Anda di halaman 1dari 12

Polo Cricima

Cincias Contbeis Gesto do Conhecimento

Adriana Aguiar Mendes RA 442346 Bianca Moretti Farias RA 443161 Fabrcio dos Santos Danielski - RA 443163 Gregorio H. de Jesus Jnior RA 443152 Mozzara Aparecida Bonassa Gaspar - RA 422017

ATPS Gesto do Conhecimento

Professor Me. Maurcio Dias Tutora Ivania Ferreira Vaz

Cricima SC Junho/ 2013


1

Este trabalho tem por objeto abordar aspectos da Gesto do Conhecimento...

etapa 1- Fabrcio

Gesto do Conhecimento Conceitos A Gesto do Conhecimento deu seu grande salto com duas reportagens da revista Fortune. A primeira em 1991, intitulada Brainpower, e a segunda em 1994, Intellectual Capital, ambas escritas por Thomas Stewart. Claro que antes, autores como Peter Drucker e Alvin Toffler, j haviam captado esses sinais. onde o conceito levantado pelo livro Gesto Empresarial Comportamento Organizacional(2005) do autor Thomaz Wood Jr. se apoia. O Conhecimento um recurso de valor estratgico para as organizaes. Mesmo as empresas sendo dependentes disso, os gestores no valorizam muito, no conhecem sua fonte na empresa, no o distribuem a todos, enfim, no sabem administr-lo. Para o autor, a Gesto do Conhecimento uma forma de dar coerncia e direo a um conjunto de intervenes organizacionais. Ele trata a Gesto do Conhecimento como moeda corrente das organizaes. O conhecimento desenvolvido deve ser compartilhado, e desse compartilhamento dar frutos. J o livro Empreendedorismo em Organizaes do Conhecimento(2011), dos autores dis Mafra Lapolli, Ana Maria Bencciveni Franzoni, Roberto Martins Silveira e Israel Nunes, se apoia nas definies de Fialho et al.(2006), Terra(2005) e Cohen(1999). Fialho et al.(2006) diz que o conhecimento em uma empresa capital expansvel enquanto utilizado, e a Gesto do Conhecimento trata da administrao desse capital. Terra(2005) define a Gesto do Conhecimento como a capacidade das empresas em utilizarem e combinarem vrias fontes e tipos de conhecimento organizacional, resultando em novos processos. J Cohen(1999) diz que o bem mais valioso da nova economia o conhecimento, e a Gesto do Conhecimento a capacidade da empresa em produzir, aproveitar, combinar e refinar esse conhecimento novo. E em uma combinao desses trs autores, Fialho et al.(2006), Terra(2005) e Cohen(1999), o livro Empreendedorismo em Organizaes do Conhecimento(2011) define que Gesto do Conhecimento no trata apenas de administrar, gerir ativos de conhecimento, mas tambm da gesto dos processos que atuam sobre esses ativos. As constantes mudanas que ocorrem com a globalizao mudam os processos dessa gesto, fazendo com que
2

empresas e colaboradores se adaptem, sejam flexveis, inovadores, fazendo-os mais competitivos. O conceito do livro Gesto Empresarial Comportamento Organizacional(2005) diz que Gesto do Conhecimento dar coerncia e direo para as ideias, transformando em conhecimento para a empresa. J o livro Empreendedorismo em Organizaes do Conhecimento(2011) trata disso e tambm do processo para formao do conhecimento, procurando identificar a sua origem, o colaborador que o criou, e em qual meio de interao ele ocorreu, podendo assim investir em mais conhecimentos para a empresa. Um exemplo de aplicao de Gesto do Conhecimento est na empresa Ativas, que trabalha com data centers. A empresa desenvolveu o Programa Saber Ativas Quem Sabe Ensina. Esse programa incentiva seus colaboradores a treinarem seus colegas, sobre os temas que eles dominam na empresa. A empresa oferece material e local para essas aulas, que so gratuitas e fora do horrio de trabalho. E aps o trmino desse treinamento, entrega certificados aos participantes. Conhecimento Novo na Empresa Criao, Apropriao, Reteno. Para favorecer a criao de conhecimento novo na empresa, segundo Takeuchi e Nonaka(2008), necessrio ter algum, um colaborador, que conteste e seja contestado. Uma pessoa que, atravs de debates, defenda seu raciocnio, defenda a sua ideia. Algum que atravs desses questionamentos, dessas discusses, gere um conhecimento novo para a empresa. Esse conhecimento novo seria uma fuso das ideias que se confrontaram, um resumo dessas contradies. O conhecimento na empresa tambm pode ser criado atravs da influncia e da dependncia entre entidade e estrutura. Isso pode acorrer atravs de alguma situao de mudana que pode ocorrer no ambiente. Conhecimento novo tambm ocorre da interao social, esse convvio social gera conhecimento novo. importante a empresa promover essa interao na empresa, ou at mesmo fora dela. O local de criao do conhecimento, Ba, pode favorecer tambm. Ba um conceito da filosofia japonesa criado por Nishida em 1979 e adaptado por Nonaka e Konno em 1998, que pode significar lugar. Mas no exatamente um local fsico. um conceito envolvendo tempo, local e pessoas, onde h interao e conhecimentos so criados. Pode ser at virtual, como uma teleconferncia.
3

