Anda di halaman 1dari 3

NORMAS EDITORIAIS Aos colaboradores A Revista Brasileira de Histria da Cincia publica artigos, ensaios, resenhas e notas de pesquisa indita;

transcrio e comentrios crticos de documentos; imagens de interesse histrico; tradues comentadas; debates e entrevistas; e resumos de dissertaes e teses, em portugus, ingls, francs e espanhol. Os editores reservam-se o direito de efetuar alteraes ou cortes nos trabalhos recebidos para adequ-los s normas da revista, respeitando o estilo e os contedos dos textos do autor. Os trabalhos devero ser enviados para: revistasbhc@sbhc.org.br SEES

Artigos - textos analticos resultantes de estudos e pesquisas sobre temas de interesse para histria da cincia e da tecnologia, ensino e divulgao da cincia, historiografia, museus e arquivos de cincia e tecnologia (at 30 pginas) Ensaios - textos ensasticos relacionados a temas de interesse para histria da cincia e da tecnologia, e reas correlatas (at 30 pginas) Depoimentos - debates e entrevistas com estudiosos da cincia, cientistas, tecnologistas e professores sobre temas de interesse para a histria da cincia e da tecnologia, ensino e divulgao da cincia, historiografia, museus e arquivos de cincia e tecnologia acompanhados de texto introdutrio (at 30 pginas) Imagens - trabalhos elaborados por meio de imagens, fotografias, gravuras, desenhos, etc. (em preto e branco), acompanhados de texto introdutrio e legendas (at 30 pginas) Documentos e fontes - transcrio de documentos histricos e traduo da verso original de clssicos acompanhados de texto introdutrio e comentrios; material de divulgao de acervos e colees de valor histrico acompanhado de texto introdutrio, etc. (at 30 pginas) Resenhas - anlises crticas de publicaes recentes, de bases de dados informatizadas ou de material similar divulgado por meio de redes de computadores (de 5 a 10 pginas) Resumos - descries sucintas de dissertaes de mestrado, teses de doutorado e livre-docncia Cartas - comentrios e crticas a artigos ou a qualquer texto publicado em nmeros anteriores do peridico ou opinio sobre assuntos de interesse dos leitores (at trs pginas)

NORMAS EDITORIAIS

As colaboraes para o peridico Revista Brasileira de Histria de Cincia devem ser inditas e seguir as seguintes especificaes: Os artigos tero a extenso de 30 pginas no mximo, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espao 1,5 e margens de 2,5cm. No personalizar o estilo ou utilizar no texto as marcas desnecessrias, como recuo, grifo, bordas, negrito, etc. As notas e as referncias bibliogrficas (bibliografia citada e consultada) devem ser apresentadas no final do texto (com chamada numrica sequencial no texto). A bibliografia no publicada em separado. Apenas citaes longas (cerca de 400 caracteres com espao) podem ser destacadas do corpo do texto. Nomes de autores e demais nomes prprios mencionados no texto devem ser apresentados na forma completa, mas nas menes seguintes podem ser abreviados para a forma mais conhecida. Por exemplo: Segundo Caio Prado Jnior ... Nas menes seguintes, Prado Jnior. Os artigos devero ter ttulo em portugus e ingls e ser acompanhados de dois resumos (idioma principal e ingls, cada um contendo at 700 caracteres com espaos) e de trs a cinco palavras-chave indicativas do contedo do trabalho (idioma principal e ingls). Resumo e abstract de dissertaes e teses devero ter de 200 a 300 palavras e ser acompanhados de trs a cinco palavras-chave indicativas do contedo do trabalho (idioma principal e ingls). As imagens referentes aos trabalhos devero ser digitalizadas em 300 dpi salvas no formato JPG (sem reduzir seu tamanho original ) e enviadas em arquivos separados, nomeados com sobrenome do autor e nmero da figura (ex: sobrenome fig 1). Legendas e fonte e/ou autoria (crdito) devero constar no corpo do trabalho. As resenhas de publicaes recentes de interesse para a rea devero ter de 5 a 10 pginas. A capa da publicao dever ser digitalizada em 300 dpi no formato JPG (sem reduzir o tamanho do original mas sem ultrapassar 16 cm de largura e comprimento) e enviada em arquivo separado. Abaixo do nome do autor dever constar apenas a titulao mxima e o vnculo profissional ou o programa de ps-graduao ao qual esto vinculados mestrandos e doutorandos. A maior titulao (e instituio que o conferiu), o apoio financeiro recebido para pesquisa, endereo, e-mail e, concisos agradecimentos, devero vir ao final do texto, antes da primeira nota. A publicao e os comentrios a respeito de documentos inditos seguiro as normas especificadas para os artigos. As tradues de clssicos devero vir acompanhadas do texto original e seguiro as normas especificadas para os artigos.

Os trabalhos sero submetidos a dois especialistas para parecer. No caso de divergncia entre os dois pareceristas, o trabalho ser enviado a um terceiro consultor. O editores reservam-se o direito de introduzir alteraes na redao e apresentao dos originais, visando a manter a uniformidade e a qualidade da revista, respeitando o estilo e as opinies dos autores. Cabe ao Conselho Editorial a deciso final referente oportunidade da publicao das contribuies recebidas. As editoras devem encaminhar os livros para serem resenhados para os editores e a obra ser encaminhada para especialista do tema. Os artigos devero ser submetidos com as referncias bibliogrficas de acordo com a NBR 6023 e aps cuidadosa reviso ortogrfica e gramatical. Normatizao das notas. cf. NBR6023: SOBRENOME, Nome. Ttulo do livro em itlico: subttulo no itlico. Traduo. edio, Cidade: Editora, ano. p. x-y. SOBRENOME, Nome. Ttulo do captulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome do organizador (Org.). Ttulo do livro em itlico: subttulo no itlico. Traduo, edio, Cidade: Editora, ano, p. x-y. SOBRENOME, Nome. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico em itlico. Cidade, v., n., p. x-y, ms ano. SOBRENOME, Nome. Ttulo do livro em itlico: subttulo no itlico. Traduo. edio, Cidade: Editora, ano. p. x-y. SOBRENOME, Nome. Ttulo do captulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome do organizador (Org.). Ttulo do livro em itlico: subttulo no itlico. Traduo, edio, Cidade: Editora, ano, p. x-y. SOBRENOME, Nome. Ttulo do artigo.Ttulo do peridico em itlico. Cidade: Editora, vol., fascculo, p. x-y, ms e ano.

Anda mungkin juga menyukai