Anda di halaman 1dari 16

Introduo Todos os circuitos eletrnicos requerem uma fonte de tenso contnua, com determinado grau de estabilizao.

claro que, nos equipamentos de pequeno porte tal alimentao pode ser obtida atravs de pilhas ou baterias mas, no caso mais geral, utiliza-se a energia disponvel na rede eltrica local, atravs de um conversor. Num primeiro momento isso foi obtido atrravs de conversores rotativos, como o caso do sistema Ward-Leonard, constitudo de uma mquina alimentada por corrente alternada na qual se obtinha uma sada em corrente contnua. Porm no caso mais geral utiliza-se um conversor esttico (isso , no rotativo) denominado Fonte de Alimentao. As fontes de alimentao modernas podem ser classificadas em dois grandes grupos: com Regulao Linear ou com Regulao por Chaveamento. Desse modo, o que denomina simplesmente de Fonte Chaveada , na verdade, um Conversor Esttico de Corrente Alternada em Corrente Continua com Regulao por Chaveamento. A Converso Para Corrente Contnua Apesar do contnuo progresso verificado no campo das Fontes Chaveadas, os circuitos de retificao so basicamente topologias clssicas.

Devido a sua simplicidade e baixo custo, o retificador trifsico da Figura acima a opo mais utilizada como estgio de entrada de equipamentos eletrnicos de alta potncia. Na Figura acima, Va, Vb e Vc representam a rede trifsica, com o ponto neutro N. A retificao da corrente feita pelos diodos D1...D6. Para reduzir a ondulao da tenso de sada, um conjunto de capacitores eletrolticos de valor elevado, representado na Figura acima como Co, normalmente conectado sada retificada, em paralelo com a carga Ro. O circuito comporta-se, sob o ponto de vista da rede eltrica, como uma carga no linear, sendo a corrente drenada rede tipicamente da forma mostrada na Figura abaixo, onde evidente a forma nosenoidal da corrente.

Alm do retificador clssico, existem tambm uma srie de outras topologias. Estes circuitos tem sido objeto de ateno recentemente, como alternativas para reduzir a gerao de correntes harmnicas na rede eltrica mas, na presente anlise, considera-se que a converso de tenso alternada para contnua seja obtida atravs de um retificador convencional. A Regulao de Tenso Um regulador chaveado basicamente um conversor no qual tanto a tenso de entrada como de sada so contnuas (conversor CC-CC). Conforme o tipo de conversor empregado, o valor da tenso de sada pode ser maior ou menor que a tenso de entrada, apesar que nas fontes usadas em telecomunicaes normalmente a tenso de sada menor que a de entrada. O interruptor eletrnico opera somente nos estados de saturao (ligado) e corte (desligado), com frequncia de operao muito maior que a freqncia da rede eltrica. O resultado , ento, uma tenso alternada no senoidal que retificada novamente e entregue carga. De modo esquemtico tem-se os seguintes elementos, conforme a Figura:

Filtro de linha: evita a passagem do rudo eltrico produzido pelo conversor para a rede eltrica; em algumas fontes h tambm o filtro de linha trabalha tambm no sentido inverso, evitando que rudo existente na rede eltrica seja transmitido para a fonte. Retificador e Filtro de Entrada: na maioria das fontes chaveadas faz-se a retificao direta da tenso disponvel na rede eltrica. Isso elimina a necessidade de um transformador no circuito de entrada, que volumoso e pesado. Interruptor Eletrnico: um transistor operando em condio de corte e saturao. Apesar das primeiras fontes chaveadas usarem transistores bipolares, esses foram logo abandonados em favor dos MOSFETs, que operam em frequncia mais elevada com baixas perdas e permitem simplificar o circuito de chaveamento. Para evitar a produo de rudo audvel, necessrio que a frequncia de chaveamento do interruptor eletrnico seja maior que 20 kHz. Transformador de Alta Frequncia: o chaveamento do interruptor eletrnico produz uma tenso pulsada que, atravs de um transformador especialmente projetado para operar em alta freqncia, abaixada ou elevada para o nvel desejado na sada. Este transformador possibilita tambm o isolamento eltrico entre a sada da fonte chaveada e a rede eltrica. Retificador e Filtro de Alta Frequncia: a tenso pulsante disponvel na sada do transformador retificada e filtrada. Controle de Alta Frequncia: responsvel pelo controle do tempo de conduo do interruptor eletrnico. Normalmente o controle feito atravs de um comparador, que recebe uma amostra da