Esse conhecimento novo, para que todos se apropriem dele, precisa ser compartilhado. A organizao precisa derrubar as barreiras entre setores, o conhecimento de um departamento deve estar disposio dos outros. E a empresa pode promover treinamentos, capacitao, procedimentos ou at mesmo uma comunicao para que isso ocorra. Ela vai converter esse conhecimento de tcito para explcito e vice-versa, sendo assim, incorporado por todos. Para reter o conhecimento de algum que se afasta da empresa, preciso que essa pessoa, enquanto funcionrio o tenha compartilhado com o restante dos colaboradores. A empresa pode motivar o funcionrio a compartilhar atravs de uma comunicao constante, com trabalho em equipe, desenvolvendo um esprito de parceria. Compartilhar conhecimento entre os funcionrios significa deix-lo na empresa. Espiral ou Processo SECI A criao de conhecimento passa por interaes entre o conhecimento explcito e tcito. Essas interaes so chamadas de converso do conhecimento. A converso do conhecimento passa por quatro processos: - Socializao: de tcito para tcito. uma troca de experincias, onde as pessoas envolvidas adquirem mais conhecimentos pessoais, feita de pessoa para pessoa, atravs de uma simples conversa. - Externalizao: de tcito para explcito. Conhecimento pessoal passado para grupo, atravs de dilogos e reflexes, que possam ser entendidas pelos outros. - Combinao: de explcito para explcito. Um conhecimento explcito que foi combinado, acrescentado, processado, ou editado, tornando-se um novo conhecimento explcito. - Internalizao: de explcito para tcito. Um conhecimento explcito que um indivduo adquiriu, tornando-o tcito. A norma escrita faz as pessoas pensarem diferente, gerando conhecimento tcito. Isso ocorre mais na prtica. Esses passos so conhecidos como Espiral ou Processo SECI:

As converses tem o nome de Espiral ou Processo SECI pelas primeiras letras de todas as converses: Socializao, Externalizao, Combinao e Internalizao. E espiral por ser contnua, o conhecimento no para de ser formado, de ser adquirido.

WOOD Jr., Thomaz. Gesto Empresarial Comportamento Organizacional. So Paulo: Atlas, 2004. 79, 80, 81, 84, 86, 87 p. LAPOLLI, dis Mafra; FRANZONI, Ana Maria Bencciveni; SILVEIRA, Roberto Martins; NUNES, Israel. Pandion, 2011 NEVES, Joo Carvalho das. Disponvel em: http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=647224. Acesso em: 8 jun. 2013. Empresas Ganham Competitividade com Gesto do Conhecimento. http://www.ativas.com.br/release_ver.php?id=27. Acesso em: 7 jun. 2013. OLIVEIRA, Valdenize Pereira; ARAUJO, Fernando; RODRIGUES, Martius Vicente Rodriguez y Rodrigues. Gesto do Conhecimento. Disponvel em:
5

Empreendedorismo em Organizaes do Conhecimento.

Florianpolis:

O Conceito Ba nas organizaes:

Dirio de Notcias.

Disponvel em:

http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0105_0086.pdf. Acesso em: 7 jun. 2013. VALLE, Roberto do. Reter pessoas diferente de reter conhecimento(ou fuga de capital... intelectual! parte 2). Disponvel em: http://www.terraforum.com.br/blog/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=290. Acesso em: 7 jun.2013.

