Anda di halaman 1dari 4

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DA BAHIA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA MECNICA DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUO MECNICA II PROFESSOR: JOO ALFREDO

1 PROVA 1) CITE OS MTODOS (FORMAS DE AQUECIMENTO) PARA SE EVITAR A DESCARBONETAO E A OXIDAO NOS TRATAMENTOS TRMICOS. Controlar a atmosfera dos fornos, a composio dos banhos de sais fundidos e tambm manter o ambiente no qual a pea ser aquecida neutro ou levemente redutor e proteger a pea em uma caixa com cavaco de ferro, quando a atmosfera for o ambiente. 2) O QUE VOC ENTENDE POR COALESCIMENTO OU ESFEROIDIZAO? QUANDO SE JUSTIFICA O SEU USO? Coalescimento ou esferoidizao um tratamento trmico utilizado para melhorar a usinabilidade do material a ser trabalhado. Este mtodo consiste em elevar o material a temperaturas alternadas por um tempo determinado. Esse tratamento usado em aos com carbono acima de 0,6%, visando reduzir ao mximo a dureza do material, permitindo uma melhor usinagem e corte a frio, pois na pea coalescida as lminas de cementita tornam-se glbulos de cementita na perlita, fato que reduz a dureza. 3) MENCIONE OS OBJETIVOS DO SEGUINTES TRATAMENTOS TRMICOS: Normalizao: refinar a granulao grosseira, preparar o material para a tmpera. Revenimento: aliviar tenses resultantes da tmpera, ajustar as propriedades do material como resistncia trao e ao choque, dureza e alongamento. Recozimento: aliviar tenses, desfazer algum tratamento trmico realizado anteriormente, aumentar a dureza. 4) DESCREVA O MTODO GROSSMANN DE MEDIDA DE TEMPERABILIDADE. Usado em aos comuns ao carbono de baixa temperabilidade. A tmpera consiste no aquecimento da pea at a temperatura de austenitizao, seguido de um resfriamento onde o produto ser martensita. O percentual de martensita ser especificado mediante a velocidade de resfriamento, fazendo variar este percentual da superfcie at o ncleo. A tmpera no se aplica aos materiais com baixo teor de carbono. 5) QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA AUSTMPERA EM RELAO TMPERA? E DA MARTMPERA EM RELAO TMPERA ? Na austmpera obtm-se martensita com elevada dureza, porm com menos tenso e com menor fragilidade do que na tmpera Diminui o risco de trincas, no precisa de outros tratamentos aps o processo. Restrito a peas de pequena espessura(5mm) para aos carbonos comuns, aumentando para o duplo em aos de baixa liga, de acordo com a composio qumica, e no vantajoso para aos de alta temperabilidade pois requer tempo excessivo na sua execuo. As vantagens da martmpera so: as peas possuem baixas tenses, homogeneizao dos microconstituintes, menor fragilidade. Desvantagens: s so aplicadas a peas com pequena espessura, devido baixa velocidade de esfriamento do banho de sal onde requer muito tempo de execuo. 6) O QUE VOC ENTENDE POR CIANETAO?

a introduo de carbono e nitrognio na pea. 7) QUAIS AS VANTAGENS DA NITRETAO EM RELAO CEMENTAO? A nitretao consiste em aquecer o ao em meio gasoso, contendo nitrognio para ocorrer uma difuso superficial, dando maior dureza, resistncia ao desgaste e corroso. J a cementao significa aquecer o ao com baixo teor de carbono em meio que possa fornecer carbono em estado atmico. O ao ir adquirir uma camada superficial de carbono. Aps ser temperada e revenida apresenta resistncia trao, alta dureza em sua superfcie e seu ncleo continua dtil. No h necessidade de tratamentos trmicos aps o processo, peas menos susceptveis a empenos e distores, alta resistncia ao desgaste e fadiga. 8) QUAIS OS FATORES QUE INFLUEM NA PROFUNDIDADE DE AQUECIMENTO PARA SE FAZER TMPERA SUPERFICIAL POR INDUO? Freqncia da bobina, tempo de aquecimento e tamanho da pea, composio qumica, homogeneidade dos gros, pr tratamentos e boa temperabilidade. 12) POR QUE OS AOS HIPOEUTETIDES DE MAIOR PERCENTUAL DE CARBONO SO MAIS DUROS DO QUE OS DE MENOR TEOR? Porque quanto maior o percentual de carbono maior o percentual de gros de perlita e menor o percentual de ferrita. A perlita um microconstitunte duro e a ferrita mole. 16) QUAL A INFLUNCIA DO CARBONO NA DUREZA, RESISTNCIA TRAO E ALONGAMENTO DOS AOS? A dureza aumenta com o aumento do teor de carbono, o alongamento diminui com o aumento do teor de carbono e a resistncia trao aumenta com o aumento do teor de carbono at a faixa de 0,8% de carbono, aps esta faixa tende a diminuir um pouco em razo da presena de cementita nos contornos de gros nos aos com alto teor de carbono. Quanto maior o teor de carbono maior ser a sua dureza, sua resistncia trao atingir seu ponto mximo quando o teor de carbono for 0,8%, contudo o ao se tornar frgil, logo seu alongamento ser baixo. 17) QUAIS OS FATORES QUE AFETAM AS POSIES DAS CURVAS TTT ? Composio qumica do ao, homogeneidade da austenita e tamanho do gro de austenita. 18) O QUE VOC ENTENDE POR UM MATERIAL PATENTEADO E ENCRUADO (EX: FIO DE MSICA) ? Material com baixo carbono que foi depois resfriado .

