Anda di halaman 1dari 7

OArcadis monoB ras il

m Ouro Preto, palco da Inconfidncia Mineira, viveram e atuaram os principais escritores do Arcadismo brasileiro. O Arcadismo no Brasil tem seu surgimento marcado por dois aspectos centrais. De um lado, o dualismo dos escritores brasileiros do sculo XVIII, que, ao mesmo tempo, seguiam os modelos culturais europeus e se interessavam pela natureza e pelos problemas especficos da colnia brasileira; de outro, a influencia das idias iluministas sobre nossos escritores e intelectuais, que acarretou o movimento da Inconfidncia Mineira e suas trgicas implicaes: priso, morte, exlio, enforcamento. O Arcadismo brasileiro originou-se e concentrou-se principalmente em Vila Rica ( hoje Ouro Preto) MG, e seu aparecimento teve relao direta com grande crescimento urbano verificado nas cidades mineiras do sculo XVIII, cuja a base econmica sculo XVIII, cuja a base econmica era a extrao de ouro. O crescimento espantoso dessas cidades favorecia tanto a divulgao de jovens brasileiros, providos das camadas privilegiadas daquela sociedade, foram buscar em Coimbra, j que a Colnia no lhes oferecia cursos superiores. E, ao retornarem de Portugal, traziam consigo as idias iluministas que faziam fermentar a vida cultural portuguesa poca das inovaes polticas e culturais do ministro Marqus de Pombal, adepto de algumas idias de ilustrao. Essas idias em Vila Rica, levaram vrios intelectuais e escritores a sonharem com Inconfidncia do Brasil, principalmente aps a repercusso da independncia dos EUA (1776). Tais sonhos culminaram na frustada Inconfidncia Mineira (1789). Ceclia Meireles, em seu Romanceiro da Inconfidncia Mineira, registra o esprito febril provocado pelo ouro: Mil galerias desabam; mil homens ficam sepultados, mil intrigas, mil enredos prendem culpados e justos; j ningum dorme tranqilo, que a noite um mundo de sustos.

s escritores rcades mineiros tiveram participao direta no movimento da Inconfidncia Mineira. Chegados de Coimbra com idias enciclopedistas e influenciados pela independncia dos EUA, provavelmente no apenas engrossaram as fileiras dos revoltos contra errio rgio, que confiscavam a maior parte do ouro extrado na Colnia, mais tambm divulgaram os sonhos de um pas independente e contriburam para a organizao do grupo inconfidente. Esses escritores eram Toms Antnio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cludio Manuel da Costa. Do grupo apenas um homem no tinha a mesma formao intelectual dos demais, nem era escritor: o alferes Tiradentes (dentista Prtico). Com a traio de Joaquim Silvrio dos Reis, que devia vultosas somas ao governo portugus, o grupo foi preso. Todos, com exceo de Tiradentes, negaram sua

O s rcade sea I nconfidncia

participao no movimento. Cludio Manuel da Costa, segundo verso oficial, suicidouse na priso antes do julgamento. No julgamento, vrios inconfidentes foram condenados a morte por enforcamento, dentre eles Tiradentes e Alvarenga Peixoto. Toms Antnio e outros foram condenados ao exlio temporrio ou perptuo. Tiradentes assumiu para si a responsabilidade da liderana do grupo. No 20 de abril de 1792, foi comutada a pena de todos participantes, excluindo Tiradentes, enforcado no dia seguinte. Seu corpo foi esquartejado e exposto por Vila Rica; seus bens, confiscados; sua famlia, amaldioada por quatro geraes; e o cho de sua casa foi salgado para que dele nada mais brotasse. O Arcadismo no Brasil iniciou-se oficialmente com a publicao das Obras Poticas de Cludio Manuel da Costa, em 1768.

epois de estudar no Brasil com os jesutas, completou seus estudos em Coimbra, onde se formou advogado. Em Portugal, tomou contato com as renovaes da cultura portuguesa compreendida por Pombal e Verney.