ETAPA 2 - Greg PASSOS 1. Passo 1 1.1. Resumo do artigo; 1.1.1. Como poderiam ser aplicados na prtica, em seu cotidiano profissional, conceitos como:

Espiral do conhecimento:

Quando buscamos conhecer a histria da organizao, qual sua atividade, quais produtos ou servios comercializados, como funcionam o processo produtivo, saber quem so os responsveis e quais so seus cargos, funes e suas responsabilidades, quanto tempo possui de atividade na organizao, criamos o que chamamos de socializao ou integrao. Logo aps, realizar trabalho de observao in-loco, verificando a veracidade de cada atividade descrita pelos colaboradores e se o objetivo da organizao est sendo atingido. Conseguimos visualizar a operacionalizao das informaes. Nesse momento tambm possvel identificar os pontos fortes e fracos dessa organizao, tais como oportunidades e ameaas a atividade econmica da mesma que precisaro ser corrigidas e sugerimos atravs da adequao das funes relacionando em relatrio e externando para a organizao tais mudanas. Agora precisamos aplicar o conhecimento formal nas atividades da organizao. Passamos nessa fase a internalizar o conhecimento na
6

organizao, aplicando as novas metodologias de trabalhos e fazendo com que todos os colaboradores conheam os novos processos. (segundo Nonaka e Takeuchi)

O efeito da inovao:

O desenvolvimento econmico se efetiva a partir de inovaes ou, novas combinaes de materiais e foras empregadas de diversas formas. Uma inovao pode ser entendida, como sendo, essencialmente, uma mudana benfica para a organizao. Os benefcios de uma inovao podem ser ganhos, grandes ou pequenos, de eficincia no uso de algum de seus recursos ou, de eficcia no atendimento a um dos seus vrios propsitos, tais como, lucratividade, melhorias internas, contribuies sociais, entre outros.

Importncia da Gesto do Conhecimento para as Organizaes:

O contexto econmico atual se caracteriza pela alta competitividade, pela sofisticao dos consumidores e pela velocidade com que as mudanas ocorrem. Os ambientes se tornaram mais complexos, dinmicos e imprevisveis. As inovaes tecnolgicas esto transformando o trabalho das pessoas. Os empreendimentos esto envolvendo a integrao de vrias reas de negcio da empresa e at mesmo de organizaes externas. Sendo assim, a efetividade operacional, baseada na reduo dos custos, no aumento da produtividade e na melhoria dos produtos um imperativo para que as empresas consigam competir em seu mercado. Ao mesmo tempo, tais empresas devem ser flexveis o suficiente para atender seus clientes com produtos de qualidade e adequados s suas necessidades e caractersticas individuais. Nesse ambiente turbulento no h vantagem competitiva sustentvel seno atravs do que a empresa sabe, como consegue utilizar o que sabe e a rapidez com que aprende algo novo.

2. Passo 2 - Incompleto vamos conversar em sala hoje 2.1. Benchmarking 2.1.1. a) O que eles entendem por gesto do conhecimento e como aplicam no dia a dia das organizaes em que atuam? R.: Gesto do Conhecimento uma ferramenta de fundamental importncia De estratgia organizacional, pelo qual as organizaes geram riquezas atravs daquilo que criam a partir de uma situao ou necessidade. Precisamos conhecer o processo do qual fazemos parte, esse o primeiro passo para podermos entender e contribuir para gerao de conhecimento. Tentamos contribuir de maneira direta nas melhorias dos produtos e servios prestados aos clientes, buscando explorar as oportunidades e foras da organizao. Em contra partida, minimizar as fraquezas e anular as dificuldades atravs de novos processos.

2.1.1. b) Relatar se possvel, cinco condies que favorecem a Criao do Conhecimento na empresa. Clareza da Misso e Viso da organizao; Relacionamento interpessoal; Organizao sistmica; Dialogo entre os colaboradores; Local adequado para gerao do conhecimento;

2.1.1. c) Quais so as barreiras do conhecimento? R.: Barreiras individuais, organizao ou mercado!

2.2. No momento da entrevista, fazer o levantamento, descrever e desenhar o ambiente "BA" das organizaes. R.: As empresas no apresentaram um local especifico para criao do conhecimento a no ser as salas de reunies onde so discutidas as diversas situaes ou necessidades, so expostas sugestes e a partir dai cada setor ou departamento comea a descrever o que realmente poder se implantando gerando uma vantagem de mercado ou corrigindo uma deficincia da empresa.

