Anda di halaman 1dari 10

BIZU DO PONTO TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCU/2012

Ol! Estou aqui para dar meus bizus para o Concurso de Tcnico de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unio. bom sabermos que este concurso ser bem disputado, ento cada ponto importantssimo. Assim, devemos buscar a mxima concentrao a fim de que possamos fazer o nosso melhor. E isso quer dizer poder extrair o mximo do que aprendemos at aqui. claro que concurso tem um pouco de sorte, mas tem mais sorte quem melhor se prepara. Ento, se voc se preparou agora a hora e a sorte estar conosco. Bem, este o momento que estvamos esperando. Se voc estiver com aquele friozinho na barriga, ansioso. Calma a! No fique desesperado, pensando que estudou pouco! Isso absolutamente normal. No conheo candidato algum que no tenha essa sensao. Tambm no aconselho agora sair estudar tudo. melhor manter o ritmo, terminando o que foi iniciado, dentro do planejado e com a orientao dado. que, salvo raros casos em que o candidato tenha tempo suficiente para fazer um estudo concentrado, nos ltimos dias no se deve sair atropelando as matrias. A propsito, no queira dobrar seu tempo com medicamentos ou estimulantes, tampouco calmantes (salvo recomendao mdica). Esses brinquedinhos podem custar caro a sua sade fsica e mental. Recomendo mesmo manter o ritmo, o planejamento, e no mximo uma boa caminhada (ou corrida leve se voc j pratica), um bom banho relaxante, uma massagem e boa msica, tudo isso acalma o esprito e nos d tranquilidade e concentrao que precisamos. Vamos criar um ambiente positivo, ou seja, vamos fortificar nossa mente, dizer a ela o que precisa saber, ou seja, de que voc est preparado sim, e tem aptido, vontade e conhecimento para vencer.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 1

BIZU DO PONTO TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCU/2012


Lembre-se, iniciamos uma jornada l atrs e agora estamos chegando a um ponto primordial, e estaremos diante de uma porta que vai se abrir e nos proporcionar uma nova vida, cheia de oportunidades. Por isso, preciso querer tambm vencer. Portanto, diga a si mesmo. Vou vencer. Eu quero, eu vou conseguir. EU VOU VENCER. VOU VENCER. EU QUERO VENCER E VENCEREI. Esse o esprito. Voc tem que acreditar em si mesmo, pois voc estudou o suficiente para passar, para conseguir a almejada aprovao. Ento, VOC VAI VENCER, ACREDITE! VOC VAI VENCER. De nossa parte, estaremos unidos em forte corrente positiva, transmitindo nosso melhor pensamento para que tudo esteja dentro dos planos da vida para sua aprovao. Assim, mais uma vez, na busca de prestar um auxlio maior, vou dar alguns bizus para que voc no fique divagando por a, correndo de um livro para outro, ou coisas do gnero, ou seja, so snteses daquilo que penso poder ser objeto de alguma questo. Ento, vamos l: BIZUS 01. Na descentralizao administrativa temos a criao de pessoas jurdicas (entidades administrativas). Na desconcentrao observamos a criao de rgos. Nos dois casos depende de LEI. 02. A Administrao Direta compreende os rgos dos Entes Polticos (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios), enquanto Administrao indireta temos as entidades Administrativas (Autarquias, Fundaes, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mistas). 03. As associaes pblicas so autarquias que integram a estrutura da Administrao Pblica Indireta de todos os entes polticos consorciados.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 2

BIZU DO PONTO TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCU/2012

04. Os entes polticos (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) so pessoas jurdicas de Direito Pblico. 05. As entidades Administrativas: so pessoas jurdicas de direito pblico (autarquias e fundaes pblicas) ou de direito privado (fundaes pblicas, sociedade de economia mista e empresa pblica). 06. rgos no possuem personalidade estrutura do ente ou entidade que os criou. 07. jurdica e integram a

Decreto autnomo no pode criar e nem extinguir rgo pblico.

08. Alguns rgos possuem personalidade judiciria para atuar em juzo em defesa de suas prerrogativas. Por isso, podem ingressar, por exemplo, com Mandado de Segurana contra ato que viole suas prerrogativas institucionais. 09. As autarquias so sempre criadas por lei.

