Anda di halaman 1dari 3

1062.

0041

A refrao e a disperso da luz nos prismas.


1. Habilidades e competncias. diptros retos e polidos que refratam a luz . (superfcies retas e polidas)

Ao trmino desta atividade o aluno dever ter competncia para: reconhecer que a luz, ao penetrar perpendicularmente a superfcie de um prisma, sofre uma reflexo total; reconhecer a eficincia e vantagem (inclusive a de limpeza) do uso do prisma, substituindo os espelhos nos microscpios, mquinas fotogrficas, binculos, etc; reconhecer que, num prisma diferente de 90 graus, o raio emergente se desvia para a base do prisma; reconhecer que um prisma pode decompor um feixe de luz incidente, policromtico, em suas componentes bsicas; reconhecer que o ndice de refrao de um dado material depende da freqncia de luz .incidente.
o

Os ngulos entre as superfcies do prisma ptico dependem da aplicao que I he ser dado. Um prisma pode ser usado para desviar a luz, separar a luz nas cores do espectro, refletir a luz, etc.

3. Montagem.
Caso necessrio veja a instruo 1992.021_6.

Verifique se a lanterna e os cavaleiros magnticos (com seus respectivos acessrios) se encontram nas seguintes posies sobre o barramento: Lanterna de luz policromtica: sobre o barramento, com a parte frontal alinhada na marca OA e o ajuste focal da lmpada na posio dos 20 mm; Cavaleiro magntico 1 e mesa suporte: com o diafragma de uma ranhura posicionado e alinhado, pel a escal a inferior, sobre a marca dos 18 mrn ; Cavaleiro magntico 2 com a lente de 8 dioptrias: alinhado esquerda, pela escala inferior, na marca dos 160 mm; Cavaleiro magntico 3 com a lente de 4 dioptrias: alinhado esquerda, pela escala inferior, na marca dos 525 mm; Painel: direita do barramento e levemente inclinado para interceptar os feixes luminosos. isto far com que os "raios" de Iuz se tornem visveis sobre o mesmo. 4. Andamento das atividades: o disco

2. Material

necessrio.

'"

01 barramento com: escala milimetrada. sapatas ni ve lador as. O 1 fonte de I uz branca com: feixe direcional. ajuste focal deslizante. 03 cavaleiros magnticos; O I pai nel tico com: disco de Hartl ; sapatas niveladoras. 01 mesa suporte acoplvel a cavaleiro; 01 lente plano-convexa 8 di com suporte acopl amento; 01 lente plano-convexa 4 di com suporte acoplamento; 01 diafragma deslizante; O1 prisma de 90 ; OJ prisma de 60 . Lembrete.

para para

O prisma ptico.
Um prisma ptico um elemento transparente com

4.1. Coloque o prisma de 90 graus sobre (Figura 1) e ligue a fonte luminosa.

No gire o prisma sobre o disco e sim o disco com o prisma.


-1-8

Grafique emergente.

na Figura

1 a trajetria

do feixe refratado

Cite trs possveis 4.3. Coloque tico .

usos para o prisma

de 90 graus. no disco

o prisma

de 60 graus ccntrado

Gire o disco com o prisma e verifique veracidade da seguinte expresso: "0 raio emergente do prisma."
I

sempre se desvia para a base

4.4. Com base em suas concluses, trace nos desenhos da Figura3 as possveis trajetrias dos feixes de luz incidentes (considerando estes feixes monocromticos).

Figura

1
.... - j

~
c:: '"
()

4.2. Posicione o prisma de modo que o raio incidente fique perpendicular hipotenusa. Represente na Figura luminoso refratado. 2 o percurso do feixe

.g
"
o

'" ;;:

-----..~.lIi

:: ...J

--/

....1
"i

----

'\/
t

-------<.--j
'------j

Figura

:2
Figura 3

Aplique as leis da reflexo em cada face interna prisma e comente o observado.

do

o comportamento

da luz ao ser interceptada por este prisma tornou possvel o desenvolvimento dos sinalizadores tipo "olho de gato" existentes em bicicletas, automveis, etc.

4.6. Com o prisma de 90 na posio da Figura 4. gire o disco lentamente em 5, no sentido anti-horrio.

49

4.7. Com base em suas observaes. cores do espectro da luz policromtica lanterna do banco tico.

identifique as emitida pela

4.8. Quais as cores do espectro

da luz branca?

4.9. Identifique maior refrao.

a cor do espectro da Iuz que sofre Justifique sua resposta.

4.10. Qual a cor do espectro refrao. Figura Descreva o observado 4 com o raio refratado.

da

IUL,

que sofre menor

o espectro

eletromagntico.

4.11. Caso um colega determinasse o ndice de refrao do material do prisma utilizando uma luz azul e outro utilizasse uma luz vermelha, ambos achariam o mesmo resultado? Justifique a sua resposta.

o espectro eletromagntico o resultado das radiaes eletromagnticas emitidas, absorvidas ou refletidas nas suas frequncias ou comprimentos de onda correspondentes.
o g
c c

O espectro visvel.

o espectro visvel (luz) o resultado das radiaes eletromagnticas emitidas, absorvidas ou refletidas nas suas frequncias ou comprirnentos de onda correspondentes,' dentro da fai xa visvel ao olho humano.
Exemplo: Quando a luz "branca" passa atravs de um prisma ou rede de difrao as radiaes eletromagntica visveis (luminosas) formam um espectro de bandas coloridas .

As cores do espectro vermelho. laranja. amarelo. verde. azul. ani I. violeta.

da luz "branca"

so:

O espectro contnuo.

o espectro contnuo visvel um espectro emisso que possui todas as cores dentre quais o ser humano consegue enxergar.

de as

50

Anda mungkin juga menyukai