantes para essa contaminao relacionam-se constituio mineral do solo, teor de aerao, umidade, temperatura, permeabilidade e outros. No que diz respeito ao cadver, considera-se idade, constituio fsica e causa da morte. Aps a morte, o corpo humano passa pelo processo de decomposio e sofre putrefao, transformando os tecidos em gases, lquidos e sais. A contaminao pode atingir o solo atravs do necrochorume, lquido txico liberado pelos cadveres, a partir dos 30 primeiros dias a partir do enterro.

Por definio, necrochorume o lquido produzido pela decomposio dos cadveres nos cemitrios, composto, sobretudo pela cadaverina, uma amina (C5H14N2) de odor repulsivo, subproduto da putrefao. O necrochorume tem em sua composio 10% de substncias orgnicas degradveis.
Nestes 10% est a carga patognica (doenas) de substncias biodegradveis. As que mais se destacam so: a cadaverina e putrescina. So consideradas venenos potentes, que no dispem de antdotos eficientes. A cadaverina e a putrescina so extremamente solveis em gua (pH entre 5 e 9, temperatura de 23 a 28C) e se entram em contato com o lenol fretico formam uma pluma de poluio, contaminando-o. (JALOWITZKI, 2011)

11

um lquido percolado (no gruda nos ossos), que vai da tonalidade laranjaavermelhada at acinzentada, resultante do processo de decomposio de cadveres. poluente e infiltra-se nos lenis freticos quando no h o tratamento adequado., afirma Marise Jalowitzki, especialista em Desenvolvimento Humano. Conforme o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Jorge Macedo (2007),
Tudo aquilo que voc ingeriu na vida, do ponto de vista qumico, vira chorume cadavrico. Por exemplo, se voc teve muito contato com ferro, normalmente tem 4,2 mg deste elemento no corpo humano, que vai ser carregado junto para o chamado necrochorume, um lquido que vai dissolver todos esses ons que voc teve contato durante a vida. Ento voc tem nitrognio, clcio, fsforo, potssio, enxofre, sdio, magnsio, ferro e gua. Ns temos mais ou menos 70 a 74% de gua no corpo humano.

Esto presentes ainda no necrochorume metais pesados, provenientes dos adereos dos caixes, alm de formaldedo e metanol, utilizados na embalsamao dos corpos. Alm disso, pode tambm conter resduos de tratamentos qumicos hospitalares (de medicamentos, por exemplo), acrescentam Silva e Filho (2009).

To logo comea a decomposio, o corpo verte esse lquido para o solo, ocasionando a contaminao de lenis freticos localizados prximos superfcie. O Cemitrio Municipal de Sinop, Mato Grosso, possui um solo bastante favorvel a essa contaminao, o gleissolo.
So solos minerais, hidromrficos, apresentando horizontes A (mineral) ou H (orgnico), seguido de um horizonte de cor cinzento-olivcea, esverdeado ou azulado, chamado horizonte glei, resultado de modificaes sofridas pelos xidos de ferro existentes no solo (reduo) em condies de encharcamento durante o ano todo ou parte dele. So solos mal drenados, podendo apresentar textura bastante varivel ao longo do perfil. (EMBRAPA)

A maior limitao est na presena de lenol fretico elevado, com riscos de inundao, necessitando de drenagem para seu uso., acrescenta. Sendo assim, a m drenagem do solo associada s chuvas, alm de facilitar a disperso do lquido pela sepultura, contribui com a contaminao do solo e, consequentemente, do lenol fretico. Quando o solo apresenta condies de alta umidade em conjunto com o clima quente, como no caso de Sinop, o corpo pode sofrer a saponificao, formao de cido graxo atravs da 'quebra' de gorduras. A acidez desse produto dificulta a ao de bactrias e consequentemente, retarda o processo de decomposio dos corpos, o que por sua vez, proporciona o aumento da emisso de gases e necrochorume. Os compostos liberados pela desagregao dos corpos estimulam a ao de micrbios