10. As fundaes autarquias ou autarquias fundaes so pessoas jurdicas de direito pblico e, portanto, so criadas por lei. 11. A lei autoriza a criao de empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes. No caso das fundaes, lei complementar definir sua rea de atuao. 12. As paraestatais integram o terceiro setor, ou seja, no fazem parte da Administrao Pblica. 13. So paraestatais os servios sociais autnomos (SESC, SENAC, SENAI etc), as fundaes privadas de apoio (entes de apoio), as Organizaes Sociais (OS) e as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP). 14. No poder ser qualificada como OSCIP uma OS, fundao pblica, sindicato, partido poltico e suas fundaes, entidade religiosa, bem como entidades com fins lucrativos.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 3

BIZU DO PONTO TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCU/2012

15. Toda a Administrao Pblica, de quaisquer dos Poderes, de qualquer esfera federativa, deve observar os princpios administrativos. 16. Expressa ou implicitamente os princpios que Administrao Pblica decorrem da Constituio Federal. orientam a

17. O regime jurdico administrativo tem como pilares bsicos a supremacia do interesse pblico (que confere poderes, prerrogativas) e a indisponibilidade desse interesse (que estabelece sujeies, vedaes). 18. O princpio da legalidade assume importncia fundamental para a Administrao Pblica. No entanto, no se trata de princpio que predomina sobre os demais, eis que todos tm estatura constitucional, no havendo hierarquia entre eles. 19. A moderna concepo do princpio da legalidade adota a fisionomia do princpio da jurisdio, de modo que a Administrao deve observar a Lei (em sua acepo ampla) e o direito. 20. O princpio da moralidade no depende de lei para se aplicado, ou seja, goza de densidade normativa para ser aplicado independentemente de lei que o regulamente, podendo, inclusive, ser objeto de regulamentao interna. 21. Nepotismo direto ocorre no caso de nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, para cargos comissionados ou funes de confiana, ou, ainda, de funo gratificada. 22. Nepotismo cruzado a nomeao de parentes de uma autoridade por outra, e vice-versa, para ocupar cargos comissionados ou funes de confiana, como trocar de favor. 23. O nepotismo viola os princpios da impessoalidade, igualdade, moralidade e eficincia. 24. O princpio da publicidade tem a finalidade de orientar, educar,
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 4

BIZU DO PONTO TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCU/2012


informar, configurao da transparncia na Administrao Pblica. 25. A propaganda no pode ser utilizado para fins de promoo pessoal, sob pena de tambm causar violao ao princpio da impessoalidade. 26. Nos termos da responsabilidade objetiva, as pessoas jurdicas de direito pblico e as pessoas jurdicas de direito privado, prestadoras de servios pblicos, respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. 27. A nova orientao do STF no sentido de que as pessoas jurdicas de direito privado, prestadoras de servios pblicos, respondem de forma objetiva pelos danos causados aos usurios e aos no-usurios dos servios pblicos. 28. A Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios so obrigados a institurem Regime Jurdico nico para seus servidores (MC-ADI 2135). 29. a Lei 8.112/90 o Regime Jurdico nico dos servidores pblicos da Unio, suas Autarquias e Fundaes de Direito Pblico. 30. Os requisitos para investidura no cargo devem ser demonstrados no ato da posse. 31. A posse poder ser realizada por meio de procurao especfica. O Exerccio no, pois se trata de ato personalssimo que d incio ao efetivo desempenho das atribuies do cargo. 32. O nomeado tem 30 dias para tomar posse, sob pena de tornar sem efeito o ato. E, uma vez empossado, tem 15 dias para entrar em exerccio, sob pena de ser exonerado. 33. Exonerao no penalidade. forma de vacncia de cargo pblico, podendo ser aplicada ao servidor estvel ou no-estvel. 34. A demisso punio disciplinar pelo cometimento de falta grave.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 5

BIZU DO PONTO TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCU/2012


35. A Estabilidade de 3 anos de efetivo exerccio para servidor ocupante de cargo efetivo, aprovado por concurso pblico, a partir da Emenda Constitucional n 19/98, que tenha sido aprovado por comisso especial constituda para tal finalidade. 36. A jurisprudncia do STF e STJ no sentido de que o estgio probatrio de 3 anos. 37. Poder de polcia atividade da Administrao no sentido de restringir, limitar o uso, gozo de bens, direitos e atividades em prol da coletividade. 38. Os atributos do poder de polcia so: Discricionariedade, autoexecutoriedade (exigibilidade e executoriedade) e Coercibilidade. 39. Nem sempre o poder de polcia discricionrio, ou seja, poder ser vinculado, tal como na licena, que uma vez preenchidos os requisitos legais dever ser concedida. 40. A autoexecutoriedade o atributo do poder de polcia que confere Administrao o poder de atuar, executando diretamente seus atos, sem a necessidade de autorizao judicial. 41. A autoexecutoriedade exigibilidade. dividida em executoriedade e

42. O poder de polcia no pode ser delegado a particulares, salvo os atos instrumentos que operacionalizam o exerccio desse poder. 43. Poder hierrquico poder de controlar, comandar, coordenador, dirigir e fiscalizar a realizao das atividades administrativas. 44. Em razo do poder hierrquico que surge a possibilidade de delegao de atribuies dentro da organizao administrativa. 45. No se admite a delegao de atos de competncia exclusiva, deciso de recurso administrativo e expedio de ato normativo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 6