Etapa 3 PASSO 1 Bianca AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA GESTO DO CONHECIMENTO O termo Cluster vem do ingls, que significa coisas que esto juntas ou crescem juntas. Podemos dizer assim que os Clusters nada mais so do que a juno de varias empresa que ocupam o mesmo espao geogrfico. Podemos citar como exemplo o Vale do Silcio na Califrnia (Estados Unidos) onde se concentra grande parte de empresas do ramo da tecnologia. Palavras do economista Michael Porter, cluster nada mais do que grupo de empresas, fornecedores, indstrias que surgem em determinadas localizaes geogrficas. Os Clusters podem ser lojas do mesmo ramo em determinadas ruas de uma cidade. Como Exemplo: Rua Santa Efignia na cidade de So Paulo um centro comercial de referncia na rea de eletro-eletrnicos.

Adriana Passo 2 1) Identificar uma organizao em que a equipe possa desenvolver a atividade proposta. Como sugesto, a organizao escolhida pode ser uma das empresas trabalhadas na Etapa 2 ou o local de trabalho de um dos integrantes da equipe. Empresa pesquisada: Caixa Econmica Federal

2) Analisar a empresa pesquisada, com base nos artigos propostos durante o desafio, e fazer uma comparao dos conceitos estudados com a realidade da empresa, ressaltando: a) Como feita a Gesto do Conhecimento? A Gesto do Conhecimento, na Caixa Econmica Federal, feita por vrias vias. No tocante ao conhecimento explcito, a organizao possui a Universidade Corporativa Caixa, acessada via portal UCC, que contm cursos virtuais, dispostos em trilhas de aprendizagem, sendo as seguintes trilhas: Trilha Fundamental, Trilha de Responsabilidade Social e Empresarial, Trilha de Gesto e Trilha de tica e Qualidade de Vida. Dentre as trilhas citadas, a trilha fundamental contm os cursos obrigatrios para todos os funcionrios. J as demais trilhas, so de cursos opcionais, sendo para aprimorar os conhecimentos e a cultura das pessoas. Alguns dos cursos permitem acesso ao pblico em geral, apenas para ampliar conhecimentos, sem a emisso de certificados. A elaborao de manuais de normas a serem seguidas feita por grupos de funcionrios de setor especfico elaborao de manuais normativos, mas com a essencial ajuda de funcionrios de outros setores, dispostos em grupos especficos de trabalho, com comprovado conhecimento na matria do manual a ser elaborado. Quanto ao conhecimento tcito, h incentivo na troca de experincias com a permisso de visitas de empregados, de setores correlatos, com o objetivo de divulgar, ou adquirir, um novo conhecimento, ou uma forma melhor de operacionalizar determinada tarefa ou programa. Visitas externas tambm so incentivadas com o propsito de angariar conhecimentos, ou para divulgar um conhecimento adquirido que facilite o dia-a-dia de clientes e parceiros. H, ainda, a realizao de encontros e reunies, nas quais a troca de experincias ocorre de maneira natural entre os participantes, com grande interesse dos que esto ao redor da roda de dilogo pode ser durante a prpria reunio, quando especfica para tratar de determinado assunto, ou durante os intervalos de almoo ou caf. b) H o incentivo para a Gesto do Conhecimento na empresa? Apesar de toda disponibilidade de cursos e incentivos, a organizao no pode obrigar os colaboradores e realizarem os cursos e estudarem os manuais. Para garantir a realizao de cursos e leitura de manuais, h uma ferramenta que controla a quantidade de horas de cursos efetivamente realizados no portal da Universidade Corporativa Caixa, bem como a necessidade de realizao de um nmero mnimo de horas de cursos realizados por ano, e que
10

impactaro diretamente no cumprimento para as metas estabelecidas para as unidades da empresa. Como motivao, a realizao dos cursos tambm pontua no currculo do colaborador para concorrer a determinada vaga, em processo seletivo interno, que proporcionar um passo a frente na sua carreira, bem como nos vencimentos. Quanto leitura dos manuais normativos, h auditorias internas frequentes, com o objetivo de aferir se as normas esto sendo seguidas de acordo com o proposto. O no cumprimento das normas implica em sanses disciplinares, com o devido ressarcimento de despesas quando couber. H, ainda, regras claras para a obteno de pequenas promoes anuais, as quais dependem, entre outros fatores, da realizao dos cursos propostos para aquele ano especfico, pois os cursos mudaro para concorrer promoo no prximo ano.

11

2.3. Relatar as respostas.

3. Passo 3 3.1. Elaborar um relatrio desta etapa, com todas as informaes dos passos 1 e 2 e que contribua com a tarefa principal.

12

Anda mungkin juga menyukai