12

no solo, promovendo maior concentrao de hidrognio e nitrognio, resultando na elevao de condutividade eltrica e do ndice de acidez.
Nos terrenos destinados implantao de cemitrios, a proporo de argila no solo deve ficar entre 20% e 40%, para favorecer os processos de decomposio e as condies de drenagem do necrochorume. Solos com mdia permeabilidade e nvel fretico profundo so ideais para sepultamentos, pois favorecem a putrefao e a filtragem do necrochorume, o que significa baixa vulnerabilidade de contaminao. Se o material geolgico tem pouca permeabilidade e o nvel fretico quase aflorante, o solo extremamente vulnervel contaminao, pois favorece fenmenos como a saponificao. Tambm podem ocorrer diversas situaes intermedirias: se, por exemplo, a permeabilidade do solo for alta e o nvel fretico pouco profundo, a vulnerabilidade contaminao ser alta. [...] Quando o solo apresenta mdia permeabilidade e alta capacidade de adsoro e reteno do material argiloso, associada grande distncia at o lenol fretico, o necrochorume move-se lentamente e as substncias do contaminante so interceptadas na zona no saturada. Essa situao classificada como de mdio risco de contaminao de guas subterrneas. Se a sepultura estiver abaixo do nvel fretico, pode ser inundada, gerando uma situao de extremo risco, j que, em geral, os caixes no so impermeveis. Quando o solo tem elevada permeabilidade, o que permite a infiltrao profunda do necrochorume, ou a distncia para o lenol fretico inadequada, a situao de alto risco, pois os contaminantes chegam facilmente s guas subterrneas. Nesses casos, para diminuir a possibilidade de contaminao do aqufero, o sepultamento deve ocorrer acima do nvel natural do terreno. (Silva e Filho, 2009)

Alm disso, os micro-organismos liberados nessa decomposio podem transmitir doenas por meio de contato com gua contaminada ou ingesto dela. Entre as enfermidades, esto hepatite A, tuberculose e escarlatina, ou, principalmente, aquelas que levaram o indivduo a bito. Os especialistas discutem algumas medidas para solucionar o problema, como por exemplo, a drenagem do lquido da decomposio dos cadveres a um filtro biolgico.
O sistema de drenagem consiste em um aglomerado de tubulaes que conduzem o necrochorume de cada urna morturia at o filtro biolgico. O filtro biolgico operado atravs da ao de micro-organismos que se incumbem da decomposio at que no haja mais riscos. Como o necrochorume viscoso e cada corpo em decomposio libera cerca de 30 litros, o tempo para chegar at o filtro pode chegar a um ano. O rgo tambm exige que o nvel inferior das sepulturas esteja a uma distncia de pelo menos 1 metro e meio do nvel do lenol fretico. O subsolo dever ser constitudo por materiais que no permitam a eroso. (JALOWITZKI, 2011, p. 28)

Outra medida a proibio do sepultamento por inumao, ou seja, o depsito do caixo diretamente no solo para que, ento, iniba a contaminao do solo e das guas. Essa medida j est estabelecida na legislao estadual para os estados de Paran e So Paulo.

Uma nova opo consiste no uso de pastilhas.


Elas contm uma imensa quantidade de bactrias selecionadas com alta capacidade de digerir matria orgnica. So dois bilhes por grama. Essas bactrias vm em

13

forma de esporos e so ativadas gradativamente na medida em que entram em contato com o lquido (necrochorume) que, para essas bactrias, so alimento. Assim, transformam compostos orgnicos de difcil metabolizao, tais como gorduras, leos, graxas e lipdeos, em dixido de carbono e gua. As pastilhas so colocadas dentro da urna funerria, na altura da regio lombar do corpo em decomposio e, na medida em que o cadver vai liberando o necrochorume, elas so ativadas e vo digerindo essas substncias. As bactrias so apresentadas tambm na forma lquida, granulada ou em cubos. (JALOWITZKI, 201 1)

H tambm a Manta Absorvente de Necrochorume, considerada um recurso eficiente.


