Anda di halaman 1dari 11

Captulo 1

Operaes Fundamentais com Nmeros


1.1 AS QUATRO OPERAES
Quatro operaes so fundamentais na lgebra, assim como na Aritmtica. So elas: a adio, a subtrao, a multiplicao e a diviso. Quando dois nmeros a e b so somados, sua soma indicada por a b. Deste modo, 3 2 5. Quando um nmero b subtrado de um nmero a, a diferena indicada por a b. Assim, 6 2 4. A subtrao pode ser definida em termos da adio. Isto , podemos definir a b como representando um nmero x tal que x b a. Por exemplo, 8 3 o nmero x que, quando somado a 3, resulta 8, i.e., x 3 8; portanto, 8 3 5. O produto de dois nmeros a e b um nmero c tal que a b c. A operao de multiplicao pode ser indicada por uma cruz, um ponto ou por parnteses. Assim, 5 3 5 3 5(3) (5)(3) 15, onde os fatores so 5 e 3, e o produto 15. Quando so usadas letras, como na lgebra, a notao p q deve ser evitada, uma vez que pode ser confundido com uma letra representando um nmero. Quando um nmero a dividido por um nmero b, o quociente obtido expresso por

onde a o dividendo e b, divisor. A expresso a/b tambm chamada de frao, tendo como numerador a e como denominador b. A diviso por zero no est definida. Veja Problemas 1.1(b) e (e). A diviso pode ser definida em termos da multiplicao. Isto , podemos considerar a/b como o nmero x que, quando multiplicado por b, resulta a, ou bx a. Por exemplo, 6/3 o nmero x tal que 3 multiplicado por x resulta 6, ou 3x 6; portanto, 6/3 2.

1.2 O SISTEMA DOS NMEROS REAIS


O sistema dos nmeros reais como o conhecemos hoje o resultado de um progresso gradual, como indicamos a seguir.
(1) Nmeros naturais 1, 2, 3, 4, usados para contar e tambm conhecidos como os inteiros positivos. Se somarmos ou multiplicarmos dois desses nmeros, o resultado ser sempre um nmero natural.

14

TEORIA E PROBLEMAS DE LGEBRA

(2) Nmeros racionais positivos ou fraes positivas so os quocientes de dois inteiros positivos, como 2/3, 8/5, 121/17. Os nmeros racionais positivos incluem o conjunto dos nmeros naturais. Assim, o nmero racional 3/1 o nmero natural 3. (3) Nmeros irracionais positivos so nmeros que no so racionais, como , .

(4) Zero, representado por 0, surgiu para ampliar o sistema numrico de modo a permitir operaes, como 6 6, ou 10 10. Zero tem a propriedade que qualquer nmero multiplicado por zero zero. Zero dividido por qualquer nmero 0 (i.e., no igual a zero) zero. (5) Nmeros Inteiros Negativos, Racionais Negativos e Irracionais Negativos como 3, 2/3 e para ampliar o sistema numrico de modo a permitir operaes como 2 8, 3 ou 2 2 , surgiram .

Quando nenhum sinal colocado frente do nmero, subentende-se que o sinal positivo. Desta forma, 5 5, . Zero considerado um nmero racional sem sinal. O sistema numrico dos reais consiste nos nmeros racionais e irracionais positivos e negativos e do zero. Nota: O termo real usado em oposio a outros nmeros (que envolvem ), os quais sero considerados posteriormente, e que so conhecidos como imaginrios, embora sejam muito teis em Matemtica e outras cincias. A menos que especificado o contrrio, estaremos lidando com nmeros reais.

1.3 REPRESENTAO GRFICA DOS NMEROS REAIS


comum representar nmeros reais por pontos de uma reta. Para tal, escolhemos um ponto na reta para representar o nmero real zero e chamamos este ponto de origem. Os inteiros positivos 1, 2, 3, so ento associados aos pontos da reta a distncias de 1, 2, 3, unidades respectivamente direita da origem (veja Fig. 1-1), enquanto os inteiros negativos 1, 2, 3, so associados aos pontos da reta a distncias de 1, 2, 3, unidades respectivamente esquerda da origem.