tenso de sada e compara-a com uma tenso de referncia. Para garantir o isolamento entre a sada da fonte e o sistema eltrico, normalmente usado um acoplador ptico entre a sada e o circuito de controle. Na maioria dos circuitos se a tenso de sada estiver baixa, o interruptor eletrnico comandado a permanecer conduzindo por um tempo maior; se estiver baixa, o comando determinar um tempo mais curto de conduo. Por esse motivo o controle chamado por largura de pulso (PWM = pulse width modulation) e muitas vezes as fontes chaveadas so tambm conhecidas como Fontes PWM. Circuitos de Comando e Proteo: normalmente as fontes chaveadas incorporam circuitos de proteo contra curto-circuitos e outras condies anormais de funcionamento, que podem ser implementadas atravs de controles adicionais sobre o interruptor eletrnico. H tambm circuitos auxiliares para o acionamento do interruptor eletrnico e, em alguns casos, de interruptores auxiliares, como o caso das fontes ressonantes. Classificao As fontes chaveadas podem ser classificadas de acordo com a forma de onda da tenso de entrada e de sada conforme segue: Entrada CA, sada CC: retificador; Entrada CC, sada CC: conversor de tenso, ou conversor de corrente ou conversor CC/CC; Entrada CA, sada CA: Conversor de frequncia, ciclo conversor; Entrada CC, sada CA: inversor. Funcionamento Se resume a trs estgios: Primrio Secundrio Circuito de controle

1 Primrio O primrio na verdade uma fonte convencional com retificao e filtragem completa com uma seco retificao bsica e o filtro (D1/C3), que fornece tenso CC para o circuito de comutao (T2/Q1). A Tenso CC simplesmente aplicada a um terminal do enrolamento primrio do transformador T2, com o outro terminal do transformador ligado ao colector do transstor de potncia Q1. Este transstor funciona como elemento de comutao dos pulsos DC para criar "corrente contnua pulsante", que se ir comportar como CA no enrolamento secundrio, devido mudana do campo magntico. Com esta ao no sentido normal no ir funcionar no transformador - esta ao de comutao (chaveamento) basicamente converte o pulsar em CC, provocando mudana dos campos magnticos que, por sua vez induz uma tenso no secundrio do T2. A frequncia que o transstor de comutao funciona fornecida pelo (Oscilador / Pulser) um aspecto extremamente importante para as tenses induzidas no secundrio. Pense nisso deste modo - um pulso no primrio = 2 tenses induzidas no secundrio. Uma tenso induzida no secundrio com o aumento do pulso, no primrio (quando aumenta o campo magntico), e um pulso induzido no secundrio quando o pulso se desliga (quando o campo magntico colapsa). Um pulso por segundo no iria gerar muita tenso no secundrio, igualmente evidente o fato de que quanto maior a frequncia de oscilao, uma maior frequncia ser induzida no secundrio. A frequncia dos pulsos para o transstor de comutao (chaveamento) influenciar a maior ou menor tenso de sada disponvel no secundrio. 2 Secundrio No secundrio de uma fonte de alimentao comutada (chaveada) existem retificadores e filtros (D2/C4) na Seco Secundria faz-se a converso normal CA para CC pulsos em pulsos, e filtra-se para criar corrente contnua bem filtrada. Se no existir nenhuma carga na sada CC, a tenso CC ir subir ao pico mximo. Com uma carga sobre o CC de sada, a tenso de sada vai cair. Efetivamente, a oscilao no primrio tem um efeito diretamente proporcional no secundrio, isto , quanto mais elevado for a frequncia de oscilao maior o valor de tenso. Existe a necessidade de ter uma compensao entre a carga necessria e que exista um mtodo de coordenao entre a carga alimentada e a frequncia do oscilador. Uma carga de baixo consumo necessita de menos frequncia de pulsos, e cargas mais pesadas sobre a sada necessitam de uma maior frequncia de pulsos. 3 Circuito de Controle Um mtodo utilizado o de comparar a de sada DC com a frequncia dos pulsos que chega ao transstor de potncia, que est no primrio: Quando a sada de tenso DC baixa, a frequncia de oscilao tem de aumentar. Quando a sada de tenso DC elevado, a frequncia de oscilao necessita de baixar.

Isto pode ser conseguido atravs de um Diodo Zener (Z1), em conjugao com um acoplador ptico (U1). O acoplador ptico proporciona um isolamento importante entre o circuito de sada e o circuito de entrada. Assumindo que o acoplador ptico na verdade um LED, e projeta a luz para um Foto-Transstor, um aumento de tenso acima do limite estabelecido do diodo zener far com que o LED inicie a conduo.

