Anda di halaman 1dari 20

Embreagens sem mistrio

Sachs Soluciona
Sachs: a embreagem mundial
Sachs Aftermarket Center
- Molas helicoidais do disco de embreagem - A impregnao por lubrificantes - Pedal duro e rudo no acionamento - Tipos de acionamentos das embreagens - Troca de embreagens para a linha Renault - Troca de embreagens para a linha Fiat com motores 1.0, 1.3, 1.5 e 1.6. - Trepidao - Volantes da linha pesada - Tabela de volantes linha leve

H 50 anos a melhor
embreagem do Brasil

A Sachs est presente no Brasil h 50 anos. Durante todo este tempo, a busca incansvel pela tecnologia e qualidade, posicionou as embreagens Sachs como as melhores do Brasil. Com a liderana incontestvel em praticamente todos os mercados que atua, a marca Sachs hoje referncia a ser batida neste segmento.

Molas helicoidais
do disco de embreagem

As molas helicoidais existentes no disco de embreagem tm a funo de absorver as variaes bruscas de torque do motor, gerando um conforto maior para o motorista durante as mudanas de marcha. comum no mercado associar rudos de transmisso s molas folgadas do disco de embreagem, o que no real. Durante a vida til do disco h uma folga natural de suas molas de toro, o que aceitvel e no prejudica o desempenho de conjunto da embreagem. Alerta-se que a aplicao inadequada ou uso abusivo do veculo (como por exemplo, veculos com alteraes em suas condies originais ou com excesso de carga) causam desgaste excessivo das molas, podendo gerar rudos.

No caso de rudos indesejveis aps a montagem, certifique-se de que no existam componentes da transmisso soltos ou com desgaste, coxins de motor e cmbio em mau estado e que a rotao da marcha lenta esteja correta antes de decidir-se pela remoo do disco de embreagem.

A impregnao por lubrificantes


causa problemas na embreagem

A impregnao do disco de embreagem por leo ou graxa poder ocasionar perda de potncia devido patinao ou vibraes indesejveis no veculo em funo da trepidao. A impregnao pode ocorrer por vrios motivos, veja aqui os mais comuns: Danos no retentor do volante do motor. Falhas nas vedaes do sistema de acionamento hidrulico. Retentor do eixo piloto em mau estado. Manuseio das peas com as mos impregnadas de leo ou graxa.

Cuidados na montagem visando evitar a impregnao do disco de embreagem: 1. Utilize graxa grafitada ao lubrificar o estriado do eixo piloto para evitar escorrimentos em funo da fora centrfuga exercida pelo motor, o que poderia gerar a contaminao do disco de embreagem. 2. Aplique apenas uma pequena quantidade de graxa no estriado, suficiente para o livre deslizamento do disco. 3. Deslize o disco do incio ao fim do estriado. Repita a operao uma ou duas vezes para obter uma melhor distribuio do lubrificante. 4. Retire o excesso de graxa utilizando um pano que no solte fiapos.

Pedal duro e rudo


no acionamento da embreagem

Substituir o conjunto de embreagem no se trata apenas de retirar o plat, disco e rolamento usados e simplesmente colocar outros novos no lugar. Junto da embreagem, existem vrios componentes que se desgastam simultaneamente e, portanto, no devem ser esquecidos. Problemas de esforo excessivo de pedal e rudos de acionamento, por exemplo, esto relacionados a componentes que foram o sistema de acionamento da embreagem. Por este motivo, o aplicador profissional verifica todos os componentes envolvidos e os substitui sempre que necessrio. Fique atento aos principais causadores de pedal de embreagem duro e rudos de acionamento:

Desgaste ou deformao ao longo do tubo guia (moringa). O desgaste do tubo guia poder gerar o acionamento irregular do rolamento causando rudos.

Desgaste nas hastes do garfo de acionamento. Num garfo em boas condies de uso, a rea de contato com o rolamento deve estar arredondada.

Desgaste nas reas de contato do garfo com as buchas. As reas desgastadas do garfo sero impregnadas por resduos, poeira ou sujeira, gerando resistncia ao movimento do garfo. Buchas quebradas ou desgastadas. As buchas em ms condies geram folgas e conseqentes vibraes, alm de dificultar o movimento do garfo.

Cabo de embreagem travado. Uma forma de verificar a condio do cabo retir-lo e verificar se permite livre acionamento. A verificao deve ser feita com o cabo flexionado.

