Anda di halaman 1dari 13

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Instituto de Qumica Qumica Inorgnica Experimental II Prof. Dr.

Ademir Oliveira da Silva

Snteses e caracterizao de complexos de Cobalto

Discentes: lvaro Gustavo Paulo Galvo Larissa Beatriz de M. Moura Manuel Carneiro da C. Bisneto

Natal/RN Dezembro de 2012

lvaro Gustavo Paulo Galvo Larissa Beatriz de M. Moura Manuel Carneiro da C. Bisneto

Snteses e caracterizao de complexos de Cobalto

Relatrio apresentado disciplina de Qumica Inorgnica Experimental II Ncleo Temtico ministrado pelo

professor Dr. Ademir Oliveira Silva, como requisito avaliativo para obteno da nota da 2 unidade do curso de Qumica.

Natal/RN Dezembro de 2012

1. INTRODUO:
O cobalto um metal duro, ferromagntico, de colorao branca azulada. Sua temperatura de Curie de 1388 K. Normalmente encontrado junto com o nquel, e ambos fazem parte dos meteoritos de ferro. um elemento qumico essencial para os mamferos em pequenas quantidades. O Co-60, um radioistopo, um importante traador e agente no tratamento do cncer. O cobalto metlico normalmente constitudo de duas formas alotrpicas com estruturas cristalinas diferentes: hexagonal e cbica centrada nas faces, sendo a temperatura de transio entre ambas de 722 K. Apresenta estado de oxidao baixo. Os compostos nos quais o cobato possui estado de oxidao de +4 so pouco comuns. O estado de oxidao +2 muito frequente, assim como o +3. Tambm existem complexos importantes com o cobalto apresentando estado de oxidao +1. Aplicaes: Ligas metlicas: superligas usadas em turbinas de gs de avies, ligas resistentes corroso, aos rpidos, carbetos e ferramentas de diamante. Catlise do petrleo e indstria qumica. Revestimentos metlicos por eletrodeposio devido ao seu aspecto, dureza e resistncia corroso. Secante para pinturas: tintas e vernizes. Revestimento base de esmaltes vitrificados. Pigmentos: cobalto azul e cobalto verde. Eletrodos de baterias eltricas. Cabos de ao de pneumticos. O Co-60, radioistopo usado como fonte de radiao gama em radioterapia, esterilizao de alimentos (pasteurizao fria) e radiografia industrial para o controle de qualidade de metais (deteco de fendas).

Papel biolgico: O cobalto em pequena quantidade um elemento qumico essencial para numerosos organismos, incluindo os humanos. A presena de quantidades entre 0,13 e 0,30 ppm no solo melhora sensivelmente a sade dos animais de pastoreio. O cobalto um componente central da vitamina B12

(cianocobalamina). Histria: O elemento foi descoberto por George Brandt. A data do descobrimento incerta, variando nas diversas fontes entre 1730 e 1737. Brandt foi capaz de demonstrar que o cobalto era o responsvel pela colorao azul do vidro, que previamente era atribudo ao bismuto. O nome do elemento proveniente do alemo kobalt ou kobold, que significa esprito maligno, chamado assim pelos mineiros devido a sua toxidade, e os problemas que ocasionava eram semelhantes aos do nquel, contaminando e degradando os elementos que se desejava extrair. Durante o sculo XIX, entre 70 e 80% da produo mundial de cobalto era obtido na fbrica norueguesa Blaafarvevrket do industrial prussiano Benjamin Wegner. Em 1938 John Livingood e Glenn Seaborg descobriram o cobalto-60. A primeira mquina de radioterapia, bomba de cobalto, foi construida no Canad por uma equipe liderada por Ivan Smith e Roy Errington, utilizada num paciente em 27 de outubro de 1951. O equipamento atualmente se encontra exposto no Saskatoon Cancer Centre, na cidade de Saskatoon ( Saskatchewan ). Abundncia e obteno: O metal no encontrado em estado nativo, mas em diversos minerais, razo pela qual extrado normalmente junto com outros produtos, especialmente como subproduto do nquel e do cobre. As principais minas de cobalto so a Cobaltita, Eritrina, Cobaltocalcita e Skuterudita. Os maiores produtores de cobalto so a China, Zmbia, Rssia e Austrlia.

Compostos: Devido aos vrios estados de oxidao que apresenta, existem numerosos compostos de cobalto. Os xidos CoO (temperatura de Neel 291 K) e Co3O4 (temperatura de Neel 40 K) so ambos antiferromagnticos a baixas temperaturas. Precaues O cobalto metlico em p finamente dividido inflamvel. Os compostos de cobalto geralmente devem ser manipulados com cuidado devido ligeira toxidade do metal. O Co-60 radioativo e a exposio a sua radiao pode provocar cncer. Na ingesto de Co-60 ocorre a acumulao de alguma quantidade nos tecidos, que eliminada muito lentamente. Numa eventual guerra nuclear, a emisso de nutrons converteria o ferro em Co-60 multiplicando os efeitos da radiao aps a exploso, prolongando no tempo os efeitos da contaminao radioativa. Com este propsito se desenham algumas armas nucleares denominadas armas sujas. Na ausncia de guerra nuclear, o risco provm da inadequada manipulao ou manuteno das unidades de radioterapia.