A manta fabricada com um plstico resistente e possui uma camada de celulose e um p que, em contato com o lquido, se transforma num gel. Nas bordas tem um fio de nilon que na ocasio da exumao puxado, transformando a manta num saco de ossos. Ela colocada dentro da urna (caixo) revestindo todo o seu interior. Na medida em que o corpo vai liberando os lquidos, a celulose vai absorvendo o necrochorume, impedindo que o mesmo se espalhe. Assim, o lquido permanece na urna pelo tempo necessrio para a decomposio, sem contaminar a urna, a sepultura e o entorno, preservando o meio ambiente. (JALOWITZKI, 2011)

Uma soluo mais eficaz para o problema a cremao dos corpos, a qual elimina completamente qualquer possibilidade de contaminao do solo. Entretanto, no um processo financeiramente vivel para a maioria da populao.

Com relao ao municpio de Sinop, de acordo com entrevista dada pelo titular da Secretaria do Meio Ambiente de Sinop Rogrio Rodrigues ao jornalista Weverton Correa, S Notcias,
Os sepultamentos devem acontecer, a partir de agora, somente em covas onde a base tiver concreto, na qual os caixes so acondicionados e depois envolvidos pelo mesmo material. Devido ao custo no ser to acessvel, afirmou que analisado administrao municipal auxiliar as famlias menos favorecidas.

14

7 METODOLOGIA

H vrias formas de classificao da pesquisa. Adota-se aqui a forma clssica, destacada por Gil (2002; 2007) e Marconi e Lakatos (2000). A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada, quanto natureza, como pesquisa aplicada. Isso porque, define-se pelo interesse prtico, ou seja, est relacionada aplicao dos resultados como uma forma de solucionar problemas da realidade. No que se refere forma de abordagem do problema, a pesquisa qualifica-se como qualitativa, uma vez que busca a explicao, o porqu dos fenmenos descritos. Quanto aos objetivos, define-se como descritiva e exploratria, simultaneamente, j que visa descrever as caractersticas do fenmeno e proporcionar maior familiaridade com o problema, assim como a identificar os fatos relevantes que devem ser investigados por meio de pesquisa bibliogrfica, estudo de casos, grupos focais. Quanto aos procedimentos tcnicos, a pesquisa pode ser definida predominantemente como bibliogrfica, ou seja, elaborada a partir de material j publicado, constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Pode ser classificada tambm como estudo de caso, que tem como propsito atender aos interesses de investigao profunda e exaustiva de um ou poucos objetos, possibilitando o conhecimento amplo e detalhado desse; um estudo emprico que pesquisa um acontecimento atual dentro do seu contexto, utilizando-se vrias fontes de evidncia (GIL, 2007). Busca-se nesse estudo reunir muitas informaes a fim de apreender o todo do fenmeno. A escolha do tema da pesquisa baseou-se no aprofundamento de conhecimento sobre um assunto relativamente comum nas grandes cidades, e tambm bastante comentado no municpio de Sinop - MT, mas sem algo mais concreto definido at ento. Com isso buscouse explorar mais sobre o tema e, desta forma, levar a populao ao conhecimento dos fatos. Para a realizao da investigao do tpico, foram consultadas pesquisas de especialistas e mesmo trabalhos de concluso de curso, os quais podem ser consultados nas referncias. Para maior abrangncia do contedo, foi tambm realizada uma visita Prefeitura Municipal, com o intuito de promover um levantamento de profissionais da rea de Engenharia Civil e Ambiental para responder um questionrio referente pesquisa. Os critrios adotados para a seleo desses profissionais que foram entrevistados considerou-se, preferencialmente, sua posio no grupo ou experincia. Entre eles esto os que participaram, viveram, presenciaram ou se interaram de ocorrncias que pudessem fornecer depoimentos

15

significativos ao projeto. O questionrio est anexado na pgina final do trabalho.