Tipos de acionamentos das embreagens


de veculos de passeio e utilitrios

Os motores combusto no so capazes de transmitir o torque at que a velocidade de marcha lenta seja ultrapassada e possuem uma margem de velocidade relativamente limitada para ser utilizada. Uma embreagem ACIONADA EXTERNAMENTE, combinada com uma transmisso por engrenagens, capaz de solucionar estes dois problemas, desacoplando o motor do restante do POWERTRAIN. Quando falamos uma embreagem ACIONADA EXTERNAMENTE, falamos do sistema de acionamento do veculo: ele que aciona a embreagem, e se ele vai mal, a embreagem no funcionar corretamente. Conhea aqui solues para os quatro tipos de acionamento e suas particularidades. Sistema de acionamento por cabo
olhal

tensionado, curvado, a pick-up ter a trepidao. No podemos esquecer de verificar o paralelismo do volante e o estado dos coxins do veculo. Sistema de acionamento tipo rgido
varo

garfo

mancal de embreagem olhal

Este tipo de acionamento utilizado nos veculos mais antigos. Ele possui vares de acionamento e so articulados.

cabo mancal de embreagem garfo

Muito comum nos veculos de passeio, o sistema de acionamento por cabo se torna bastante vivel devido s facilidades de sua manuteno.

Falha: dificuldade de engate Esta falha acontece geralmente quando temos perda de acionamento. Geralmente perdemos acionamento por empenamento dos vares e folgas nas articulaes. Falha: patinao A regulagem da folga entre mancal de embreagem e os dedos da mola membrana deve ser obedecida. Neste sistema, recomendamos uma folga no pedal de 2 cm. Caso o seu sistema no possua esta folga, sua embreagem estar enforcada. Falha: trepidao Folgas excessivas, que podem ser claramente percebidas no sistema de acionamento (buchas e balancim) e deformaes nos vares, causam trepidao. Falha: embreagem dura O sistema de acionamento tem papel fundamental para o esforo do pedal. Necessitamos verificar a lubrificao das articulaes, oxidao no tubo guia, desgaste do parafuso olhal e empenamento dos vares.

Falha: embreagem dura Neste sistema, o cabo responsvel por puxar o garfo de embreagem e transmitir o movimento at o mancal que acionar a mola membrana do plat. Cabos com desgaste, garfo em mal estado e buchas do garfo com desgaste excessivo provocaro pedal duro. Falha: rangidos comum neste tipo de sistema, o aparecimento de rangidos durante o acionamento. Podemos afirmar que o plat no produz o rangido durante o acionamento. Esta falha provocada por desgaste das partes mveis, garfo e buchas em mal estado e tambm a falta de lubrificao do sistema. Falha: trepidao Cabos enroscando provocaro a trepidao no veculo. Na linha pick-up, alguns veculos possuem este tipo de acionamento. Se o cabo no estiver

Tipos de acionamentos das embreagens


de veculos de passeio e utilitrios

Sistema de acionamento hidrulico convencional


olhal reservatrio cilindro mestre

Sistema de acionamento hidrulico com mancal hidrulico Este sistema um dos mais atuais, aplica-se tanto linha leve cilindro quanto linha pesada. mestre Ele no possui o garfo de acionamento: mancal hidrulico o mancal de embreagem faz o papel do garfo e do cilindro atuador. So duas funes em um s componente.
tubulao reservatrio

tubulao

No sistema de acionamento hidrulico temos como benefcio a diminuio do esforo do pedal e um acionamento suave e sem rudos.

atuador mancal de embreagem

Falha: dificuldade de engate Geralmente esta falha acontece aps a troca da embreagem. necessrio a verificao do nvel de leo do reservatrio, a realizao da sangria para eliminao de ar no sistema, verificar possveis empenamentos das hastes dos cilindros e tubulao do leo com restries. Falha: patinao Este tipo de falha acontece quando o sistema fica enforcado, ou seja, o leo no retorna para o reservatrio e assim mantm a haste do cilindro atuador acionada, provocando a patinao no veculo. Falha: embreagem dura O atuador hidrulico est sujeito a desgastes internos que prejudicam seu desempenho. As paredes internas dos cilindros so polidas e com o tempo de uso elas vo criando rugosidades que afetam o curso do mbolo devido ao atrito. Nem sempre ocorrem vazamentos nestas situaes, mas mesmo assim recomendamos a troca do atuador sempre que for efetuada a substituio da embreagem. Obs.: geralmente o veculo j apresenta este problema com o conjunto de embreagem anterior.

