Anda di halaman 1dari 14

CURSO ADL

MDULO 01 LPIC 101/117

ULCT
Utah Linux Center Technician

@utah_networxs Siga-nos no Twitter. Utah Networxs Curta Nossa Pgina.

Apresentao:

O Curso desenvolvido em quatro mdulos sendo eles: ULCT (Utah Linux Center Technician), ULCN (Utah Linux Center Network), ULCP (Utah Linux Professional), Center O ULCT (Utah Linux Center Technician) definido como o primeiro mdulo da formao (ADL) O curso ensina a utilizar os comandos bsicos de operao e administrao do sistema operacional Linux. destinado a profissionais da rea de T.I. que possuem pouco ou nenhum conhecimento prvio do sistema operacional .LINUX. .O .aluno .passa .a .conhecer .os .recursos .e .ferramentas fundamentais de administrao de sistemas Linux em linha de comando em um nvel totalmente independente de distribuio especfica, podendo aplicar os conhecimentos adquiridos a qualquer distribuio (Debian, Red Hat, Suse, etc) Linux do mercado. O ULCT oferece ainda uma viso introdutria ao fantstico mundo do Linux, e de maneira estruturada fornece informaes e referncias suficientes para servirem .de .guia .para .futuros .candidatos . .prova .LPI .101/117, .que . .a primeira das duas provas necessrias (a segunda a LPI 102/117) para se conquistar a certificao LPIC-1, que uma grande referncia e padro de mercado para profissionais Linux do mundo inteiro. Para os que no pretendem obter a certificao e desejam apenas aprofundar seus conhecimentos na administrao de sistemas Linux, este tambm o treinamento ideal, pois prov de maneira estruturada um guia de estudos para uso tanto em sala de aula quanto em casa ou no trabalho, servindo como um guia de referncia posterior. Podemos .dizer .que . .a .porta .de .acesso .entre .voc .e .uma .carreira .bem sucedida no mundo Open Source. Seja Livre, use Linux!

http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

Certificao LPI Linux Professional Institute


As .certificaes .LPI .so .promovidas .pela .Linux .Professional Institute .e .consistem .em .certificaes .com .base .nos conhecimentos e habilidades necessrias no dia-a-dia de um administrador .de .sistemas .Linux .sendo .divididas .em .nvel bsico (LPIC-1), intermedirio (LPIC-2) e avanado (LPIC-3). A Utah Networxs Aproved Training Partner (ATP) nvel nacional tendo seus instrutores e materiais de acordo com as exigncias da LPI. Com 15 anos de atuao no mercado a Utah Networxs foi eleita nos ltimos 12 anos como a melhor em Linux no Brasil tendo seu material utilizado em diversos Centros de Treinamentos. No tenha dvidas voc est na melhor e caminha ao lado de gigantes!!!

Carga Horria:
O curso ULCT teve recentemente sua carga horria alterada devido s novas exigncias da LPI. So 32 horas sendo divididas da seguinte maneira: 32 horas EAD

A quem se destina este curso:


O ULCT destinado aos iniciantes no mundo GNU/Linux SL/CA, tendo estes ou no suas reas de atuao voltadas para a Tecnologia da Informao. A todos que querem obter xito no exame da Certificao LPI-C 101/117 ou aprimorar de forma profissional os conhecimentos em Linux. No podemos esquecer tambm que o curso destina-se a pessoas de viso, empreendedores, .que .buscam .independncia .financeira .e .com .Linux .e ferramentas livres temos uma tima forma de iniciar isso. Para os que pretendem conhecer o sistema por outra perspectiva, entendendo o funcionamento desde seu inicio, os que buscam conhecer a essncia do Linux, aos que se apegam aos pequenos detalhes, aos que buscam trocar experincias sejam atravs de conhecimento ou vivncia, por fim este curso destina-se a voc que est procura de novos desafios e reconhecimento no mercado .de .trabalho. .O .que .podemos .dizer .para .incentiva-lo. .Venha preparado por que o trabalho rduo, mas no final recompensador!!!!
http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

Pr Requisitos
Noes bsicas de computao. ara ter acesso ao contedo WEB vem como assistir as aulas atravs do sistema EAD necessrio o aluno possuir: Computador. Navegador Mozilla Firefox 3.0 ou similar. Software Adobe Flash Player. Headset para interao junto ao professor nas aulas via EAD. Link de Internet ADSL ou dedicado.