Ao passar a conduzir o Foto-Transstor afeta a frequncia dos pulsos criada no circuito primrio (atravs do Oscilador / Pulser) e diminuir a sua atividade. Se a carga no Circuito de sada provocar a queda de tenso de sada, ento a tenso do dodo zener cai diminuindo a conduo do LED, ou totalmente inoperativo. Neste exemplo, quando o LED acende menos, ento o Foto-Transstor tambm ir conduzir menos, o que permitir que a frequncia dos pulsos entregue ao transstor de comutao aumente, e, assim, fazer com que o tenso CC de sada ser possa ser aumentada. Existem vrios mtodos de fontes comutadas (chaveadas), todas elas tm esta base, um oscilador no primrio oscila, essa oscilao cria pulsos que atravs de um transformador permitem que dodos retificadores e outros dispositivos reguladores alimentem o circuito a que se destinam. Existem diversos mtodos de controle e proteo que podem ser verificados, por exemplo, em Fontes Comutadas para TV. Principais Tipos de Fontes Chaveadas Buck: As fontes denominadas de conversores Buck so as mais utilizadas atualmente devido as suas boas caractersticas. Seu funcionamento baseia-se no armazenamento da corrente pelo indutor e tem a tenso de sada dependente da amplitude e largura dos pulsos. No Buck a parte alternada da corrente circula pelo capacitor e a parte contnua pelo resistor. Isto faz diminuir a ondulao de tenso. Este capacitor em paralelo faz diminuir o Ripple. muito importante que o valor do capacitor esteja muito bem dimensionado, pois uma pequena variao de valor pode provocar transiente de tenso e consequentemente acionar os circuitos de proteo, gerando problemas na fonte. De fato, no s o capacitor mais os demais componentes de uma fonte chaveada devem estar bem dimensionados e operar com a menor faixa de tolerncia. So os transientes provocados por fuga de valores dos componentes que geram os problemas mais srios nas fontes chaveadas. Forward: A fonte tipo forward um tipo Buck com isolao atravs do transformador de isolao ( relao de espiras (1x1). Push-pull: Seu funcionamento o seguinte: Quando um transistor satura, o outro vai para o corte, nesta situao a tenso de entrada e colocada em um dos enrolamentos primrios do transformador sendo retificada por um dos diodos. Quando os transistores ficarem cortados, dois diodos colocam o secundrio em curto, devido ao fato da corrente do indutor circular pelos dois diodos ao mesmo tempo. Assim gera-se pulsos cuja frequncia o dobro da frequncia dos pulsos do transformador. Meia ponte: Seu funcionamento semelhante ao Push-Pull. A vantagem que ele de custo mais baixo que o Push-Pull. Ponte Completa: Este tipo de fonte utiliza um grande nmero de componentes, o que o torna

dispendioso e s vivel seu uso em fontes com mais de 1000W de sada. Flyback: Baseia-se no armazenamento de energia (corrente) no indutor, existindo dois tipos de Flyback: O Flyback de modo contnuo (a corrente que circula no condutor nunca chega a zero) no temos uma boa resposta a transientes de corrente. A corrente do indutor aumenta de acordo com o aumento da corrente de magnetizao, o que geralmente provoca acrscimos sucessivos dela. O Flyback descontnuo, apesar de ter o mesmo esquema eltrico de modo contnuo, sua corrente no indutor deve sempre chegar a zero. Comparaes Entre As Fontes Chaveadas e Lineares evidente que, frente ao exposto, as fontes chaveadas so sistemas eletrnicos muito mais complexos do que aquelas onde se usa a regulao linear. primeira vista, portanto, no ficam evidentes as razes de sua rpida aceitao pelo mercado. A principal vantagem das fontes chaveadas est relacionada ao funcionamento do interruptor eletrnico. A potncia eltrica definida como o produto entre a tenso e a corrente: P =V I Desse modo, quando um transistor est operando como um controlador de corrente (funcionamento na regio linear) evidente que o produto V.I da Equao no nulo, ou seja, h uma certa potncia sendo dissipada na forma de calor. J se o transistor levado a operar como um interruptor, tem-se as seguintes situaes: Interruptor Aberto: de modo idealizado um interruptor aberto no ter qualquer fluxo de corrente. Portanto na Equao o produto ser nulo independentemente do valor da tenso. Interruptor Fechado: nesse caso h um fluxo de corrente pelo interruptor mas, sob o ponto de vista ideal, a tenso nula. Ou seja, novamente o produto descrito na Equao ser nulo. Na verdade os transistores empregados na funo de interruptor eletrnico apresentam uma pequena tenso entre seus terminais quando so colocados no estado de saturao, de forma que na prtica h uma certa dissipao de potncia. Tambm as transies entre os estados aberto fechado e fechado aberto(comutao de conduo e de bloqueio) no ocorrem de forma instantnea e portanto h tambm uma dissipao de potncia nesses instantes de chaveamento. Mesmo assim, a dissipao observada nas fontes chaveadas muito inferior quela que seria obtida com o uso da regulao linear. Ou seja, alm da eficincia da fonte chaveada ser maior, a diminuio da potncia dissipada melhora sensivelmente a relao de potncia de sada por peso ou potncia por volume.

Verifica-se portanto que a principal vantagem da fonte chaveada, em relao a uma fonte de mesma potncia empregando regulao linear, o peso e o volume. As fontes com regulao linear, apesar de volumosas e pesadas, possuem ainda uma ampla aplicao, principalmente quando os requisitos de confiabilidade so fundamentais. Uma outra questo crucial que emerge do exame do Quadro o custo de fabricao. Num primeiro momento as fontes chaveadas s eram interessantes devido ao menor volume e peso, apresentando custo superior s fontes com regulao linear. Dessa forma, eram empregadas principalmente quando o uso de uma fonte com regulao linear comprometesse de alguma forma o espao ocupado produto final. Esse foi o caso, por exemplo, dos primeiros microcomputadores pessoais, onde a necessidade de uma fonte com potncia da ordem de 200 W faria com que, optando-se pelo uso de uma fonte de regulao linear, o volume final do computador fosse provavelmente o dobro e o peso bastante superior. Atualmente, no entanto, o desenvolvimento de circuitos integrados especiais para fontes chaveadas tem facilitado a tarefa de projeta-las, diminudo sua complexidade e baixando seus custos. Como consequncia, as fontes chaveadas esto presentes atualmente na maioria dos equipamentos eletrnicos, tanto nas reas industriais como para entretenimento. No caso dos sistemas de telecomunicaes, no Brasil observou-se uma certa demora na adoo ampla das fontes chaveadas, devido a restries impostas por normas da TELEBRS. Mesmo com