Falha: embreagem dura Problema similar ao do sistema de acionamento hidrulico convencional. Falha: dificuldade de engate A perda de presso no sistema causa a dificuldade de engate, assim como tambm a presena de ar no sistema ou tubulao com restrio. necessrio verificar todo o sistema hidrulico antes da remoo do conjunto de embreagem. Falha: trepidao A trepidao tambm poder surgir quando o sistema de acionamento estiver vazando. Nos casos de volante tipo pot extremamente necessria a verificao da profundidade do rebaixo aps a usinagem. Alguns mecnicos s retrabalham a superfcie de atrito do disco e esquecem de retrabalhar a superfcie de apoio do plat. Falha: patinao A patinao, neste sistema, ocorre por motivo semelhante ao do sistema de acionamento hidrulico convencional. Tambm necessria a verificao de um possvel travamento da haste do cilindro mestre ou restrio na tubulao. Ambos impedem o retorno do leo ao reservatrio.

A Sachs recomenda a substituio do mancal hidrulico a cada troca de embreagem.

A embreagem em carros da linha Renault


Cuidados durante a substituio

Diagnstico requer inspeo detalhada na desmontagem Ao desmontar a caixa seca, observe o pino olhal (no destaque) e verifique se ele ainda est coberto com uma bucha de nylon. No caso mostrado aqui, o pino j aparece sem a bucha. O desgaste da bucha causa perda de curso de acionamento do plat, dificultando o engate das marchas. Sua completa ausncia, devido ao uso excessivo, causa o contato do garfo com um parafuso da caixa seca, dando a sensao de degrau toda vez que se aciona a embreagem. Lavagem indicada para verificar o estado geral Antes de realizar a substituio da embreagem, indicado lavar a caixa seca. Alm de eliminar resduos e poeira que poderiam afetar o funcionamento suave da nova embreagem, estes elementos devem ser retirados para garantir a eficincia da nova lubrificao que ser aplicada ao sistema. reas que apresentarem sinais de oxidao devem ser igualmente tratadas, eliminandose os mesmos por completo. Fora isto, a lavagem tambm aconselhvel para poder checar a condio geral da caixa. Somente assim possvel verificar fissuras ou rachaduras. Importante: trocar o garfo e a bucha Fora o desgaste (ou mesmo a ausncia) da bucha no pino olhal, a reduo das reas de contato do garfo (mesmo sendo Bucha nova: pequenas) tambm ela deve ser montada sobre o pino olhal. contribui para uma perda de curso de Garfo novo: acionamento e assim, ele deve substitur o garfo antigo para dificuldade nos engagarantir engates tes das marchas. suaves. Em funo disto, toda vez que o plat e o disco forem trocados recomendvel substituir o garfo e bucha por peas novas.
rea de contato com desgaste

Pino olhal SEM bucha

Detalhe da parte interior de um garfo usado. Note o acmulo de poeira e sujeira. So elementos abrasivos que aumentam o atrito e diminuem a vida til da bucha de nylon e mesmo do garfo, criando folgas. Folgas que, posteriormente, causaro a dificuldade no engate das marchas.

A embreagem em carros da linha Renault


Cuidados durante a substituio

O toque final: lubrificar o garfo e a bucha Por fim, para assegurar o funcionamento suave e prevenir o desgaste prematuro do novo garfo e da bucha, indicado lubrificar ambos antes de proceder a montagem final do sistema. Lembrete Ao trocar a embreagem de um Renault, sempre troque tambm o garfo e a bucha de nylon. O sinal mais claro do desgaste destas peas a necessidade de calos no cabo de embreagem para permitir mais curso no acionamento.

A embreagem em carros da linha Fiat


com motores 1.0, 1.3, 1.5 e 1.6

Sistema de amortecimento torcional absorve vibraes e reduz rudos Observe os componentes do novo kit de embreagem Sachs para a linha Fiat, motores 1.0,1.3, 1.5 e 1.6. O disco do tipo VTB com pr-amortecimento para absorver os rudos da marcha-lenta. Conta tambm com amortecimento principal robusto e de grande angulao para absorver vibraes do motor, reduzir rudos e proteger a caixa de transmisso. O resultado um desempenho superior na absoro das vibraes do motor. Isto, por sua vez, reduz sensivelmente os rudos do cmbio. Tudo isto tem um objetivo claro e definido: aumentar o conforto e a segurana de quem dirige. Ateno para a posio CORRETA de montagem do mancal Para o funcionamento correto e livre de problemas da embreagem da linha Fiat, muito importante verificar a posio de montagem do mancal. Aqui vemos a posio correta do mancal quando ele instalado. O dente de fixao no garfo precisa ser montado para baixo e a orelha do mancal para cima. Em destaque nos retngulos amarelos possvel identificar o dente de fixao no garfo e a orelha do mancal. So eles que determinam a montagem correta do mancal. A orelha do mancal sempre deve ficar PARA CIMA e o dente de fixao no garfo PARA BAIXO.