BIZU DO PONTO TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCU/2012


46. O poder disciplinar pode incidir sobre o agente pblico (servidor) ou sobre terceiros que mantenham vnculo com a Administrao (ex. contratada, detentos, estudantes etc). 47. O poder disciplinar no incide sobre particulares, salvo se tiverem vnculo com a Administrao Pblica. 48. A limitao, restrio de liberdades individuais ou aplicao de penalidades aos particulares pela Administrao Pblica decorre do poder de polcia. 49. O poder normativo conferido a rgos ou entidades da administrao para expedir disciplinar sobre aspectos tcnicos do seu campo de atuao. 50. Na inexigibilidade no h competio, de maneira que no se exige a realizao de licitao. 51. A Lei de Licitaes cita de modo exemplificativo os casos de inexigibilidade. J os casos de dispensa (licitao dispensada e licitao dispensvel) esto taxativamente (numerus clausus) elencados na Lei n 8.666/93). 52. So modalidades de licitao previstas na Lei n 8.666/93: a concorrncia, a tomada de preo e o convite (definidos pelo valor), o concurso e o leilo. 53. Servio Social Autnomo pode adotar regulamento simplificado para realizar Licitao. 54. Segundo o STF a Petrobrs (sociedade de economia mista) pode adotar procedimento de licitao simplificado, no se submetendo Lei n 8.666/93. 55. De acordo com o entendimento do STF as estatais exploradoras de atividade econmica, que estejam em regime de concorrncia no mercado, podem adotar procedimento simplificado de licitao.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 7

BIZU DO PONTO TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCU/2012


56. A administrao pblica poder revogar seus prprios atos inconvenientes e inoportunos e anular os ilegais, observando, neste caso, o prazo decadencial de cinco anos para terceiros de boa-f. 57. O Tribunal de Contas da Unio rgo auxiliar do Congresso Nacional que exerce o controle externo da Administrao Pblica. 58. Controle Externo aquele exercido por rgo de um poder em relao a rgo ou entidade de outro. Tambm considerado o controle realizado por rgo da Administrao direta sobre entidade da Administrao indireta (chamado por alguns de controle interno exterior). 59. Controle Interno aquele exercido por rgos da estrutura do mesmo poder, fiscalizando os atos internos sob o prisma da legalidade, da legitimidade e do mrito administrativo. 60. O recurso interposio. hierrquico prprio independe de lei para sua

61. O Conselho Nacional de Justia exerce controle interno do Poder Judicirio, pois um rgo integrante deste Poder. 62. Candidato aprovado em concurso pblico dentre o nmero de vagas tem direito subjetivo nomeao, dentro do prazo de validade do certame. 63. A administrao direta exerce o controle de tutela (controle finalstico) sobre as entidades da Administrao Indireta, respeitandose, em todo caso, a autonomia de cada entidade. 64. ilegtima a exigncia de depsito prvio para admissibilidade de recurso administrativo. (Smula 373-STJ) 65. O recurso hierrquico prprio dirigido autoridade imediatamente superior, no mesmo rgo em que o ato foi praticado, enquanto o recurso hierrquico imprprio dirigido autoridade de outro rgo, no inserido na mesma hierarquia do que praticou o ato.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 8

BIZU DO PONTO TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCU/2012

66. Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguramse o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. (Smula Vinculante 3) 67. A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. (Smula Vinculante 5) 68. Reconhecido o desvio de funo, o servidor faz jus s diferenas salariais decorrentes. (Smula 378 STJ) 69. O portador de viso monocular tem direito de concorrer, em concurso pblico, s vagas reservadas aos deficientes. (Smula 377 STJ) isso. Finalmente, chamo a ateno para o fato de que o CESPE uma das bancas mais preparadas, e seus examinadores, quase sempre, foram concursandos, ou seja, sabem exatamente o modo de pensar do candidato. Ento, aqui vai uma dica de como realizar a prova. Primeiro perceba que o CESPE adota uma sistemtica de distribu-la de forma a conter, como regra, 30% de questes ditas fceis, 40% ditas medianas e outros 30% um pouco mais complexa. Pois ! Voc precisa de cerca de 60 a 70% para se classificar, precisa de um pouco mais de 80% para ficar entre os primeiros colocados. Que tal, assim, procurar as fceis e medianas? Por isso, sabe como voc deve fazer a prova? PROCURE AS QUESTES ERRADAS, AQUELAS QUE O ERRO VISVEL DE PRONTO, DE IMEDIATO, SOBRETUDO AS MAIS FCIES E AS MEDIANAS.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 9

BIZU DO PONTO TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCU/2012


O erro certo. Achando-o, voc estar livre para analisar com cuidado as demais. Como disse, procure encontrar as questes erradas. porque se tiver cuidado e for minuncioso, no haver dvidas quanto ao erro. Assim, meus amigos, esses so os meus bizus. Concentrao, observao e sejam bem detalhistas, que certamente faro excelente prova. Fiquem com Deus e forte abrao Prof. Edson Marques

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 10

Anda mungkin juga menyukai