Cl udioManue l: A Cons ci ncia rcade

ficialmente a histria registrou a morte de Cludio Manoel da Costa como suicdio por enforcamento. Segundo alguns, o poeta no teria revestido ao sentimento de culpa, uma vez que havia delatado, sob tortura, os participantes da conjurao.Com tudo, essa verso vem sendo contestada. At hoje, em Ouro Preto, se fala que varias igrejas badalaram os sinos quando da morte do poeta. Por tradio, a igreja nunca toca os sinos a suicidas, o que pode ser indicio de assassinato e no suicdio. De volta ao Brasil, Cludio Manuel exerceu em Vila Rica a carreira de advogado e administrador. Sua carreira de escritor teve inicio com a publicao de Obras Poticas. Em 1789, foi acusado de envolvimento na Inconfidncia Mineira. Sua obra a que melhor se ajustou aos padres do Arcadismo europeu. O poeta cultivou a poesia Lrica e a pica. Na Lrica, tem destaque o tema de Desiluso Amorosa. A situao mais comum em seus sonetos Glauceste, o eu Lrico pastor, lamentar-se por no ter correspondido por uma musa inspiradora, Nise. Ou, ento, lastima-se por se encontrar num lugar de grande beleza natural, mas no estar acompanhado pela mulher amada. Nise uma mulher personagem fictcia, incorprea, presente apenas pela situao nominal. No se manifesta na relao amorosa, no descrita fisicamente, nem da qualquer mostra de corresponder algum de verdade. Apenas representa o ideal da mulher amada inalcanavel ntido trao de reaproveitamento do neoplatonismo renascentista.

Ass uicidasnos ebate m oss inos

Na pica, Cludio escreveu Vila Rica, poema inspirado nas europias clssicas, que se trata da penetrao bandeirante, de descoberta das minas.

alta de f ou fidelidade para com algum, especialmente para com o estado ou soberano _ Abuso de confiana; infidelidade. _Revelao do segredo confiado. Inconfidncia Mineira, movimento de inspirao liberal e republicana, um grupo de estudantes e intelectuais passa a se reunir com o objetivo de libertar MG do domnio portugus. Eles tinham os principais objetivos de: Criao de uma universidade em Vila Rica; Proclamao da Republica; Investimento na manufatura nacional; Rompimento do Pacto colonial. Em 1789, a crise econmica da capitania agravou-se muito com a elevao da divida do quinto alm de outras provenientes de contratos atrasados. O novo governador, Visconde de Barbacena chegou disposto a cobrar os impostos, provocando a derrama, para a qual toda populao (mineradores ou no) era obrigada a contribuir. Com isso, propiciou o pretexto para a revolta dos estudantes, que se propunha a criar uma Republica, com a capital em So Joo Del Rei, cuja bandeira teria o lema Libertas Qual Sera Tamem (Libertas ainda que tardia). O excesso de discusses permitiu que o assunto chegasse as autoridades, atravs de Silvrio dos Reis, que denunciou seus companheiros o governo suspendeu a derrama, esvaziando o movimento, e procedeu a devassa. Entre os implicados estavam Cludio Manuel da Costa, Alvarenga Peixoto, Toms Antnio Gonzaga, Joaquim Jos da Silva Xavier (Tiradentes). Tiradentes e muitos outros submetidos a processos que se arrastou de 1789 1792, e do qual resultaram em vrias condenaes, degredas, comutaes de pina, com exceo de seu chefe Tiradentes. Foi um dos mais importantes movimentos do processo de luta pela emancipao do Brasil.

I nconfid ncia

ludio nasceu em Ribeiro do Cabo atual Mariana no sitio da Vargem do Itacolomi a 6 de julho de 1729, filho de pai portugus que se dedicava a minerao. Iniciou seus estudos no Rio de Janeiro para mais tarde ser prosseguidos em Portugal. Aps seus primeiros estudos com os jesutas no Brasil, vai para Coimbra estudar direito em 1749. Por essa poca toma contato com as idias, iluministas e absorve o clima das primeiras manifestaes arcdia, viveu um tempo em Lisboa onde