o surgimento de normas especficas sobre fontes chaveadas, no perodo de 1993 a 1994, num primeiro momento proibia-se o uso de ventilao forada; essa limitao fazia com que o volume da fonte chaveada fosse elevado e eliminava, por consequncia, uma das suas principais vantagens. Aparentemente existiam dvidas na poca quanto confiabilidade dos ventiladores e, uma vez que previam-se ensaios com temperatura ambiente da ordem de 42C, os projetistas eram obrigados a dotar os interruptores eletrnicos de dissipadores de calor extremamente grandes, pesados e caros. Logo em seguida, no entanto, a TELEBRS reviu sua posio e permitiu o uso de ventilao forada, possibilitando a imediata reduo no volume das fontes chaveadas. Um grande impulso para a disseminao do uso das fontes chaveadas em sistemas de telecomunicaes deve-se tambm descentralizao das centrais telefnicas observada nos ltimos anos. Atualmente a implantao de sistemas de telefonia fixa faz uso intenso de armrios de distribuio que so, na verdade, extenses remotas da central telefnica. Ou seja, esses armrios so equipamentos ativos que, portanto, necessitam ser dotados de sua prpria fonte de alimentao. Como o sistema opera de forma totalmente automatizada sem a presena de operadores humanos, necessrio que a fonte de alimentao possua caractersticas de superviso mais avanadas, que podem ser implementadas facilmente nas fontes chaveadas. De mesma forma, esses sistemas necessitam de baterias para operarem nas condies de falta de suprimento da rede eltrica e, assim, a fonte de alimentao deve ser capaz de tambm atuar como circuito carregador das baterias. Por isso tudo atualmente as fontes de alimentao usadas nesses sistemas so fontes chaveadas bastante sofisticadas, ocasionando em um notvel progresso nas tcnicas de projeto e construo. Desvantagens claro que as fontes chaveadas tm as suas desvantagens, embora a maioria delas possa ser minimizada ou contornada. Dentre as principais desvantagens, podemos citar: -Gerao de rudo e interferncia: Por possuir um circuito oscilador que opera em frequncias relativamente altas (geralmente acima da frequncia mxima perceptvel pelo ouvido humano, cerca de 15KHz),toda fonte chaveada irradia uma parcela de interferncia eletromagntica (EMI). Tal inconveniente, caso represente um problema para o resto do circuito,pode ser minimizado com alguns cuidados adicionais no projeto e, em ltimo caso, com a colocao de uma blindagem envolvendo o circuito da fonte. Tambm h propagao de rudo pela rede eltrica, embora tal inconveniente possa ser minimizado com a adio de um filtro de linha na entrada da fonte. A maior parte das fontes chaveadas existentes possui internamente um filtro de linha. - Degradao da forma de onda da rede eltrica / baixo fator de potncia: Devido ao fato de s drenar corrente da rede eltrica nos picos da senide, a existncia de muitas fontes chaveadas numa mesma rede eltrica tende a deixar a forma de onda da rede eltrica "achatada" nos picos, assim como pode gerar oscilaes e ressonncias esprias na rede. Outros equipamentos, como por exemplo os reatores eletrnicos para lmpada fluorescente, tambm possuem esse efeito indesejado. Tal problema pode ser eliminado com a adio de um estgio prregulador de fator de potncia entre os estgios de retificao e filtragem da entrada da fonte. Algumas fontes mais elaboradas j possuem esse circuito. - E, finalmente, o nico inconveniente que no facilmente contornado: Uma fonte chaveada, via de regra, mais complexa do que uma fonte linear, o que