16

CRONOGRAMA
ANO DE INCIO: 2012 ANO DE CONCLUSO: 2012

Ago/12 ETAPAS
m. 2 sem.
3 sem. 4 sem.

Set/12

Out/12

Nov/12

1 sem. 2 sem.

3 sem.

4 sem.

1 sem. 2

3 sem.

4 sem.

1 sem. 2

3 sem.

1. Definio do Tema 2. Formulao do Projeto 3. Formulao do Questionrio 4. Entrega do Projeto 5. Aplicao do Questionrio 6. Anlise dos dados 7. Elaborao do Relatrio

X X X X X X X X X X X X X

4 sem.

17

9 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, A. M.; MACDO, J. A. B. Parmetros fsico-qumicos de caracterizao da contaminao do lenol fretico por necrochorume. 2005. Instituto Viana Junior, Juiz de Fora, MG. Disponvel em: <http://www.tratamentodeagua.com.br/r10/Lib/Image/art_125263061_contaminacao_por_nec rochorume.pdf.> Acesso em: 15 set. 2012.

ANDRADE, F. F. A., BORTOLOZZO, N.; FELICIONI, F.; A ameaa dos mortos. 1. Ed. So Paulo: Maxprint. 65 p. 2007

CORREA, W. MT-Sinop: secretaria de Meio Ambiente quer mudanas no cemitrio. Sinop, Meio Ambiente News. 2012. Disponvel em: < http://www.meioambientenews.com.br/conteudo.ler.php?q[1|conteudo.idcategoria]=25&id=6 510> Acesso em 18 set, 2012.

DANNEMANN, F. K. A contaminao do lenol fretico. Florianpolis, 2010. Disponvel em: < http://www.ilhadepalmares.com.br/2010/12/a-contaminacao-do-lencol-freatico/> Acesso em: 14 set. 2012.

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificao de solos. Braslia, DF: Embrapa Produo de Informao; Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 1999. 412 p.

FOFONKA, L.; KUNT, P. C. Cemitrios: Potenciais fontes geradoras de impactos ambientais. Revista Educao Ambiental em Ao. Porto Alegre, RS, n. 38, mar. 2011. Disponvel em: < http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=976&class=02> Acesso em 15 set. 2012.

JALOWITZKI, M.; SILVA, C. V. O. O Corpo Humano e a Liberao do Necrochorume (Parte 2 e 4). Porto Alegre, 2001. Apresenta textos sobre o necrochorume e as possveis solues para o problema. Disponvel em: <http://www.compromissoconsciente.blogspot.com> Acesso em: 14 set. 2012.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Tcnicas de pesquisa. 7. ed .So Paulo: Atlas, 2008.

18

MIGLIORINI, R. B. Cemitrios contaminam o meio ambiente? Um estudo de caso. Cuiab. Editora da Universidade Federal de Mato Grosso. 50p., 2002. ROMAN, E. N. L. Cemitrios: Passivo Ambiental: Medidas Preventivas e Mitigadoras. Ponta Grossa: Instituto Ambiental do Paran, 2005. Disponvel em <http://www.sobrade.com.br/eventos/2005/visinrad/palestras/elma_romano_cemiterio.pdf > Acesso em 14 set. 2012. RUIZ, J. A. Metodologia Cientfica: Guia para eficincia nos estudos. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 1993.

19

10 ANEXO

QUESTIONRIO

Quais as caractersticas do solo de Sinop, MT?

Qual a relao entre as chuvas e a contaminao do lenol fretico pelo necrochorume?

Como a chuva dispersa o necrochorume no solo?

De que forma a populao afetada pelo problema?

Quais as medidas mais eficazes para solucion-lo?

Anda mungkin juga menyukai