Anda di halaman 1dari 2

Instruo de Uso Esperma Contagem Celular

A Contagem Espermtica realizada no esperma humano lquido estabilizado com conservante. O resultado deve ser reportado em milhes/mL. Seguem instrues relacionadas s cmaras de Makler e Neubauer.

Contagem (Cmara de Makler)

A cmara de Makler possui uma profundidade de 0.01 mm e 2 uma marcao graduada de 100 quadrados (rea total de 1 mm 3 e volume de 0,01 mm = 0,01 L) . Assim, o volume compreendido na rea de 10 quadrados aps a colocao da 3 lamnula de 0.001 mm ou 0,001 L .

1. 2.

Devem ser contados apenas os espermatozides intactos, ou seja, aqueles que possuem cabea e cauda. A contagem ser realizada nos 10 quadrados, o que corresponde a um volume de 0,001 L. Portanto, o nmero de espermatozides contados por campo do microscpio dever ser multiplicado por um milho (1.000.000) para que o resultado corresponda a milhes/mL:

Concentrao de espermatozides (milhes/mL) = nmero de espermatozides contados no campo do microscpio x 1.000.000 Observao: Os termos concentrao de espermatozides e nmero total de espermatozides no so sinnimos. O nmero total de espermatozides o nmero total de espermatozides ejaculados enquanto a concentrao de espermatozides o nmero de espermatozides por uma unidade de volume de smen.

Contagem (Cmara de Neubauer)

A rea da cmara dentro do crculo de 1,0 mm e contm 25 quadrados grandes com 16 quadrados menores em cada um. A cmara de Neubauer possui a espessura de 0,1 mm e volume (dos 25 quadrados grandes) de 0,1 3 mm = 0,1 L. A contagem de um quadrado grande multiplicado por 25 corresponde a 0,1L, que ao ser multiplicado por 10.000 resulta em milhes/mL.

1. 2.

Devem ser contados apenas os espermatozides intactos, ou seja, aqueles que possuem cabea e cauda. Critrio de Seleo dos Espermatozides a serem Contados: Segundo a Organizao Mundial de Sade, para determinar se um espermatozide deve ou no ser contado deve ser verificada a posio de sua cabea,uma vez que a orientao de sua cauda no possui relevncia. Um quadrado grande limitado pela linha central das trs que o demarca, conforme destacado em negrito na figura 1. Um espermatozide dever ser contado quando: Encontrar-se no interior do quadrado grande,

Pgina 1/2 Out/2012

Instruo de Uso Esperma Contagem Celular

Se a maioria de sua cabea encontrar-se entre as duas linhas internas que o delimitam, conforme exemplificado atravs dos crculos brancos da figura 1. Caso a maioria de sua cabea esteja em uma linha central, este s deve ser contado se estiver sobre o L formado entre o lado esquerdo e o lado inferior do quadrado grande, conforme exemplificado atravs dos crculos brancos da figura 2.

3.

Um espermatozide no dever ser contado quando encontrar-se entre as duas linhas exteriores que delimitam o quadrado. Caso esteja sobre a linha central, para que este seja desconsiderado na contagem deve estar fora da regio L descrita anteriormente, conforme exemplificado pelos crculos pretos das figuras 1 e 3.

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Concentrao de espermatozides (milhes/mL) = nmero de espermatozides contados no campo do microscpio x 250.000 x fator diluio Obs. O fator de diluio deve ser considerado na frmula acima apenas quando diluies forem realizadas no momento da anlise do material.

Referncias Bibliogrficas Laboratory Manual for the Examination and processing of Human Semen World Ministry of Healthy, WHO. 5 Edio, 2010. PEREIRA, O. S. & JANINI J.B.M. Atlas de Morfologia Espermtica , Editora Atheneu, 2001. PIVA, S. Espermograma. Laboratrio So Camilo, 2001. GALBA E.S.MORAES. Espermocitologia Espermograma em Critrio Estrito, 2 edio, Editora Educs , 2007. ALBUQUERQUE, C., MENDES, M.E. Gesto da Fase Analtica do Laboratrio: como assegurar a qualidade na prtica. ControlLab, Vol 1., 2010. ALBUQUERQUE, C., MENDES, M.E. Gesto da Fase Analtica do Laboratrio: como assegurar a qualidade na prtica. ControlLab, Vol 2., 2011. ALBUQUERQUE, C., MENDES, M.E. Gesto da Fase Analtica do Laboratrio: como assegurar a qualidade na prtica. ControlLab, Vol 3., 2012. http://www.controllab.com.br/din2/pdf/WHO_laboratory_manual_for_the_Examination_and_processing_of_human_semen_FIFTH_EDITION.pdf http://www.control-lab.com.br/din2/pdf/WHO_reference_values_for_human_semen_characteristics.pdf

Pgina 2/2 Out/2012

Anda mungkin juga menyukai