19) QUAIS AO MTODOS PARA SE ELIMINAR A AUSTENITA RETIDA? Tratamento a frio e duplo revenido. 20) QUAIS OS MTODOS PARA SE FAZER TMPERA SUPERFICIAL? E QUANDO SE JUSTIFICA SUA UTILIZAO? Tmpera superficial por induo feita uma induo eletro-magntica no centro de uma bobina e logo em seguida resfriado bruscamente com gua. Utilizado para produo em srie.

21) DESCREVA A EXPERINCIA DE BAIN PARA LEVANTAMENTO DAS CURVAS TTT. Determinado material aquecido at a temperatura de austenitizao, aps atingir essa temperatura especfica o aquecimento interrompido e amostras deste material so resfriadas bruscamente com tempos controlados, em seguida as mesmas so analisadas para a verificao do produto obtido, podendo ser este, perlita fina ou grossa, bainita superior ou inferior e martensita. As curvas TTT representam o produto deste resfriamento relacionando o tempo com a temperatura, em funo do percentual de carbono. 22) O QUE VOC ENTENDE POR TEMPERABILIDADE? Penetrao da tempera ou endurecibilidade no interior da pea, ou o alcance em profundidade e distribuio da dureza, atravs da massa da pea. Profundidade na qual a pea tempervel. 23) POR QUE OS AOS EUTETIDES, NA TMPERA, SO AQUECIDOS S ACIMA DA LINHA A1? Para: 1) garantir granulao mais fina do ao; 2) o excesso de carbono acima de 0,7% dever permanecer como glbulos de Fe3c na matriz metlica, garantindo a resistncia ao desgaste; 3) a usinagem mais fcil, devido aos glbulos de fe3c em matriz ferritica; 4) menor fragilidade, pois no haver formao de cementita(fe3c) de contornos de gros. 24) POR QUE NO NECESSRIO REVENIR APS A AUSTMPERA? 25) QUAIS AS VANTAGENS DA CEMENTAO LQUIDA EM RELAO CEMENTAO EM CAIXA? 26) QUAIS OS OBJETIVOS DO RECOZIMENTO PLENO? O recozimento consiste em aquecer a pea a uma determinada temperatura acima da zona crtica e manter por um perodo de tempo, seguido de um resfriamento lento, objetivando diminuir a dureza e aumentar a usinabilidade, modificar as propriedades de resistncia trao e alongamento, remover as tenses de trabalho a frio e a quente, ajustar as propriedades eltricas e magnticas, ajustar o tamanho do gro, remover gases como o hidrognio, homogeneizao do estado bruto de fuso, eliminar quaisquer tratamentos trmicos anteriores. 27) O QUE VOC ENTENDE POR CEMENTAO? E QUAIS OS SEUS OBJETIVOS? A cementao um tipo de tratamento trmico onde a superfcie do material enriquecida em carbono para em seguida ser submetida tmpera. O objetivo transformar a superfcie num material com alta dureza e resistncia, mantendo o ncleo dctil e tenaz. 28) DIFERENCIE OS MICROCONSTITUNTES RESULTANTES DE UM RECOZIMENTO DOS DE UMA NORMALIZAO. 29) DESCREVA O MTODO JOMINY DE MEDIDA DE TEMPERABILIDADE. Provetas de 1 de dimetro so aquecidas at determinada temperatura, mantido por um tempo e depois esfriadas com jatos dgua, atravs da mquina Jominy. Aps o resfriamento da pea ser medida a dureza, observando a reduo da dureza ao se aproximar do ncleo. 30) O QUE VOC ENTENDE POR CARBONITRETAO? E COMO ELA FEITA? A carbonitretao um tratamento trmico para endurecimento superficial. A pea aquecida em um meio contendo 20% de amnia e 80% de hidrocarbonetos. Durante o aquecimento a amnia e os hidrocarbonetos reagiro com os elementos da superfcie, formando uma pea com alta dureza superficial. 31) QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS PARA A EXECUO DA CEMENTAO LQUIDA?

Para se executar a cementao lquida deve-se ter um exaustor pois h liberao de gases venenosos. A pea no deve ser resfriada ao ar, nem com cianetos. 32) COMO FEITA UMA CEMENTAO SLIDA? Aquecendo o ao de baixo teor de carbono em um meio slido que possa fornecer carbono para sua superfcie.

Anda mungkin juga menyukai