Fig. 1-1

O nmero racional 1/2 representado nesta escala por um ponto P no meio dos pontos 0 e 1. O nmero negativo 3/2 ou representado por um ponto R a unidade esquerda da origem. Pode-se provar que, correspondendo a cada nmero real, existe um e s um ponto da reta; e, reciprocamente, a cada ponto da reta corresponde um e s um nmero real. A posio dos nmeros reais sobre uma reta estabelece uma ordem no sistema de nmeros reais. Se um ponto A est direita de outro ponto B da reta, dizemos que o nmero que corresponde ao ponto A maior que o nmero que corresponde a B, ou que o nmero que corresponde a B menor que o nmero que corresponde a A. Os smbolos para maior que e menor que so e , respectivamente. Tais smbolos so chamados sinais de desigualdade. Portanto, como 5 est direita de 3, temos que 5 maior que 3, ou 5 3; tambm podemos dizer que 3 menor que 5 e escrever 3 5. Da mesma forma, como 6 est esquerda de 4, temos que 6 menor que 4, i.e., 6 4; tambm podemos escrever 4 6. Por valor absoluto ou valor numrico de um nmero entendemos a distncia entre o nmero sobre a reta e a origem. O valor absoluto indicado por dois segmentos verticais em torno do nmero. Assim, |6| 6, |4| 4, |3/4| 3/4.

1.4 PROPRIEDADES DA ADIO E DA MULTIPLICAO DE NMEROS REAIS


(1) Propriedade comutativa da adio: A ordem na adio de dois nmeros no afeta o resultado. Assim, a b b a, 53358

(2) Propriedade associativa da adio: Os termos de uma soma podem ser agrupados de qualquer modo, sem que o resultado seja afetado. Assim, a b c (a b) c a (b c), 3 4 1 3 (4 1) (3 4) 1 8

CAPTULO 1 OPERAES FUNDAMENTAIS COM NMEROS

15

(3) Propriedade comutativa da multiplicao: A ordem dos fatores de um produto no afeta o resultado. a b b a, 2 5 5 2 10

(4) Propriedade associativa da multiplicao: Os fatores de um produto podem ser agrupados de qualquer modo, sem que o resultado seja afetado. abc a(bc) (ab)c, 3 4 6 3 (4 6) (3 4) 6 72

(5) Propriedade distributiva da multiplicao em relao adio: O produto de um nmero a pela soma de dois nmeros (b c) igual soma dos produtos ab e ac. a(b c) ab ac, 4(3 2) 4 3 4 2 20 Extenses destas propriedades podem ser feitas a somas de vrias parcelas. Por exemplo, podemos adicionar os nmeros a, b, c, d, e agrupando-os em qualquer ordem, tal como (a b) c (d e), a (b c) (d e), etc.

Da mesma forma, na multiplicao podemos escrever (ab)c(de) ou a(bc)(de), sendo o resultado independente da ordem de agrupamento.

1.5 REGRAS DE SINAIS


(1) Para adicionar dois nmeros de sinais iguais, adicionam-se seus valores absolutos e acrescenta-se o mesmo sinal. Desta forma, 3 4 7, (3) (4) 7. (2) Para adicionar dois nmeros de sinais opostos, encontra-se a diferena entre seus valores absolutos e acrescenta-se o sinal do nmero de maior valor absoluto.
Exemplo 1.1

17 (8) 9,

(6) 4 2,

(18) 15 3

(3) Para subtrair um nmero b de outro nmero a, troca-se a operao para adio e substitui-se b por seu oposto, b.
Exemplo 1.2

12 (7) 12 (7) 5, (9) (4) 9 (4) 13, 2 (8) 2 8 10

(4) Para multiplicar (ou dividir) dois nmeros de sinais iguais, multiplicam-se (ou dividem-se) seus valores absolutos e acrescenta-se o sinal positivo (ou nenhum sinal).
Exemplo 1.3 (5)(3) 15, (5)(3) 15,

(5) Para multiplicar (ou dividir) dois nmeros de sinais opostos, multiplicam-se (ou dividem-se) seus valores absolutos e acrescenta-se o sinal negativo.
Exemplo 1.4

1.6 EXPOENTES E POTNCIAS


Quando um nmero a multiplicado por ele mesmo n vezes, o produto a a a a (n vezes) representado por an ao qual nos referimos dizendo a n-sima potncia de a ou a na n-sima potncia.
Exemplo 1.5

Na expresso an, o nmero a denominado base e o inteiro positivo n o expoente. Se p e q so inteiros positivos, ento temos as seguintes regras de expoentes:

16

TEORIA E PROBLEMAS DE LGEBRA

1.7 OPERAES COM FRAES


Operaes com fraes podem ser realizadas de acordo com as seguintes regras: (1) O valor de uma frao permanece o mesmo se seu numerador e denominador so multiplicados ou divididos pelo mesmo nmero, desde que este seja diferente de zero.
Exemplo 1.6

(2) Uma troca de sinal do numerador ou denominador de uma frao troca o sinal da frao.
Exemplo 1.7

(3) A soma de duas fraes com mesmo denominador resulta em uma frao cujo numerador a soma dos numeradores das fraes dadas e cujo denominador o mesmo.
Exemplo 1.8

(4) A soma ou diferena de duas fraes de denominadores distintos pode ser determinada reescrevendo-se as duas fraes com um mesmo denominador.
Exemplo 1.9

(5) O produto de duas fraes uma frao cujo numerador o produto dos numeradores das fraes dadas e cujo denominador o produto dos denominadores dessas fraes.
Exemplo 1.10

(6) O inverso de uma frao uma frao cujo numerador o denominador da frao dada e o denominador o numerador da frao dada. Desta forma, o inverso de 3 (i.e., 3/1) 1/3, e os inversos de 5/8 e de 4/3 so 8/5 e 3/4, respectivamente. (7) Para dividir duas fraes, multiplica-se a primeira pelo inverso da segunda.
Exemplo 1.11

Este resultado pode ser estabelecido da seguinte forma:

Problemas Resolvidos
1.1 Escreva a soma S, a diferena D, o produto P, o quociente Q dos seguintes pares de nmeros: (a) 48, 12; (b) 8, 0; (c) 0, 12; (d) 10, 20; (e) 0, 0.
SOLUO

Mas, por definio, 8/0 o nmero x (se existir) tal que x(0) 8. Evidentemente tal nmero no existe, uma vez que qualquer nmero multiplicado por 0 resulta 0.

CAPTULO 1 OPERAES FUNDAMENTAIS COM NMEROS

17

(e)

ou 0/0 por definio o nmero x (se existir) tal que x(0) 0. Como isto se verifica para todos os nmeros x conclumos que 0/0 no representa nenhum nmero. De (b) e (e) vemos que a diviso por zero uma operao no definida.

1.2 Efetue as operaes indicadas:

SOLUO

(a) (b)

Portanto, Isto ilustra a propriedade comutativa da adio. Ento, Isto ilustra a propriedade associativa da adio.

(c) (d) (e) (f) (g) (h) (i) Clculos em Aritmtica, por conveno, obedecem seguinte regra: operaes com multiplicao e diviso precedem operaes de adio e subtrao. Portanto, (j) A regra de (i) pode ser aplicada aqui. Da (k) . Se escrevssemos 128 2 4, sem parnteses, resolveramos as operaes de multiplicao e diviso na ordem em que aparecem da esquerda para a direita, assim: 1.3 Classifique os seguintes nmeros de acordo com as categorias: nmero real, inteiro positivo, inteiro negativo, nmero racional, nmero irracional, nenhuma das anteriores. Verificao: Portanto, 6 8 8 6, o que ilustra a propriedade comutativa da multiplicao. Logo, Isto ilustra a propriedade associativa da multiplicao. , pela propriedade distributiva da multiplicao.

18

TEORIA E PROBLEMAS DE LGEBRA

SOLUO

Se o nmero pertence a uma ou mais categorias, indicamos com uma marca de visto. Nmero real Inteiro positivo Inteiro negativo Nmero racional Nmero irracional Nenhuma das anteriores

1.4 Represente (aproximadamente) por um ponto, em uma escala grfica, os nmeros reais do Problema 1.3 Nota: 3 aproximadamente 3(3,14) 9,42, de modo que o correspondente ponto est entre 9 e 10, como indicado. est entre 2 e 3, sendo seu valor at trs casas decimais 2,236.

1.5 Posicione um smbolo de desigualdade adequado ( ou ) entre os pares de nmeros reais.

SOLUO

1.6 Ordene dos seguintes grupos de nmeros reais em ordem crescente de magnitude.

CAPTULO 1 OPERAES FUNDAMENTAIS COM NMEROS

19

SOLUO

1.7 Determine o valor absoluto dos seguintes nmeros reais:

SOLUO

Podemos escrever os valores absolutos de tais nmeros como

que, por sua vez, podem ser escritos como 1.8 Ilustramos abaixo algumas adies e subtraes de nmeros reais.

, respectivamente.