Figura 1: Nitrato de cobalto, cloreto de cobalto e cloreto de cobalto II, respectivamente.

2. OBJETIVO:
Sintetizar os complexos de cobalto: Cloreto de pentaaminclorocobalto (III), Cloreto de pentaaminnitrocobalto (III) e Cloreto de pentaaminnitritocobalto (III), assim como analisar algumas propriedades destes complexos formados e aprender a utilizar equipamentos de UV-Visvel e ponto de fuso.

3. PARTE EXPERIMENTAL:
Materiais e reagentes: Erlenmeyer Agitador magntico Cloreto de amnio - NH4Cl Hidrxido de amnio - NH4OH Cloreto de Cobalto (II) hexa-hidratado - CoCl2.6H2O cido Clordrico - HCl Etanol - CH3CH2OH [Co(NH)Cl]Cl [Co(NH)ONO]Cl2 [Co(NH)NO]Cl2

Procedimento experimental: Experimento III: Snteses dos complexos de cobalto: 1 Etapa: Preparao do Complexo de Cloreto de Pentaminclorocobalto (III): Dissolveu-se 2,5 g de cloreto de amnio em 15 mL de NH4OH concentrado. Misturou-se vigorosamente a soluo com um agitador magntico, e adicionouse lentamente 5 g de CoCl.6(HO) em pequenas pores. Quando a reao parou, adicionou-se vagarosamente HCl concentrado. Resfriou-se em banho de gelo para ajudar a recristalizar e filtrou-se o precipitado de [Co(NH)Cl]Cl, lavando com 40 mL de etanol. Secou-se o produto em uma estufa a 100C por hora. 2 Etapa: Preparao do Complexo de Pentaminitritocobalto (III): Dissolveu-se 2,5 g do complexo obtido anteriormente, [Co(NH)Cl]Cl, em 3,75 mL de NH4OH concentrado em agitao constante e leve aquecimento. Adicionou-se 2,5 g de nitrito de sdio, adicionando lentamente 2,5 mL de HCl concentrado 6 M. Resfriou-se a soluo e filtrou-se a vcuo. Lavou-se os cristais obtidos de [Co(NH)ONO] Cl2 com 50 mL de etanol.

3 Etapa: Preparao do Cloreto de Pentaminnitrocobalto (III): Dissolveu-se 1 g do complexo obtido anteriormente, [Co(NH)ONO]Cl2, em 10 mL de gua quente contendo 5 mL de NH4OH. Adicionou-se 40 mL de HCl e resfriou-se a soluo at formar os cristais de [Co(NH)NO] Cl2. Filtrou-se e lavou-se temperatura ambiente, com 25 mL de etanol e ar seco. Experimento IV: Caracterizao de complexos de sais de cobalto:

1 Etapa: Determinao da solubilidade dos complexos obtidos: A todos os complexos obtidos, [Co(NH)Cl]Cl, Co(NH)ONO]Cl2 e [Co(NH)NO]Cl2, foram adicionados gua e etanol.

2 Etapa: Determinao do ponto de fuso dos complexos obtidos: Adicionou-se sobre uma lmina de vidro uma pequena poro de um dos complexos obtidos e foi colocado no equipamento. Utilizou-se a taxa de aquecimento de 10C por minuto, observando qualquer alterao no complexo, como mudana de cor, liberao de odor e anotou-se a temperatura. Aps o equipamento atingir a temperatura limite (320C), ligou-se o resfriamento. Quando o mesmo atingiu temperatura ambiente, retirou-se a lamina, lavou-a e iniciou-se uma nova determinao de PF para outro complexo. 3 Etapa: Obteno dos espectros eletrnicos dos complexos: Prepararam-se solues aproximadamente 0,05 M dos complexos e colocou-se na cuba dentro do equipamento (UV-Vis). Controlou-se o comprimento de onda desejado e anotou-se a absorbncia em cada comprimento.