Orelha do mancal

Dente de fixao no garfo

Repare como o mancal encaixa no tubo guia, deixando uma boa parte dele mostra. esta rea marcada pela linha amarela. Este o modo CORRETO DE INSTALAO do mancal. Se por algum motivo o tubo guia no estiver descoberto como nesta foto ao lado, a instalao est errada!

A embreagem em carros da linha Fiat


com motores 1.0, 1.3, 1.5 e 1.6

Veja o mancal montado na posio ERRADA Tome muito cuidado ao montar o mancal. Na foto ao lado, vemos o dente de fixao montado para cima e a orelha do mancal para baixo (indicado pelo dedo). Isto ir causar o seguinte problema: o mancal vai tocar a caixa seca, impedindo o seu retorno. O plat ficar ento pr-acionado, causando a popular patinao do sistema. Outro problema decorrente da montagem errada: ser possvel engatar as marchas sem que se acione o pedal de embreagem. Veja como a rea marcada pela linha amarela menor quando o mancal est instalado de modo ERRADO. Ele no est encaixado devidamente e a embreagem no funcionar como deveria.

Verificao das buchas guia da caixa seca aconselhvel As buchas guia da caixa seca so o prximo item que deve ser observado com ateno. Se elas estiverem quebradas, amassadas ou at mesmo ausentes, isto causar o desalinhamento entre motor e cmbio. Este desalinhamento vai fazer com que o disco trabalhe forado. A diminuio sensvel de sua vida til e at uma quebra, sero as conseqncias. Portanto, deve-se checar as buchas antes de se reiniciar a montagem do sistema e troc-las, se houver necessidade.

A embreagem em carros da linha Fiat


com motores 1.0, 1.3, 1.5 e 1.6

Para evitar a trepidao, verifique os coxins Para otimizar o conforto e a segurana aps a substituio da embreagem, aconselhvel verificar os coxins do cmbio e do motor. Se apresentarem sinais de fadiga ou estiverem danificados, troque-os por novos. Coxins desgastados ou quebrados causam trepidao ao veculo.

O toque final para um funcionamento suave Os kits de embreagem Sachs vem acompanhados de um sach com graxa especial. Faa uso do mesmo de forma cuidadosa. O novo mancal possui pista interna autolubrificante, que dispensa manuteno e lubrificao externa. Use a graxa somente para lubrificar levemente a guia do rolamento, bem como o garfo.

Dica para a montagem da embreagem (veja mais detalhes na pgina ao lado). Montar o plat acionado outra ao que vai evitar os transtornos causados pela trepidao.

10

Evite problemas de trepidao


em embreagens de automveis de passeio e utilitrios

Grande parte dos problemas de trepidao em automveis e caminhonetes equipados com plat de carcaa estampada (como por exemplo os veculos VW 1.6, 1.8 e 2.0) se deve ao aperto irregular na instalao, ocasionando deformao da carcaa ou dos dedos da mola membrana. Quando o plat est na condio livre (antes do aperto dos parafusos de fixao), sua placa de presso est avanada e recua foradamente medida que o mecnico aperta os parafusos. Dependendo da fora exercida e da seqncia de aperto dos parafusos, pode haver a deformao da carcaa de chapa ou o desalinhamento dos dedos da mola da membrana, provocando a trepidao da embreagem. fcil prevenir este defeito mantendo-se o plat acionado. Para isso, basta colocar um cabo metlico ou plstico entre a carcaa do plat e a mola membrana, o qual far com que a placa de presso recue, permitindo instalar o conjunto de embreagem mais facilmente. Recomenda-se utilizar um cabo de ao, como por exemplo, o arame de um cabo de embreagem. 1. Com o auxlio de uma pequena prensa, pressione a mola membrana (chapu-chins) de modo que o plat fique acionado. Aconselha-se a utilizao de um volante como base de fixao. 2. Com o plat acionado, insira o cabo metlico entre a carcaa e a mola membrana. 3. Retire o plat da prensa e instale o conjunto de embreagem normalmente, apertando os parafusos progressivamente (aos poucos) e alternadamente (em cruz). Naturalmente, voc perceber um aperto mais fcil. 4. Retire o cabo. Conforme o tamanho do plat e o espao entre a carcaa e a mola membrana, verifique qual o melhor dimetro para o cabo a utilizar. No caso dos veculos VW 1.8 e 2.0 (Kit 6561 / plat 1307) recomenda-se utilizar um cabo de ao de aproximadamente 5mm ou um cabo de vela. No pressione a mola membrana excessivamente, o que poderia comprometer seu funcionamento. Utilize um calo no contato do puno da prensa com a mola membrana para proteger os dedos da mola. Seguindo estes passos voc realiza um servio de qualidade e evita problemas de trepidao.