cria certas dificuldades para o tcnico reparador. Mas, assim como com qualquer outro circuito eletrnico, uma vez que o princpio de funcionamento tenha sido entendido, e os pontos principais da topologia ut i l izada sejam identificados, o reparo se torna mais fcil. Enquanto num regulador linear a regulao da tenso de sada se d pela converso de parte da energia em calor, o princpio de funcionamento de uma fonte ou regulador chaveado se baseia no funcionamento de um indutor. Em funcionamento, o indutor fica operando continuamente num ciclo: Num primeiro momento, o indutor submetido passagem de uma corrente, o que faz com que ele converta energia eltrica em campo magntico, e armazene esse campo no seu ncleo. Num segundo momento, esse indutor "devolve" essa energia na forma de uma tenso eltrica de polaridade inversa em relao tenso a que ele foi submetido, quando ento se d a transferncia de energia para a sada da fonte / regulador. Esse o princpio universal de funcionamento das fontes chaveadas. Incremento da Frequncia de Chaveamento O principal motivo de se buscar um incremento na frequncia de chaveamento a reduo do tamanho dos transformadores, indutores e capacitores da fonte chaveada. O aumento da frequncia de chaveamento reduz o tamanho dos componentes magnticos e dos capacitores devido maneira como operam as fontes chaveadas: o chaveamento do interruptor eletrnico responsvel por um mecanismo de transferncia de energia. Ou seja, durante cada ciclo de chaveamento a energia armazenada em um componente (indutor, transformador ou capacitor conforme o tipo de circuito usado na fonte) e transferida carga. Ou seja, toda fonte chaveada opera por um princpio de carga e descarga da energia. medida que a frequncia aumenta, o elemento no qual a energia armazenada pode ser menor, pois uma quantidade menor de energia necessita ser guardada a cada ciclo. O resultado final, portanto, so componentes de menor volume ao se aumentar a frequncia de chaveamento. Apesar de ser observado que o volume dos componentes de armazenamento diminui com o aumento da frequncia, na verdade a tecnologia encontra uma barreira ao se promover tal incremento de frequncia. Durante alguns anos, principalmente no final da dcada de 1980, os pesquisadores perseguiram frequncias de chaveamento cada vez maiores. As primeiras fontes chaveadas com aplicao comercial operavam em frequncias ligeiramente superiores a 20 kHz, suficiente para ultrapassar o limite de sensibilidade do ouvido humano. Tais fontes usavam, como elemento interruptor, transistores bipolares. A partir da disponibilizao de MOSFETs de potncia, capazes de operar em frequncias mais elevadas, observou-se uma verdadeira corrida no sentido de se produzir fontes chaveadas com frequncia de chaveamento elevadas, chegando-se at a faixa de alguns megahertz em trabalhos experimentais. Para uso industrial, no entanto, observou-se que o incremento exagerado da frequncia de chaveamento introduzia problemas adicionais, tais como a necessidade de placas de circuito impresso de projeto especial, que comprometiam dessa forma o custo final e a confiabilidade do produto. Tambm na faixa de megahertz as reatncias parasitas dos componentes tem ordem de grandeza compatvel com a dos prprios componentes, produzindo dificuldades adicionais ao projeto. Dessa forma, a maioria das fontes chaveadas de microcomputadores utiliza frequncia de chaveamento inferior a 100 kHz. Em fontes chaveadas mais sofisticadas, usadas por exemplo em centrais telefnicas digitais de grande porte, atinge-se frequncias de chaveamento de at 500 kHz.

Tecnologia de Interruptores de Potncia Os interruptores eletrnicos disponveis para Eletrnica de Potncia podem ser classificados em quatro grandes grupos: -Tiristores: alm do tiristor convencional, tambm chamado SCR (silicon controlled rectifier), h os tiristores bloqueados por gate (GTO gate turn-off thyristor), tiristores de induo esttica (SITH static induction thyristor) e tiristores controlados por transistor tipo MOS (MCT MOS controlled thyristor). Esses dispositivos tem caractersticas de chaveamento em baixa freqncia, no sendo utilizados em fontes chaveadas. Seu uso intenso, no entanto, nas fontes de potncia elevada. -Transistores bipolares (BJT bipolar junction transistor): apesar de terem sido fabricados transistores bipolares para correntes da ordem de centenas de ampres e tenses de bloqueio at 800 V, este tipo de componente praticamente no mais utilizado em fontes chaveadas. O principal problema deve-se a que o transistor bipolar um dispositivo controlado por corrente de base; a corrente de base tpica, quando o dispositivo opera como interruptor de potncia, um torno de 10% a 15 % da corrente do coletor. necessrio tambm aplicar uma corrente de base reversa, para permitir um bloqueio rpido. Com isso, o circuito de comando caro e complexo. -MOSFET (transistor de efeito de campo metal-xido-semicondutor metal-oxide-semiconductor field-effect transistor): Este dispositivo um interruptor com caractersticas de controle por um sinal de tenso aplicado no terminal de gatilho (gate). Com isso, a corrente necessria durante as comutaes (entrada em estado de conduo e bloqueio) bastante baixa, diminuindo consideravelmente a complexidade do circuito de comando. Alm disso o tempo de comutao menor que aquele observado nos transistores bipolares, fazendo com que seja possvel a operao em frequncias elevadas. O MOSFET rapidamente dominou o cenrio das fontes chaveadas e , atualmente, o principal componente para aplicaes industriais. Existe, no entanto, um problema associado sua operao em tenses mais elevadas, da ordem de 1000 V. Ocorre que, para suportar tais tenses, os projetistas so obrigados a deslocar os terminais internos de dreno e fonte e obtm-se como conseqncia uma elevada resistncia eltrica durante a conduo, aumentando a dissipao. Como resultado, os MOSFETs limitam-se, para uso em fontes chaveadas, a tenses da ordem de 800 V. -IGBT (transistor bipolar com gatilho isolado isolated gate bipolar transistor): Para vencer as limitaes do transitor bipolar e do MOSFET, desenvolveu-se um tipo hbrido de transistor, que tem crescido de importncia no campo das fontes chaveadas. O IGBT basicamente um transistor bipolar que, no lugar do terminal de base, apresenta um eletrodo de gatilho (gate) semelhante a um MOSFET. Assim, seu disparo feito por nvel de tenso, permitindo o uso de circuitos de comando simples como os usados nos MOSFETs. No entanto, sua conduo semelhante a um transistor bipolar implica em uma baixa dissipao de conduo e permite que o dispositivo opere sob tenses superiores a 1000 V. Os primeiros IGBTs apresentados, no entanto, no permitiam freqncia de chaveamento superior a 15 kHz, tornando seu uso proibitivo em fontes chaveadas que ficassem expostas ao pblico, devido ao rudo audvel gerado. No entanto logo se tornaram disponveis IGBTs capazes de operarem em freqncias superiores a 20 kHz, permitindo seu amplo uso em fontes chaveadas. Existe ainda uma questo referente ao custo do IGBT, que ainda superior aos MOSFETs nos dispositivos de baixa e mdia potncia. Para fontes chaveadas de potncia mais elevada, porm, o IGBT constitui-se atualmente na melhor alternativa. Integrao de Componentes