Vida eO brasdeCl udioManue l da Cos ta

entrou em contato com as novidades do Arcadismo. Retorna ao Brasil em 1754 e monta banca de advogado em Vila Rica e Mariana entre 1754 e 1758. Por duas vezes foi secretario do governo da capitania em MG, nomeado pelo Conde Borbadela em 1752. Posteriormente foi nomeado juiz das demarcaes de sesmarias do termo de Vila Rica. Em 1768 cercado pelo prestigio oficial e pela admirao de seus confrades foi o fundador da arcdia Ultramarina e publicou suas obras em Coimbra. Em 1733 dedica o poema em Vila Rica doutor Jos Antnio Freire de Andrade, mas no publica. Respeitado por sua cultura era um liberal, que se deixava influenciar pelos filsofos do iluminismo, pelas teorias econmicas inglesas. Era tambm adepto da poltica reformista do Marqus de Pombal. Como rcade Cludio adotou o nome de Glauseste Satrnio e foi poeta de gosto neoclssico empenhado em reviver as frmulas do quinhentismo portugus. Era realmente um homem muito rico, tinha clientela importante, muitos escravos e sociedade em minas de ouro, possuindo uma fazenda de criao de gado e de porcos, alm de um negcio de grandes propores de concesso de crditos. Sua espaosa manso em Vila Rica era ponto de reunio de intelectuais da capitania. Em 1789, 25 de maio, j aos 60 anos foi preso como participante da Inconfidncia Mineira. Pouco depois dos primeiros interrogatrios foi encontrado morto na priso, casa dos contos em Vila Rica, Ouro Preto, em 4 de julho de 1789. Tudo faz cr que sua morte, haja ocorrido por suicdio, embora historiadores afirmam tambm que Cludio tenha sido envenenado, ou seja, assassinado, existem outros que afirmam que, a causa de sua morte seja de sofrimento amoroso. A poetisa Ceclia Meireles tambm pe em dvida a verso oficial: - Dizem que no foi corda Nem punhal atravessado, Mas veneno que lhe deram, Na comida misturado. E que chegaram doutores, E deixaram declarado Que o morto no se matara, Mas que fora assassinado. E at hoje fica a dvida: Homicdio ou Suicdio? Foi Cludio o primeiro a escrever sobre a cincia de economia poltica que apresentara Europa o clebre escocs Adam Smith. Comentou Cludio o tratado da origem das Riquezas das Naes, publicado em Edimburgo e escreveu alm disso outras tantas obras que mereceram elogiosas criticas de toda parte. Sua obra anterior a 1768 compe-se de algumas poesias no estilo gongrico, escritas sob a influncia jesuticas. Desde aquela data procurou trabalhar sempre de acordo com o pensamento rcade, destacando-se por seus sonetos, perfeitos na forma e na linguagem. Os temas giravam em torna das reflexes morais das contradies da vida to ao gosto dos poetas quinhentistas, percebendo-se neles uma marcante influncia camoniana.

Cludio escreveu numerosas obras e dentre elas esto: Munsculo Mtrico romance herico em versos; Labirinto de Amor, poema; Obras, compreendendo romances, sonetos, epicdios, epstolas, etc.; Vila Rica, poema oferecido ao conde de Borbadela; Memria Histria Geogrfica da Descoberta das Minas; Saudao Arcdia Ultramarina etc. Patrono da cadeira n 2 da academia Brasileira de Letras, criada por Alberto de Oliveira, Cludio um dos poetas mais ilustres que produziu o solo americano. Dentro da literatura, Cludio um poeta barroco em transio para a simplicidade do Arcadismo. Ele prprio sentiu na sua obra, as tendncias para o sublime e os seu desejos de um estilo simples e pastoril. O que se sente em Cludio um dilaceramento, real e no apenas potico, nascido nas asperezas das terras mineiras, terra modesta e inculta, foi educado nas artes, letras e leis da douta e famosa Coimbra. A saudade o mantm preso sua ptria de cultura, mas as suas razes continuam fincadas na ptria de nascena, cho de pedra, ferro e ouro. E assim o poeta se sente desajustado na prpria terra inculta, to distante da Universidade onde se formou. Aderindo s normas do Arcadismo coimbro, ele no pode renunciar rudeza de sua terra, sua consciente ou inconsciente formao mineira. uma posio no convencional mas vital: um poeta dividido entre a rusticidade do bero e a civilizao da ptria intelectual. Indeciso entre as duas grandes foras de atrao.

poesia de Cludio uma ponte entre o barroco e o rcade. Os 2 estilos lhe marcaram a obra com exagerao do barroco e a busca da simplicidade dos rcades. Conhecedor da tcnica do verso, homem de boa biblioteca e extensa leitura, um intelectual, talvez at mentor de Toms Antnio Gonzaga em assuntos intelectuais e jurdicos, e, sobretudo um grande poeta.