11

Volantes da linha pesada


Sintomas de defeitos

O volante do motor um componente essencial do sistema de embreagem. Ele possui uma das faces de atrito que responsvel pela transmisso de torque do motor. Neste captulo, veremos alguns cuidados que devem ser tomados para evitar problemas. Inspeo dos volantes 1. Aps a remoo da embreagem, limpar o volante com um pano embebido em solvente. 2. Examin-lo quanto existncia de fissuras e manchas produzidas por superaquecimento. NOTA: Na maioria das vezes, quando houve superaquecimento, os volantes empenam. Quando as fissuras atingirem uma regio de 50% da rea do volante, o mesmo deve ser usinado. Se aps a usinagem essas fissuras no desaparecerem, o volante deve ser substitudo. 3. Com o auxlio de uma rgua de ao de preciso, controlar a planicidade da superfcie de atrito. NOTA 1: Quanto mais estrias, riscos e/ou ondulaes a superfcie de atrito apresentar, menor ser a durabilidade do conjunto. NOTA 2: Esta operao pode ser realizada com o volante montado no virabrequim.

Volante em mau estado

4. Controlar as condies das roscas de fixao do plat e da superfcie de atrito.

Verificao da planicidade

12

Volantes da linha pesada


Sintomas de defeitos

5. Controlar o desvio total (empenamento do volante). NOTA 1: A ponta do relgio comparador deve tocar na regio de apoio do plat e fora dos furos de fixao do mesmo. NOTA 2: Girar o motor para verificar a variao do desvio lateral. Verificar valores na Tabela de Dimenses para Controle dos Volantes. Se for o caso, remover o volante para retfica. NOTA 3: Ainda que em alguns motores no seja possvel montar o volante fora de posio, marcar a posio de montagem. NOTA 4: O desvio lateral, quando fora das especificaes, causar o desgaste da regio de apoio da mola membrana, do anel de debreagem e das alavancas do plat de gafanhoto. As conseqncias destas falhas so sentidas pelo motorista imediatamente. O sistema de embreagem no funcionar como deve.

Verificao do desvio lateral

Aqui o desvio lateral estava igualmente acima do permitido. Isto ocasionou o desgaste no cordo da placa de presso. O motorista ter dificuldade para engatar as marchas.

Exemplo de um conjunto com desvio lateral do volante acima do permitido, o que ocasionou o desgaste nas alavancas e no anel de debreagem.

13

Volantes da linha pesada


Sintomas de defeitos

6. Retificar o volante, observando a rugosidade do acabamento. NOTA: Observar dimenses permitidas na Tabela de Dados sobre Volantes. 7. Aproveitar para verificar a cremalheira. No caso de desgaste excessivo, inverter o seu lado ou troc-la, antes de retificar o volante. 8. Aps usinagem do volante, observar a profundidade do furo de fixao do plat, pois os furos no so passantes e podem provocar um falso aperto do plat no volante.