Por que estudar na Utah Networxs.


A

Utah Networxs j capacitou mais de 50.000 alunos o que demonstra competncia e qualidade nos cursos oferecidos. 12 anos como a melhor em Linux do Brasil. atualizados desenvolvidos segundo critrios internacionais. de ensino com eficincia comprovada. e Parceiro Oficial da LPI no Brasil.

Eleita

Materiais

Metodologia Certificador Maior

carga horria do mercado para a formao Linux. extras preparatrias para certificao. com critrios de classificao. Certificados LPI, RHCE e CEH.

Atividades Simulados

Instrutores Aulas

Funny onde o aluno se diverte ao aprender e o contedo fica muito mais simples. de Testes Ambiente que coloca o aluno em situaes do cotidiano.

Laboratrio Aluno

em campo Voc pode atuar juntamente com a Utah Networxs na prestao de servios de consultoria, colocando em prtica o que foi ensinado em sala de aula. muito mais...

http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

Contedo programtico:
Arquitetura do Sistema! Determinar e definir configuraes de hardware. rincipais reas de conhecimentos:
Habilitar

e desabilitar perifricos integrados. Configurar o sistema com ou sem perifricos externos tais como teclado, mouse. Diferenas entre os vrios dispositivos de armazenamento em massa. Definindo o ID correto para diferentes dispositivos, especialmente os dispositivos de boot. Entendendo a diferena entre dispositivos coldplug e hotplug. Determinar os recursos de hardwares dos dispositivos. Ferramentas e utilitrios para manipular e listar informaes sobre os dispositivos de hardware (ex. lsusb, lspci, etc.). Ferramentas e utilitrios para manipular dispositivos USB. Entender o conceito de sysfs, udev, hald, dbus, etc.. Comandos, Arquivos e Utilitrios:
/sys /proc /dev modprobe lsmod lspci lsusb

Inicializao do Sistema. rincipais reas de conhecimentos:


Fornecer

os comandos mais comuns para o gerenciamento de inicializao e opes para o kernel em tempo de inicializao. Demonstrar conhecimento sobre a sequncia de inicializao e informaes complementares sobre configuraes na BIOS Conhecer e entender os eventos da inicializao nos arquivos de log. Comandos, Arquivos e Utilitrios: /var/log/messages dmesg BIOS
http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

bootloader kernel init Alterando nveis de inicializao, desligamento e reinicio do sistema. rincipais reas de conhecimentos: Definir o nvel de execuo padro. Alterar os nveis de execuo inclusive modo mono usurios (single user). Desligar e Reiniciar o computador atravs da linha de comando. Alertar os usurios antes de mudar os nveis de execuo ou outras aes que tenham impactos grandes no sistema. Terminar corretamente os processos. Comandos, Arquivos e Utilitrios: /etc/inittab shutdown init /etc/init.d telinit Instalao do Linux e Gerenciamento de pacotes! Definir o layout dos discos rgidos. rincipais reas de conhecimentos:
Alocao

de sistema de arquivos e rea de troca (swap) separando as parties no disco. Adaptando as parties para o uso necessrio do sistema. Garantir que a partio /boot est em conformidade com os requisitos de hardware e conhecer as configuraes para inicializao. Comandos, Arquivos e Utilitrios:
/

(root) filesystem /var filesystem /home filesystem swap space mount points partitions

http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

Instalao e Gerenciamento da Inicializao. rincipais reas de conhecimentos:


Prover

alternativas para locais de inicializao e backup das opes. Instalar e configurar o gestor de inicio usando o GRUB. Instalar e configurar o gestor de inicio usando o LILO. Interagir com o gestor de inicializao Comandos, Arquivos e Utilitrios:
/boot/grub/menu.lst grub-install MBR superblock /etc/lilo.conf lilo

Gerenciamento de Bibliotecas Compartilhadas. rincipais reas de conhecimentos:


Identificar

bibliotecas compartilhadas. Identificar a localizao padro das bibliotecas compartilhadas. Utilizando as bibliotecas compartilhadas. Comandos, Arquivos e Utilitrios:
ldd ldconfig /etc/ld.so.conf LD_LIBRARY_PATH

Usando o Gerenciador de Pacotes do Debian. rincipais reas de conhecimentos:


Instalar,

atualizar e desinstalar pacotes binrios do Debian. Procurar pacotes contendo arquivos ou bibliotecas especficas que podem ou no ser instalado. Obtendo informaes dos pacotes sobre verses, contedo, dependncias alm do estado e integridade da instalao (estando ou no o pacote instalado). Comandos, Arquivos e Utilitrios:
/etc/apt/sources.list dpkg dpkg-reconfigure apt-get

http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

apt-cache aptitude

Usando o Gerenciador de Pacotes YUM. rincipais reas de conhecimentos:


Instalar,

atualizar e desinstalar pacotes RPM com o YUM. Procurar pacotes contendo arquivos ou bibliotecas especficas que podem ou no ser instalado. Obtendo informaes dos pacotes sobre verses, contedo, dependncias alm do estado e integridade da instalao (estando ou no o pacote instalado). Comandos, Arquivos e Utilitrios:
rpm rpm2cpio /etc/yum.conf /etc/yum.repos.d/ yum yumdownloader

Comandos GNU e Unix! Trabalhando na linha de comando. rincipais reas de conhecimentos:


Usar

o shell simples para execuo de um comando por vez ou sequenciais para automatizar tarefas bsicas na linha de comando Usar e modificar o ambiente Shell incluindo e definindo, referenciando e exportando variveis de ambiente. Usar e editar o histrico de comandos Invocando comandos passando ou no o caminho completo. Comandos, Arquivos e Utilitrios:
bash echo env exec export pwd set unset man

http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

uname history

rocessando textos ativos usando filtros. rincipais reas de conhecimentos:


Enviar

arquivos de textos ativos atravs de utilitrios de filtros de texto para modificar sada padro dos comandos UNIX encontrados no pacote GNU textutils.

Termos e Utilitrios
cat cut expand fmt head od join nl paste pr sed sort split tail tr unexpand uniq wc

Realizar o gerenciamento bsico de arquivos. rincipais reas de atendimento conhecimentos:


Copiar,

mover e remover arquivos e diretrios individualmente. Copiar mltiplos arquivos e diretrios recursivamente. Remover arquivos e diretrios recursivamente. Usar coringas simples e avanados na execuo de comandos. Usando o find para localizar arquivos por tipo, tamanho ou tempo. Usar o tar, cpio e dd.

http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

Comandos, Arquivos e Utilitrios:


cp find mkdir mv ls rm rmdir touch tar cpio dd file gzip gunzip bzip2 file

globbing

Usar streams, pipes e redirecionadores. rincipais reas de conhecimentos:


Redirecionando

a entrada padro, sada padro e a sada de erros. Pipe redirecionando a sada de um comando para entrada de outro comando Usar a sada de um comando como argumento para outro comando Enviar a sada de um comando para o ambiente e para um arquivo. Comandos, Arquivos e Utilitrios:
tee xargs

Criar, monitora e finalizar processos. rincipais reas de conhecimentos:


Executar

trabalhos em primeiro e segundo plano. Enviar sinal para um programa continuar em execuo aps o logout. Monitorar processos ativos Exibir processos de seleo e classificao. Enviar sinais para os processos.