4. RESULTADOS E DISCUSSO:

Experimento III: Snteses dos complexos de cobalto: 1 Etapa: Complexos de pentaminclorocobalto (III): Um complexo formando quando um on metlico forma ligaes com outras espcies sem que ambas percam sua identidade. Os complexos podem ser neutros ou inicos. No caso dos complexos inicos pode ocorrer tambm a formao de um sal neutro, chamado de sal complexo, como por exemplo, na formao do sal cloreto de pentaaminclorocobalto (III) o sal formado pela unio de dois ons cloreto Cl- com o on complexo [Co(NH)5Cl]. Werner props que os compostos CoCl.6NH e CoCl.5NH so melhor formulados como [Co(NH)]Cl e [Co(NH)Cl]Cl, respectivamente. Ele props que os ons cloreto que estavam coordenados ao metal estariam to fortemente ligados que no se tornavam livres quando os compostos eram dissolvidos em gua. Portanto, a dissoluo de [Co(NH)Cl]Cl em gua produz um on [Co(NH)Cl] e dois ons Cl-. Assim, apenas os dois ons cloreto livres so capazes de reagir com Ag, por exemplo, para formar AgCl. O objetivo deste trabalho a sntese de um composto octadrico de cobalto (III), [Co(NH)Cl]Cl - cloreto de pentaaminclorocobalto (III), atravs de reaes de substituio. O complexo obtido de cor roxa. 2 Etapa: Complexo de cloreto de pentaaminitritocobalto (III): O complexo obtido amarelo. O NHOH a fonte de amnia. Nesse complexo h mudana de ligante (sai o Cl e entra o ONO, que um ligante mais forte que o Cl). A coordenao ocorre pelo oxignio. 3 Etapa: Complexo de pentaamimnitrocobalto (III): O complexo obtido laranja. Haver mudana do ligante, sai ONO e entra NO, com coordenao pelo N. De acordo com a pratica realizada, notou-se que se pode preparar um complexo a partir de outro complexo. No incio necessrio trocar os ligantes da rede cristalina do complexo.

Experimento IV: Caracterizao de complexos de sais de cobalto:

Ponto de Fuso: Quanto mais forte o ligante, maior a temperatura de fuso. Isto se deve ao fato, de que o aumento da fora do ligante caracterstico de um carter pi receptor mais intenso. Isto permite que o metal (que tem maior tendncia a se oxidar, ou seja, doar eltrons) devolva parte da densidade eletrnica recebida do ligante, atravs de retrodoao, com isso a ligao metal-ligante torna-se mais forte e, consequentemente, necessrio fornecer uma energia muito maior, neste caso, sobre forma de calor, para promover a quebra dessas ligaes. Pela srie espectroqumica, temos: Cl < ONO < NO2, fora dos ligantes. [CO(NH)Cl]Cl: Ponto de fuso = 80C [CO(NH)ONO]Cl: Ponto de fuso = 240C [CO(NH)NO]Cl: Ponto de fuso = 170C Solubilidade: Todos os complexos obtidos mostraram solubilidade em HO e insolubilidade em etanol. Portanto, sabendo-se que so solveis em HO, houve perda dos cristais ao lav-los com HO, diminuindo o rendimento da reao. Isto se deve ao fato de que a molcula da HO possui um tamanho maior do que a do etanol, o que torna mais fcil a entrada dela na esfera de coordenao. Alm disso, a fora deste ligante bem prxima a dos ligantes do complexo, o que torna esta troca mais fcil de ocorrer.

Figura 2: Teste de solubilidade dos complexos.

Obteno dos espectros eletrnicos: UV-Visvel: Para interpretar os espectros do visvel de complexos de metais de transio utiliza-se frequentemente a teoria do campo do cristal. Nesta teoria os ligantes so considerados como cargas pontuais ou dipolos pontuais, e calcula-se a polarizao dos eltrons d do ction central exercida pelo campo eletrosttico dos ligantes. As cinco orbitais d dos ons dos metais de transio, degeneradas na ausncia de qualquer perturbao, vo na presena de ligantes, experimentar um desdobramento dos nveis de energia. O desdobramento observado depende da geometria do complexo. Espectros dos complexos:

Figura 3: Espectro do [CO(NH)ONO]Cl no UV-Vis.

Figura 4: Espetro do [CO(NH) Cl]Cl no UV-Vis.

5. CONCLUSO:
Com o experimento IV podemos concluir o aprendizado na prtica da sntese de complexos do sistema pentaamincobalto (III), tornando possvel observar as teorias vistas em aulas tericas, dentre elas a Teoria do Campo Cristalino (TCC). Da mesma forma podemos concluir com o experimento V que quanto mais forte o ligante, maior a temperatura de fuso, que os complexos analisados so solveis em gua e insolveis em etanol devido fora e ao tamanho destes ligantes, assim como analisar algumas propriedades dos complexos de cobalto (III) formados e aprender a utilizar o equipamento de UVvisvel.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: 1. LEE, J. D.; Qumica Inorgnica no to concisa. 5 ed. Editora Edgard Blucher Ltda. So Paulo, 1996. 2. FARIAS, R. F.; Qumica de Coordenao: fundamentos e atualidades. 2 ed. Editora tomo.
3. ATKINS, P. W., SHRIVER, D. F.; Inorganic Chemistry. 3th Oxford:

University Press, 1999.

Anda mungkin juga menyukai