Anda di halaman 1dari 6

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

1) Legitimidade 1.1) Controle concentrado estadual


Quem pode ser legitimado? O art. 103 da CR no norma de repetio obrigatria, mas pode ser reproduzido (inclusive seu modelo de extroverso). Modelo de introverso: abrange s as entidades e autoridades pblicas. Modelo de extroverso: abrange tambm entidades que no so pblicas (partidos polticos representados no rgo parlamentar e entidades de classe de mbito nacional). No caso de mera repetio observa-se a simetria. Segundo o STF RE 261777, pode haver ampliao (previso de legitimidade para, por exemplo, deputado estadual). OBS: art. 125, 2 probe expressamente a entrega da legitimidade a um nico rgo. Para Pedro Lenza se no h vedao seria permitida a entrega da legitimidade mesmo a cidados, mas no o entendimento majoritrio em razo da descaracterizao do controle concentrado.

1.2) Controle concentrado concreto


OBS: A ADI interventiva tem por legitimado exclusivo o PGR. Aqui, especificamente, o PGR tem uma atuao diferenciada. Atua em defesa, no da constituio (como no exerccio da legitimidade das demais aes constitucionais), mas da Unio. Mais correto tecnicamente seria a atuao da AGU, mas a disposio constitucional vem de poca anterior criao da AGU. 1.3) CONTROLE DIFUSO A legitimidade pertence a qualquer pessoa no desempenho do direito de ao.

1.4) CONTROLE ABSTRATO CONCENTRADO A legitimidade est no art. 103, que s fala em ADI e ADC (mas no em ADPF e ADO). A legitimidade destes agentes para propositura das duas ltimas deriva de previso legal (art. 12-A da lei 9868 e art. 2 da lei 9882). A ADC nem sempre teve os mesmos legitimados. Ps EC 45 que a legitimidade passa a ser igual da ADI. Anteriormente o art. 13 da lei 9868/99 trazia outros legitimados, tendo sido REVOGADO (no recepcionado) pela norma constitucional, que lhe posterior (2004). OBS: legitimados universais ou neutros no precisam demonstrar pertinncia temtica, presume-se o interesse. Os legitimados especiais ou interessados (IV, V e IX; AL/CL, GOV e confederao/EC de mbito nacional) precisam demonstrar a pertinncia temtica. Pertinncia temtica o liame entre a funo exercida e a norma impugnada. OBS.2: Governador pode impugnar lei de outro estado/DF, basta demonstrar a pertinncia com a sua unidade federativa. OBS.3: Nos incisos VIII e IX (partido poltico, entidade de classe de mbito nacional e a confederao sindical) no possuem capacidade postulatria. Logo ser necessrio advogado para suprir essa capacidade. OBS.4: partido poltico com representante no congresso nacional significa um representante em qualquer das casas. A perda desse mandato no mais prejudica a ao. OBS.5: A entidade deve ter mbito nacional. Aqui utilizado por analogia o art. 7 da lei 9096/95. mbito nacional significa estar presente em ao menos 9 estados da federao. Contudo, na ADI 2866, o STF reconheceu legitimidade para a ABERSAL nada obstante no estar presente em 9 Estados. Reconheceu-se a relevncia nacional da atividade. OBS.6: As associaes com legitimidade podem ser formadas apenas por PJ. At a ADI 5133 (cai muito) no era possvel. A partir da o STF passou a reconhecer legitimidade tambm para as associaes de 2 grau, ou seja, associaes formadas apenas por pessoas jurdicas.

2) OBJETO
2.1) Controle concentrado estadual Na RI apenas leis e atos normativos, municipais e estaduais. 2.2) Controle difuso Qualquer norma, lei ou ato normativo, ANTERIOR OU POSTERIOR disposio constitucional. 2.3) ADC Leis e outros atos normativos federais (apenas), desde que psconstitucionais. 2.4) ADI (art. 102, I, a) Leis e atos normativos federais E ESTADUAIS. Municipais no. Quanto a veculos oriundos do distrito federal vai depender se editados segundo competncia estadual ou federal. O DF possui a competncia relativa a ambos (art. 32, 1). Vide smula 642 do STF. OBS: Normas constitucionais originrias no podem ser objeto do controle de constitucionalidade. OBS: Para ser objeto de ADI a norma precisa ser ps-constitucional, pois quanto ao momento, no Brasil, a inconstitucionalidade s pode ser originria. Ou seja, a norma tem que ser superveniente disposio constitucional, quando ser inconstitucional desde a origem. OBS: A norma no precisa ter abstrao e generalidade, pode ter efeitos concretos (ADI 4048 e 40 49) (ver material complementar). A controvrsia sobre se tem que ser suscitada em abstrato. OBS: Normas j revogadas, no conhece a ao por ausncia de objeto. H revogao no curso: em regra ocorre a perda do objeto, salvo existncia de fraude processual (ADI3306) ou singularidades do caso (ADI 4426). OBS: Independentemente do rito de incorporao, qualquer tratado poder ser objeto de controle. O decreto legislativo que aprova um