http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

Comandos, Arquivos e Utilitrios:


& bg fg jobs kill nohup ps top free uptime killall

Modificar a prioridade dos processos em execuo. rincipais reas de conhecimentos:


Saber

a prioridade padro quando um processo criado. Executar um programa com prioridade menor ou maior do que a padro. Alterar prioridade de um processo em execuo. Comandos, Arquivos e Utilitrios:
nice ps renice top

Localizando textos em arquivos usando expresses regulares. rincipais reas de conhecimentos:

Criar expresses regulares simples contendo vrios elementos de notao. Usar ferramentas de expresso regular para realizar pesquisas atravs do contedo de um arquivo. Termos e Utilitrios.
grep egrep fgrep sed regex(7)

http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

Executar operaes bsicas de edio de arquivo com o VI. rincipais reas de conhecimentos:
Navegar

no documento usando o vi. Usar o modo bsico do vi. Inserir, editar, deletar, copiar e localizar textos nos arquivos. Insert, edit, delete, copy and find text. Comandos, Arquivos e Utilitrios:
vi /,

? h,j,k,l i, o, a c, d, p, y, dd, yy ZZ, :w!, :q!, :e! Dispositivos, Sistemas de Arquivos Linux, Hierarquia Padro do Sistema de Arquivos! Criar partio e sistemas de arquivos. rincipais reas de conhecimentos:
ext2 ext3 ext4 xfs reiserfs vfat

v3

Comandos, Arquivos e Utilitrios:


fdisk mkfs mkswap

Mantendo a Integridade do Sistema de Arquivos. rincipais reas de conhecimentos:


Verificar

a Integridade do Sistema de Arquivos. Monitor o espao livres e os inodes. Reparao simples de problemas no sistema de arquivos.

http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

Comandos, Arquivos e Utilitrios: du df fsck e2fsck mke2fs debugfs dumpe2fs tune2fs xfs tools Controlando, montando e desmontando Sistema de Arquivos. rincipais reas de conhecimentos:
Montando

e desmontando manualmente os sistemas de arquivos. Configurar montagem dos sistemas de arquivos na inicializao do sistema. Permitir ao usurio montagem de sistemas de arquivos em dispositivos removveis. Comandos, Arquivos e Utilitrios: /etc/fstab /media mount umount Gerenciar Cota de Disco. rincipais reas de conhecimento
Habilitar

quota de disco no sistema de arquivos. Habilitar, checar e gerencias relatrio de quotas de disco. Comandos, Arquivos e Utilitrios:
quota edquota repquota quotaon

http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

Gerenciar permisses de arquivos e proprietrios. rincipais reas de conhecimentos:


Gerenciar

permisses em arquivos regulares e especiais, bem como em

diretrios. Usar mtodos de acesso suid, gsuid e bit sticky para manter a segurana Saiba como mudar a mscara de um arquivo. Usar campo do grupo para permitir acessos a arquivos e diretrios para os membros do grupo. Comandos, Arquivos e Utilitrios:
chmod umask chown chgrp

Criar e modificar links fsicos e simblicos. rincipais reas de conhecimentos:


Criar

Links (atalhos). Identificar links fsicos e/ou links simblicos. Copias versus links. Usar links para suportar tarefas de administrao do sistema. Comandos, Arquivos e Utilitrios: ln Localizar arquivos no sistema e coloca-los em seu local correto. rincipais reas de conhecimentos:
Entender

a localizao correta dos arquivos segundo a FHS. Localizar arquivos e comandos no sistema Linux. Conhecer a localizao e finalidade de arquivos e diretrios importantes no sistema conforme definido pela FHS. Comandos, Arquivos e Utilitrios:
find locate updatedb whereis which type /etc/updatedb.conf

http://www.utah.com.br Rua Vergueiro, 1277 Sobreloja Paraso CEP: 01504-001

Anda mungkin juga menyukai