Uma fonte chaveada possui sempre uma srie de sub-circuitos associados ao disparo do interruptor eletrnico e ao controle da tenso. Com a evoluo da tcnica de projeto de circuitos integrados e motivados pelo grande nmero de fontes chaveadas produzidas principalmente para microcomputadores, diversos fabricantes desenvolveram circuitos integrados especficos para uso nessas aplicaes. Regulador de Referncia: uma fonte linear interna que fornece uma tenso de 5 V, usada para alimentar o prprio circuito e como tenso de referncia. Oscilador: A frequncia do oscilador interno pode ser ajustada em funo de um capacitor conectado externamente. Alm de ser usado para o controle por largura de pulso (PWM) do interruptor eletrnico da fonte, o circuito integrado permite o acionamento de um segundo interruptor, existente em algumas configuraes de fontes chaveadas, introduzindo um tempo morto (dead time) entre dois chaveamentos. Amplificador de Erro: Permite a comparao de uma amostra da tenso de sada com a tenso de referncia. A sada do Amplificador de Erro est disponvel no pino 9, de modo que pode-se acrescentar um limitador externo na forma de um nvel de tenso contnua e impedindo que, quando a sada da fonte esteja em aberto, os interruptores sejam colocados em estado de conduo contnua. H tambm um outro amplificador interno, denominado Limitador de Corrente, cuja funo sobrepor-se sada do Amplificador de Erro no caso de se detectar uma corrente acima de um certo valor pr-ajustado. Estgios de Sada: H duas sadas feitas atravs de transistores bipolares internos. Esses transistores recebem sinais de base defasados de 180, permitindo o uso desse circuito integrado em fontes chaveadas com dois interruptores em configurao push-pull. No caso de fontes com um nico interruptor, a segunda sada do circuito integrado pode ser simplesmente deixada sem conexo. Existem tambm no mercado mdulos hbridos, formados pelo circuito integrado de acionamento e os interruptores de potncia encapsulados num nico invlucro. Esses mdulos so muito usados quando se deseja simplificar o processo de fabricao da fonte chaveada, principalmente as de

menor potncia. So tambm muito usados quando, num sistema eletrnico, necessrio obter uma tenso diferente daquela de alimentao. Na Figura abaixo mostra-se alguns desses mdulos.

Um outro estgio de integrao coloca sobre um mesmo substrato de silcio os interruptores de potncia e os circuitos de acionamento e controle, chamando-se o dispositivo resultante de smart power device. Esses dispositivos, no entanto, so ainda de preo elevado e a tecnologia associada sua produo dever ainda ser objeto de considervel desenvolvimento. Caracterizao de Fontes Chaveadas Especialmente para os equipamentos de computao, so estabelecidos limites em termos da qualidade da energia a ele suprida. No existem, ainda, padres industriais reconhecidos, no entanto, graas ao de grandes usurios (especialmente militares), a CBEMA (Computer Business Equipment Manufacturers Association) adotou as curvas. Mostradas na figura. Estas curvas aparecem na norma IEEE 446 como prtica recomendada para sistemas de alimentao de emergncia, em aplicaes industriais e comerciais. As curvas definem um envelope dentro do qual deve estar o valor eficaz da tenso suprida ao equipamento. Ou seja, quando os limites forem violados, o sistema de alimentao ininterrupta deve atuar, no sentido de manter a alimentao dentro de valores aceitveis. Em outras palavras, se a tenso de alimentao estiver dentro dos limites no deve ocorrer malfuncionamentos do equipamento alimentado. Violaes dos limites podem, ento, provocar falhas, que devem ser evitadas. Via de regra, quem suporta a alimentao do equipamento na ocorrncia de falhas de curta durao so as capacitncias das fontes de alimentao internas, de modo que, eventualmente, mesmo violaes mais demoradas do que aquelas indicadas podem ser suportadas. Nota-se na figura que, em regime, a tenso deve estar limitada a uma sobretenso de 6% e uma subtenso de 13%. Quanto menor a perturbao, maior a alterao admitida, uma vez que os elementos armazenadores de energia internos ao equipamento devem ser capazes de absorv-la. Assim, por exemplo, a tenso pode ir a zero por meio ciclo, ou ainda haver um surto de tenso com 3 vezes o valor nominal (eficaz), desde que com durao inferior