Verificao da profundidade do volante

Usinagem do volante

Dimenses para Controle dos Volantes Mercedes-Benz Motor OM 314 OM 352 OM 355 OM 355/5 OM 355/5 O OM 355/5 A OM 355 A OM 355 LA OM 364 OM 364 A 0M 366 OM 366 A OM 366 LA OM 449 A OM 449 LA OM 447 A OM 447 LA Profundidade mnima (mm) 23,1/22,5 23,1/22,5 20 20 20 20 44 34 29,1/28,5 29,1/28,5 23,1/22,5 23,1/22,5 23,1/22,5 62,1/61,9 62,1/61,9 62,1/61,9 62,1/61,9 Profundidade mnima aps retfica 21,5 21,5 18 18 18 18 42 32 27,5 27,5 21,5 21,5 21,5 60,0 60,0 60,0 60,0 Desvio lateral (mm) 0,10 0,10 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 Momento de aperto (Nm) 3a4 3a4 7 7 7 7 7 7 3a4 3a4 3a4 3a4 3a4 20 a 22 20 a 22 20 a 22 20 a 22 Comprimento mximo (mm) 26,3 26,3 26,3 26,3 26,3 26,3 26,3 75 75 75 75 Dimetro mnimo (mm) 11,8 11,8 11,8 11,8 11,8 11,8 -

Nota: Aps momento de aperto inicial, o aperto final deve ser dado com um torque angular de 90 a 110.

14

Volantes da linha pesada


Dimenses para controle dos volantes

Scania Tipo de Motor DN/DS11 Volante n 306 993 K mn. (mm) 45,5

Motores srie 9 srie 11 srie 12 srie 14

Torques de Aperto do Volante Torque inicial (Nm) Torque angular 180 60 180 60 150 90 230 60

NOTA: ao usinar o volante mais de 1 mm, sua borda de guia tambm deve ser rebaixada 1 mm, embora tal operao deva ser evitada.

Volvo Tipo de Embreagem Distncia A (mm) Distncia B (mm) Retfica mx. (mm) Conicidade mx. (mm) G 420 (*) KF 116 B 44,4 +/- 0,1 50,1 +/- 0,3 0,5 0,3 Demais tipos (volantes planos) 41,5 +/- 0,5 0,5 0,3

Distncia (A) entre a superfcie de atrito e a de apoio da carcaa da embreagem. Distncia (B) entre a superfcie de atrito e a de apoio do virabrequim.

15

Tabela de volantes
Linha leve

VOLKSWAGEN e FORD Plat 1277 1295 1278 1277 1476 1475 1238 1154 1196 1199 1494 1307 1392 1263 FIAT 1167 1167 1240 1496

Volante Rebaixo 23,8mm Rebaixo 12,4 mm Rebaixo 23,8mm Rebaixo 23,8mm Rebaixo 5,0mm Plano Rebaixo 21,0mm Rebaixo 21,0mm Plano Plano Rebaixo 10,9mm Plano Rebaixo 23,4mm Rebaixo 12,4mm

Aplicao VW 1300 (BX) CORCEL I VW 1300 at 04/73 VW 1300 aps 04/73 GOL MI 1.0 aps 11/96 VW 1.6 TODOS - gua GOL - Ar VW 1500 / 1600 - Ar CORCEL II / DEL REY ESCORT 1.6 L at 92 LOGUS / ESCORT 1.6 SANTANA 1.8 / 2.0 ESCORT / APOLLO / VERONA 1.8 LOGUS / ESCORT / POINTER 1.8

Ressalto 0,5mm Ressalto 0,5mm Ressalto 0,5mm Ressalto 0,5mm Ressalto 0,5 mm

FIAT 1.0 / 1050 / 1300 PALIO 1.0 FIAT 1.5 / 1.6 TEMPRA 2.0 - 8 e 16 V PALIO FIRE 1.0

GENERAL MOTORS 1285 1177 1508 1252 1252 1117 1284 1257 UTILITRIOS 1282 1294 1300 1140 1478

Rebaixo 2,1mm Rebaixo 3,6mm Rebaixo 19,15mm Rebaixo 2,1mm Rebaixo 2,1mm Rebaixo 3,3 mm Rebaixo 3,3mm Rebaixo 20,3mm Ressalto 19,5 mm

CORSA 1.0 / 1.4 CHEVETTE 1.0 / 1.4 / 1.6 CORSA 1.6 MONZA 1.8 / 2.0 MEGA 2.0 OPALA 4cc OPALA 6cc MEGA 3.0 KADETT 1.8 II Fase

Plano Plano Plano Plano Plano

F100 / F1000 D-20 D-40 / A-40 TOYOTA Motor MBB F4000 Turbo CUMMINS

16

SACHS AUTOMOTIVE BRASIL LTDA.


Av. Piraporinha, 1000 09891.901 Jordanpolis So Bernardo do Campo SP Tel.: (0xx11) 4341.2100 Fax: (0xx11) 4341.2187 DDG: 0800 19.4477 www.sachs.com.br

Anda mungkin juga menyukai