O sSone tos

Sone tos
J rompe, Nise, a matutina aurora O negro manto, com que a noite escura, Sufocando do sol a face pura, Tinha escondido a chama brilhadora. Que alegre, que suave, que sonora, Aquela fontezinha aqui murmura! E nestes campos cheios de verdura Que avultado o prazer tanto melhora! S minha alma em fatal melancolia, Por te no poder ver, Nise adorada, No sabe inda, que coisa alegria;

E a suavidade do prazer trocada, Tanto mais aborrece a luz do dia, Quanto a sombra da noite mais lhe agrada.

o introdutor do estilo rcade na literatura brasileira. Por isso seus primeiros poemas carregam ainda detalhes bem tpicos do estilo barroco. Em 1768, lana seu livro se poemas intitulado Obras e funda Arcdia Ultramarina dando inicio ao Arcadismo, ao Neoclassicismo (Retorna a beleza e a pureza dos escritores clssicos contra o exagerado gongorismo). Sua obra anterior a 1768 compe-se de algumas poesias barrocas, sob a influncia jesutica. apartir daquela data procurou sempre trabalhar de acordo com o pensamento rcade destacando por seus sonetos, perfeitos na forma e na linguagem. Seu temas giram em torno das reflexes morais, das contradies da vida, to ao gosto dos poetas renascentistas, percebendo inclusive uma acentuada influncia camoniana. Cultivou a poesia buclica, pastoril, na qual menciona sua condio do pastor que tem a natureza como refgio ou ainda o sofrimento amoroso, as musas idealizadas. Mais tarde escreve Vila Rica (narra a histria da cidade desde sua fundao exaltando a atuao dos bandeirantes. O texto dividi-se em 10 contos, em versos decasslabos, e apresenta as seguintes partes: Preposio, Inovao, dedicatria, narrao e eplogo) e Memria histrica sobre a capitania de Minas Gerais. Traduziu A riqueza das Naes (de Adam Smith). Escreveu tambm textos teatrais, entre eles o Parnaso Obsequioso, pea que foi musicada. Em Portugal publica: O Labirinto de Amor, Nmeros Harmnicos, Munsculo Mtrico. Dedicou-se, numa centena de sonetos, a reviver os motivos buclicos e o idealismo neoplatnico, mas ficando s no nvel dos motivos neoclssicos. Tambm tentou a pica narrativa na Fbula do Ribeiro do Carmo e no poema Vila Rica, cuja o principal valor alm do documental, a pureza dos versos neoclssicos e tambm o nativismo da paisagem este mal revelado em seus sonetos. Tambm encontram espaos na poesia de Cludio Manuel as influncias da paisagem local: o ribeiro do Carmo, rio que corta a regio; os vaqueiros, em lugar de pastores gregos; as montanhas e os vales e as constantes referencias s pedras, que sugerem o ambiente agreste e rstico de MG: Destes penhascos faz a natureza o bero de ouro em que nasci: Oh quem cuidara, que entre penhas to duras se criara uma alma eterna, um peito sem dureza.

O bras

B ibliografia
Jos Afonso Mendonsa de Azevedo, Revista da Academia Brasileira de Letras, RJ n 93, set.1929. Joo Ribeiro, Clssicos e Romanticos Brasileiros, In Crtica http://www.enciclopediadigital.com.br

Afranio de Melo, Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, RJ v.106, 1930. Nova Cultura LTDA 1998, Grande enciclopedia Larouse Cultural, ed. Folha de So Paulo.

Anda mungkin juga menyukai