a 100 s. 1. Tempo de sustentao da tenso de sada (Hold-up) Este teste determina o intervalo de tempo no qual a sada capaz de manter a corrente nominal de sada quando ocorre uma interrupo na alimentao. Esta interrupo na alimentao do equipamento pode ter origem em manobras de equipamentos alimentados pela mesma rede, causando uma queda na tenso CA (ou CC) com durao maior que 1/2 ciclo (8,33 ms). O desempenho esperado determina a energia a ser acumulada nos capacitores a serem utilizados na entrada e na sada do equipamento, o que pode levar a valores muito maiores do que os necessrios para a operao em regime, ou seja, apenas para reduzir a ondulao de tenso advinda do chaveamento. 2. Regulao de linha O teste relativo chamada regulao de linha mede a alterao na tenso de sada em resposta a uma mudana na tenso de entrada. O teste se faz com a fonte operando carga nominal, ou seja, todas as sadas devem estar fornecendo a corrente nominal. A tenso de sada medida (0,1% de preciso mnima) em 3 situaes de tenso de entrada: mnima, nominal e mxima. 3. Regulao de carga Este teste mede a alterao na tenso de sada em resposta a uma mudana na corrente mdia de cada sada da fonte. O teste feito com tenso nominal na entrada. Cada sada medida com 50% e com 100% da corrente nominal. 4. Resposta dinmica variao de carga Embora este parmetro no seja usualmente publicado, ele uma informao interessante, especialmente para o projetista, uma vez que permite verificar o desempenho do sistema de controle utilizado. basicamente um teste para medir o tempo necessrio para que a realimentao corrija a tenso de sada na ocorrncia de uma variao em degrau na carga. Este um parmetro que pior nas fontes chaveadas do que nas lineares, dada a limitao (ao inverso da frequncia de chaveamento) no mnimo tempo de resposta. Em geral so necessrios alguns ciclos para que ocorra a correo desejada. Isto ocorre principalmente por que o filtro de sada impede uma resposta rpida mudana na carga, sendo necessrio algum tempo para que todo o sistema atinja o novo ponto de operao e possa corrigir a sada. Tempos muito longos podem indicar um ganho CC muito baixo e ainda uma frequncia de corte muito reduzida. Quanto mais os parmetros do compensador so ajustados para uma situao conservativa em termos de estabilidade, pior a resposta dinmica.

5. Teste de isolao

Este teste verifica se a isolao entre a entrada, chassis e sada(s) excede um valor de tenso mnima especificado. As tenses de teste so, tipicamente, CA (50 ou 60Hz), podendo ser substitudas por uma tenso CC com um valor equivalente ao pico da tenso CA. O propsito do teste assegurar que no exista possibilidade de que tenses potencialmente letais advindas da rede ou do prprio equipamento atinjam o usurio final do produto. As reas crticas para este teste so as isolaes do transformador de potncia, o espaamento entre as trilhas da placa de circuito impresso e a isolao para o chassi. A falha detectada caso ocorra uma corrente acima da especificada durante a aplicao da tenso ao equipamento. Alguns cuidados devem ser tomados durante a verificao da isolao, com o intuito de no danificar os componentes do equipamento. Por exemplo, os fios de entrada devem ser curtocircuitados, bem como os de sada. O uso de tenso CC mais conveniente por no permitir a ocorrncia de fugas pelo transformador (acoplamento capacitivo), o que poderia danificar algum componente. Realiza-se tambm o teste entre chassis e sada. Os componentes colocados entre os terminais de entrada ou de sada e o chassis devem suportar uma tenso maior que a tenso de teste. Tais componentes so basicamente os capacitores do filtro de IEM. Tambm aqui deve ser usada uma tenso CC. A tenso de teste deve ser rampeada em um tempo sempre superior a 2 segundos, de modo a evitar a induo de tenses elevadas no circuito. 6. Interferncia Eletromagntica (IEM) Dois tipos de interferncia devem ser considerados: a conduzida pela rede de alimentao e a irradiada. Diferentes normas, nacionais (VDE - Alemanha, FCC - EUA) e internacionais (CISPR - IEC), determinam os valores limites admissveis para o rudo eletromagntico produzido pelo equipamento. No Brasil, a adoo de normas especficas sobre este assunto est em discusso, seguindo-se, em princpio, as normas IEC-CISPR [12-1] a [12-4]. Estas normas, alm dos limites de sinal irradiado ou conduzido, determinam os mtodos de medida, os equipamento de teste e classificam os produtos a serem testados em funo de suas caractersticas prprias e do local onde devem ser utilizados (CISPR 16). Via de regra, as fontes chaveadas so elementos internos aos equipamentos, devendo-se utilizar os limites e procedimentos explicitados para tal equipamento. Os limites mais severos referem-se a produtos utilizados em ambientes "domstico" (classe B), o que significa, que so alimentados por uma rede na qual existem usurios que no so indstrias ou estabelecimentos comerciais. Ambientes industriais e comerciais tem seus equipamentos includos na chamada classe A. No que se refere IEM conduzida, equipamentos de informtica possuem suas normas (CISPR 22), enquanto os aparelhos de uso industrial, cientfico e mdico (ISM), so regulados pela CISPR 11. Aparelhos eletrodomsticos so controlados pela CISPR14. De modo simplificado, os testes de IEM irradiada devem ser feitos em ambientes anecicos, quer seja um campo aberto ou uma cmara especial. J as medidas de IEM conduzida fazem uso de uma impedncia artificial de linha, sobre a qual se realiza a medida dos sinais de alta freqncia injetados pelo equipamento.