1.9 Escreva a soma S, a diferena D, o produto P e o quociente Q dos seguintes pares de nmeros reais:

SOLUO

1.10 Realize as operaes indicadas:

1.11 Calcule:

20

TEORIA E PROBLEMAS DE LGEBRA

1.12 Escreva as fraes abaixo como uma frao equivalente com o denominador indicado.

SOLUO

(a) Para obter o denominador 6, multiplique o numerador e o denominador da frao 1/3 por 2.

1.13 Determine a soma S, a diferena D, o produto P e o quociente Q dos seguintes pares de nmeros racionais:

SOLUO

(a) 1/3 pode ser escrita como a frao equivalente 2/6.

(b) 2/5 e 3/4 podem ser expressas com denominador 20: 2/5 8/20, 3/4 15/20.

(c) 4/15 e 11/24 tm menor denominador comum igual a 120.

1.14 Resolva as seguintes expresses, dados x 2, y 3, z 5, a 1/2, b 2/3.

CAPTULO 1 OPERAES FUNDAMENTAIS COM NMEROS

21

Problemas Complementares

1.15 Escreva a soma S, a diferena D, o produto P e o quociente Q dos seguintes pares de nmeros: (a) 54, 18; (b) 4, 0; (c) 0, 4; (d) 12, 24; (e) 50, 75.

1.16 Efetue as seguintes operaes:

1.17 Posicione o smbolo de desigualdade adequado ( ou ) nos seguintes pares de nmeros:

1.18 Ordene os seguintes grupos de nmeros reais em ordem crescente:

1.19 Determine o valor absoluto dos seguintes nmeros reais: . 1.20 Calcule:

1.21 Escreva a soma S, a diferena D, o produto P e o quociente Q dos seguintes pares de nmeros reais: (a) 12, 4;

(b) 6, 3; (c) 8, 4; (d) 0, 4; (e) 3, 2.

22

TEORIA E PROBLEMAS DE LGEBRA

1.22 Efetue as operaes indicadas:

1.23 Calcule:

1.24 Escreva as fraes abaixo como uma frao equivalente com o denominador indicado.

1.25 Determine a soma S, a diferena D, o produto P e o quociente Q dos seguintes pares de nmeros racionais:

(a) 1/4, 3/8; (b) 1/3, 2/5; (c) 4, 2/3; (d) 2/3, 3/2.
1.26 Calcule as seguintes expresses, dados x 2, y 4, z 1/3, a 1, b 1/2.

Respostas dos Problemas Complementares


1.15 (a) (b) (d) S 72, D 36, P 972, Q 3 S 4, D 4, P 0, Q indefinido S 36, D 12, P 288, Q 1/2

(c) S 4, D 4, P 0, Q 0 (e) S 125, D 25, P 3750, Q 2/3 1.16 (a) (e) 95, 95 192, 192 (b) (f) 56, 56 2856 (c) 34 (g) 36 (k) 4, 96 (d) 96, 96

(h) 30 (l) 3

(i) 10 1.17

(j) 15

CAPTULO 1 OPERAES FUNDAMENTAIS COM NMEROS

23

1.18 1.19 1.20 (a) 11 (f) 4 1.21 (a) (b) (c) (d) (e) (b) 10 (g) 1 (c) 1 (h) 32 (d) 2 (i) 4 (e) 4 (j) 8

S 16, D 8, P 48, Q 3 S 9, D 3, P 18, Q 2 S 4, D 12, P 32, Q 2 S 4, D 4, P 0, Q 0 S 1, D 5, P 6, Q 3/2 (b) 96 (c) 4 (d) 20 (d) 144 (j) 4/3 (d) (e) 4 (f) 1

1.22 (a) 36 1.23 (a) 27 (g) 1/49 1.24 (a) 6/15

(b) 48 (c) 128 (h) 36 729 (i) 1/2 (b) 16/28 (c) 20/64

(e) 54 625 (f) 3 (k) 5 (l) 201 121/132 (f) 85/90

140/42 (e)

1.25 (a) S 5/8, D 1/8, P 3/32, Q 2/3 (b) S 11/15, D 1/15, P 2/15, Q 5/6 (c) S 10/3, D 14/3, P 8/3, Q 6 (d) S 13/6, D 5/6, P 1, Q 4/9 1.26 (a) 12 (b) 18 (c) 8 (d) 14 (e) 16/5 (f) 48

Anda mungkin juga menyukai