tratado, ou outro acordo internacional (art. 49, I) pode ser objeto de ADI (tambm pode ser objeto de controle o decreto legislativo que susta o trecho exorbitante da lei delegada (art. 49, V)). O decreto presidencial que promulga o tratado/acordo tambm pode ser objeto de ADI. OBS: O regimento interno do STF (art. 178) obriga a informar ao Congresso sobre a declarao da inconstitucionalidade de norma no controle difuso. A lei cuja eficcia j tenha sido suspensa pelo senado no pode ser objeto de ADI. 2.5) ADPF A ao TEM NATUREZA SUBSIDIRIA (art. 4, 1 da lei 9882/94). Poder ser objeto de ADPF: normas municipais, pr-constitucionais, psconstitucionais j revogadas, atos no normativos, decises judiciais nas quais a interpretao dada seja incompatvel com um preceito fundamental. OBS: O objeto similar, seja a arguio autnoma (art. 1 caput da lei 9882/94) ou incidental (). 3) PARMETRO 3.1) Controle difuso Normas da CR atual, inclusive as j revogadas. E tambm normas da constituio anterior. possvel discutir a constitucionalidade de uma norma de 1980 com a CR da poca, critrios formais e materiais seriam considerados. Analisada perante a CR de 88, o juzo seria de recepo, no qual S OS CRITRIOS MATERIAIS INTERESSAM (salvo quando h mudana na repartio de competncias do ente menor para o maior, pois nesta hiptese a incompatibilidade formal seria obstculo para a recepo) (ver material complementar). 3.2) Controle concentrado A atual constituio, salvo as normas j revogadas. As normas do ADCT servem como parmetro, salvo se sua eficcia j resta exaurida. 3.3) ADPF

ESSE PARMETRO MAIS RESTRITO. CONTUDO, IMPORTANTE PERCEBER QUE A NOO DE DESCUMPRIMENTO MAIS AMPLA QUE O JUZO DE CONSTITUCIONALIDADE. O parmetro mais restrito, pois diz respeito somente aos preceitos fundamentais. Na ADPF 01 o STF decidiu que cabe a ele dizer o que ou no preceito fundamental. Na ADPF 33 o STF disse que os princpios fundamentais (art. 1/4), os direitos fundamentais (5/17), os princpios constitucionais sensveis (art. 34, VII) e tambm as clusulas ptreas (art. 60, 4). Na ADPF 101 j asseverou inclusos no conceito de preceito fundamental os artigos 196 (sade) e 225 (meio ambiente ecologicamente equilibrado). Na ADPF 130 o art. 220 (liberdade de expresso, pensamento, manifestao). Existe fungibilidade de mo dupla entre ADI e ADPF (ADPF 72 e ADI 4180). 4) PROCEDIMENTO 4.1) Relevante controvrsia judicial requisito para a ADC (14, III da lei 9868) a para ADPF incidental (art. 1, da lei 9882). 4.2) Prazo prescricional/decadencial No existe prazo prescricional ou decadencial para propositura de ADI, j que a inconstitucionalidade no se revalida com o tempo. 4.3) No se admite desistncia ou assistncia OBS: AMICUS CURIAE: TEM NATUREZA DE AUXILIAR DO JUZO (Didier). So 3 os requisitos avaliados pelo relator para admisso do amicus curiae: a) relevncia da matria; b) representatividade dos postulantes; c) pertinncia temtica (jurisprudencial). O despacho irrecorrvel, salvo se tem contedo denegatrio, quando ento cabe agravo para o pleno (pedido de reconsiderao). O amicus faz sustentao oral, tendo por prazo limite para ingresso o encaminhamento do processo pelo relator para a pauta de julgamento.

Existe tambm amicus em ADC e ADPF, e por analogia ao 7, 2 da lei 9868. 4.4) CAUTELAR Cautelar em ADI: FBI e PM so os requisitos. Quanto aos efeitos, so erga omnes, vinculante e ex nunc. Estes so os efeitos da concesso de medida cautelar. A no concesso de cautelar no gera efeitos, logo, um juiz pode declarar a inconstitucionalidade da norma, e desta deciso no caber reclamao para o STF. Para analisar a cautelar devem estar presentes ao menos 8 ministros (art. 22 da 9868), mas se exigem apenas 6 votos (maioria absoluta; art. 10 da lei 9868). No recesso, pelo voto no relator de planto ad referendum do pleno. O STF entende tambm que em situaes de urgncia e perigo de leso est autorizada tambm a concesso pelo relator ad referendum do pleno. EX: ADI 4307 Em ADPF tambm ser possvel a concesso ad referendum pelo relator, mas neste caso a possibilidade legal (art. 5, 1 da lei 9882). A cautelar na ADC tem prazo de 180 dias (art. 21, da lei 9868). Ao fim desse prazo a suspenso tem fim e os processos voltam a correr. Contudo, para o STF, em virtude do acmulo de trabalho, esse prazo pode ser prorrogado indefinidas vezes.

Anda mungkin juga menyukai