Tendncias de Evoluo das Fontes Chaveadas

As fontes chaveadas no so to modernas quanto se possa pensar. J h muito tempo elas tm sido usadas em aplicaes em que o rendimento e o espao ocupado so requisitos importantes para esse tipo de aplicao. Assim, nas aplicaes militares, aeronuticas e aeroespaciais, as fontes desse tipo j esto presentes h muito anos. No entanto, com os mesmos requisitos de rendimento e tamanho cada vez mais presentes nos equipamentos de consumo, as fontes chaveadas hoje esto presentes em quase todos eles. Monitores de vdeo, televisores, carregadores de celulares, computadores so apenas alguns exemplos de equipamentos que fazem uso desse tipo de fonte. Observa-se a cada dia o uso mais frequente de fontes chaveadas nos mais diversos sistemas eletrnicos. As razes para tal crescimento so, basicamente, os requisitos de volume e peso dos equipamentos. Apesar do avano verificado na tcnica de projeto e nos componentes eletrnicos, a fonte de alimentao permanece, dentro de um sistema eletrnico, como o sub-sistema que ocupa mais espao relativo e o de menor confiabilidade. A tecnologia de fontes chaveadas recebe dois impulsos valiosos para prosseguir avanando. O principal, sem dvida, vem da indstria de microcomputadores e demais equipamentos de informtica. Nesse caso a demanda dos fabricantes por fontes de volume menor e que apresentem menor custo. O custo de produo dos circuitos integrados digitais e microprocessadores mostra uma reduo significativa com o aumento do nmero de peas produzidas, j que so fabricados por processos automatizados. Porm as fontes de alimentao (chaveadas ou no) ainda utilizam um grande nmero de componentes discretos, como o caso dos transistores usados como interruptores eletrnicos e dos componentes magnticos (indutores e transformadores). O resultado que o processo de fabricao das fontes faz uso de mo de obra tradicional, elevando o custo final. Os fabricantes de microcomputadores demandam tambm uma reduo do volume final das fontes, que considerado excessivo frente miniaturalizao dos demais componentes. Por exemplo, num microcomputador porttil impossvel incorporar a fonte de alimentao ao prprio equipamento, sendo essa ainda um elemento volumoso e pesado. Assim, apesar do equipamento ser porttil e poder ser acionado em qualquer lugar atravs das baterias internas, na verdade o usurio obrigado a levar em sua bagagem a fonte de alimentao para prover a carga das baterias e operar o equipamento por um perodo mais longo. Esse mesmo tipo de demanda ocorre, no campo das telecomunicaes, na telefonia mvel. Os telefones celulares mais modernos so, em alguns casos, menores e mais leves que a fonte de alimentao que necessria para realizar a carga das baterias. Esses exemplos cotidianos mostram que a tecnologia das fontes chaveadas ainda um campo frtil para a evoluo tecnolgica.

Concluso

As fontes chaveadas so atualmente muito empregadas nos mais variados sistemas eletrnicos, principalmente devido s suas caractersticas de baixo volume e peso em comparao com as fontes com regulao linear. No entanto, so circuitos complexos que demandam um maior cuidado para o projeto e implementao prtica. A evoluo das fontes chaveadas d-se tanto sob o aspecto do oferecimento de componentes com melhores caractersticas como pelo desenvolvimento da tcnica de projeto e construo. Comparativamente s outras reas da Eletrnica, muito h a ser feito, principalmente nos aspectos de integrao de componentes e de melhoria da confiabilidade. Apesar desses desafios, as fontes chaveadas permanecem como uma alternativa extremamente interessante para todos os sistemas eletrnicos. Bibliografia: http://www.eletrica.ufpr.br/mehl/downloads/FontesChaveadas.pdf http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/pdffiles/CAP12.pdf http://www.coe.ufrj.br/~porto/tese/projfinal.pdf http://www.downtronica.net/2011/06/apostila-de-fonte-chaveada-super.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_chaveada http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/218 http://www.centelhas.com.br/biblioteca/fontes_chaveadas.pdf http://mecatronicadegaragem.blogspot.com.br/2012/08/apostila-tudo-sobre-fontes-chaveadas.html curso completo de fontes chaveadas: http://www.4shared.com/get/5RCQsccz/curso_completo_fonte_chaveada_.html

Anda mungkin juga menyukai